• Nenhum resultado encontrado

Construção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Construção"

Copied!
94
0
0

Texto

(1)

TPM

TPM

TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE

TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO -

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO - UMA FERRAMENTA EFICAZ NA BUSCA DA PERDA ZEROUMA FERRAMENTA EFICAZ NA BUSCA DA PERDA ZERO

Paulo Roberto Menezes Blanc

Paulo Roberto Menezes Blanc

Engenheiro Mecânico

(2)

ÍNDICE: ÍNDICE: M Maannuutteennççããoo PPrroodduuttiivvaa 44 H Hiissttóórriiccoo 55 S Soobbrreevviivvêênncciiaa 99 A ABBuussccaa ppeellaa PPeerrddaa--ZZeerroo 1100 I Innoovvaaççãão o TTeeccnnoollóóggiicca a - - O O VVaalloor r a a MMaannuutteennççããoo 1144 Planejamento

Planejamento e e Gerenciamento Gerenciamento da da Manutenção Manutenção 1616

P Poollííttiiccaass ddee MMaannuutteennççããoo 2200 N Níívveeiis s ddaas s AAççõõees s dde e MMaannuutteennççããoo 2233 T Teeoorriiaa ddaass RReessttrriiççõõeess 2255 OEE

OEE – – Overall Overall Equipment Equipment Efficiency Efficiency 2626

A Annáálliisse de da a EEffiicciiêênnccia ia ddo Eo Eqquuiippaammeenntto e o e DDeesseennvvoollvviimmeenntto do de ue um Pm Pllaanno do de e MMeellhhoorriiaass 3355 I Innvveessttiiggaaççãão o ddo o EEqquuiippaammeenntto o ppaarra a MMeellhhoorriia a dda a CCoonnffiiaabbiilliiddaadde e – – MMTTBBFF 3377 E Essttuuddo o dda a MMeellhhoorriia a dda a MMaannuutteenniibbiilliiddaadde e – – MMTTTTRR 4400 T TPPMM –– EEmmBBuussccaa ddaa PPeerrffeeiiççããoo 4422 C Caarraacctteerrííssttiiccaas s ddo o BBoom m MMaannuutteennttoor r e e TTiippoos s dde e MMaannuutteennççããoo 7766 A A IIddééiia a ddoos s 55ss’’s s - - RReellaaççãão o eennttrre e MMoorraal l – – MMoottiivvaaççãão o e e EEqquuiippaammeennttoo 8822 R Reessuullttaaddooss ddoo TTPPMM 9900 C Coonncclluussããoo 9900 B Biibblliiooggrraaffiiaa 9911

(3)

O senso comum prega que

O senso comum prega que pessoas não são insubstituíveis.pessoas não são insubstituíveis. Está certo.

Está certo.

Mas o senso comum também nos alerta que, se houver escolha, é sempre recomendável ter os Mas o senso comum também nos alerta que, se houver escolha, é sempre recomendável ter os melhores ao nosso lado.

melhores ao nosso lado.

Se os funcionários fizerem apenas o que mandam eles fazerem, os defeitos no final serão inevitáveis. Se os funcionários fizerem apenas o que mandam eles fazerem, os defeitos no final serão inevitáveis. Queremos que os funcionários não se limitem a suas funções e sejam criativos, produzindo qualidade Queremos que os funcionários não se limitem a suas funções e sejam criativos, produzindo qualidade no processo

no processo

Pessoas – sobretudo aquelas que conseguem aliar talento, atitude e paixão pelo trabalho – fazem Pessoas – sobretudo aquelas que conseguem aliar talento, atitude e paixão pelo trabalho – fazem toda

toda a a diferença.diferença.

Talento, atitude, paixão. Talento, atitude, paixão. Não dá para brilhar sem isso. Não dá para brilhar sem isso.

Paulo Roberto Menezes Blanc Paulo Roberto Menezes Blanc Maio / 2008 Maio / 2008

(4)

MANUTENÇÃO PRODUTIVA:

MANUTENÇÃO PRODUTIVA:

A manutenção é utilizada em todo tipo de empresa para evitar possíveis falhas e quebras – em A manutenção é utilizada em todo tipo de empresa para evitar possíveis falhas e quebras – em máquinas e instalações.

máquinas e instalações.

Ela é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e até para diminuir  Ela é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e até para diminuir  desperdícios.

desperdícios.

Há vários tipos de manutenção que podem ser empregados. Há vários tipos de manutenção que podem ser empregados.

O importante é ter em mente que a máquina não vai funcionar para sempre. E que a “escolha” de O importante é ter em mente que a máquina não vai funcionar para sempre. E que a “escolha” de quanto isso vai acontecer pode ser decisão da empresa.

quanto isso vai acontecer pode ser decisão da empresa. A manutenção deve ser uma política da empresa.

A manutenção deve ser uma política da empresa.

Para isso, é preciso dar atenção a dados técnicos e econômicos. Para isso, é preciso dar atenção a dados técnicos e econômicos. A escolha de como e quanto fazê-la é gerencial.

A escolha de como e quanto fazê-la é gerencial.

Implantar e praticar a engenharia de manutenção significa uma mudança cultural para a maioria das Implantar e praticar a engenharia de manutenção significa uma mudança cultural para a maioria das empresas.

empresas. Sig

Signifnifica ica deideixar xar de de ficficar ar conconsersertantando do concontintinuamuamentente, e, parpara a proprocurcurar ar as as caucausas sas funfundamdamententais ais ee gerenciá-las.

gerenciá-las.

A meta da manutenção produtiva é ajudar a aumentar o lucro da empresa. A meta da manutenção produtiva é ajudar a aumentar o lucro da empresa. Para tanto deve ter como objetivo:

Para tanto deve ter como objetivo:

• Fazer o necessário mas não mais que o necessário.Fazer o necessário mas não mais que o necessário. •

• Poupar na decisão, nunca na execução.Poupar na decisão, nunca na execução. •

• UmUma a hohora ra a a cocontntrorolalar r cucuststa a memenonos s quque e umuma a hohora ra na na rerepapararaçãção o e e nãnão o gagaststaa

sobressalentes. sobressalentes.

• Manter não é alterar. A alteração tem objetivos que podem ser idênticos aos daManter não é alterar. A alteração tem objetivos que podem ser idênticos aos da

Manutenção, mas as técnicas e políticas são

Manutenção, mas as técnicas e políticas são diferentes.diferentes.

As exigências do mercado decorrentes das modificações devido à globalização e das situações As exigências do mercado decorrentes das modificações devido à globalização e das situações econôm

econômico-soico-sociais são ciais são cada vez cada vez mais acentuadmais acentuadas, e as, e para que para que a a empresempresa a consiconsiga ga sobrevsobreviver, deveiver, deve eliminar os desperdícios, operar os equipamentos com máximo rendimento, sem quebrar, produzindo eliminar os desperdícios, operar os equipamentos com máximo rendimento, sem quebrar, produzindo artigos com qualidade.

artigos com qualidade.

Neste universo a Manutenção Industrial também teve a sua evolução, através do tempo, e a história Neste universo a Manutenção Industrial também teve a sua evolução, através do tempo, e a história desta evolução está nas paginas seguintes.

(5)

HISTÓRICO:

HISTÓRICO:

Até

Até 1911914, 4, iníinício cio da da 1ª 1ª gueguerra rra munmundiadial, l, não não ververifiificoucou-se -se nennenhum hum regregististro ro nas nas indindústústriarias s sobsobrere atividades de manutenção, apesar que deve ter havido alguma.

atividades de manutenção, apesar que deve ter havido alguma.

A maneira como esta atividade era gerenciada e executada, quem fazia o que, perdeu-se por falta de A maneira como esta atividade era gerenciada e executada, quem fazia o que, perdeu-se por falta de registros.

registros.

A esta, vamos dizer assim, primeira geração, simplesmente para efeitos didáticos, denominamos de A esta, vamos dizer assim, primeira geração, simplesmente para efeitos didáticos, denominamos de “nascimento”.

“nascimento”.

A segunda geração, denominada de “era infantil”, iniciou-se no pós-guerra, indo até 1930 com a A segunda geração, denominada de “era infantil”, iniciou-se no pós-guerra, indo até 1930 com a formalização de pessoas responsáveis pela manutenção corretiva. Estavam concentradas numa formalização de pessoas responsáveis pela manutenção corretiva. Estavam concentradas numa oficina central e seu trabalho consistia em consertar o que quebrava. Tinha como lema “Quebra – oficina central e seu trabalho consistia em consertar o que quebrava. Tinha como lema “Quebra – Conserta”.

Conserta”.

As máquinas eram robustas, lentas e

As máquinas eram robustas, lentas e super dimensionadas.super dimensionadas.

A produtividade era baixa, sem cobranças e o refugo e retrabalho eram altos. A produtividade era baixa, sem cobranças e o refugo e retrabalho eram altos.

O consumo de energia e matéria prima eram altos, com nenhuma preocupação com a segurança, O consumo de energia e matéria prima eram altos, com nenhuma preocupação com a segurança, social ou meio ambiente.

social ou meio ambiente.

Era a época que devido a escassez de bens industrializados vendia-se tudo que era fabricado, e o Era a época que devido a escassez de bens industrializados vendia-se tudo que era fabricado, e o preço era determinado pelas indústrias, não havendo nenhuma preocupação com o mercado.

preço era determinado pelas indústrias, não havendo nenhuma preocupação com o mercado.

A terceira geração, chamad

A terceira geração, chamada “era a “era juvenjuvenil”, para efeitos didáticoil”, para efeitos didáticos vai s vai de 1930 de 1930 até 1940, durante a até 1940, durante a 2ª2ª guerra mundial.

guerra mundial.

É caracterizada pelo desperdício e, de manutenção, só existe a corretiva. A situação é muito próxima É caracterizada pelo desperdício e, de manutenção, só existe a corretiva. A situação é muito próxima a

a anterianterior, or, acrescacrescentandentando o a a verifverificaçãicação o sistsistemátiemática ca de de folgasfolgas, , vibravibrações, desgastesções, desgastes, , aquecaquecimentoimentos,s, ruídos anormais.

ruídos anormais.

As paradas ocorriam e

As paradas ocorriam e as substituição de componentes aconteciam.as substituição de componentes aconteciam.

É o início da concorrência, surgindo a competição. A produtividade e a performance da produção É o início da concorrência, surgindo a competição. A produtividade e a performance da produção ainda eram baixos, porém, já com algumas cobranças. O refugo e o retrabalho ainda eram altos, bem ainda eram baixos, porém, já com algumas cobranças. O refugo e o retrabalho ainda eram altos, bem

(6)

como o consumo de energia e de matéria prima. Começava a existir alguma preocupação com a como o consumo de energia e de matéria prima. Começava a existir alguma preocupação com a segurança e com o mercado. As iniciativas no campo social e com o meio ambiente eram ainda segurança e com o mercado. As iniciativas no campo social e com o meio ambiente eram ainda incipientes.

incipientes.

A quarta geração, “era adolescência”, vai de 1940 a 1950 e é caracterizada pela manutenção A quarta geração, “era adolescência”, vai de 1940 a 1950 e é caracterizada pela manutenção corretiva. As concorrências tornam-se mais acirradas e

corretiva. As concorrências tornam-se mais acirradas e se faz necessário melhorar a se faz necessário melhorar a competitividade.competitividade. Surge então, as primeiras preocupações com os desperdícios, iniciando-se análise das perdas de Surge então, as primeiras preocupações com os desperdícios, iniciando-se análise das perdas de produção e a melhor maneira de combatê-las. As máquinas também modernizaram, uma concepção produção e a melhor maneira de combatê-las. As máquinas também modernizaram, uma concepção menos robusta e mais rápida, propiciando volumes maiores de produção. As preocupações com menos robusta e mais rápida, propiciando volumes maiores de produção. As preocupações com segurança, social, meio ambiente, qualidade e mercado de uma forma geral, crescem.

segurança, social, meio ambiente, qualidade e mercado de uma forma geral, crescem.

A quinta geração, “era adulta júnior”, ocorre de 1950 a 1970. É a fase de manutenção preventiva A quinta geração, “era adulta júnior”, ocorre de 1950 a 1970. É a fase de manutenção preventiva baseada no tempo. É a época da produção em massa, as máquinas concebidas são frágeis, porém, baseada no tempo. É a época da produção em massa, as máquinas concebidas são frágeis, porém, muito rápidas e precisas. Em 1951 tem-se a manutenção preventiva sistemática e em 1957 a muito rápidas e precisas. Em 1951 tem-se a manutenção preventiva sistemática e em 1957 a manutenção por melhorias. A criação dos Círculos de Controle de Qualidade – CCQ – se dá em manutenção por melhorias. A criação dos Círculos de Controle de Qualidade – CCQ – se dá em 1960, sendo em 1965 a filosofia Zero Defeito – ZD.

1960, sendo em 1965 a filosofia Zero Defeito – ZD.

Também nesta época, o Japão tendo se reconstruído, necessitava exportar, sendo que a baixa Também nesta época, o Japão tendo se reconstruído, necessitava exportar, sendo que a baixa qualidade dos seus produtos impossibilitava concorrer com os USA e a Europa. Foi quando os qualidade dos seus produtos impossibilitava concorrer com os USA e a Europa. Foi quando os  japoneses descobriram o TQC – Total Quality Control. Aplicaram o TQC mas não conseguiram todos  japoneses descobriram o TQC – Total Quality Control. Aplicaram o TQC mas não conseguiram todos os resultados esperados porque os equipamentos, devido a defeitos e quebras, não conseguiam os resultados esperados porque os equipamentos, devido a defeitos e quebras, não conseguiam garantir a qualidade dos produtos.

garantir a qualidade dos produtos. Verifi

Verifica-se um ca-se um avançavanço o geral em geral em todos os todos os campcampos do os do conhecconhecimentoimento, , princprincipalmeipalmente no nte no da ciência eda ciência e tecnologia. O computador é desenvolvido e ocorre a sua integração com as máquinas.

(7)

A sexta geração, “era adulta”, vai de 1970 a 1980. É a era das crises. É a fase da manutenção A sexta geração, “era adulta”, vai de 1970 a 1980. É a era das crises. É a fase da manutenção pr

prevevenentitiva va babaseseadadas as nanas s cocondndiçiçõeões s da da mámáququinina. a. As As mámáququininas as sãsão o cacada da vevez z mamais is rárápipidadas,s, automação, robótica e mais facilidades para aumentar a produção. É o início do TPM nos USA em automação, robótica e mais facilidades para aumentar a produção. É o início do TPM nos USA em 1971 com a abordagem da manutenção preditiva, quebra zero, zero defeito.

1971 com a abordagem da manutenção preditiva, quebra zero, zero defeito.

Verifica-se a implementação de filosofias de trabalho com metodologias bem definidas e apuradas. Verifica-se a implementação de filosofias de trabalho com metodologias bem definidas e apuradas.

A

A sétisétima geração, que ma geração, que denomidenominamos “era adulta sênior”, inicionamos “era adulta sênior”, iniciou-se em u-se em 1980 e 1980 e ainda continuainda continua. Estaa. Esta fase é caracterizada pela globalização e pelo TPM – Manutenção Integrada. Verifica-se grandes fase é caracterizada pela globalização e pelo TPM – Manutenção Integrada. Verifica-se grandes mudanças em curtíssimos períodos de tempo: micro computadores pessoais e portáteis de alta mudanças em curtíssimos períodos de tempo: micro computadores pessoais e portáteis de alta capacidade, telefonia celular,

(8)

TPM é um conceito inovativo japonês. A origem do TPM pode ser rastreada desde 1951 quando a TPM é um conceito inovativo japonês. A origem do TPM pode ser rastreada desde 1951 quando a manutenção preventiva foi introduzida no Japão, vinda dos USA.

manutenção preventiva foi introduzida no Japão, vinda dos USA. A Nippondens

A Nippondenso o foi a foi a primeiprimeira empresa que ra empresa que introintroduziu em larga duziu em larga escalescala a a manutenção prevena manutenção preventiva emtiva em 1960. A manutenção preventiva é o conceito onde os operários produzem e o grupo de manutenção 1960. A manutenção preventiva é o conceito onde os operários produzem e o grupo de manutenção cuida de manter em operação as máquinas, entretanto com a automação da Nippondenso, a cuida de manter em operação as máquinas, entretanto com a automação da Nippondenso, a manutenção tornou-se um problema com a necessidade de mais gente para manutenção.

manutenção tornou-se um problema com a necessidade de mais gente para manutenção.

Assim a gerencia decidiu que a rotina de manutenção dos equipamentos seria transferida para os Assim a gerencia decidiu que a rotina de manutenção dos equipamentos seria transferida para os operários. (Isto é a manutenção autônoma, um dos pilares do TPM).

operários. (Isto é a manutenção autônoma, um dos pilares do TPM).

O grupo de manutenção somente atuava em trabalhos essenciais de manutenção. O grupo de manutenção somente atuava em trabalhos essenciais de manutenção. Assim a

Assim a NippoNippondenso que ndenso que já adotara já adotara a a manutemanutenção preventivnção preventiva, a, adiciadicionou a onou a manutemanutenção autônomanção autônoma fe

feitita a pepelolos s opopererárárioios s da da prprododuçuçãoão. . O O grugrupo po de de mamanunutetençnção ão dededidicocou-su-se e às às momodidifificacaçõções es dodo equipamento para melhorar a confiabilidade. Estas modificações foram feitas ou incorporadas em equipamento para melhorar a confiabilidade. Estas modificações foram feitas ou incorporadas em novos equipamentos.

novos equipamentos.

Isto conduziu à prevenção da manutenção. Isto conduziu à prevenção da manutenção. As

Assisim m a a mamanunutetençnção ão prprevevenentitiva va jujuntnto o cocom m a a prprevevenençãção o da da mamanunutetençnção ão e e a a memelhlhororia ia dada manutenabilidade gerou o nascimento da manutenção produtiva.

manutenabilidade gerou o nascimento da manutenção produtiva.

O alvo da manutenção produtiva era maximizar a eficácia da planta e do equipamento para conseguir  O alvo da manutenção produtiva era maximizar a eficácia da planta e do equipamento para conseguir  a otimização do custo de ciclo de vida dos equipamentos de produção.

a otimização do custo de ciclo de vida dos equipamentos de produção. A

A NipNipponpondendenso so impimplanlantou tou os os CírCírculculos os da da QuaQualidlidadeade, , os os CCQCCQs, s, envenvolvolvendendo o a a parparticticipaipação ção dosdos emp

empregregadoados. s. AssAssim im todtodos os os os empempregregadoados s tomtomaraaram m parparte te na na impimplemlemententaçãação o da da manmanuteutençãnçãoo produtiva. Baseado nestes desenvolvimentos a Nippondenso foi premiada pelo desenvolvimento e produtiva. Baseado nestes desenvolvimentos a Nippondenso foi premiada pelo desenvolvimento e implantação do TPM pel

implantação do TPM pelo JIPE – Japanese o JIPE – Japanese Institute of Institute of Plant Engineers.Plant Engineers.

Assim a Nippondenso do grupo Toyota tornou-se a primeira empresa a obter a certificação TPM. Assim a Nippondenso do grupo Toyota tornou-se a primeira empresa a obter a certificação TPM.

(9)

O atual estágio da arte em manutenção é o TPM. O atual estágio da arte em manutenção é o TPM.

O TPM não deve ser encarado como algo diferente ou adicionável à manutenção. O TPM não deve ser encarado como algo diferente ou adicionável à manutenção. O TPM é o estágio atual da evolução da manutenção.

O TPM é o estágio atual da evolução da manutenção.

Esta é a razão para ter-se inserido este histórico, neste trabalho. Esta é a razão para ter-se inserido este histórico, neste trabalho.

O TPM no Brasil iniciou-se em 1986, e precisamos evoluir para este estágio para sobreviver no O TPM no Brasil iniciou-se em 1986, e precisamos evoluir para este estágio para sobreviver no mercado globalizado.

mercado globalizado.

SOBREVIVÊNCIA:

SOBREVIVÊNCIA:

A sobrevivência das empresas está intrínsicamente relacionada

A sobrevivência das empresas está intrínsicamente relacionada com a competência e a com a competência e a eficácia.eficácia. Fazer o que o vizinho faz é insuficiente. É preciso saber e fazer o que de melhor está sendo feito no Fazer o que o vizinho faz é insuficiente. É preciso saber e fazer o que de melhor está sendo feito no planeta, para então definir as estratégias empresariais que regerão o negócio.

planeta, para então definir as estratégias empresariais que regerão o negócio.

No contexto industrial ser competitivo e eficaz significa que devemos oferecer aos clientes produtos No contexto industrial ser competitivo e eficaz significa que devemos oferecer aos clientes produtos ou serviços com qualidade e tecnologia, dentro dos prazos definidos, sempre.

ou serviços com qualidade e tecnologia, dentro dos prazos definidos, sempre. O que isto significa para a Manutenção?

O que isto significa para a Manutenção?

As máquinas estão cada vez mais sofisticadas – mais automatismo, mais tecnologia – e portanto As máquinas estão cada vez mais sofisticadas – mais automatismo, mais tecnologia – e portanto mais caras.

mais caras. Por isso

Por isso lhes é lhes é exigiexigido do que retribuam o que retribuam o invesinvestimentimento to realirealizado. Assim devem apresentar índices dezado. Assim devem apresentar índices de confiabilidade e disponibilidade elevados acompanhados de custos de operação aceitáveis.

confiabilidade e disponibilidade elevados acompanhados de custos de operação aceitáveis.

Estas razões aliadas ao fato de que os custos de falha de produção são cada vez mais elevados Estas razões aliadas ao fato de que os custos de falha de produção são cada vez mais elevados devido à enorme concorrência, leva a uma conscientização da importância da correta operação das devido à enorme concorrência, leva a uma conscientização da importância da correta operação das máquinas e da sua manutenção.

máquinas e da sua manutenção.

A operação das máquinas e sistemas, que desde a revolução industrial se baseava na ação manual A operação das máquinas e sistemas, que desde a revolução industrial se baseava na ação manual do homem que essencialmente apoiava nos seus sentidos evoluiu decisivamente e, nos nossos dias, do homem que essencialmente apoiava nos seus sentidos evoluiu decisivamente e, nos nossos dias, é

é cocomumum m enencocontntrararmrmos os ininststalalaçaçõeões s ququasase e dedesasatetendndididasas, , cocompmpleletatamementnte e auautotomamatitizazadadas s ee instrumentadas.

instrumentadas.

Por seu lado, a manutenção, evoluiu do conceito de simples reparação, onde só se intervinha para Por seu lado, a manutenção, evoluiu do conceito de simples reparação, onde só se intervinha para remediar a avaria, para outro, mais recente, em que as intervenções passaram a ser planejadas com remediar a avaria, para outro, mais recente, em que as intervenções passaram a ser planejadas com a finalidade de evitar, e não remediar a avaria, com a participação direta da engenharia, produção e a finalidade de evitar, e não remediar a avaria, com a participação direta da engenharia, produção e manutenção.

manutenção. O TPM visa: O TPM visa:

-- Criar uma cultura corporativa que persiga constantemente a melhoria da eficiência do sistemaCriar uma cultura corporativa que persiga constantemente a melhoria da eficiência do sistema produtivo;

produtivo;

-- Construir um sistema para prevenir qualquer tipo de perda para atingir o “zero-acidente, zero-Construir um sistema para prevenir qualquer tipo de perda para atingir o “acidente, zero-defeito e zero-falha” em todo o ciclo de vida de um sistema de produção;

defeito e zero-falha” em todo o ciclo de vida de um sistema de produção;

(10)

Exigir envolvimento completo, desde a direção até o chão de fábrica; Exigir envolvimento completo, desde a direção até o chão de fábrica;

-- Atingir perda-zero através das atividades de pequenos grupos.Atingir perda-zero através das atividades de pequenos grupos.

A BUSCA PELA PERDA-ZERO:

A BUSCA PELA PERDA-ZERO:

Os objetivos básicos do TPM podem ser

Os objetivos básicos do TPM podem ser sintetizados em:sintetizados em:

-- Perda ZeroPerda Zero

-- Quebra ZeroQuebra Zero

-- Redução dos DesperdíciosRedução dos Desperdícios

O TPM, neste sentido, busca a maior eficácia de toda estrutura da empresa, através de melhorias O TPM, neste sentido, busca a maior eficácia de toda estrutura da empresa, através de melhorias in

incocorprporaoradadas s às às pepessssoaoas s e e aoaos s eqequiuipapamementntosos, , o o quque e sisigngnifificica a totornrnar ar os os cocolalaboboradradorores es e e aa org

organianizaçzação ão aptaptos os a a conconduzduzir ir as as fábfábricricas as do do futfuturo, uro, dotdotadaadas s de de autautomaomaçãoção. . EstEstas as mudmudançançasas promovem melhorias na estrutura orgânica das empresas, o que pode ser apontado como o principal promovem melhorias na estrutura orgânica das empresas, o que pode ser apontado como o principal objetivo do TPM.

objetivo do TPM.

PERDA ZERO:

PERDA ZERO:

Co

Como mo PePerdrda a ZeZero ro dedevever r seser r enentetendndidido o cocomo mo a a mamaxiximimizazaçãção o da da efeficicácácia ia dodos s eqequiuipapamementntosos.. Maximização da disponibilidade, manutenibilidade e operacionalidade dos equipamentos.

Maximização da disponibilidade, manutenibilidade e operacionalidade dos equipamentos. Ta

Tambmbém ém cocomo mo peperdrda a zezero ro dedeve ve seser r esestutudadado do memeioios s papara ra mamaxiximimizazar r o o ciciclclo o de de vivida da dodoss equipamentos, bem como propor medidas para a eficácia da estrutura orgânica da empresa – fábrica equipamentos, bem como propor medidas para a eficácia da estrutura orgânica da empresa – fábrica racionalizada.

racionalizada.

Tornar, por intermédio de medidas gerenciais, saudável o ambiente de trabalho. Tornar, por intermédio de medidas gerenciais, saudável o ambiente de trabalho.

QUEBRA ZERO:

QUEBRA ZERO:

1.

1. QuebrQuebra com ia com interrunterrupção da fpção da função bunção básica ásica (Falha(Falha). ). TrataTrata-se da p-se da parada tarada total do otal do equipaequipamentomento, pois, pois torna-se impossível operá-lo.

torna-se impossível operá-lo. 2.

2. QuebrQuebra com dea com degeneraçgeneração da função da função básião básica (Deca (Defeitosfeitos). ). TrataTratam-se de pm-se de problemroblemas que posas que possibilsibilitamitam o funcionamento da máquina mas que causam defeitos nos produtos, paradas temporárias, o funcionamento da máquina mas que causam defeitos nos produtos, paradas temporárias, queda de velocidade operacional.

queda de velocidade operacional. Nestes casos as máquinas apresentam deficiências parciais.Nestes casos as máquinas apresentam deficiências parciais. O conceito de quebra zero é que a máquina não pode parar ou quebrar durante o período em que foi O conceito de quebra zero é que a máquina não pode parar ou quebrar durante o período em que foi programada para operar.

programada para operar.

REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS:

REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS:

Para garantir a sobrevivência no mercado, resta às empresas trabalharem internamente para sua Para garantir a sobrevivência no mercado, resta às empresas trabalharem internamente para sua produtividade por meio do TPM, que visa a redução de custos, treinamento do pessoal e do produtividade por meio do TPM, que visa a redução de custos, treinamento do pessoal e do aprimoramento contínuo dos processos, que podem ser obtidos pela eliminação progressiva das aprimoramento contínuo dos processos, que podem ser obtidos pela eliminação progressiva das perdas identificadas e quantificadas nos diversos itens dos sistemas produtivos, ou mesmo pela perdas identificadas e quantificadas nos diversos itens dos sistemas produtivos, ou mesmo pela aquisição ou desenvolvimento de novas

(11)

A manutenção de equipamentos é um componente importante em qualquer estratégia eficaz que visa A manutenção de equipamentos é um componente importante em qualquer estratégia eficaz que visa a redução de custos.

a redução de custos.

Falhas em equipamentos reduzem a produtividade de seis maneiras básicas, denominadas a seis Falhas em equipamentos reduzem a produtividade de seis maneiras básicas, denominadas a seis grandes perdas. No capítulo da Eficiência Global dos Equipamentos veremos estas perdas.

grandes perdas. No capítulo da Eficiência Global dos Equipamentos veremos estas perdas. No passado, bem recente, a sobrevivência das empresas obedecia a seguinte equação: No passado, bem recente, a sobrevivência das empresas obedecia a seguinte equação:

Custos + Lucro = Preço Custos + Lucro = Preço

O preço era determinado adicionando aos custos levantados na empresa, o lucro definido pelos O preço era determinado adicionando aos custos levantados na empresa, o lucro definido pelos acionistas.

acionistas.

E o que eram os custos? E o que eram os custos? Era o somatório de: Era o somatório de:

• Investimento (incluindo as perdas)Investimento (incluindo as perdas) •

• Mão de obra (incluindo as perdas)Mão de obra (incluindo as perdas) •

• Matéria prima (incluindo as perdas)Matéria prima (incluindo as perdas) •

• Insumos (incluindo as perdas)Insumos (incluindo as perdas) •

• Manutenção e Conservação das Máquinas (incluindo as perdas)Manutenção e Conservação das Máquinas (incluindo as perdas) •

• Processo (incluindo as perdas)Processo (incluindo as perdas) •

• Administração (incluindo as perdas)Administração (incluindo as perdas) •

• Refugos (perdas)Refugos (perdas) •

• Retrabalhos (perdas)Retrabalhos (perdas) •

• Custos Financeiros (perdas)Custos Financeiros (perdas) •

• Custos de Desorganização (perdas)Custos de Desorganização (perdas) •

• Custos de Incompetência (perdas)Custos de Incompetência (perdas)

E como o cliente não tinha outra opção, pagava o preço determinado. E como o cliente não tinha outra opção, pagava o preço determinado.

Atualmente, com a globalização, a situação foi alterada. A equação algebricamente continuou a Atualmente, com a globalização, a situação foi alterada. A equação algebricamente continuou a mesma, mas não o seu

mesma, mas não o seu significado:significado:

Preço - Custos = Lucro Preço - Custos = Lucro Onde:

Onde:

O Preço é determinado pelo mercado e a empresa não tem como alterá-lo ou modificá-lo. Vejam o O Preço é determinado pelo mercado e a empresa não tem como alterá-lo ou modificá-lo. Vejam o exemplo dos produtos made in China.

exemplo dos produtos made in China. O

O LucLucro ro devdeve e ser ser manmantidtido o parpara a retretribribuir uir o o capcapitaital l invinvestestidoido, , reireinvenvestistir r no no desdesenvenvolvolvimeimentonto, , nana capac

capacitaçãitação do pessoal e na modernizaço do pessoal e na modernização da empresa. ão da empresa. Aqui tambéAqui também não tem como a empresam não tem como a empresa definir “a priori”.

definir “a priori”.

Como o Preço e o Lucro estão fora da esfera de atuação da empresa, temos como alternativa apenas Como o Preço e o Lucro estão fora da esfera de atuação da empresa, temos como alternativa apenas o custo.

o custo.

O Custo é a única parcela desta equação ou alternativa que a empresa tem para atuar, se quiser  O Custo é a única parcela desta equação ou alternativa que a empresa tem para atuar, se quiser  manter-se no mercado.

(12)

A

A ManutManutenção dos equipamentenção dos equipamentos de os de uma indústriauma indústria, , é fator é fator primoprimordial e rdial e prepondpreponderante para que erante para que elaela possa atingir tais

possa atingir tais objetobjetivos de ivos de eficieficiência e ência e produtprodutividaividade. Todas de. Todas as suas as suas ações incidem diretameações incidem diretamentente sobre os custos operacionais. Portanto, é imperativo que ela busque atender as expectativas de seus sobre os custos operacionais. Portanto, é imperativo que ela busque atender as expectativas de seus clientes internos, conquistando a excelência de

clientes internos, conquistando a excelência de seus serviços.seus serviços. O TPM é a maneira atual de se fazer Manutenção.

O TPM é a maneira atual de se fazer Manutenção. No

No seseu u trtrababalalho ho enenglgloboba a a a proproduduçãção o e e a a enengegenhnhararia ia atatuauandndo o didireretatamementnte e sosobre bre as as peperdardass operac

operacionaiionais, s, elimieliminando nando problproblemas, anormaliemas, anormalidades, perdas, mau dades, perdas, mau uso uso e e despedesperdíciordícios s da da plantaplanta industrial.

industrial.

É essencialmente poderosa como ferramenta analítica

É essencialmente poderosa como ferramenta analítica e estratégica.e estratégica.

Lembre-se que o somatório de pequenas perdas é uma grande perda, podendo chegar até a uma Lembre-se que o somatório de pequenas perdas é uma grande perda, podendo chegar até a uma catástrofe. O somatório de pequenas ações preventivas é uma grande prevenção, chegando mesmo catástrofe. O somatório de pequenas ações preventivas é uma grande prevenção, chegando mesmo a uma grande realização.

a uma grande realização.

O trabalho desenvolvido pela Manutenção pode ser classificado em: O trabalho desenvolvido pela Manutenção pode ser classificado em:

Inspeções Inspeções Reparações Reparações Rotinas Rotinas Lubrificações Lubrificações Substituição de peças Substituição de peças Testes / Medições Testes / Medições Limpezas Limpezas Pintura Pintura

Um equipamento ou máquina estará sujeita a manutenção quando: Um equipamento ou máquina estará sujeita a manutenção quando:

• A sua falha afetar a A sua falha afetar a SEGURANÇA do pessoal e das instalações;SEGURANÇA do pessoal e das instalações; •

• A sua falha afetar a OPERAÇÃO da empresa;A sua falha afetar a OPERAÇÃO da empresa; •

• A A susua a fafalhlha a acacararreretatar r CUCUSTSTOS OS ininacaceieitátáveveis is de de rerepapararaçãção o ou ou o o seseu u cucuststo o dede

investimento for elevado investimento for elevado

• A sua falha afetar de forma inaceitável a CONFIABILIDADE do conjunto em que seA sua falha afetar de forma inaceitável a CONFIABILIDADE do conjunto em que se

insere insere Um

Um equipaequipamento submetido nestas mento submetido nestas condicondições ções deve ter deve ter dispondisponibiliibilidade dade e e conficonfiabiliabilidade dade compatcompatívelível com a operação da empresa.

com a operação da empresa.

Disponibilidade – é a probabilidade de um equipamento poder ser operado satisfatoriamente em Disponibilidade – é a probabilidade de um equipamento poder ser operado satisfatoriamente em qualquer instante em determinadas condições

qualquer instante em determinadas condições Con

Confiafiabilbilidaidade de – – é é a a proprobabbabiliilidaddade e de de um um sissistemtema, a, subsubsissistemtema a ou ou comcomponponentente, e, cumcumpriprir r umauma determinada função, pré-determinada, durante um certo tempo.

determinada função, pré-determinada, durante um certo tempo. O Sistema Toyota de Produção

O Sistema Toyota de Produção classifica os desperdícios em 7 categorias, a saber:classifica os desperdícios em 7 categorias, a saber:

-- TransporteTransporte

(13)

-- EsperaEspera -- MovimentaçãoMovimentação -- CorreçãoCorreção -- ProcessamentoProcessamento -- SuperproduçãoSuperprodução

Esta classificação auxilia na identificação e eliminação dos desperdícios e pode ser mais bem Esta classificação auxilia na identificação e eliminação dos desperdícios e pode ser mais bem definida da seguinte forma:

definida da seguinte forma:

Transporte: Utilização de recursos para a movimentação de materiais, produtos em processo ou Transporte: Utilização de recursos para a movimentação de materiais, produtos em processo ou acabados. Geralmente ocorre quando as distâncias entre postos de trabalho são muito grandes.

acabados. Geralmente ocorre quando as distâncias entre postos de trabalho são muito grandes. Estoque: Caracterizado pelo excesso de inventário entre processos, de matéria-prima e de produtos Estoque: Caracterizado pelo excesso de inventário entre processos, de matéria-prima e de produtos acabados. Muitas vezes são utilizados para

acabados. Muitas vezes são utilizados para minimizar o impacto das ineficiências produtivas.minimizar o impacto das ineficiências produtivas.

Espera: Tempo desperdiçado por paradas de equipamentos e mão-de-obra, esperando pelo próximo Espera: Tempo desperdiçado por paradas de equipamentos e mão-de-obra, esperando pelo próximo ciclo de trabalho, consertos, ajustes, etc.

ciclo de trabalho, consertos, ajustes, etc.

As quebras de equipamentos levam a grandes perdas por espera. As quebras de equipamentos levam a grandes perdas por espera. Movim

Movimentaçentação: ão: DespDesperdícierdício o relacirelacionado onado às às movimmovimentaçentações ões dos dos operadoperadores. ores. GrandeGrandes s distâdistânciasncias entre os comandos dos equipamentos, local de alimentação de material e posições de operação são entre os comandos dos equipamentos, local de alimentação de material e posições de operação são as principais causas de geração deste tipo de desperdício.

as principais causas de geração deste tipo de desperdício.

Correção: Também denominado como retrabalho, é qualquer tipo de atividade realizada com o Correção: Também denominado como retrabalho, é qualquer tipo de atividade realizada com o ob

objejetitivo vo de de cocorrrrigigir ir alalguguma ma fafalhlha, a, sesejaja, , no no prprododututo, o, no no ajajususte te dodos s eqequiuipapamementntos os ou ou em em susuasas características.

características.

Processamento: Atividades de fabricação que não agregam valor ao produto final. Incluem-se aqui as Processamento: Atividades de fabricação que não agregam valor ao produto final. Incluem-se aqui as anotações, marcações indicativas, amarrações de lotes que são feitas pelo operador e que não anotações, marcações indicativas, amarrações de lotes que são feitas pelo operador e que não incorporam nenhuma característica ao produto.

incorporam nenhuma característica ao produto.

Superprodução: Os clientes só estão dispostos a pagar pelo que pediram e quando pediram. Superprodução: Os clientes só estão dispostos a pagar pelo que pediram e quando pediram. Qualquer coisa produzida a mais, não gerará faturamento e acarretará em outro desperdício, o de Qualquer coisa produzida a mais, não gerará faturamento e acarretará em outro desperdício, o de estoque.

estoque.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - O VALOR

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - O VALOR DA MANUTENÇÃO:DA MANUTENÇÃO:

A inovação tecnológica simplificou os processos de manufatura e aprimorou o projeto e a qualidade A inovação tecnológica simplificou os processos de manufatura e aprimorou o projeto e a qualidade da produção.

da produção.

Daí, as máquinas e equipamentos tornaram-se mais avançados, o número de peças também Daí, as máquinas e equipamentos tornaram-se mais avançados, o número de peças também aumentaram, facilitando a operação e dificultando a manutenção da eficiência do equipamento e aumentaram, facilitando a operação e dificultando a manutenção da eficiência do equipamento e prevenção de avarias.

prevenção de avarias.

Por exemplo, os rádios contém 10² peças, os televisores 10³, os automóveis 10

Por exemplo, os rádios contém 10² peças, os televisores 10³, os automóveis 1044, um avião e jato 10, um avião e jato 1055,,

e uma espaçonave 10 e uma espaçonave 1066..

Tomando um automóvel com um total de 10000 peças, se cada uma tem um percentual de Tomando um automóvel com um total de 10000 peças, se cada uma tem um percentual de confi

confiabilidabilidade de ade de 99,9999,99% % por unidade de por unidade de tempotempo, , a a conficonfiabilidabilidade ade das 10000 das 10000 peças combinapeças combinadas ficadas fica reduzi

reduzida da a a apenas 36,79apenas 36,79%. Os %. Os mais puristamais puristas, dirão s, dirão que talvez somente 1000 peças devam que talvez somente 1000 peças devam ter estater esta confiabilidade de 99,99%. Neste caso a confiabilidade final fica reduzida para 90,48%.

(14)

Portanto, é imprescindível garantir não apenas

Portanto, é imprescindível garantir não apenas que as peças sejam projetadas para que as peças sejam projetadas para serem confiáveis,serem confiáveis, mas também que os métodos de manutenção preventiva sejam ajustados mais precisamente e mas também que os métodos de manutenção preventiva sejam ajustados mais precisamente e comprovados.

comprovados. O Japão

O Japão crescresceu extraordiceu extraordinariamnariamente no ente no pós-gupós-guerra devido à erra devido à inovainovação de ção de tecnotecnologia de logia de fábricfábrica a e ae a instituição da produção com participação total, manutenção, produção e engenharia, e tecnologias de instituição da produção com participação total, manutenção, produção e engenharia, e tecnologias de controle de qualidade.

controle de qualidade.

TPM – Manutenção Produtiva Total – visa eliminar ou reduzir os desperdícios dos meios de produção TPM – Manutenção Produtiva Total – visa eliminar ou reduzir os desperdícios dos meios de produção TQC – Total Quality Control – visa

TQC – Total Quality Control – visa eliminar ou reduzir os desperdícios no eliminar ou reduzir os desperdícios no processoprocesso JIT – Just in Time – visa eliminar ou reduzir os desperdícios de material

JIT – Just in Time – visa eliminar ou reduzir os desperdícios de material Todo este esforço visa:

Todo este esforço visa:

Aumentar a produtividade, consequentemente eliminar

Aumentar a produtividade, consequentemente eliminar desperdícios.desperdícios. Aumentar a competitividade, sendo melhor que os outros.

Aumentar a competitividade, sendo melhor que os outros.

Aumentar a lucratividade, que vem a ser o reflexo do nível de desperdícios. Aumentar a lucratividade, que vem a ser o reflexo do nível de desperdícios.

Com o tempo, e sem manutenção adequada, as máquinas deterioram-se. A durabilidade das peças Com o tempo, e sem manutenção adequada, as máquinas deterioram-se. A durabilidade das peças varia de acordo com a intensidade do uso e as exigências dos ambientes. Além disso, a precisão do varia de acordo com a intensidade do uso e as exigências dos ambientes. Além disso, a precisão do equipamento afeta a qualidade do produto. A baixa precisão pode provocar problemas de qualidade. equipamento afeta a qualidade do produto. A baixa precisão pode provocar problemas de qualidade. Se um grande volume de sucata for gerado antes que alguém observe o problema, os lucros Se um grande volume de sucata for gerado antes que alguém observe o problema, os lucros esperados se perdem e os custos das matérias primas podem ser desperdiçados. Embora o uso de esperados se perdem e os custos das matérias primas podem ser desperdiçados. Embora o uso de sen

sensorsores es pospossa sa detdetectectar ar proprodutdutos os defdefeiteituosuosos, os, tamtambém bém podpodem em dimdiminuinuir ir a a proprodutdutiviividade dade pelpelasas paralisações frequentes e pelas conseqüentes interrupções do fluxo de processamento.

paralisações frequentes e pelas conseqüentes interrupções do fluxo de processamento. Como todos esses problemas devem ser

Como todos esses problemas devem ser tratados e solucionados?tratados e solucionados? Pre

Preciscisamoamos s defdefiniinir r uma uma tectecnolnologiogia a de de manmanuteutençãnção o que que escesclarlareça eça as as caucausas sas das das avaavariarias s nasnas máquinas e nos produtos de qualidade inferior, com base na análise dos tipos de problemas dos máquinas e nos produtos de qualidade inferior, com base na análise dos tipos de problemas dos equipamentos e dos defeitos resultantes. Esses problemas também precisam ser abordados pela equipamentos e dos defeitos resultantes. Esses problemas também precisam ser abordados pela perspectiva do gerenciamento orientado para o equipamento, incluindo a participação total dos perspectiva do gerenciamento orientado para o equipamento, incluindo a participação total dos funcionários da produção, da engenharia e da própria manutenção.

funcionários da produção, da engenharia e da própria manutenção.

As metas são: aumentar a confiabilidade do equipamento no que diz respeito à qualidade da As metas são: aumentar a confiabilidade do equipamento no que diz respeito à qualidade da produção, aumentar a prevenção de avarias, melhorar a manutenção, segurança e operacionalidade, produção, aumentar a prevenção de avarias, melhorar a manutenção, segurança e operacionalidade, como um programa que visa promover o conhecimento de engenharia dentro da fábrica.

como um programa que visa promover o conhecimento de engenharia dentro da fábrica. Essa é a descrição precisa das metas das atividades de TPM.

Essa é a descrição precisa das metas das atividades de TPM. O ambiente competitivo moderno não nos deixa outra alternativa. O ambiente competitivo moderno não nos deixa outra alternativa.

O TPM é uma metodologia de gestão da manutenção que possibilita garantir a capacidade do O TPM é uma metodologia de gestão da manutenção que possibilita garantir a capacidade do processo, a produtividade das máquinas, a redução da necessidade dos estoques, torna mais fácil os processo, a produtividade das máquinas, a redução da necessidade dos estoques, torna mais fácil os fluxos, melhora a qualidade do produto, permitindo à manutenção, produção e engenharia fluxos, melhora a qualidade do produto, permitindo à manutenção, produção e engenharia tornarem-se

se um um fafatotor r cocompmpetetititivivo o de de prprododuçução ão e e ququalalididadade, e, cocom m o o enenvovolvlvimimenento to de de totoda da a a esestrtrututurura,a, possibilitando a integração entre homem, máquina e empresa.

(15)

Assim, o TPM é uma maneira de se fazer manutenção que abrange a empresa inteira, com a Assim, o TPM é uma maneira de se fazer manutenção que abrange a empresa inteira, com a participação de todo o corpo de empregados, para conseguir a utilização máxima do equipamento participação de todo o corpo de empregados, para conseguir a utilização máxima do equipamento existente, utilizando a filosofia do gerenciamento orientado para o equipamento.

existente, utilizando a filosofia do gerenciamento orientado para o equipamento. Dentre as atividades de TPM estão:

Dentre as atividades de TPM estão: 1.

1. InvInvestestigaigar r e e melmelhorhorar ar máqmáquinuinas, ferraas, ferramenmentastas, , disdispospositiitivos e vos e aceacessóssóriorios, de s, de modmodo o que sejamque sejam confiáveis, seguros e de fácil manutenção, e

confiáveis, seguros e de fácil manutenção, e explorar meios para padronizar explorar meios para padronizar essas técnicas.essas técnicas. 2.

2. DeDetetermrmininar ar cocomo mo fofornernececer r e e gagararantntir ir a a ququalalididadade e do do prprododututo o atatravravés és do do ususo o de de mámáququininasas,, matrizes, dispositivos e acessórios, e treinar todo o

matrizes, dispositivos e acessórios, e treinar todo o pessoal nessas técnicas.pessoal nessas técnicas. 3.

3. AprendAprender como meler como melhorar a efihorar a eficiêncciência da operaçia da operação e como maxão e como maximizaimizar sua durabr sua durabilidailidade.de. 4.

4. DescDescobrir comobrir como desperto despertar o interesar o interesse dos operse dos operadores e eduadores e educá-los pacá-los para que cuidera que cuidem das máquim das máquinasnas da fábrica.

da fábrica.

PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DA

PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO:MANUTENÇÃO:

O TPM busca a criação de uma cultura coletiva, com o objetivo de obter a máxima eficiência do O TPM busca a criação de uma cultura coletiva, com o objetivo de obter a máxima eficiência do processo coletivo. Com isso cada colaborador da empresa passa a enxergar de forma clara o seu processo coletivo. Com isso cada colaborador da empresa passa a enxergar de forma clara o seu papel, identificando todas as possíveis perdas que ocorrem ou possam ocorrer no seu nível de papel, identificando todas as possíveis perdas que ocorrem ou possam ocorrer no seu nível de atuação, trabalhando na sua eliminação e prevenção.

atuação, trabalhando na sua eliminação e prevenção.

O desenvolvimento do programa é controlado através dos elementos de saída do gerenciamento da O desenvolvimento do programa é controlado através dos elementos de saída do gerenciamento da fábrica, ou dos objetivos das atividades de produção que são expressos em termos de:

fábrica, ou dos objetivos das atividades de produção que são expressos em termos de: Visão Sistêmica das atividades de manutenção

Visão Sistêmica das atividades de manutenção produtivaprodutiva D

DIIMMEENNSSÃÃO O IITTEEM M FFÓÓRRMMUULLA A UUNNIIDDAADDE E CCIICCLLOO

P

P OOEEEE Ind. Ind. DisponibilDisponibiliidade dade x x Ind. PInd. Performanceerformance

x

x Ind. Ind. QQualiualidadedade %% mmeennssaall

R

Reeccllaammaaççõõeess -- NN°°.. mmeennssaall

R

Reettrraabbaallhhoo RReettrraabbaallhho o (( uunniidd..) ) / / PPrroodduuççãão o (( uunniidd..)) %% mmeennssaall Rejeição

Rejeição ToTotal tal rejerejeitado itado (( ununid.) id.) / / ToTotal tal prprododuzuzidoido (unid.)

(unid.) %% mmeennssaall

Custos Custos

Custo

Custo do do Produto Produto MManufatanufaturado urado RealReal determinado

determinado pelo Ppelo Planejlanejamamento ento dede Produção

Produção

R

R$$// uunniidd.. mmeennssaall Perdas

Perdas MMateriaterial al Perdido Perdido (R$) (R$) / / ConConsumsumoo

Teórico

Teórico de de MMateriateriais ais (R$)(R$) %% mmeennssaall

E

E PPrroodduuttiivviiddaaddee

Númmero ero de de ititens ens mmanufaturados anufaturados durantedurante o

o dia dia no no tottotal al e e tempo tempo planejado planejado // Nú

Númmero ero de de ititens ens planejados planejados por por diadia

% % mmeennssaall Frequência de Frequência de acidentes leves acidentes leves Núm

Número ero de de aciacidentes dentes leves leves x x 100.000 100.000 // Núm

Número ero de de horas thoras trabalrabalhadashadas %% mmeennssaall

Frequência de Frequência de

acidentes acidentes

Núm

Número ero de de aciacidentes dentes x x 100.000 100.000 // Núm

Número ero de de horas trabalhadas horas trabalhadas na na fábrifábricaca %% mmeennssaall L

Liiççõõees s dde e ppoonntto o a pa poonnttoo NN°°.. mmeennssaall

Horas

Horas de de trtreinameinamentoento NúmNúmero ero de de horas horas de de trtreinamento einamento / / TotalTotal de empregados de empregados %% mmeennssaall Q Q C C S S M M

(16)

ALVOS DO TPM:

ALVOS DO TPM:

P – Produção – Melhoria da Produtividade P – Produção – Melhoria da Produtividade

• Obter o mínimo de 90% no Obter o mínimo de 90% no OPE – Overall Plant EfficiencyOPE – Overall Plant Efficiency •

• Obter o mínimo Obter o mínimo de 85% no OEE de 85% no OEE - - Overall Equipment EfficiOverall Equipment Efficiencyency •

• PrPrododuzuzir ir memesmsmo o dudurarantnte e o o alalmomoçoço. . (A(Almlmoçoço o é é papara ra opopereradadoreores s e e nãnão o papara ra asas

máquinas). máquinas).

Q – Qualidade- Garantir a Qualidade do Produto Q – Qualidade- Garantir a Qualidade do Produto

• Produzir de tal maneira que não haja reclamações dos clientes.Produzir de tal maneira que não haja reclamações dos clientes.

C – Custo – Redução de Custos C – Custo – Redução de Custos

• Reduzir os custos de fabricação em Reduzir os custos de fabricação em 30%.30%.

E – Entrega – Cumprimento da Data de Entrega. E – Entrega – Cumprimento da Data de Entrega.

• Atender com 100% de sucesso todos os fornecimentos de bens como requerido peloAtender com 100% de sucesso todos os fornecimentos de bens como requerido pelo

Cliente. Cliente.

S – Segurança e Proteção Ambiental S – Segurança e Proteção Ambiental

• Manter o ambiente livre de acidentes.Manter o ambiente livre de acidentes.

M – Moral – Aumento da Motivação dos Funcionários M – Moral – Aumento da Motivação dos Funcionários

• Aumentar o nº de sugestões em 3 vezesAumentar o nº de sugestões em 3 vezes •

• Desenvolver operadores polivalentesDesenvolver operadores polivalentes •

• Desenvolver operadores flexíveisDesenvolver operadores flexíveis

As atividades de manutenção produtiva são realizadas para que esses objetivos sejam alcançados. As atividades de manutenção produtiva são realizadas para que esses objetivos sejam alcançados. Para entender essa visão sistêmica, é necessário investigar a confiabilidade do equipamento, Para entender essa visão sistêmica, é necessário investigar a confiabilidade do equipamento, -MTBF-visando uma utilização mais eficaz, assim como sua

visando uma utilização mais eficaz, assim como sua manutenibilidade e suportabilidade – manutenibilidade e suportabilidade – MTTR.MTTR. Também é preciso comprometer-se com a investigação dos

Também é preciso comprometer-se com a investigação dos custos do equipamento.custos do equipamento.

As análises e atividades de manutenção específicas devem ser realizadas tendo em vista essas As análises e atividades de manutenção específicas devem ser realizadas tendo em vista essas investigações.

investigações.

FORÇA MOTRIZ DO TPM:

FORÇA MOTRIZ DO TPM:

1.

1. AdotaAdotar a abordager a abordagem ciclo de vim ciclo de vida para melhda para melhorar a perforar a performancormance global do eqe global do equipameuipamento dento de produção.

produção. 2.

2. MelhoMelhorar a produtrar a produtividaividade com trabde com trabalhadoalhadores altares altamente momente motivadtivados, o que é consos, o que é conseguido peeguido pelala ampliação das tarefas.

ampliação das tarefas. 3.

3. Usar as atiUsar as atividadevidades de pequenos grus de pequenos grupos volunpos voluntáriotários para identifs para identificar a causa das ficar a causa das falhasalhas, arranjo, arranjo físico possível e modificações dos equipamentos.

físico possível e modificações dos equipamentos.

UNICIDADE DO TPM:

UNICIDADE DO TPM:

A grande diferença entre o TPM e outras metodologias é que os operários são envolvidos no A grande diferença entre o TPM e outras metodologias é que os operários são envolvidos no processo de manutenção.

(17)

O conceito

O conceito de: Eu de: Eu Opero (operadores de Opero (operadores de produção). produção). Você Conserta Você Conserta (Departamento de M(Departamento de Manutenção)anutenção) não é seguido.

não é seguido.

OBJETIVOS DO TPM:

OBJETIVOS DO TPM:

1.

1. CoConsnsegeguiuir r ZeZero ro DeDefefeititosos, , ZeZero ro PaPararadadas s e e ZeZero ro AcAcididenentetes s em em totodadas s as as áráreaeas s prprododututivivas as ee funcionais da Organização.

funcionais da Organização. 2.

2. EnvolEnvolver o ver o pessopessoal de al de todos todos os nos níveis íveis da Orda Organizganização.ação. 3.

3. FormaFormar times r times diferediferentes pntes para reduçara redução dos deão dos defeitos feitos e para aue para auto-manto-manutençutenção.ão.

BENEFÍCIOS DIRETOS DO TPM:

BENEFÍCIOS DIRETOS DO TPM:

1.

1. AumenAumentar a protar a produtividutividade e o OPE dade e o OPE (Over(Overall Plaall Plant Effint Efficiencciency) de 1,5 a 2 vy) de 1,5 a 2 vezes.ezes. 2.

2. EliEliminminar aar as qus queixeixas das do co clielientente.. 3.

3. RedReduziuzir os cr os custustos de os de proproduçdução em ão em 30%30%.. 4.

4. SatisSatisfazer afazer as necess necessidadesidades dos cls dos clientes ientes em 100% em 100% (Entre(Entregar a quagar a quantidadntidade certae certa, no temp, no tempo certo certo,o, na qualidade requerida)

na qualidade requerida) 5.

5. ReReduduzizir or os as acicidedentnteses.. 6.

6. AteAtendender as medr as medidaidas de cons de controtrole da pole da poluiluiçãoção..

BENEFÍCIOS INDIRETOS DO TPM:

BENEFÍCIOS INDIRETOS DO TPM:

1.

1. NívNível maiel maior de conor de confiafiança junça junto aos ento aos emprmpregaegadosdos.. 2.

2. ManteManter limpr limpo, sem o, sem alteralteração e aação e atratitrativo o lovo o local de cal de trabaltrabalho.ho. 3.

3. FavorFavorecer ecer a muda mudança ança nas anas atitudtitudes des dos opos operadoreradores.es. 4.

4. ConConsegseguir os obuir os objetjetivoivos trabs trabalhalhandando com o timo com o time.e. 5.

5. DissDisseminaeminação horizção horizontal do noontal do novo concevo conceito em todaito em todas as áreas ds as áreas da Organia Organizaçãozação.. 6.

6. ParPartiltilhar conhar conhechecimeimentontos e s e expexperieriêncênciasias.. 7.

7. Os tOs trabalhrabalhadores adores adquiadquirem o rem o sentisentimento mento de donde dono da o da máquinmáquina.a.

METAS DA TPM:

METAS DA TPM:

1.

1. MelMelhorhorar a ar a efieficáccácia dos ia dos equequipaipamenmentostos. . AnaAnalislisar como as ar como as máqmáquinuinas estão contas estão contribribuinuindo do com acom a produção por meio de análise das perdas. A diminuição de produtividade pode ser resultado do produção por meio de análise das perdas. A diminuição de produtividade pode ser resultado do tempo mal utilizado, velocidade insatisfatória e de

tempo mal utilizado, velocidade insatisfatória e de defeitos.defeitos. 2.

2. RealRealização de manização de manutençutenção autônoão autônoma. Permma. Permite que o pessite que o pessoal que opera ou usoal que opera ou usa os equipaa os equipamentosmentos e máquinas da produção assumam a responsabilidade por, pelo menos, algumas das tarefas de e máquinas da produção assumam a responsabilidade por, pelo menos, algumas das tarefas de manutenção. Também se deve encorajar o pessoal da manutenção a assumir a responsabilidade manutenção. Também se deve encorajar o pessoal da manutenção a assumir a responsabilidade pela melhoria do desempenho da manutenção.

pela melhoria do desempenho da manutenção. 3.

3. – Planej– Planejar a manutear a manutenção. Tnção. Ter uma aborer uma abordagem todagem totalmetalmente elabnte elaborada para torada para todas as atodas as atividaividades dedes de manut

manutenção. enção. Isto deve inclIsto deve incluir o uir o nível de manutennível de manutenção preventção preventiva necessiva necessário para cada peça deário para cada peça de equipamento, e as respectivas responsabilidade do pessoal de operação e de manutenção.

equipamento, e as respectivas responsabilidade do pessoal de operação e de manutenção. 4.

4. – Treina– Treinar todo o pessoar todo o pessoal. As respol. As responsabilnsabilidades exidades exigem que tanigem que tanto o pessoal de mato o pessoal de manutençnutenção comoão como o de operação tenham todas as habilidades para desempenhar seus papéis. A TPM coloca o de operação tenham todas as habilidades para desempenhar seus papéis. A TPM coloca ênfase no treinamento adequado e contínuo.

ênfase no treinamento adequado e contínuo. 5.

5. – Cons– Conseguir geguir gerir os erir os equipequipamentoamentos. s. Pela “pPela “prevençrevenção de maão de manutençnutenção”, teão”, tenta-snta-se raste rastrear torear todos osdos os problemas potenciais de manutenção até sua causa fundamental, e depois tenta-se eliminá-los problemas potenciais de manutenção até sua causa fundamental, e depois tenta-se eliminá-los nesse ponto.

(18)

Na TPM todos os funcionários ficam

(19)

Melhoria da Melhoria da eficiência do eficiência do equipamento equipamento Custos do Custos do equipamento equipamento (Investimento inicial) (Investimento inicial) + + (Custos de energia) (Custos de energia) + + Custos de manutenção) Custos de manutenção) Custos do ciclo de Custos do ciclo de vida vida Avaliação do Avaliação do equipamento equipamento Taxa de eficácia do Taxa de eficácia do equipamento equipamento (Tempo (Tempo operacional) operacional) X X (Velocidade (Velocidade operacional operacional X X (Taxa de produtos (Taxa de produtos de qualidade) de qualidade) OEE OEE A

Avvaalliiaaççããoo TTóóppiiccoos s dde e iinnvveessttiiggaaççããoo MMééttooddo o dde e aannáálliissee Mééttooddoos M s e e aattrriibbuuiiççãão o dde e ttaarreeffaass PPllaanno o dde e aaççããoo

Redução das Redução das ocorrências de ocorrências de falhas falhas Confiabilidade Confiabilidade Redução do tempo Redução do tempo de recuperação de recuperação Manutenibilidade Manutenibilidade Suportabilidade Suportabilidade

Plano Projeto Produção Instalação Teste Operação Plano Projeto Produção Instalação Teste Operação

-Manutenção - Sucateamento Manutenção - Sucateamento

Feedback  Feedback aosaos departamentos departamentos de projeto e de projeto e produção produção Vida útil do equipamento

Vida útil do equipamento

Atribuição Atribuição    t    t  v  v    d    d  a  a    d    d  e  e  s  s    d    d  e  e   m   m   a   a   n   n   u   u    t    t  e  e  n  n  ç  ç   o   o    d    d  o  o   e   e   q   q   u   u    i    i  p  p  a  a   m   m   e   e   n   n    t    t  o  o  p  p   e   e    l    l  o  o    d    d  e  e   p   p   a   a   r   r    t    t  a  a  m  m   e   e   n   n    t    t Meios Meios    A    A    t    t    i    i  v  v    i    i    d    d  a  a    d    d  e  e  s  s    d    d  e  e   m   m   a   a   n   n   u   u    t    t  e  e  n  n  ç  ç    ã    ã  o  o   p   p   o   o   r   r    i    i  n  n    i    i  c  c    i    i  a  a    t    t    i    i  v  v  a  a   p   p   r   r    ó    ó  p  p   r   r    i    i  a  a

3 elementos das 3 elementos das atividades de atividades de manutenção manutenção evitar a deterioração evitar a deterioração avaliara deterioração avaliara deterioração recuperar a deterioração recuperar a deterioração Operações corretas Operações corretas Atividades dos 5S's Atividades dos 5S's Manutenção Manutenção prevenpreventivativa

Manutenção diária Manutenção diária      (      (      M      M      )      )      *      *      *      * Manutenção periódica Manutenção periódica Manutenção preditiva Manutenção preditiva

Manutenção de avarias (MA) Manutenção de avarias (MA) Manutenção corretiva (MC) Manutenção corretiva (MC) Extensão do tempo de vida Extensão do tempo de vida Redução dos tempos de operação Redução dos tempos de operação Redução do custo de manutenção Redução do custo de manutenção

Projeto visando a Projeto visando a confiabilidade confiabilidade Projeto visando a Projeto visando a manutenibilidade manutenibilidade Projeto visando a Projeto visando a redução de custos redução de custos Prevenção da Prevenção da Manutenção (PM)*** Manutenção (PM)***    P    P  r  r  o  o    d    d  u  u    t    t    i    i  v  v  a  a

   (    (    M    M    P    P    )    )    *    *

Responsabilidade individual pela MP Responsabilidade individual pela MP Calendário de manutenção por iniciativa Calendário de manutenção por iniciativa própria (inspeção, manutenção e própria (inspeção, manutenção e reparos menores)

reparos menores) Calendário de manutenção do Calendário de manutenção do equipamento - Manutenção programada equipamento - Manutenção programada Calendário de manutenção da qualidade Calendário de manutenção da qualidade Plano de revisão

Plano de revisão Trabalho durante paralisação Trabalho durante paralisação

Tabela de planejamento de gerenciamento Tabela de planejamento de gerenciamento de objetivos

de objetivos

Tabela de planejamento dos 5S's Tabela de planejamento dos 5S's Plano de treinamento em Plano de treinamento em técnicas de manutenção técnicas de manutenção Plano de treinamento em Plano de treinamento em técnicas de manutenção técnicas de manutenção por iniciativa própria por iniciativa própria

MTBF: MTBF:

Tempo Médio Entre Falhas Tempo Médio Entre Falhas ITEFQ:

ITEFQ:

Intervalo de Tempo Entre Intervalo de Tempo Entre Falhas de Qualidade Falhas de Qualidade M-Q: M-Q: Máquina-Qualidade Máquina-Qualidade MTTR MTTR

Intervalo de Tempo para Intervalo de Tempo para ReparosReparos (Tempo Médio para Reparos) (Tempo Médio para Reparos) ACC:

ACC:

Análise Crítica do Componente Análise Crítica do Componente Investigação dos Investigação dos custos do custos do equipamento equipamento Redução dos custos Redução dos custos do ciclo de vida do ciclo de vida Investimentos Investimentos iniciais iniciais Custos de Custos de energia energia Custos de Custos de manutenção manutenção

Análise dos custos de Análise dos custos de equipamento (Análise de equipamento (Análise de equipamentos, peças e equipamentos, peças e componentes semelhantes) componentes semelhantes) (Análise por categoria de (Análise por categoria de custos)

custos)

Análise dos custos de energia Análise dos custos de energia Análise dos custos da MP Análise dos custos da MP Investigação da Investigação da manutenibilidade e manutenibilidade e suportabilidade suportabilidade (diminuição do (diminuição do MTTR) MTTR) Horas de Horas de ManutençManutençãoão

Tempo de espera Tempo de espera Tempo de Tempo de identifi-cação cação Tempo de reparo Tempo de reparo Tempo de inspeção Tempo de inspeção Tempo de ajuste Tempo de ajuste

Análise das horas de Análise das horas de trabalho de manutenção trabalho de manutenção Análise das peças sobressalentes Análise das peças sobressalentes (material de manutenção) (material de manutenção) Análise dos métodos de suporte Análise dos métodos de suporte (trocas em conjunto, trocas em (trocas em conjunto, trocas em blocos) blocos) Análise da organização de Análise da organização de manutenção (recursos manutenção (recursos humanos) humanos) Análise das técnicas Análise das técnicas de manutenção de manutenção

Análise do sistema de resposta Análise do sistema de resposta emergencial emergencial Análise do equipamento do Análise do equipamento do pessoal de manutenção pessoal de manutenção Análise da manutenção Análise da manutenção planejada planejada Investigação da Investigação da confiabilidade confiabilidade (aumento do MTBF) (aumento do MTBF) Avaria abrupta Avaria abrupta Avaria por  Avaria por  deterioração deterioração Degradação Degradação funcional funcional Degradação Degradação qualitativa qualitativa

Análise de interrupções breves Análise de interrupções breves Análise do MTBF Análise do MTBF Análise do ITEFQ Análise do ITEFQ Análise da M-Q Análise da M-Q Análise de grandes Análise de grandes avarias (avarias a longo avarias (avarias a longo prazo e fatais) prazo e fatais) ACC ACC Manutenção preditiva, Manutenção preditiva, diagnóstico do diagnóstico do equipamento equipamento Análise da qualidade do Análise da qualidade do trabalho de manutenção trabalho de manutenção

Manutenção Produtiva Total - TPM 

Manutenção Produtiva Total - TPM  22

APREDENDO FAZENDO:

APREDENDO FAZENDO:

O controle das tarefas na hora da manutenção é um requisito básico para que todo o processo O controle das tarefas na hora da manutenção é um requisito básico para que todo o processo funcione de forma ordenada.

funcione de forma ordenada.

Para isso, muitas empresas criam esquemas e

Para isso, muitas empresas criam esquemas e tabeltabelas as baseadbaseadas em as em sugessugestões dos tões dos fabrifabricantes decantes de máquinas e nas suas próprias experiências.

máquinas e nas suas próprias experiências.

Este procedimento deve ser aplicado a todo tipo de maquinário, já que algumas peças exigem Este procedimento deve ser aplicado a todo tipo de maquinário, já que algumas peças exigem cuidados diários, enquanto que outras semanal, mensal, semestral ou até mesmo anual.

cuidados diários, enquanto que outras semanal, mensal, semestral ou até mesmo anual.

** MMaannuutetennççãão o PPrroodduuttiivva a ((MMPP) ) – – SSeeiissaan n hhoozzeenn::

É o método de

É o método de fazer a manutenção do fazer a manutenção do equipamento para aumentar a equipamento para aumentar a lucratividade da produção.lucratividade da produção. Isto é conseguido, diminuindo o custo do equipamento em si, bem como os custos relativos à sua Isto é conseguido, diminuindo o custo do equipamento em si, bem como os custos relativos à sua manutenção e perda devido à degradação durante toda a sua vida. Como tal entenda-se o processo manutenção e perda devido à degradação durante toda a sua vida. Como tal entenda-se o processo total que vai desde o planejamento, projeto, produção, operação, manutenção e sucateamento.

total que vai desde o planejamento, projeto, produção, operação, manutenção e sucateamento. A manutenção produtiva compreende as funções de:

A manutenção produtiva compreende as funções de:

-- Manutenção de avarias - MA,Manutenção de avarias - MA,

Referências

Documentos relacionados

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

Acidente de Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

A clínica gestáltica tem o intuito de desenvolver um trabalho baseado na relação dialógica, que facilita o processo de autorregulação e ajustamento criativo para as pessoas.. Tais

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

[r]

Esse texto faz parte de um conjunto maior, entre os anos de 1950 e 1960, em que Montale se questiona sobre a deriva da literatura, da pintura, da música, questões que também não