• Nenhum resultado encontrado

COMUNICADO Nº 172/2022-CEV/UECE (21 de setembro de 2022)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMUNICADO Nº 172/2022-CEV/UECE (21 de setembro de 2022)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Governo do Estado do Ceará

Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior Universidade Estadual do Ceará – UECE

Comissão Executiva do Vestibular – CEV

COMUNICADO Nº 172/2022-CEV/UECE

(21 de setembro de 2022)

Dispõe sobre o resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2023.1 da UECE e dá outras informações pertinentes.

O Presidente da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará - CEV/UECE, no uso de suas atribuições e considerando o Edital Nº 04/2022-CEV/UECE, de 26/07/2022, que estabelece as normas e fixa o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular destinado ao ingresso nos Cursos de Graduação Regular da Universidade Estadual do Ceará – UECE no 1º período letivo de 2023, torna públicas informações relativas ao Resultado da análise dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2023.1 da UECE.

Do Resultado Preliminar da Análise dos Pedidos de Isenção

1. Este Comunicado é composto dos seguintes Anexos:

Anexo I - Legendas com os motivos de indeferimento (não aceitação) de pedido de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2023.1 da UECE.

Anexo II - Relação dos nomes dos candidatos com o número do pedido de isenção, código de isenção (que deverá ser usado na inscrição do candidato no Vestibular), situação (isento ou não isento) e o código numérico referente ao motivo de indeferimento (não aceitação) de pedido de isenção. O Anexo II em referência apesar de ser parte deste Comunicado não está inserido no corpo deste documento, mas disponibilizado na página do Vestibular 2023.1, no site da CEV/UECE (www.uece.br/cev), o qual pode ser normalmente acessado.

Dos Recursos

2. Os recursos administrativos questionando o indeferimento do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular 2023.1 da UECE serão feitos somente online, no site do vestibular (www.uece.br/cev) das 8 horas do dia 22 até as 17 horas do dia 23 setembro de 2022.

2.1. O texto do recurso não poderá conter:

a) Expressões desrespeitosas;

b) Mensagens de cunho político, ideológico, partidário ou outras manifestações sem relacionamento ou conexão com a fundamentação do recurso.

3. Não serão analisados recursos de candidatos que acessaram o sistema, mas não entregaram a documentação de isenção no prazo estabelecido no Edital.

4. Os pleitos formulados em recurso serão analisados pela CEV/UECE e a decisão constará de Comunicado do resultado definitivo (após recursos) dos pedidos de isenção que será divulgado no dia 28/09/2022, quarta-feira, conforme consta no Cronograma de Eventos da Isenção.

5. O candidato que for considerado não isento, que não tiver sua situação revertida por recurso, ou de ofício, poderá se inscrever no Vestibular 2023.1 da UECE como pagante, desde que acesse o sistema de inscrição até as 23h59min do último dia do período de inscrição, devendo pagar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) gerado na inscrição, na rede bancária ou credenciados.

Disposições Finais

6. Descrição da situação dos candidatos, a seguir, com relação ao pedido de isenção:

(2)

6.1. Maria Geycielen Campelo Mesquita, entregou Ficha de Isenção referente ao Vestibular 2022.2 e seu pedido de isenção foi indeferido (não aceito);

6.2. O pedido de isenção de Miguel Peixoto de Oliveira, categoria H foi considerado pendente, código 906, e o candidato deverá entregar na sede da CEV/UECE, na Av Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza, Ceará, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas ou enviar para o e-mail vestibular@uece.br, até as 17 horas de 26/09/2022 (2ª-feira), laudo detalhado sobre seu estado de saúde, emitido por médico psiquiatra. O laudo será analisado e o pedido de isenção concedido ou não, sendo indeferido (não aceito), se o laudo não for enviado no prazo estabelecido;

6.3. As datas de nascimento dos candidatos Francisco Danilo Marinho Leitão e Rick Walef Lopes Martins, informadas por eles e constantes no banco de dados da isenção não coincidem com as datas de seus nascimentos que constam nas cópias dos documentos de identidades deles, as quais foram coladas na Ficha de Isenção. O ano de nascimento dos dois candidatos é 2007 e, para os nascidos neste ano, o sistema não aceita pedido de isenção.

6.4. O pedido de isenção de Paulo Levi Oliveira Matias, categoria H, foi considerado pendente, código 906, e o candidato deverá entregar na sede da CEV/UECE, na Av Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza, Ceará, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas ou enviar para o e-mail vestibular@uece.br, até as 17 horas de 26/09/2022 (2ª-feira), o resultado laboratorial do HLA-B27. O resultado será analisado e o pedido de isenção concedido ou não, sendo indeferido (não aceito), se o resultado não for enviado no prazo estabelecido;

6.5. O pedido de isenção de Andreza Barbosa da Silva, categoria H, foi considerado pendente, código 906, e a candidata deverá entregar na sede da CEV/UECE, na Av Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza, Ceará, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas ou enviar para o e-mail vestibular@uece.br, até as 17 horas de 26/09/2022 (2ª-feira), as radiografias com nome da candidata, pelo menos do pós-operatório com a respectiva correção. O resultado será analisado e o pedido de isenção concedido ou não, sendo indeferido (não aceito), se as radiografias não forem enviadas no prazo estabelecido.

Fortaleza, 21 de setembro de 2022

(assinado no original)

Prof. Dr. Fábio Perdigão Vasconcelos Presidente da CEV/UECE

(3)

ANEXO I DO COMUNICADO Nº 172/2022-CEV/UECE, DE 21/09/2022

Códigos associados aos motivos de indeferimento de pedido de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2023.1 da UECE.

Código Descrição dos motivos da não aceitação do pedido de isenção da taxa do Vestibular 2023.1 100 – Documento de Identidade

101 Requerente não entregou fotocópia do documento de identidade

102 Requerente entregou fotocópia do documento de identidade com assinatura ilegível 103 Requerente entregou fotocópia do documento de identidade com número ilegível

104 Requerente entregou fotocópia do documento de identidade com data de nascimento ilegível 105 Requerente entregou fotocópia do documento de identidade com o número e nome ilegíveis.

106 Requerente entregou fotocópia do documento de identidade com todos os dados ilegíveis 107 Requerente não entregou fotocópia do seu documento de identidade, mas sim o da sua mãe.

108 Requerente não entregou fotocópia do seu documento de identidade, mas sim o de outra pessoa.

200 – Histórico Escolar 201 Requerente não entregou histórico escolar do ensino médio.

202 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio incompleto (sem os dados do 1º e/ou do 2ª e/ou do 3º anos).

203 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio no qual consta reprovação em, pelo menos, um dos três anos do ensino médio.

204 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio no qual não consta no todo, ou em parte, o nome da Escola.

205

Requerente entregou histórico escolar do ensino médio no qual se verifica que este nível de ensino não foi cursado em caráter regular durante três anos letivos (1º, 2º e 3º anos - Supletivo, Suprido, Intensivo, Telecurso, Enceja, Enem, Tempo de Avançar).

206 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio no qual consta o nome de outra pessoa.

207 Requerente entregou histórico escolar do ensino fundamental e não do ensino médio, como é exigido pelo Edital.

208 Requerente entregou declaração de estar cursando o 3º ano do Ensino Médio na qual consta o nome de outra pessoa.

209 Requerente entregou histórico escolar no qual consta ter cursado todo ou parte do ensino médio em escola não pertencente a rede pública estadual, municipal ou federal, de funcionamento regular no Estado do Ceará.

210 Requerente entregou histórico escolar no qual consta ter cursado todo ou parte do ensino médio em escola situada fora do Estado do Ceará.

211 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio e a declaração de estar cursando o 2º semestre do 3º ano com o nome de outra pessoa

212 Requerente entregou histórico escolar desacompanhado de declaração de estar matriculado no 3º ano do ensino médio.

213 Requerente não entregou histórico escolar do ensino médio e nem a declaração de estar matriculado no segundo semestre do 3º ano do ensino médio.

214 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio, a declaração de estar cursando o 3º ano e o documento de identidade em nome de outra pessoa

215 Requerente entregou cópia ilegível do histórico escolar do ensino médio.

216 Requerente entregou cópia desatualizada do histórico escolar do ensino médio.

217 Requerente entregou cópia do histórico escolar do ensino médio sem o verso.

218 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio sem a frente do documento na qual constaria a identificação do requerente, fazendo entrega somente do verso do histórico.

219 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio com frente e verso contendo as mesmas informações (dados pessoais).

220 Requerente entregou Declaração de estar matriculado no 3º ano do ensino médio, mas não entregou cópia do histórico escolar

(4)

Código Descrição dos motivos da não aceitação do pedido de isenção da taxa do Vestibular 2023.1

221 Requerente entregou Declaração/Certificado/Diploma de conclusão do Ensino Médio, mas não entregou cópia do Histórico Escolar.

222 Requerente entregou Histórico escolar do ensino médio desatualizado (cursando o 3º ano do ensino médio em 2021) e sem a nota do Estágio Curricular.

223 Requerente entregou Histórico escolar do ensino médio e Certificado de conclusão do Ensino Médio em nome de outra pessoa.

224 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio sem as notas do estágio curricular.

225 Requerente não entregou a declaração de estar matriculado no segundo semestre do 3º ano do ensino médio. Na declaração apresentada consta que o mesmo foi aluno da instituição no ano de 2020 ou 2021.

226 Requerente não apresentou Certidão ou Declaração em papel timbrado do CEJA, que contenha todas as informações referentes à trajetória escolar do ensino médio realizada antes e após a matricula em CEJA, como requer o Edital 227 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio sem os dados pessoais, e com frente e verso contendo as

mesmas informações (dados do ensino médio)

228

Requerente entregou histórico escolar do ensino médio onde consta que o 1º ano foi cursado em instituição de ensino não pertencente a rede pública estadual, municipal ou federal, de funcionamento regular no estado do Ceará, e que o 2º e 3º anos foram cursados em escola situada fora do estado do Ceará.

229 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio sem assinaturas.

230 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio onde consta progressão parcial em um ou mais de um dos anos do ensino médio, mas no mesmo não consta o seu cumprimento.

231 Requerente entregou histórico escolar do IFCE onde consta que a carga horária total para a conclusão do ensino médio, não será concluída até o período de matrícula dos aprovados no Vestibular 2023.1.

232 Requerente não entregou histórico escolar do ensino médio. Entregou o histórico escolar do ensino fundamental e o Certificado de conclusão do ensino médio.

233 Requerente entregou histórico escolar do IFCE onde não consta o cumprimento da carga horária referente ao estágio.

234 Requerente entregou histórico escolar do IFCE onde não consta a carga horária prevista e nem a carga horária cursada.

235 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio sem as notas do 3º ano.

236 Requerente entregou o verso de um Certificado de conclusão do ensino médio onde consta o histórico escolar, mas sem a identificação do portador.

237 Requerente entregou histórico escolar do ensino médio onde consta filiação divergente daquela do documento de identidade

238 Requerente entregou declaração ou certidão emitida pelo CEJA, mas na mesma não constam as informações referentes à trajetória escolar do ensino médio do(a) requerente, realizada antes da matrícula no CEJA/EJA.

239

Requerente entregou declaração de estar matriculado(a) no EJA semipresencial, mas na mesma não consta que o aluno tenha concluído 70% (setenta por cento) dos componentes curriculares na Educação de Jovens e Adultos, semipresencial, como requer o Edital

240

Requerente não entregou documentação que contenha as informações referentes à trajetória escolar do ensino médio realizada antes da matrícula no EJA, e na declaração apresentada não consta que o aluno tenha concluído 70% (setenta por cento) dos componentes curriculares na Educação de Jovens e Adultos, semipresencial, como requer o Edital

241

Requerente não entregou Certificado de Conclusão do ensino médio expedido pelo CEJA, e na declaração apresentada não constam as informações referentes à trajetória escolar do ensino médio do(a) requerente, realizada antes da matricula no CEJA.

300 – Ficha de Solicitação de Isenção 301 Requerente não entregou a Ficha de solicitação de isenção.

302 Requerente entregou a Ficha de solicitação de isenção com nome diferente daquele que consta no documento de identidade (nome de outra pessoa).

(5)

Código Descrição dos motivos da não aceitação do pedido de isenção da taxa do Vestibular 2023.1

303 Requerente entregou a Ficha de solicitação de isenção e a Declaração de estar cursando o 3ºano do Ensino Médio com nome diferente daquele que consta no documento de identidade (nome de outra pessoa).

304 Requerente não entregou a documentação referente a sua categoria de isenção, conforme exigência o Edital, entregando apenas a Ficha de solicitação de isenção.

305 Requerente entregou a Ficha de solicitação de isenção com nome diferente daquele que consta no documento de identidade e no Histórico Escolar do Ensino Médio (nome de outra pessoa).

306 Requerente entregou a Ficha de solicitação de isenção, a cópia do histórico escolar e a declaração de estar cursando o 3º ano do ensino médio, com nome diferente daquele que consta no documento de identidade.

400 – Declaração de Doador de Sangue 401 Requerente comprovou ter feito apenas uma doação no período de 12 meses.

402 Requerente não entregou declaração do HEMOCE, mas declaração do FUJISAN desacompanhada de Certidão do HEMOCE.

403 Requerente não entregou declaração/certidão de doador.

404 Requerente não entregou declaração/certidão de doador, mas sim comprovante de triagem.

405 Requerente apresentou declaração onde consta que a 1ª e a 2ª doações foram realizadas fora do prazo exigido pelo Edital.

406 Requerente apresentou declaração onde consta que a 2ª doação foi realizada fora do prazo exigido pelo Edital.

407 Requerente apresentou declaração do HEMOCE cuja validação está em nome de outra pessoa 500 – Fatura ENEL ou CAGECE

501 Requerente entregou fatura da ENEL com consumo superior a 80KWh.

502 Requerente entregou fatura da ENEL com consumo ilegível

503 Requerente entregou fatura da Enel em nome de terceiro, não comprovando o grau de parentesco.

504 Requerente entregou fatura da CAGECE com consumo superior a 10m³.

505 Requerente entregou fatura da CAGECE com consumo igual a 0 (zero).

506 Requerente entregou fatura da CAGECE em nome de terceiro, não comprovando o grau de parentesco.

507 Requerente entregou fatura da CAGECE em nome de terceiro, não comprovando o grau de parentesco e com consumo igual a 0 (zero).

508 Requerente entregou fatura da CAGECE em nome de terceiro, não comprovando o grau de parentesco e com consumo superior a 10m³.

509 Requerente entregou fatura da CAGECE com consumo superior a 10m³ e fatura da ENEL com consumo superior a 80KWh.

510 Requerente entregou fatura da ENEL com consumo superior a 80KWh e fatura da CAGECE com consumo igual a zero.

511 Requerente entregou fatura da ENEL em nome de terceiro e com consumo superior a 80KWh, e fatura da CAGECE em nome de terceiro, não comprovando o grau de parentesco,.

512 Requerente entregou fatura da ENEL em nome de terceiro, não comprovando o grau de parentesco, e com consumo igual a zero.

513 Requerente entregou fatura da CAGECE ou ENEL em nome de terceiro, não comprovando o grau de parentesco, e com endereço divergente entre a ficha de solicitação de isenção e a fatura.

514 Requerente entregou fatura da ENEL com consumo igual a zero.

515 Requerente entregou fatura da ENEL em nome de terceiro, não comprovando o grau de parentesco, e com consumo superior a 80KWh.

516 Requerente entregou fatura da ENEL com endereço diferente daquele apresentado na ficha de solicitação de isenção.

517 Requerente entregou Fatura da ENEL com data fora do especificado pela Edital e com consumo superior a 80KWh.

518 Requerente entregou Fatura da ENEL com consumo superior a 80 KWh e com endereço diferente daquele apresentado na ficha de solicitação de isenção.

(6)

Código Descrição dos motivos da não aceitação do pedido de isenção da taxa do Vestibular 2023.1 519 Requerente entregou fatura da ENEL incompleta, onde não é possível identificar o nome do cliente..

520 Requerente entregou fatura da ENEL incompleta, onde não é possível identificar o consumo do mês, e comprovante de cadastramento em programas sociais do Governo Federal onde consta renda per capita superior a meio salário mínimo.

521 Requerente entregou fatura da ENEL e fatura da CAGECE em nome de terceiro e não comprovou o grau de parentesco.

600 –Comprovantes de Cadastramento em Programas Sociais do Governo Federal

601 Requerente entregou Comprovante de Cadastramento do qual consta renda per capita superior a meio salário mínimo.

602 Requerente entregou Comprovante de Cadastramento com data da última atualização cadastral superior a 2 anos com relação ao primeiro dia do período de isenção.

603 Requerente entregou Comprovante de Cadastramento com data da última atualização cadastral superior a 2 anos em relação ao primeiro dia do período de isenção, e fatura da ENEL com consumo superior a 80KWh.

604

Requerente entregou como documento de cadastramento em programas sociais do governo federal, comprovante de pagamento de bolsa família e comprovante de inscrição ou revalidação do cadastro único, ambos desatualizados (2010) e que não contêm as informações requeridas pelo Edital.

605 Requerente não entregou a documentação exigida pelo Edital que comprove ser hipossuficiente.

606 Requerente entregou documentação onde não constam as informações requeridas pelo Edital para a categoria de hipossuficiente (Categoria G)

607 Requerente apresentou como documento de cadastramento em programas sociais do governo federal a Folha Resumo Cadastro único – V7, sem a data da entrevista.

608 Requerente apresentou Declaração de NIS fornecida por Prefeitura onde consta renda per capita superior a meio salário mínimo.

609 Requerente entregou Comprovante de Cadastramento do qual não consta seu nome como integrante do núcleo familiar.

610

Requerente entregou Comprovante de Cadastramento com data da última atualização cadastral superior a 2 anos em relação ao primeiro dia do período de isenção, e fatura da CAGECE com consumo superior a 10m3, e fatura da Enel com consumo superior a 80KWh.

611 Requerente apresentou fatura da CAGECE com consumo superior a 10m3, e documento de cadastramento sem assinatura, sem renda per capita, e sem data de atualização cadastral.

612 Requerente entregou Declaração de NIS fornecida pela Prefeitura onde não consta a renda per capita.

613 Requerente entregou fatura da ENEL com consumo superior a 80KWh e Declaração de NIS com data de validade (90 dias) vencida.

614 Requerente entregou Comprovante de Cadastramento onde consta renda per capita superior a meio salário mínimo e fatura da ENEL com consumo superior a 80KWh.

700 – Outros Motivos

701 Requerente não comprovou ser filho ou dependente legal de servidor da FUNECE.

702 Requerente não comprovou ser funcionário da FUNECE, conforme exige a Categoria A.

703 Requerente não comprovou ser funcionário da Prefeitura de Quixadá, conforme exige a categoria D.

704 Requerente entregou Certificado de Conclusão do Ensino Médio, onde no verso consta um histórico escolar no qual não constam os dados (notas, instituição) do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

705 Requerente já obteve isenção por duas ou mais vezes.

706 Requerente não entregou envelope com documentação da isenção

707 Requerente entregou contra cheque da Prefeitura Municipal de Quixadá fora da data requerida pelo Edital.

800 – Inscrição em uma Categoria e Documentação de Outra Categoria

(7)

Código Descrição dos motivos da não aceitação do pedido de isenção da taxa do Vestibular 2023.1

801

Requerente se inscreveu na categoria E2, mas a documentação apresentada corresponde à Categoria E1. Entretanto, após a análise da documentação foi verificado que o histórico escolar do ensino médio apresentado não contém os dados pessoais, tendo sido apresentado apenas o verso e neste consta que o primeiro ano do ensino médio foi cursado em escola não pertencente a rede pública estadual, municipal ou federal do Estado do Ceará.

802

Requerente se inscreveu na categoria G, mas apresentou documentação referente à categoria F1, mas mesmo para esta categoria (F1) a documentação apresentada está incompleta. Não foi entregue o histórico escolar do ensino médio do(a) requerente.

803

Requerente se inscreveu na categoria F2, mas a documentação apresentada corresponde à categoria E2, mas mesmo para esta categoria (E2) a documentação apresentada está incompleta. Não foi apresentada a declaração ou certidão emitida pelo CEJA contendo as informações referente à trajetória escolar do ensino médio do(a) requerente, realizada antes da matricula no CEJA.

804

Requerente se inscreveu na categoria E1, mas a documentação apresentada corresponde à categoria E2, mas mesmo para esta categoria (E2) a documentação apresentada está incompleta. Não foi apresentada a declaração ou certidão emitida pelo CEJA contendo as informações referente à trajetória escolar do ensino médio do(a) requerente, realizada antes da matricula no CEJA.

805

Requerente se inscreveu na categoria E1, mas a documentação apresentada corresponde à categoria F1, mas mesmo para esta categoria (F1) a documentação apresentada não preenche as exigências do Edital. Na documentação apresentada é possível verificar que o ensino médio não será concluído até o período da matricula dos aprovados no Vestibular 2022.2.

806

Requerente se inscreveu na categoria G e apresentou como documentação de hipossuficiência documento do INSS onde não constam as informações requeridas pelo Edital para a referida categoria. Apresentou também histórico escolar do ensino médio, o qual poderia ser utilizado pela categoria E1. Entretanto, no histórico escolar consta que o primeiro ano do ensino médio foi cursado em escola não pertencente à rede pública estadual, municipal ou federal do Estado do Ceará.

900 – Atestados para a Categoria de Deficientes

901 Requerente apresentou atestado médico emitido a mais de 12 meses em relação ao período de solicitação de isenção.

902 Requerente apresentou atestado médico sem data de emissão.

903 Requerente apresentou atestado médico emitido a mais de 12 meses em relação ao período de solicitação de isenção e não apresentou audiometria.

904 Requerente não apresentou atestado médico.

905 Requerente apresentou atestado médico onde consta perda auditiva unilateral 906 Requerente com pedido de isenção pendente.

••• ••• •••

(8)

ANEXO II DO COMUNICADO Nº 172/2022-CEV/UECE, DE 21/09/2022

Este Anexo II deste Comunicado Nº 172/2022-CEV/UECE, de 21/09/2022, contém os nomes dos candidatos com o número do pedido de isenção, código de isenção (que deverá ser usado na inscrição do candidato no Vestibular), situação (isento ou não isento) e o código numérico referente ao motivo de indeferimento (não aceitação) de pedido de isenção.

O Anexo II em referência apesar de ser parte deste Comunicado não está inserido no corpo deste documento, mas disponibilizado na página do Concurso, no site da CEV/UECE (www.uece.br/cev), o qual pode ser normalmente acessado.

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Novos equipamentos de importância apareceram entretanto, todos eles dinamizadores de novas pesquisas neste campo. É imperioso lembrá-los, sem intuitos de exaustividade e sem receio