• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Regulamento n.º 1000/2021

Sumário: Aprovação do Regulamento do Hospital Veterinário «Professor Doutor Joaquim Lima Pereira» da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Considerando que:

1 — Importa aprovar um novo regulamento do Hospital Veterinário “Professor Doutor Joaquim Lima Pereira”, adiante designado por HVUTAD, atendendo à necessidade em adequar o seu fun- cionamento e estrutura a um modelo mais simples, mas que permitam sobretudo dar resposta aos novos desafios das áreas de clínica médica e cirúrgica dos estudantes em Medicina Veterinária, na contribuição para o desenvolvimento da formação clínica, na prestação de serviço médico veterinário à comunidade e na promoção e valorização das atividades de investigação e desenvolvimento ex- perimental, materializando o disposto no n.º 2 do artigo 28.º do Regulamento Orgânico e Funcional do Grupo Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro, publicado pelo Despacho n.º 12256/2020, de 16 de dezembro.

2 — O HVUTAD é uma das mais relevantes estruturas especializadas da Universidade, fun- cionando em ligação com a Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, concentrando em si uma relação estreita e privilegiada com o exterior, através da transferência de conhecimento e tecnologia, num regime de valorização e na concretização do conhecimento científico.

3 — O novo regulamento foi objeto de auscultação da atual Direção do HVUTAD.

Nos termos conjugados do n.º 2 do artigo 28.º do Regulamento Orgânico e Funcional do Grupo Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro, com a alínea t) do n.º 1 do artigo 30.º dos Estatutos da UTAD, determino a aprovação do Regulamento do Hospital Veterinário “Professor Doutor Joa- quim Lima Pereira”, em anexo ao presente despacho e que dele faz parte integrante.

Mais determino a revogação do Regulamento n.º 521/2014, de 10 de novembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 222, de 17 de novembro.

23 de novembro de 2021. — O Reitor, Emídio Ferreira dos Santos Gomes.

ANEXO

Regulamento do Hospital Veterinário “Professor Doutor Joaquim Lima Pereira”

da Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro

Artigo 1.º

Denominação e natureza

O Hospital Veterinário da Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro “Professor Doutor Joaquim Lima Pereira” (HVUTAD), é uma estrutura especializada conforme artigo 4.º do Regula- mento Orgânico e Funcional do Grupo Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro, publicado pelo Despacho n.º 12256/2020, de 16 de dezembro.

Artigo 2.º

Missão e Visão

1 — O HVUTAD tem por missão suportar atividades de ensino, de investigação e de prestação de serviços médico -veterinários à comunidade, sem prejuízo do previsto no artigo 28.º do Regula- mento Orgânico e Funcional do Grupo Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro.

2 — A visão do HVUTAD é ser um exemplo na prestação de cuidados de saúde animal a nível nacional e internacional, alicerçado num desenvolvimento sustentável e harmonioso, comprometido

(2)

com a melhoria, com o progresso científico e com a criação de valor na prática clínica veterinária, através da definição ambiciosa de objetivos que desafiem as fronteiras do conhecimento atual.

Artigo 3.º

Valores

No exercício da sua atividade os todos os profissionais do HVUTAD orientam o seu desem- penho norteados pelos seguintes valores:

a) Sentido de serviço público de qualidade e com elevados padrões de responsabilidade;

b) Cooperação e melhoria contínua;

c) Promoção do conhecimento e ciência;

d) Reconhecimento da dignidade animal;

e) Condutas alinhadas com os mais elevados padrões éticos e deontológicos;

f) Cultura de reconhecimento do mérito.

Artigo 4.º

Atribuições e competências

1 — São competências primordiais do HVUTAD, designadamente:

a) Assegurar a formação nas áreas clínica médica e cirúrgica dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV);

b) Promover e valorizar atividades de investigação e desenvolvimento experimental;

c) Contribuir para o desenvolvimento da formação clínica continuada de profissionais da área da Medicina Veterinária;

d) Prestar serviço médico -veterinário de extensão à comunidade.

2 — O HVUTAD tem também responsabilidade no âmbito da promoção da saúde, na prevenção da doença e na literacia no domínio médico -veterinário.

Artigo 5.º

Órgãos de governo do HVUTAD

1 — São órgãos de governo do HVUTAD:

a) O Conselho Estratégico;

b) A Direção.

2 — O mandato da Direção tem a duração coincidente com a do mandato do Reitor.

Artigo 6.º

Conselho Estratégico

1 — O Conselho Estratégico é constituído nos seguintes termos:

a) Reitor da UTAD, que preside;

b) Administrador da UTAD;

c) Diretor do HVUTAD;

d) Diretor do DCV;

e) Diretor do MIMV;

f) Presidente da ECAV;

g) Representante dos estudantes do MIMV;

h) Representante dos clínicos não docentes do HVUTAD;

(3)

i) Representante dos trabalhadores não clínicos e não docentes;

j) Poderão ser convidadas personalidades externas de reconhecido mérito até ao máximo de três.

2 — Os membros previstos nas alíneas g) a i) são eleitos entre os respetivos pares, tendo em consideração a alínea i) do n.º 7 deste artigo e artigo 12.º do presente Regulamento.

3 — Os membros previstos na alínea j) são designados pelo Reitor, ouvido o Diretor do HVUTAD e o Presidente da ECAV.

4 — O mandato do conselho do HVUTAD tem duração coincidente com a do Reitor;

5 — Os membros em exercício de funções por inerência dos seus cargos, são substituídos quando os respetivos mandatos terminem;

6 — O Conselho Estratégico reúne ordinariamente duas vezes por ano, convocado pelo seu presidente, ou de forma extraordinária por convocatória do seu presidente ou por solicitação de pelo menos um terço dos seus membros.

7 — São competências do Conselho Estratégico:

a) Definir os objetivos estratégicos que sejam considerados mais adequados para o cumpri- mento da missão do HVUTAD;

b) Estabelecer as orientações gerais de funcionamento do Hospital;

c) Definir as normas de utilização e prestação de serviços do Hospital;

d) Aprovar a regulamentação específica proposta pela Direção;

e) Supervisionar o cumprimento de acordos estabelecidos;

f) Aprovar o plano e o relatório anual de atividades do Hospital;

g) Propor aos órgãos competentes da UTAD medidas adequadas à otimização da atividade do HVUTAD;

h) Propor eventuais alterações ao presente Regulamento;

i) Aprovar os regulamentos eleitorais para a eleição dos representantes dos estudantes do MIMV, representante dos clínicos não docentes do HVUTAD e representante dos trabalhadores não clínicos e não docentes;

j) Aprovar o seu regimento interno de funcionamento.

Artigo 7.º

A Direção

1 — A Direção é constituída pelo Diretor, que coincide com o cargo de Diretor Clínico, pelo Vice -Diretor e até um máximo de quatro membros, sendo que até três destes serão designados de entre médicos veterinários da carreira docente universitária da UTAD, os quais terão responsabili- dades de coordenação nas áreas clínicas, e um membro da direção terá a responsabilidade pelo pelouro da gestão administrativa e financeira.

2 — O Diretor e vice -diretor são habilitados para o efeito de direção clínica pela Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), de acordo com o disposto no artigo 15.º do Decreto -Lei n.º 184/2009, de 11 de agosto;

3 — O Diretor é nomeado pelo Reitor da UTAD, ouvidos o Diretor do Departamento de Ciências Veterinárias (DCV), o Diretor do MIMV e o Presidente da ECAV.

4 — O Vice -Diretor e os membros, Médico veterinários, da direção são nomeados pelo Reitor, sob proposta do Diretor, sendo o membro responsável pela área administrativa e financeira proposto pelo Administrador, ouvido o Diretor.

5 — Na sua ausência ou impedimento, o Diretor do HVUTAD é substituído nas suas funções pelo Vice -Diretor e este por um dos membros médicos veterinários.

6 — O Diretor pode ser exonerado pelo Reitor, auscultado o Conselho Estratégico.

7 — Sem prejuízo do previsto no número anterior, os membros da Direção cessam funções por renúncia ou exoneração do Reitor, podendo ou não ter por base uma proposta fundamentada do Diretor Clínico.

(4)

8 — O Vice -Diretor e os restantes elementos da direção são solidários com o Diretor e cessam funções com o término do mandato deste.

9 — São competências da Direção designadamente:

a) Exercer a direção técnica e administrativa das instalações, do equipamento e do corpo clínico, técnico e auxiliar do Hospital;

b) Representar o Hospital junto dos órgãos da UTAD ou de outras instituições externas;

c) Dirigir, supervisionar e coordenar as atividades de assistência clínica do Hospital;

d) Participar na seleção e avaliação de médicos veterinários técnicos superiores, médicos veterinários contratados, bolseiros ou outros elementos do corpo técnico e auxiliar, bem como regular as suas funções no HVUTAD;

e) Propor a criação ou extinção de áreas clínicas, serviços de especialidade ou estruturas no HVUTAD;

f) Organizar a distribuição de aulas práticas do MIMV pelas áreas e serviços clínicos do Hos- pital, em colaboração com a Direção do MIMV e dos departamentos envolvidos;

g) Assegurar a elaboração do plano e orçamento, bem como o relatório anual de atividades e contas do HVUTAD, ouvidos o Diretor do MIMV e o Diretor do DCV;

h) Avaliar as necessidades de equipamento para o normal funcionamento do HVUTAD e otimização da docência que nele decorre, informando destas necessidades os órgãos de gestão diretamente associados à atividade do MIMV;

i) Propor acordos de colaboração com docentes e investigadores internos e/ou de outras insti- tuições, assim como propor novos protocolos de parcerias e prestação de serviços com entidades exteriores à UTAD;

j) Regular e supervisionar a investigação realizada no HVUTAD.

Artigo 8.º

Áreas clínicas, serviços especializados e estruturas de apoio integradas e outros laboratórios associados

1 — O HVUTAD está organizado nas seguintes áreas clínicas:

a) Área Clínica de Animais de Companhia;

b) Área Clínica de Animais de Produção;

c) Área Clínica de Equinos;

d) Área Clínica de Animais Exóticos e de Animais Selvagens.

2 — Transversalmente às áreas clínicas o HVUTAD, de acordo com regulamentação própria e em função dos recursos humanos e técnicos existentes, disponibiliza serviços de especialidade:

tais como consultas, serviços complementares de diagnóstico ou avaliação em áreas especificas.

3 — Existem ainda integradas no HVUTAD, as seguintes estruturas de apoio, às quais podem ser acrescentadas outras sob proposta da Direção e aprovação pelo Reitor:

a) A Farmácia Hospitalar/Depósito de Medicamentos;

b) O Centro de Recuperação de Animais Selvagens;

c) O Laboratório de Patologia Clínica.

4 — A atividade do HVUTAD é ainda apoiada pelas seguintes estruturas laboratoriais do DCV, que prestam serviços complementares de diagnóstico:

a) Laboratório de Histologia e Anatomia Patológica;

b) Laboratório de Microbiologia;

c) Laboratório de Parasitologia.

(5)

Artigo 9.º

Recursos humanos

1 — São recursos humanos do HVUTAD:

a) Elementos do corpo clínico;

b) Elementos do corpo técnico e auxiliar.

2 — Fazem parte do corpo clínico do HVUTAD:

a) Médicos veterinários integrados na carreira Docente Universitária da UTAD e adstritos a uma área clínica/ serviço de especialidade do HVUTAD, sujeitos a aprovação pela Direção do HVUTAD segundo critérios estabelecidos no regulamento interno;

b) Médicos veterinários da carreira Técnico Superior ou contratados, adstritos a uma área clínica/serviço de especialidade do HVUTAD.

3 — Fazem parte do corpo técnico e auxiliar do HVUTAD os técnicos superiores, incluindo enfermeiros veterinários, ou outros profissionais especializados, bem como os assistentes técnicos e operacionais que prestem serviço no Hospital.

Artigo 10.º

Remuneração de médicos veterinários integrados na carreira Docente Universitária

A atividade clínica exercida no HVUTAD pelos médicos veterinários docentes de carreira fora da sua atividade docente, atendendo à distribuição de serviço docente, pode ser remunerada de acordo com o número de horas de serviço, com base no disposto no Regulamento de Serviços Especializados da UTAD em vigor e, eventualmente, outra regulamentação específica que vise complementar aquele regime.

Artigo 11.º

Regulamentos internos

O HVUTAD deve possuir um organograma e regulamentação específica interna das suas áreas clínicas, dos seus serviços de especialidade e das estruturas de apoio na sua direta de- pendência. Inclui -se ainda a regulamentação da atividade docente, da investigação e ainda de toda e qualquer matéria que precise de ser regulamentada para a boa prossecução da missão do HVUTAD.

Artigo 12.º

Eleição de representantes para o Conselho estratégico do HVUTAD

1 — O representante dos estudantes do MIMV é eleito de entre os estudantes com matrícula válida naquele ciclo de estudos e nos termos do respetivo Regulamento Eleitoral.

2 — O representante dos clínicos não docentes do HVUTAD é eleito de entre os médicos ve- terinários da carreira Técnico Superior ou outros contratados, adstritos a uma área clínica/serviço de especialidade do HVUTAD e nos termos do respetivo Regulamento Eleitoral.

3 — O representante dos trabalhadores não clínicos e não docentes é eleito de entre os técnicos superiores que não integrem o corpo clínico, os assistentes técnicos e os assistentes operacionais que prestem serviço no Hospital e nos termos do respetivo Regulamento Eleitoral.

(6)

www.dre.pt

Artigo 13.º

Casos omissos ou dúvidas

Os casos omissos e as dúvidas suscitadas pela aplicação do presente regulamento são re- solvidos pelo Reitor da UTAD.

Artigo 14.º

Entrada em vigor do regulamento

O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação no Diário da República.

314764895

Referências

Documentos relacionados

Lactococcus lactis RBT18 isolated from rainbow trout: antimicrobial activity, taxonomic identification, bacteriocin purification and mass..

Faz -se saber que, perante a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro (UTAD), pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da presente publicação, está aberto

Sob proposta da Escola de Ciências Humanas e Sociais, foi aprovada nos termos do disposto no artigo 76.º do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto -Lei

No entanto, mesmo na 2ª semana de cultura, a s células placentárias utilizadas para suporte do desenvolvimento embrionário apresentam um desempenho idêntico às da granulosa durante

tem o objetivo descrever o desempenho da atividade do serviço de saúde ocupacional na prestação de vigilância da saúde e bem-estar interna dos profissionais; e

A associação possui também o Centro de Acolhimento ao Burro (CAB), que funciona como um “lar de idosos” para burros, no qual se encontram alguns asininos de diferentes raças

Comparando as prestações do tractor de rastos em vinhas em patamares e “ao alto”, verifica-se que nos patamares não há interesse em proceder a alterações para se aumentar a

O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído pelo Decreto- -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelos Decreto -Lei n.º 115/2013, de 7