• Nenhum resultado encontrado

Sociedade Benfeitora Jaguaré

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sociedade Benfeitora Jaguaré"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

S

UMÁRIO

1. Identificação ... 3

2. Justificativa ... 3

3. Missão ... 3

4. Programas... ... 4

4.1. Unidade I – Jaguaré Sede ... 4

4.1.1. Centro Educação Infantil - de 0 a 3 anos ... 4

Objetivo Centro Educação Infantil - de 0 a 3 anos ... 5

6. Metas ... 7

7. Avaliação ... 7

8. Cronograma ... 7

(3)

1. I

DENTIFICAÇÃO

Nome: SOCIEDADE BENFEITORA JAGUARÉ

Endereço da Unidade I: Rua Floresto Bandecchi, 156 – Jaguaré. Endereço da Unidade II: Rua Lealdade, 799 –

Jaguaré.

Endereço da Unidade III: Rua Marselha, 45 – Jaguaré. CNPJ 62.852.892/0001-06

Ato Declamatório do INSS 216060/082/97 Registro no COMAS 314/2012

Registro no CONSEAS 0188/SP/2000 CNAS 71000.095034/2013-45

Presidente: Sr. Marco Aurélio Pereira Matos Diretora Geral: Margarida Maria Ruivo

2. J

USTIFICATIVA

A SOCIEDADE BENFEITORA JAGUARÉ fundada em 1o. de Abril de 1958, é uma organização

sem fins lucrativos, que tem como objetivo atender cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social .

A entidade oferece programas sócios – econômico – educativos – esportivo às famílias que não tem acesso a outros recursos da comunidade.

A SOCIEDADE BENFEITORA JAGUARÉ atende 1625 crianças, jovens, adolescentes e adultos sendo 139 no CEI – Centro de Educação Infantil; 540 no Centro para Criança e Adolescente e Núcleo Sócio Educativo; 440 nas oficinas de Qualificação Profissional, nos cursos de: Ajustador Mecânico, Desenhista Mecânico, Assistente Administrativo e Telemarketing, Assistente de Departamento De Pessoal, Operador de Microcomputador, Designer Gráfico, Web Designer, Eletricista Instalador, Padeiro e Confeiteiro, Padeiro e Confeiteiro Especialização, Reparador de Aparelhos Domésticos Linha Branca - Electrolux, Mantenedor Assistente e Computadores e Implantação de Redes Locais, Reparador de Aparelhos de Panificação e Confeitaria - Perfecta e Gestão Integrada e Meio Ambiente; 150 em Atividades Culturais e Esportivas (Artes e Artesanato, Dança, Teatro, Basquete, Vôlei e Futsal) para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos e 11 meses e 360 adultos nos cursos de Qualificação Profissional em: Assistente Administrativo, Assistente Departamento De Pessoal, Ajustador Mecânico, Desenho Mecânico, Operador de Microcomputador, Designer Gráfico, Web Designer, Eletricista Instalador, Mantenedor Assistente e Computadores e Implantação de Redes Locais, Padeiro e Confeiteiro, Padeiro e Confeiteiro Especialização.

Além das oficinas proporciona alimentação, atividades em: artes e artesanato dança, música, xadrez, meio ambiente, esporte, cultura e lazer, acompanhamento escolar. Qualificação a uma profissão contribuindo para que os adolescentes, jovens e adultos estejam mais bem preparados para o mercado de trabalho, e para os adultos e idosos incentivar a convivência e despertar a criatividade.

3. M

ISSÃO

Desenvolver e implantar programas sociais, educativos, esportivos e econômicos que vão ao encontro com as necessidades da população em situação de vulnerabilidade social.

(4)

4. P

ROGRAMAS

4.1. UNIDADE I–JAGUARÉ SEDE

4.1.1. CENTRO EDUCAÇÃO INFANTIL - DE 0 A 3 ANOS E ONZE MESES.

Nossa proposta para 2016 é atender a 139 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, tendo como base para nosso trabalho a L.D.B. e os PCNs, orientação normativa/13 orientação normativa 01/15 e Currículo Integrador da Infância.

Tendo com referência as Diretrizes Nacionais para Educação Infantil (Resolução CNE/CEB nº 5/09) o trabalho do CEI se desenvolverá baseado nos:

Princípios Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidade.

Princípios Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade do respeito à ordem democrática.

Princípios Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Neste sentido CEI irá desenvolver suas atividades garantindo plenamente que se cumpra a ação sociopolítica e pedagógica, promover nas crianças conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais, respeitando ritmos e desejos da criança. Usufruindo de seus direitos civis, humanos e sociais, promovendo igualdade de oportunidades, assumindo a responsabilidade de compartilhar e cuidados contemplando a ação, diálogo e a escuta das famílias.

Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta, étnico-racial, de gênero, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como direito à proteção, à saúde, à liberdade, a dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

O CEI proporcionará as crianças condições para o trabalho coletivo, para organização de materiais, espaços e tempos, assegurando: educação em sua integridade, indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança, interação entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades, participação.

Interagindo as crianças com histórias, culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação, cultivando desta forma nas crianças reconhecimento, valorização, respeito.

Na avaliação o CEI acompanha o trabalho pedagógico sob olhar critico e criativo das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no seu cotidiano, utilizando de múltiplos registros realizados por adultos, sem objetivo de seleção, promoção. Gerando relatórios semestrais que permite às famílias conhecer o trabalho da instituição, e do desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil; e também através dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana.

A educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças levando em conta os aspectos sociais, intelectuais, físicos e psicológicos completando a ação da família.

Atenderemos as crianças dentro de uma proposta socioeducativa, para que eles possam ter aprendizagem significativa, partindo dos conhecimentos prévios, despertando a curiosidade, a capacidade de argumentar, de trabalhar com o espírito investigativito e o prazer de aprender, respeitando as diferenças.

(5)

Proporcionaremos alimentação adequada a cada faixa etária.

Na área da saúde temos como meta desenvolver um trabalho sobre alimentação saudável e a importância dos alimentos. Para isso iremos dar continuidade ao Projeto Horta “De onde vem que sabor tem” para que elas saibam de onde vêm os alimentos, até que chegue à mesa.

Uso de medicamentos apenas com receita medica.

Atenderemos as famílias e seus filhos proporcionando momentos de reflexão e informação, visando assim uma troca entre comunidade e CEI.

O critério para o atendimento a demanda será feito considerando:  Direito de proteção à infância de risco pessoal e social da criança;  Inclusão de crianças portadoras de deficiência;

 As demais vagas serão preenchidas de acordo com as características e necessidades da população local.

 No decorrer do ano surgindo vaga as matriculas, deverão ser efetuadas de forma ininterruptas.

 Atenderemos 3 turmas de Berçário menor com 21 crianças; 2 turmas de Berçário maior com 18 crianças; 2 turmas de Mini-grupo-I com 45 crianças; 2 turmas de Minigrupo II com 55 crianças.

Vamos desenvolver no ano de 2016 o projeto “O Brincar e a Diversidade Cultural na Educação Infantil.” que envolverá a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses.

O projeto “O Brincar e a Diversidade Cultural na Educação Infantil” visa contribuir à construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da coordenação motora, habilidades visuais e auditivas, raciocínio criativo e a inteligência, acesso ao conhecimento de várias culturas e etnias. É através do lúdico que as crianças encontram sentido para sua vida. Através deste projeto iremos proporcionar para as crianças o acesso às diferentes formas de arte e cultura, para que possam assim desenvolver capacidades criadoras, atribuindo-lhes diferentes sentidos para suas ações, expressando assim a construção de seu conhecimento, proporcionando situações em que elas possam vivenciar as mais diversas experiências, fazer escolhas, tomar decisões, socializar conquistas e descobertas.

Através conscientização do meio ambiente, iremos trabalhar a reciclagem com construção de brinquedos, instrumentos musicais;

Vale ressaltar que o papel do educador não é de mero expectador e sim de organizar atividades onde as crianças possam experimentar situações das mais diversas, ele precisa ficar atento a cada criança; tendo um olhar sensível e observador para com a criança, ensinando a cooperação com os colegas, proporcionando um ambiente com oportunidades para todos.

Objetivo:

 Pesquisar diferentes culturas da comunidade;

 Estimular a Leitura das através de livros infantis no C.E. I, e também enviar livros para os pais lerem com seus filhos; (Projeto Leitura).

 Respeito ás diferenças, (física, cultural e regional)

 Respeitar as regras das brincadeiras.

(6)

 Sentir – se seguro e acolhido.

 Conhecer a importância da preservação do meio ambiente.

 Aprender por meio da brincadeira.

 Desenvolver o raciocínio lógico.

 Desenvolver a atenção e concentração.

 Desenvolver os jogos psicomotores.

 Desenvolver a coordenação motora grossa e fina.

 Promover a dinâmica de grupo.

 Conscientizar-se sobre a conservação dos brinquedos.

 Proporcionar experiências novas.

Vamos desenvolver com Pais e comunidade alguns trabalhos como: reuniões, palestras, orientações, eventos, mostra cultural, participação e interação dos Pais.

Nossa proposta pedagógica tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança, tendo como base os PCNs e Orientação Normativa 01/13-(Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares), e Orientação Normativa 01/15 – (Padrões Básicos da Educação Infantil Paulistana) Currículo Integrador da Infância Paulistana. Respeitando e garantindo os direitos da criança.

Eixos que serão desenvolvidos com as crianças:

 Linguagem Visual/Oral e escrita: interessar-se pela leitura de historias, ampliar o repertório, desenvolver habilidades para que a criança se expresse no ambiente em que vive.

 Matemática: desenvolver na criança noções matemáticas presentes no seu cotidiano como contagem, relações espaciais, reconhecer alguns numerais, quantidade e proporção.

 Música: desenvolver o gosto pela música, brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

 Arte e Movimento: fazer com que a criança desenvolva habilidades físicas e motoras como correr, pular, andar; cantar, dançar, reproduzir histórias através de teatro, desenvolvendo a sua expressão corporal.

 Natureza e Sociedade: explorar o ambiente, estabelecendo contato com pequenos animais, plantas conscientizar sobre a importância de preservar o ambiente e reciclar.

 Artes visuais: ampliar o conhecimento de mundo da criança manipulando diferentes objetos e texturas, tendo contato com diferentes formas artísticas.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

FEVEREIRO: Adaptação das crianças/Carnaval/Aniversariantes do Mês.

MARÇO: Inicio do projeto “O Brincar e a Diversidade Cultural na Educação Infantil” /Aniversariantes do Mês/ Páscoa.

ABRIL: Projeto Leitura/Aniversariantes do Mês/ Avaliação Indicadores Qualidade na

Educação Infantil Paulistana/Festa da Família.

MAIO: Dia das Mães/ Aniversariantes do Mês.

JUNHO: Projeto Olimpíadas/Festa Junina/Aniversariantes do Mês.

JULHO: Jogos e Gincanas/Aniversariantes do Mês.

(7)

SETEMBRO: Apresentação da Primavera/Aniversariantes do Mês.

OUTUBRO: Semana da criança, com comemoração especial/Aniversariantes do Mês.

NOVEMBRO: Encerramento com exposição das atividades e apresentação dos projetos

para os Pais e comunidade/Aniversariantes do Mês.

DEZEMBRO: Aniversariantes do Mês. Chegada do Papai Noel.

5. METAS

A Sociedade Benfeitora Jaguaré terá como meta para 2016:

 Continuidade na divulgação dos trabalhos que serão realizados pelos grupos de crianças, adolescentes, jovens e adultos, através de espaços culturais, feiras de artesanatos, jornais da região, congressos e exposições afins.

 Implantação dos Cursos de Padaria Artesanal.  Implantação do Escritório de Projetos Ambientais.

 Capacitar educadores e ampliar parcerias para os Jogos de Férias melhorando em 20% o aproveitamento dos Jovens nos cursos de todas as áreas.

 Incentivar e criar melhores condições para ampliação do Esporte com modalidades específicas e maior conhecimento nas Olimpíadas mundiais, melhorando a integração e participação de crianças, jovens e adolescentes em atividades esportivas e desenvolvimento corporal, com ampliação do Projeto “Futuros Craques”.

 Ampliar o envolvimento da comissão de pais e funcionários da organização, na colaboração do desenvolvimento dos trabalhos em decorrência das dificuldades encontradas no dia a dia. 6. AVALIAÇÃO

A avaliação será feita pela equipe de trabalho de cada programa conforme cronograma e em reuniões mensais com toda equipe.

Sendo que tem como finalidade verificar se os objetivos propostos foram alcançados, bem como, analisar os problemas surgidos na execução dos programas e sua superação.

Serão elaborados relatórios anuais do plano de trabalho.

7. CRONOGRAMA

Anexo 01

8. ORGANOGRAMA

ANEXO 02

9. INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA-PLANO DE AÇÃO ANEXO 03

São Paulo, 17 de Março de 2016.

Sueli de Jesus V. Pirondi Diretora CEI RG: 12.854.323

Valquíria Pinto Mendes Coordenadora Pedagógica

RG: 27.875.593-8

Margarida Maria Ruivo Diretora Geral RG: 7.758.307-3 “Compromisso com a vida na Ação Social Educativa!”

(8)

ANEXO 01 CRONOGRAMA – 2016

Unidade I Meses

Atividades Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

CEI Férias 30 dias M/P M M/P M M M/P M M/P M M M/P

CCA Férias 30 dias M/P M M/P M M M/P M M/P M M M/P

Biblioteca Férias 30 dias M M M M M M M M M M M

CEDESP Férias 30 dias M/P M M/P M M M/P M M/P M M M/P

SENAI Férias 30 dias M/P M M/P M M M/P M M/P M M M/P

Atividades

Esportivas Férias 30 dias M/P M M/P M M M/P M M/P M M M/P

Unidade II Meses

Atividades Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Telecentro M M/P M M/P M M M/P M M/P M M M/P

Informática

Crianças Férias 30 dias M/P M M/P M M M/P M M/P M M M/P

Unidade III Meses

Atividades Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

CCA 30 dias Férias M/P M M/P M M M/P M M/P M M M/P

Obs.: Legenda (M) = Reuniões Pedagógicas Mensais

(9)

ANEXO 03

INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA RELATÓRIO/ PLANO DE AÇÃO.

São Paulo, 18 de Junho de 2015.

Relatório Indicadores de Qualidade 1.a Etapa da Avaliação

Para divulgar a aplicação da avaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana colamos cartazes, utilizamos o facebook da Sociedade Benfeitora (Mantenedora) e bilhetes nas agendas das crianças.

No dia 09 de maio das 13:00hs ás 17:30hs foi realizado no C.E.I EXTERNATO

JAGUARÉ, a 1.a etapa dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana,

onde contamos com a presença de 60 pais, Educadoras, equipe de apoio.

Os responsáveis trouxeram seus filhos num total de 30 crianças que foram direcionadas ao parque do CEI, e ficaram aos cuidados de 4 Educadoras.

Os Pais foram recepcionados com um café da tarde, e em seguida a Diretora do CEI explicou o que são Indicadores de Qualidade e porque foram convocados para participar desta reunião, em seguida foram divididos em grupos com 10 participantes, e encaminhados ás salas das dimensões. Foram disponibilizadas 6 salas para a avaliação das dimensões, e duas dimensões em cada sala.

Após terem respondido ao questionário de cada dimensão, retornaram para sala onde foram recepcionados para dar início a plenária, onde foram afixados os cartazes de cada dimensão, foi apresentado aos Pais e/ou responsáveis todas as dimensões e foi analisada e discutida pela plenária, onde ocorreu a votação através dos cartões.

Concluímos que através dessa avaliação, os Pais tiveram oportunidade de opinar, avaliar e contribuir na qualidade de ensino de seus filhos.

(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)

(16)
(17)

Plano de Ação

No dia 12 de Junho de 2015 foi realizado no C.E.I Externato Jaguaré a segunda parte dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana, onde convidamos todos os pais e comissão para participarem desse momento de reflexão para realização do plano de ação.

Tivemos a presença de 6 pais, devido a reunião ocorrer durante a semana; os demais pais se justificaram por estarem trabalhando.

(18)

Sugestões:

 Avaliar os indicadores por notas e não por cores;

 Foi questionado referente a pular etapa da criança no C.E.I (Sala mista), foi ignorado esta fase da infância, conforme relato de dois pais.

 Creches indiretas direito ao meio período de trabalho para as conveniadas;  Incluir nos indicadores questões de inclusão;

 Exposição dos Planos de Aula no C.E.I.; Quadro de Plano de Ação.

DIMENSÃO INDICADOR PROBLEMA AÇÕES RESPONSÁVEIS PRAZO

1. Planejamento e Gestão Educacional. Indicador 1.1 Projeto Politico Pedagógico Construído e conhecido por todos. Pais tem o conhecimento parcial do Projeto Politico Pedagógico. Será ampliada a divulgação do Projeto Politico Pedagógico. Gestão e Educadoras. Médio Prazo. 3. Interações 3.1. Interação/Adulto. 3.4.4 Interação das Unidades Educacionais que compõe o C.E.I Foi questionado porque não há um adaptação dos veteranos. Os pais não tem conhecimento se esta interação acontece. Em reunião de pais haverá uma conscientização Em conjunto com os pais. Será informado em reunião de pais, pela Direção como ocorre essa interação. Gestão e Educadoras. Gestão e Educadoras. Curto Prazo. Curto Prazo.

“Compromisso com a vida na Ação Social Educativa!” Faça parte dessa história!

Referências

Documentos relacionados

um projeto é um empenho temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado.. Tem um

Além disso, diferentemente de outros rewalls, não existe apenas o controle de estado, mas também inspeções em camadas como a HTTP e FTP e, por m, o proxy também pode ser

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

A partir de informações sobre a quantidade ideal de micronutrientes que deve ser ingerida para que indivíduos adultos saudáveis mantenham a boa saúde, o material imagético

- Executadas em 2008: 6.529 UH`s prontas para serem entregues (12.312 para execução em 2009) - Executadas em 2008: 6.529 UH`s prontas para serem entregues (12.312 para execução em

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,