• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Ano Letivo 2019/2020

Orientador: Dr. Pedro Amado

Regente da Unidade Curricular: Professor Doutor Rui Maio

Relatório Final

Estágio Profissionalizante

(2)

2

Índice:

1. Introdução ... 3

2. Síntese das atividades dos estágios parcelares ... 3

2.1. Medicina Geral e Familiar ... 3

2.2. Pediatria ... 4 2.3. Ginecologia e Obstetrícia ... 4 2.4. Saúde Mental... 5 2.5. Medicina Interna ... 5 2.6. Cirurgia Geral ... 6 3. Reflexão crítica ... 7 4. Anexos ...10

4.1. Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante ...10

4.2. Certificado de participação no programa internacional SCORA X-Change ...11

4.3. Certificado de participação no VI Congresso Nacional de Estudantes de Medicina - CNEM ...12

4.4. Certificado de participação na palestra “Abuso Sexual Infantil” ...13

(3)

3

1. Introdução

O estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School, que se encontra subdividido em seis estágios parcelares clínicos, tem como foco principal a consolidação de conhecimento científico adquirido em anos anteriores, associado a um desenvolvimento de aptidões clínicas e valores éticos que são fulcrais na formação médica. Para tal, não só é necessária uma abordagem eficaz do doente com a realização da entrevista clínica, exame objetivo, requisição de métodos complementares de diagnóstico e prescrição terapêutica, mas também o estabelecimento de uma boa relação interpessoal com o doente e outros profissionais envolvidos na prestação de cuidados de saúde.

Além destas competências nucleares da educação médica pré-graduada, determinei como objetivos a nível pessoal colmatar falhas de conhecimento teórico, aperfeiçoar a minha capacidade de comunicação com o doente e outros profissionais de saúde, desenvolver uma maior capacidade de autonomia e adquirir capacidades na gestão de recursos limitados.

Assim sendo, este relatório pretende descrever as atividades desenvolvidas ao longo de cada estágio parcelar e de atividades extracurriculares e efetuar um balanço crítico sobre os objetivos propostos e sobre o meu crescimento a nível pessoal. Este relatório encontra-se dividido em 2 secções, a Síntese das atividades dos estágios parcelares e Reflexão crítica. Encontram-se disponibilizados ainda, no fim do relatório, os anexos relevantes.

2. Síntese das atividades dos estágios parcelares

2.1

. Medicina Geral e Familiar – 09/09/2019 a 04/10/2019

O meu primeiro estágio parcelar profissionalizante decorreu na USF São João Evangelista dos Lóios, supervisionado pelo Dr. Vasco Freire. Como objetivos específicos para este estágio, defini a aquisição de competências na orientação de consultas, desenvolvimento da minha capacidade de comunicação efetiva com os doentes, fortalecimento da abordagem diagnóstica e terapêutica das patologias mais frequentes em MGF e consolidação de conhecimento relativamente aos planos de Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Rastreios Oncológicos e Programa de Vacinação.

Durante o período de estágio participei ativamente nos vários tipos de consulta, discutindo o diagnóstico diferencial, exames complementares de diagnóstico e proposta de medidas preventivas e terapêuticas. No âmbito da Saúde Materna e Planeamento Familiar, observei a remoção de um Dispositivo Intra-uterino e realizei ainda alguns procedimentos como citologias cervicais e auscultação de foco fetal. Tive, também, a oportunidade de realizar de forma autónoma consultas de Saúde de Adultos e Consultas Abertas e de

(4)

4 acompanhar o meu tutor em deslocações ao domicílio. De referir ainda a minha participação em algumas consultas de enfermagem.

No decorrer do estágio apresentei, para toda a equipa da USF, um panfleto acerca da importância da vacinação sazonal da gripe, como uma outra forma de realizar educação de saúde dirigida aos doentes.

2.2. Pediatria – 07/10/2019 a 01/11/2019

O estágio parcelar de Pediatria decorreu no Hospital Dona Estefânia, tutelado pela Dra. Raquel Santos. Estabeleci como objetivos principais a consolidação de conhecimento relativo às patologias mais comuns da criança e adolescente e respetivo tratamento, aperfeiçoar a realização do exame objetivo e colheita da anamnese e melhoria da comunicação com a criança ou adolescente e família.

As minhas atividades durante o estágio foram consistiram maioritariamente na participação em consultas externas, tendo assistido sobretudo a consultas de Nefrologia, mas também de Imunoalergologia, Neurologia e Cardiologia Pediátrica. Frequentei também o serviço de internamento em que, dada grande especialização deste centro de referência, contactei predominantemente com doentes com patologias relacionadas com a Nefrologia. Acompanhei ainda, semanalmente, a minha tutora no Serviço de Urgência, onde pude observar uma maior variedade de patologia pediátrica, permitindo-me pôr em prática o reconhecimento de sinais de alarme, interpretação de métodos complementares de diagnóstico e terapêutica a instituir. Durante o estágio tive a oportunidade de participar na Reunião da Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica, sendo esta uma experiência enriquecedora que me permitiu aprofundar o meu conhecimento em algumas dimensões desta área e tornar o meu estágio mais rentável.

Na última semana de estágio apresentei um caso clínico com revisão de protocolo atualizado acerca de Tromboembolismo Pulmonar.

2.3. Ginecologia e Obstetrícia – 04/11/2019 a 29/11/2019

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, orientado pela Dra. Lina Salgueiro, decorreu no Hospital São Francisco Xavier e estabeleci como objetivos a consolidação de conhecimento acerca das patologias ginecológicas e obstétricas mais frequentes, aquisição de autonomia de forma a realizar exame físico ginecológico e da mulher grávida, consolidar conhecimentos relativos à vigilância de uma gravidez normal e reconhecer situações de risco.

Ao longo do estágio estive maioritariamente em contacto com a Obstetrícia, no âmbito da qual participei na enfermaria materno-fetal e em consultas externas de gravidez de baixo e alto risco, onde pude realizar a

(5)

5 revisão da história pessoal e da gestação com o respetivo exame objetivo da grávida, permitindo reconhecer os fatores que condicionam uma gravidez de alto risco com necessidade de internamento. Realizei também a colheita de exsudados para rastreio de Streptococcus β-Hemolítico do grupo B. Participei ainda no bloco de partos, onde assisti e participei em vários partos e cesarianas. No âmbito da Ginecologia, frequentei consultas externas de ginecologia oncológica e uroginecologia com realização de exame ginecológico. Pude também em algumas ocasiões frequentar o bloco operatório onde destaco a minha participação como terceiro ajudante em duas histerectomias, por útero miomatoso e carcinoma do colo do útero. No decorrer do estágio acompanhei a realização de exames ecográficos, tanto na área ginecológica como obstétrica, permitindo-me a familiarização com a técnica e consolidar conhecimentos relativamente a avaliações obstétricas e rastreios oncológicos. Marquei presença, semanalmente, no Serviço de Urgência, no qual contactei com um leque mais variado de patologias agudas frequentes.

Apresentei, na última semana de estágio, uma revisão teórica para o serviço de Ginecologia e Obstetrícia sobre o tema “Pré-Eclâmpsia”.

2.4. Saúde Mental – 10/12/2019 a 10/01/2020

No âmbito da Saúde Mental, realizei o estágio no Serviço de Reabilitação do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), sob orientação do Dr. Miguel Nascimento. Propus como objetivos para este estágio a identificação de sintomas das perturbações psiquiátricas mais frequentes, gestão do doente em fase aguda e de manutenção, treino da entrevista clínica no contexto de patologia psiquiátrica e identificação de possíveis situações de risco.

Desenvolvi a maioria do meu estágio no Serviço de Reabilitação, no qual acompanhei vários doentes durante um longo período de tempo. As minhas atividades diárias consistiam na observação dos doentes, discussão de ajustes terapêuticos e registo de ocorrências. Este acompanhamento estendeu-se à observação dos doentes na terapia ocupacional. Durante este período participei também em várias reuniões clínicas que se realizavam com toda a equipa do serviço de reabilitação. Assisti ainda a várias consultas externas e participei semanalmente no serviço de urgência do Hospital de S. José.

2.5. Medicina Interna – 20/01/2020 a 09/03/2020

Realizei o estágio de Medicina Interna no Hospital Santo António dos Capuchos, tutelado pela Dra. Inês Santos, tendo definido como objetivos a consolidação e aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso acerca da gestão do doente, nomeadamente a nível do diagnóstico, tratamento, requisição de exames complementares de diagnóstico e elaboração de registos clínicos.

(6)

6 O serviço de internamento foi onde decorreu a maior parte do meu estágio, tendo desempenhado de forma autónoma a observação de 2 a 3 doentes diariamente, na qual se incluía a avaliação das vigilâncias e intercorrências, anamnese, exame objetivo, pedido e interpretação de exames complementares de diagnóstico. Pude ainda elaborar notas de alta, realizar punções venosas e arteriais e observar outras técnicas como algaliação, introdução/manipulação de acessos periféricos e toracocentese. Ocorria diariamenteuma reunião de equipa, na qual se realizava a discussão da situação clínica dos doentes internados e do respetivo plano terapêutico. Acompanhei também, semanalmente, a minha tutora na sua consulta externa e no serviço de urgência do hospital de S. José – no qual frequentei o balcão de ambulatório, o balcão de macas e o serviço de observação.

Por fim, numa das sessões clínicas organizadas pelo serviço de Medicina, apresentei um caso clínico sobre “Pneumonite Rádica”.

2.6. Cirurgia Geral – 05/06/2020 a 19/06/2020

O meu estágio de Cirurgia Geral, orientado pela Dra. Marisa Peralta Ferreira e pelo Dr. Pedro Miranda, decorreu em moldes diferentes do habitual, uma vez que não foi possível vivenciar a componente prática deste estágio, prevista para o Hospital das Forças Armadas – Polo de Lisboa. Assim, defini como objetivos a consolidação de conhecimentos sobre as patologias mais frequentes em Cirurgia Geral e a abordagem do doente em contexto de urgência.

Durante este período, participei em 2 reuniões semanais – via Zoom – nas quais foram discutidos alguns temas teóricos e casos clínicos, sendo que, numa das sessões, foi apresentado um vídeo da técnica cirúrgica (Colecistectomia por via laparoscópica). Dada a impossibilidade de realização presencial do Curso TEAM –

Trauma Evaluation and Management, consultei as aulas disponibilizadas online de modo a obter algum

conhecimento teórico acerca deste tema.

No dia 19 de Junho decorreu o mini-congresso de cirurgia, no qual apresentei uma revisão teórica sobre a “Abordagem ao nódulo da tiroide”.

(7)

7

3. Reflexão crítica

Terminado o 6º ano do MIM, considero que os objetivos para os estágios parcelares foram globalmente cumpridos, com algumas exceções pontuais.

Considero o estágio de Medicina Geral e Familiar como dos mais relevantes para a minha formação médica, tendo-se destacado pela autonomia fornecida através da participação em consultas de Saúde de Adulto e Consultas Abertas, onde pude pôr em prática a realização da anamnese, exame objetivo, requisição de exames complementares de diagnóstico e prescrição terapêutica adequados. A minha participação em consultas de Saúde Materna e Planeamento familiar, ajudou-me a desenvolver competências teóricas, sobre os respetivos programas, e práticas, com a realização de certos procedimentos como citologias cervicais e auscultação de foco fetal. Este estágio permitiu-me ainda melhorar a minha capacidade de comunicação com os doentes e com outros profissionais de saúde tendo, neste âmbito, participado em consultas de enfermagem e realizado um panfleto acerca da importância da vacinação contra o vírus da gripe, utilizando esta plataforma diferente para realizar educação de saúde dirigida à população.

O estágio de Pediatria, pelo qual nutro particular interesse, revelou-se desafiante, particularmente ao nível da realização de uma boa anamnese e da comunicação efetiva com os pais/cuidadores. Pela maior especificidade do estágio de Pediatria no Hospital Dona Estefânia, estive sobretudo em contacto com patologia do foro nefrológico, tanto em contexto de internamento como de Consulta Externa, o que me permitiu adquirir maior conhecimento acerca da gestão do doente pediátrico crónico neste âmbito. Apesar de ter tido menor contacto com a Pediatria “Geral”, penso que consegui obter uma visão abrangente desta especialidade, que considero uma prioridade nesta fase da minha formação académica, pela participação em consultas de diferentes subespecialidades e pelo meu tempo de permanência do Serviço de Urgência. Gostaria de destacar um caso que observei no Serviço de Urgência, que marcou especialmente este estágio, e que envolveu uma adolescente vítima de abuso sexual. É algo sensível, com o qual não contactamos frequentemente na nossa prática clínica, e tive a oportunidade de observar a forma empática e profissional de como a situação foi encarada, tendo aprendido com os profissionais que me rodeavam a melhor maneira de lidar com uma situação deste calibre, num ambiente caracteristicamente movimentado que é o Serviço de Urgência. Neste sentido, frequentei uma palestra sobre “Abuso sexual infantil” na qual aprofundei melhor os meus conhecimentos sobre como reconhecer sinais de abuso sexual e o seu impacto nesta população.

Relativamente ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia, destaco a participação ativa na enfermaria materno-fetal e bloco de partos, onde passei a maior parte do meu tempo, e procedi à observação e acompanhamento de grávidas de alto risco, com especial ênfase na revisão da história pessoal e gestação atual, observação do estado materno-fetal, características do colo e contrações uterinas. Apesar do meu tempo nestas valências ter sido proveitoso, tive menor contacto com patologia ginecológica, não tendo tido

(8)

8 oportunidade de vivenciar o internamento neste âmbito. Não obstante, a passagem em consultas externas de Ginecologia – que permitiu pôr em prática outras capacidades essenciais como o exame ginecológico e palpação bimanual – e a variedade de patologias observadas no Serviço de Urgência ajudou a colmatar em parte este problema.

O estágio de Saúde Mental, apesar de ter sido sobretudo observacional, permitiu-me o treino da entrevista clínica no contexto de patologia psiquiátrica, que considero fulcral para o sucesso do mesmo. A minha permanência no Serviço de Reabilitação serviu também para compreender melhor em que consiste a abordagem do doente com patologia mental, não só através do manejo da farmacoterapia, como também na intervenção, a nível funcional e social, com a participação dos doentes em terapia ocupacional de modo a permitir uma reinserção social com o máximo de qualidade e independência. A minha participação no Serviço de Urgência ajudou sobretudo na avaliação da gravidade de um quadro clínico psiquiátrico, no reconhecimento dos critérios de internamento e o regime de internamento a adotar – voluntário ou compulsivo.

A par do estágio de Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna foi onde senti a maior evolução em termos de autonomia na avaliação de doentes e no desenvolvimento da minha capacidade de comunicação, quer com profissionais de saúde quer com os doentes e sua família. Para tal, contribuiu a responsabilidade que me foi atribuída na avaliação diária de vários doentes e a sua discussão com a equipa médica, bem como a observação/realização de certos procedimentos como punções venosas e arteriais, manipulação de acessos periféricos e toracocentese. Além da gestão de doentes no Internamento, a participação do Serviço de Urgência ajudou a melhorar a minha capacidade de avaliação rápida e objetiva e a definir prioridades na resolução dos problemas do doente. Devido ao tempo necessário para efetuar a marcha diagnóstica e terapêutica necessária, poucas vezes consegui acompanhar um doente desde a entrada até ao diagnóstico final.

Por fim, o estágio de Cirurgia não decorreu sob as condições idealmente desejadas, não me sendo possível ter contacto com a componente prática desta especialidade. A falta deste elemento essencial levou à necessidade de redefinir os meus objetivos iniciais para este estágio, uma vez que não tive a oportunidade de participar em cirurgias, praticar atos/procedimentos cirúrgicos como realização de suturas e/ou colocação agrafos, capacidades que considero úteis e gostaria de ver desenvolvidas. Neste âmbito, proponho-me a desenvolver estas competências durante o Internato de Formação Geral. Julgo que a impossibilidade da prática hospitalar nesta especialidade levou a um prejuízo na minha formação, especialmente pela não participação no Serviço de Urgência, onde teria tido contacto com uma grande diversidade de patologias agudas e a sua abordagem prática nesse contexto. Não obstante, as sessões de Zoom revelaram-se úteis na aquisição de conhecimentos uma vez que foram discutidos casos clínicos sobre vários temas (incluindo a

(9)

9 abordagem do doente no Serviço de Urgência) e ainda incluíram a visualização de vídeos de técnicas cirúrgicas. Como negativo, saliento o facto de estas sessões terem tido, por vezes, uma duração curta e, consequentemente, uma abordagem algo superficial sobre alguns dos temas apresentados. Isto poderia ter sido colmatado caso estas sessões tivessem sido implementadas mais precocemente, tornando-as mais proveitosas.

Apesar de importante, não foram apenas as competências adquiridas ao longo do estágio profissionalizante que me fizeram crescer como médico. Ao longo destes anos participei em vários palestras e congressos, tendo este ano participado no VI Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM), do qual destaco a palestra plenária “Para além fronteiras” com a Dr.ª Ana Paula Cruz, na qual fala da sua experiência em Missões Humanitárias enquanto interna de MGF, à qual gostei particularmente de ter assistido. Sem dúvida que uma das experiências que mais contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional foi o estágio que fiz no Gana, em África, no Verão de 2019, antes de iniciar o 6º ano do MIM. Este intercâmbio durou um mês, durante o qual tive oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos na área da Saúde Sexual e Reprodutiva e fazer parte de campanhas de consciencialização e educação da população e ainda praticar a componente clínica em meio hospitalar. Este estágio permitiu-me sair da minha zona de conforto, contactar com uma realidade muito distante da minha e pude vivenciar a prática de uma medicina distinta daquela que presenciei ao longo destes anos, influenciada sobretudo pela escassez de recursos.Acredito que o facto de me ter deparado com doentes num meio pobre, sem as condições básicas de habitação e saneamento, que frequentemente tomamos como garantidas, fez-me compreender que a medicina vai além do trabalho que é feito no hospital e temos de olhar para o doente como um todo, para a sua doença mas também para o seu contexto sociocultural. O facto de comunicar diariamente em inglês, por vezes com pessoas pouco fluentes, levou ao aperfeiçoamento da minha comunicação não-verbal. No entanto, a barreira nem sempre era linguística mas sim cultural, e, nessas situações, aprendi a importância da tolerância e empatia quer com pessoas de etnias e culturas diferentes. Tive ainda a oportunidade de ver profissionais de saúde a atuar em circunstâncias adversas sem nunca deixar de transparecer humanidade, tal como presenciei ao longo deste curso, valores com os quais me revejo e espero aplicar ao longo da minha prática clínica.

Termino este relatório expressando o meu agradecimento à minha família e amigos pelo apoio que me deram ao longo do curso e também a todos os Profissionais de Saúde com os quais contactei ao longo deste ano, em particular aos meus tutores, que sempre revelaram um grande sentido de responsabilidade e preocupação para com o meu aproveitamento do estágio.

(10)

10

4. Anexos

4.1. Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante

Estágio Parcelar

Tema

Descrição

Autores

Medicina Geral e

Familiar

Vacinação sazonal da

gripe

Elaboração de um panfleto sobre a

vacinação sazonal da gripe com o

intuito de educar os doentes

relativamente a este tema.

Rui Escaleira

Pediatria

Tromboembolismo

Pulmonar

Exposição teórica com base num

caso clínico de um jovem

adolescente observado no Serviço

de Urgência que desenvolveu um

Tromboembolismo Pulmonar.

Eduardo Fernandes

José Cristóvão

Pedro Pedrosa

Rui Escaleira

Ginecologia e

Obstetrícia

Pré-Eclâmpsia

Revisão teórica sobre o tema

Pré-Eclâmpsia.

Inês Carrapatoso

Rui Escaleira

Medicina Interna

Pneumonite Rádica

Exposição teórica sobre o tema

Pneumonite Rádica com base num

caso clínico observado no Serviço de

Urgência.

Camila Barcelos

Mariana Casqueiro

Pedro Pedrosa

Rui Escaleira

Cirurgia Geral

Abordagem ao nódulo

da tiróide

Apresentação teórica no

mini-congresso de cirurgia sobre a

abordagem ao doente com nódulo

da tiróide e carcinoma diferenciado

da tiróide.

Alina Fernandes

Ema Faria

Margarida Silva

(11)

11

(12)

12

4.3. Certificado de participação no VI Congresso Nacional de Estudantes de Medicina

- CNEM

(13)

13

(14)

14

4.5. Certificado de participação da Reunião da Sociedade Portuguesa de Nefrologia

Pediátrica

Referências

Documentos relacionados

Por último, podemos encontrar casos diferenciados, onde se procurou aprofundar especificamente casos clínicos nas áreas disciplinares de Dentisteria Operatória, Cirurgia

Pesquisadores, em suas diversas áreas de atuação, relatam em particular que as crianças quando não conseguem eliminar as tensões naturalmente, promovem o

Esta ideia é reforçada por Claudino (2018, p.Apd C-3), que refere ter vindo a ser ministrada ao longo do tempo, formação ao pessoal envolvido, desenvolvidas ações de sensibilização,

Fernando de Meneses (1463-1524), 1º conde de Alcoutim e 2º marquês de Vila Real, que acolhe Cataldo e faz dele mestre de seus filhos, é bem o representante da velha

O que se pretende mostrar aqui é que esta visão da Arte pode informar e contribuir decisivamente para a construção de uma concepção de cultura capaz de produzir

The main focus in this paper is on the agricultural information needs and the use of ICTs to enhance access to information by the rural farmers in Kamuli District, one of the

Figura 20 Respostas ao questionário .... RAZÕES DA OPÇÃO POR RELATÓRIO DE ESTÁGIO ... TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LISBOA - JUÍZO DE FAMÍLIA E MENORES ... PLANO DE ESTÁGIO

No Brasil, o câncer de mama é a neoplasia que mais causa morte entre as mulheres, e devido a sua alta incidência e mortalidade, representa um importante problema de saúde pública,