• Nenhum resultado encontrado

O sonho missionário de chegar a todos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O sonho missionário de chegar a todos"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

1

“O sonho missionário de

chegar a todos”

(2)
(3)

3

Domingo da Santíssima Trindade, Dia da Igreja Diocesana, 15 de junho de 2014 Mensagem do Senhor Patriarca

Caríssimos diocesanos,

Em Domingo da Santíssima Trindade, celebramos o Dia da Igreja Diocesana, na etapa conclusiva do ano pastoral e anunciando já o próximo.

Fazemo-lo neste Domingo, que nos concentra no essencial da fé cristã, retomando-nos no amor criador do Pai, na vida que nos proporciona em Cristo e no amor do Espírito, que nos faz participar da convivência divina. A revelação do Deus uno e trino é fundamental para compreendermos a verdade da Igreja, como união de vários, e o destino do mundo na comunhão de todos. Para partirmos sempre daqui e aqui mesmo chegarmos: a unidade não é o isolamento, mas a comunhão.

No momento actual, é particularmente necessário que a Igreja diocesana e todas as realidades eclesiais que nela se localizam (paróquias, institutos religiosos e seculares, associações e movimentos) aprofundem em si mesmas esta comunhão básica e expansiva, que explica o ser Igreja e o seu dever ser para o mundo, como sinal e instrumento da comunhão a realizar. Na situação sociocultural que vivemos e tantos particularmente sofrem, redobra a importância do que nos disse o Concílio Vaticano II, num trecho nunca por demais citado: «A luz dos povos é Cristo: por isso, este sagrado

Concílio, reunido no Espírito Santo, deseja ardentemente iluminar todos os homens com a sua luz que resplandece no rosto da Igreja, anunciando o Evangelho a toda a criatura, e […] propõe-se declarar, com maior insistência, aos seus fiéis e ao mundo inteiro, a natureza e a missão universal da Igreja que, em Cristo, é como que o sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano». E o Concílio continua, com uma afirmação que, cinquenta anos

depois, ainda parece mais actual e premente: «As condições deste tempo tornam

maior a urgência deste dever da Igreja, a fim de que todos os homens, hoje mais intimamente unidos por toda a espécie de vínculos sociais, técnicos e culturais, alcancem a unidade total em Cristo» (Lumen Gentium, 1).

Na continuação do Ano da Fé, dedicámos a programação diocesana de 2013-2014 à sua decorrência obrigatória, com o lema paulino «a fé atua pela caridade». Agradecendo ao Departamento da Pastoral Sócio Caritativa a acção despendida para reforçar na diocese esta dimensão essencial e permanente duma vida “cristã” propriamente dita, estou certo de que nada se perderá do impulso recebido e tudo se fará para o manter vivo e activo nas comunidades e instituições.

As grandes dificuldades que persistem na sociedade portuguesa, no campo socioeconómico e do trabalho, levam-nos a redobrar os esforços para estarmos presentes e solidariamente comprometidos. É muito especialmente aí que nos

(4)

4

revelamos e oferecemos como Igreja de Cristo, e seu “corpo” activo ao serviço dos pobres.

O ser e o acontecer da Igreja no mundo e para o mundo constituem o ponto essencial de reflexão e celebração neste Dia da Igreja Diocesana e igualmente da caminhada sinodal que iniciamos. Com o programa – calendário diocesano agora distribuído, vai também o “guião zero”, com a informação necessária sobre os objectivos e os métodos dessa caminhada, que a todos empenhará até ao final de 2016, data em que se comemoram três séculos da qualificação patriarcal de Lisboa – ligada então, pelo Papa Clemente XI, ao esforço na propagação da fé.

Agradeço à comissão preparatória do Sínodo Diocesano o trabalho feito e agora oferecido com este guião, bem como os guiões que se seguirão, trimestre a trimestre, para apoiar a reflexão e ensaio que, sem dispensar o compromisso geral e de cada um, passarão necessariamente pelas comunidades cristãs da Diocese.

Iniciando o caminho sinodal

Na verdade, é o próprio Papa Francisco, grande motivador do caminho que seguiremos, a indicar o objectivo e a base da acção. Quanto ao primeiro, expressa-se como «sonho missionário de chegar a todos» (Evangelii Gaudium, 31). Quanto à segunda, escreve também: «Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o

caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho» (EG, 20).

A vários níveis se levará por diante tal desiderato. Na sequência do que vos disse na Missa Crismal deste ano, o caminho sinodal percorrerá capítulo a capítulo e tempo após tempo, a exortação apostólica do Papa Francisco, juntando reflexão e ensaio missionário. Surgirão novidades certamente. Mas o mais que se fará é alargar criativamente o âmbito e a incidência do que normalmente se faz, pessoalmente e nas famílias, nas comunidades e nos departamentos diocesanos, para chegar mais longe no anúncio evangélico e mais fundo no seu alcance.

Ao Papa, que tem este desígnio tão entranhado que lhe brotam constantemente as referências, devemos não só a indicação mas também a sugestão de como senti-la e activá-la. Incluo apenas algumas referências mais próximas, particularmente motivadoras para o nosso caminho sinodal (cf. L’Osservatore Romano, edição portuguesa, 22 de maio de 2014, p. 10-11): Como quando fala da transcendência da evangelização, enquanto saída de si próprio, em movimento interior para Deus e exterior para os outros: «Para mim, a evangelização exige sair de si mesmo; requer a dimensão do transcendente: o transcendente na adoração de Deus, na contemplação, e o transcendente para com os irmãos, para com o povo. Sair de si, sair!».

(5)

5

Explicitando depois o que entende por esta “saída”: «Sair significa chegar, ou seja,

proximidade. Se não saíres de ti mesmo, não terás proximidade! Proximidade, estar próximo das pessoas, próximo de todos aqueles de quem devemos estar próximos».

Saída que tem como alvo as periferias, palavra que o Papa repete insistentemente:

«Outra categoria que gosto de usar é das periferias. Quando se sai não se deve chegar só a meio caminho, mas ir até ao fim. Alguns dizem que se deve começar a evangelização pelos mais distantes, como fazia o Senhor…».

Julgo que estas duas palavras – saída e periferias – podem a devem caracterizar todo o nosso caminho sinodal.

A saída em relação a Deus, na oração, e a saída em relação aos outros, na acção, estimulam-se mutuamente, pois quem se aproxima de Deus descobre e aprofunda o amor divino por todas as suas criaturas, isso mesmo que é a caridade. Não caminharemos em sínodo se não ligarmos oração e acção, mais e mais, como em Jesus acontecia totalmente, sempre com o Pai e sempre para os outros.

As periferias como alvo, também se tornam critério principal. – Na minha família, no meu prédio, na minha rua, quem está mais só, mais afastado ou esquecido? Na minha escola, na minha empresa, seja onde for, quem está mais isolado, menos acompanhado ou pouco atendido? Na sociedade, na economia, na cultura, quem está mais “longe” da verdade evangélica das coisas, por omissão sua ou nossa?

Não há neste ponto hipótese alguma para recuos ou alheamentos. Vale especialmente aquela reflexão de Paulo VI, num documento que continua a ser fundamental para a missão e a nova evangelização: «Não deixaria de ter a sua utilidade que cada cristão

aprofundasse na oração este pensamento: os homens poderão salvar-se por outras vias, graças à misericórdia de Deus, se nós não lhes anunciarmos o Evangelho; mas nós poder-nos-emos salvar se, por negligência, por medo ou por vergonha, […] ou por se seguirem ideias falsas, deixarmos de o anunciar?» (Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, 80).

Caríssimos diocesanos de Lisboa: Iniciemos a caminhada sinodal com a convicção reforçada de que passa por cada um de nós, no variado ser e acontecer da Igreja de Cristo, a resposta de Deus a este mundo que tanto sofre, mas sempre espera. Redescubramo-nos eclesialmente em Maria, que se dispôs a dar-nos Cristo, em plena confiança n’Aquele que faz maravilhas na humidade de quem O serve.

+ Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa

(6)
(7)

7

Calendário Paroquial

Ano Pastoral 2014 - 2015

(8)

8

Siglas

CNE-JRL Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional de Lisboa

DAC-SIVCSVA Departamento da Animação Comunitária – Sector dos Institutos da Vida Consagrada e Sociedades da Vida Apostólica

DAC-SPF Departamento da Animação Comunitária – Sector da Pastoral Familiar

DE-SC Departamento da Evangelização – Sector da Catequese

DE-SPJ Departamento da Evangelização – Sector da Pastoral da Juventude DE-SPU Departamento da Evangelização – Sector da Pastoral Universitária DL Departamento da Liturgia

DL-MEC Departamento da Liturgia – Ministros Extraordinários da Comunhão DPSC Departamento da Pastoral Sócio Caritativa

DPSC-CDL Departamento da Pastoral Sócio Caritativa – Cáritas Diocesana de Lisboa

DPSC-SPS Departamento da Pastoral Sócio Caritativa – Sector da Pastoral da Saúde

(9)

9 Setembro 1 Seg 2 Ter 3 Qua 4 Qui 5 Sex 6 Sáb 7 Dom

Domingo XXIII do Tempo Comum

Missa Solene em Honra de Nossa Senhora da Piedade, seguida de Procissão, Leceia, às 16:30 horas

8 Seg

9 Ter XXIX Encontro da Pastoral Social (Fátima, 9 a 11)

Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 10 Qua

11 Qui 12 Sex 13 Sáb

14 Dom Domingo XXIV do Tempo Comum

15 Seg Dia de Nossa Senhora das Dores, Padroeira Principal do Instituto das Irmãs Canossianas

16 Ter 17 Qua

18 Qui III Aniversário da Tomada de Posse do Pároco de Barcarena, Pe Mário Faria Silva

19 Sex

20 Sáb

DE-SPJ – III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil (Fátima, 20 e 21) DE-SC – Formação para Catequistas que começam a dar Catequese pela 1ª vez

Agrupamento de Escuteiros, INDABA 21 Dom Domingo XXV do Tempo Comum

22 Seg 23 Ter 24 Qua

25 Qui Reunião de Vigararia, às 10:30 horas

26 Sex

IDFC-EL – Sessão Solene de abertura – Conferência “O Sínodo na

Igreja: perspectivas histórica e teológica” com o P. Isidro Lamelas e o

Dr. Borges de Pinho (Igreja do Sagrado Coração de Jesus, 21:30 horas) DE-SC – Curso Geral Módulo I (Paróquia de Outurela, 26, 27 e 28 de Setembro, e 17, 18 e 19 de Outubro)

(10)

10 Setembro (continuação)

27 Sáb DE-SPJ – XIX Festival Diocesano da Canção Início da Catequese (27 e 28)

28 Dom Domingo XXVI do Tempo Comum

29 Seg Início da Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas

30 Ter

DE-SC – Reunião de Responsáveis Paroquiais da Catequese da Vigararia de Oeiras, Paróquia de Linda a Velha, às 21:00 horas

DAC-SPF – Encontro com os Responsáveis Vicariais da Pastoral Familiar

Outubro 1 Qua

2 Qui Agrupamento de Escuteiros, Reunião de Direcção, às 21:00 horas Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas 3 Sex

DE-SC – Jornadas Nacionais da Catequese (Fátima, 3 a 5)

Agrupamento de Escuteiros, Conselho de Pais, Barcarena, às 21:30 horas

4 Sáb Dia de S. Francisco de Assis, Patrono dos Lobitos.

Agrupamento de Escuteiros – Mercado do Livro usado (4 e 5) 5 Dom Domingo XXVII do Tempo Comum

6 Seg Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas 7 Ter

8 Qua

9 Qui Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas 10 Sex DAC-SPF – Encontro com os Agentes da Pastoral da Família (Zonas

Pastorais), Rio de Mouro, às 21.30 horas 11 Sáb

Abertura do Ano Escutista

Compromisso de Catequistas e Crianças da Catequese, Queluz de Baixo, Missa Vespertina, às 19:15 horas

12 Dom

Domingo XXVIII do Tempo Comum

Abertura Solene do Sínodo Diocesano, Queluz de Baixo, Tercena e Barcarena (Missas Dominicais)

13 Seg Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas 14 Ter Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 15 Qua

16 Qui Reunião de Animadores da Pastoral Juvenil, Caxias, às 21:30 horas Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas

(11)

11 Outubro (continuação)

17 Sex

DAC-SPF – Jornada Nacional da Pastoral da Família (17 a 19)

Encontro de Formação com Pais das Crianças da Catequese (Uma

Igreja em saída), Queluz de Baixo, às 21:00 horas

18 Sáb

Compromisso de Catequistas e Crianças da Catequese, Tercena, Missa Vespertina, às 19:00 horas

Vigília de Oração, enquadrada na Semana das Missões, S. Sebastião, às 21:00 horas

Agrupamento de Escuteiros, JOTA/JOTI (18 e 19)

19 Dom

Domingo XXIX do Tempo Comum – Dia Mundial das Missões Abertura Solene do Sínodo Diocesano, Valejas (Missa Dominical) Compromisso de Catequistas e Crianças da Catequese, Barcarena, Missa Dominical, às 12:00 horas

20 Seg Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas 21 Ter

22 Qua 23 Qui

Reunião de Vigararia, às 10:30 horas

DE-SPU – Missa das Universidades (18:45 horas)

Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas

24 Sex

DE-SC – Curso de Iniciação para Catequistas (Paróquia de Nova Oeiras, 24 a 26)

Encontro de Formação com Pais das Crianças da Catequese (Uma

Igreja em saída), Tercena, às 21:00 horas

25 Sáb

Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral Missa na Sé Patriarcal, às 15:00 horas

DE-SC – Encontro de Catequistas do 1º ao 6º Catecismos (Seminário de Alfragide, das 9:00 às 13:00 horas)

26 Dom Domingo XXX do Tempo Comum

Abertura Solene do Sínodo Diocesano, Leceia (Missa Dominical) 27 Seg Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas 28 Ter

29 Qua Encontro com Ministros Extraordinários da Comunhão, Barcarena, às 21:30 horas

30 Qui Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas

31 Sex

DPSC – Encontro de Formação para Direcções e Técnicos da Pastoral Social – Área Jurídica/Canónica (Turcifal)

Encontro de Formação com Pais das Crianças da Catequese (Uma

(12)

12 Novembro

1 Sáb

Todos os Santos – Solenidade

Missa em Leceia, às 9:30 horas, em Barcarena, às 18:00 horas, em Tercena, às 19:00 horas, em Queluz de Baixo, às 19:15 horas

Agrupamento de Escuteiros, Mercado do Livro usado (1 e 2) Agrupamento de Escuteiros, Ao Leme

Noite de Oração organizada pelo Grupo de Jovens, S. Sebastião, às 21:30 horas

2 Dom

Domingo XXXI do Tempo Comum – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Missa no Cemitério de Barcarena, às 16:00 horas

3 Seg Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas 4 Ter Encontro com Superiores das Comunidades Religiosas existentes na

Vigararia de Oeiras 5 Qua

6 Qui

Dia de S. Nuno de Santa Maria, Patrono do CNE

Agrupamento de Escuteiros, Reunião de Direcção, às 21:00 horas Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas 7 Sex Convívio de Início de Ano das Comunidades Neocatecumenais (7 a 9)

8 Sáb

DE-SPJ – XVI Fórum Ecuménico Jovem

DAC-SPF – Curso de Formação para Agentes da Pastoral do Baptismo Festa da Luz e Festa da Palavra, Queluz de Baixo, Missa Vespertina, às 19:15 horas

9 Dom

Domingo XXXII do Tempo Comum

Início da Semana dos Seminários Diocesanos

Festa da Luz e Festa da Palavra, Barcarena, Missa Dominical, às 12:00 horas

Encontro Vicarial de Crismandos e Recém Crismados, Algés, às 15:00 horas

10 Seg

Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas Adoração ao Santíssimo, enquadrada na Semana dos Seminários, Leceia, às 18:30 horas

11 Ter

Adoração ao Santíssimo, enquadrada na Semana dos Seminários, Barcarena, às 18:00 horas

Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas

12 Qua

Aniversário do Centro de Dia, Missa em Tercena, às 10:00 horas (Participação do Centro de Dia e do Pré-Escolar)

Encontro de Catequistas, Queluz de Baixo, às 21:00 horas

Adoração ao Santíssimo, enquadrada na Semana dos Seminários, Tercena, às 16:00 horas

(13)

13 Novembro (continuação)

13 Qui

Encontro de Catequistas, Tercena, às 21:00 horas

Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas Adoração ao Santíssimo, enquadrada na Semana dos Seminários, Valejas, às 21:00 horas

14 Sex

Encontro de Catequistas, Barcarena, às 21:00 horas

Adoração ao Santíssimo, enquadrada na Semana dos Seminários, Queluz de Baixo, às 21:00 horas

15 Sáb

DE-SC – Formação de Catequistas de Adolescentes (Paróquia do Coração de Jesus, das 9:00 às 13:00 horas)

DAC-SPF – Formação para Agentes da Pastoral Familiar – Módulo 1: O que é Pastoral Familiar?

Festa da Luz e Festa da Palavra, Tercena, Missa Vespertina, às 19:00 horas

Agrupamento de Escuteiros, Plantação de Árvores (15 e 16) Agrupamento de Escuteiros, Actividade de Núcleo (15 e 16) 16 Dom Domingo XXXIII do Tempo Comum

Dia dos Seminários Diocesanos

17 Seg Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas 18 Ter

19 Qua

20 Qui Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), às 21:30 horas

21 Sex

Sínodo Diocesano (Conferência) – Encontro com o Senhor Patriarca, Nova Oeiras, às 21:30 horas

Catequese de Adultos (Caminho Neocatecumenal), Convívio Final (21 a 23)

22 Sáb Agrupamento de Escuteiros, 1º Percurso Inicial (22 e 23) 23 Dom

Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo – Solenidade

Compromisso dos Acólitos, Barcarena, Missa Dominical, às 12:00 horas

24 Seg 25 Ter 26 Qua

27 Qui Reunião de Vigararia, às 10:30 horas 28 Sex

29 Sáb

DAC-SPF – Retiro para casais grávidos (29 e 30)

Banco Alimentar (Grupo de Jovens e Agrupamento de Escuteiros) Agrupamento de Escuteiros, Mercado do Livro usado (29 e 30) 30 Dom Domingo I do Advento

(14)

14 Dezembro

1 Seg I Aniversário da Ordenação do Diácono Carlos M. Borges 2 Ter

3 Qua

4 Qui Dia de Santa Bárbara, Missa na Fábrica da Pólvora, às 11:00 horas Agrupamento de Escuteiros, Reunião de Direcção, às 21:00 horas 5 Sex

6 Sáb

DE-SPJ – Festival Nacional (Fátima – DNPJ)

Noite de Oração Juvenil Vicarial, Barcarena, às 21:30 horas. Agrupamento de Escuteiros, Acampamento de Natal (6 a 8) 7 Dom Domingo II do Advento

8 Seg

Imaculada Conceição da Virgem Maria – Solenidade DAC-SPF – Bênção das grávidas

Festa dos Auxiliares da Legião de Maria, Tercena, às 16:30 horas 9 Ter DE-SPU – Missa de Natal na Universidade (18:45 horas)

Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 10 Qua

11 Qui 12 Sex 13 Sáb

Confissões de Preparação para o Natal (Grupos de Catequese e Catequistas), Barcarena, às 15:00 horas

Encerramento do 1º Período da Catequese 14 Dom Domingo III do Advento

15 Seg 16 Ter 17 Qua

Aniversário Natalício do Papa Francisco

Confissões de Preparação para o Natal, Valejas, às 17:30 horas Confissões de Preparação para o Natal, Barcarena, às 21:00 horas

18 Qui

Confissões de Preparação para o Natal (Centro de Dia), Tercena, às 10:45 horas

Confissões de Preparação para o Natal, Leceia, às 17:30 horas Confissões de Preparação para o Natal, Tercena, às 21:00 horas 19 Sex Confissões de Preparação para o Natal, Queluz de Baixo, às 21:00

horas 20 Sáb

21 Dom Domingo IV do Advento 22 Seg

(15)

15 Dezembro (continuação)

24 Qua

Vigília de Natal

Missa em Tercena e em Queluz de Baixo, às 18:00 horas Missa em Barcarena, às 24:00 horas

25 Qui Natal do Senhor – Solenidade 26 Sex

27 Sáb

28 Dom Sagrada Família – Festa

DAC-SPF – Festa da Sagrada Família 29 Seg

30 Ter 31 Qua

Janeiro

1 Qui Santa Maria Mãe de Deus – Solenidade

2 Sex Grupo de Jovens, Vamos cantar as Janeiras (2 a 4)

3 Sáb Agrupamento de Escuteiros, Mercado do Livro usado (3 e 4) 4 Dom

Epifania do Senhor – Solenidade

Visita dos Reis Magos (Caminho Neocatecumenal), Capela de S. Sebastião, às 16:00 horas

5 Seg 6 Ter 7 Qua

8 Qui Agrupamento de Escuteiros, Reunião de Direcção, às 21:00 horas 9 Sex

10 Sáb

DE-SC – Formação de Catequistas de Adolescentes (Paróquia do Coração de Jesus, das 9:00 às 13:00 horas)

Início do 2º Período da Catequese (10 e 11) 11 Dom

Baptismo do Senhor – Festa

DAC-SPF – Encontro anual com agentes de preparação para o Baptismo

12 Seg Reunião de Responsáveis Paroquiais da Catequese da Vigararia de Oeiras, Paróquia de Algés, às 21:30 horas

13 Ter

Eucaristia com Unção dos Doentes aos Idosos do Centro de Dia, Tercena, às 10:00 horas

Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 14 Qua

(16)

16 Janeiro (continuação)

15 Qui Reunião de Animadores da Pastoral Juvenil, Cruz Quebrada, às 21:30 horas

16 Sex

17 Sáb DL-MEC – Formação para Novos MEC (Massamá, 17 e 18) 18 Dom Domingo II do Tempo Comum

19 Seg

20 Ter Dia de S. Sebastião, Missa na Capela de S. Sebastião, às 21:00 horas 21 Qua Aniversário Natalício do D. José Traquina

22 Qui S. Vicente Padroeiro Principal do Patriarcado – Solenidade Reunião de Vigararia, às 10:30 horas

23 Sex

24 Sáb DE-SPJ – Vigília Ecuménica Jovem 25 Dom Domingo III do Tempo Comum

Dia de S. Paulo 26 Seg

27 Ter Formação Permanente do Clero (27 a 29)

28 Qua Encontro de Catequistas, Queluz de Baixo, às 21:00 horas 29 Qui Encontro de Catequistas, Tercena, às 21:00 horas 30 Sex Encontro de Catequistas, Barcarena, às 21:00 horas 31 Sáb

DPSC – Encontro de Formação Espiritual para Direcções, Técnicos Sociais e Animadores da Pastoral Social das Paróquias – Que sonho

temos para a Pastoral Social como Testemunho de Fé (Turcifal)

Fevereiro

1 Dom

Domingo IV do Tempo Comum

DAC-SIVCSVA – Vigília de Oração para os Consagrados Jornada Vicarial da Juventude, Cruz Quebrada

Agrupamento de Escuteiros, INDABA (Núcleo da Barra)

2 Seg DAC-SIVCSVA – Dia do Consagrado, Sé Patriarcal, às 19:00 horas 3 Ter

4 Qua 5 Qui

6 Sex Reunião do Conselho de Agrupamento de Escuteiros, às 21:00 horas

7 Sáb

Dia Vicarial da Pastoral Social

Noite de Oração organizada pelo Grupo de Jovens, S. Sebastião, às 21:30 horas

(17)

17 Fevereiro (continuação)

8 Dom

Domingo V do Tempo Comum

Dia de Santa Josefina Bakhita, Irmã Canossiana do Sudão DL-MEC – Nomeação dos Novos MEC, Sé Patriarcal

DAC-SPF – Encontro anual com agentes de preparação para o Matrimónio

9 Seg

10 Ter Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 11 Qua DPSC-SPS – Dia Mundial do Doente

12 Qui

13 Sex DE-SC – Encontro Interdiocesano – Centro Catequético de Fátima (13 a 15)

14 Sáb

DE-SC – Retiro Diocesano de Catequistas – Casa Nossa Senhora do Carmo (14 a 17)

Interrupção das Actividades da Catequese (14 e 15) Agrupamento de Escuteiros, Acampamento (14 a 17) 15 Dom Domingo VI do Tempo Comum

16 Seg 17 Ter 18 Qua

Quarta-Feira de Cinzas

Bênção e Imposição das Cinzas – Tercena, às 10:00 horas, Queluz de Baixo, às 19:00 horas, Barcarena, às 21:00 horas

19 Qui

20 Sex Dia do Beato Francisco Marto, Padroeiro Nacional dos Acólitos

21 Sáb DAC-SPF – Retiro para casais – O Amor Humano no Plano Divino (21 e 22)

22 Dom

Domingo I da Quaresma

Catequese Quaresmal, Sé Patriarcal

Dia de Baden-Powell, Fundador do Escutismo 23 Seg

24 Ter 25 Qua

26 Qui Reunião de Vigararia, às 10:30 horas

27 Sex

Aniversário Natalício do Diácono Carlos M. Borges

Agrupamento de Escuteiros, Conselho de Pais, Barcarena, às 21:00 horas

DPSC – Encontro de Formação para Direcções e Técnicos de Pastoral Social – Área de Sustentabilidade Financeira/Área da Gestão dos recursos humanos e relacionamento institucional com o Estado (Turcifal)

(18)

18 Fevereiro (continuação)

28 Sáb DL – Jornadas de Liturgia, Lisboa

Agrupamento de Escuteiros, Mercado do Livro usado (28/2 e 1/3)

Março

1 Dom

Domingo II da Quaresma

Catequese Quaresmal, Sé Patriarcal Via-Sacra Vicarial, Barcarena 2 Seg

3 Ter

4 Qua Agrupamento de Escuteiros, Reunião de Direcção, às 21:00 horas 5 Qui

6 Sex Agrupamento de Escuteiros, Vigília de Oração, Barcarena, às 21:30 horas

7 Sáb

DAC-SPF – Formação para Agentes da Pastoral Familiar – Módulo 2: O Magistério sobre a Família

Agrupamento de Escuteiros, Promessas, Barcarena, às 17:00 horas Noite de Oração organizada pelo Grupo de Jovens, S. Sebastião, às 21:30 horas

8 Dom

Domingo III da Quaresma

Catequese Quaresmal, Sé Patriarcal DPSC-CDL – Dia da Cáritas

Encontro Quaresmal de Formação para Acólitos, Barcarena, às 16:30 horas

Reunião do Plenário do Conselho Pastoral, Barcarena, às 20:30 horas 9 Seg

10 Ter Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 11 Qua

12 Qui

13 Sex

II Aniversário da Eleição do Papa Francisco DE-SPJ – Retiro de Quaresma para Jovens (13 a 15)

Encontro de Formação para Ministros Extraordinários da Comunhão, Barcarena, às 21:30 horas

14 Sáb Aniversário Natalício do D. Joaquim da Silva Mendes 15 Dom

Domingo IV da Quaresma

Catequese Quaresmal, Sé Patriarcal Agrupamento de Escuteiros, Dia do Núcleo 16 Seg

(19)

19 Março (continuação)

17 Ter 18 Qua

19 Qui

São José – Solenidade

Missa em Tercena (Participação dos Centros de Infância e do Centro de Dia), às 10:00 horas, em Queluz de Baixo, às 19:00 horas, em Barcarena, às 21:00 horas

II Aniversário da tomada de posse do Papa Francisco DE-SPU – Páscoa na Universidade (18:45 horas) 20 Sex

21 Sáb

Confissões de Preparação para a Páscoa (Grupos de Catequese e Catequistas), Barcarena, às 15:00 horas

Via-Sacra (Grupos de Catequese e Agrupamento de Escuteiros) Encerramento do 2º Período da Catequese

22 Dom

Domingo V da Quaresma

Catequese Quaresmal, Sé Patriarcal

Reunião Geral de Catequistas – Formação/Convívio, Centro Jovem, Queluz de Baixo, das 13:00 às 17:00 horas

23 Seg 24 Ter

25 Qua

Anunciação do Senhor – Solenidade DAC-SPF – Dia da criança concebida

Confissões de Preparação para a Páscoa, Valejas, às 17:30 horas Confissões de Preparação para a Páscoa, Barcarena, às 21:00 horas

26 Qui

Reunião de Vigararia – Tempo de Oração, Seminário de Alfragide, às 10:30 horas

Confissões de Preparação para a Páscoa, Leceia, às 17:30 horas Confissões de Preparação para a Páscoa, Tercena, às 21:00 horas

27 Sex

Confissões de Preparação para a Páscoa (Centro de Dia), Tercena, às 10:45 horas

Confissões de Preparação para a Páscoa, Queluz de Baixo, às 21:00 horas

28 Sáb Agrupamento de Escuteiros, Acampamento de Páscoa (28 a 31)

29 Dom

Domingo de Ramos

Catequese Quaresmal, Sé Patriarcal DE-SPJ – XXX Dia Mundial da Juventude

Exposição do Santíssimo Sacramento, Barcarena, das 13:00 às 22:00 horas

30 Seg 31 Ter

(20)

20 Abril

1 Qua

2 Qui

Quinta-Feira Santa

Missa Crismal, Sé Patriarcal, às 10:00 horas

Missa Vespertina da Ceia do Senhor, Barcarena, às 21:00 horas Adoração ao Santíssimo, Barcarena, até às 24:00 horas 3 Sex

Sexta-Feira Santa

Oração de Laudes, Barcarena, às 10:00 horas

Celebração da Paixão do Senhor, Barcarena, às 15:00 horas 4 Sáb

Sábado Santo

Oração de Laudes, Barcarena, às 10:00 horas Vigília Pascal, Barcarena, às 22:00 horas 5 Dom Domingo de Páscoa

6 Seg 7 Ter 8 Qua 9 Qui 10 Sex 11 Sáb

DAC-SPF – Retiro para namorados (11 e 12) – Da Castidade à

Liberdade para o Dom

Início do 3º Período da Catequese (11 e 12)

Agrupamento de Escuteiros, Mercado do Livro usado (11 e 12) 12 Dom Domingo II da Páscoa

13 Seg

14 Ter Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 15 Qua

16 Qui Agrupamento de Escuteiros, Reunião de Direcção, às 21:00 horas 17 Sex

18 Sáb DAC-SPF – Jornada das Equipas de Pastoral Familiar

O dia do Sim, Um dia de encontro com Pais e Crianças da Catequese

19 Dom

Domingo III da Páscoa

Início da Semana Mundial de Oração pelas Vocações DE-SPJ – XII Jornada Diocesana da Juventude

20 Seg Lectio Divina, integrada na Semana Mundial de Oração pelas Vocações, Leceia

21 Ter Lectio Divina, integrada na Semana Mundial de Oração pelas Vocações, Barcarena

22 Qua Lectio Divina, integrada na Semana Mundial de Oração pelas Vocações, Tercena

(21)

21 Abril (continuação)

23 Qui

Dia de S. Jorge, Patrono dos Escuteiros Reunião de Vigararia, às 10:30 horas

Lectio Divina, integrada na Semana Mundial de Oração pelas

Vocações, Valejas

24 Sex

DPSC – Encontro Temático para todos os Agentes da Pastoral Social orientado pelo Senhor Patriarca (Torres Vedras)

Lectio Divina, integrada na Semana Mundial de Oração pelas

Vocações, Queluz de Baixo 25 Sáb DL-DAS – XXXV EMA

Encontro Vicarial da Pastoral Litúrgica, Queijas

26 Dom

Domingo IV da Páscoa

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

CNE-JRL – Festa de S. Jorge, Patrono dos Escuteiros (Actividade Regional)

Tarde de Oração Comunitária com a participação de todos os Grupos Paroquiais, Barcarena, às 15:30 horas

27 Seg 28 Ter 29 Qua 30 Qui

Maio

1 Sex Peregrinação Nacional dos Acólitos (Fátima) Encontro Mundo Unido (Abrigada)

2 Sáb

DE-SPJ – Fátima Jovem (2 e 3)

Festa do Pai Nosso, Tercena, Missa Vespertina, às 19:00 horas Noite de Oração organizada pelo Grupo de Jovens, S. Sebastião, às 21:30 horas

3 Dom Domingo V da Páscoa

DAC-SPF – Celebração do dia da Mãe – Proposta de Oração 4 Seg

5 Ter 6 Qua

7 Qui Aniversário Natalício do Pároco de Barcarena, Pe Mário Faria Silva 8 Sex

Dia de Santa Madalena de Canossa, Fundadora das Irmãs Canossianas Reunião com os Pais dos Jovens que fazem a Profissão de Fé, Barcarena, às 21:00 horas

(22)

22 Maio (continuação)

9 Sáb

DAC-SPF – Retiro para Famílias (9 e 10)

DE-SC – Festa da Vida para o 8º ano, Externato de Penafirme (Todo o dia)

Festa do Pai Nosso, Queluz de Baixo, Missa Vespertina, às 19:15 horas Agrupamento de Escuteiros, Mercado do Livro usado (9 e 10)

10 Dom

Domingo VI da Páscoa

Festa do Pai Nosso, Barcarena, Missa Dominical, às 12:00 horas

“Vem e Vê” – Uma tarde diferente com as Irmãs Canossianas

11 Seg DAC-SPF – Semana da Vida (11 a 17)

12 Ter Aniversário Natalício do D. Nuno Brás Martins

Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 13 Qua Missa Solene em honra de Nossa Senhora de Fátima, Queluz de Baixo,

às 21:00 horas

14 Qui Agrupamento de Escuteiros, Reunião de Direcção, às 21:00 horas 15 Sex

16 Sáb

DE-SPU – Bênção de Finalistas (11:30 horas)

Missa Solene em Honra de Nossa Senhora de Fátima, seguida de Procissão de Velas, Queluz de Baixo, às 20:30 horas

17 Dom

Domingo VII da Páscoa – Ascensão do Senhor

DAC-SPF – Festa da Família (Jornada Diocesana da Família)

Missa Solene em Honra de Nossa Senhora de Fátima, Queluz de Baixo, às 11:30 horas

18 Seg 19 Ter 20 Qua 21 Qui

22 Sex Reunião com os Pais das Crianças que fazem a 1ª Comunhão, Barcarena, às 21:00 horas

23 Sáb

DE-SPJ – Vigília de Pentecostes

DPSC – Encontro com as Direcções dos Centros para apresentação esboço da Carta de Princípios Orientadores (Turcifal)

Retiro dos Jovens que fazem a Profissão de Fé, Centro Social e Paroquial (Instalações de Tercena), das 10:00 às 15:30 horas

Confissões dos Jovens que fazem a Profissão de Fé e Pais, Centro Social e Paroquial (Instalações de Tercena), às 15:30 horas

Agrupamento de Escuteiros, Actividade de Núcleo (23 e 24) 24 Dom Domingo de Pentecostes

Festa da Profissão de Fé, Barcarena, às 11:00 horas 25 Seg

(23)

23 Maio (continuação)

26 Ter

27 Qua 92º Aniversário do CNE

28 Qui Reunião de Vigararia, às 10:30 horas

29 Sex DAC-SPF – 1º Encontro de Preparação para o Encontro Mundial das Famílias

30 Sáb Convívio dos Acólitos – Peregrinação a Vila Viçosa

31 Dom Domingo da Santíssima Trindade – Dia da Igreja Diocesana

Junho 1 Seg 2 Ter 3 Qua

4 Qui

5 Sex Reunião do Conselho de Agrupamento de Escuteiros, às 21:00 horas

6 Sáb

DAC-SPF – Formação para Agentes da Pastoral Familiar – Módulo 3: Exemplos de Pastoral Familiar

Encerramento da Catequese

Confissões das Crianças que fazem a 1ª Comunhão e Pais, Centro Social e Paroquial (Instalações de Tercena), às 15:30 horas

Noite de Oração organizada pelo Grupo de Jovens, S. Sebastião, às 21:30 horas

Agrupamento de Escuteiros – Conselho de Pais, Igreja Paroquial, às 21:00 horas

Agrupamento de Escuteiros, Mercado do Livro usado (6 e 7) 7 Dom Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Solenidade

Festa da 1ª Comunhão, Barcarena, às 11:00 horas 8 Seg

9 Ter Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 10 Qua Agrupamento de Escuteiros, Acampamento de Verão (10 a 14)

11 Qui 12 Sex 13 Sáb

Solenidade de Santo António

Missa Solene em honra de Santo António, seguida de Procissão, Tercena, às 19:00 horas

(24)

24 Junho (continuação)

15 Seg

Procissão e Missa em honra de Santo António, Tercena, às 10:00 horas (Centros de Infância, CATL e Centro de Dia).

Reunião de Responsáveis Paroquiais da Catequese da Vigararia de Oeiras. Paróquia de Algés, às 21:30 horas

16 Ter 17 Qua 18 Qui

Encontro dos Crismandos, Pais e Padrinhos com o Senhor Bispo, Barcarena, às 21:00 horas

Reunião de Animadores da Pastoral Juvenil, Outurela, às 21:30 horas

19 Sex

DAC-SPF – 2º Encontro de Preparação para o Encontro Mundial das Famílias

10º Aniversário do Agrupamento de Escuteiros

Agrupamento de Escuteiros, Vigília de Oração, Barcarena, às 21:30 horas

20 Sáb Agrupamento de Escuteiros, Promessas, Barcarena, às 17:00 horas

21 Dom

Domingo XII do Tempo Comum

Missa Solene Comemorativa do Aniversário do Centro Social e Paroquial de Barcarena, Barcarena, às 12:00 horas (O peditório de todas as missas da paróquia reverte para o CSPB)

22 Seg 23 Ter 24 Qua

25 Qui Reunião de Vigararia, às 10:30 horas 26 Sex

27 Sáb Crisma, Barcarena, às 19:00 horas

28 Dom

Domingo XIII do Tempo Comum – Ordenações

Procissão com os Padroeiros (Saída da Igreja Paroquial) seguida de Missa Solene em honra de São Pedro (Fábrica da Pólvora), Barcarena, às 10:30 horas

29 Seg

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Missa Solene em honra de S. Pedro, Igreja Paroquial, às 21:00 horas Passeio do Clero da Vigararia de Oeiras

(25)

25 Julho

1 Qua 2 Qui 3 Sex

4 Sáb Peregrinação Paroquial a Fátima 5 Dom Domingo XIV do Tempo Comum

Caminhada Vicarial, Passeio Marítimo de Oeiras, às 16:00 horas 6 Seg

7 Ter

8 Qua Celebração Penitencial (Caminho Neocatecumenal), Igreja Paroquial, às 21:30 horas

9 Qui 10 Sex

11 Sáb Missa Solene em Honra de S. Bento, Valejas, às 21:00 horas 12 Dom Domingo XV do Tempo Comum

13 Seg

14 Ter Encontro de Preparação para o Baptismo, Barcarena, às 21:30 horas 15 Qua

16 Qui Aniversário Natalício do Senhor Patriarca 17 Sex

18 Sáb

19 Dom Domingo XVI do Tempo Comum 20 Seg 21 Ter 22 Qua 23 Qui 24 Sex 25 Sáb 26 Dom

Domingo XVII do Tempo Comum

XXVIII Aniversário da Ordenação Sacerdotal do Pároco de Barcarena, Pe Mário Faria Silva

27 Seg 28 Ter 29 Qua 30 Qui 31 Sex

(26)

26 Agosto

1 Sáb

2 Dom Domingo XVIII do Tempo Comum 3 Seg

4 Ter Peregrinação Internacional de Acólitos, Roma (4 a 6) 5 Qua

6 Qui 7 Sex 8 Sáb

9 Dom Domingo XIX do Tempo Comum 10 Seg

11 Ter 12 Qua 13 Qui 14 Sex

15 Sáb Assunção de Nossa Senhora – Solenidade 16 Dom Domingo XX do Tempo Comum

17 Seg 18 Ter 19 Qua 20 Qui 21 Sex 22 Sáb

23 Dom Domingo XXI do Tempo Comum 24 Seg 25 Ter 26 Qua 27 Qui 28 Sex 29 Sáb

30 Dom Domingo XXII do Tempo Comum 31 Seg

(27)

27 Setembro

1 Ter 2 Qua

3 Qui

4 Sex DAC-SPF – 3º Encontro de Preparação para o Encontro Mundial das Famílias

5 Sáb

6 Dom Domingo XXIII do Tempo Comum 7 Seg 8 Ter 9 Qua 10 Qui 11 Sex 12 Sáb 13 Dom

Domingo XXIV do Tempo Comum

Missa Solene em honra de Nossa Senhora da Piedade, seguida de Procissão, Leceia, às 16:30 horas

14 Seg XXIX Aniversário da Ordenação Diaconal do Pároco de Barcarena, Pe Mário Faria Silva

15 Ter 16 Qua 17 Qui

18 Sex IV Aniversário da Tomada de Posse do Pároco de Barcarena, Pe Mário Faria Silva

19 Sáb

20 Dom Domingo XXV do Tempo Comum 21 Seg

22 Ter Encontro Mundial da Famílias (22 a 28) 23 Qua

24 Qui 25 Sex 26 Sáb

27 Dom Domingo XXVI do Tempo Comum 28 Seg

29 Ter 30 Qua

Referências

Documentos relacionados

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Porém, antes de o fazer, ainda ouviu a mãe dizer ao criado que, se o Comandante perguntasse, diriam ter sido ela a tratar de Bruno... Reescreve as frases, substituindo as

h. O amendoim foi semeado pelos filhos... Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto e vice-versa.. Discurso indireto

Combinaram encontrar-se às 21h

13. Portugal teve condições privilegiadas para iniciar a Expansão marítima. Indica duas delas, explicitando-as.. Completa a legenda da imagem... 14.2. Esta embarcação

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente