• Nenhum resultado encontrado

Bolsas de Doutoramento (BD): Consideram-se indiferenciadamente os candidatos licenciados ou

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bolsas de Doutoramento (BD): Consideram-se indiferenciadamente os candidatos licenciados ou"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

GUIÃO DE AVALIAÇÃO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO (Concurso 2004)

l - Concurso

O concurso para Bolsas de Doutoramento (BD) e Bolsas de Mestrado (BM) – apoio à dissertação, tem um único período de candidatura em cada ano, com avaliação subsequente. O concurso para bolsas de Pós-Doutoramento (BPD) encontra-se aberto em permanência.

Esta avaliação contempla candidaturas aos três tipos de bolsa referidos.

Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD): Consideram-se preferencialmente candidatos doutorados há menos de 5 anos. A duração máxima da bolsa é de 3 anos.

Bolsas de Doutoramento (BD): Consideram-se indiferenciadamente os candidatos licenciados ou mestres, apreciados por critérios tipo, sem: privilegiar automaticamente os candidatos que possuam mestrado. A duração máxima da bolsa é de 4 anos.

As candidaturas para 1° ano de Programas Doutorais incluem-se neste tipo de bolsas.

Bolsas de Mestrado (BM) – apoio à dissertação: Consideram-se apenas os candidatos que, uma vez concluída a parte escolar do mestrado, se encontram em fase de preparação da dissertação. A duração máxima da bolsa é de l ano.

2 - Processo de Avaliação de Candidaturas por Painel

As candidaturas são atribuídas aos diferentes Painéis de Avaliação, de acordo com o Domínio Científico Principal indicado pêlos candidatos, com base na tabela em anexo. Quando um candidato não indica na sua candidatura o Domínio Científico Principal, os serviços da FCT determinam o Painel de Avaliação a que a candidatura é submetida.

Os Painéis de Avaliação são constituídos por um conjunto de peritos convidados pela FCT para participar no processo de avaliação. O trabalho de avaliação desenvolvido por cada Painel de Avaliação é coordenado por um dos peritos convidado, o qual tem a responsabilidade de decidir quais os avaliadores que devem analisar cada candidatura. Os Coordenadores de cada Painel de

(2)

Avaliação recebem uma password que lhes permite aceder electronicamente a todas as candidaturas submetidas no respectivo domínio científico.

Cada candidatura considerada para avaliação deve ser avaliada por um mínimo de dois peritos do respectivo Painel de Avaliação. Numa primeira fase o processo de avaliação é realizado electronicamente, (on-line), devendo os avaliadores preencher uma ficha de avaliação para cada candidatura que lhe foi atribuída, A segunda fase do processo de avaliação envolve uma reunião dos peritos de cada Painel de Avaliação com o respectivo Coordenador, no decorrer da qual é elaborada a ficha de avaliação final de cada candidatura.

Estas fichas de avaliação finais, assim como a Acta de Avaliação a elaborar por cada Painel, são da responsabilidade de todos os elementos do Painel pelo que devem ser assinadas por todos os elementos que efectivamente integraram o Painel.

Dada a competição muito forte pelo acesso a bolsas e a necessidade de adequar os procedimentos ao Código de Procedimento Administrativo, é necessário assegurar uma justificação das classificações atribuídas, não sendo correntemente aceites, em casos contenciosos, apenas a classificação numérica ou comentários standard do tipo 'prejudicado em mérito relativo'. Assim, solicita-se que as classificações sejam comentadas de forma breve mas com argumentos substantivos que as justifiquem e permitam compreender o julgamento feito. Pede-se aos Painéis o preenchimento das notações acompanhadas das correspondentes justificações.

Os candidatos solicitam frequentemente transcrições das fichas de avaliação, pelo que as classificações e justificações devem ser claras e coerentes.

3 - Procedimento Específico para Bolsas de Pós-Doutoramento

Todas as candidaturas devem ser pontuadas de l (mínimo) a 5 (máximo) nos três critérios de avaliação considerados: mérito do candidato, mérito do programa de trabalhos, mérito das condições de acolhimento. Para efeitos de decisão ulterior sobre a concessão de bolsas» os candidatos serão ordenados de acordo coro a média ponderada de classificação nos três critérios. Os factores de ponderação são, respectivamente, 5, 3 e 2.

(3)

As candidaturas a BPD de finalistas de doutoramento devem ser apreciadas pelo Painel de Avaliação, ficando a sua aprovação condicionada à apresentação do certificado de conclusão de doutoramento.

Mobilidade

Recomenda-se que a classificação dos candidatos seja feita, numa primeira aproximação, sem ter em conta qualquer consideração relativa à mobilidade do candidato.

Seguidamente deverá ser averiguado pelo Painel de Avaliação se os candidatos; - se propõem permanecer na instituição onde realizaram o Doutoramento;

- mantêm como responsável pelo Pós-Doutoramento o supervisor de Doutoramento;

- apresentam um plano de trabalhos que é uma continuidade óbvia do plano de trabalhos de Doutoramento.

Aos candidatos que se apresentem cumulativamente nestas três situações, recomenda-se que seja descontado l valor na classificação do plano de trabalhos.

Aos candidatos que apresentem duas idas três situações descritas, recomenda-se que seja descontado 0,8 valores na classificação do plano de trabalhos.

Aos candidatos que apresentem uma três situações descritas, recomenda-se que seja descontado 0,5 valores na classificação do plano de trabalhos.

No caso de candidatos estrangeiros, com Doutoramento realizado no estrangeiro, recomenda-se que os Painéis de Avaliação procurem avaliar o interesse da inserção do candidato na equipa de acolhimento.

4 - Procedimento Especifico para Bolsas do Tipo BD e BM – Apoio à Dissertação

As candidaturas a Bolsas de Doutoramento (BD) e a Bolsa de Mestrado (BM) – apoio à dissertação, são previamente classificadas pêlos serviços da FCT em três grupos distintos:

(4)

Grupo A: Candidatos com classificação (ou previsão de classificação) de licenciatura igual ou superior a 16 valores.

Grupo B: candidatos com classificação (ou previsão de classificação) de licenciatura de 14 ou 15 valores, ou com licenciatura realizada no estrangeiro.

Grupo C: candidatos com classificação (ou previsão de classificação) de licenciatura igual ou inferior a 13 valores.

Todas as candidaturas deverão ser analisadas, mas com procedimentos diferentes para cada um dos grupos.

As candidaturas do Grupo A (e de forma análoga, do Grupo C) podem ser consideradas aprovadas (respectivamente, não aprovadas) com a simples sinalização de 'Aprovada' (respectivamente, 'Não Aprovada') no local apropriado da ficha de avaliação e a aposição das assinaturas dos elementos do Painel de Avaliação, sem ser necessário pontuá-las ou escrever observações ou recomendações adicionais.

No entanto, quando o Painel de Avaliação entender que uma candidatura do Grupo A (e de forma análoga do Grupo C) suscita dúvidas quanto à sua recomendação para aprovação (respectivamente, rejeição), deverá transferi-la para o Grupo B. Neste caso a candidatura deverá ser analisada de acordo com os critérios definidos para avaliação no Grupo B.

As candidaturas do Grupo B, bem como as dos Grupos A e C que os avaliadores entendam tratar da mesma forma, devem ser pontuadas de l (mínimo) a 5 (máximo) nos três critérios considerados: mérito do candidato, mérito do programa de trabalhos, mérito das condições de acolhimento. Os avaliadores deverão fundamentar as suas classificações com observações e comentários substantivos.

Para efeito de decisão ulterior sobre a concessão de bolsas, os candidatos a cada tipo de bolsa serão ordenados de acordo com a média ponderada das classificações nos três critérios, usando os pesos 5,3 e 2, respectivamente.

As candidaturas a BD de finalistas de licenciaturas devem ser apreciadas pelo Painel de Avaliação, ficando a sua aprovação condicionada à apresentação de certificado de conclusão de

(5)

licenciatura e à comprovação de outras condições de verificação processual que o Painel de Avaliação considere imprescindível exigir.

As candidaturas a BM – apoio à dissertação de alunos de mestrado que não tenham ainda concluído a parte escolar, devem também ser apreciadas pelo Painel de Avaliação, ficando a sua aprovação condicionada à apresentação de certificado de conclusão da parte escolar do mestrado e à comprovação de outras condições de verificação processual que o painel de Avaliação considere imprescindível exigir.

Base de referência para a classificação do mérito de cada candidato

De forma a procurar reduzir discrepâncias entre as classificações do mérito dos candidatos por diferentes Painéis de Avaliação, a FCT definiu a seguinte base de referência para os candidatos a BD com as adaptações consideradas razoáveis para os outros tipos de bolsas:

Candidatos com classificação de licenciatura superior ou igual a 16, ou 15 com Mestrado (Muito Bom ou Aprovado) 4,5 Candidatos com classificação de licenciatura de 15 ou 14 com Mestrado (Muito Bom ou Aprovado) 3,5

Candidatos com classificação de licenciatura de 14, sem Mestrado 2,5

Candidatos com classificação de licenciatura inferior ou igual a 13 1,5

Adicionalmente:

Candidatos com trabalhos científicos publicados em revistas especializadas ou actas de congressos, ou com curriculum profissional de grande interesse, poderão beneficiar de uma pontuação adicional até +1,5.

Solicita-se aos Painéis de Avaliação que, partindo desta base de referência, analisem o conjunto dos elementos que integram cada candidatura e as valorizem de acordo com o julgamento global sobre o mérito do candidato.

No caso de candidatos com formação académica realizada no estrangeiro o Painel de Avaliação deverá procurar estabelecer uma equivalência entre a classificação obtida pelo candidato e o sistema de classificação em vigor em Portugal. Nos casos em que não seja possível estabelecer essa equivalência, as candidaturas devem ser analisadas de forma condicionada e o Painel deverá indicar à FCT, durante a reunião de avaliação, qual a informação adicional que deverá ser solicitada.

Referências

Documentos relacionados

Os acompanhantes dos artistas convidados (cônjuge e filhos) estarão sujeitos ao pagamento dos custos de alimentação3. Os demais familiares e amigos dos

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Esse afunilamento da verdade no transcurso da existência é um ponto que aproxima ainda mais o pensamento dos dois autores em destaque, a subjetividade humana em Kierkegaard

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas