• Nenhum resultado encontrado

SANTIFICANDO O MUNDANO Um dos aspectos mais significativos da fé judaica era fazer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SANTIFICANDO O MUNDANO Um dos aspectos mais significativos da fé judaica era fazer"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SANTIFICANDO O MUNDANO

U

m dos aspectos mais signifi cativos da fé judaica era fazer

uma profunda distinção entre sagrado e profano, separando lugares, datas, territórios, objetos e utensílios para dedicá-los a Iaveh. Sagrados eram os utensílios usados no templo, e santo era o lugar onde Deus se mostrava. Até hoje a Palestina é chamada de “Terra Santa”, e muitos buscam pisar lá, batizar-se lá, e quando isso não é possível, trazem pedra, terra, água e o óleo de lá.

No AT utilizava-se a unção com óleo para separar para o Senhor o sacerdote, o rei e os utensílios do templo. O Tabernáculo, e depois o Templo eram divididos em zonas de exclusão, onde somente os separados podiam entrar. O Pentateuco proibia até mesmo pes-soas possuidoras de algum defeito físico – tais como anão, caolho, manco - adentrar naqueles lugares, pois essas pessoas eram con-sideradas impuras. Igualmente impuros eram os estrangeiros, os mortos, os leprosos, os que tinham hemorragia e também todos que tocassem neles.

Quando Jesus vem Ele dá uma reviravolta no entendimento do que é sagrado. Ele se deixa tocar por uma mulher hemorrágica, toca em defuntos, pega em le-prosos. Ao invés de ser contami-nado, a sua presença santifi ca e descontamina.

Em Jesus, sagrado não é mais só o espaço físico do templo, nem só o altar, mas todo o lugar onde está presente um fi lho de Deus, e pode ser uma catedral, uma casa ou debaixo de um viaduto. Em Cristo já não há mais necessidade

(2)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

de se ungir utensílios do templo, nem instrumentos musicais, pois não é o “objeto” que precisa ser ungido, mas quem o usa. E todos os que possuem o Espírito Santo o são: “vós tendes a unção” diz o apóstolo amado (1Jo 2.20).

Na Nova Aliança não se unge nem quartos, nem apartamentos, nem carros, pois onde estiver um filho de Deus, tudo o que ele possui, já é abençoado. Fica difícil imaginar Jesus entrando na casa da sogra de Pedro, que estava enferma, e ungir o quarto dela, ou entrando na casa de Jairo orar contra o espírito de morte que havia na casa. Em ambos os casos Jesus se dirigiu à pessoa.

Por que não se unge mais objetos e lugares? É simples: na Nova Aliança não existe mais a divisão entre objetos sagrados e objetos não-sagrados. Infelizmente muitos ainda vivem na forma judaica, e para eles sagrado é o “domingo”, sagrado é o prédio da igreja, sagrado é o livro chamado bíblia... Os judeus choravam na Babilô-nia com saudades do templo, pois imaginavam que Deus só estava em Jerusalém, e diziam: “como haveríamos de entoar o canto do Senhor em terra estranha?” (Sl 137.4).

Para nós, todos os dias são santificados, os lugares mais comuns podem ser sagrados, e as coisas cotidianas da vida também. Não há mais dia, nem hora, nem lugar para cultuar a Deus.

Jesus veio à terra na forma humana, viveu como homem, realizava tarefas diárias como todo ser humano, amarrava as suas sandálias, relacionava-se com as pessoas, cultivava amizades, sentia sono, fome, entristecia-se, chorava e também ia às festas e se alegrava... enfim, viveu uma vida “no mundo” como todos nós. Porém, Jesus imprime um aspecto sagrado, santo, ao ordinário, ao comum, ao cotidiano. Esta sem dúvida é uma grande lição a todos nós, que esperamos o domingo para viver alguns momentos de louvor e de adoração na presença de Deus.

Não há aspecto cotidiano que Deus não possa consagrar. Alimen-tos? Recebidos com ações de graça nada é recusável, ou seja pela oração todos os alimentos são santificados (1Tm 4.4). Filhos? Paulo diz que pelo convívio com a mãe crente eles são santos (1Co 7.14). Lugar de culto? Não importa – onde houver dois ou três reunidos em nome de Cristo, até a abóbada celeste se transforma numa ca-tedral. Terra santa? Não fica no Oriente Médio, mas exatamente aí onde pisa a planta dos teus pés. O Altar é sagrado? Sim, tanto quanto a sala de sua casa quando a família se reúne para almoçar. Instrumentos? Não há instrumentos profanos, seja atabaque, pan-deiro, cuíca ou berimbau. Se são usados por filhos da luz – e não das trevas, é tão sagrado quanto o piano e o órgão.

(3)

Desligar o nosso cotidiano de Deus e não santifi -car a vida é torná-la profana. Pense nisto. Deus es-pera que todos os aspectos do seu viver possuam a aura do sagrado. Diga como Jacó: “Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não sabia”. Sim, Deus está aí do seu lado enquanto lê este artigo.

Pr. Daniel

CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO

Amados! Não se esqueçam do carnê da Cam-panha de Construção. Há a possibilidade de em breve iniciarmos uma a construção de uma nova cozinha e banheiros. Contamos com sua fi delidade e amor por sua igreja.

TOQUE DE PODER

O grupo Toque de Poder estará em nossa igreja no do-mingo, 25 de junho, às 19h.

Eles tem realizado um trabalho

mara-vilhoso em nossa Região, e pela 3ª vez estará em nossa igreja. Tive oportunidade de ouvi-los na Concentração Regional, em maio pas-sado, e fi quei extasiado com a qualidade musical e a unção que eles apresentaram.

VENHA! CONVIDE AMIGOS E FAMILIARES!

VEM AÍ O ARRASTÃO EVANGELÍSTICO

Desde o ano passado já foi aprovado a realização de uma Evangelização ao redor de nossa igreja, onde faremos um Cadastro das pessoas e distribuiremos um Kit Evangelístico.

Convocamos uma Reunião com TODA a igreja no próximo domingo das 10:15h às 11:00h da manhã (as clas-ses encerrarão mais cedo) para tratar-mos deste assunto.

Estamos cumprindo o IDE E FALAI

(4)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

NÃO MORRA SEM SABER!

POR QUE SOLUÇAMOS ?

Soluço é a “contração involuntária do músculo do diafragma, responsável pela expiração”. O soluço geralmente é causado por uma irritação no nervo

frê-nico responsável por ativar o diafragma, devido a um aumento do volume do estômago. E não é lenda a história de que um susto pode curar o “soluçante”, libera adrenalina e ativa o nervo frênico. Outra saída é a água gelada, que provoca o mesmo efeito.

POR QUE, ÀS VEZES, MEU OLHO TREME?

O espasmo das pálpebras é causado pela contração do músculo orbicular (mús-culo responsável pelo fechamento das pálpebras). A causa mais provável é que seja provocado pelo cansaço ou tensão. É como uma cãibra.

POR QUE TENHO IMPRESSÃO DE JÁ TER VISTO UM LU-GAR ONDE NUNCA ESTIVE?

A sensação de “déjá vu” pode acontecer com quase todos e tem origem biológica. Uma região do cérebro responsável pelo processamento da me-mória, é ativado fora de hora, exatamente quando está ocorrendo um fato novo, e dá a impressão de que aquilo já estava registrado, de que é um fato do passado. O evento é mais freqüente em pessoas

com epilepsia no lobo temporal. Mas isso não implica que pessoas que tenham “déjá vu” sofram de epilepsia.

É VERDADE QUE ORELHAS E NARIZ CRESCEM QUAN-DO ENVELHECEMOS?

Não. O problema é que o tecido de sustentação da pele perde elastici-dade. A partir dos 75 anos, a fl a-cidez é mais acentuada devido à perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele. Assim o tecido “cai”, dando a impressão de que o órgão cresceu.

(Extraído)

Hic!

H

ic!

à perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele. Assim o tecido

(5)

RECEBIMENTO DE NOVOS MEMBROS

No próximo domingo, dia 11/06, receberemos um grupo de novos membros de nossa igreja. Teremos um culto especial de louvor e ação de graças a nosso Deus por estas vidas que a partir de agora farão parte do Corpo de Cristo.

Que a Igreja esteja em oração desde já para fortalecer a fé de cada um deles, e que eles sejam bênção no Reino de Deus!

TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL

Muitos são os pais que se esforçam, em vão, para convencer seus fi-lhos adolescentes de que eles não são tão magros e raquíticos como acreditam, ou que não têm o nariz tão enorme como se vêem, que as espinhas não são tão deformantes como eles reclamam... Os adolescentes, entretanto, não acreditam... eles continuam diante do espelho reclamando suas “deformidades”. Podem ser portadores de Transtorno Dismórfico Corporal.

Na Anorexia Nervosa e na Bulimia, há também uma deformação da imagem corporal. A pessoa se vê muito mais gorda do que é de fato, não acredita nas pessoas que dizem-lhe o contrário. Por-tadores de Anorexia costumam ver gordurinhas e dobrinhas que, ou não existem, ou são fisiológicas e normais em todas as pessoas. Isso é também uma espécie de Transtorno Dismórfico Corporal. No Transtorno Dismórfico Corporal são mais comuns as queixas que envolvem defeitos faciais, como por exemplo, em relação à forma ou tamanho do nariz, do queixo, calvície, etc. As queixas geralmente envolvem falhas imaginadas na face ou na cabeça, tais como perda de cabelos, acne, rugas, cicatrizes, marcas vasculares, palidez ou rubor, inchação, assimetria ou desproporção facial, ou pêlos faciais excessivos.

Outras preocupações comuns incluem o tamanho, a forma ou al-gum outro aspecto do nariz, dos olhos, pálpebras, sobrancelhas, ore-lhas, boca, lábios, dentes, mandíbula, queixo, bochechas ou cabeça. A idade de início mais comum do Transtorno Dismórfico Corporal também é no final da adolescência ou início da idade adulta.

APROVEITANDO...

Aproveitando a explicação desta doença, me veio a mente que muito crente sofre de Transtorno Dismórfico Espiritual. Seria aquela pes-soa sempre descontente consigo mesma, sempre se vendo cheia de defeitos, indigna e não-merecedora das bênçãos divinas. E por pen-sar assim, está sempre se punindo com excessiva tristeza, e mesmo quando as coisas vão bem, vem à mente pensamentos do tipo: “Eu não deveria estar alegre”. Tem dificuldade de perdoar aos outros, e

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020

e-mail: dadaro@uol.com.br

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

principalmente de se perdoar. A sua visão de Deus é sempre de um Pai punidor, que ao menor deslize enviará castigos.

A cura? O reconhecimento do amor divino, que Jesus morreu por si, e o ama, independentemente de qualquer coisa que você venha a fazer. O amor de Deus é tão grande e inexplicável que não há nada que você venha a fazer para Ele amá-lo mais e não há nada que você faça que Ele irá amá-lo menos. Pense nisto!

CANTINA NESTE DOMINGO

Não se esqueça que teremos a nossa Cantina logo após o culto. Venha participar desse momento de confraternização, saboreando um delicioso quitute.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

06/06 – 3ª feira – Eric Vinicius Amaral Ferreira 06/06 – 3ª feira – Isabella Dias de Souza

07/06 – 4ª feira – Olivio Manoel Paes 09/06 – 6ª feira – Vera Lucia Sobolewski

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO INTERCESSÃO SILVANA / EDWARD SYLVIO, NURIMAR IGREJA DA LUZ

LOUVOR GRUPO VIDA GERAÇÃO ELEITA RESPONSÁVEL PELA OFERTA MATEUS SANTOS ROCHA LUÍS GUSTAVO

CULTO DAS CRIANÇAS ÍRIS EDNA, ADRIANA, CAROLINA MOTORISTA SANT. PARNAÍBA* SILAS MARCEL

LITURGIA MARCO LAGUNA MARILENE CONFISSÃO MARISA THIAGO TEI AVISOS NURIMAR ERIKA KELLY

*ESCALA COMPLETA: 07/05: WESLLEY; 14/05: JOSÉ FENNER; 21/05: MAÉRCIO; 28/05: CLÁUDIO; 04/06: SILAS; 11/06: MARCEL; 18/06: RAFAEL OLIVIERI; 25/06: CLEUTON; 02/07: ROBERTO.

Referências

Documentos relacionados

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Eu vim tentando mostrar que há algo porque há seres que são necessários, a saber, o espaço, o tempo e as leis naturais básicas; e, assim, não poderia haver nada. E que as

Não foram muitos os escritores a intuir que não se estava precisamente ante uma revolução, mas ante uma nova religião... Para ele, todos os apóstolos

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

Como profissional de marketing digital, você precisa da permissão de um consumidor, cliente ou visitante do site para enviar a eles qualquer forma de comunicação que

As refinarias de petróleo são áreas muito vulneráveis aos balões e suas equipes de serviço promovem uma verdadeira ação de guerra para monitorar a movimentação de balões sobre