• Nenhum resultado encontrado

A Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, por meio da Pró-reitoria de Ensino

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, por meio da Pró-reitoria de Ensino"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

A Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação/PROEG, com base nas Resoluções CONSEPE Nº 91/2013, Nº 73/2015, Termo Aditivo nº 2 MEC x UFMT/20201 e demais legislações vigentes, torna público, para

conhecimento dos interessados, as normas gerais para preenchimento de vagas existentes nos Cursos Superiores de Graduação da UFMT, modalidade presencial, para Admissão de Graduado (portador de diploma), ano letivo 2020, conforme segue.

I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. As vagas destinadas ao processo seletivo para admissão de graduado em curso superior são remanescentes do processo seletivo de transferência facultativa 2020/1, de acordo com o disposto na Resolução CONSEPE Nº 91, de 08 de julho de 2013 e neste Edital.

2. As vagas de que trata este edital serão oferecidas para Admissão de Graduado em cursos superiores que conferem o grau de: Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo, cursado em Instituições Brasileiras de Ensino Superior, modalidade presencial ou a distância, devidamente autorizados e/ou reconhecidos pelos órgãos competentes; ou que tenha concluído em Instituição de Ensino Superior Estrangeira com diploma devidamente revalidado pelo órgão competente no Brasil2.

3. As vagas destinadas para admissão de graduado em curso superior serão preenchidas mediante a aprovação e classificação no Processo Seletivo regulamentado por este Edital, conforme Anexos I e II.

3.1. O quadro de cursos afins no Anexo II foi definido por decisão colegiada dos cursos de graduação da UFMT.

4. O candidato poderá se inscrever somente para uma vaga divulgada no Anexo I deste Edital.

1 Termo de cooperação técnica celebrado entre a união, representada pelo Ministério da Educação – MEC, e a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, com vistas à implantação da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. 2 A revalidação de diploma de graduação expedido por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior é regulamentada pela RESOLUÇÃO Nº 3, DE 22 DE JUNHO DE 2016.

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

5. A seleção dos candidatos às vagas existentes de que trata este Edital será efetuada com base nos resultados obtidos pelos candidatos a partir do processo classificatório que seguirá os critérios determinados no título IV deste Edital.

6. O início das atividades acadêmicas para os candidatos aprovados neste certame e a vinculação dos selecionados ao semestre/ano do curso estão condicionadas de acordo com os procedimentos descritos nos títulos IX e X deste Edital.

6.1. Uma vez transcorridas mais de 25% das atividades acadêmicas, caberá análise do Colegiado de Curso quanto ao ingresso do estudante no período acadêmico da chamada ou em períodos acadêmicos subsequentes. Em caso de impossibilidade de ingresso no período acadêmico em que houve a chamada, o Colegiado de Curso poderá indicar trancamento da matrícula do estudante, em caráter especial, reservando a garantia de sua vaga para o início dos estudos em períodos subsequentes.

II – DA PARTICIPAÇÃO

7. Poderão participar deste processo seletivo somente candidatos que:

i. Possuam diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC ou revalidado pelo órgão competente no Brasil;

ii. Possuam histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC;

iii. Sejam oriundos de cursos de origem correlatos aos cursos a que pretendem concorrer a vagas, conforme tabelas dos ANEXOS I e II deste Edital.

7.1. Candidatos que tenham mais de um curso de graduação poderão se inscrever neste certame com apenas um curso.

8. Para as vagas do curso de Música/Licenciatura, o candidato deverá preencher os requisitos previstos no item 7 e possuir a certificação de habilidade específica.

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

8.1. Somente os candidatos possuidores de Certificação de Habilidades Específicas em Música, expedida por esta instituição (ver no link:

https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/publicacoes?id=79&category=80&page=1) ou emitida por conservatórios e/ou outras escolas de música devidamente reconhecidas, poderão pleitear vaga para o curso de Música/Licenciatura.

III – DAS INSCRIÇÕES

9. As inscrições para o processo seletivo de Admissão de Graduado regulamentado por este Edital serão realizadas exclusivamente via Internet.

10. O formulário eletrônico de inscrição ficará disponível para os candidatos das 8h do dia 22 de março de 2021 até as 23h e 59 minutos do dia 23 de março de 2021, observado o horário oficial da Capital do Estado de Mato Grosso.

11. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas informações até a data prevista no item 10.

12. Para fins do disposto no item 11, a classificação no processo seletivo ocorrerá com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.

13. O sistema emitirá comprovante de inscrição com código de autenticidade com possibilidade de gerar segunda via, se necessário.

14. As inscrições para o Processo Seletivo para Admissão de Graduado de que trata este Edital serão gratuitas, não sendo cobradas taxas de qualquer natureza; nem pessoa alguma poderá, em nome da UFMT, receber qualquer valor por esse título.

15. O candidato deve certificar-se de que preenche todos os requisitos previstos para concorrer à vaga pretendida, bem como certificar-se de que, no ato da pré-matrícula, terá a documentação exigida, conforme disposto no TÍTULO VIII deste Edital.

15.1. Não será aceita inscrição via e-mail, via processo, via postal ou fora do prazo, nem inscrição condicional.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

16. Para proceder à inscrição online, o candidato deverá ter em mãos:

a. Histórico Escolar, ou documento equivalente, em que conste: nome de todos componentes curriculares/disciplinas cursados e registrados, notas atribuídas, legenda de símbolos e abreviações que constem do documento;

b. Documentos pessoais (RG, CPF);

c. Possuir endereço eletrônico (e-mail) válido.

16.1. Não havendo nota atribuída a algum componente curricular/disciplina no histórico escolar, o conceito atribuído seguirá o disposto no subitem 23.3.

16.2. Somente serão válidos os componentes curriculares/disciplinas (como estágio, atividades complementares, trabalho de curso/TC), que estiverem registrados no Histórico Escolar oficial da Instituição de Ensino Superior em que concluiu o curso superior declarado na inscrição.

16.3. Qualquer registro feito no formulário eletrônico de inscrição diferente do histórico escolar apresentado na entrega de documentos, implicará a desclassificação do candidato.

16.4. Os candidatos que possuem mais de um curso de graduação deverão optar apenas por um curso e usar o Histórico Escolar do curso escolhido para se inscreverem.

17. De posse da documentação disposta no item 17, o candidato deverá adotar os seguintes procedimentos:

I. Acessar, no período de 22 a 23 de março de 2021, o endereço eletrônico

https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550

II. Preencher todas as informações solicitadas no formulário eletrônico de inscrição. Atenção: no que se refere aos componentes curriculares/disciplinas e suas respectivas notas, o candidato deverá informar, em campo específico, somente o que estiver registrado no Histórico Escolar da IES em que concluiu a graduação.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

17.1. No campo do formulário eletrônico destinado ao registro do nome de cada componente curricular/disciplina cursada, o candidato deverá informar, de acordo com o seu histórico escolar, a nota e opção correspondente:

 Aprovado com nota,

 Aprovado sem nota,

 Reprovado com nota,

 Reprovado sem nota,

 Aproveitamento de estudos com nota,

 Aproveitamento de estudos sem nota.

17.1.1. Nos casos em que o histórico escolar da instituição na qual o candidato concluiu a graduação apresentar uma mesma disciplina com dois registros de resultado de avaliação, um de reprovação e outro de aprovação, deverão ser lançadas as duas ocorrências no formulário eletrônico.

18. O candidato é responsável pelos dados fornecidos no formulário eletrônico de inscrição, os quais serão verificados pela UFMT.

18.1. A Universidade Federal de Mato Grosso não se responsabilizará por inscrição via internet não efetivada por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, por procedimento indevido, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar a situação de sua inscrição.

18.2. Durante o procedimento de inscrição, é de responsabilidade do candidato o preenchimento do formulário eletrônico (disponível em https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550).

18.2.1 O Candidato deve ficar atento às mensagens de notificação no momento de preencher cada campo do formulário eletrônico. A Universidade Federal de

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

Mato Grosso não prestará orientação quanto ao preenchimento do formulário eletrônico, pois este dispõe de enunciados orientativos para preenchimento. 19. Qualquer informação ilícita fornecida no ato da inscrição que beneficie o candidato no processo de classificação acarretará o impedimento da efetivação da matrícula, sob pena das sanções legais previstas no artigo 299 do Código Penal Brasileiro.

IV - DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

20. Para efeito de classificação, serão considerados os seguintes critérios, na ordem de prioridade:

1º - cursos afins; maior coeficiente de nota 2º - outros cursos; maior coeficiente de nota

21. Em caso de empate, prevalecerá o candidato com maior idade cronológica.

22. Como Coeficiente de Nota (CN) compreende-se a somatória das notas obtidas (com aprovação, reprovação ou notas atribuídas no aproveitamento de estudos), dividido pelo número total dos componentes curriculares/disciplinas cursados e registrados no histórico escolar (média aritmética simples). O resultado dessa divisão será considerado a média aritmética das notas:

Ᾱ = Σ notas ɳ Ᾱ: Média

Σ notas: Somatório das notas

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

22.1. O Coeficiente de Nota (CN) calculado neste processo seletivo não é o mesmo coeficiente de rendimento que consta no Histórico Escolar ou documento equivalente.

22.2. Nos casos em que o documento comprobatório (histórico escolar) das disciplinas cursadas na instituição de Ensino Superior em que concluiu o curso de graduação, declarado na inscrição eletrônica, apresente outra forma de aferição do resultado diferente de uma escala numérica (zero a dez), o candidato deverá:

a) Providenciar comprovante com a equivalência entre a aferição adotada pela IES que concluiu o curso para o formato numérico, caso não conste do histórico escolar.

b) O comprovante deverá conter a assinatura e carimbo do responsável da IES em que concluiu o curso e será apresentado posteriormente, no ato da entrega de documentos, em caso de convocação.

22.3. Em casos de impossibilidade de comprovação da equivalência para uma escala numérica, da aferição adotada pela IES de origem, o sistema atribuirá automaticamente nota 5,0 (cinco) para os componentes curriculares/disciplinas com aprovação e nota zero para os componentes curriculares/disciplinas com reprovação.

22.3.1. A atribuição automática de notas, mencionada no subitem 22.3, caberá também para os casos em que os componentes curriculares/disciplinas não apresentarem nota (aprovado sem nota, reprovado sem nota, aproveitamento de estudos sem nota).

22.4. Os casos em que os resultados dos componentes curriculares/disciplinas forem no formato de conceitos (A, B, C, D, E) e o candidato obtiver comprovante da IES em que concluiu o curso de graduação, declarado na inscrição eletrônica, conforme inciso “a” do subitem 22.2, o sistema realizará o cálculo da seguinte forma:

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

Exemplo:

Conceito Faixa de nota correspondente

A Entre 9,0 e 10,0

O candidato deverá inserir, no campo específico do formulário eletrônico, a faixa de nota correspondente ao conceito. No exemplo acima o comprovante indica conceito A, que corresponde à faixa de nota: entre 9,0 e 10,0.

Desta forma, ao inserir a faixa numérica de nota correspondente ao conceito, o sistema calculará por média aritmética simples. No exemplo dado:

9,0 + 10,0 = 19 ÷ 2 = 9,5

23. Caso seja verificado que o candidato omitiu ou inseriu informações inverídicas que venham a beneficiá-lo ilicitamente no processo de classificação, este será automaticamente eliminado do processo seletivo.

24. Nos cursos cujo número de candidatos inscritos for igual ou menor que o número de vagas ofertadas, prevalecerá como critério de seleção e classificação a entrega da documentação descrita no título VIII.

V – DAS ETAPAS DO RESULTADO

25. A publicação da relação de inscritos (RI) e resultado da classificação geral (RG) dos candidatos será divulgada no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550 com seus respectivos prazos de recurso, conforme Título XI - Cronograma.

26. A Coordenação de Administração Escolar/CAE/UFMT (Campus Cuiabá), as Supervisões de Registro Escolar/SRE/UFMT (campi Sinop, Várzea Grande, Araguaia) e a Supervisão de

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

Registro Escolar da Universidade Federal de Rondonópolis – SRE/UFR, através do endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550, convocarão os candidatos para entrega de documentos, dentro do limite de vagas, respeitados os prazos previstos neste Edital.

27. A Coordenação de Administração Escolar/CAE/UFMT (Campus Cuiabá), as Supervisões de Registro Escolar/SRE/UFMT (campi Sinop, Várzea Grande, Araguaia) e a Supervisão de Registro Escolar da Universidade Federal de Rondonópolis – SRE/UFR publicarão o resultado da conferência dos documentos e o resultado final dos candidatos com matrícula deferida no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550.

28. Não havendo preenchimento das vagas ofertadas na primeira chamada, serão convocados os candidatos subsequentes na ordem de classificação em segunda, e última, chamada.

VI - DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

29. Caberá recurso à PROEG contra as seguintes etapas do processo: 1º - Contra este Edital;

2º - Resultado da Publicação de Inscritos (RI) e Classificação Geral (RG);

3º - Resultado da Publicação dos deferidos e indeferidos da pré-matrícula online 30. Em qualquer uma das etapas previstas no item 29, o recurso deverá ser interposto e assinado pelo próprio candidato, ou por procurador/representante legalmente constituído, conforme datas definidas no cronograma deste Edital, no Título XI.

30.1. O recurso deverá ser protocolado pelo candidato via sistema Eletrônico de Informação/SEI, acessado no site da UFMT (https://www.ufmt.br) > Serviços > Sei > SEI - Usuário externo, opção Recurso ao Processo de Admissão de Graduado, para que seja remetido eletronicamente à Pró-reitoria de Ensino de Graduação/PROEG, para análise, dentro do prazo previsto no Título XII – CRONOGRAMA deste Edital.

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

30.2. O recurso previsto no item 29 deverá conter:

a) argumentação lógica e consistente, dados pessoais e contato do impetrante (telefone e e-mail);

b comprovante de inscrição devidamente assinado e digitalizado, bem como indicação do curso/turno/campus de oferta da vaga a que está concorrendo.

30.2.1. Não serão aceitos recursos sem fundamentação técnica ampla, que não guardem relação com a matéria em debate ou meramente protelatórios.

31. Será indeferido liminarmente o pedido de recurso apresentado fora do prazo, fora de contexto e de forma diferente da estipulada neste Edital.

32. A PROEG terá prazo previsto em cronograma para emitir os pareceres sobre os recursos. 33. O resultado dos recursos interpostos será divulgado no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550.

34. Os processos dos recursos interpostos serão disponibilizados no e-mail informado pelo requerente.

35. Não caberá recurso da decisão do parecer a nenhuma instância superior na esfera administrativa.

36. As alterações da classificação geral ou das matrículas deferidas, caso ocorram, serão divulgadas no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550

VII - DAS ETAPAS PARA A MATRÍCULA

37. O candidato participante do certame somente será considerado matriculado após cumprir todas as etapas que constitui o processo de Admissão de Graduado, a saber:

1º - Efetivar a inscrição eletrônica;

(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

3º - Ter sua documentação deferida e o deferimento publicado no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550;

4º - Ter matrícula institucional deferida de acordo com o Título IX deste Edital; 5º - Cumprir os procedimentos de matrícula, conforme Título X deste Edital.

VIII - DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A PRÉ-MATRÍCULA ONLINE:

38. Os candidatos selecionados em quaisquer das chamadas para pré-matrícula deverão acessar o Sistema de Gestão de Ingresso 2021. O link de acesso será fornecido pela STI e divulgado na página de ingresso do processo de admissão de graduado no endereço eletrônico: https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550, mediante cadastro prévio feito com base nos dados fornecidos no ato da inscrição eletrônica, conforme Item III deste edital, e proceder com o envio online da documentação exigida, nas datas e horários estabelecidos pela UFMT, de acordo com o título XII – Cronograma, deste edtial.

39. É terminantemente proibido realizar a pré-matrícula fora do prazo estabelecido. 40. A UFMT não se responsabilizará por pré-matrícula realizada ou alterada por meio de engenharia social, bem como por aquela não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, por procedimento indevido, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo de responsabilidade do CANDIDATO acompanhar a situação de sua pré-matrícula.

41. Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivos digitalizados (.pdf, .jpg ou .jpeg), de boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis com tamanho máximo de 5Mb cada.

42. Entende-se por boa qualidade o arquivo que esteja dentro dos formatos permitidos e que possibilite a clara identificação das informações ali contidas.

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

43. Entende-se por informação legível os arquivos em que o documento digitalizado não possua cortes e rasuras e em que a integralidade das informações esteja nítida e sem sombras.

44. O candidato é inteiramente responsável pelas informações prestadas e pelo conteúdo dos arquivos anexados.

45. A CAE/UFMT, a CAE/UFR e as SREs poderão solicitar ao candidato selecionado para a pré-matrícula online que apresente a documentação original postada no Sistema de Gestão de Ingresso junto ao setor de matrícula.

46. Documentação exigida:

▪ Diploma de graduação, devidamente registrado e autenticado pelo órgão competente. No caso de diploma obtido no exterior, é preciso que seja revalidado pelo órgão competente no Brasil;

▪ Histórico escolar de graduação de ensino superior da instituição de origem; ▪ Certificado de Habilidades Específicas (para os cursos de Música, licenciatura

e bacharelado);

▪ Documento institucional com a respectiva equivalência numérica para os casos em que o histórico escolar tenha aferição de média diferente de escala numérica (zero a dez), caso não conste do histórico escolar ou documento equivalente;

▪ Registro Geral de Identidade - RG; ▪ Cadastro de Pessoa Física - CPF;

▪ Prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos;

▪ Título de eleitor e prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos. 47. Sem prejuízo aos itens listados no item 46, com exceção do Registro Geral de Identidade - RG, da prova de quitação com o serviço militar, do título de eleitor e da prova de quitação eleitoral, em caso de candidato estrangeiro que concluiu curso de graduação em Instituição de Ensino Superior Brasileira ou que tenha concluído em Instituição de Ensino Superior Estrangeira com diploma devidamente revalidado pelo órgão competente no Brasil, o candidato deverá apresentar, caso convocado, os documentos relacionados abaixo:

(13)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

▪ Passaporte com cópias simples das páginas de identificação, do visto, do carimbo de entrada e do carimbo de registro;

▪ Original e cópia com apostile ou autenticação consular pela embaixada ou consulado do Brasil da certidão de nascimento, caso não conste a filiação na página de identificação do passaporte;

▪ Comprovante de situação cadastral do CPF (Cadastro de Pessoa Física); ▪ Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou protocolo de solicitação; ▪ Original e cópia com apostile ou autenticação consular pela embaixada ou

consulado do Brasil do Certificado do Diploma de Graduação;

▪ Original e cópia com apostile ou autenticação consular pela embaixada ou consulado do Brasil do certificado do Histórico Acadêmico de Graduação, ou documento equivalente;

▪ Comprovante de revalidação de Diploma de graduação por universidade brasileira pública, regularmente credenciada e mantida pelo Poder Público, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

47.1. A documentação expedida em outro país deverá ser traduzida para o Português e conter o visto do Consulado Brasileiro do país que a expediu, sendo a tradução dispensada para as línguas: espanhola, francesa e inglesa, conforme Resolução CNE/CES n.º 03/2016.

48. A não apresentação, por parte do candidato, de qualquer documento exigido para a pré-matrícula como descrita no título VIII, implicará a perda da vaga para a qual foi selecionado.

48.1. Não será recebida documentação via e-mail, via processo, via postal ou fora do prazo.

49. O candidato convocado para a pré-matrícula ou procurador/representante legalmente constituído que, por qualquer motivo, não enviar digitalmente a documentação nos prazos estipulados perderá o direito à vaga.

IX – DA ENTREGA DE DOCUMENTOS

50. Serão realizadas no máximo duas chamadas para a entrega de documentos online, respeitando o limite de vagas e a ordem de classificação dos candidatos. As chamadas serão

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

divulgadas pela Coordenação de Administração Escolar/CAE/UFMT (Campus Cuiabá), Supervisões de Registro Escolar/SRE/UFMT (campi Sinop, Várzea Grande, Araguaia) e a Supervisão de Registro Escolar da Universidade Federal de Rondonópolis – SRE/UFR, no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550

50.1. O candidato convocado que, por qualquer motivo, não efetuar a pré-matrícula online nos prazos estipulados no Título XII (CRONOGRAMA) perderá o direito à vaga. 50.2. Para os cursos com número inferior de candidatos ao número de vagas ofertadas, será permitida a ampliação do prazo para a entrega da documentação, respeitando o prazo máximo de chamadas, conforme item 51.

50.2.1. Para os casos previstos no item 50.2, o candidato deverá enviar digitalmente a documentação prevista no Título VIII, por meio do Sistema de Gestão de Ingresso 2021, cujo link será disponibilizado no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550

X – DO DEFERIMENTO DA MATRÍCULA INSTITUCIONAL

51. A cada chamada, a Coordenação de Administração Escolar/CAE/UFMT (Campus Cuiabá), as Supervisões de Registro Escolar/SRE/UFMT (campi Sinop, Várzea Grande, Araguaia) e a Supervisão de Registro Escolar da Universidade Federal de Rondonópolis – SRE/UFR publicarão a relação das matrículas deferidas (RMD) após a conferência das informações prestadas no ato da inscrição eletrônica e da pré-matrícula online (documentação exigida no Título VIII).

52. A publicação do resultado das matrículas deferidas (RMD) será divulgada conforme Título XII - Cronograma, no endereço eletrônico https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550.

(15)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

53. Para efeito deste Edital, entende-se como matricula institucional o vínculo acadêmico do aluno com a UFMT.

53.1. A matrícula institucional não vincula disciplinas específicas, sendo esse procedimento executado, após o candidato aprovado acessar o sistema de matrícula online a partir das orientações recebidas, conforme Título XI.

XI - DO PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA DOS APROVADOS

54. Os candidatos aprovados (com matrícula deferida), deverão verificar com a Coordenação do Curso os procedimentos para a matrícula nos componentes curriculares/disciplinas ofertados.

55. No prazo máximo de 30 dias úteis a partir da data da matrícula, o candidato aprovado deverá pleitear, junto à Coordenação de seu curso de aprovação, a solicitação do aproveitamento de componentes curriculares/disciplinas, formalizada via sistema Eletrônico de Informação/SEI, acessado no site da UFMT (https://www.ufmt.br) > Serviços > Sei > SEI - Usuário externo, opção Aproveitamento de Estudos, com os seguintes documentos atualizados:

a) Histórico Escolar de graduado fornecido pela IES de origem e autenticado;

b) Programas das disciplinas cursadas com carga horária e respectivas ementas do curso da IES de origem.

55.1. O candidato que solicitar o aproveitamento deverá acompanhar o resultado da análise do pedido com a coordenação do curso ofertante da vaga.

56. O candidato que, após matriculado em componentes curriculares/disciplinas, não comparecer no primeiro período letivo, terá sua matrícula automaticamente cancelada.

(16)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

XII – CRONOGRAMA

PRIMEIRA CHAMADA DATAS

Publicação do Edital 15 de março de 2021

Recurso ao edital 17 de março de 2021

Resultado do recurso ao edital 19 de março de 2021

Período de inscrição online 22 a 23 de março de 2021

Relação de Inscritos (RI) e Resultado da Classificação Geral (RG)

25 de março de 2021

Recurso a RI e RG 29 de março de 2021

Publicação de resultado do recurso (RI e RG) 31 de março de 2021 Nova classificação geral e convocatória para entrega

de documentação

05 de abril de 2021 Período de pré-matrícula online no Sistema de

Gestão de Ingresso/SGI relativa à 1ª chamada

07 a 09 de abril de 2021 Publicação do Resultado dos deferidos e indeferidos 13 de abril de 2021 Prazo para recurso dos indeferimentos 14 de abril de 2021 Resultado da análise dos recursos referente aos

indeferimentos

16 de abril de 2021 Publicação do Resultado final: candidatos com

matrículas deferidas (RMD)

19 de abril de 2021

Prazo para solicitação de aproveitamento de estudos No máximo de 30 dias úteis, a partir da data da matrícula, conforme item 49 do edital)

(17)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

XIII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

57. Todos os eventos relativos à segunda chamada serão publicados da mesma forma que a primeira, em cronograma específico, a ser divulgado no endereço eletrônico

https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550, preservando-se a mesma normativa.

57.1. A Publicação da lista de convocados da segunda chamada é de responsabilidade da Coordenação de Administração Escolar (CAE/STI), quando se tratar dos cursos ofertantes de vaga do Campus Cuiabá; das Supervisões de Registro Escolar para os cursos ofertantes de vaga dos campi Araguaia, Sinop e Várzea Grande e da Supervisão de Registro Escolar da Universidade Federal de Rondonópolis, para os cursos ofertantes de vaga da UFR.

58. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o presente processo seletivo, bem como os documentos exigidos para a matrícula.

59. É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as atualizações e comunicados deste processo seletivo por meio do endereço eletrônico

https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550.

60. A constatação de qualquer tipo de fraude na inscrição ou nos documentos apresentados submete o candidato à perda da vaga e às penalidades legais previstas no artigo 299 do Código Penal Brasileiro, em qualquer época, mesmo após a matrícula.

61. A Pró-reitoria de Ensino de Graduação/PROEG divulgará, sempre que necessário, no site da UFMT https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/pagina/admissao-de-graduado/1550, editais complementares, retificações e comunicados, referente ao Processo Seletivo deste EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT. 62. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/CONSEPE, após parecer técnico da Pró-reitoria de Ensino de Graduação/PROEG e

(18)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

análise da Câmara Técnica de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

63. Fazem parte deste Edital:

Anexo I: Relação dos cursos ofertantes de vagas; Anexo II: Quadro de cursos afins.

Cuiabá-MT, 15 de março de 2021.

Adelmo Carvalho da Silva Pró-Reitor de Ensino de Graduação PROEG/UFMT

(19)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01/2021/PROEG ao EDITAL nº 036/2019 PROEG/UFMT Processo de Admissão de Graduado 2020

ANEXO I

RELAÇÃO DE CURSOS OFERTANTES DE VAGAS PARA ADMISSÃO DE GRADUADO 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ

CURSO VAGAS TURNO

Ciência e Tecnologia de Alimentos -

Bacharelado 14 Noturno

Ciências Econômicas - Bacharelado 02 Noturno Enfermagem - Bacharelado 01 Integral (matutino e

vespertino)

Estatística - Bacharelado 02 Noturno

Filosofia - Bacharelado 01 Noturno

Filosofia - Licenciatura 02 Integral (vespertino e noturno)

Física - Bacharelado 18 Integral (matutino e

vespertino)

Física - Licenciatura 12 Matutino

Matemática - Licenciatura 11 Integral (vespertino e noturno)

Música – Licenciatura 09 Vespertino

Psicologia - Bacharelado 01 Integral (vespertino e noturno)17

Química - Bacharelado 17 Integral (matutino e

vespertino)

Química - Licenciatura 14 Integral (matutino e

vespertino)

(20)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA (BARRA DO GARÇAS E PONTAL DO ARAGUAIA)

CURSO VAGAS TURNO

Ciências Biológicas - Licenciatura 05 Noturno Engenharia de Alimentos - Bacharelado 20 Integral (matutino, vespertino e noturno)

Física - Licenciatura 25 Noturno

Matemática - Licenciatura 30 Noturno

Química - Licenciatura 10 Noturno

(21)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

CURSO VAGAS TURNO

Ciências Naturais e

Matemática: Hab. Física 20 Noturno

Ciências Naturais e Matemática: Hab. Matemática

19 Noturno

Ciências Naturais e

Matemática: Hab. Química 19 Noturno

Enfermagem - Bacharelado 01 Integral (Matutino e Vespertino) Engenharia Agrícola e Ambiental - Bacharelado 20 Integral (Matutino e Vespertino) Engenharia Florestal - Bacharelado 20 Integral (Matutino e Vespertino) Farmácia - Bacharelado 28 Integral (Matutino e Vespertino) Zootecnia - Bacharelado 04 Integral (Matutino e Vespertino) TOTAL 131

(22)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE

CURSO VAGAS TURNO

Engenharia da Computação - Bacharelado 01 Integral (Matutino e Vespertino) Engenharia de Minas - Bacharelado 08 Integral (Matutino e Vespertino) Engenharia de Transportes - Bacharelado 03 Integral (Matutino e Vespertino) TOTAL 12

(23)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR3

CURSO VAGAS TURNO

Biblioteconomia - Bacharelado 18 Noturno Ciências Biológicas - Bacharelado 08 Integral (matutino e vespertino) Engenharia Agrícola e Ambiental - Bacharelado 07 Integral (matutino e vespertino)

Geografia - Licenciatura 28 Noturno

História - Licenciatura 09 Noturno

Letras/Inglês - Licenciatura 13 Matutino Letras/Português -

Licenciatura 15 Vespertino

Matemática - Licenciatura 15 Vespertino

Matemática - Licenciatura 15 Noturno

TOTAL 128

3 De acordo com o termo de cooperação técnica celebrado entre a união, representada pelo ministério da educação –

MEC, e a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, com vistas à implantação da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR; a UFMT auxilia na promoção do ensino, pesquisa e extensão e na viabilização do planejamento institucional e organização da estrutura acadêmica da UFR.

(24)

24 Anexo II

QUADRO DE CURSOS AFINS PARA ADMISSÃO DE GRADUADO 2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ

Curso Presencial da UFMT Ofertante

de Vaga Cursos de Graduação Afins

CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS -

BACHARELADO

Bacharelado em: Agronomia; Biomedicina; Medicina

Veterinária; Nutrição; Zootecnia; Engenharia de Alimentos; Farmácia e Bioquímica; Enologia; Química; Química de Alimentos; Química Industrial de Alimentos;

Licenciaturas em: Educação Física; Ciências Biológicas; Tecnologia em: Gastronomia; Agroindústria; Alimentos; Laticínios; Processamento de Carnes; Produção de Cachaça; Viticultura e Enologia.

CIÊNCIAS

ECONÔMICAS - BACHARELADO - NOTURNO

Bacharelado em: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Geografia; História; Direito; Ciências Políticas; Engenharia de Produção; Estatística; Matemática; Engenharia Agronômica; Turismo.

Licenciatura em: Matemática; História; Geografia; Ciências Sociais.

Tecnologia em: Comércio Exterior; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Cooperativas; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Pública; Marketing; Negócios Imobiliários; Processos Gerenciais; Secretariado; Logística; Turismo.

ENFERMAGEM - BACHARELADO

Bacharelado em: Biomedicina; Educação Física; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Saúde Coletiva; Terapia Ocupacional; Obstetrícia; Psicologia; Biologia; Ciências Biológicas.

Licenciaturas em: Educação Física; Enfermagem

Fisioterapia; Farmácia; Nutrição; Biologia; Ciências Biológicas; Psicologia.

Tecnologia em: Gestão Hospitalar; Oftálmica; Radiologia;

(25)

25 ESTATÍSTICA -

BACHARELADO

Bacharelado em: Física; Química; Matemática; Ciências Atuariais; Sistema de Informação; Ciências da Computação; Ciências Econômicas; Engenharias;

Licenciaturas em: Ciências Naturais e Matemática; Matemática; Física; Química;

Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Sistemas; Redes de Computadores; Processamento de Dados; Análise de Sistemas; Tecnologia da Informação.

FÍSICA -

BACHARELADO

Bacharelados em: Matemática; Química; Ciência da Computação; Informática; Agronomia; Engenharias; Sistema de Informação.

Licenciaturas em: Ciências Naturais e Matemática; Matemática; Física.

FÍSICA -

LICENCIATURA

Bacharelados em: Física; Matemática; Química; Ciência da Computação; Informática; Agronomia; Engenharias; Sistema de Informação.

Licenciaturas em: Ciências Naturais e Matemática; Matemática; Química; Outros cursos de Licenciatura.

Tecnologia em: Processos Escolares

FILOSOFIA - BACHARELADO

Bacharelado em: Antropologia; Direito; Educação, Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Psicologia; Serviço Social; Sociologia.

Licenciaturas em: Educação Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Sociologia.

FÍLOSOFIA - LICENCIATURA

Bacharelado em: Antropologia; Direito; Educação, Física;

Geografia; História; Letras; Matemática; Psicologia; Serviço Social; Sociologia.

Licenciaturas em: Educação Física; Geografia; História;

Letras; Matemática; Sociologia.

MATEMÁTICA - LICENCIATURA

Bacharelado em: Matemática; Química; Física; Estatística; Informática; Ciência da Computação, Sistemas de Informação; Agronomia; Engenharias; Administração; Ciências Contábeis; Economia.

Licenciaturas em: Química; Física; Outros cursos de licenciatura.

(26)

26

MÚSICA -

LICENCIATURA

Bacharelado em: Música; áreas de Ciências Humanas e Sociais; Educação Artística.

Licenciaturas em: Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística; Letras; Artes; Outros Cursos de Licenciatura.

Tecnologia em: Processos Escolares; Turismo.

PSICOLOGIA - BACHARELADO

Bacharelado em: Estatística; Medicina; Enfermagem; Nutrição; Saúde Coletiva; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; Fisioterapia; Educação Física; Direito; Administração; Arquitetura e Urbanismo; Comunicação; Serviço Social; Filosofia; Ciências Sociais e outros cursos na área de Ciências Humanas e da Saúde.

Licenciaturas em: Geografia; Ciências Biológicas; Filosofia; Ciências Sociais; História; Pedagogia; Letras; Artes; Teatro e outros cursos na área de Ciências Humanas.

Tecnologia em: Gestão Hospitalar; Oftálmica; Radiologia; Sistemas Biomédicos e outros cursos na área de Saúde

QUÍMICA -

LICENCIATURA

Bacharelado em: Ciências Biológicas; Engenharia de Alimentos, Farmácia, Matemática; Física; Química; Engenharias;

Licenciatura em: Ciências Biológicas; Matemática; Física; Outros cursos de Licenciatura.

Tecnologia em: Processos Escolares.

QUÍMICA -

BACHARELADO

Bacharelado em: Biologia; Ciências Biológicas; Engenharia de Alimentos, Farmácia, Matemática; Física; Engenharias. Licenciaturas em: Química; Ciências Biológicas; Matemática; Física.

Tecnologia em: Automação Industrial; Eletrônica Industrial; Eletrotécnica Industrial; Gestão da Produção Industrial; Manutenção de Aeronaves; Manutenção Industrial; Mecânica de Precisão; Mecatrônica Industrial; Processos Ambientais; Processos Metalúrgicos; Processos Químicos; Sistemas Elétricos; Biocombustíveis; Fabricação Mecânica; Papel e Celulose; Petróleo e Gás; Polímeros; Produção de Vestuário; Produção Joalheira; Produção Sucroalcooleira; Produção Têxtil.

(27)

27

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA (BARRA DO GARÇAS E PONTAL DO ARAGUAIA)

Curso da UFMT Ofertante de

Vaga Cursos de Graduação Afins

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

Bacharelado em: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Nutrição; Zootecnia; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Medicina Veterinária; Engenharia Florestal; Farmacologia; Bioquímica; Odontologia; Química; Física; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Sanitária; Fonoaudiologia; Saúde Coletiva; Engenharia Agrícola e Ambiental; Biotecnologia.

Licenciatura em: Biologia Geral; Biologia Marinha; Zoologia; Fisiologia; Genética; Imunologia; Microbiologia; Morfologia; Parasitologia; Educação Física; Geografia; Química; Física; Ciências da Natureza.

Tecnologia em: Biofísica; Terapia Ocupacional; Oceanografia.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS - BACHARELADO

Bacharelado em: Engenharia de Alimentos;

Engenharia Química, Química/Bacharelado, Química Industrial, Agronomia, Ciências e Tecnologia de

Alimentos; Nutrição; Engenharia Bioquímica;

Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Engenharia de Qualidade; Farmácia; Química de Alimentos.

Licenciaturas em: Química.

Tecnologia em: Gastronomia; Agroindústria;

Alimentos; Laticínios; Processamento de Carnes; Produção de Cachaça; Viticultura e Enologia.

FÍSICA - LICENCIATURA

Bacharelados em: Matemática; Química;

Computação; Informática; Agronomia; Ciências Naturais; Engenharias; Sistema de Informação.

Licenciaturas em: Matemática; Química; Ciências Naturais.

Tecnologia em: Química; Engenharias; Processos Escolares.

(28)

28

MATEMÁTICA –

LICENCIATURA

Bacharelados em: Química; Física; Estatística; Informática; Ciência da Computação, Sistemas de Informação; Agronomia; Engenharias; Administração; Ciências Contábeis; Economia.

Licenciaturas em: Química; Física; Informática; Outros Cursos de Licenciatura.

Tecnologia em: Processos Escolares.

QUÍMICA - LICENCIATURA

Bacharelados em: Química; Química Industrial; Física; Farmácia, Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia Sanitária; Engenharia de Materiais; Ciência de Materiais.

Licenciaturas em: Ciências da Natureza (Habilitação em Química); Física.

(29)

29

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

Curso da UFMT Ofertante de

Vaga Cursos de Graduação Afins

ENFERMAGEM -

BACHARELADO

Bacharelado em: Medicina; Nutrição; Educação Física; Fisioterapia; Farmácia; Ciências Biológicas; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; Biomedicina; Odontologia; Psicologia; Saúde Coletiva

Licenciatura em: Educação Física; Ciências

Biológicas.

CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA / FÍSICA- LICENCIATURA

Bacharelado em: Matemática; Física; Biologia;

Química; Ciências Naturais; Ciências Sociais, Engenharias; Zootecnia; Medicina; Medicina Veterinária; Farmácia, Agronomia, Astronomia, Biomedicina, Enfermagem, Estatística, Geologia, Odontologia, Pedagogia.

Licenciatura em: Matemática; Biologia; Química; Ciências Naturais; Ciências Sociais; Ciências; Pedagogia; Outros Cursos de Licenciatura.

Tecnologia em: Ciências Naturais e Matemática Hab. em Física; Processos Escolares.

CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA / MATEMÁTICA - LICENCIATURA

Bacharelado em: Matemática; Física; Biologia;

Química; Ciências Naturais; Engenharias; Zootecnia; Medicina; Medicina Veterinária; Farmácia; Economia; Ciências Contábeis e Ciências da Computação.

Licenciatura em: Física; Química; Biologia; Ciências Naturais; Outros Cursos de Licenciatura.

Tecnologia em: Ciências Naturais e Matemática Hab. em Matemática – Licenciatura; Processos Escolares.

(30)

30 CIÊNCIAS NATURAIS E

MATEMÁTICA / QUÍMICA - LICENCIATURA

Bacharelado em: Matemática; Física; Biologia;

Química; Ciências Naturais; Engenharias; Zootecnia; Medicina; Medicina Veterinária; Farmácia; Geologia; Ciências e Tecnologia de Alimentos; Biomedicina; Nutrição; Agronomia.

Licenciatura em: Matemática; Física; Biologia;

Ciências Naturais; Outros Cursos de Licenciatura. Tecnologia em: Ciências Naturais e Matemática Hab. em Química; Processos Escolares, Tecnologia Ambiental e Tecnologia Química.

ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL - BACHARELADO

Bacharelado em: Física; Matemática; Química; Engenharia Agrícola; Engenharia Ambiental; Engenharia Sanitária; Engenharia Mecânica; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Alimentos; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Engenharia Florestal; Agronomia; Zootecnia; Engenharia Química; Engenharia de Produção; Engenharia Mecatrônica; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Materiais e Meteorologia. Tecnologia em: Agronegócio; Irrigação e Drenagem; Produção de Grãos; Gestão Ambiental; Saneamento Ambiental; Processos Ambientais; Tecnologia Ambiental; Tecnologia em Biocombustíveis; Tecnologia em Controle de Obras; Tecnologia em Construção Civil; tecnologia em Edificações; Tecnologia em Agroindústria; Tecnologia em Alimentos; Tecnologia em Hidráulica e Saneamento Ambiental; Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Tecnologia em Estradas; Tecnologia em Geoprocessamento; Tecnologia em Saneamento Ambiental; Tecnologia em Agrimensura; Tecnologia em Sistemas de Energia; Tecnologia em Mecânica de Precisão e Tecnologia de Obras Hidráulicas.

ENGENHARIA FLORESTAL - BACHARELADO

Bacharelado em: Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Zootecnia, Biologia

(31)

31 FARMÁCIA - BACHARELADO

Bacharelado em: Biomedicina; Medicina; Enfermagem; Ciências Biológicas; nutrição; Odontologia; Educação Física; Engenharia de Alimentos; Química; Saúde Coletiva; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; Engenharia Química.

Licenciatura em: Ciências Biológicas; Educação Física; Química.

ZOOTECNIA -

BACHARELADO

Bacharelado em: Medicina Veterinária; Agronomia; Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola e Ambiental; Ciências Biológicas; Administração Rural; Ciências Agrárias, Nutrição; Engenharia de Alimentos; Biotecnologia e Biomedicina.

Licenciaturas em: Química; Matemática; Bioquímica; Ciências Naturais e Matemática

(32)

32

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE

Curso da UFMT Ofertante de

Vaga Cursos de Graduação Afins

ENGENHARIA DE

COMPUTAÇÃO -

BACHARELADO

Bacharelado em: Engenharia Elétrica; Engenharia Química; Engenharia de Computação; Engenharia de Mecânica; Engenharia de Transportes; Engenharia Civil; Engenharia de Minas; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia de Alimentos; Engenharia Agrícola e Ambiental; Ciência da Computação, Sistemas de Informação

ENGENHARIA DE MINAS - BACHARELADO

Bacharelado em: Todas as Engenharias; Geologia; Ciência da Computação; Física; Matemática; Estatística; Química, Arquitetura e Urbanismo; Agronomia; Sistema de Informação; Ciências da Computação; Ciências Econômicas. Tecnologia em: Gestão Ambiental; Produção Industrial; Processos Metalúrgicos; Estradas; Controle de Obras; Mineração.

ENGENHARIA DE

TRANSPORTES -

BACHARELADO

Bacharelado em: Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Química; Engenharia da Computação; Engenharia de Minas; Ciência da Computação; Arquitetura e Urbanismo; Física; Estatística; Agronomia.

(33)

33

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS - UFR4

Curso da UFMT Ofertante de

Vaga Cursos de Graduação Afins

BIBLIOTECONOMIA -

BACHARELADO

Bacharelados em Direito; Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Arquitetura e Urbanismo; Gestão da Informação; Arquivologia; Museologia; Arqueologia, Comunicação Social, Moda, Economia Doméstica, Turismo e Hotelaria, Serviço Social, Relações Públicas.

Licenciaturas em: Qualquer curso de graduação.

Tecnologia em: Comércio Exterior; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de

Cooperativas; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing; Negócios Imobiliários; Processos Gerenciais;

Secretariado; Eventos; Gestão de Turismo; Hotelaria.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO

Bacharelados em: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Engenharia Florestal, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Ambiental,

Nutrição, Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia.

Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Educação Física.

Tecnologia em: Tecnologia Ambiental, Tecnologia em Ciências Biológicas

4 De acordo com o termo de cooperação técnica celebrado entre a união, representada pelo ministério da educação –

MEC, e a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, com vistas à implantação da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR; a UFMT auxilia na promoção do ensino, pesquisa e extensão e na viabilização do planejamento institucional e organização da estrutura acadêmica da UFR.

(34)

34 ENGENHARIA AGRÍCOLA E

AMBIENTAL - BACHARELADO

Bacharelado em: Ciências Exatas e da Terra;

Ciências Biológicas; Biologia; Física; Matemática; Química; Engenharia Agrícola; Engenharia Ambiental;

Engenharia Sanitária; Engenharia Mecânica;

Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Alimentos; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Agrimensura; Agrimensura; Engenharia Florestal; Agronomia; Zootecnia; Engenharia Química; Engenharia de Produção; Engenharia Mecatrônica; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Sanitária e Ambiental; Licenciatura Plena em Ciências Agrárias; Engenharia de Materiais; Meteorologia.

Licenciaturas em: Ciências Biológicas; Matemática;

Física.

Tecnologia em: Agroecologia; Agronegócio;

Aquicultura; Cafeicultura; Horticultura; Irrigação e Drenagem; Produção de Grãos; Produção Pesqueira; Rochas Ornamentais; Silvicultura; Gestão Ambiental;

Saneamento Ambiental; Processos Ambientais;

Tecnologia Ambiental; Tecnologia em

Biocombustíveis; Tecnologia em Controle de Obras; Tecnologia em Construção Civil; Tecnologia em Edificações; Tecnologia em Agroindústria; Tecnologia em Alimentos; Tecnologia em Hidráulica e Saneamento Ambiental; Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Tecnologia em Estradas; Tecnologia em Geoprocessamento; Tecnologia em Saneamento Ambiental; Tecnologia em Agrimensura; Tecnologia em Sistemas de Energia; Tecnologia em Mecânica de Precisão e Tecnologia de Obras Hidráulicas.

GEOGRAFIA- LICENCIATURA

Bacharelados em: Geografia; Geologia; Agronomia; Ciências Sociais; História; Engenharia Florestal; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Agrícola e Ambiental; Biologia; Filosofia; Turismo; Sociologia; Ecologia; Ciências Biológicas.

Licenciaturas em: História; Biologia; Filosofia; Sociologia; Ciências Biológicas; Ciências Sociais. Outros cursos de licenciaturas.

(35)

35 HISTÓRIA - LICENCIATURA

Bacharelados em: Administração; Antropologia; Artes; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Letras; Psicologia; Serviço Social; Sociologia; Turismo; Arquivologia; Ciências Sociais; Pedagogia.

Licenciatura em: Antropologia; Artes; Filosofia; Geografia; História; Letras; Pedagogia; Psicologia; Sociologia; Educação Artística; Ciências Sociais; Música. Outros cursos de licenciatura.

Tecnologia em: Processos Escolares.

LETRAS/PORTUGUÊS -

LICENCIATURA

Bacharelados em: Direito, outros cursos na área de Ciências Humanas.

Licenciaturas em: Curso de Graduação em Ciências Humanas; outros Cursos de Licenciatura.

Tecnologia em: Letras Língua e Literaturas da Língua Portuguesa; Secretariado e Secretariado Bilíngue.

LETRAS/INGLÊS -

LICENCIATURA

Bacharelados em: Direito, outros cursos na área de Ciências Humanas;

Licenciaturas em: Outros cursos na área de Ciências Humanas; outras licenciaturas.

Tecnologia em: Letras Língua e Literaturas da Língua Inglesa; Processos Escolares; Secretariado; Secretariado Bilíngue.

MATEMÁTICA -

LICENCIATURA

Bacharelados em: Química; Física; Matemática; Estatística; Informática; Ciência da Computação, Sistemas de Informação; Agronomia; Engenharias; Administração; Ciências Contábeis; Economia.

Licenciaturas em: Química; Física; Outros Cursos de Licenciatura.

Referências

Documentos relacionados

Dentre os cursos de graduação, a Universidade possui 12 cursos de Engenharia, sendo elas Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil,

Graduação em engenharia civil ou engenharia química ou engenharia de petróleo ou engenharia de minas ou engenharia mecânica, e mestrado em engenharia civil ou engenharia química

• Graduação: Engenharia Civil, ou Engenharia Agrícola, ou Engenharia Agrônoma, ou Engenharia Florestal, ou Engenharia Sanitária e Ambiental, ou Engenharia Ambiental, ou

Engenharia - Engenharia Ambiental e Sanitária Engenharia - Engenharia Civil Engenharia - Engenharia da Computação Engenharia - Engenharia de Alimentos Engenharia - Engenharia

Data Safety Monitoring Board (Comissão de controlo e protecção de dados) (DSMB) A DSMB é um grupo independente de médicos e cientistas (não envolvidos no ensaio de qualquer

ENGENHARIA CIVIL; ENGENHARIA MECÂNICA; ENGENHARIA DE MINAS; ENGENHARIA QUÍMICA; ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA; ENGENHARIA ELÉTRICA; ENGENHARIA ELETRÔNICA;.. ENGENHARIA

reptícia, ser manobrada a favor de interesses que não são necessariamente dos próprios professores e dos demais sujeitos que partilham o espaço escolar (LAW, 2001). Há

Os ensaios laboratoriais utilizados para estimular a expressão de enzimas, pelos isolados microbianos, foram conduzidos em meios específicos (em triplicata) para