• Nenhum resultado encontrado

Além do PDM com base em grupo de trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Além do PDM com base em grupo de trabalho"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

White Paper

Transforme seu processo de desenvolvimento de produtos – melhore a produtividade, reduza custos e erros, aprimore a qualidade e lance produtos no mercado com maior rapidez. Seu retorno no investimento será convincente.

Além do PDM com base em

grupo de trabalho

(2)

Conteúdo

Sumário Executivo

Por que você precisa ir além do seu atual grupo de trabalho

de implementação de PDM? ...3

Gerenciar um ambiente de dados multi-CAD ...4

Validação digital ...5

Encontrar e reutilizar dados de projeto ...6

Gerenciamento digital ...6

Gerenciamento de Projeto – reutilização de projeto ...7

Oportunidade de reutilização de projeto ...8

Gerenciar processos de alteração9 Gerenciar lista de materiais e visualizar dados ...10

Gerenciamento de alteração de engenharia ...11

(3)

Sumário Executivo

Por que você precisa ir além do seu atual grupo de trabalho de implementação de PDM?

Sua empresa é continuamente desafiada a reduzir custos de engenharia e desenvolvimento, bem como melhorar a pro-dutividade e a qualidade. Você faz mais com menos. Suas equipes de engenharia são globais devido às aquisições e/ou cadeia de suprimentos diversificadas.

Enquanto tenta se manter competitivo, você provavelmente enfrenta os seguintes desafios:

• Processos de revisão de projeto exigem trabalho com dados de múltiplos sistemas CAD.

• As equipes de projeto globais ainda se comunicam e com-partilham informações por meio de sites de protocolo de transferência de arquivos (FTP).

• Os engenheiros passam muito tempo procurando ou recriando informações.

• Os processos de ordem de modificação de engenharia (ECO) tomam muito tempo e têm alto custo.

• As alterações de projeto não são sincronizadas.

Em um mercado de trabalho dinâmico e globalizado, você deve criar mais produtos com maior rapidez e menos recur-sos. O sucesso requer uma solução de gestão de dados de produtos em âmbito empresarial que forneça a capacidade de:

• Gerenciar dados em uma única fonte segura, independente de onde e como eles são gerados.

• Colaborar, visualizar e validar dados por toda a cadeia de suprimentos.

• Encontrar dados de projeto rapidamente para maximizar a reutilização.

• Estabelecer processo de modificação e fluxos de trabalho automatizados, eficientes e estruturados.

• Garantir que as alterações sejam refletidas de forma precisa em todas as áreas funcionais e representações de dados.

(4)

Você consegue gerenciar dados a partir

de múltiplas ferramentas CAD?

Você consegue revisar dados a partir

de outros sistemas CAD?

Você consegue visualizar modelos CAD

do tipo red-line ou mark-up para

enfatizar seus interesses?

Gerenciar um ambiente de dados

multi-CAD

Independentemente se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, o que você possivelmente mais precisa é de competência para trabalhar com dados CAD de um ou mais sistemas. Sua empresa pode possuir múltiplos sistemas CAD, ou você pode receber arquivos CAD de fornecedores ou OEMs que usam diferentes sistemas CAD, o que em conjunto significa que você precisa trabalhar com dados em vários for-matos diferentes. Como resultado, seu processo de revisão de projeto é provavelmente consumido pela conversão dos dados CAD em algum formato comum que permita a você visualizar os projetos ou montagens e revisar alterações. Você precisa ser capaz de revisar os dados facilmente (visual-mente e em 3 dimensões) e ter capacidade de comunicar rapidamente seus comentários e entradas com o resto de sua equipe, fornecedores e OEMs. Você precisa acompanhar todas as alterações. E, finalmente, você deverá ser capaz de automatizar a maior parte das comunicações diárias de fluxo de trabalho e executar o processo na íntegra o mais continu-amente e facilmente possível.

AutoCAD

Cadence

Mentor Graphics

Catia

PTC

SolidWorks

(5)

Acima está um exemplo da oportunidade de redução dos custos e tempo de ciclo que é atingível com ajuda do sof-tware Teamcenter® da Siemens PLM Sofsof-tware. Nesse exem-plo, fizemos algumas previsões relacionadas ao número de revisões no ciclo de desenvolvimento de produtos, seu custo e tempo de ciclo. Os benefícios e resultados mostrados acima têm como base as experiências de alguns de nossos clientes melhores em sua categoria.

Pode ser observado que 50 por cento de melhoria na revisão de projeto e no processo de validação resultam em $500.000 de redução de custos e uma redução de 50 semanas no tempo de ciclo. Quando você considera o custo e o tempo para os processos de conversão de dados, agregação, gestão de problemas e revisão de projeto, essas são metas alcançá-veis. Sua métrica provavelmente será diferente e depende da complexidade do seu produto e do processo de desenvolvi-mento de produtos, incluindo o volume das revisões de pro-jeto, número de fornecedores e de sistemas CAD, etc. Além disso, revisões de projeto mais precisas baseadas nas últimas revisões de projeto e colaboração visual fornecem outros importantes benefícios como reduções nos erros de design/projeto ou de lista de materiais (BOM).

Validação digital

Previsão Oportunidade Resultado

100 Revisões de projeto/produto $10.000 custo/revisão Custo total = $1,000,000

Reduzir custo $1 milhão x 50% = $500.000

Reduzir custo Reduzir tempo Melhorar reusabilidade 100 Revisões de projeto/produto

1 Semana/tempo ciclo de revisão

Tempo total = 100 semanas

Reduzir tempo

100 semanas x 50%

= 50 semanas

Inovar mais

(6)

Encontrar e reutilizar dados de projeto

Gerenciamento Digital

Previsão Oportunidade Resultado

100 engenheiros 200 dais/ano 8 horas/dia 160,000 horas/ano x $50 custo do engenheiro Custo total $8,000,000

$8 milhões x 33% = $2.6 milhões

Inovar mais Reduzir custos Iniciativas de qualidade

Adotamos uma melhoria 33 por cento da produtividade aqui com base em clientes melhores em sua categoria. Você pode facilmente inserir seus números para ver qual valor consegue alcançar.

• Você poderia reduzir o tempo para mercado se pudesse reutilizar os projetos, componentes, processos ou

ferramental existentes de um produto para o próximo produto?

• Você poderia reduzir o custo? • Você poderia melhorar a qualidade?

• Isso permitiria que você introduzisse mais produtos novos “Descobrimos que ao utilizar o Teamcenter, pudemos liberar até 33 por cento de nossos recurso de engenharia.”

Dr. Randall Ledford CTO

Emerson

Seus engenheiros estão perdendo

muito tempo buscando informações?

Eles recriam peças similares porque

não conseguem encontrar o que

precisam?

O mais provável em sua organização é que não existe um único recurso competente de autenticidade para seus princi-pais dados de produtos. Como resultado, encontrar os dados corretos para tomar decisões de projeto pode ser um cons-tante desafio. Mesmo quando você encontra informações, elas podem não estar no contexto adequado ou estarem incompletas. Os engenheiros tendem à falta de confiança nos dados e questionam a integridade da informação levan-do-os a recriarem o projeto.

O que você necessita é a capacidade de encontrar rapida-mente os dados corretos e compreender como eles se

encaixam com outros conjuntos no contexto do produto completo (quais outras peças do projeto estão envolvidas). Isso é crítico ao avaliar o impacto de uma alteração de projeto.

Segue um exemplo que ilustra o retorno de investimento de uma única fonte de informações pesquisável e inteligente-mente integrada para 100 engenheiros.

(7)

Gerenciamento de projeto – reutilização do projeto

Custo para projetar uma nova peça Custo médio para administrar o desenho é €2T ($2.5K) e €500 ($700)

VDMA

A despesa para uma nova peça, incluindo design, aquisição, logística, suporte e gestão da qualidade podem acrescentar milhões de Euros.

Koenig & Bauer

em um período mais curto?

A maioria dos engenheiros passa mais tempo procurando por dados de peça, projeto ou ferramental existente, mas se uma peça é fácil de desenhar, ou caso já tenham a feito antes, quando eles não conseguem encontrá-la, eles rapidamente desistem e redesenham a peça. Infelizmente, grande parte dos engenheiros pensa que o custo associado está relacio-nado apenas com seu tempo; e se for uma peça simples, eles podem criá-la mais rápido em comparação com o tempo que demora a encontrar aquela peça existente.

Entretanto, o custo efetivo para criação de novas peças inclui muito mais do que apenas um design. Você deve considerar os custos associados à análise de engenharia, validação, pro-cessos ECO, criação de modelo/desenho, gerenciamento de peças, plano de fabricação, ferramental, planejamento de recursos, suprimentos e mais. De acordo com a associação de máquinas alemã, Verband Deutscher Maschinen- und Anlagenbau (VDMA), o custo de uma nova peça é de aproxi-madamente $2.500 e isso não inclui o custo associado à ges-tão de erros e problemas da qualidade.

Gestão de peças de reposição

Modelo/desenho

Lista de peças/BOM

Inspeção de primeiro artigo Análise de engenharia ECOs Definição de fluxos de trabalho Programação NC Documentação do chão de fábrica Planejamento da manufatura Instruções de montagem Definições de ferramental Planejamento de recursos Terceirização

(8)

Oportunidade de reutilização de projeto

Produtos Peças Peças padrão Tipos de modelo Novas peças padrão recriadas Peças totais recriadas Equipamentos

pesados 1.500 400 10 120 1.200

Máquinas 5.000 4.000 5 1.200 6.000

Produtos Custo/peça Custo total da recriação Equipamentos pesados $2,000 $2.4 M

Máquinas $2,000 $1.2 M Oportunidade

Conforme destacado nesses exemplos, o valor associado à reutilização de dados de projeto comprovados é enorme. Isso pode economizar tempo e custo, enquanto reduz os erros de design ou fabricação. Com base nos exemplos de clientes melhores em sua classe, a análise mostrada nessas tabelas pode ajudar a determinar seu potencial de retorno de investimento ao alavancar a reutilização de projeto que pode ser providenciada por uma única e segura fonte de informa-ção, aliada a mecanismos de busca eficientes.

Além disso, o exemplo apenas reflete o valor e as economias relativas às peças padrão. Existem benefícios adicionais que são cridos internamente para reutilização dos dados de pro-jeto existentes. Como sempre, os benefícios que você observa variam dependendo do tipo de produto, variabili-dade, bem como o número e tipos de peças padrões.

(9)

As equipes de projeto continuamente fazem modificações em seus produtos e você precisa certificar-se de que essas alterações estejam visíveis para a equipe inteira. Você neces-sita automatizar seus fluxos de trabalho de modificação de engenharia e processo de aprovação. Você precisa capturar a aprovação de especificação, aprovação de design, proble-mas, itens afetados, recursos críticos necessários, impacto no cronograma e mais em seu fluxo de trabalho de engenharia.

Alguns de seus fluxos de trabalho de processos empresariais são simples, enquanto que outros são um tanto complexos. Você necessita de uma ferramenta que permita a você mode-lar todos os processos empresariais de qualquer grau de complexidade. Você precisa automatizar esses processos e monitorar seus status. Você necessita de um alerta sempre que necessário, com base em determinados eventos, como muitas solicitações de modificação afuniladas, longos atrasos na aprovação das alterações, excesso de custos ou de crono-grama excedente ou outros critérios. Você precisa que a fer-ramenta o ajude a atender suas necessidades de negócios ao invés de ter que modificar seus processos de negócio para adequação à ferramenta.

Gerenciar processos de alterações

“Com um único processo de gestão para modificação de engenharia, o qual é gerenciado com ajuda do

Teamcenter inteiramente pela Mercury Marine, o tempo médio para uma modificação de engenharia caiu de 56 para 22 dias.”

Larry Grosh

Gerente de Projetos, Implementação de PLM Mercury Marine

As alterações de engenharia é uma de

suas principais áreas de interesse?

São feitas alterações tardias no ciclo?

As alterações não são comunicadas aos

seus fornecedores?

Você experimenta problemas durante a

fabricação e montagem de produtos?

(10)

Gerenciamento de alteração de engenharia

Custo total de ECO anual $2,100,000

Realizar o desempe-nho médio da indús-tria reduziria o custo de ECO em 40% $840,000 Equipe de engenharia para modificações de produto (20 engenheiros a

$75.000) $1,500,000

Custo de reuniões, administrações, etc. $1,500,000 Sucateamento e retrabalho $1,500,000 Custo de inventário excessivo e obsoleto $1,500,000

Referência Nosso exemplo Média da indústria Oportunidade de melhoria Número de ECO/

produtos 200 $2,000 40%

ECO/configuração 50 $2,000 80%

Aqui está um exemplo do potencial retorno de investimento com a gestão de processo ECO. As informações contidas neste exemplo tem como base a experiência de um cliente da Siemens PLM Software que implementou uma abordagem estruturada e sistemática à gestão de modificação. Seus benefícios podem ser diferentes, dependendo do tipo de produto produzido, número e tipos de modificações por pro-duto e as restrições de conformidade regulatória do seu

(11)

Encontrar erros de BOM no processo a jusante ocorre tipica-mente devido à falta de perspectiva interfuncional em comum da BOM do produto. Cada grupo funcional tem uma estreita visão sobre o que está na BOM e cada equipe prova-velmente possui seu próprio aplicativo (usando planilhas de Excel rudimentares como ferramentas) para gerenciar sua visão. As limitações desses processos de BOM resultam em maior risco de negócio e custo por conta de:

• Proliferação de BOM

• Integridade insuficiente da BOM • Excessivos processos manuais • Crescentes riscos de erros

“...agora devido à BOM de engenharia única há menos atrasos causados por erros...”

Nate Workman Líder de Projeto PLM Mercury Marine

Mercury Marine é líder em desenvolvimento e fabricação de engenharia marítima. Possuir uma única BOM e sincronizar a BOM em sistemas ERP ajudou a empresa a reduzir os atrasos causados por erros de BOM.

A partir dos requisitos e informações conceituais durante o design e fabricação, todos em sua organização precisam acessar as informações de BOM mais recentes e precisas. Outro componente chave da gestão de BOM é a capacidade de visualizar as informações usando recursos de visualização de JT mais leves. Isso permite aos usuários em todas as divi-sões da sua organização visualizar dados 2D e 3D sem acesso ao software ou licença CAD. Quando uma modificação é necessária em qualquer uma dessas BOMs, você precisa ava-liar o impacto em todas as outras variações. Com a sincroni-zação de dados instantânea por todas as diferentes visões, você pode eliminar acúmulos de informação, reduzir retraba-lho e simplificar processos.

Gerenciar Lista de materiais e visualizar

dados

Você encontra erros de lista de

materiais (BOM) em seus processos a

jusante?

As modificações na BOM de engenharia

e BOM de fabricação são sempre

(12)

Como você viu, os recursos de gestão de dados de produtos corporativos pode ajudá-lo a automatizar seus processos, encontrar rapidamente e reutilizar dados de projeto de maneira eficiente, visualizar e manter sua BOM de ERP em sincronia com a engenharia, bem como capturar todos os tipos de dados de engenharia incluindo modelos CAD, dados de ECAD, documentos, revisões, planilhas, arquivos PDF, mark-ups, defeitos e mais. Para obter êxito e atingir suas metas de maior produtividade, redução de custos e quali-dade aprimorada requer uma solução de gestão de dados de produtos corporativos.

Conclusão

“...Usando a tecnologia Siemens PLM Software, nós aumentamos os lançamentos de novos produtos em 43 por cento anualmente, de 140 a 200.”

Oliver Gomas

Head of PLM Information Systems Department Groupe SEB

“As configurações de motores estão em constante mudança e todas essas informações são geridas com o Teamcenter... isso elimina a necessidade de intervenção manual entre a engenharia e a base de suprimentos.” Vito Moreno

Gerente de Aplicações Técnicas Pratt & Whitney

(13)

www.siemens.com/plm

Siemens e o logotipo Siemens são marcas comerciais registra-das da Siemens AG. D-Cubed, Femap, Geolus, GO PLM, I-deas, JT, NX, Parasolid, Solid Edge, Teamcenter e Tecnomatix são marcas comerciais ou registradas da Siemens Product Lifecycle Management Software Inc. ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros logos,

Siemens Industry Software Sedes

Granite Park One 5800 Granite Parkway Suite 600 Plano, TX 75024 USA +1 972 987 3000 Américas

Granite Park One 5800 Granite Parkway Suite 600 Plano, TX 75024 USA +1 314 264 8499 Europa Stephenson House

Sir William Siemens Square Frimley, Camberley Surrey, GU16 8QD +44 (0) 1276 413200

Ásia-Pacífico

Suites 4301-4302, 43/F

AIA Kowloon Tower, Landmark East 100 How Ming Street

Kwun Tong, Kowloon Hong Kong

+852 2230 3308

Brasil

Rua Alegre, 443 São Caetano do Sul/SP 09550-250

Brasil

+55 11 4228 7638

Sobre a Siemens PLM Software

Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Siemens Industry Automation Division, é fornecedor líder de software e serviços de gestão de ciclo de vida de produto (PLM) com nove milhões de licenciados e mais de 77.000 clientes no mundo todo. Sediada em Plano, Texas, Siemens PLM Software ajuda a milhares de empresas fazerem grandes produtos, otimizando seus processos de ciclo de vida, desde o planejamento e desenvolvimento até a fabricação e suporte. Nossa visão de HD-PLM é dar a todos os envolvidos em fazer um produto a informação que eles precisam, quando precisam, para tomar a decisão mais inteligente. Para mais informações sobre o os produtos e serviços da Siemens PLM Software, visite www.siemens.com/plm.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da Educação Física na Educação Infantil, considerando-se os objetivos gerais, objetivos específicos, os conteúdos da

98: “En- quanto não permitir o fundo de custeio dos serviços de inspeção, a designação de inspetores especializados para orientação do en- sino da Musica e dos exercícios

sem discriminação”; “...o ensino inclusivo será uma oportunidade das pessoas portadoras de necessidades especiais de mostrar suas potencialidades”; “espero que esta

Aprendizado geral dos jogos esportivos de forma implícita - lúdica Escola da Bola - O ABC da Aprendizagem do Jogo Implícito / Lúdico. O Problema / As causas A solução:

Savants são pessoas que demonstram capacidades superiores em uma inteligência, enquanto suas outras inteligências funcionam num baixo ritmo.. Ex.: Rain Man (baseado numa

Mediação significa que o t rabalho do professor é viabilizar a relação at iva do aluno com a mat éria de est udo, at ravés de obj et ivos, cont eúdos, mét odos e formas

Anche dopo il rilascio bisogna restare nella posizione precedentemente assunta fino al momento dell'impatto della freccia sul bersaglio ed evitare bruschi cali di tensione

1 - Entrada da mão muito próxima da cabeça. 2 - Entrada da mão fora da largura do ombro.. 3 -Tração com o braço fora do alinhamento do corpo.. 4 - Batida com elevação excessiva