• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PROJETUAIS EM DUAS OBRAS DO ARQUITETO SIEGBERT ZANETTINI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PROJETUAIS EM DUAS OBRAS DO ARQUITETO SIEGBERT ZANETTINI"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

A

N ÁL I S E DE E S T R AT É G I A S P RO J E TU AI S E M DU AS O BR AS DO

A

RQ UI T E TO

S

I E G BE R T

Z

AN E T TI NI

Miriane Gomes de Azevedo1 Thaiana Centofante Costa2

RESUMO

Atualmente, trabalhar com projeto arquitetônico sem considerar valores como sustentabilidade e responsabilidade social, já não está sendo mais uma opção de oferta de mercado e sim de procura pela população. Pretende-se que qualquer edificação ajude a resolver a crise da cidade, atuais problemas enfrentados no país como a falta d’água e consequentemente de energia elétrica. O estudo foi motivado pela necessidade de entendimento do processo de projeto integrado de edificações sustentáveis com certificação LEED e aplicá-lo em obras futuras. Este trabalho apresenta o conceito de Processo de Projeto Integrado (PPI) na concepção e a inserção de requisitos ambientais no processo de projeto da edificação. Como objeto de estudo, serão abordadas duas obras certificadas do Arquiteto Siegbert Zanettini que é precursor de obras sustentáveis no país. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema; e, em seguida, as obras foram analisadas e interpretadas. Com o desenvolvimento deste trabalho, acredita-se em melhores práticas, na concepção de projetos, entendimento do Processo de Projeto Integrado, das vantagens que ele apresenta melhorando a sua produtividade e a qualidade do processo de projeto final além dos benefícios que gera para o meio ambiente.

Palavras-chave: Processo de Projeto Integrado. LEED. Sustentabilidade. Siegbert Zanettini.

Requisitos Ambientais.

1 INTRODUÇÃO

Uma edificação sustentável ou edificação de alto desempenho − termo

também utilizado com o mesmo significado − é aquela que considera seu impacto sobre o ambiente e o ser humano, e por consequência, o diminui. São edificações que consomem consideravelmente menor energia, tem menor consumo de água e menor impacto sobre o terreno no qual está inserido

1

Mestranda de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo Uniritter- Bolsista Institucional - arqmiriane@gmail.com

2

Mestranda de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo Uniritter – Bolsista Institucional - thaianacosta_hotmail.com

(2)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

implicando níveis mais altos de qualidade no interior das edificações, menores impactos no ciclo de vida dos materiais utilizados. Em outros países, como Estados Unidos e Canadá, são consideradas edificações sustentáveis aquelas com certificação U.S. Green Building Consul (USGBC) ou do Canadá Green

Building Consul (CaGBC);

O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, com o intuito de incentivar a transformação dos projetos, melhorar a qualidade das obras e dos processos dos projetos das edificações, sempre com foco na sustentabilidade.

Nesse contexto, o sistema LEED de certificação vem crescendo no país; com o LEED, profissionais estão percebendo vantagens do processo de projeto integrado, e os benefícios da certificação como econômicos, sociais e ambientais.

Tanto o LEED como outros sistemas de avaliação de edificações incentivam um processo de projeto integrado, no qual profissionais são integrados no processo do projeto desde as etapas iniciais.

De acordo com Yudelson (2013), o sistema LEED continua sendo o sistema de certificação de edificações sustentáveis mais apropriado e crível disponível para aprovação de projetos. Segundo o autor, o LEED é um conjunto de sistemas de certificação baseados em pontuação que permitem que atributos extremamente diferentes de edificações sustentáveis sejam comparados e resultem em uma pontuação total.

O arquiteto paulistano Siegbert Zanettini conhecido e reconhecido internacionalmente, é o precursor de obras sustentáveis, responsável pelo melhor projeto de ecoeficiência do país, o CENPES – Centro de Pesquisa da Petrobrás na Ilha do Fundão (Rio de Janeiro/ RJ). Trata-se de obra concluída em 2010 em coautoria com José Wagner Garcia que é considerada a obra mais completa em inovação, tecnologia, ecoeficiência e sustentabilidade da

(3)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

América Latina. Zanettini é responsável também pelo Graded School/Escola Graduada de São Paulo, concluída em 2013.

De acordo com o Green Building Council no Brasil, nas edificações, a certificação internacional LEED é avaliada em sete dimensões, com pré-requisitos que são práticas obrigatórias e recomendações que, quando atingidas, garantem pontos à edificação, podendo variar de 40 a 110 pontos, que vão da simples certificação ao nível platina.

Ainda neste contexto, são objetos de avaliação, o Espaço Sustentável, Eficiência do Uso da Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade Ambiental Interna, Inovação e Processos, Créditos de Prioridade Regional.

2 OBJETIVO

Com o objetivo de analisar o desempenho ambiental em edificações e verificar principais estratégias projetuais, bem como atributos morfológicos, físicos e de processo que possam contribuir para a melhoria do desempenho ambiental em edificações, propôs-se investigar duas obras do Arquiteto Siegbert Zanettini, o CENPES e a Escola Graduada, que possuem certificação ambiental.

2.1 Obra 1: CENPES – Centro de Pesquisa da Petrobrás

A primeira obra analisada é a ampliação do CENPES – Centro de Pesquisa da Petrobrás. Através de concurso, a Petrobrás destacou em edital pré-requisitos a serem considerados na proposta arquitetônica para a ampliação;

Dentre outros conceitos exigidos no edital, estão as questões de sustentabilidade (eco-eficiência) em dez tópicos de caráter eliminatório:

1) Orientação solar adequada;

2) Forma arquitetônica adequada às condições climáticas locais e padrão de uso para a minimização da carga térmica interna;

(4)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

3) Materiais construtivos tecnicamente eficientes para superfícies opacas e transparentes;

4) Superfícies envidraçadas: taxa de WWR (window wall ratio); 5) Proteções solares externas adequadas às fachadas;

6) Aproveitamento adequado dos ventos para resfriamento e renovação do ar interno;

7) Aproveitamento da luz natural; 8) Aproveitamento da vegetação;

9) Sistemas para uso racional e reuso de água; 10) Materiais de baixo impacto ambiental.

Entre outros conceitos fundamentais que foram considerados, estão a questão da flexibilidade; a possibilidade de expansão e planejamento da obra em fases; o atendimento à complexidade programática e à diversidade de usos, através de edifícios com soluções arquitetônicas distintas; o atendimento de conceitos inovadores no que tange às instalações, criação de ambientes de trabalhos que estimulem a produção científica, nos laboratórios, escritórios e áreas de convívio e estar; a transmissão através da arquitetura e da tecnologia construtiva da imagem da PETROBRÁS, enquanto empresa inovadora e geradora de conhecimento.

Figura 1: Vista área do CENPES

Fonte: ZANETTINI, 2015

A Figura 1 mostra a vista aérea do local onde está implantado o CENPES.O Projeto para a extensão do Centro de Pesquisas da Petrobrás é considerado um projeto inovador de novos conceitos e novas tecnologias,

(5)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

resultando em uma metodologia integrada de projeto, podendo ser utilizada como modelo pela cadeia produtiva da construção civil.

Figura 2: Implantação do CENPES

Fonte: ZANETTINI, 2015

Na Figura 2, a implantação vistas de outros ângulos: A área do terreno = 189.604,27m²

Área Total Construída = 124.368,58m²

A extensão do CENPES se dá pela integração com CENPES existente, já que possui uma galeria subterrânea para pedestres a qual se integra com as atividades culturais, sociais e de produção científica do complexo. A ampliação é predominantemente horizontal e possui espaços abertos com áreas cobertas e descobertas com presença rica de vegetação e sombreamento.

A partir do Centro de Convenções presente na implantação, parte o eixo Norte-Sul principal, chamado pelo arquiteto de “coluna vertebral de articulação” onde acontecem todas as atividades de produção científica, laboratórios, escritórios, Centro de Realidade Visual, Centro Integrado de Controles e Biblioteca, e na extremidade Norte está localizado o Orquidário e o Restaurante.

O Sistema Viário criado permite atender a operação de serviço dos edifícios, alterações e ampliações quando necessárias e o estudo do estacionamento foi estrategicamente planejado nos espaços vazios distribuídos em cada área de trabalho.

(6)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

O partido adotado tem característica de “obra aberta”, conforme podemos visualizar na figura 3, os espaços revitalizados no tempo de acordo com as necessidades, flexibilidades ampliações e reformulações de acordo com novos usos e contínuo desenvolvimento de novas pesquisas.

Figura 3: Área externa CENPES

Fonte: ZANETTINI, 2015

2.2 Conceitos

Os conceitos da obra do CENPES foram trazidos para demonstrar alguns recursos arquitetônicos sobre a obra do arquiteto, soluções e mecanismos projetuais inerentes às obras selecionadas; aspectos tecnológicos e de aproveitamento de recursos naturais, soluções formais e espacialidade, equipamentos e benefícios para obras futuras.

 Forma arquitetônica adequada aos condicionantes climáticos locais, minimização da carga térmica interna;

 Estética contemporânea visando ao equilíbrio e harmonia arquitetônica;  Edifícios com dupla proteção de cobertura;

 Orientação magnética a partir de simulações de insolação;

 Microclima local e redução da ilha de calor, redução de ruídos e impacto visual;

 Recuperação da restinga;

 Jardim junto aos laboratórios com locais para reunião ao ar livre;

 Jardim coberto nos pavimentos superiores do Prédio Central, para reuniões e pequenos eventos;

(7)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

 Dimensionamento de beirais e brises de forma a proteger superfícies envidraçadas e evitar incidência direta do sol;

 Escritórios com circuitos setorizados em função da disponibilidade da iluminação natural;

 Laboratórios com iluminação dimerizável e sensores fotoelétricos;

Uso de sheds para iluminação natural e ventilação na Empreiterópolis, Oficinas, Planta Piloto e Central de Utilidades;

 Laboratórios implantados de forma a utilizar os ventos predominantes nas direções S-SE-L;

 Jardim coberto do Prédio Central aberto para permitir ventilação;  Uso de painéis fotovoltáicos;

 Acessibilidade a deficientes físicos, auditivos e visuais;  Redução do tempo de execução da obra;

 Ausência de desperdício da obra;

 Uso de tecnologias limpas canteiro apenas como local de montagem; Além de todos os conceitos acima citados como soluções arquitetônicas o arquiteto considera o aço como um material de tecnologia limpa e com diversos benefícios listados a seguir.

Figura 4: Aço com sistema estrutural CENPES

Fonte: ZANETTINI, 2015

Na concepção estrutural como mostra a Figura 4, o aço foi utilizado por uma série de razões:

(8)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

2) Permitir simetria e regularidade estrutural;

3) Permitir equalização de vãos e dimensões das peças estruturais; 4) Permitir a padronização em função do uso;

5) Facilidade de transporte e organização do canteiro de obra; 6) Racionalização de materiais e mão de obra;

7) Clareza na intenção dos detalhes;

8) Reversibilidade com passível desmontagem; 9) Material com mais alto grau de reciclagem.

A utilização do aço permite utilizar o canteiro de obras apenas como um espaço de montagem serão apenas aparafusados na obra sem a presença de solda. Assim este conceito segue em todos os componentes do edifício, o mesmo acontece com os painéis pré-fabricados de concreto das fachadas e para as esquadrias de alumínio entre outros. A exceção são as fundações, vigas de baldrame e estruturas moldadas in loco, únicos elementos em concreto da obra.

Também faz parte da obra, o Centro de Convenções do CENPES.

Figura 5: Centro de Convenções CENPES

Fonte: ZANETTINI, 2015

O centro de convenções é uma estrutura radial, como mostra a figura 5, possui diâmetro total de 75 metros, com uma cobertura secundária de sombreamento em membrana retesada também chamada de “tensoestrutura” esta estrutura é formada por 11 módulos, compostos por arcos tubulares calandrados, de raios variável, distribuídos em planos radiais. Cada plano é sustentado internamente por um mastro tubular, vinculado ao solo e aos arcos

(9)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

de forma articulada, e externamente por duas escoras tubulares inclinadas, articuladas em ambas as extremidades, que se apoiam na cobertura das diversas salas do Centro de Convenções.

2.3 Obra 2: Graded School / Escola Graduada de São Paulo

Projeto de Renovação da Escola que há 40 anos funciona no mesmo local. Esse projeto faz parte do conjunto de obras do escritório do Zanettini Arquitetura, premiado, em 2012, no Word Green Building Council como Arquiteto Top 1 mundial, prêmio internacional pela postura empreendedora e pioneira contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas de qualidade, ótimas condições ambientais com sustentabilidade e eco-eficiência. A figura 6 mostra a fachada da escola graduada de São Paulo.

Figura 6: Fachada da Escola Graduada

Fonte: ZANETTINI, 2015

A partir do Master Plan elaborado nos Estados Unidos pela empresa H2L2 Architects and Planners de Fhiladelphia Pensilvânia, que propôs uma organização espacial no campus(atualmente o campus encontra-se com uma estrutura pavilhonar em torno de um eixo central de circulação, como mostra a figura 7), a nova escola está estruturada com algumas decisões marcantes.

(10)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

Figura 7- Implantação do Campus

Fonte: ZANETTINI, 2015

A partir de numerosas visitas à escola, através do contato com alunos, professores na sua forma de ensino, Diretoria, Conselho nos desejos e intenções, foram constatados alguns aspectos marcantes que constituíram a base da proposta arquitetônica, por meio de um contexto educacional, partidos de projetos, planejamento e várias propostas elaboradas:

Marcante e densa vegetação de grande porte, ocupando setores de toda a área de implantação (um dos pontos estruturais da concepção do projeto);

Criação de praças de encontro cobertas em meio à vegetação adulta existente. Foi constatado que os alunos gostam de estudar fora da sala de aula, e na escola existente não existe nenhum espaço de encontro e de troca de conhecimentos e experiências. Veio daí, então, a ideia da “Escola Parque”, que é composta de praças cobertas e arborizadas que servirão como locais de aprendizagem, conhecimentos inovadores e sustentáveis;

Os eixos principais de circulação integram essas praças e também

playgrounds e toda a área esportiva e se comunicam de forma clara com todas

as circulações da escola, facilitando o escoamento e as rotas de fuga conforme mostra a figura 8.

(11)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

Figura 8: Área externa e área esportiva

Fonte: ZANETTINI, 2015

Outro destaque do projeto foi a introdução de garagem coberta pelas praças de esportes, com estacionamento interno para 500 automóveis, 23 utilitários, 86 motos, 02 vagas para caminhões e um pátio para 09 vagas de ônibus e 42 vagas de funcionários, todos voltados para avenida posterior José Galante, que atualmente acomoda todos esse fluxos.

Figura 9: Escola Parque com telhado verde

Fonte: ZANETTINI, 2015

A fim de evitar os ruídos externos, todas as salas de aulas, que se abrem em varandas, foram voltadas para o grande espaço interno arborizado e vegetação de grande porte existente. A obtenção de um micro clima natural se completa com a utilização de cobertura verde na maior parte dos edifícios conforme mostra a figura 9.

Todo o sistema construtivo utilizará tecnologia limpa e industrializada em aço e concreto pré-moldado, minimizando o resíduo construtivo das técnicas tradicionais;

(12)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

Vale ressaltar que todos os espaços internos da escola preveem ocupações flexíveis com equipamento e mobiliário customizados e sistemas de instalações com automação de luz, som, computação e controle de acessos.

Figura 10: Interior da Escola salas de laboratórios, Biblioteca e restaurante e praça coberta;

Fonte: ZANETTINI, 2015

3 CONSIDERAÇÕES

FINAIS

As obras do arquiteto Siegbert Zanettini possuem marcas de inovação e sustentabilidade. Como o Green Building Council representa o LEED no Brasil, essa troca de experiências muito ricas garantindo assim bons projetos, ganhando um contexto mais brasileiro, considerando nossas questões econômicas, culturais e principalmente ambientais.

A Certificação LEED V4, tem por objetivo reforçar a multidisciplinaridade no processo de projeto integrado (PPI), assegurando, assim, que todos os recursos estejam sendo utilizados da melhor maneira possível em benefício ao meio ambiente.

É possível observar, através das análises das obras, a presença parcial dos elementos metodológicos que caracterizam o processo de projeto integrado (PPI) nas edificações.

(13)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

Nas obras analisadas, apesar das metas de desempenho ambiental terem sido definidas pelo cliente, no caso do CENPES, serem definidas pelas diretrizes do edital do concurso, observou-se que houve consenso entre os agentes, sendo assim, os elementos presentes foram de extrema importância para o alcance das metas definidas.

Houve a adoção de sistema de avaliação e certificação ambiental e o uso de ferramentas computacionais e recursos para a simulação do desempenho ambiental nas edificações.

É importante ressaltar que a escolha adequada dos materiais de construção, bem como o sistema construtivo, planejamento e organização da obra foram imprescindíveis para a certificação porque o impacto dessas escolhas vai muito além dos limites do projeto arquitetônico.

REFERÊNCIAS

FIGUEIREDO, Francisco Gitahy de e SILVA, Vanessa Gomes da. Processo de Projeto Integrado e desempenho ambiental de edificações:os casos do SAP Labs Brazil e da Ampliação do CENPES Petrobras. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 97-119, abr./jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ac/v12n2/07.pdf>. Acesso: 18/06/15

GBC GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL. Disponível em: < http://www.gbcbrasil.org.br>. Acesso em 18/06/15

PORTAL VITRUVIUS. Ampliação do CENPES Centro de Pesquisas da Petrobrás Leopoldo A. Miguez de Mello. Projetos, São Paulo, ano 11, n.127.03, Vitruvius, jul.2011 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/11.127/3983>. Acesso 06/07/15

YUDELSON, Jerry. Projeto integrado e construções sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2013.

ZANETTINI ARQUITETURA. Disponível em: <http://www.zanettini.com.br>; Acesso em 18/06/15

Referências

Documentos relacionados

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Embora o &#34;annealing&#34; afete a tensão no escoamento, qy, Y oung 191 diz também que o ponto de tensão no escoamento para o polímero é muito difícil de ser definido.

Para tanto, foi identificado o seguinte problema de pesquisa: Qual é a percepção dos oficiais superiores (altas patentes) da Polícia Militar do Estado de São Paulo quanto

As cavernas aqui estudadas (Gruta do Portão de Cima - PR225 e Gruta do Portão de Baixo - PR259) são duas cavidades naturais desenvolvidas em meio às litologias

Seminário Complexidade, Coerência de Políticas e Agenda Global 2030 para o Desenvolvimento Sustentável?. Núcleo de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias Instituto de

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo