• Nenhum resultado encontrado

A importância da Informática em saúde para enfermeiros na área hospitalar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A importância da Informática em saúde para enfermeiros na área hospitalar"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A importância da Informática em saúde para

enfermeiros na área hospitalar

Charlene da Silva Ferreira1, Marcelo de Paiva Guimarães2

1.Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em Gestão em Saúde. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES, São Paulo (SP), Brasil.

2.Professor Doutor. Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil.

Resumo

Objetivo: Identificar os benefícios da informática no cotidiano hospitalar dos enfermeiros. Método: Trata-se de uma pesquisa de referencial bibliográfico, com artigos publicados no período de 2006 a 2016, que foram coletados nas bases de dados da LILACS e SCIELO. Resultados: Foram selecionados sete artigos segundo os critérios de inclusão e exclusão para a leitura completa. Evidenciou-se que os enfermeiros reconhecem a importância da informática na área hospitalar e a utilizam em diversas situações. Além disso, notou-se que os Sistemas de Informação hospitalares estão em total ascendência devido à realidade brasileira. Conclusão: Verificou-se o reconhecimento da importância do uso da informática por parte dos enfermeiros em unidades hospitalares. Contudo, destaca-se quem nem sempre o enfermeiro está apto a sua utilização, sendo então necessário um árduo trabalho por parte das instituições de ensino e do departamento de educação continuada das instituições.

Descritores: Informática em Saúde; Informática em Enfermagem; Sistemas de Informação.

Introdução

Os Sistemas de Informação (SI) objetivam potencializar o fluxo de informações relevantes no âmbito de uma organização, suscitando um método de conhecimento, favorecendo a intervenção em uma realidade quando se faz preciso. Um SI deve ser planejado conforme os objetivos da organização (1).

Empregando-se os SI em instituições de saúde têm-se a chance de identificar e eliminar as ações inadequadas do processo do cuidado, pois eles são

(2)

capazes de prover de elementos cruciais e com maior rapidez quando comparado com diferentes dos métodos de registros manuseáveis (2).

Nos hospitais o computador exerce diversas funções, dentre elas, destacam-se: o armazenamento digital dos documentos; a comunicação e recuperação de informações primordiais para a tomada de decisões; a geração de dados para o controle de qualidade da assistência prestada a clientela; o controle de despesas; a educação continuada aos profissionais, visando o aprimoramento de suas habilidades; e orientações ao pacientes sobre saúde deles(3).

O emprego de computadores nas instituições hospitalares torna possível otimizar o tempo que outrora era despendido com informações compiladas de maneira manual, gerando um maior tempo de disponibilidade de atenção ao cliente (3,4)

. Contudo, a progressiva inserção da tecnologia de informação nos hospitais, tem exigido dos enfermeiros o conhecimento eficiente sobre o emprego de ferramentas computacionais e adequação a suas práticas profissionais diárias (5).

Além de todas as funções supra-citadas que o computador assume nas instituições, é relevante destacar alguns benefícios relacionados diretamente a prestação da enfermagem, tais como: classificação de pacientes; delegação dos a fazeres; diálogo entre diversos setores possibilitando a otimização do tempo; confecção de protocolos; avaliação de colaboradores; e padronização de inúmeros processos hospitalares (4).

Porém, mesmo com os grandes avanços na tecnologia, ainda é possível deparar-se com enfermeiros ansiosos e despreparados no que tange a informática, seja por falta de entendimento quanto a utilização dos computadores, ou por ignorância de suas vantagens (4). Portanto, é de suma relevância que a educação em informática seja inserida no regime de educação do enfermeiro, ou seja, da graduação em diante (4).

Assim, é fundamental o investimento em tecnologia e treinamento de profissionais enfermeiros, sendo necessário a instituição de um conhecimento assertivo acerca do uso do computador nas instituições de saúde (7). Dessa forma, a aprendizagem de uso dos SI pelos enfermeiros é fundamental para que eles consigam exercer suas funções de maneira plena. Este trabalho busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: “Quais os benefícios da informática no cotidiano hospitalar para enfermeiros?”.

(3)

Método

Trata-se de uma pesquisa de referencial bibliográfico, com artigos publicados no período de 2006 a 2016, que foram coletados nas seguintes bases de dados: LILACS (http://lilacs.bvsalud.org) e SCIELO (http://www.scielo.org/php/index.php).

Como a busca por artigos científicos foi específica para pesquisas que identificassem os benefícios da informática no cotidiano hospitalar dos enfermeiros, foram utilizados como descritores de saúde: sistemas de informação em saúde, informática em saúde, informática em enfermagem, de forma singular e associada. Todos esses termos de saúde fazem parte dos Descritores em Ciências da Saúde (DECS). A busca foi realizada utilizando os descritores de forma singular e associada.

Após executada as buscas, com a combinação dos descritores, os resumos dos artigos retornados pelos buscadores foram lidos e analisados, segundo os critérios de inclusão (publicado no período de 2006-2016; fazer menção ao tema proposto).

Os critérios de exclusão considerados foram: excluir artigos que não apresentassem a versão completa da literatura, estudos duplicados e artigos que não relacionava o conceito dos benefícios da informática em saúde.

Resultados

As buscas retornaram um total de cinquenta e nove artigos. Desse total, apenas sete foram selecionados conforme os critérios de inclusão e exclusão para a leitura completa.

Os artigos selecionados para a leitura completa estão sistematizados no Tabela 1.

(4)

Tabela 1- Artigos localizados nas bases de dados LILACS- literatura científica e técnica da América Latina

e Caribe e SCIELO- Scientific Eletronic Library on line, sobre os benefícios da informática no cotidiano hospitalar. Mogi das Cruzes, 2016.

Título do

Artigo/Referência Objetivo Resultados

O uso do computador como

ferramenta para a

implantação do processo de enfermagem (4).

Analisar o uso do computador como ferramenta auxiliar no processo de trabalho do enfermeiro.

A informatização conduz a

enfermagem ao desenvolvimento de uma prática sistematizada, beneficiando os cuidados ao paciente.

A informática em

enfermagem nos sistemas

de informação: Revisão

sistemática da literatura (8).

Identificar produções científicas sobre

sistema de informação, preferencialmente o prontuário eletrônico e suas relações com a enfermagem

A informática favorece a tomada de decisão e propiciam um maior aproveitamento da assistência ao paciente.

Atitude dos Enfermeiros face ao Sistema Informatizado de Informação em Enfermagem

(09)

.

Identificar a atitude dos enfermeiros face aos Sistemas informatizados de Informação em Enfermagem (SIE), baseados na Classificação Internacional para a Prática

de Enfermagem (CIPE) e seus

determinantes.

A mudança da organização

influencia os enfermeiros a

mostram-se favoráveis frente

aos SIE. Construção de uma práxis

educativa em informática na saúde para ensino de graduação (10).

Identificar a prática educativa em

informática para a educação de

profissionais da área da saúde no âmbito do ensino de graduação.

O ensino da disciplina de informática aplicada a saúde contribui para a melhoria do processo pedagógico. Desenvolvimento de Sistema Eletrônico de Documentação Clínica de Enfermagem estruturado em diagnósticos, resultados e intervenções(11).

Desenvolver um sistema eletrônico para a

documentação em enfermagem que

envolvesse as fases de levantamento de dados de paciente clínicos e cirúrgicos, a definição dos diagnósticos de enfermagem, os resultados esperados e as intervenções propostas.

O sistema permitiu a

documentação clinica e a

geração de relatórios do

processo de enfermagem. Além

disso, forneceu apoio às

decisões sobre diagnósticos,

resultados esperados e intervenções de enfermagem. Experiência computacional de enfermeiros brasileiros de um Hospital Universitário (12) .

Identificar a experiência computacional dos enfermeiros de um hospital universitário do Sul do Brasil.

A maior parte dos enfermeiros que fazem uso de ferramentas computacionais são iniciantes, e utilizam com mais frequência tais

ferramentas em tarefas administrativas. Experiências de informatização em enfermagem no Brasil: um estudo bibliográfico (13). Estudo Bibliográfico(13).

Identificar as experiências de informatização em enfermagem no Brasil.

A informática na enfermagem é mais utilizada para o ensino,

educação e tarefas

administrativas.

Em 2006 um estudo (4) sobre uso do computador como ferramenta para a implantação do processo de enfermagem foi realizado. Ele apontou que a informática em saúde utiliza a tecnologia unindo conceitos e métodos de gerenciamento de informações, o que contribui para o fornecimento de cuidados a saúde (4).

Em 2008 foi conduzido um estudo (10) sobre a experiência vivenciada em uma universidade quanto ao ensino da informação e informática na saúde para a educação de profissionais no âmbito dos cursos de graduação da área da saúde. O

(5)

estudo partiu da prática construída na disciplina de Informática aplicada à saúde, ministrada aos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia.

Em 2009 foi realizado um estudo (11) sobre um sistema eletrônico para a documentação em enfermagem, que envolvesse as fases de levantamento de dados de paciente clínicos e cirúrgicos e o esclarecimento dos diagnósticos de enfermagem, os resultados esperados e as intervenções propostas. O estudo narrou a construção de um processo de documentação eletrônica de enfermagem, que demonstrou a importância da utilização da informática no cotidiano hospitalar dos enfermeiros, pois permitiu a documentação clínica e a geração de relatórios do processo de enfermagem, onde forneceu apoio às decisões sobre diagnósticos, resultados esperados e intervenções de enfermagem.

Em 2010 um estudo sobre a atitude dos enfermeiros frete à experiência de implementação dos Sistemas de informação baseados na CIPE (classificação internacional para a prática de enfermagem) e analise dos seus fatores determinantes foi realizado (9). A população da amostra foi composta por enfermeiros que utilizam os sistemas de informação baseados na CIPE. O instrumento da coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. Os enfermeiros demostraram-se favoráveis ao uso do sistema, contudo, os mesmos, consideraram necessário envolver os colaboradores na elaboração do seu padrão.

Em 2011 foi realizado um estudo sobre as experiências de informatização em enfermagem e suas ocorrências no Brasil (13). Tal estudo foi de caráter bibliográfico do tipo revisão de literatura com abordagem quantitativa. O estudo evidenciou que a informática tem sido utilizada na enfermagem, primordialmente para: o ensino de graduação, a administração em enfermagem e a construção das técnicas de enfermagem. Verificou-se ainda que poucas são os experimentos desempenhados em nível primário de assistência a saúde. O estudo concluiu que a enfermagem atualmente busca acompanhar a modernização da tecnologia.

Em 2013 foi realizado um estudo sobre produções científicas sobre SI, preferencialmente sobre o prontuário eletrônico e suas relações com a enfermagem. Segundo o estudo, os SI em saúde objetivam uma análise e transmissão da informação necessária para se realizar um planejamento e avaliação dos sistemas de saúde. Dessa forma, disponibilizando indicadores, viabilizam que os órgãos institucionais a realizarem com agilidade formas de controle de doenças, prevenção

(6)

e promoção à saúde. Entretanto, o estudo destacou que a tecnologia na enfermagem favorece a desumanização do atendimento, porém favorece a agilidade no atendimento, possibilitando então uma maior vigilância em saúde.

Em 2015 foi desenvolvido um estudo (12) sobre a experiência computacional de enfermeiros de um hospital universitário do Sul do Brasil. Tal estudo foi de caráter exploratório quantitativo, sendo que, observou-se que o uso de computadores na prática diária pelos enfermeiros relaciona-se estritamente às atividades administrativas.

Discussão

A informática é uma ciência que está sendo inserida dentro do desenvolvimento do trabalho de enfermagem, sendo que os avanços dela tecnológicos estão modificando o rumo da enfermagem em todos os sentidos. Sendo assim, para prover uma melhor assistência aos paciente, atualmente é necessário que os enfermeiros se apropriem dos recursos fornecidos pela informática (4). Empregando-se os SI nas instituições de saúde, o enfermeiro tem a oportunidade de detectar e realizar ações do processo de enfermagem de forma fundamentada e com maior rapidez quando comparado com os sistemas de registros manuseáveis (10).

Nos estudos selecionados para a presente pesquisa a utilização da informática em saúde para os enfermeiros na área hospitalar traz como consequência a otimização do tempo, pois os enfermeiros conseguem dispor de maior atenção aos seus pacientes, trazendo como benefício uma melhoria na assistência técnica, humanização dos cuidados e uma maior e eficaz vigilância em saúde (4,8).

Os enfermeiros em geral, demonstraram atitudes positivas frente aos SI, pois eles mostram informações mais fidedignas e acesso rápido a informação (9). Um dos estudos selecionados considera fundamental o ensino da informática no processo educativo do enfermeiro, pois usar SI já faz parte do cotidiano dos enfermeiros. Atualmente, eles os enfermeiros utilizam, por exemplo: Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB). Assim, é fundamental um maior enfoque a prática da

(7)

informática nas graduações, objetivando um melhor aproveitamento dela para a melhor análise e compreensão de dados epidemiológicos(10,11,12).

Salienta-se que o gerenciamento de informação deve ser estimulado no enfermeiro para sua adequada integração nas políticas de informação e informática no Ministério da Saúde brasileiro.

Em um dos estudos selecionados, os enfermeiros relatam a importância que os recursos da informática trazem em seu cotidiano. Entretanto, os autores relataram que ainda há muitas limitações a serem enfrentadas, cada uma de acordo com a realidade de cada instituição (12).

As instituições federais e estaduais são as que mais se preocupam com a temática, o que favorece a extensão da assistência e a geração dos conhecimentos em enfermagem (13).

Conclusão

Segundo os estudos, pode-se evidenciar a importância da informática em saúde para enfermeiros na área hospitalar. Contudo, alguns estudos destacam que apesar de se mostrarem favoráveis aos SI, muitas vezes os enfermeiros não estão aptos. Sendo assim, a educação da informática voltada aos enfermeiros não deve se limitar somente a graduação, mas também nas próprias instituições hospitalares através da educação continuada.

Portanto, uma das opções eficazes quanto a aceitação e ao preparo dos enfermeiros á utilização da informática em sua rotina de trabalho seria envolver os próprios colaboradores na elaboração das informações primordiais e necessárias que devem ser inseridas nos SI hospitalares.

Referências

1. Casteli CPM. Leite MMJ. Avaliaçao do Sistema Informatizado de Educação Continuada em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem 2014; 67(3):457:61.

2. Sousa PAF, Sasso GTMD, Barra DCC. Contribuições dos registros eletrônicos para a segurança do paciente em terapia intensiva: uma revisão integrativa. Texto Contexto Enferm 2012; 21(4):971-9.

3. Rodriguez EOL; Echevarria GME; Magnani FL; Candundo G. Informática em enfermagem: facilitador na comunicação e apoio para a prática. Invest. educ. enferm 2008; 26(2):144-149.

4. Évora YDM; Dalri MCB. O uso do computador como ferramenta para a implantação do processo de enfermagem. Revista Brasileira de Enfemagem 2002; 55(6):709-703.

(8)

5. Matsuda LM; Évora YDM; Higarashi IH; Gabriel CS; Inoue KC. Informática em enfermagem : desvelando o uso do computador por enfermeiros. Texto e Contexto 2015; 24(1):178-86. 6. Luis MAV; Moala FA; Évora YDM; Scochi CGS; Rodrigues RAP; Avaliação de uma disciplina

de informática por graduandos de enfermagem. Revista Latino Americana de Enfermagem; 3(2): 69-82.

7. Fonseca CMBM; Santos ML. Tecnologias da informação e cuidado hospitalar: reflexões sobre o sentido do trabalho. Ciência & Saúde coletiva 2007; 12(3):699-708.

8. Lima DFB; Ivo GP; Braga ALS. A informática em enfermagem nos sistemas de informação: revisão sistemática de literatura. J. res.:fundam. Care 2013; 5(3):18-26.

9. Cunha AP; Ferreira JJM; Rodrigues MA. Atitude dos enfermeiros face ao sistema informatizado de informação em enfermagem. Revista de Enfermagem Referência 2010. 3(1). 10. Cardoso JP, et al. Construção de uma práxis educativa em informática na saúde para ensino

de graduação.Ciência & Saúde coletiva 2008; 13(1):283-288.

11. Peres HHC, et al. Desenvolvimento de sistema eletrônico de documentação clínica de enfermagem estruturado em diagnósticos, resultados e intervenções. Revista Escola de Enfermagem USP 2009; 43( Esp 2): 1149-55.

12. Gonçalves LS; Castro TC; Fialek AS. Experiência computacional de enfermeiros brasileiros de um hospital universitário. J. Health Inform. 2015; 7(3):82-7.

13. Cavalcante RB; Ferreira MN; Silva LTC; Silva PC. Experiências de informatização em enfermagem no Brasil: um estudo bibliográfico. J. Health Inform. 2011; 3(3):130-4.

Referências

Documentos relacionados

Conhecer algumas experiências de enfermeiros da APS em relação à assistência pré- natal, especificamente no que tange à utilização do instrumento PP, desvelou um processo em

Esta dissertação apresenta o resultado de um estudo realizado sobre o grau de utilização do certificado de acreditação hospitalar como um dos critérios para o credenciamento

O estudo demonstrou a relevância da enfermagem frente aos cuidados paliativos ao doente em processo de finitude onde recebe o seu destaque dentro da equipe

Diante disso, o objetivo do presente trabalho é discutir a importância da construção e utilização, ainda no processo de formação do pedagogo, de

O estudo aponta que os artigos analisados enfocam as condições de trabalho em que a equipe de enfermagem atua, abordando os principais riscos ocupacionais

O estudo teve como objetivo identificar como estudantes de enfermagem perceberam e vivenciaram o processo de aprendizagem durante práticas curriculares realizadas em

Como resultado do estudo pode ser evidenciado importância da supervisão da enfermagem na acreditação hospitalar, colocando o enfermeiro como peça fundamental e muitas vezes, líder da

Este estudo investigou como as tecnologias digitais estão incorporadas nas práticas docentes dos professores dos cursos técnicos de enfermagem do IF-SC e a importância da