• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 266/2012 PREGÃO ELETRÔNICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 266/2012 PREGÃO ELETRÔNICO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 266/2012 PREGÃO ELETRÔNICO

O MUNICÍPIO DE ELDORADO DO SUL torna público que fará realizar a licitação abaixo indicada cujos procedimentos serão conduzidos pelo PREGOEIRO e sua EQUIPE DE APOIO, designados por Portaria, em conformidade com Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 3181/06 e subsidiariamente, no que couber, as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, bem como as condições estabelecidas neste Edital.

O recebimento das propostas será a partir das 09:00 (nove horas) do dia 30 maio de 2012, até às 09:00 (nove horas) do dia 15 de junho de 2012. O início da sessão pública será às 09:10 (nove horas e dez minutos) do dia 15 de junho de 2012, no endereço eletrônico http://cidadecompras.cnm.org.br/, horário de Brasília - DF.

MODALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO

TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO GLOBAL O

BJETO: Contratação de empresa apta para o fornecimento de bombonas de água mineral, atendendo as necessidades da Secretaria de Educação e Cultura, Centros Municipais de Educação e Escolas Municipais, conforme segue e de acordo com o Termo de Referência em anexo:

1670 unidades - Bombonas de água mineral sem gás de 20 litros, para reposição. OBSERVAÇÕES:

A) As licitantes deverão levar em consideração as condições gerais constantes no presente Edital.

B) As águas minerais deverão ser cotadas e entregues novas, em ótimo estado de conservação, observada a data de validade para o devido consumo, devendo as mesmas conter rótulos nas embalagens, bem como, deverá atender as exigências e especificações contidas neste Edital, bem como no Termo de Referência.

C) A entrega das águas minerais será de forma programada, conforme descrito no Termo de Referência.

D) As águas minerais deverão ser entregues em quantidades necessárias para o abastecimento de cada instituição, em sistema de comodato conforme a necessidade da Secretaria de Educação e Cultura, neste Município.

E) Será firmado contrato de fornecimento com a licitante vencedora do certame que vigorará pelo período de 01 (um) ano a contar da assinatura do mesmo, de acordo com os termos deste Edital e na forma da minuta que segue em anexo.

(2)

F) A água mineral cotada e entregue, deverá possuir Registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária/MS, devendo este documento ser apresentado juntamente com os documentos de habilitação.

G) As despesas decorrentes desta contratação correrão por conta das seguintes Dotações Orçamentárias: 139, 258, 287, ano 2012; Elemento: 3.3.9.0.30.07.00.00; Solicitação de compra nº 8413; Órgão: Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

1. DAS CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

1.1. Poderão participar deste Pregão quaisquer empresas interessadas que se enquadrem no ramo da atividade pertinente ao objeto da licitação e que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste Edital.

1.2. A entrega da proposta leva a participante a aceitar e acatar as normas contidas no presente Edital.

1.3. Não caberá desistência da Licitante, após o encerramento do certame, nem a recusa na entrega das águas minerais, a não ser se decorrente de fato superveniente, devidamente justificado e aceito pela autoridade competente. Caso contrário, a empresa será penalizada, conforme Item 11 a seguir, bem como, de acordo com o Decreto Municipal nº 4.680/11 e com as Leis nº 8.666/93 e 10.520/02. 2. DAS RESTRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

2.1. Não poderão participar deste Pregão:

I - Empresas que não atenderem às condições deste Edital;

II - Empresas que estejam em concordata ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação;

III - Empresas que tenham sido declaradas inidôneas por órgão da Administração Pública, direta ou indireta, federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, por meio de ato publicado no Diário Oficial da União, do Estado ou do Município, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição. Igualmente não poderão participar as empresas suspensas de licitar e contratar com a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, Estado do Rio Grande do Sul;

IV - Empresas reunidas em consórcio, que sejam controladas, coligadas ou subsidiárias entre si, qualquer que seja sua forma de constituição;

V - Servidor de qualquer órgão ou entidade vinculada a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, bem assim a empresa da qual tal servidor seja sócio, dirigente ou responsável técnico;

VI – Empresas estrangeiras não autorizadas a funcionar no País. 3. DO CREDENCIAMENTO:

3.1. O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico, no site http://cidadecompras.cnm.org.br/.

3.2. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica responsabilidade legal da licitante ou de seu representante legal e presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão Eletrônico.

3.3. O uso da senha de acesso pela licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul responsabilidade por

(3)

eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

3.4. Quando da participação das microempresas e empresas de pequeno porte deverão ser dotados os critérios estabelecidos no art. 44 da Lei complementar 123/2006.

4. DA DOCUMENTAÇÃO PARA HABILITAÇÃO:

4.1. A licitante vencedora deverá apresentar, obrigatoriamente, no original ou cópia devidamente autenticada em cartório, a seguinte documentação:

I - Certidão de Regularidade relativa à Seguridade Social (CND) do INSS, demonstrando sua situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos em Lei.

II - Certidão de Regularidade relativa ao FGTS.

III - Certidão de Regularidade para com a Fazenda Federal demonstrada mediante a apresentação da Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais e pela Certidão de Dívida Ativa da União.

IV - Certidão de Regularidade para com a Fazenda Estadual.

V - Certidão de Regularidade para com a Fazenda Municipal do domicílio ou sede da licitante.

VI – Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa.

VII - Contrato Social, Declaração de Firma Individual, ou documento equivalente, a fim de comprovar a aptidão da licitante com o objeto licitado.

VIII - Uma vez que a licitante, no momento do encaminhamento de sua proposta no sistema, declarou ser Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte, a mesma deverá ainda, obrigatoriamente, apresentar declaração expressa do Contador da Empresa atualizada, até 06 (seis) meses anteriores à data da habilitação, informando que a mesma se enquadra nesta condição, fazendo uso dos privilégios previstos pela Lei Complementar nº 123/2006.

IX – Registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária/MS, da água mineral cotada e futuramente entregue.

4.2. Os documentos necessários à habilitação deverão ser apresentados obrigatoriamente em original ou por qualquer processo de cópia autenticada, salvo os emitidos pela INTERNET, os quais poderão ter a sua autenticidade e prazo de validade verificada pelo Pregoeiro e Comissão de Apoio se assim entenderem, ou publicados em órgão de imprensa oficial.

4.3. A documentação exigida para habilitação deverá, obrigatoriamente, ser apresentada ao Pregoeiro(a) e Comissão de Apoio, obedecendo ao prazo estabelecido no item 7.9 e submetendo-se ao que segue abaixo:

4.3.1. Todos os documentos originais ou cópias autenticadas, encaminhados ao Pregoeiro(a) e Comissão de Apoio, deverão obedecer rigorosamente à ordem sequencial listada no item 4.1.

4.3.2 Os documentos deverão estar enumerados em ordem crescente e rubricados pela licitante.

4.3.3. O não cumprimento ao disposto no item 4.3.1 e 4.3.2, não inabilitará a licitante, mas impedirá a mesma de manifestar quaisquer recursos e/ou alegações sobre a inexistência de documento(s) exigido(s) para a habilitação.

4.3.4. Em nenhuma hipótese será concedida prorrogação de prazo para apresentação dos documentos exigidos para a habilitação, com exceção ao disposto no art. 43 da Lei Complementar 123/2006.

4.3.5. As licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da obtenção e apresentação dos documentos para habilitação.

(4)

5. DA PROPOSTA DE PREÇOS:

5.1. A licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances.

5.2. Incumbirá ainda à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

5.3. A participação no Pregão dar-se-á por meio da digitação da senha privativa da licitante e subsequente encaminhamento da Proposta de Preço exclusivamente por meio do sistema eletrônico, até às 09:00 (nove horas) do dia 15 de junho de 2012. (Horário de Brasília).

5.4. Como requisito de participação no Pregão, a licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico “cidadecompras”, as seguintes declarações:

pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação previstas neste Edital;

inexistência de fatos impeditivos para habilitação no presente processo;

não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso, insalubre e não emprega menor de dezesseis anos;

para fins de cumprimento ao disposto no art. 44 da Lei Complementar 123/2006, as licitantes deverão informar apenas se estão, ou não, enquadradas na condição de microempresa e empresa de pequeno porte, conforme cadastro efetuado no site “cidadecompras".

5.5. A Proposta de Preços deverá ser apresentada por meio de preenchimento da planilha existente no sistema “cidadecompras”, sendo obrigatório o preenchimento dos campos “Valor Unitário” (valor unitário da água mineral), “Valor Total” (valor total das águas minerais), “Marca”, “Fabricante” e “Descrição detalhada do Item” (descrição da água mineral, conforme consta no Edital).

5.5.1. A proposta comercial, neste momento, não deverá conter dados que identifiquem a Licitante.

5.6. Até a data e hora de início da sessão pública prevista neste Edital, a Licitante poderá acessar o sistema “cidadecompras” para retirar, alterar ou complementar a proposta formulada. A partir do início da sessão pública, não poderão ser alteradas ou retiradas as propostas formuladas.

5.7. A Proposta de Preços deverá conter:

I - O prazo de validade da proposta será de 60 (sessenta) dias consecutivos. Decorrido o prazo referido, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

II - Preços expressos em reais, conforme exemplificação no subitem 5.5 acima. III- Especificação clara do material, incluindo a marca, se for o caso.

IV – A forma e o prazo de entrega dos materiais estão estabelecidos nas letras “B, C e D” das observações deste Edital. Não serão consideradas as propostas com alternativas, devendo as licitantes se limitar às especificações deste Edital.

5.8. Serão desclassificadas aquelas propostas que não atenderem às exigências contidas no presente Edital, sejam omissas, apresentem irregularidades ou defeitos, capazes de dificultar o julgamento, bem como aquelas que apresentem quaisquer ofertas de vantagens não previstas neste Edital, ou preços e vantagens baseados nas ofertas das demais licitantes.

(5)

5.9. As licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas.

5.10. Uma vez a licitante sendo declarada vencedora, pelo sistema, esta deverá encaminhar nova proposta, juntamente com os documentos de habilitação, no prazo de 02 dias úteis, com a descrição da água mineral, agora identificando o valor unitário e o valor total, após a fase dos lances.

6. ABERTURA DA SESSÃO:

6.1. A partir das 09h e 10min do dia 15 de junho de 2012 terá início à sessão pública do Pregão Eletrônico, com a divulgação das Propostas de Preços recebidas e, após análise, terá aceitação dos mesmos e início da etapa de lances, conforme Edital.

7. FORMULAÇÃO DOS LANCES:

7.1. Para o objeto licitado, haverá a disponibilização do sistema para a formulação de lances pelas Licitantes, cujos procedimentos são explicitados nos subitens a seguir, tendo por amparo legal aqueles previstos no Decreto nº 3.181/06.

7.2. Iniciada a etapa competitiva, as licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por meio de sistema eletrônico, sendo a licitante imediatamente informada do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

7.3. As licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observando o horário fixado e as regras de aceitação dos mesmos.

7.3.1. Serão aceitos lances com até 04 (quatro) casa decimais depois da vírgula.

7.4. Só serão aceitos os lances cujos valores forem inferiores ao último lance por ele ofertado e registrado no sistema.

7.5. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

7.6. Durante o transcurso da sessão pública, as licitantes serão informadas, em tempo real, do valor do menor lance registrado que tenha sido apresentado pelas demais licitantes, vedada a identificação da detentora do lance.

7.7. No caso de desconexão com o Pregoeiro, no decorrer da etapa competitiva do Pregão, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível às licitantes para a recepção dos lances.

7.7.1. O Pregoeiro, quando possível, dará continuidade à sua atuação no certame, sem prejuízo dos atos realizados.

7.7.2. Quando a desconexão persistir por tempo superior a 20 (vinte) minutos, a sessão do Pregão será suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa do Pregoeiro aos participantes.

7.8. A etapa de lances da sessão pública será encerrada mediante aviso de fechamento iminente dos lances, emitido pelo sistema às licitantes. Após o prazo informado transcorrerá um período de tempo aleatório, durante o qual, a qualquer momento, o sistema encerrará automaticamente a recepção de lances.

7.9. Encerrada a etapa de lances da sessão pública, o detentor da melhor oferta e aceita pelo pregoeiro deverá comprovar a situação de regularidade, encaminhando os documentos de habilitação originais ou cópias autenticadas no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis. Na hipótese da entrega dos documentos ser realizada pessoalmente, a mesma deverá ser em horários de expediente deste órgão, compreendido das 08h às 14h, somente na Secretaria de Compras.

(6)

7.10. Os documentos a serem apresentados para cumprimento desta exigência são os relacionados no Item 04 deste Edital, bem como, devendo ser incluída a exigência do subitem 5.10.

7.11. O Sistema anunciará a licitante vencedora automaticamente após o encerramento da etapa de lances da sessão pública ou, quando for o caso, após a negociação e decisão pelo Pregoeiro acerca da aceitação do lance de menor valor.

8. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS:

8.1. Na análise da proposta de preços, será verificado o atendimento de todas as especificações e condições estabelecidas neste Edital.

8.2. Para fins de julgamento das propostas, será observado o disposto no Art. 44 da lei Complementar 123/2006, em se tratando de microempresas e empresas de pequeno porte, da seguinte forma:

8.2.1. Será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte.

a) Entende-se por empate, aquelas situações em que as ofertas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores ao menor preço.

b) O disposto neste item somente se aplicará quando a melhor oferta válida não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

c) A preferência de que trata este item será concedida pelo sistema da seguinte forma: c.1) Ocorrendo o empate, a microempresa ou empresa de pequeno porte melhor

classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado o objeto em seu favor;

c.2) Na hipótese da não contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, com base no sub-item c.1, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem em situação de empate, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

d) No caso de empate, após o encerramento dos lances, a microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada, dentro do limite estabelecido no item 8.2.1.a, será informada pelo sistema para apresentar nova proposta, sob pena de preclusão.

8.3. Ainda assim, se existir mais de um licitante com propostas idênticas, será dada preferência aos bens/serviços, pela seguinte ordem, conforme Lei nº 12.349, de 16 de dezembro de 2010:

1º) produzidos no país;

2º) produzidos por empresas brasileiras; e

3º) produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país.

8.4. Para julgamento e classificação das propostas será adotado o critério de menor preço, observadas as especificações técnicas definidas no Edital.

9. DOS RECURSOS:

9.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente, a intenção de interpor recurso, no prazo de 30 min, concedido pelo(a) Pregoeiro(a), quando lhe será determinado o prazo de 03 (três) dias úteis para apresentação das razões do recurso, se for aceita a intenção. Os demais licitantes desde logo intimados para apresentarem contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

(7)

9.2. O acolhimento do recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

9.3. A falta de manifestação imediata e motivada do licitante importará a decadência do direito de recorrer e a adjudicação do objeto pelo Pregoeiro ao vencedor.

9.4. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, na Secretaria de Compras e Patrimônio da Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, à Estrada da Arrozeira, 270, Eldorado do Sul/RS, durante os dias úteis, das 08:00 às 13:30.

10. DA HOMOLOGAÇÃO E CONVOCAÇÃO DA LICITANTE VENCEDORA

10.1. O resultado de julgamento será submetido à Autoridade Competente para homologação.

10.2. É facultada a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, quando a convocada não realizar a entrega do material injustificadamente, convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

10.3. O prazo poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte, durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado e aceito pela Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul.

11. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E PENALIDADES

11.1. Pelo inadimplemento das obrigações, seja na condição de participante do pregão ou de contratante, as licitantes, conforme a infração, estarão sujeitas às seguintes penalidades:

a) deixar de apresentar, ou apresentar de forma irregular, a documentação exigida no certame: advertência e/ou suspensão do direito de licitar e contratar com esta Administração pelo prazo de até 02 (dois) anos; a suspensão referida será aplicada após a 2ª advertência;

b) manter comportamento inadequado durante o pregão, tanto presencial quanto eletrônico: afastamento do certame e/ou suspensão do direito de licitar e contratar com esta Administração pelo prazo de até 02 (dois) anos; a suspensão referida será aplicada após a 2ª advertência;

c) deixar de manter a proposta: suspensão do direito de licitar e contratar com esta Administração pelo prazo de até 05 (cinco) anos e/ou multa de 10% sobre o valor da contratação;

d) executar o contrato com irregularidades, passíveis de correção durante a execução e sem prejuízos ao resultado: advertência;

e) executar o contrato com atraso injustificado, até o limite de 10 (dez) dias, após os quais será considerado como inexecução contratual: multa diária de 0,5% sobre o valor atualizado do contrato;

f) inexecução parcial do contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com esta Administração pelo prazo de 03 (três) anos e multa de 8% sobre o valor correspondente ao montante não adimplido do contrato;

g) inexecução total do contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com esta Administração pelo prazo de 05 (cinco) anos e multa de 10% sobre o valor atualizado do contrato;

h) causar prejuízo material resultante diretamente de execução contratual: declaração de inidoneidade cumulada com suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração Púbica pelo prazo de 05 (cinco) anos e multa de 12% sobre o valor atualizado do contrato.

(8)

11.2. Ocorrendo as hipóteses das letras “c” e “g”, reserva-se ao órgão contratante o direito de optar pela oferta que se apresentar como aquela mais vantajosa, pela ordem de classificação, comunicando-se, em seguida, ao Pregoeiro(a) e Comissão de Apoio, para as providências cabíveis.

11.3. A segunda adjudicada, ocorrendo a hipótese do item anterior, ficará sujeita as mesmas condições estabelecidas neste Edital.

11.4. As empresas penalizadas serão registradas no cadastro da contratante, quando for o caso, bem como, divulgadas no site desta Prefeitura.

11.5. Nenhum pagamento será efetuado pela Administração, enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que for imposta ao fornecedor, em virtude de penalidade ou inadimplência contratual.

12. DO CONTRATO:

12.1. Será firmado contrato de fornecimento com a licitante vencedora do certame que vigorará pelo período 01 (um) ano, de acordo com os termos deste Edital, bem como no Termo de Referência e na forma da minuta que segue em anexo.

12.2. Farão parte integrante do contrato, todos os elementos apresentados pela Licitante vencedora, bem como do Edital.

12.3. A licitante vencedora deverá, obrigatoriamente, assinar o contrato na Procuradoria de Licitações e Contratos (PROLIC), localizada na Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, não sendo permitido o envio do contrato pelo correio ou por qualquer outro meio, inclusive para Empresas localizadas em outros Estados. A inobservância desta determinação caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, estando a empresa sujeita às penalidades legalmente estabelecidas na Lei nº 8.666/93, conforme art. 81 da mesma Lei.

13. DO FORNECIMENTO E LOCAL DE ENTREGA:

13.1. As águas minerais deverão ser entregues nas especificações e quantidades solicitadas pela Secretaria de Educação e Cultura, atendendo as quantidades e especificações constantes neste Edital, bem como no Termo de Referência, sendo que a inobservância destas condições implicará recusa sem que caiba qualquer tipo de reclamação por parte da inadimplente.

13.2. Após a assinatura do contrato, a entrega das águas minerais deverá ser de forma programada, conforme descrito neste Edital, bem como no Termo de Referência.

13.3. Todas as despesas decorrentes da entrega das águas minerais serão por conta da CONTRATADA.

13.4 O local e a forma de entrega das águas minerais devem atender as especificações constantes nas Observações “B, C e D”.

13.5. As águas minerais deverão ser entregues de forma programada e em quantidades necessárias para o abastecimento de cada instituição, em sistema de comodato conforme a necessidade da Secretaria de Educação e Cultura, neste Município.

14. DA COTAÇÃO DE PREÇOS E DO PAGAMENTO:

14.1. Os preços deverão ser cotados já incluindo nestes todos os impostos, taxas e demais acréscimos pertinentes, se houver.

14.2. O pagamento será efetuado em até 10 (dez) dias após a entrega, em conta corrente da Empresa contratada obrigatoriamente, mediante liberação da nota fiscal pela secretaria competente e apresentação desta na Secretaria da Fazenda.

(9)

14.3. Com base no artigo 65, parágrafo 1º da Lei Federal N.º 8.666/93, de 21 de junho de 1993, a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul poderá fazer acréscimos ou supressões de até 25% (vinte e cinco por cento) no valor da contratação.

14.4. As notas fiscais deverão ser encaminhadas, para o respectivo pagamento, juntamente com as Certidões Negativas Federal, Estadual, Municipal, INSS e FGTS.

14.5. Se a referida empresa for optante do Simples Nacional, esta deverá encaminhar juntamente com a nota fiscal de serviço o Extrato do Simples Nacional, para fins de verificação da regularidade do faturamento declarado.

15. DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS:

15.1. Qualquer pedido de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital e seus Anexos deverá ser enviado, no próprio site “cidadecompras”, no campo “Tirar Dúvida”.

16. DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO:

16.1. Conforme previsto no art. 16 do Decreto 3.181/06, até 02 (dois) dias úteis antes da abertura do pregão, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório deste Pregão. 16.2. Em se tratando de Pregão Eletrônico, as impugnações deverão ser, obrigatoriamente, por meio eletrônico, através do site http://cidadecompras.cnm.org.br/, no prazo mencionado acima.

16.3. O sistema automaticamente não aceitará a impugnação, caso o prazo referido acima não seja cumprido.

16.4. Caberá ao(a) Pregoeiro(a) decidir sobre a petição no prazo de 24h (vinte e quatro horas), conforme estabelecido no § 1º do art. 12 do Decreto nº 3.555/2000;

16.5. Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização do certame.

16.6. As impugnações apresentadas no protocolo desta Prefeitura, ou qualquer outra forma que não referida acima, serão desconsideradas.

17. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

17.1. Os casos não previstos e as dúvidas deste Edital serão resolvidos pelo(a) Pregoeiro(a) e a Comissão de Apoio, com base à legislação que se aplica a modalidade Pregão, sob a égide da Lei nº 10.520/02, Decreto Municipal nº 3.181/06 e subsidiariamente, no que couber, as disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores.

17.2. Fica assegurada a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, no interesse da Administração, o direito de anular ou revogar, a qualquer tempo, no todo ou em parte, a presente licitação, por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.

17.3. A participação neste Pregão implicará na aceitação integral e irretratável de suas normas e observância dos preceitos legais e regulamentares, ressalvados o direito de impugnação e de recurso.

17.4. O objeto da presente licitação poderá sofrer acréscimos ou supressões, conforme previsto no § 1º do Art. 65 da Lei 8.666/93.

(10)

17.5. Não havendo expediente na data fixada para a abertura da sessão da licitação, ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo local e horário anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário.

17.6. O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento do licitante, desde que sejam possíveis as aferições das suas qualificações e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da sessão pública deste Pregão.

17.7. Caso seja necessária a interrupção da sessão, os autos do processo ficarão sob a guarda do Pregoeiro, que designará nova data para a continuação dos trabalhos.

17.8. O presente Edital, estará a disposição dos interessados na Secretaria de Compras e Patrimônio da Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul/RS, sito à Estrada da Arrozeira, 270, de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas, devendo a empresa apresentar um CD ou pen drive, para a gravação do edital; também nas páginas web da Prefeitura de Eldorado do Sul – endereço www.eldorado.rs.gov.br, do Cidade Compras – endereço http://cidadecompras.cnm.org.br/.

17.9. A participação do pregão pelas Empresas deverá ser realizada com o programa “Mozila Firefox 11”, caso contrário, o certame não procederá de forma adequada. Esta Administração não se responsabilizará pelos prejuízos causados pela falta desta atualização.

Eldorado do Sul, 23 de maio de 2012.

ANA NAZARÉ DA SILVA GONZALEZ Secretária Municipal de Educação e Cultura

(11)

MINUTA DE CONTRATO DE FORNECIMENTO N.º .../...

Pelo presente instrumento particular de Contrato de Fornecimento e na melhor forma de direito, de um lado o MUNICÍPIO DE ELDORADO DO SUL, inscrito no CNPJ sob o n.º 92.324.706/0001-27, com sede na Rua da Arrozeira, n.º 270, Centro, neste ato representado pela Sra. Ana Nazaré da Silva Gonzalez, Secretária Municipal de Educação e Cultura, doravante denominada CONTRATANTE e, de outro lado a Empresa ..., inscrita no CNPJ sob o n.º ..., com sede na Rua ..., n°..., na cidade de .../..., neste ato representada por quem de direito, doravante denominada CONTRATADA, têm entre si, justos e contratados o que adiante segue, tudo conforme o Processo de licitação n° 266/12, Modalidade Pregão Eletrônico, regendo-se o mesmo pela Lei Federal n.º 10.520/02, Decreto Municipal nº 3181/06 e, subsidiariamente, pela Lei Federal nº 8.666/93 e suas posteriores alterações:

CLÁUSULA PRIMEIRA: A CONTRATADA obriga-se a fornecer para o CONTRATANTE águas minerais, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação, nas especificações abaixo, bem como no Termo de Referência:

1670 unidades - Bombonas de água mineral sem gás de 20 litros, para reposição.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Todas as águas minerais deverão ser entregues pela CONTRATADA, em ótimo estado de conservação, observando o prazo de validade das mesmas e a troca dos vasilhames quando for necessário, ou solicitado.

PARÁGRAFO SEGUNDO: As águas minerais deverão ser entregues a partir da assinatura deste contrato, conforme necessidade e solicitação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

PARÁGRAFO TERCEIRO: A entrega das águas minerais pela CONTRADA deverão ser realizadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada na Av. Porto Alegre, nº 615, Bairro Itaí, neste Município, e nas Instituições definidas no Termo de Referência, após a assinatura deste contrato de forma programada, conforme a necessidade.

PARÁGRAFO QUARTO: Os custos com o fornecimento e entrega do objeto ora licitado e quaisquer outros encargos serão exclusivos da CONTRATADA.

(12)

CLÁUSULA SEGUNDA: O CONTRATANTE pagará à CONTRATADA, pelo fornecimento das águas minerais, o valor unitário de R$ …..(...), totalizando o valor de R$ .... (...), já incluído nestes, todas as despesas com encargos fiscais, comerciais, sociais, previdenciários, trabalhistas de qualquer natureza e outros, necessários ao integral cumprimento do objeto ora licitado.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: O pagamento será efetuado 10 (dez) dias após cada entrega das águas minerais, mediante a liberação das notas fiscais pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e apresentação das mesmas pela Secretaria da Fazenda, através de depósito em conta corrente da CONTRATADA, obrigatoriamente, e ainda, com a comprovação pela CONTRATADA do recolhimento prévio das contribuições incidentes sobre a remuneração do segurados, conforme artigo 31 da Lei 8212/91.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Para liberação dos pagamentos, a contratada deverá apresentar juntamente com as notas fiscais as certidões de regularidade para com o INSS, FGTS, Fazendas Federal, Estadual e Municipal.

PARÁGRAFO TERCEIRO: Se a referida empresa for optante do Simples Nacional, esta deverá encaminhar juntamente com a nota fiscal de serviço o Extrato do Simples Nacional, para fins de verificação da regularidade do faturamento declarado.

CLÁUSULA TERCEIRA: O prazo de vigência do presente contrato será de 1 (um) ano a partir da assinatura do mesmo.

CLÁUSULA QUARTA: A CONTRATADA ficará responsável pelo ressarcimento de qualquer dano que venha a ser causado ao CONTRATANTE e/ou terceiros decorrentes de sua imperícia, imprudência ou negligência na execução contratual.

CLÁUSULA QUINTA: Toda e qualquer responsabilidade relativa ao pessoal referente ao presente contrato, como a decorrente de legislação do trabalho, previdenciária, leis sociais ou seguros são de competência da CONTRATADA que é o empregador, nos termos do artigo 71 de Lei Federal nº 8666/93, não havendo entre o CONTRATANTE e o dito pessoal qualquer relação de emprego.

PARÁGRAFO ÚNICO: A CONTRATADA obriga-se a ressarcir o CONTRATANTE de toda a sanção pecuniária que possa o mesmo a vir a sofrer na Justiça do trabalho ou perante o Instituto Nacional de Seguridade Social, decorrente da presente contratação.

CLÁUSULA SEXTA: A CONTRATADA obriga-se a manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ela assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na legislação em vigor.

PARÁGRAFO ÚNICO: A CONTRATADA obriga-se a cumprir a determinação do artigo 7º, inciso XXXIII da CF/88.

(13)

CLÁUSULA SÉTIMA: Em caso de inexecução dos serviços, erros de execução, execução imperfeita, mora de execução, inadimplemento contratual, sujeitarão a CONTRATADA às seguintes sanções ou penalidades, conforme o artigo 86 da Lei Federal n.º 8666/93:

a) executar o contrato com irregularidades, passíveis de correção durante a execução e sem prejuízos ao resultado: advertência;

b) executar o contrato com atraso injustificado, até o limite de 10 (dez) dias, após os quais será considerado como inexecução contratual: multa diária de 0,5% sobre o valor atualizado do contrato;

c) inexecução parcial do contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com esta Administração pelo prazo de 03 (três) anos e multa de 8% sobre o valor correspondente ao montante não adimplido do contrato;

d) inexecução total do contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com esta Administração pelo prazo de 05 (cinco) anos e multa de 10% sobre o valor atualizado do contrato;

e) causar prejuízo material resultante diretamente de execução contratual: declaração de inidoneidade cumulada com suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração Púbica pelo prazo de 05 (cinco) anos e multa de 12% sobre o valor atualizado do contrato.

PARÁGRAFO ÚNICO: As penalidades poderão ser aplicadas cumulativamente.

CLÁUSULA OITAVA: A inexecução total ou parcial deste contrato enseja a sua rescisão, com as consequências previstas na Lei Federal n.º 8666/93.

CLÁUSULA NONA: O CONTRATANTE fica, desde já, autorizado a efetuar todo e qualquer desconto referente à incidência de tributos atinentes à legislação tributária vigente.

CLÁUSULA DÉCIMA: O CONTRATANTE poderá modificar o presente contrato unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, resguardados os direitos da CONTRATADA.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: A CONTRATADA fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários no presente contrato até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor ora ajustado, conforme artigo 65 da Lei Federal n.º 8666/93.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA: O presente contrato poderá ser rescindido por ato unilateral do CONTRATANTE, nos termos do artigo 78 da Lei Federal nº 8666/93, amigavelmente entre as partes ou judicialmente, nos termos da legislação.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: As despesas decorrentes da presente contratação correrão por conta das seguintes dotações orçamentárias, conforme nota de empenho nº .../...: ...

(14)

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: Fica eleito o Foro da Comarca de Eldorado do Sul/RS, com exclusão de quaisquer outros, por mais privilegiados que sejam, para dirimir quaisquer litígios oriundos do presente contrato.

Assim, justos e contratados, subscrevem as partes o presente instrumento, em 06 (seis) vias de igual teor, validade e forma, na presença das testemunhas instrumentais, obrigando-se a bem e fielmente cumprir tudo quanto neste se estipula, por si ou seus sucessores, a quaisquer títulos.

Eldorado do Sul,... de ... de ... ___________________________ CONTRATANTE ___________________________ CONTRATADA TESTEMUNHAS: _______________________ _______________________

(15)

TERMO DE REFERÊNCIA:

OBJETO

1. Contratação de empresa apta ao fornecimento de bombonas de água mineral sem gás, com 20 litros cada, para suprir as necessidades da Secretaria de Educação de do Município de Eldorado do Sul: SMEC, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e os Centros Municipais de Educação Infantil/Creches.

ESPECIFICAÇÕES

2. A empresa contratada deverá realizar o fornecimento de um quantitativo estimado de aproximadamente 1.670,00 unidades de bombonas de água mineral, durante a vigência do contrato. As bombonas deverão ter 20 litros, todas devidamente lacradas, com lacre de identificação do fornecedor, de acordo com os seguintes quantitativos:

- 600 unidades para as Creches,

- 1.000 unidades para as Escolas Municipais - 70 unidades para SMEC.

A entrega será efetuada de forma programada, em quantidades necessárias para o abastecimento de cada instituição e em conformidade com planilha de entrega elaborada pelo Setor de Nutrição da SMEC. (poderão acontecer entregas extras a da planilha, quando for solicitado pela contratante ao fornecedor).

Acontecerá através de sistema de comodato, a contratada deixará bombonas cheias, lacradas e dentro do prazo de validade, no local determinado e levará bombonas vazias, seguindo obrigatoriamente a planilha de fornecimento que será entregue ao fornecedor do material, tão logo seja definido o processo de compra e realizada a assinatura contratual. Nesta planilha constarão os endereços de cada instituição recebedora das bombonas, as quantidades que deverão ser entregues e o período que normalmente o fornecedor deverá entregar a mercadoria.

Cada entrega, em cada local, deverá ser documentada em recibo manual em duas vias, (uma via ficará com fornecedor e outra com o recebedor) onde constarão o quantitativo de bombona entregue, data da entrega, valor unitário e valor total, assinatura do fornecedor e assinatura de cada responsável pelo recebimento nas unidades.

Na SMEC o responsável pelo setor de nutrição,

Nas Creches e Escolas seus diretores ou outro servidor designado por este. No final de cada mês, a contratada enviará todos os recibos do período junto com original da nota fiscal onde constará o somatório das bombonas entregues.

O fornecimento de bombonas em perfeito estado de conservação e dentro do prazo validade, será de responsabilidade da contratada, assim como a troca dos vasilhames quando for necessário, ou solicitado pelo contratante.

Obs.: A contratada emitirá 03 notas fiscais, uma com os quantitativos de fornecimento da SMEC, outra com os quantitativos das Escolas e outra com os quantitativos fornecidos para as Creches. Isso se faz necessário, devido os recursos financeiros com os quais serão cobertos as despesas na contratação.

(16)

3. LOCALIDADES PARA ENTREGA:

Escolas E.M.E.F Cônego Eugênio Mess

Localização: Av. Nestor Jardim Filho, 1420 - Bairro: Chácara - Eldorado do Sul E.M.E.F. Pe. Antônio Vieira

Localização: Rua: Alvício Heller, 519 Bairro: Itaí - Eldorado do Sul E.M.E.F. Nossa Senhora Medianeira

Localização: Av. Emancipação, 372 – Bairro: Centro – Eldorado do Sul – RS E.M. E.F. La Hire Guerra

Localização: Irene dos Santos Totta, nº 301 – Bairro: Centro – Eldorado do Sul E.M.E.F. Davi Rieguel Neto

Localização: Av. Emancipação, nº 664 – Bairro: Centro – Eldorado do Sul E.M.E.F. Luiza Maria Binfaré

Localização: Av. A nº 15 Bairro: Cidade Verde – Eldorado do Sul E.M.E.F. Octávio Gomes Duarte

Localização: BR 290 Km 143 Distrito – Eldorado do Sul E.M.E.F. São José

Localização: Rua Pe. Rebello Cezar, 222 Bairro: - Bom Retiro – Eldorado do Sul E.M.E.F. Almirante Tamandaré

Localização: Rua Por do Sol, s/nº Bairro: Irga – Eldorado do Sul E.M.E.F. Sepé Tiarajú

Localização: BR 290 Km 142 Fazenda São Pedro/ Distrito – Eldorado do Sul E.M.E.F. José do Patrocínio

Localização: Rua: 22, nº 700 3ª Parte/Distrito – Eldorado do Sul E.M.E.F. Paraná

Localização: Rua: Lar da Criança, s/nº – Eldorado do Sul Creches

CMEI: Arco Iris Unidade Central

Localização: Av. Emancipação, nº 270 Bairro: Centro – Eldorado do Sul CMEI: Arco Iris Unidade Sans Souci

Localização: Rua: Mauro Mendes Totta, nº 910 Bairro: Sans Souci – Eldorado do Sul CEMEI: Arco Iris Unidade Distrito

(17)

Localização: Av. Ângelo Collovini, nº 101 Bairro: Distrito – Eldorado do Sul CEMEI: Arco Iris Unidade Irga

Localização: Rua Por do Sol, s/nº Bairro: Irga – Eldorado do Sul Secretaria de Educação:

Localização: Av. Porto Porto Alegre, nº 615 Bairro Itaí – Eldorado do Sul

4. PRAZO DO CONTRATO

O contrato terá duração de 12 (doze) meses, a contar da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado por igual período.

5. PAGAMENTO

O pagamento será efetuado mensalmente, após entrega das notas fiscais, juntamente com os recibos comprobatórios das entregas e das negativas necessárias, na Secretaria de Educação, setor de Nutrição, que dará o recebimento das notas, e encaminhará as referidas ao setor administrativo da SMEC, para os procedimentos de pagamento.

6.DAS DOTAÇÕES

As despesas decorrentes da presente contratação correrão por conta das seguintes dotações orçamentárias: ( deverão constar do contrato ).

Dotação: 139 – 05.01.04.122.0002.2104 3339030000000/Material de Consumo Recurso: LIVRE. Dotação: 258 – 05.021236101032032 3339030000000/Material de Consumo Recurso: MDE. Dotação: 287 – 05.02.12.365.0102.2103. 3339030000000/Material de Consumo Recurso: MDE

Ana Nazaré da Silva Gonzalez. Secretária Municipal de Educação, Cultura,

Referências

Documentos relacionados

Por mais que o Pará, principal espaço escravista do vale amazô- nico, durante grande parte da segunda metade do século XIX, não tenha se enquadrado à lógica da segunda escravidão

o qual será considerado inexecução contratual. b) Multa de 8% (oito por cento) no caso de inexecução parcial do contrato cumulada com a pena de suspensão do direito de licitar

Entre as razões para a aposta no premium, em um momento em que muitos consumidores precisam economizar, estão desde o surgimento de oportunidades inesperadas na crise como até

V - inexecução parcial do contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 3(três) anos e multa de 4% sobre o

Como você vê a complementaridade entre os conceitos de comunidade e sociedade na perspectiva da fenomenologia de Edith Stein. O papa Francisco disse na encíclica Evangelii

O objetivo da Contabilidade Pública é fornecer aos usuários informações contábil-financeira acerca do patrimônio das entidades do setor público, apoiando as

Vê-se que a previsão constitucional é bem clara, deve o candidato, tanto da OAB como do Ministério Público do Trabalho contar com 10 anos de atividade efetiva

Essa diferenciação entre os dois vetores possibilita um entendimento mais acurado das relações transversais e interdisciplinares que a arte e o teatro estabelecem