• Nenhum resultado encontrado

Tutorial de como realizar a emissão de Nota Fiscal Eletrônica pelo Hiper

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tutorial de como realizar a emissão de Nota Fiscal Eletrônica pelo Hiper"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Tutorial de como realizar a emissão de Nota Fiscal Eletrônica pelo Hiper

Olá, esse documento tem como objetivo auxiliar e facilitar aos nossos clientes como realizar a emissão de notas fiscais eletrônicas no sistema Hiper.

Att. Natham – Suporte Técnico

1° Passo: Primeiramente, para ter acesso ao Hiper Gestão, deve-se acessar ao link

https://app.hiper.com.br no seu navegador web, acessando você será direcionado a essa tela:

Aqui nesta tela, você precisara informar qual o seu domínio Hiper para poder ter acesso a próxima tela, informando o seu domínio, será exibido a tela de login, onde você irá informar o seu usuário e senha para ter acesso ao Hiper Gestão.

(2)

2° Passo: Logo após você realizar o login, você vai ser redirecionado a Visão Geral do

sistema, no lado esquerdo da página, você terá algumas abas onde você pode verificar a parte de Cadastros, Vendas, Financeiro, Estoque, entre outros, nesse caso vamos

selecionar a aba de Fiscal.

Clicando na aba de Fiscal, será aberto um leque de opções relacionadas ao setor fiscal do sistema, neste caso, vamos selecionar a opção Emitir Nota Fiscal.

3° Passo: Selecionando está opção, vamos ser redirecionados a tela de dados gerais da

emissão de notas fiscais, onde vai constar as informações da sua empresa logo no começo, e abaixo os campos para seleção, o primeiro deles é o Local de estoque do qual serão retirados os produtos, seguindo temos o modelo do documento fiscal, vamos estar selecionando neste tutorial a opção Nota Fiscal Eletrônica, na Série o label apresentara a que está cadastrado no sistema, no nosso caso apareceu a série 1, seguindo teremos o campo Destino da operação, que só será liberado para edição caso o remetente e o destinatário tenham o mesmo CNPJ. Adiante teremos o tipo de venda, que se aplica na operação ser para dentro ou fora do estado, quando a nota for para dentro do estado, será operação Presencial, caso seja uma emissão para fora do estado, será operação Outros. A próxima opção será a de tipo de emissão, para caracterizar como vai ser a nota, se vai ser uma emissão normal, um ajuste ou uma devolução, neste tutorial, vamos estar realizando a emissão de uma nota de venda, logo a operação será Normal, já o tipo desta operação, será conforme o estoque do produto, como vai ser uma nota de venda, terá uma saída de produtos. Por fim nos dados gerais tem as opções de Data de saída e Hora de saída da nota, mas as duas são opcionais, não sendo necessário preenche-las e a

(3)

opção Data da emissão que é preenchido automaticamente conforme o dia em que está sendo realizada.

Abaixo possuímos as informações adicionais, onde você pode estar informando o valor do frete, valor do seguro, valor de despesas acessórios e as observações, que podem ser até 1024 caracteres, este campo é opcional para o preenchimento da nota, caso não precise preencher nenhuma destes dados, pode estar clicando diretamente em Salvar Informações.

Salvando as informações, vamos a tela de destinatário, onde vamos selecionar para quem vamos estar emitindo a nota fiscal, este destinatário já deve estar cadastrado no sistema, podendo pesquisa-lo no campo destinatário, e as informações de CNPJ, IE e endereço devem estar todas informadas. Pesquisando o destinatário, o sistema irá puxar os dados do cadastro automaticamente, depois disso podemos clicar em salvar

(4)

Salvando as informações do destinatário, vamos a tela de produtos, para podermos prosseguir nela, será necessário ter em mãos a CFOP e CSOSN adequados para a situação da nota, estas informações podem ser recolhidas com sua contabilidade caso não as tenha em mãos. Prosseguindo, a primeira informação a ser preenchida será a CFOP, que vai estar caracterizando a operação a ser realizada, como vai ser uma nota de venda, vamos utilizar uma cfop padrão de venda para exemplificar, que seria a 5102, vendas de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, selecionado ela vamos prosseguir com a adição do produto que vamos estar vendendo, o produto já deve estar cadastrado no sistema, para podermos realizar a pesquisa do mesmo no campo produtos, pesquisando ele e selecionando, as informações abaixo irão ser preenchidas de acordo com o cadastro, precisando somente informar a quantidade desse produto que irá estar sendo vendida, caso queira alterar o valor total final, também é possível

Abaixo do Adicionar produtos, vamos conter a parte de detalhamento de impostos do produto, com as abas ICMS, IPI, ICMS ST, PIS/COFINS, Importação, Simples Nacional e Informações Adicionais. Caso o produto vá algum tipo de tributação,

(5)

alíquota, base de cálculo, você estará podendo informá-los aqui. Na aba simples nacional é necessário ser preenchido com a csosn indicada para podermos dar prosseguimento, neste caso vou estar utilizando a 102 para darmos prosseguimento.

Finalizando o preenchimento do produto, teremos duas opções para salvar, Salvar e adicionar outro para podermos adicionar outro produto logo em seguida, ou apenas salvar informações, salvando o produto atual e voltando a tela inicial de produtos.

Os produtos adicionados ficaram dispostos na listagem Produtos da nota, que podem ser editados ou excluídos caso alguma coisa esteja incorreta, para editar basta clicar no ícone de lápis no lado direito do produto, para excluir, pode estar clicando no ícone de lata de lixo também disposto a direita do produto.

Seguindo adiante, depois que todos os produtos estiverem ok, podemos prosseguir a próxima aba, Transporte, destinada para informar a transportadora caso seja utilizada alguma, a mesma já deve estar previamente cadastrada no sistema, para ser realizado a consulta da mesma. Para habilitar o campo de pesquisa da transportadora, deve-se estar sendo selecionado primeiramente o tipo de frete. Se não houver transportadora no seu caso, não será necessário o preenchimento desta aba, pois ela é opcional, bastando avançar a próxima aba, como foi feito no meu caso.

(6)

A próxima aba será a de referências, utilizada para estar referenciando um cupom fiscal ou uma outra nota fiscal eletrônica, caso esteja realizando uma devolução, além destas opções podem ser referenciados NFC-e, CF-e, NF modelo 01/02 e NF de produtor de rural. Caso não seja necessário a estar sendo referenciado algum documento, pode estar avançando a próxima aba, pois esta aba de referências também é opcional.

A última aba será a de pagamentos, onde você vai estar selecionando os meios de pagamentos que foram utilizados pelo destinatário.

(7)

Ao finalizar esta aba, você poderá verificar todas elas novamente caso tenha alguma duvida em relação há algum dado informado anteriormente, na listagem que aparece ao lado esquerdo. Além destas opções, teremos outras três opções disponíveis, Ver

DANFE, onde será aberto um PDF de pré-visualização da nota para você poder ver como a nota irá sair ao ser processada, terá também a opção de excluir a nota caso ela não seja mais necessária, e por fim a opção para estar emitindo está nota.

Ao emitir a nota, ela será processada e verificada na SEFAZ, caso alguma informação esteja incorreta, o sistema irá retornar o lugar onde o problema se encontra, caso esteja tudo ok, aparecera e mensagem que a nota foi emitida com sucesso, podendo estar visualizando a mesma, estar enviando o PDF dela para algum e-mail ou estar iniciando uma nova nota fiscal eletrônica. A nota também irá constar na listagem Documentos Fiscais da aba Fiscal, caso precise estar cancelando a mesma por falta de informações, pode ir nos três pontinhos ao lado direito dela na listagem e estar cancelando, isso no prazo de 24 horas após a emissão, depois deste prazo, apenas uma nota de devolução pode ser feita para cancelar a nota incorreta, cartas de correções também podem ser feitas nesta nota caso seja solicitado.

4° Passo: a emissão de nota fiscal eletrônica também pode ser feita pelo aplicativo do

Hiper Loja, o qual é instalado no computador e funciona sem precisar de acesso wifi, o procedimento de login dele é o mesmo do Gestão.

(8)

Primeiramente informando seu domínio, que posteriormente vai ficar gravado na base de dados do sistema, não tendo a necessidade de informá-lo toda vez que for utilizar o Hiper Loja.

Na próxima tela será informado o usuário e senha, que no caso seriam os mesmos utilizados para acessar ao Hiper Gestão.

5° Passo: Acessando o Hiper Loja, você será direcionado a tela principal do mesmo,

que se assemelha bastante ao Hiper Gestão, mudando mais na questão de Layout mesmo, para realizarmos emissão de nota fiscal eletrônica, vamos na aba Fiscal, como está no print abaixo:

(9)

Clicando nesta opção, será aberto o cabeçalho da nota fiscal, que é basicamente a função dados gerais e destinatário juntos, pois no gestão eram em abas separadas, mas aqui estão juntos, mas sem nenhuma mudança nas funções deles, os dados gerais seguem tendo que ser preenchidos como no gestão, e o destinatário também da mesma forma. Ainda no cabeçalho, podemos encontrar a aba de Transporte também, que era a 4° aba do gestão, mas aqui foi transportada para o cabeçalho, mas continua sendo opcional, os campos de informações adicionais e observações também se fazem presentes nas abas, opcionais também.

Preenchendo o cabeçalho, podemos clicar em confirmar para seguir adiante, onde seremos levados para a tela de adição dos produtos, esta tela também é a tela final no caso do Loja, pois as demais funções que eram separadas por abas no gestão, aqui estão todas contidas nesta tela nos botões na parte inferior da tela. Os 4 primeiros botões se referem aos produtos, para adicionar um novo, alterar um já informado na nota, excluir algum produto incorreto e observações para serem adicionadas no produto caso

necessário. O próximo botão será o de processar, para transmitir a nota quando estiver completa, na fileira de baixo estão contidas as opção de arquivo, para importar uma nota fiscal em edição, excluir nota caso precise, visualizar DANFE, no qual será aberto um PDF assim como no gestão de uma pré-visualização da nota fiscal para acompanhar como está o andamento da mesma, cabeçalho para voltar a primeira tela de emissão da nota, caso precise editar alguma informação que está incorreta, e por fim as referências para adicionar caso precise referenciar uma outra nota fiscal ou cupom fiscal.

(10)

Clicando em Novo item, vamos ser direcionados a aba de adição do produto, onde será informado a cfop a ser utilizada, adicionar o produto e as quantidades dele, e a questão dos impostos, com a csosn localizada na aba simples nacional, igual ao gestão nesse caso.

Clicando em confirmar, será aberto novamente esta tela de adição de produtos, para caso precise ser adicionados mais produtos, caso não precise, pode estar fechando a nova aba. Finalizando a questão dos produtos, você pode estar visualizando a nota para conferir se esta tudo ok e depois estar processando ela, após processar, um aviso aparecerá que o lote foi processado, clicando em ok, o PDF da nota irá se abrir para você poder estar baixando e enviando via e-mail se necessário. Você poderá consulta-la em Fiscal > Documentos fiscais (caso essa consulta esteja sendo feita em outro dia após a emissão da nota, será necessário clicar em busca avançado e ser filtrado por datas para estar localizando a nota). Está nota também subira para o hiper gestão e ficará salva lá, mas lembrando que as notas feitas pelo gestão não subirão para o loja.

Estas seriam as formas de emissão de nota fiscal eletrônica que o Hiper disponibiliza atualmente, tanto pelo web Hiper Gestão, quando pelo Hiper Loja, quaisquer dúvidas você pode entrar em contato com o nosso time de suporte, que estará sempre disponível para auxilia-los nos horários de atendimentos.

Referências

Documentos relacionados

Esta opção permite a importação dos Itens da Nota Fiscal convertido no arquivo NOTAITEM.TXT (Layout EBS) para o Cordilheira. Clique no botão Itens da

201 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária - Classificam-se neste código as operações que permitem

Nota fiscal eletrônica de serviços, responsável por registrar prestação de serviços, onde o contribuinte gera um recibo enviado para a prefeitura, que retorna com a NFS-e para ser

1. Agás nos supostos previstos pola lei ou por estes estatutos, é requisito indispensable para o exercicio da profesión do licenciado en educación física o en ciencias da

Todas as condicionantes da Licença de Operação concedida em 2003 foram cumpridas, assim como a apresentação dos relatórios de automonitoramento de efluentes líquidos,

Como o Agente de Comunicação iniciado, quando o MK for realizar um envio de nota ou qualquer outra operação que exija o certificado, o sistema entenderá que deverá utilizar

Projeto de responsabilidade social do Grupo Gerdau é modelo para programa da Fiesp O Fundo Pró-infância dos Profissionais Gerdau serviu como exemplo para uma iniciativa lançada pela

Assim, o estudo da vulnerabilidade da cadeia de suprimentos envolve a identificação dos riscos da cadeia, tanto os riscos relativos às empresas participantes da