• Nenhum resultado encontrado

Sequência Didática. Polímeros: Produção, Utilização, Impactos Socioambientais e Destino das Sacolas Plásticas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sequência Didática. Polímeros: Produção, Utilização, Impactos Socioambientais e Destino das Sacolas Plásticas"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Sequência Didática

x

Polímeros: Produção, Utilização,

Impactos Socioambientais e Destino das

Sacolas Plásticas

E

LABORAÇÃO

:

Andreza Cristina Souza Silva

Danielle de Souza Araújo

Helena Savignani Alvares Leite

Roberta de Melo Silva

O

RIENTAÇÃO

:

Prof. Dr. Marcelo Giordan

(2)

S

UMÁRIO

Público Alvo ... 4

Caracterização dos alunos: ... 4

Caracterização da escola: ... 4

Caracterização da comunidade escolar: ... 5

Problematização ... 5

Objetivo geral ... 6

Aula 1 ... 7

Objetivos específicos: ... 7

Conteúdos: ... 7

Atividade 1: sacolas plásticas e os impactos ambientais ... 8

Atividade 2: “sacola verde” para reciclagem ... 8

Atividade 3: Química Verde e Aspectos Ambientais... 9

Aula 2 ... 10

Objetivos específicos: ... 10

Conteúdos: ... 10

Atividade 1: Polímeros - definição, classificação, propriedades e reações ... 10

Atividade 2: Classificando Plásticos ... 11

Aula 3 ... 12

Objetivos específicos: ... 12

Conteúdos: ... 12

Atividade 1: Apresentação dos experimentos ... 12

Atividade 2: Experimento ... 13

Aula 4 ... 14

Objetivos específicos: ... 14

Conteúdos: ... 14

Atividade 1: Apresentação dos Resultados do Experimento ... 14

Atividade 2: Discussão das etapas do experimento ... 15

Aula 5 ... 16

Objetivos específicos: ... 16

Conteúdos: ... 16

Atividade 1: Apresentação do Modelo Bola-Bastão ... 16

Atividade 2: Construindo Modelos - Bola-Bastão ... 17

Atividade 3: Apresentação dos Modelos ... 17

Aula 6 ... 18

(3)

Conteúdos: ... 18

Atividade 1: Plástico Verde - Introdução ... 19

Atividade 2: Plastico Verde - Impressões ... 19

Atividade 3: Plastico Verde - Química Verde ... 20

Aula 7 ... 21

Objetivos específicos: ... 21

Conteúdos: ... 21

Atividade 1: Problemas Ambientais - Impressões ... 21

Atividade 2: Problemas Ambientais - Apresentação ... 22

Atividade 3: Apresentação da Atividade de Conscientização ... 22

Aula 8 ... 23

Objetivos específicos: ... 23

Conteúdos: ... 23

Atividade 1: Construção do Cartaz de Conscientização ... 24

Atividade 2: Exposição dos Cartazes ... 24

Avaliação ... 25

Referências Bibliográficas ... 25

(4)

S

EQUÊNCIA

D

IDÁTICA

P

ÚBLICO

A

LVO

C

ARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS

:

A Escola Estadual Sólon Borges dos Reis é formada por alunos dos bairros Rio Pequeno, Adalgiza, Cidade São Francisco, Jardim Maria Lúcia e Jardim São Remo, na Zona Oeste de São Paulo. Os alunos apresentam variadas condições socioeconômicas, uma vez que a escola atende alunos das regiões mais carentes, próximas à Universidade de São Paulo (USP). A maioria possui smartphone e/ou computador com acesso à internet, e a escola vem trabalhando, nos últimos anos, a importância destes dispositivos eletrônicos na vida escolar dos estudantes. A partir do ano de 2014, a escola utiliza o sistema de conselho participativo para discutir, com alunos, pais e mestres, o andamento das atividades escolares, o que tem atraído mais a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

A aplicação desta sequência didática será realizada com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que estão na faixa de 16 a 18 anos. Neste grupo é possível notar alunos que vêm se preparando para ingressar nas principais universidades do país, mas também notam-se alunos com dificuldades nas disciplinas mais básicas do ensino. Apesar disso, os alunos são muito participativos, mostrando interesse nos assuntos que os chamam a atenção, independente do seu grau de dificuldade.

C

ARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

:

As aulas da sequência didática, além de serem ministradas nas escolas onde o grupo realizará o estágio, elas serão também trabalhadas junto a um grupo de alunos na sala ambiente de química da Faculdade de Educação, alunos da 3ª série do Ensino Médio, conforme descrito anteriormente. Em geral, esta sala possui uma estrutura mais completa do que a encontrada nas escolas cujos integrantes dos grupos estão realizando seus estágios.

O laboratório é dividido em duas partes; o lado direito é composto por uma bancada onde se encontram organizados as vidrarias e alguns instrumentos de medição como balança analítica, medidor de pH, dentre outros; e por uma bancada vertical, localizada próximo a um canto da sala, que dispõe de bicos de Bunsen e tomadas. É nesta bancada que professor e alunos executam os experimentos. Esta bancada única permite uma interação mais próxima entre professor-aluno e

(5)

aluno-aluno durante a realização dos experimentos. Nessa região encontra-se, também, um armário onde estão organizados alguns dos reagentes disponíveis.

No lado esquerdo da sala, há um espaço onde os alunos são organizados em grupos e divididos em mesas retangulares compostas por aproximadamente 04 lugares. Nesse ambiente também se encontra uma lousa tradicional, uma lousa digital e uma estante composta por livros de química disponíveis para pesquisa.

Desse modo, a sala ambiente de química da faculdade unifica o ambiente de sala de aula e de laboratório, facilitando a atividade de ensino.

C

ARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

:

A sala ambiente de química da Faculdade de Educação, onde será ministrada a sequência didática, localiza-se no bairro do Butantã, próxima à estação Butantã do metrô e à entrada da universidade. A área correspondente à universidade é de grande extensão, de modo que em seus arredores são encontrados bairros residenciais, comerciais e também zonas de grande circulação de veículos.

Do ponto de vista socioeconômico, a área residencial contempla regiões nobres, intermediárias e carentes, sendo estas últimas predominantes. Nestes bairros, há deficiência de estrutura social. Saúde, moradia e segurança são questões frequentemente apontadas como carecidas de maior atenção em determinadas regiões do entorno.

P

ROBLEMATIZAÇÃO

Em nossas residências, é comum o uso de sacolas plásticas para diversas funções, tais como carregar as compras de mercado, transportar objetos ou para colocar lixo. Milhares de pessoas, nas quais estamos incluídas, as utilizam todos os dias. No Brasil, a cada mês, cerca de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados aos consumidores, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O alto nível de produção e consumo de sacolas plásticas, juntamente com a falta de um destino adequado para as mesmas, pode gerar graves problemas ambientais.

Buscando amenizar esse impacto ambiental gerado, a cidade de São Paulo vem instalando centros de reciclagem e de compostagem e realizando a coleta seletiva em diversos bairros, visando uma destinação adequada e uma reutilização dos materiais descartados. Complementando essa política ambiental, entrou em vigor em março de 2015 a Lei 15.374/2011, conhecida como Lei das sacolinhas plásticas.

(6)

Esta lei proíbe o uso das tradicionais sacolas brancas e implementa o uso de sacolas plásticas adequadas aos princípios da Química Verde, por serem produzidas a partir da cana de açúcar (matéria prima renovável) que torna sua produção “menos poluente” que as sacolas tradicionais, produzidas a partir do petróleo (combustível fóssil). Apesar de serem produzidas a partir de diferentes fontes, ambas são compostas de polietileno, que é um polímero de alta resistência e durabilidade, cujo processo de reciclagem e reutilização já é conhecido e realizado em alguns lugares.

Estas novas sacolas são produzidas e distribuídas nas cores verde e cinza, que são, respectivamente, para descarte de lixo “reciclável” e “orgânico”. Sendo o primeiro destinado aos centros de reciclagem e o segundo, aos centros de compostagem.

Esta política ambiental de substituição das sacolas plásticas trouxe algumas questões tanto de ordem química quanto social.

No aspecto químico, surgem questões como: qual a abrangência dos danos ambientais causados pelo descarte das sacolas plásticas? Quais seriam as alternativas, outros materiais e outras embalagens, para o uso das sacolas plásticas? Quais seriam as diferenças entre as duas formas de produção do polietileno, a tradicional e a dita Verde? O polietileno “verde” atende aos princípios da Química Verde?

No aspecto social, surgem questões como: quais os danos ambientais gerados pelo descarte incorreto das sacolinhas plásticas? Quão ampla é a rede de coleta e reciclagem das sacolas plásticas e do lixo em geral na cidade de São Paulo? Qual o destino dado ao polietileno reciclado? Qual o nível de conscientização da população acerca das questões ambientais referentes ao descarte do lixo doméstico e sua reciclagem?

Nesta sequência didática serão abordados assuntos referentes à produção, utilização, impactos socioambientais e destino dos polímeros em geral e das sacolas plásticas em específico, com intuito de responder os questionamentos acima levantados e outros que possam surgir durante a abordagem do tema e aplicação da sequência didática em sala de aula.

O

BJETIVO GERAL

Esta sequência didática propõe o estudo dos polímeros em geral e o polietileno em específico, retomando conceitos anteriormente estudados, como

(7)

densidade e interações intermoleculares, e apresentando novos relacionados às propriedades dos polímeros, sua produção, seu descarte e sua relação com o meio ambiente, apresentando os princípios da Química Verde.

Além disso, também se propõe trabalhar com os alunos competências e habilidades, tais como leitura e interpretação de textos, observação e trabalho em laboratório e o senso crítico em relação ao consumo de produtos plásticos e às questões ambientais envolvidas no descarte e na reciclagem do lixo em geral e daqueles produtos em específico.

METODOLOGIA DE ENSINO

A

ULA

1

O

BJETIVOS ESPECÍFICOS

:

Discutir os impactos ambientais provocados pela utilização das sacolas plásticas e a relação desses impactos com a criação de uma legislação pertinente sobre o assunto, visando orientar o desenvolvimento e a aplicação de políticas públicas na área de descarte e reciclagem de plástico.

Relacionar a legislação vigente, no âmbito municipal, aos princípios que norteiam a Química Verde e analisar as políticas públicas adotadas em outros países, dando condições para que o aluno possa argumentar e se posicionar de forma crítica sobre o tema abordado.

Estabelecer, de forma geral, a diferença entre as sacolas tradicionais e aquelas consideradas “verdes”, analisando essa diferença com base na Química Verde para responder a questão: “As novas sacolas são mais “verdes” que as antigas?”.

C

ONTEÚDOS

:

Análise de textos e documentos oficiais, permitindo aos alunos o exercício da linguagem e argumentação para que eles possam se posicionar de forma crítica sobre o assunto.

Apresentação e discussão de alguns princípios da Química Verde, sendo eles: uso de matéria prima renovável; reciclagem de materiais; controle da produção do resíduo gerado na produção dos materiais; produção e uso de substâncias mais seguras para o ser humano e para o ambiente e substituição de produtos por similares mais seguros e degradáveis.

(8)

A

TIVIDADE

1:

SACOLAS PLÁSTICAS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

T

EMPO

:

10 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Não interativa de autoridade

P

ROPÓSITO

:

Introduzir a problemática acerca do consumo das sacolas plásticas e os impactos ambientais provenientes do seu uso.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Capacidade de observação e interpretação de recursos audiovisuais, ideias prévias sobre sacolas plásticas e impactos ambientais.

S

ITUACIONAL

Sala de aula, exposição oral do professor em formação e apresentação de recurso audiovisual.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Vídeo – “De onde vem para onde vai”. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=AXrIWrJL0bw>

D

ESCRIÇÃO

:

Apresentação dos professores em formação pertencentes ao grupo. Apresentação do vídeo- “De onde vem para onde vai” com o objetivo de introduzir o tema a ser discutido pelas sequências de atividades.

A

TIVIDADE

2:

SACOLA VERDE

PARA RECICLAGEM

T

EMPO

:

20 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Não interativa de autoridade

P

ROPÓSITO

:

Abordar a lei municipal, suas causas e consequências.

C

ONTEXTO

:

(9)

M

ENTAL

C

apacidade de interpretação de texto e ideias prévias sobre o conceito de lei.

S

ITUACIONAL

Leitura individual do texto apresentado na apostila.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Texto disponível no site da prefeitura da cidade de São Paulo, publicado em 07 de janeiro de 2015. “Prefeitura cria “sacola verde” para reciclagem, que substitui sacolinhas proibidas por lei” <http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5202#ad-image-0>

D

ESCRIÇÃO

:

Os alunos farão uma leitura individual do texto e destacarão os pontos mais importantes e levantarão questões relacionando o vídeo, texto e conhecimento prévios. Esses pontos e questionamentos serão escritos na apostila e posteriormente utilizados como forma de avaliação.

A

TIVIDADE

3:

Q

UÍMICA

V

ERDE E

A

SPECTOS

A

MBIENTAIS

T

EMPO

:

20 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Interativa de autoridade e interativa dialógica

P

ROPÓSITO

:

Relacionar as informações contidas no texto e vídeo dando ênfase a aspectos como a questão ambiental e os princípios da Química Verde.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Informações obtidas por meio da leitura do texto e visualização do vídeo.

S

ITUACIONAL

S

ala de aula, exposição oral do professor em formação e discussão com os alunos.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Discurso oral do professor em formação e anotações feitas pelos alunos na atividade anterior.

D

ESCRIÇÃO

:

Discussão sobre as impressões que os alunos tiveram do texto e vídeo trabalhados, devendo relacioná-los.

(10)

Apresentação da questão ambiental e dos princípios que norteiam a Química Verde levantando a problemática do uso das sacolas plásticas.

A

ULA

2

O

BJETIVOS ESPECÍFICOS

:

Reconhecer o conceito, as propriedades, a estrutura e a origem dos polímeros e identificar sua diversidade e seus tipos, permitindo estabelecer as diferenças entre as variadas classificações de polímeros. Além de conhecer as normas vigentes sobre a utilização e descarte de cada um de seus tipos.

C

ONTEÚDOS

:

Apresentação do conceito de polímero, identificação e representação dos diferentes tipos de polímeros, por fórmula molecular e estrutural, e estudo de algumas das propriedades (função orgânica, viscosidade, densidade, polaridade e reatividade) dos principais tipos de polímeros utilizados (PET, PP, PVC, borracha, etc.).

Apresentação da reação de formação (reação de polimerização) e da produção industrial de diferentes plásticos, indicando os reagentes e produtos e relacionando-os com os seguintes princípios da Química Verde: redução da produção de resíduos e uso e produção de substâncias mais seguras ao ser humano e ao ambiente.

Classificação dos polímeros quanto à sua produção, natural ou sintético, e às suas características, termofixo, termoplástico e elastômero, relacionando estas classificações com a utilização e o descarte dos diferentes tipos de plástico, baseando-se em normas vigentes.

A

TIVIDADE

1:

P

OLÍMEROS

-

DEFINIÇÃO

,

CLASSIFICAÇÃO

,

PROPRIEDADES E

REAÇÕES

T

EMPO

:

30 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Não interativa de autoridade

P

ROPÓSITO

:

Apresentar os principais conceitos, identificar e representar os diferentes tipos de polímeros, por fórmula molecular e estrutural. Estudar propriedades dos principais

(11)

tipos utilizados e introduzir os conceitos de reação de formação (reação de polimerização) e da produção industrial de diferentes plásticos.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Classificação dos diferentes tipos de plásticos e algumas de suas propriedades macroscópicas.

S

ITUACIONAL

Aula expositiva com apoio audiovisual.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Apresentação de mídia audiovisual.

D

ESCRIÇÃO

:

O professor utilizará de aula expositiva com recurso audiovisual para representar e diferenciar os tipos de polímeros.

A

TIVIDADE

2:

C

LASSIFICANDO

P

LÁSTICOS

T

EMPO

:

20 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

I

nterativa de autoridade

P

ROPÓSITO

:

Relacionar as classificações dos diferentes tipos de plástico e a norma vigente de separação para descarte e reciclagem.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Classificação dos diferentes tipos de plástico de acordo com a norma vigente para separação, descarte e reciclagem.

S

ITUACIONAL

Atividade em grupo de identificação e classificação de amostras de plástico.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Roteiro com uma tabela que apresente a representação das fórmulas químicas das unidades poliméricas sua classificação e nomenclatura; materiais plásticos como copos e garrafas, por exemplo, que possuam a classificação do tipo de material polimérico.

(12)

D

ESCRIÇÃO

:

Os alunos deverão relacionar a amostra com a classificação, estrutura e nomenclatura dos diferentes tipos de polímeros, para fins avaliativos. Nessa atividade serão abordados conceitos sobre a representação através das fórmulas estruturais das unidades monoméricas e, de acordo com os dados apresentados na atividade anterior, a classificação dos sete tipos de polímeros constituintes dos materiais presentes para análise na sala de aula.

A

ULA

3

O

BJETIVOS ESPECÍFICOS

:

Desenvolver habilidades de laboratório e visualizar a ocorrência de uma reação de polimerização.

C

ONTEÚDOS

:

Prática e desenvolvimento de habilidades de laboratório e de linguagem necessárias para a execução de um experimento e o relato do mesmo, tais como: determinação de medidas, manipulação de materiais de laboratório (bastão de vidro, pipeta, béquer, entre outros) e substâncias químicas (HCl, Ureia, Formaldeído, etc.) e observação e relato das evidências de ocorrência de processos químicos.

Reação de polimerização: visualização e percepção das condições necessárias para a sua ocorrência; percepção e reconhecimento de mudanças no sistema que evidenciam a reação.

A

TIVIDADE

1:

A

PRESENTAÇÃO DOS EXPERIMENTOS

T

EMPO

:

20 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Não interativa de autoridade

P

ROPÓSITO

:

Apresentar o procedimento experimental e as questões de segurança envolvidas separação da turma em grupos.

C

ONTEXTO

:

(13)

O que é um experimento químico, o que são substâncias químicas e o que é um ambiente de laboratório.

S

ITUACIONAL

Ambiente de laboratório, vidrarias e substâncias químicas.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Roteiro do experimento e os materiais a serem utilizados no experimento, como vidrarias, substâncias e material de segurança.

D

ESCRIÇÃO

:

O professor lerá com os alunos os procedimentos experimentais que serão realizados, explicando cada passo. Além disso, será feita uma explanação acerca das questões de segurança envolvidas no manuseio das substâncias químicas utilizadas, como o uso de luvas e de óculos de proteção e o cuidado para não ingerir nem inalar grande quantidade dessas substâncias.

A

TIVIDADE

2:

E

XPERIMENTO

T

EMPO

:

40 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Interativa de autoridade

P

ROPÓSITO

:

Realizar o procedimento experimental, praticando diferentes habilidades de laboratório, como manuseio de substâncias, medições de volume e pH, anotações das observações realizadas em cada parte do experimento e habilidades sociais, de trabalho em grupo e divisão de tarefas.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

H

abilidades de laboratório requeridas pelos experimentos e de habilidades de registro de informações observadas. Além de conhecimentos sobre como trabalhar em grupo e dividir tarefas entre os integrantes.

S

ITUACIONAL

A

mbiente de laboratório, vidrarias e substâncias químicas.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

R

oteiro do experimento e os materiais a serem utilizados no experimento, como vidrarias, substâncias e material de segurança.

(14)

D

ESCRIÇÃO

:

O

s procedimentos serão realizados passo a passo pelos alunos em grupos, sob a observação e o auxílio constante do grupo de professoras (autoras dessa sequência didática). No Final do experimento, os alunos deverão registrar as observações e possíveis explicações para os processos estudados.

A

ULA

4

O

BJETIVOS ESPECÍFICOS

:

Interpretar e compreender cada procedimento experimental realizado, relacionando-os com a reação de polimerização e com as propriedades do polímero formado.

C

ONTEÚDOS

:

Representação de estruturas e reações químicas relacionadas com os procedimentos realizados e as observações relatadas durante a atividade experimental.

Propriedades do polímero, tais como interações intermoleculares, pH, reatividade, viscosidade, entre outras que estejam vinculadas com os processos químicos visualizados no laboratório.

A

TIVIDADE

1:

A

PRESENTAÇÃO DOS

R

ESULTADOS DO

E

XPERIMENTO

T

EMPO

:

10 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

I

nterativa dialógica

P

ROPÓSITO

:

A

presentar os resultados do procedimento experimental, levantando as possíveis dificuldades e problemas que possam ter ocorrido.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

C

onhecimento dos resultados e observações realizados na aula anterior.

(15)

Discussão em grupo consultando as anotações feitas durante o experimento disponíveis para consulta e orientação do professor.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

R

oteiro do experimento e as anotações feitas pelos alunos.

D

ESCRIÇÃO

:

O

professor perguntará qual a opinião dos alunos a respeito dos experimentos realizados, se eles gostaram ou não, se sentiram dificuldades e se perceberam algum problema ou falha na realização do experimento. Além disso, os alunos trocarão as experiências da realização da prática apresentando os resultados para a parte do grupo que realizou o outro experimento. Além disso, os resultados anotados durante o experimento, juntamente com as observações, serão analisados pelas professoras, compondo uma forma de avaliação.

A

TIVIDADE

2:

D

ISCUSSÃO DAS ETAPAS DO EXPERIMENTO

T

EMPO

:

30 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

I

nterativa de autoridade

P

ROPÓSITO

:

D

iscutir a razão de cada passo do procedimento experimental, ressaltando as reações químicas que ocorreram e a importância de etapas intermediárias.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

C

onteúdos anteriores, que foram obtidos no minicurso ou em aulas curriculares da escola, sobre polímeros, propriedades das substâncias, reações químicas e simbologia/ linguagem química.

S

ITUACIONAL

A

mbiente de sala de aula, com um professor à frente utilizando a lousa e a linguagem química.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

R

oteiro do experimento e lousa/ giz.

D

ESCRIÇÃO

:

(16)

O

professor lerá com os alunos os procedimentos experimentais que foram realizados, explicando cada passo, abordando as reações químicas que ocorreram, as propriedades das substâncias envolvidas para que elas ocorressem e a razão por que a etapa foi realizada, principalmente em etapas secundárias, como neutralização e concentração da solução por meio de adição de ácido e evaporação, respectivamente.

A

ULA

5

O

BJETIVOS ESPECÍFICOS

:

Construir, através da utilização de modelos moleculares, estruturas químicas de diferentes polímeros de acordo com os conceitos abordados nas aulas anteriores.

C

ONTEÚDOS

:

Prática e desenvolvimento de habilidades de análise espacial das moléculas orgânicas e de construção de estruturas químicas no modelo bola-bastão.

Aplicação dos conhecimentos sobre estrutura química de polímeros e suas propriedades trabalhadas nas aulas anteriores na montagem e na análise da estrutura.

A

TIVIDADE

1:

A

PRESENTAÇÃO DO

M

ODELO

B

OLA

-B

ASTÃO

T

EMPO

:

10 minutos.

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Não interativa de autoridade.

P

ROPÓSITO

:

Apresentar e explicar aos alunos a atividade que será executada de montagem dos dímeros utilizando o modelo molecular bola-bastão.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Conhecimentos sobre moléculas e sobre propriedades e características de polímeros (como apresentado anteriormente).

S

ITUACIONAL

Atividade realizada na sala de aula com exposição do professor utilizando modelo molecular.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Roteiro da atividade com perguntas a serem respondidas em slides, lousa e modelo molecular do tipo bola-bastão.

(17)

D

ESCRIÇÃO

:

O professor lerá o roteiro de atividade com os alunos, dará instruções de como a mesma deve ser efetuada e exemplificará utilizando modelo molecular.

A

TIVIDADE

2:

C

ONSTRUINDO

M

ODELOS

-

B

OLA

-B

ASTÃO

T

EMPO

:

25 minutos.

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Interativa de autoridade.

P

ROPÓSITO

:

Utilizar os conceitos abordados sobre estrutura e características de polímeros para montagem de moléculas com os modelos moleculares do tipo bola-bastão.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Conhecimento do roteiro de atividades, de estruturas, características e propriedades de polímeros e habilidade de manipulação dos modelos moleculares.

S

ITUACIONAL

Atividade em grupo utilizando modelos moleculares do tipo bola-bastão e o roteiro da atividade presente na apostila.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Modelos moleculares no formato bola-bastão.

D

ESCRIÇÃO

:

Os alunos utilizarão os conceitos referentes a estruturas de polímeros para montagem de moléculas com modelos moleculares e resolução das questões apresentadas no roteiro. Essa atividade será posteriormente apresentada às professoras que a utilizarão como forma de avaliação.

A

TIVIDADE

3:

A

PRESENTAÇÃO DOS

M

ODELOS

T

EMPO

:

15 minutos.

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Interativa de autoridade.

P

ROPÓSITO

:

(18)

Apresentação dos modelos montados e correção dos registros da apostila referentes à atividade realizada sobre a construção dos modelos dos dímeros.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Conhecimento do roteiro de atividades, de estruturas, características e propriedades de polímeros e habilidade de manipulação dos modelos moleculares.

S

ITUACIONAL

Apresentação realizada pelos alunos referente à elaboração da representação dos dímeros montados na atividade anterior.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Modelos moleculares no formato bola-bastão e registros do material de apoio.

D

ESCRIÇÃO

:

Os alunos utilizarão os conceitos referentes a estruturas de polímeros para apresentação das moléculas com modelos moleculares e o professor retomará os conceitos para a correção da atividade, a qual tem caráter avaliativa em termos conceituais e atitudinais.

A

ULA

6

O

BJETIVOS ESPECÍFICOS

:

Estudar os principais conceitos envolvidos na produção de plástico renovável e discutir a utilização e o descarte desses materiais com a finalidade de desenvolver senso crítico e responsabilidade social quanto ao uso sustentável de materiais plásticos.

C

ONTEÚDOS

:

Apresentação da produção industrial das sacolas plásticas, tanto a verde quando a tradicional, relacionando com os seguintes princípios da Química Verde: uso de matérias primas renováveis (apresentando a definição de biomassa e de combustível fóssil); diminuição e controle da produção de resíduos. E com a reação de polimerização estudada e vista em laboratório.

Apresentação das formas de utilização e descarte desses materiais, vinculando com o seguinte princípio da Química Verde: reciclagem e reuso de materiais.

Análise crítica das questões acima relacionadas com a produção, uso e descarte das sacolas plásticas, posicionamento a respeito delas (se são boas ou ruins).

(19)

A

TIVIDADE

1:

P

LÁSTICO

V

ERDE

-

I

NTRODUÇÃO

T

EMPO

:

10 minutos.

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Não interativa de autoridade.

P

ROPÓSITO

:

Apresentar aos alunos vídeo informativo sobre plásticos, no qual será abordado a produção, uso e descarte dos “plástico verde” (polietileno).

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Produção, utilização, descarte e reciclagem de plásticos, princípios que norteiam a Química Verde e conceitos relacionados a polímeros.

S

ITUACIONAL

Apresentação de mídia audiovisual.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Vídeo Plástico verde da Braskem. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=fIVodLEjls0>.

D

ESCRIÇÃO

:

O professor exibirá aos alunos vídeo que aborda toda a vida útil do plástico: sistema de produção, utilização e formas de descarte.

A

TIVIDADE

2:

P

LASTICO

V

ERDE

-

I

MPRESSÕES

T

EMPO

:

15 minutos.

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

I

nterativa dialógica.

P

ROPÓSITO

:

Discutir as ideias e impressões relacionadas ao vídeo apresentado na atividade anterior.

(20)

M

ENTAL

Produção, utilização, descarte e reciclagem de plásticos, princípios que norteiam a Química Verde e conceitos relacionados a polímeros.

S

ITUACIONAL

Discussão entre os alunos e o professor acerca das ideias e impressões sobre o vídeo apresentado na aula anterior.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Anotações feitas pelos alunos sobre os principais pontos apresentados no vídeo da aula anterior.

D

ESCRIÇÃO

:

A partir de questões norteadoras, o professor realizará um levantamento de ideias e uma discussão acerca delas.

A

TIVIDADE

3:

P

LASTICO

V

ERDE

-

Q

UÍMICA

V

ERDE

T

EMPO

:

25 minutos.

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Não interativa de autoridade.

P

ROPÓSITO

:

Apresentar e comparar diferentes formas de produção do polietileno e relacionar com os conceitos em que se baseiam a Química Verde, além de retomar a existência da Lei Municipal 15.374/2011 que proíbe a utilização de sacolas plásticas brancas.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Produção, utilização, descarte e reciclagem de plásticos, princípios que norteiam a Química Verde e conceitos relacionados a polímeros.

S

ITUACIONAL

Exposição oral do professor com auxílio audiovisual.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Slides para apresentação.

D

ESCRIÇÃO

:

O professor utilizará, inicialmente, de aula expositiva e abordará o conteúdo do vídeo e, em seguida, será realizada uma comparação das formas de produção do polietileno e de descarte de plásticos em geral.

(21)

A

ULA

7

O

BJETIVOS ESPECÍFICOS

:

Apontar, reconhecer e explorar problemas ambientais ocasionados pelo descarte inadequado de resíduos e reafirmar a importância de se realizar esta prática de maneira apropriada.

C

ONTEÚDOS

:

Apresentação e discussão dos impactos ambientais do descarte inapropriado de resíduos, com destaque para sacolas plásticas, em: solo e água, baixa degradabilidade e grande tempo de permanência das sacolas plásticas, contaminação com resíduos tóxicos gerados na degradação; ecossistemas, sufocamento e envenenamento de animais, mudança nos nutrientes do solo e no desenvolvimento de plantas; e grandes cidades, entupimento de boca de lobo, enchente, proliferação de doenças.

Criação e apresentação de soluções para os problemas ambientais, como criação de centros de reciclagem, utilização de sacolas retornáveis, descarte do lixo em lixeiras, e conscientização da população acerca destas questões, como a criação de campanhas para limpeza urbana e para separação do lixo reciclável e do lixo comum.

A

TIVIDADE

1:

P

ROBLEMAS

A

MBIENTAIS

-

I

MPRESSÕES

T

EMPO

:

10 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Interativa dialógica.

P

ROPÓSITO

:

Levantamento de ideias sobre problemas ambientais e descarte inadequado de plásticos.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Concepções prévias sobre impactos ambientais causados por formas de produção de plásticos e descarte inadequado de resíduos em geral.

(22)

S

ITUACIONAL

Discussão em grupo.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Lousa e discurso do professor.

D

ESCRIÇÃO

:

O professor conduzirá um levantamento de concepções dos alunos sobre os impactos ambientais gerados pelo uso excessivo de fontes renováveis e de formas inadequadas de descarte de resíduos.

A

TIVIDADE

2:

P

ROBLEMAS

A

MBIENTAIS

-

A

PRESENTAÇÃO

T

EMPO

:

30 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Não interativa de autoridade e não interativa dialógica.

P

ROPÓSITO

:

Apresentar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos e comparar com as concepções prévias dos alunos.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Ideias apresentadas na discussão anterior.

S

ITUACIONAL

Discurso do professor com apoio audiovisual e/ou lousa.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Slides, lousa e discurso do professor.

D

ESCRIÇÃO

:

O professor apresentará aos alunos problemas ambientais gerados a partir de práticas cotidianas inadequadas com relação a descarte de lixo. Serão estudados impactos em ecossistemas e também nas grandes cidades. Os problemas apresentados pelo professor serão comparados às ideias levantadas pelos alunos anteriormente.

A

TIVIDADE

3:

A

PRESENTAÇÃO DA

A

TIVIDADE DE

C

ONSCIENTIZAÇÃO

(23)

10 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Não interativa de autoridade.

P

ROPÓSITO

:

Apresentar a atividade de construção de um cartaz, indicando o que deve conter e como deve ser feito.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Impactos ambientais estudados anteriormente e conceito de cartaz.

S

ITUACIONAL

Explicação do professor, apresentação dos materiais a serem utilizados.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Discurso do professor, cartolinas, canetas, imagens, folhas de rascunho.

D

ESCRIÇÃO

:

O professor explicará aos alunos que eles deverão elaborar um cartaz de conscientização da população acerca das necessidades de efetuar o descarte de lixo de maneira adequada, bem como a importância da Lei das sacolinhas, utilizando para isso os conceitos desenvolvidos no minicurso.

A

ULA

8

O

BJETIVOS ESPECÍFICOS

:

Produzir, com base nas atividades realizadas anteriormente relacionadas ao descarte das sacolas plásticas e aos impactos ambientais gerados por ele, material físico de apoio (cartazes) para conscientização da importância do descarte apropriado de resíduos para o meio ambiente e, sobretudo, para a sociedade em que vivemos.

Discussão final com apresentação dos cartazes e retomada da questão sobre a importância da legislação e das novas sacolas plásticas, bem como a aquisição de novos hábitos e práticas no cotidiano.

C

ONTEÚDOS

:

Identificação de situações e/ou práticas cotidianas que podem impactar de forma negativa no meio ambiente, como o descarte de lixo na rua, a não separação do lixo reciclável, e de formas de conscientizar a população da necessidade de modificá-las, com o uso de frases e imagens de impacto.

(24)

Prática e desenvolvimento de habilidades manuais de escrita e desenho e argumentativas para criação de um cartaz de conscientização acerca dos problemas ambientais e/ou das atitudes corretas para preveni-los.

A

TIVIDADE

1:

C

ONSTRUÇÃO DO

C

ARTAZ DE

C

ONSCIENTIZAÇÃO

T

EMPO

:

30 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Interativa dialógica e interativa de autoridade.

P

ROPÓSITO

:

Construção de um cartaz para conscientização da população sobre problemas ambientais e atitudes com relação a descarte, tendo como base os conteúdos abordados no minicurso.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Conceitos desenvolvidos no minicurso.

S

ITUACIONAL

Trabalho em equipe na confecção de cartazes.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Cartolina, folhas de rascunho, canetas, fotos.

D

ESCRIÇÃO

:

Os alunos construirão, em equipe, cartazes de conscientização para a população, com base nos temas desenvolvidos nas aulas anteriores. O professor estará à disposição para retirada de dúvidas e/ou discussão de ideias em geral e irá avaliar o trabalho realizado pelo grupo e o relacionamento entre os membros do grupo.

A

TIVIDADE

2:

E

XPOSIÇÃO DOS

C

ARTAZES

T

EMPO

:

20 minutos

A

BORDAGEM COMUNICATIVA

:

Interativa dialógica

P

ROPÓSITO

:

(25)

Apresentar e discutir os cartazes elaborados e retomar os objetivos gerais do minicurso.

C

ONTEXTO

:

M

ENTAL

Conteúdos desenvolvidos nas aulas anteriores.

S

ITUACIONAL

Apresentação de cartazes pelos alunos e comentários pelo professor.

M

ATERIAIS DE APOIO

:

Cartazes preparados pelos alunos e discurso do professor.

D

ESCRIÇÃO

:

Os alunos apresentarão os cartazes elaborados e o professor retomará os conteúdos desenvolvidos durante o minicurso e avaliará a coerência entre eles e o cartaz produzido, ressaltando a importância da aquisição de práticas adequadas com relação ao meio ambiente, durante os comentários sobre os cartazes apresentados.

A

VALIAÇÃO

A avaliação foi distribuída no decorrer das aulas com pequenas atividades propostas com a finalidade de analisar se o aluno possui, ao final da aula, domínio e apropriação das ferramentas culturais utilizadas. Além disso, haverá avaliação da atitude dos alunos ao longo de todas as aulas, incluindo interesse pelo conteúdo, trabalho em grupo e a realização e cumprimento das tarefas solicitadas.

As avaliações foram divididas da seguinte forma:

Aula 01 – Os alunos registrarão na apostila a análise das impressões que tiveram sobre o texto e o vídeo.

Aula 02 – Os alunos serão solicitados a numerar os exemplos de plástico de acordo com o que foi apresentado na aula.

Aula 03 – Será realizada uma discussão em grupo do Experimento e relato da atividade realizada com a explicação de cada passo, concluindo com a apresentação da reação química.

Aula 05 - Será realizada uma análise dos modelos montados e correção dos registros da apostila referentes à atividade sobre a construção dos modelos dos dímeros.

Aula 08 – Análise dos cartazes produzidos pelos alunos.

R

EFERÊNCIAS

B

IBLIOGRÁFICAS

BRAGA, M. Aprendendo a Sintetizar e a Modelar um Polímero. Ponto Ciência. Acesso

em:

20

de

agostos

de

2015.

Disponível

em:

<

(26)

http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/aprendendo-a-sintetizar-e-a-modelar-um-polimero/108>.

CANGEMI, J. M.; SANTOS, A. M.; CLARO NETO, S. Poliuretano: De Travesseiros a Preservativos, um Polímero Versátil. Revista Química Nova na Escola.

v. 31, n.3.

2009.

GIORDAN, M. Computadores e Linguagens nas Aulas de Ciências, Editora da Unijuí, Ijuí-RS. 2013.

GIORDAN, M; GUIMARÃES, Y. A. F. Estudo Dirigido de Iniciação à Sequência

Didática. In: Curso de Especialização em Ensino de Ciências da FEUSP, Programa

REDEFOR. São Paulo, 2012.

NEHMI, V. A. et al. Experiências de Química. Universidade São Judas Tadeu, 3ª edição. 1995.

WAN, E.; GALEMBECK, E.; GALEMBECK F. Polímeros Sintéticos. Cadernos

Temáticos de Química Nova na Escola. Edição Especial. 2001.

M

ATERIAL UTILIZADO

Nas aulas serão utilizadas a apostila, que será desenvolvida como material do aluno, e apresentações de slides.

Além disso, os seguintes materiais serão disponibilizados aos alunos:

Vídeo – “De onde vem para onde vai”. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=AXrIWrJL0bw>

Texto disponível no site da prefeitura da cidade de São Paulo, publicado em 07 de janeiro de 2015. “Prefeitura cria “sacola verde” para reciclagem, que substitui sacolinhas proibidas por lei” <http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5202#ad-image-0>

Vídeo Plástico verde da Braskem. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=fIVodLEjls0>

Referências

Documentos relacionados

In order to obtain such better approximations, we adapt the origi- nal prepivoting method of Beran to this context of tail estimation.... To illustrate the validity of this

De facto, Carlyle, com as suas teorias sobre o culto do herói e as referências aos poderes do homem, &#34;the mights of man&#34;, em detrimento dos seus direitos, &#34;the rights

Por fim, para analisar o grau de satisfação de acordo com o tipo de molde das próteses auditivas, considerou-se a satisfação dos usuários em relação ao tipo de molde utilizado

Assim como a oração é uma unidade sintática (unidade no processamento da gramática), o texto é uma unidade operacional (unidade de trabalho), e a função textual não se

No entendimento de Bruni, Famá 2011, p, 200 “a análise dos gastos variáveis e fixos torna possível obter o ponto de equilíbrio contábil da empresa: representação do volume

Concomitantemente ao surgimento da sociedade nasceu a necessidade de o homem comunicar-se com seus pares. Desde os primórdios, a informação passou a figurar como

Achamos importante discorrer sobre alguns conceitos essenciais para a compreensão do letramento, como modelos de letramento (autônomo e ideológico), eventos de letramento e

A direção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares (SFH) fica sempre a cargo de um farmacêutico. São várias as funções desempenhadas pelo FH no decorrer da sua atividade