• Nenhum resultado encontrado

Perspectivas atuais no uso de implantes platform switching: relato de caso clínico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perspectivas atuais no uso de implantes platform switching: relato de caso clínico"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESUMO

Após a instalação de implantes e a colocação de próteses sobre os mesmos acontece, usualmente, um processo de remodelação e reabsorção da crista óssea alveolar contígua. Trabalhos recentes têm evidenciado que quando se utiliza componente protético com um diâmetro menor que o da plataforma do implante propriamente dito (platform switching), parece haver uma redução na reabsorção da crista óssea alveolar. Com base nesses achados, uma menor perda e maior estabilidade do tecido ósseo peri-implantar deverá ser conseguida utilizando-se o sistema de plataforma reduzida e com isso o sucesso terapêutico tende a ser potencializado. O objetivo deste estudo foi analisar as últimas evidências científi cas sobre a temática em tela.

Palavras-chave: Implantes dentários. Remodelação óssea.

Perda óssea alveolar.

Antônio Márcio Lima FERRAZ JÚNIOR1, André Luiz DIAS2, Leonardo dos Santos PICININI3, Rodrigo Guerra de OLIVEIRA4

Current perspectives in the use of platform switching implants: case report

Perspectivas atuais no uso de implantes

platform switching

:

relato de caso clínico

1. Mestrando em Clínica Odontológica, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

2. Mestre em Prótese Dentária. Professor do Curso de Especialização em Implantodontia, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil. 3. Mestre em Lasers em Odontologia. Professor do Curso de Especialização em Implantodontia, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil. 4. Doutorando em Saúde Brasileira, Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Curso de Especialização em Implantodontia, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Endereço para correspondência:

Antônio Márcio Lima Ferraz Júnior Rua Américo Luz, 419;

Bairro: Manoel Honório

36045-010 - Juiz de Fora – Minas Gerais - Brasil E-mail: amlfj@yahoo.com.br

Recebido: 25/11/2009 Aceito: 17/12/2009

ABSTRACT

After the installation of dental implants and the placing of prostheses on the same ones happen, usually, a process of remodelling and reabsorption of the contiguous crestal bone. Recent works have evidenced that when prosthetic component with a lesser diameter is used that of the platform of the implant (“platform switching”), it seems to have a reduction in the reabsorption of the crestal bone. On the basis of these fi ndings, a lesser loss and greater stability of the peri-implant bone tissue should be obtained using the system of reduced platform and with this the therapeutical success tends to be improved. The objective of this study was to analyze the last scientifi c evidences on the thematic in screen.

Key words: Dental implants. Bone remodeling. Alveolar

(2)

Existem limites biológicos ao redor dos implantes que devem ser respeitados para que haja preservação da arquitetura gengival e sua manutenção em longo prazo. Um fator reconhecido como limitante da estética é o nível ósseo na região candidata ao implante. O reconhecimento da possibilidade de reconstruções teciduais visando à otimização estética em determinados casos trata-se de um passo importante na curva de aprendizado com a terapia implantar, fato este que imputa critérios estéticos na análise de sucesso dos implantes. O nível da crista óssea alveolar passa a assumir papel importante na previsibilidade de papila gengival e na manutenção da margem mucosa vestibular em regiões peri-implantares, sobretudo em regiões de envolvimento estético12.

Várias hipóteses têm sido levantadas para explicar o processo de remodelação óssea9,25. Contudo, trabalhos recentes têm

evidenciado que quando se reabilitam implantes com o conceito de platform switching (plataforma reduzida) parece haver uma redução na reabsorção da crista óssea alveolar e maior estabilidade do tecido ósseo peri-implantar9,11,18-19. O objetivo

deste estudo foi analisar as últimas evidências científi cas sobre a temática em tela e apresentar um caso clínico reabilitado com o conceito de platform switching.

O nível da crista óssea ao redor dos implantes após a colocação da prótese têm sido usado para avaliar o sucesso terapêutico ao longo dos anos. Entretanto, quando essa mudança na altura da crista óssea é pequena, não afeta negativamente em longo prazo a terapia com implantes dentários. Durante o primeiro ano de carga os implantes de “duas peças” (próprio implante acoplado ao componente protético) estão associados com uma redução de 1,5–2,0 mm da crista óssea1-2,8,13,17,19.

Alguns autores sugerem que essa remodelação é advinda de uma infl amação localizada nos tecidos moles localizados ao redor da interface da junção implante-componente protético (abutment) e é consequência da tentativa dos tecidos moles criarem uma barreira ou selamento biológico ao redor da região coronal do implante3,19. De maneira diferente, outros autores10,20

afi rmam que quando os implantes são colocados em função, a remodelação óssea é resultante da concentração de estresse na região coronal da interface osso-implante.

A consequência patofi siológica na posição da junção implante-abutment tem importantes implicações clínicas, pois, devido à demanda estética de algumas regiões de instalação dos implantes, os cirurgiões comumente fazem sua instalação numa posição mais apical. Nessa região poderá haver uma maior resposta infl amatória e consequente perda óssea, levando a uma possível recessão gengival e comprometimento estético4,18.

Para criar um espaço biológico adequado para um selamento dos tecidos moles, a remodelação óssea se dá até o nível da primeira espira do implante (aproximadamente um e meio a dois milímetros apical à junção implante-abutment)19-20. Quando

a junção implante-abutment é posicionada mais apicalmente

Têm-se observado que com a utilização dos implantes com plataforma reduzida há um reposicionamento da junção implante-abutment para uma região mais interna à plataforma do implante. Esse conceito de plataforma reduzida parece aumentar a distância entre o infi ltrado infl amatório existente na região dessa junção em relação à crista óssea alveolar, levando a uma diminuição do processo de reabsorção óssea. Além disso, com a exposição da borda externa da plataforma do implante em toda a sua extensão, o tecido mole será fi xado nessa região e haverá uma possível diminuição na quantidade de reabsorção óssea devido a uma redução do efeito infl amatório2,18-19.

Observações clínicas indicam que uma menor reabsorção do osso na região da plataforma do implante é possível quando esse conceito é utilizado. As razões sugeridas para a preservação do osso nesses casos incluíram a alteração da posição do microgap entre a junção implante-abutment ou a alteração na área de concentração de esforço entre implante e abutment11,20.

RELATO DE CASO

Paciente T. P. A., sexo feminino, 61 anos, leucoderma, foi submetida a exame clínico detalhado. Durante anamnese a paciente relatou ter realizado tratamento endodôntico no elemento 46 há 3 anos atrás e que o mesmo atualmente apresentava-se com dor. Durante o exame físico pôde-se constatar a presença de uma coroa total confeccionada com cerômero. Ao exame radiográfi co (Figura 1) pode-se perceber a presença se um núcleo metálico fundido mal-adaptado, alargamento dos espaços periodontais nos periápices e suspeita de fratura na região interradicular, a qual foi confi rmada ao novo exame físico.

Durante o questionamento da história médica pregressa, a paciente relatou apresentar hipertensão arterial e hipotireoidismo, mas que fazia rigoroso acompanhamento médico e que estava controlada. Por se tratar de uma paciente colaboradora e com baixo grau de ansiedade, foi classifi cada como ASA I.

Inicialmente a paciente foi submetida à extração dos

Figura 1 - Fotografi as da ortopantomografi a e da radiografi a

(3)

DISCUSSÃO

Análises histométricas de tecidos peri-implantares demonstraram que o espaço biológico existe em torno dos implantes dentais. Suas dimensões podem, entretanto, variar dependendo do desenho do implante. Esse espaço biológico é infl uenciado signifi cativamente pela presença de um microgap entre a junção implante-abutment e pela posição dessa junção em relação à crista óssea14,18.

Há muita discussão em relação às razões que levam às mudanças observadas no nível de crista óssea alveolar. Essas mudanças podem ser atribuídas pela concentração de forças na interface osso-implante quando o mesmo recebe carga; pelo procedimento de fresagem utilizando a broca countersinking durante a instalação do implante; pela infl amação localizada dos tecidos mole19.

O selamento gengival (com presença de um menor número de bactéria), a ausência dos micromovimentos devido à conexão cone-morse e um segundo estágio cirúrgico minimamente restos radiculares do elemento 46 devido à impossibilidade

de tratamento restaurador com previsibilidade. Devido à quantidade de tecido de granulação existente no leito cirúrgico e à grande loja óssea resultante da exodontia, optou-se pela sutura do tecido gengival em primeira intenção e proservação de 3 meses para que, após esse período, fosse realizada a instalação de um implante dentário.

Foram realizados os procedimentos para a confecção de modelos de estudo e para montagem em articulador semi-ajustável e foram solicitados à paciente os exames complementares, para auxiliarem no planejamento de seu caso, tais como radiodôntica, ortopantomografi a, coagulograma e hemograma completo. Os exames complementares laboratoriais estavam dentro dos padrões da normalidade. A paciente foi submetida ao seguinte protocolo medicamentoso: quatro cápsulas de amoxicilina 500 mg uma hora antes do procedimento cirúrgico e oito horas após essa primeira dose; dois comprimidos de betametasona 2mg uma hora antes do procedimento cirúrgico e oito horas após essa primeira dose; paracetamol 750 mg em caso de dor pós-operatória; bochecho com digluconato de clorexidine 0,12% antes do procedimento cirúrgico.

Após três meses da exodontia, foi instalado um implante implante hexágono externo de dimensões 5,0 mm x 11,5 mm da marca SIN - Sistema de Implante, São Paulo, SP, Brasil, (Figura 2).

O tempo esperado para a osseointegração foi de três meses e, após esse período, foi realizado o procedimento de reabertura e instalação de cicatrizador de maneira minimamente invasiva. Para a confecção de coroa metalocerâmica defi nitiva, foi utilizado um componente protético de menor diâmetro (4,0 mm) ao da plataforma do implante utilizado, para que se pudesse aplicar o conceito de plataforma reduzida (Figuras 3 e 4).

Figura 3 - Coroa metalocerâmica instalada na boca.

Figura 4 - Fotografi a da radiografi a periapical fi nal.

Figura 2 - Fotografi a da radiografi a periapical pós-cirúrgica.

(4)

ter um impacto signifi cativo no tratamento do implante em áreas estéticas9,21-22.

Alguns autores6, em seus estudos, com carga imediata

em alvéolos pós-exodontia, verifi caram a resposta dos tecidos moles e duros por um tempo médio de proservação de 22 meses. Sugeriram que a carga imediata utilizando implantes de plataforma reduzida promove uma estabilidade de tecido duro e preversa a papila e o tecido mole circundante.

Alguns estudiosos16 compararam a perda óssea

peri-implantar utilizando-se implantes com plataforma reduzida com implantes restaurados com abutments convencionais. Após um ano de proservação verifi cou-se que houve reabsorção óssea em ambos, mas com diferença estatísticamente signifi cativa menor nos implantes de plataforma reduzida.

Em um estudo5, foram instalados 105 implantes com carga

imediata e com plataforma reduzida com proservação de 16 meses. Verifi caram uma pequena perda óssea ao redor dos implantes (em média 0,6 mm durante esse período). Ressaltaram ainda que não houve diferença signifi cante em relação ao diâmetro e/ ou comprimento dos implantes de plataforma reduzida e, que essa é uma técnica efetiva para reabilitar pacientes edêntulos tanto em mandíbula quanto em maxila.

Em estudo prospectivo clínico e radiográfi co, alguns autores7 avaliaram a perda óssea ao redor de 131 implantes

de “duas peças”, instalados em 45 pacientes, que foram restaurados utilizando o conceito de plataforma reduzida em 75 implantes e da maneira convencional nos 56 restantes. Os dados obtidos mostraram que a perda óssea vertical nos casos de plataforma reduzida variou entre 0,6 mm e 1,2 mm (média: 0,95 +/- 0,32 mm), enquanto que para os implantes restaurados convencionalmente, a perda óssea variou entre 1,3 mm e 2,1 mm (média: 1,67 +/- 0,37 mm).

Apesar do grande interesse no conceito da plataforma reduzida, a literatura não foi ainda amplamente discutida e as evidências são baseadas primeiramente em relatos de casos clínicos individuais e em estudos com amostra, em sua grande parte, com poucos pacientes18. Entretanto a maioria dos

autores concorda que a utilização desses implantes preserva os níveis de tecido mole e duro, os quais podem levar a resultados previsíveis6-7,11,16,18-19.

CONCLUSÃO

A apresentação de estudos clínicos sugere que há uma redução na perda óssea peri-implantar e que as condições dos tecidos moles nessa região encontram-se mais estáveis e saudáveis quando os implantes são restaurados com o conceito platform switching.

pesquisa antes que a aplicação rotineira deste conceito possa ser recomendada.

(5)

REFERÊNCIAS

1. Albrektsson T, Zarb G, Worthington P, Eriksson AR. The long-term effi cacy of currently used dental implants: a review and proposed criteria of success. Int J Oral Maxillofac Implants. 1986;1(1):11-25. 2. Becker J, Ferrari D, Herten M, Kirsch A, Schaer A, Schwarz F.

Infl uence of platform switching on crestal bone changes at non-submerged titanium implants: a histomorphometrical study in dogs. J Clin Periodontol. 2007;34(12):1089-96.

3. Berglundh T, Lindhe J. Dimension of the periimplant mucosa. Biological width revisited. J Clin Periodontol. 1996;23(10):971-3. 4. Broggini N, McManus LM, Hermann JS, Medina R, Schenck RK,

Buser D, et al. Peri-implant Infl ammation defi ned by the implant-abutment interface. J Dent Res. 2006;85(5):473-8.

5. Calvo Guirado JL, Ortiz Ruiz AJ, Gómez Moreno G, López Marí L, Bravo González LA. Immediate loading and immediate restoration in 105 expanded-platform implants via the Diem System after a 16-month follow-up period. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2008;13(9):576-81.

6. Canullo L, Rasperini G. Preservation of peri-implant soft and hard tissues using platform switching of implants placed in immediate extraction sockets: a proof-of-concept study with 12- to 36-month follow-up. Int J Oral Maxillofac Implants. 2007;22(6):995-1000. 7. Cappiello M, Luongo R, Di Iorio D, Bugea C, Coccheto R, Celletti

R. Evaluation of peri-implant bone loss around platform-switched implants. Int J Periodontics Restorative Dent. 2008;28(4):347-55. 8. Chou CT, Morris HF, Ochi S, Walker L, DesRosiers D. AICRG, Part I:

Crestal bone loss associated with the Ankylos implant: loading to 36 months. J Oral Implantol. 2004;30(3):134-43.

9. Degidi M, Iezzi G, Scarano A, Piattelli A. Immediately loaded titanium implant with a tissue-stabilizing/maintaining design (‘beyond platform switch’) retrieved from man after 4 weeks: a histological and histomorphometrical evaluation. A case report. Clin Oral Implants Res. 2008;19(3):276-82.

10. Duyck J, Rønold HJ, Van Oosterwyck H, Naert I, Vander Sloten J, Ellingsen JE. The infl uence of static and dynamic loading on marginal bone reactions around osseointegrated implants: an animal experimental study. Clin Oral Implants Res. 2001;12(3):207-18. 11. Gardner DM. Platform switching as a means to achieving implant

esthetics. N Y State Dent J. 2005;71(3):34-7.

12. Grunder U, Gracis S, Capelli M. Infl uence of 3-D bone-to-implant relationship on esthetics. Int J Periodontics Restorative Dent. 2005;25(2):113-9.

13. Hermann JS, Buser D, Schenk RK, Cochran DL. Crestal bone changes around titanium implants. A histometric evaluation of unloaded non-submerged and submerged implants in the canine mandible. J Periodontol. 2000;71(9):1412-24.

14. Hermann JS, Cochran DL, Buser D, Schenk RK, Schoolfi eld JD. Biologic width around one- and two-piece titanium implants. A histometric evaluation of unloaded nonsubmerged and submerged implants in the canine mandible. Clin Oral Implants Res. 2001;12(6):559-71.

15. Hermann JS, Schoofi eld JD, Nummikoski PV, Buser D, Schenk RK, Cochran DL. Crestal bone changes around titanium implants: a

methodologic study comparing linear radiographic with histometric measurements. Int J Oral Maxillofac Implants. 2001;16(4):475-85. 16. Hürzeler M, Fickl S, Zuhr O, Wachtel HC. Peri-implant bone level

around implants with platform-switched abutments: preliminary data from a prospective study. J Oral Maxillofac Surg. 2007;65(7 Suppl 1):33-9.

17. Jung YC, Han CH, Lee KW. A 1-year radiographic evaluation of marginal bone around dental implants. Int J Oral Maxillofac Implants. 1996;11(6):811-8.

18. Landolt M, Blatz M. The concept of platform switching. Pract Proced Aesthet Dent 2008;20(1):55.

19. Lazzara RJ, Porter SS. Platform switching: a new concept in implant dentistry for controlling postrestorative crestal bone levels. Int J Periodontics Restorative Dent. 2006;26(1):9-17.

20. Maeda Y, Miura J, Taki I, Sogo M. Biomechanical analysis on platform switching: is there any biomechanical rationale? Clin Oral Implants Res. 2007;18(5):581-4.

21. Morris HF, Ochi S, Crum P, Orenstein IH, Winkler S. AICRG, Part I: A 6-year multicentered, multidisciplinary clinical study of a new and innovative implant design. J Oral Implantol. 2004;30(3):125-33. 22. Nentwig GH. The Ankylos implant system: concept and clinical

application. J Oral Implantol. 2004;30(3):171-7.

23. Piattelli A, Vrespa G, Petrone G, Iezzi G, Annibali S, Scarano A. Role of the microgap between implant and abutment: a restrospective histologic evaluation in monkeys. J Periodontol. 2003;74(3):346-52. 24. Todescan FF, Pustiglioni FE, Imbronito AV, Albrektsson T, Gioso

M. Infl uence of the microgap in the peri-implant hard and soft tissues: a histomorphometric study in dogs. Int J Oral Maxillofac Implants. 2002;17(4):467-72.

25. Weng D, Nagata MJ, Bell M, Bosco AF, Melo LG, Richter EJ. Infl uence of microgap location and confi guration on the periimplant bone morphology in submerged implants. An experimental study in dogs. Clin Oral Implants Res. 2008;19(11):1141-7.

Referências

Documentos relacionados

Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar em um Latossolo Vermelho Distroférrico muito argiloso, cultivado em sistema plantio direto, a influência da

Sobre o critério de classificação, além dos aspectos da natureza do dom, existe o propósito ou forma com que o dom de línguas é utilizado; Ou seja, o propósito pelo

As complicações cirúrgicas frequentemente são causadas na ferida cirúrgica (chamadas de Infecções de Sítio Cirúrgico - ISCs), ocasionadas por fatores exógenos (oriundos

7.1. Encerrada a etapa de lances e concluída a negociação, via chat , o Pregoeiro verificará a aceitabilidade do melhor preço ofertado, comparando-o com o

Para as amostras que utilizaram temperatura de 105ºC, tanto para carga de 3 kg/t de peróxido de hidrogênio quanto para a carga de 6 kg/t não foi verificado grande efeito no uso

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam