• Nenhum resultado encontrado

COMPARAÇÃO ENTRE UM HD SATA EM UM SOLID STATE DRIVE (SSD) NA INSTALAÇÃO, MANUSEIO E ACESSO DE UMA BASE DE DADOS MYSQL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPARAÇÃO ENTRE UM HD SATA EM UM SOLID STATE DRIVE (SSD) NA INSTALAÇÃO, MANUSEIO E ACESSO DE UMA BASE DE DADOS MYSQL."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COMPARAÇÃO ENTRE UM HD SATA EM UM SOLID STATE DRIVE (SSD) NA INSTALAÇÃO, MANUSEIO E ACESSO DE UMA BASE DE DADOS MYSQL.

Jober H. B. da Costa1, Carlos Roberto P. Padovani2

1Graduando, Faculdade de Tecnologia de Botucatu, joberxlr@hotmail.com. 2Professor,Faculdade de Tecnologia de Botucatu, cpadovani@fatecbt.edu.br.

1 INTRODUÇÃO

O mercado atual consome informações em uma velocidade assustadora. Também são geradas toneladas de informações diariamente, de diversas formas e de diferentes fontes. Tais informações necessitam ser armazenadas de forma que sua consulta seja prática, de fácil propagação, e mesmo que sirva de fonte e referência daqui alguns anos, como fazemos com dados antigos que pesquisamos hoje (JOBSTRAIBIZER, 2010).

O disco rígido foi um dos componentes que mais evoluiu na história da informática. O primeiro disco rígido (o IBM 350) foi contruido em 1956 e era formado por um conjunto de nada menos que 50 discos de 24 polegadas de diâmetro, com uma capacidade total de 4.36 MB (5 milhões de caracteres, com 7 bits cada um), algo espantoso para época. Comparado com os discos atuais, este pioneiro custava uma verdadeira fortuna: 35 mil dólares. Entretanto, os preços cairam rapidamente nas décadas seguintes, o que permitiu que os HDs crescessem em popularidade nos sistemas corporativos e em seguida também no mercado doméstico (MORIMOTO, 2007).

Ao contrário da mídia rotativa tradicional o SSD é baseado em semicondutores e chips, que fornecem muitos méritos técnicos, como o baixo consumo de energia, tamanho compacto, resistência ao choque, e o mais importante, o elevado desempenho para acessos de dados aleatórios. Assim o SSD baseado em memória flash tem sido chamado de "uma tecnologia fundamental" para revolucionar os sistemas de armazenamento em computadores. Os dois principais líderes de prestação de serviços em ferramentas de busca on-line, google.com e baidu.com, anunciaram seus planos para migrar o sistema de armazenamento existente baseado em disco rígido para uma plataforma construída sobre SSD. Uma razão importante por trás de uma previsão tão otimista e tais ações é que o SSD compartilha uma interface comum com discos rígidos tradicionais tanto física e logicamente. A maioria dos SSDs no mercado suportam as mesmas interfaces de host, como o Serial Advanced Technology Attachment (SATA),

usado em discos rígidos. (CHEN; KOUFATY; ZHANG, 2009).

(2)

um SSD. Para auxiliar na medida dssa comparação optou-se pelo uso de um banco de dados Mysql contendo um alto volume de dados.

2 MATERIAL E MÉTODOS 2.1 Material

2.1.1 Computador utilizado para a comparação

Sistema operacional Windows 10 Pro 64.

Processador Intel Core i7 4790 @ 3.60GHz Tecnologia Haswell 22nm.

Memória 16,0GB Dual-Channel.

Placa mãe ASUSTeK COMPUTER INC. Z97M-PLUS/BR.

Placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 980 (EVGA).

HD 931GB Seagate ST1000DX001-1CM162 (SATA).

SSD 480GB Kingston HyperX Savage.

2.1.2 Softwares nas seguintes versões

MySQL Server 5.1.43

HeidiSQL 9.3.0.4984

Camtasia Studio 8 2.2 Métodos

Foram realizadas pesquisas bibliográficas por meio de artigos, livros, vídeos, fóruns, trabalhos científicos entre outros. Através dessas pesquisas foram abordadas principais características do HD, SSD, banco de dados e das ferramentas de acesso. Obtendo assim informações e capacitação necessária para dar início ao projeto.

Iniciou-se a estruturação dos dispositivos a serem avaliados e a padronização dos mesmos, através de testes e comparações, verificando se ambos os dispositivos estavam aptos a receber os softwares necessários para o pleno desenvolvimento do projeto.

Depois de avaliar e não constatar problemas ou restrições no HD 931GB Seagate ST1000DX001-1CM162 (SATA) e no SSD 480GB Kingston HyperX Savage, deu-se início a instalação dos softwares utilizados.

O Banco de Dados utilizado foi o MySQL Server 5.1.43, escolhido por ser uma das principais bases de código aberto no mundo, com a ferramenta de acesso HeidiSQL

(3)

6.0.0.3606, para demonstrar que o banco está apto a ser utilizado por ferramentas de acesso de outros desenvolvedores, uma ferramenta conhecida e utilizada com o propósito de melhorar a experiência de manuseio do bando de dados.

Para poder avaliar o desempenho do HD e do SSD no momento da instalação dos

softwares foi utilizado uma ferramenta de captura de vídeo o Camtasia Studio, iniciando

a contagem do cronometro sempre que a instalação dava início no processo de transferência para o dispositivo de armazenamento em questão. Na instalação do MySQL Server, o cronometro foi pausado ao final da instalação e iniciado novamente ao se aplicar as configurações feitas para o banco de dados, assim gravando as instalações em ambos os dispositivos e verificando qual teve melhor desempenho ao final da instalação.

Após a instalação e configuração dos softwares citados, iniciaram-se as comparações, para isso foi utilizado uma base de dados retirada do projeto de Pós-Doc do professor Dr. Carlos Roberto P. Padovani. A base de dados possui vários gatilhos que são acionados na medida que se insere dados em uma determinada tabela, ou seja, à medida que se insere uma linha em uma tabela, implicitamente está se inserindo linhas em outras tabelas. Isso demanda mais processamento no banco. Para fins de teste do projeto do professor e deste trabalho, foi feito a importação do arquivo “CR3000_Brutomv_agora.CSV” de 6 megabytes contendo 58 mil linhas.

Utilizando o HeidiSQL, foram feitas uma série de processos, como a criação da base de dados, a inserção de dados na base criada, a busca de uma das tabelas e a exclusão dos dados inseridos em duas das tabelas criadas junta a base de dados, comandos simples, porém objetivos, fazendo com que o propósito do projeto seja alcançado com maior eficácia e notado com maior clareza.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

De inicio, na instalação do MySQL Server 5.1.43, como o esperado, o SSD finaliza a instalação com menos de 1 segundo a frente do HD, na tabela 1 pode-se verificar a diferença em questão.

Tabela 1- Instalação MySQL Server 5.1.43

Dispositivo de Armazenamento Tempo de Instalação (segundos)

(4)

SSD 08:702

Na instalação do software HeidiSQL 9.3.0.4984, como não se demanda uma alta exigência, é quase imperseptivel a diferença de tempo ao final da instalação, apenas cronometrando o tempo é possivel notar a pequena vantagem do SSD em relação ao HD, como mostra a tabela 2.

Tabela 2- Instalação HeidiSQL 9.3.0.4984

Dispositivo de Armazenamento Tempo de Instalação (segundos)

HD 01:598

SSD 01:342

Na criação da base de dados a diferença apresentada entre os dispositivos é interessante, no entanto essa diferença tem baixa influência no manuseio constante de um banco de dados. Nas figuras 1 e 2, obtidas através do software HeidiSQL, indica o tempo exato que a base de dados levou para ser criada, sendo de 0.172 seg. no HD e 0.092 seg. no SSD.

Na alimentação da base de dados pode se observar um resultado com uma relevância maior, com o tempo de 1.109 seg. no HD e 0.984 seg. no SSD, sabendo que a operação será feita com maior frequência durante o manuseio do banco de dados, a velocidade obtida pode ser considerável.

Figura 2 - Criação da base de dados HD

(5)

Fazendo um select na tabela bruto, o resultado é praticament o mesmo para ambos os dispositivos, com uma pequena diferença o SSD é um pouco mais rápido, observando as figuras 5 e 6 que dizem respeito ao HD e SSD respectivamente, é possivel notar a diferença entre ambos.

Ao fazer a exclusão de duas tabelas da base de dados, a tabela bruto e a tabela instantâneo, é possivel notar a superioridade significati va do SSD, as próximas figuras, 7 e 8, mostram com claresa a diferença entre os dispositivos.

Figura 4 - Alimentando a base de dados HD

Figura 4 - Alimentando a base de dados SSD

Figura 6 - Select na tabela bruto HD

(6)

4 CONCLUSÕES

Com o desenvolvimento desse trabalho foi possivel demonstrar a superioridade de um SSD nas aplicações a banco de dados, quê novas tecnologias estão se despontando cada vez mais, quê embora tenham um custo considerado alto ao se comparar com o HD convencional, ainda é vantagem invertir um pouco mais em dispositivo SSD. Em relação a capacidade de armazenamento, por sua vez para empresas ou até mesmo usuários que necessitam se destacar, no quesito velocidade e eficácia, o uso dos SSDs são uma ótima opção.

5 REFERÊNCIAS

MORIMOTO, C, E. Hardware, o Guia Definitivo. GDH Press e Sul Editores, 2007. 397p. JOBSTRAIBIZER, F. Criação de bando de dados com MySQL. Universo dos Livros, 2010. 6p.

CHEN, F.; KOUFATY, D. A.; ZHANG, X. Understanding intrinsic characteristics and system implications of flash memory based solid state drives. ACM SIGMETRICS Performance Evaluation Review, New York,

v. 37, n. 1, p. 181-192, June, 2009. Disponível em:

<http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1555371&CFID=840531223&CFTOKEN=51978900>. Acesso em: 20, set. 2016.

Figura 8 - Exclusão das tabelas HD

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da Educação Física na Educação Infantil, considerando-se os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos da

98: “En- quanto não permitir o fundo de custeio dos serviços de inspeção, a designação de inspetores especializados para orientação do en- sino da Musica e dos exercícios

sem discriminação”; “...o ensino inclusivo será uma oportunidade das pessoas portadoras de necessidades especiais de mostrar suas potencialidades”; “espero que esta

Aprendizado geral dos jogos esportivos de forma implícita - lúdica Escola da Bola - O ABC da Aprendizagem do Jogo Implícito / Lúdico. O Problema / As causas A solução:

Savants são pessoas que demonstram capacidades superiores em uma inteligência, enquanto suas outras inteligências funcionam num baixo ritmo.. Ex.: Rain Man (baseado numa

Mediação significa que o t rabalho do professor é viabilizar a relação at iva do aluno com a mat éria de est udo, at ravés de obj et ivos, cont eúdos, mét odos e formas

Anche dopo il rilascio bisogna restare nella posizione precedentemente assunta fino al momento dell'impatto della freccia sul bersaglio ed evitare bruschi cali di tensione

1 - Entrada da mão muito próxima da cabeça. 2 - Entrada da mão fora da largura do ombro.. 3 -Tração com o braço fora do alinhamento do corpo.. 4 - Batida com elevação excessiva