• Nenhum resultado encontrado

11newsletter. Especial Natal 2015 VISEUNOVO SRU. VISEU NOVO, SRU Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "11newsletter. Especial Natal 2015 VISEUNOVO SRU. VISEU NOVO, SRU Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Viseu Novo, SRU

Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu Morada

Casa do Miradouro

Largo António José Pereira, 3500-080, Viseu Contactos

Tel. 232 448 098 . 232 468 640 | Fax: 232 468 639

V

ISEUNOVO

SRU

VISEU NOVO, SRU

newsletter

Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu

11

Especial Natal 2015

(2)

Especial Natal 2015

A iniciativa “Viseu Natal, Sonho Tradicional” regressa pelo terceiro ano consecutivo, com uma programação renovada e reforçada.

Até aos Reis, mais de 300 eventos e 700 horas de programação marcam a cidade e, muito especialmente, o nosso centro histórico! E para todos: crianças e jovens, famílias e seniores, para quem aqui reside ou trabalha, para quem regressa a casa ou nos visita. Nesta agenda encontrará uma oferta diversificada de eventos: concertos de Natal e Ano Novo, iniciativas de solidariedade, motivos de compras no comércio tradicional e no Mercado 2 de Maio, experiências educativas, culturais e de diversão para os mais novos e menos novos.Viseu quer ser também “A Melhor Cidade para Viver” o Natal e a passagem do ano! E também em nome de quem mais precisa e dos mais vulneráveis. Resgatamos também tradições beirãs – como as Janeiras! – e valorizamos o património de Viseu com experiências a pensar em cada um.

Um espetáculo multimédia no adro da Sé marcará a chegada de 2016! Será um momento irresistível e memorável para a comunidade e para quem nos visita. Momento especial tornado também possível por um patrocinador: a Associação Mutualista Montepio Geral.

Neste Natal, a “cidade-jardim” converte-se em “cidade-luz”. 275 mil luzes e 250 peças decorativas acedem-se na cidade de Viseu, em 26 ruas, praças, jardins e edifícios. Será um símbolo de paz, esperança e amor.

Que as luzes brilhem para todos neste Natal e em 2016 é o meu voto!

Um abraço amigo, Almeida Henriques Presidente da Câmara Municipal de Viseu

Que as luzes

brilhem para todos

Seja bem-vinda/o

ao Natal em Viseu!

(3)

De 27 de novembro a 6 de janeiro, mais de 275 mil

luzes e 250 peças decorativas dão brilho às ruas,

praças e jardins. Este é o maior projeto de luz na

história da cidade

1

Viseu veste luz

e cor na quadra

natalícia

Já é Natal em Viseu! Dezenas de viseenses presenciaram a ligação da iluminação natalícia no passado dia 27 de novembro, no Rossio, pelo Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques. Um gesto que assinalou a abertura “oficial” da época e do programa “Viseu Natal Sonho Tradicional”.

O projeto de iluminação deste ano conta com 275 mil luzes e 250 peças decorativas, espalhadas ao longo de 26 ruas, praças, largos, jardins e edifícios. À semelhança do ano anterior, os anjos são os protagonistas da decoração de Natal e a iluminação usa tecnologia LED de baixo consumo.

O investimento na iluminação de Natal ascende a 72 mil euros (acrescidos de IVA), mantendo o esforço do ano passado, e está enquadrado num acordo de cooperação com a Associação Comercial do Distrito de Viseu para a animação do urbanismo comercial.

Novidades ‘Luminosas’

. Uma bola vermelha gigante instalada no Rossio que, por estes dias, tem feito as delícias de miúdos e graúdos; . O regresso do tradicional presépio de Natal ao Rossio;

. A iluminação das principais entradas de acesso à cidade com as “Portas de Luz” da Feira de São Mateus de 2015; . Mais decoração nos espaços ajardinados e mais artérias abrangidas, nomeadamente a Avenida Alberto Sampaio;

. Uma iluminação especial na fachada do edíficio da Câmara Municipal dá as “Boas Festas” a todos os viseenses e visitantes;

(4)

A luz é o grande marco de Natal na cidade de Viseu. Praças, jardins, ruas e edifícios ganham vida e movimento, acompanhando as diversas celebrações ao longo de 40 dias. Siga os “Caminhos de Luz” e redescubra a cidade e o Centro Histórico, ao som das melodias que ecoam por ruas e ruelas.

2

À descoberta dos

“Caminhos de Luz”

(5)

3

Viseu consolida

vocação como “cidade

de Natal” e destino

de Ano Novo

Até 6 de janeiro, dia de Reis, a “cidade-jardim” converte-se em “cidade-luz” e acolhe mais de 300 eventos e 700 horas de programação. “Viseu consolida, em 2015, o seu estatuto

de cidade de Natal e destino de Ano Novo”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal,

Almeida Henriques, durante a apresentação da iniciativa, no passado dia 23 de novembro, no Hotel Grão Vasco.

“Estamos a converter a agenda de Natal numa temporada atrativa. Resgatamos tradições natalícias beirãs e valorizamos o património cultural com eventos e experiências para todos. A solidariedade e o sentido de pertença comunitário, a cultura e o dinamismo comercial são o pulmão desta oferta”, explicou o autarca.

Música, concertos e cantares, animações de rua, galas e iniciativas solidárias, animação e espetáculos infantis e mercados de Natal são alguns dos “presentes” que integram a programação.

A apresentação contou ainda com a presença da Vereadora da Cultura, Odete Paiva, e Gualter Mirandez, Presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu.

Em 2015, a Associação Mutualista Montepio é o “Patrocinador Principal” do programa “Viseu Natal Sonho Tradicional”, com um apoio de 75 mil euros à programação, em particular ao espetáculo de Ano Novo, no Adro da Sé.

Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa

“Viseu Natal Sonho Tradicional” regressa com uma

programação renovada e reforçada.

(6)

4

Sabia que...

... no Mercado 2 de Maio decorre um Mercado de Natal?

O Mercado 2 de Maio equipa-se a rigor e recebe as tradicionais casinhas de madeira. São 18 operadores económicos da região aqui instalados com uma oferta de produtos variados para a quadra natalícia – doces típicos, chocolates, queijos, enchidos, vinhos, frutos secos, artesanato, cestaria, entre outros. Um espaço de comércio ideal para quem procura presentes originais e de qualidade para oferecer. Para além disso, não faltarão momentos musicais e de animação para toda a família.

... a Casinha dos Sonhos está de volta ao Mercado 2 de Maio?

A magia do Natal regressou em força e com ela a Casinha dos Sonhos. Aqui os petizes poderão sonhar, criar, rir e brincar num espaço especialmente pensado e decorado para eles. Há diversas atividades: horas do conto, jogos, pinturas faciais, ateliês criativos, magia, espetáculos musicais e teatrais, dança e muito mais.

... nas igrejas e capelas das freguesias do concelho poderá ouvir cânticos de Natal?

Não é só no centro da cidade que se vive o espírito natalício. Nas 25 freguesias do concelho também já se “ouve” e respira o Natal. Igrejas e capelas abrem as suas portas aos cânticos de Natal, entoados por diversos grupos corais, de cantares e tunas, num ambiente envolto pela história e simbologia do presépio.

... os concertos de Natal, Ano Novo e Reis integram a programação?

Os habituais concertos de Natal estão de regresso à cidade-jardim. A não perder, o concerto “Vozes Brancas”, dia 20 de dezembro, pelas 21 horas, na Igreja da Nossa Senhora do Viso, com diversos coros infanto-juvenis do concelho e a Orquestra Juvenil de Viseu. Já a 22 de dezembro, o concerto de Natal, na Igreja do Seminário Maior, reúne grupos corais de Viseu, o Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão e a Orquestra Câmara do Instituto Piaget. No arranque do ano novo, a 2 de janeiro, André Sardet e a Orquestra Filarmonia das Beiras afinam vozes e melodias no Concerto de Ano Novo e Reis, no Viriato Teatro Municipal.

... o “XMAS Run” está de regresso às ruas da cidade por uma causa solidária?

A solidariedade é uma das palavras chave do “Viseu Natal Sonho Tradicional”. E este ano não é exceção. O “XMAS Run” está de volta no dia 20 de dezembro e desafia todos os viseenses a vestirem o fato de Pai Natal por uma boa causa, seja a correr, a caminhar ou apenas pelo convívio. Nesse mesmo dia, poderá passar pela Rua Formosa e espreitar o Mercado Solidário. Razões não lhe faltam para sair à rua e ajudar o outro. A juntar a esta lista de eventos solidários, as Galas da APPACDM e APPDA que decorreram no início do mês, cujas receitas revertem a favor de causas solidárias, e o vasto programa que assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

... durante 5 horas, sem pausas, as Janeiras vão ecoar no Mercado 2 de Maio?

A 3 de Janeiro, o Mercado 2 de Maio vai ser palco de um momento surpreendente. 25 grupos musicais, entre eles tunas e cantares tradicionais de Viseu, vão entoar as Janeiras ao longo de cinco horas, sem pausas, dando as boas-vindas ao novo ano. Um concerto a não perder, com início às 15 horas.

... há visitas guiadas no Comboio de Natal?

Já pensou em conhecer e “viver” o Natal a bordo do comboio turístico? E se for com animação? Até 3 de janeiro, o famoso sino do comboio vai anunciar as visitas guiadas pelas terras de Viriato. Uma oportunidade de descobrir os encantos da cidade na quadra natalícia.

Tudo isto e muito mais para viver

com o “Viseu Natal Sonho

Tradicional”. Poderá conhecer

e consultar toda a programação

em www.cm-viseu.pt e acompanhar

as novidades na página de Facebook

do Município de Viseu, em

www.facebook.com/municipioviseu.

(7)

5

Espetáculo multimédia

dá as boas-vindas

ao novo ano,

no Adro da Sé

“Séculos de Luz” é o nome do espetáculo multimédia, com vídeo mapping, que irá marcar a chegada do ano novo a Viseu. As fachadas do conjunto monumental da Sé Catedral e da Igreja da Misericórdia serão os “ecrãs” de uma história que tem como guião a identidade cultural e patrimonial da cidade e as diversas efemérides de 2016.

Toda a comunidade é convidada a estar presente e apreciar este momento único que terá início às 00 horas, logo a seguir ao espetáculo piromusical. Para quem não tiver oportunidade de estar na “estreia” ou simplesmente quiser assistir novamente, o espetáculo repete-se pelas 00H30, 01 horas, 17H30, 19 horas e 19H30.

“Será um momento irresistível e memorável”, sublinhou Almeida Henriques, Presidente da

Câmara Municipal de Viseu.

Esta é uma produção multimédia a cargo da empresa portuguesa OCUBO.

6

“Viseu Natal, Sonho

Tradicional”

Números e factos

50

parcerias;

24

ateliês na Biblioteca Municipal;

25

grupos de Janeiras atuam “non stop”;

35

cantares e concertos de Natal e Ano Novo;

15

oficinas e exposições nos Museus Municipais;

3000

crianças do pré-escolar e 1º ciclo abrangidas;

40

dias, mais de

300

eventos e

700

horas de programação;

150

espetáculos e atividades no “Mercado de Natal” e “Casinha dos Sonhos” ;

275

mil luzes,

250

peças decorativas em

26

praças, jardins e ruas da cidade;

(8)

Patrocinadores

7

Campanha de Natal

no Mercado Municipal

arrancou a 10 de

dezembro

Arrancou a 10 de dezembro a campanha de Natal no Mercado Municipal de Viseu. O Município recupera o mote que introduziu na primeira campanha realizada para o Mercado e desafia os viseenses com o slogan “Compre tudo para o Natal no Mercado Municipal”. Até 2 de janeiro, há animação e atividades criativas para os mais novos e ainda música e dicas culinárias para ouvir sobre os doces tradicionais da época.

Sábado, dia 12 de dezembro, a Confeitaria Amaral esteve presente com uma montra de produtos, entre eles sonhos e filhoses. Aqui, os mais curiosos puderam esclarecer as suas dúvidas em relação ao processo de confeção dos doces de Natal, anotar dicas e ouvir truques preciosos. Além disso, a doçaria esteve também disponível para venda.

As habituais montras e bancas dos lojistas estarão à disposição, com diversos produtos de qualidade para a época, dos legumes aos frutos secos, dos queijos aos enchidos.

A 19 de dezembro, sábado, há novas dicas culinárias. Em vésperas de Natal, a Confeitaria Amaral regressará ao Mercado, desta vez para falar do Bolo Rei, o protagonista da quadra. A campanha de Natal integra o projeto do Município de Viseu para dinamização e revitalização do Mercado Municipal, com eventos regulares e alusivos a diferentes épocas e festividades. Atualmente, o Mercado Municipal de Viseu integra o novo mapa de delimitação da Área de Reabilitação Urbana.

Até 2 de janeiro, haverá montras de produtos,

doçaria típica, animação infantil e música

Referências

Documentos relacionados

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Serve o presente relatório para descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante o Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

A equipe técnica seleciona os pacientes que estão ausentes das atividades do tratamento há, no mínimo, três semanas e então são feitas três tentativas de contato

Para Tagiuri; Davis (1996), uma empresa familiar se dá quando membros da família controlam a direção do negócio em cargos gerenciais ou direito de propriedade;

CIVIL BRASILEIRA OFERECER ÓTIMAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO CONTRIBUIR PARA A ERRADICAÇÃO DO DEFICIT HABITACIONAL NO BRASIL ATENDER AS EXPECTATIVAS DE MORADIA DIGNA DA

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Caracterização da cobertura florestal e da biodiversidade vegetal no entorno dos cultivos de tomate na região de Apiaí-SP a Módulos