• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE DA TERRA SANTA AGRO S.A.

Em atendimento ao disposto na Instrução CVM nº. 358, de 03 de janeiro de 2002, e posteriores alterações introduzidas pelas Instruções CVM nº. 369, de 11.06.2002 e nº. 449, de 15.03.2007 o Conselho de Administração da Companhia adotou as seguintes Políticas de Divulgação e uso de informações e Política de Negociação de Valores Mobiliários aos participantes do mercado de títulos e valores mobiliários.

DEFINIÇÕES Define-se, para efeitos destas políticas, como:

"Atos ou Fatos Relevantes" - todos os atos e fatos ocorridos, ou de ocorrência futura previsível, nos negócios da Companhia e/ou suas controladas (qualquer decisão de acionista controlador, deliberação da assembleia geral ou dos órgãos de administração da Companhia, ou qualquer outro ato ou fato de caráter político-administrativo, técnico, negocial ou econômico-financeiro), ou a ela relacionados, que possam influir de modo ponderável: (i) na cotação de seus valores mobiliários ou a eles referenciados; (ii) na decisão dos investidores de comprar, vender ou manter os valores mobiliários; ou (iii) na decisão dos investidores de exercer quaisquer direitos inerentes à condição de titular de valores mobiliários emitidos pela Companhia ou a eles referenciados.

"Bolsa de Valores" - as bolsas de valores em que os valores mobiliários de emissão da Companhia, ou a eles referenciados, sejam admitidos à negociação, no País ou no exterior; e

"Companhia" – Terra Santa Agro S.A.

Objetivos Básicos da Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante

A presente política adotada pela Companhia para a divulgação de Ato ou Fato Relevante visa assegurar o atendimento aos objetivos de amplitude, qualidade, transparência, eficiência e igualdade de tratamento aos acionistas na divulgação de informações que constituam Atos ou Fatos Relevantes relativos aos valores mobiliários de emissão da Companhia.

Além disso, a presente política de divulgação de informações busca a manutenção da confiança dos investidores, empregados e dos participantes do mercado de capitais em geral, quanto à veracidade e atualidade das informações pertinentes à realidade das atividades e da situação socioeconômica da Companhia em qualquer momento. Esta

(2)

política rege também a divulgação de informações relevantes a analistas de investimento, imprensa especializada e aos empregados da Companhia.

Responsáveis pela Divulgação de Ato ou Fato Relevante

Caberá ao Diretor de Relações com Investidores divulgar e comunicar à Comissão de Valores Mobiliários ("CVM") e às Bolsas de Valores qualquer Ato ou Fato Relevante, nos termos do art. 2º da referida Instrução CVM nº. 358/02, ocorrido ou relacionado aos negócios da Companhia, bem como zelar pela ampla e imediata disseminação de tais informações, simultaneamente em todos os mercados, nacionais e estrangeiros, em que os valores mobiliários de sua emissão sejam admitidos à negociação.

Os diretores, membros do Conselho de Administração, membros do Conselho Fiscal e de quaisquer órgãos com funções técnicas ou consultivas criados por disposição estatutária da Companhia, deverão comunicar, imediatamente, qualquer Ato ou Fato Relevante de que tenham conhecimento ao Diretor de Relações com Investidores, que decidirá sobre a necessidade de divulgar a matéria ao mercado e sobre o nível de detalhamento da divulgação.

Constatada a omissão do Diretor de Relações com Investidores na ampla divulgação ao mercado de Ato ou Fato Relevante, as pessoas referidas no parágrafo anterior que tenham ciência de informação que entendam dever ser divulgada deverão comunicá-la imediatamente à CVM.

Caso a CVM ou as Bolsas de Valores solicitem esclarecimentos adicionais ao Ato ou Fato Relevante divulgado, ou caso ocorra oscilação atípica na cotação, preço ou quantidade negociada nos valores mobiliários de emissão da Companhia ou a eles referenciados, o Diretor de Relações com Investidores deverá inquirir as pessoas com acesso a tais Atos ou Fatos Relevantes com o objetivo de averiguar se elas têm conhecimento de informações adicionais que devam ser divulgadas ao mercado.

Dever de Guardar Sigilo

Cabe aos acionistas controladores, Diretores, membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e de quaisquer órgãos com funções técnicas ou consultivas, criados ou que venham a ser criados por disposição estatutária, e empregados da Companhia, guardar sigilo sobre as informações relativas a Atos ou Fatos Relevantes às quais tenham acesso privilegiado em função do cargo que ocupam na Companhia, até sua divulgação ao mercado, bem como zelar para que seus subordinados e terceiros de sua confiança também o façam.

Meios de Divulgação de Ato ou Fato Relevante

A divulgação de Ato ou Fato Relevante deverá ser feita de modo claro e preciso, em linguagem acessível ao público investidor médio. Caso a Companhia venha ter valores

(3)

mobiliários de sua emissão admitidos à negociação no exterior, as divulgações de que tratam esta política serão efetuadas em português e em inglês.

Caso os valores mobiliários de emissão da Companhia venham a ser admitidos à negociação no exterior, o Diretor de Relações com Investidores fará a divulgação das informações simultaneamente em todos os mercados, nacionais e estrangeiros, em que os valores mobiliários de sua emissão sejam ou venham a ser admitidos à negociação. Os meios de comunicação utilizados para a divulgação de Atos ou Fatos Relevantes poderão incluir informação à imprensa, reuniões de entidades de classe, investidores, analistas ou público selecionado, no país ou no exterior. Conforme faculdade conferida pela Instrução da CVM n° 547, de 5 de fevereiro de 2014, a divulgação dos anúncios sobre atos ou fatos relevantes da Companhia será realizada por meio da página na rede mundial de computadores, no portal de notícias “Portal NEO1” (www.portalneo1.net), que disponibilizará, em seção disponível para acesso gratuito, tais anúncios em sua integralidade.

Além da divulgação no portal de notícias na rede mundial de computadores, o anúncio sobre Ato ou Fato Relevante também será divulgado na página eletrônica de relações com investidores da Companhia na rede mundial de computadores (http://www.terrasantaagro.com.br/ri) e por meio de sistema eletrônico disponível na página da CVM na rede mundial de computadores (http://www.cvm.gov.br/).

A divulgação de Ato ou Fato Relevante ocorrerá, sempre que possível, antes do início ou após o encerramento dos negócios nas Bolsas de Valores.

Caso os valores mobiliários de emissão da Companhia sejam admitidos à negociação simultânea em mercados de diferentes países, a divulgação será feita, sempre que possível, antes do início ou após o encerramento dos negócios em ambos os países, prevalecendo, no caso de incompatibilidade, o horário de funcionamento do mercado brasileiro.

Caso seja imperativo que a divulgação de Ato ou Fato Relevante ocorra durante o horário de negociação, o Diretor de Relações com Investidores poderá, ao comunicar o Ato ou Fato Relevante, solicitar, sempre simultaneamente às Bolsas de Valores, nacionais e estrangeiras, a suspensão da negociação dos valores mobiliários de emissão da Companhia, ou a eles referenciados, pelo tempo necessário à adequada disseminação da informação relevante. Tal suspensão de negociação, não será levada a efeito no Brasil enquanto estiver em funcionamento Bolsa de Valores ou entidade de mercado de balcão organizado de outro país em que os valores mobiliários de emissão da Companhia sejam admitidos à negociação, e enquanto em tal Bolsa de Valores, ou entidade de mercado de balcão organizado, os negócios com aqueles valores mobiliários não estiverem suspensos.

A divulgação de informações não será feita a um grupo restrito de pessoas, mas sim ao mercado investidor de modo geral. Caso uma informação caracterizada como Ato ou Fato Relevante seja inadvertidamente revelada a uma pessoa ou grupo específico de pessoas, a Companhia, por intermédio do Diretor de Relações com Investidores, fará imediatamente ampla divulgação da matéria, em idêntico teor.

(4)

Princípios e Diretrizes

A Companhia não adota como uma de suas políticas a divulgação de comentários às projeções de resultados. No entanto, em reuniões com analistas de investimentos, o Diretor de Relações com Investidores fornecerá a tais analistas informações que entenda pertinentes para permitir a elaboração de adequada avaliação dos valores mobiliários de emissão da Companhia, podendo, para esse efeito, comentar sobre estratégias e perspectivas para o futuro da Companhia.

Qualquer informação que seja divulgada e que se refira a projeções, de qualquer natureza, serão acompanhadas de linguagem (i) indicando que tal informação deverá ser avaliada pelos participantes do mercado com especial cautela por se tratar de informação ainda não confirmada e sim baseada em meras expectativas da administração da Companhia, e (ii) identificando os fatores considerados importantes e que poderão implicar em resultados diferentes do esperado pela administração da Companhia.

A Companhia deverá corrigir ou atualizar as previsões que tenham sido divulgadas, sempre que se verificar alteração nas premissas anteriormente consideradas que possam afetar significativamente as conclusões expressadas naquelas previsões. Caso as previsões não se confirmem, a Companhia informará as razões que determinaram a diferença no resultado. Caso a administração da Companhia constate que o Ato ou Fato Relevante, incluindo qualquer projeção, anteriormente divulgado era ou tornou-se significativamente incorreto, o Diretor de Relações com Investidores fará imediata divulgação da informação correta tão logo identifique aquele erro, procedendo-se à correção nas informações periódicas encaminhadas à CVM.

Quanto às expectativas de resultados e relatórios preparados por analistas de investimentos, os administradores da Companhia se limitarão a comentar os fatos e premissas seguidos nos modelos tomados por tais analistas. Não serão objeto de comentário as conclusões a que tais analistas tenham chegado em seus relatórios. A Companhia não circulará a nenhum interessado qualquer relatório que tenha sido preparado por analistas de investimentos.

A Companhia não se manifestará sobre seus resultados, na forma de previsão, desde o momento em que forem conhecidos esses dados finais até a sua ampla divulgação ao mercado.

Informações desfavoráveis e/ou negativas, à Companhia, serão divulgadas do mesmo modo e com a mesma agilidade que as informações favoráveis.

Exceção à Imediata Divulgação de Ato ou Fato Relevante

A Companhia poderá, excepcionalmente, deixar de divulgar Atos ou Fatos Relevantes se os acionistas controladores ou os administradores entenderem que sua revelação

(5)

porá em risco interesse legítimo da Companhia, adotando-se, para esse fim, o procedimento indicado no artigo 7º da Instrução CVM nº 358/02.

No entanto, os acionistas controladores e os administradores ficam obrigados a, diretamente ou através do Diretor de Relações com Investidores, divulgar ao mercado imediatamente o Ato ou Fato Relevante, na hipótese de a informação escapar ao controle ou se ocorrer oscilação atípica na cotação, preço ou quantidade negociada dos valores mobiliários de emissão da Companhia ou a eles referenciados.

Divulgação de Resultados Trimestrais e Anuais

A divulgação será sempre feita após o horário de fechamento do pregão de todas as Bolsas de Valores em que forem admitidos à negociação valores mobiliários de emissão da Companhia.

O resultado será, também, na mesma ocasião, disponibilizado, em idêntico teor, na página de internet da Companhia e encaminhado aos analistas e investidores que integrem o cadastro da Companhia.

Nessas ocasiões, a Companhia procurará realizar entrevistas coletivas com a imprensa especializada, de modo a dar um amplo conhecimento acerca dos resultados trimestrais.

Conferências Telefônicas

Será realizada conferência telefônica no dia seguinte à divulgação de resultados. Além disso, poderão ser realizadas conferências telefônicas eventuais sempre que necessário, a critério do Diretor de Relações com Investidores.

Nas conferências telefônicas poderão ser debatidos, em maior profundidade, os comunicados feitos ao mercado mediante publicações na imprensa.

As conferências telefônicas serão dirigidas principalmente a investidores qualificados e analistas de mercado, que poderão ter participação ativa em tais conferências. Porém, para efeito de permitir amplo e igual acesso a quaisquer interessados às informações a serem tratadas na conferência telefônica, será divulgado no jornal habitualmente utilizado pela Companhia, por exemplo, um número de telefone com prefixo 0800 ou um endereço eletrônico de internet, por meio dos quais será permitido o acesso, como ouvinte e não como debatedor, à qualquer pessoa que não tenha sido formalmente convidada para participar ativamente do debate com os administradores. Ainda assim, para garantir a mais ampla divulgação do debate nas conferências telefônicas, seu inteiro teor será disponibilizado posteriormente na página de internet da Companhia. As conferências telefônicas serão sempre conduzidas pelo Diretor de Relações com Investidores, mas delas também poderão participar outros Diretores da Companhia.

(6)

Reuniões com Analistas de Investimento

A Companhia fará apresentações anuais, após a divulgação do resultado de cada ano fiscal, em reuniões regionais da APIMEC: Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Após a divulgação do resultado do 2º trimestre, nova apresentação será feita nas reuniões regionais de Rio de Janeiro, São Paulo, e em uma das praças onde a Companhia desempenhe habitualmente suas atividades. Reuniões com apenas um analista ou com pequeno grupo de analistas serão realizadas sempre que solicitado. Nesse caso, o Diretor de Relações com Investidores somente comentará informações que já tenham sido divulgados ao público.

Realização de "Road Show"

A Companhia se reunirá com seus principais investidores correntes ou potenciais em visitas semestrais ou em conferências promovidas por instituições de mercado.

Atendimento a Investidores

O atendimento a investidores e analistas de mercado será sempre feito pelo Diretor de Relações com Investidores e/ou por representante da área de relações com investidores, podendo tais pessoas estarem acompanhadas por outros Diretores da Companhia, a critério do Diretor de Relações com Investidores.

As informações que já tenham sido divulgadas ao mercado e que sejam novamente solicitadas em reuniões ou apresentações para investidores e analistas de investimento, mas que não estejam disponíveis naquele momento, serão encaminhadas posteriormente a tais pessoas.

Respostas a Rumores

É política da Companhia não comentar rumores ou especulações originadas no mercado, exceto em situações extremas que impliquem ou possam implicar em significativa volatilidade dos valores mobiliários de emissão da Companhia ou a eles referenciados.

Relacionamento com Parceiros Estratégicos

Quando necessária, a troca de informações relevantes não públicas com parceiros estratégicos será sempre acompanhada de formalização de um acordo de confidencialidade. Caso qualquer de tais informações seja inadvertidamente divulgada

(7)

a qualquer terceiro, por qualquer das partes do acordo de confidencialidade, o Diretor de Relações com Investidores promoverá imediatamente ampla divulgação da informação ao mercado, no mesmo teor.

Compartilhamento de Informações entre a Área de Relações com Investidores e as demais Áreas da Administração da Companhia

Os demais administradores da Companhia manterão o Diretor de Relações com Investidores sempre atualizado com amplas informações de caráter estratégico, operacional, técnico ou financeiro e o Diretor de Relações com Investidores decidirá sobre a necessidade de divulgar a matéria ao público e sobre o nível de detalhamento da divulgação.

DIVULGAÇÃO SOBRE NEGOCIAÇÃO COM VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA COMPANHIA

Vedações à Negociação em Geral

É vedada a negociação com valores mobiliários de sua emissão ou a eles referenciados, pela própria Companhia, pelos acionistas controladores, diretos ou indiretos, Diretores, membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e de quaisquer órgãos com funções técnicas ou consultivas, criados ou que venham a ser criados por disposição estatutária, ou por quem quer que, em virtude de seu cargo, função ou posição na Companhia, sua controladora, suas controladas ou coligadas, tenha conhecimento da informação relativa ao Ato ou Fato Relevante:

1. antes da divulgação ao mercado de Ato ou Fato Relevante ocorrido nos negócios da Companhia;

2. sempre que existir a intenção de promover incorporação, cisão total ou parcial, fusão, transformação ou reorganização societária;

3. no período de 15 (quinze) dias anterior à divulgação das informações trimestrais (ITR) e anuais (DFP e IAN) da Companhia.

As vedações supra mencionadas, aplicam-se às negociações realizadas, direta ou indiretamente pelas pessoas ali indicadas, ainda que tais negociações se dêem por intermédio de sociedades por elas controladas ou por terceiros com quem seja mantido contrato de fidúcia ou administração de carteira de valores mobiliários. Não são consideradas negociações indiretas aquelas realizadas por fundos de investimento de que sejam cotistas as pessoas mencionadas no item acima, desde que os fundos de investimento não sejam exclusivos e as decisões de negociação do administrador do fundo de investimento não possam ser influenciadas pelos cotistas.

(8)

Estarão ainda abrangidos pela mesma vedação à negociação quem quer que tenha conhecimento de informação referente a Ato ou Fato Relevante, sabendo que se trata de informação ainda não divulgada ao mercado, em especial àqueles que tenham relação comercial, profissional ou de confiança com a Companhia, tais como auditores independentes, analistas de valores mobiliários, consultores e instituições integrantes do sistema de distribuição, aos quais compete verificar a respeito da divulgação da informação antes de negociar com valores mobiliários de emissão da Companhia ou a eles referenciados.

A mesma vedação à negociação aplica-se, ainda, aos administradores que se afastem da administração da Companhia antes da divulgação pública de negócio ou fato iniciado durante seu período de gestão, e se estenderá pelo prazo de seis meses após tal afastamento.

Exceto quanto à vedação à negociação no período de 15 (quinze) dias anterior à divulgação das informações trimestrais e anuais da Companhia, as demais vedações acima deixarão de vigorar tão logo a Companhia divulgue o Ato ou Fato Relevante ao mercado, salvo se a negociação com os valores mobiliários puder interferir nas condições dos referidos negócios, em prejuízo dos acionistas da Companhia ou dela própria.

Além disso, acionistas controladores, diretos ou indiretos, Diretores e membros do Conselho de Administração, não poderão negociar com valores mobiliários de emissão da Companhia sempre que estiver em curso a aquisição ou a alienação de ações de emissão da Companhia pela própria Companhia, suas controladas, coligadas ou outra sociedade sob controle comum, ou se houver sido outorgada opção ou mandato para o mesmo fim.

As vedações acima não se aplicam à aquisição de ações que se encontrem em tesouraria, por meio de negociação privada, decorrente do exercício de opção de compra de acordo com plano de outorga de opção de compra de ações aprovado em assembleia geral.

Caso tenha sido celebrado qualquer acordo ou contrato visando à transferência do controle acionário da Companhia, ou se houver sido outorgada opção ou mandato para o mesmo fim, bem como se existir a intenção de promover incorporação, cisão total ou parcial, fusão, transformação ou reorganização societária, e enquanto a operação não for tornada pública através da publicação de fato relevante, o Conselho de Administração da Companhia não poderá deliberar a aquisição ou a alienação de ações de própria emissão.

Divulgação de Informação sobre Negociações por Administradores e Pessoas Ligadas Os Diretores, membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, e integrantes de quaisquer órgãos com funções técnicas ou consultivas, criados ou que venham a ser criados por disposição estatutária, ficam obrigados a comunicar à Companhia, à CVM (por intermédio do Diretor de Relações com Investidores, nos termos em que requerido pela CVM) e às Bolsas de Valores a quantidade, as características (ordinária e/ou preferencial, em se tratando de ações) e a forma de

(9)

aquisição de tais valores mobiliários de emissão da Companhia e de sociedades controladas ou controladoras, que sejam companhias abertas, ou a eles referenciados, de que sejam titulares, bem como as alterações em suas posições. Tal comunicação deverá ser feita na forma do Anexo II ou em outra forma que venha a ser requerida pela CVM ou pelas Bolsas de Valores.

Na hipótese de qualquer dos Diretores, membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e integrantes de quaisquer órgãos com funções técnicas ou consultivas tenha tomado posse de seu cargo em data anterior à data de entrada em vigor deste instrumento, tal pessoa deverá informar prontamente à CVM (por intermédio do Diretor de Relações com Investidores, nos termos em que requerido pela CVM) e às Bolsas de Valores, na forma do Anexo III (ou em outra forma que venha a ser requerida pela CVM ou pelas Bolsas de Valores), a quantidade atual, as características (ordinária e/ou preferencial, em se tratando de ações) e a forma de aquisição de tais valores mobiliários de emissão da Companhia e de sociedades controladas ou controladoras, que sejam companhias abertas, ou a eles referenciados, de que sejam titulares.

Os Diretores, membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e integrantes de quaisquer órgãos com funções técnicas ou consultivas, criados ou que venham a ser criados por disposição estatutária, deverão efetuar a comunicação a que se refere o Anexo II acima referido, imediatamente após a investidura no cargo e, ainda, no prazo máximo de 10 (dez) dias após o término do mês em que se verificar alteração das posições por eles detidas, indicando o saldo da posição no período.

As pessoas naturais que devem realizar as comunicações acima referidas indicarão, ainda, os valores mobiliários (e qualquer alteração na propriedade de tais valores mobiliários) que sejam de propriedade do cônjuge do qual não esteja separado judicialmente, de companheiro(a), de qualquer dependente incluído em sua declaração anual de imposto sobre a renda, e de sociedades controladas direta ou indiretamente, pelo próprio declarante ou por qualquer das pessoas mencionadas neste item.

A Companhia deverá enviar, ainda, à CVM e às Bolsas de Valores (por intermédio do Diretor de Relações com Investidores, conforme requerido pela CVM), comunicado contendo a consolidação das informações individuais dos Diretores, membros do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração, e integrantes de quaisquer órgãos com funções técnicas ou consultivas criados ou que venham a ser criados por disposição estatutária, bem como das pessoas mencionadas no item acima. Tal comunicado deverá ser prestado na forma do Anexo IV, ou em outra forma que venha a ser requerida pela CVM ou pelas Bolsas de Valores.

Divulgação de Informação sobre Aquisição e Alienação de Participação Acionária Relevante e sobre Negociações por Controladores e Acionistas com Participação Relevante

Os acionistas controladores, diretos ou indiretos, e os acionistas que elegerem membros do Conselho de Administração ou do Conselho Fiscal, bem como qualquer pessoa natural ou jurídica, ou grupo de pessoas, agindo em conjunto ou representando um mesmo interesse, que atingir participação, direta ou indireta, que corresponda a 5%

(10)

(cinco por cento) ou mais de espécie ou classe de ações representativas do capital da Companhia, deve enviar à Companhia, à CVM e às Bolsas de Valores em que os valores mobiliários da Companhia sejam admitidos à negociação, comunicado a ser feito na forma do Anexo V, ou conforme venha a ser requerido por aquelas destinatárias de tais comunicações.

Está igualmente obrigada à divulgação das mesmas informações a pessoa ou grupo de pessoas representando um mesmo interesse, titular de participação acionária igual ou superior ao percentual acima, a cada vez que a referida participação se eleve em 5% (cinco por cento) da espécie ou classe de ações representativas do capital social da Companhia.

As mesmas obrigações se estendem também à aquisição de quaisquer direitos sobre as ações e demais valores mobiliários de emissão da Companhia.

A comunicação à Companhia, à CVM e às Bolsas de Valores será feita imediatamente após ser alcançada a participação em questão.

Os acionistas controladores, diretos ou indiretos, e os acionistas que elegerem membros do Conselho de Administração ou do Conselho Fiscal, bem como qualquer pessoa natural ou jurídica, ou grupo de pessoas, agindo em conjunto ou representando um mesmo interesse, também deverão informar a alienação ou a extinção de ações ou outros valores mobiliários, ou de direitos sobre eles, a cada vez que tal alienação ou extinção atingir aquele percentual de 5% (cinco por cento).

A CVM poderá autorizar a dispensa da divulgação pela imprensa de que trata este item, em face do grau de dispersão das ações da Companhia no mercado, e da declaração do adquirente de que suas compras não objetivam alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da Companhia, desde que assegurada a efetiva publicidade por meio de divulgação julgado satisfatório pela CVM.

ADESÃO À POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE A Companhia tomará as providências para que seja obtida a adesão formal das pessoas que devem se submeter a esta Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante, na forma do disposto no Anexo I.

INFORMAÇÕES À COMPANHIA

Todas as informações referidas neste instrumento, que devam ser remetidas à Companhia, bem como quaisquer esclarecimentos sobre os assuntos solicitados à Companhia, deverão ser enviadas à Diretoria de Relações com Investidores, sediada na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Praça General Gentil Falcão nº 108, Edifício João Domingues de Araújo – 8º andar- cj 81, Cidade Monções, CEP - 04571-150, Tel: +55 11 3137-3100 e Fax: +55 11 3137-3114.

(11)

VIGÊNCIA

As normas consubstanciadas neste instrumento entram em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho de Administração, vigorando por prazo indeterminado, enquanto não alterada por deliberação do Conselho de Administração. Qualquer alteração no presente instrumento deverá ser comunicada imediatamente à CVM e às Bolsas de Valores, devendo tal comunicação ser acompanhada de cópia da deliberação do Conselho de Administração que deliberar a alteração. Em nenhuma hipótese, a presente política poderá ser alterada na pendência de divulgação de Ato ou Fato Relevante; a mesma vedação se aplica à eventual política de negociação que venha a ser adotada.

(12)

Anexo I

TERMO DE ADESÃO À POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA TERRA SANTA AGRO S.A.

Pelo presente instrumento, para os fins e efeitos do disposto no artigo 15, §1º, inciso I, da Instrução CVM nº 358/02, [NOME COMPLETO], [nacionalidade], [profissão], portador da carteira de identidade nº. [ ], expedida pelo [ ] e inscrito no CPF/MF sob o n. [ ], com endereço na [ ], nº [ ], apto [ ], Bairro, [Cidade] - [Estado], CEP. [ ], na qualidade de [inserir o cargo] da TERRA SANTA AGRO S.A., sociedade anônima com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Praça General Gentil Falcão, 108, Edifício João Domingues de Araújo – 8º andar- cj 81, Cidade Monções, CEP - 04571-150, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda (CNPJ) sob nº 05.799.312/0001-20, vem, por meio deste Termo de Adesão, declarar ter integral conhecimento das regras estabelecidas pela Política de Negociação de Valores Mobiliários de Emissão da Terra Santa Agro S.A., aprovada pela Companhia para o benefício da Companhia, obrigando-se a observar fielmente tais regras. O presente Termo de Adesão é assinado em 3 (três) vias de igual teor e forma, na presença das 2 (duas) testemunhas abaixo.

São Paulo, _____ de __________ de 2016. _________________________________

[INSERIR NOME DO COLABORADOR] Testemunhas: 1. _____________________ Nome: RG: CPF: 2. _____________________ Nome: RG: CPF:

(13)

Anexo II

NEGOCIAÇÕES REALIZADAS COM VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA TERRA SANTA AGRO S.A., OU A ELES REFERENCIADOS, POR DIRETORES, MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DO CONSELHO FISCAL, INTEGRANTES DE QUALQUER ÓRGÃO COM FUNÇÕES TÉCNICAS OU CONSULTIVAS (CRIADOS POR DISPOSIÇÃO ESTATUTÁRIA) - Art. 11 da Instrução CVM nº 358/02, ALTERADO PELA INSTRUÇÃO CVM 449, DE 15.03.2007

INFORMAÇÃO INDIVIDUAL

Em [...][inserir mês/ano]

( ) ocorreram somente as seguintes operações com valores mobiliários e derivativos de emissão da Companhia ou de emissão de suas controladoras ou controladas, nestes dois últimos casos, desde que se trate de companhias abertas de acordo com o artigo 11 da Instrução CVM nº 358/02, alterado pela Instrução CVM nº449, de 15.03.2007 ( ) não foram realizadas operações com valores mobiliários e derivativos, de acordo com o artigo 11 da Instrução CVM nº 358/02, alterado pela Instrução CVM nº 449, de 15.03.2007 sendo que possuo as seguintes posições dos valores mobiliários e derivativos.

[assinalar acima a alternativa adequada]

Denominação da Companhia: Terra Santa Agro S.A.

Nome: CPF/CNPJ: Qualificação: Saldo Inicial Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total Movimentações no Mês

(14)

Valor Mobiliári o/ Derivativ o Característica s dos Títulos (obs. 2) Intermediári o Operaçã o Di a Quantidad e Preço Volume (R$) (obs . 3) Compra Total Compras Venda Total Vendas Saldo Final Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total Denominação da Controladora: Nome: CPF/CNPJ: Qualificação: Saldo Inicial Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total

(15)

Movimentações no Mês Valor Mobiliári o/ Derivativ o Característica s dos Títulos (obs. 2) Intermediári o Operaçã o Di a Quantidad e Preço Volume (R$) (obs . 3) Compra Total Compras Venda Total Vendas Saldo Final Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total Denominação da Controlada: Nome: CPF/CNPJ: Qualificação: Saldo Inicial Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total

(16)

Movimentações no Mês Valor Mobiliári o/ Derivativ o Característica s dos Títulos (obs. 2) Intermediári o Operaçã o Di a Quantidad e Preço Volume (R$) (obs . 3) Compra Total Compras Venda Total Vendas Saldo Final Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total Observações:

1. Ao preencher este formulário, excluir as linhas que não contenham informação. Se não houver aquisição/alteração de posições para nenhuma das pessoas abrangidas pelo artigo 11 da Instrução CVM nº 358/02, alterado pela Instrução CVM nº 449/07 enviar uma declaração informando a respeito.

2. Emissão/série, conversível, simples, prazos, garantias, espécie/classe, etc. 3. Quantidade vezes preço.

(17)

Anexo III

TITULARIDADE ATUAL DE VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA TERRA SANTA AGRO S.A., OU A ELES REFERENCIADOS, POR DIRETORES, MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DO CONSELHO FISCAL, INTEGRANTES DE QUALQUER ÓRGÃO COM FUNÇÕES TÉCNICAS OU CONSULTIVAS (CRIADOS POR DISPOSIÇÃO ESTATUTÁRIA), OU PESSOAS LIGADAS - Art. 11 da Instrução CVM nº 358/02, alterado pela Instrução nº 449/07

INFORMAÇÃO INDIVIDUAL - POSIÇÃO EM [inserir data em que a Companhia virou aberta]

As informações abaixo se referem ao saldo inicial, em [...], dos valores mobiliários de emissão da Terra Santa Agro S.A., ou a eles referenciados, de titularidade do declarante, e as alterações ocorridas em tal saldo inicial até o dia [...], inclusive. Assim, no período entre [...] e [...] (inclusive):

( ) ocorreram somente as seguintes operações com valores mobiliários e derivativos, de acordo com o artigo 11 da Instrução CVM nº 358/02, alterado pela Instrução CVM 449/07. (obs. 1)

( ) não foram realizadas operações com valores mobiliários e derivativos, de acordo com o artigo 11 da Instrução CVM nº 358/02, alterado pela Instrução CVM nº 449/07 de 15/03/2007 sendo que possuo as seguintes posições dos valores mobiliários e derivativos.

[assinalar acima a alternativa adequada]

Denominação da Companhia: Terra Santa Agro S.A.

Nome: CPF/CNPJ: Qualificação: Saldo Inicial em [...] Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total Movimentações no Mês

(18)

Valor Mobiliári o/ Derivativ o Característica s dos Títulos (obs. 2) Intermediári o Operaçã o Di a Quantidad e Preço Volume (R$) (obs . 3) Compra Total Compras Venda Total Vendas Saldo Final em [...] Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total Denominação da Controladora: Nome: CPF/CNPJ: Qualificação: Saldo Inicial em [...] Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total

(19)

Movimentações no Mês Valor Mobiliári o/ Derivativ o Característica s dos Títulos (obs. 2) Intermediári o Operaçã o Di a Quantidad e Preço Volume (R$) (obs . 3) Compra Total Compras Venda Total Vendas Saldo Final em [...] Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total Denominação da Controlada: Nome: CPF/CNPJ: Qualificação: Saldo Inicial em [...] Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total

(20)

Movimentações no Mês Valor Mobiliári o/ Derivativ o Característica s dos Títulos (obs. 2) Intermediári o Operaçã o Di a Quantidad e Preço Volume (R$) (obs . 3) Compra Total Compras Venda Total Vendas Saldo Final em [...] Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características dos Títulos (obs. 2)

Quantidad e % de participação Mesma Espécie / Classe Total Observações:

1. Ao preencher este formulário, excluir as linhas que não contenham informação. Se não houver aquisição/alteração de posições para nenhuma das pessoas abrangidas pelo artigo 11 da Instrução CVM nº 358/02, alterado pela Instrução CVM nº 449/07 enviar uma declaração informando a respeito.

2. Emissão/série, conversível, simples, prazos, garantias, espécie/classe, etc. 3. Quantidade vezes preço.

(21)

Anexo IV

NEGOCIAÇÕES REALIZADAS COM VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA TERRA SANTA AGRO S.A. OU A ELES REFERENCIADOS, POR DIRETORES, MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DO CONSELHO FISCAL, INTEGRANTES DE QUALQUER ÓRGÃO COM FUNÇÕES TÉCNICAS OU CONSULTIVAS (CRIADOS POR DISPOSIÇÃO ESTATUTÁRIA), OU PESSOAS LIGADAS (Art. 11, da Instrução CVM nº 358/02, alterado pela Instrução CVM nº 449/07)

INFORMAÇÃO CONSOLIDADA

[NOTAS PRELIMINARES AO DIRETOR DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES:]  Nesses dados consolidados devem ser fornecidas as informações por grupo - Membros

do Conselho de Administração; Membros da Diretoria (que não foram incluídos no grupo do Conselho de Administração), etc., sem a identificação nominal das pessoas.

 Além das informações a serem prestadas rotineiramente por meio deste Anexo, este mesmo formulário deve ser utilizado para a prestação das informações consolidadas referentes às negociações ocorridas no período entre os dias [...] (para esse efeito, considerado como a data do saldo inicial) e [...] (inclusive). As informações devem ser prestadas no prazo máximo de 10 (dias) após o término do mês a que se referirem, ou conforme outra exigência que venha a ser formulada pela CVM, pelas Bolsas de Valores ou Entidades do Mercado de Balcão Organizado.

[As informações abaixo referem-se ao saldo inicial, em [...], dos valores mobiliários de emissão da [...] ou a eles referenciados, de titularidade do declarante, e as alterações ocorridas em tal saldo inicial até o dia [...], inclusive. Assim, no período entre [...] e [...] (inclusive):

OU

Em [...][inserir mês/ano] ocorreram somente as seguintes operações com valores mobiliários e derivativos, de acordo com o artigo 11 da Instrução CVM nº 358/02, alterado pela Instrução CVM nº 449/07 (obs. 1)]:

Denominação da Companhia: Terra Santa Agro S.A.,

Grupo e Pessoas Ligadas ( ) Conselho de Administraçã o ( ) Diretoria ( ) Conselho Fiscal ( ) Órgãos Técnicos ou Consultivos Saldo Inicial Valor Mobiliário / Derivativ o Características

dos Títulos (obs. 2) Quantidade

% de participação

Mesma

(22)

/ Classe Movimentações no Mês Valor Mobiliário / Derivativ o Característica s dos Títulos (obs. 2) Intermediári o Operaçã o Di a Quantidad e Preço Volume (R$)(obs . 3) Compra Total Compras Venda Total Vendas Saldo Final Valor Mobiliário / Derivativ o Características

dos Títulos (2) Quantidade

% de participação Mesma Espécie / Classe Total Denominação da Controladora: Grupo e Pessoas Ligadas ( ) Conselho de Administraçã o ( ) Diretoria ( ) Conselho Fiscal ( ) Órgãos Técnicos ou Consultivos Saldo Inicial

(23)

Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características

dos Títulos (obs. 2) Quantidade

% de participação Mesma Espécie / Classe Total Movimentações no Mês Valor Mobiliári o/ Derivativ o Característica s dos Títulos (obs. 2) Intermediári o Operaçã o Di a Quantidad e Preço Volume (R$)(obs . 3) Compra Total Compras Venda Total Vendas Saldo Final Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características

dos Títulos (obs. 2) Quantidade

% de participação Mesma Espécie / Classe Total Denominação da Controlada: Grupo e Pessoas Ligadas ( ) Conselho de ( ) Diretoria ( ) Conselho Fiscal ( ) Órgãos Técnicos ou Consultivos

(24)

Administraçã o Saldo Inicial Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características

dos Títulos (obs. 2) Quantidade

% de participação Mesma Espécie / Classe Total Movimentações no Mês Valor Mobiliári o/ Derivativ o Característica s dos Títulos (obs. 2) Intermediári o Operaçã o Di a Quantidad e Preço Volume (R$)(obs . 3) Compra Total Compras Venda Total Vendas Saldo Final Valor Mobiliári o/ Derivativ o Características

dos Títulos (obs. 2) Quantidade

% de participação Mesma Espécie / Classe Total Observações:

(25)

1. Ao preencher o formulário, excluir as linhas que não contenham informação. Se não houver aquisição/alteração de posições para nenhuma das pessoas abrangidas no artigo 11 da Instrução CVM nº 358/2002, enviar uma declaração informando a respeito. 2. Emissão/série, conversível, simples, prazos, garantias, espécie/classe, etc.

3. Quantidade vezes preço.

Período: [mês / ano] Nome do Adquirente/Alienante: Qualificação: CNPJ/CPF: Data do Negócio: Natureza do Negócio: Valor Mobiliário: Quantidade Visada:

Quantidade, por Espécie e Classe: Preço:

Corretora Utilizada: Objetivo da Participação:

Quantidade de debêntures conversíveis em ações, já detidas, direta ou indiretamente: Quantidade de ações objeto de conversão de debêntures, por espécie e classe, se for o caso:

Quantidade de outros valores mobiliários já detidos, direta ou indiretamente:

Indicação de qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da Companhia:

Outras Informações Relevantes:

Referências

Documentos relacionados

Desta forma e consecutivamente, após seis meses de monitoramento da reabilitação cardíaca, foi possível constatar uma provável estabilização da indução enzimática,

Este método cria um novo contentor de cabeçalhos, adiciona os cabeçalhos especificados e coloca o contentor de cabeçalhos no objeto Request.. Este método leva um parâmetro com os

DESCRIÇÃO: ANEL EIXO VALVULA FECHAMENTO TERMOSTATO CUMMINS SERIE C COD...  BLOCOS

a) A gyorsolvasás ellenzői úgy vélik, a gyorsaság egyenlő a felü­ letességgel, aminek következtében elvész az olvasás esztétikai élvezete. Pedig a

É por tudo isto que o PCP insiste que a extensão da linha C (Linha Verde) para a Trofa deve passar a integrar, de pleno direito, o conjunto das quatro linhas já incluídas pelo

Em ambos os casos (produção de mudas ensacadas ou plantio direto de muda com raiz nua), a irrigação deve ser fornecida diariamente durante pelo menos as três primeiras semanas

«Por iniciativa da Comissão, os FEIE podem apoiar as medidas de preparação, monitorização, assistência administrativa e técnica, avaliação, auditoria e controlo que

Destarte, evidencia-se que, muito embora alguém possa afirmar que o tempo não está em discussão ou não é o elemento central do filme, suas faces se revelam ao longo de toda a