• Nenhum resultado encontrado

CONTABILIDADE SENADO APROVA READMISSÃO DE EMPRESAS NO SUPERSIMPLES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTABILIDADE SENADO APROVA READMISSÃO DE EMPRESAS NO SUPERSIMPLES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

SENADO APROVA

READMISSÃO DE

EMPRESAS NO

SUPERSIMPLES

Segue para sanção presidencial o PLC 76/2018-Complementar, aprovado nesta terça-feira (10) pelo Plenário do Senado por 59 votos favoráveis e nenhum contrário. O projeto permite a readmissão dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte excluídos do regime especial em 1º de janeiro por dívidas tributárias.

Para retornarem ao Simples Nacional, os interessados deverão aderir ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pert-SN) instituído pela Lei Complementar 162, de 2018, que autoriza o refinanciamento das dívidas fiscais (Refis) das referidas empresas.

De autoria do deputado federal Jorginho Mello (PR-SC), o PLC 76 determina que a reinclusão deverá ser pedida, de forma extraordinária, no prazo de 30 dias contados da data de adesão ao Refis.

Para o presidente do Senado, Eunício Oliveira, a sanção do PLC fará justiça aos pequenos empresários de todo o país. — Este é um projeto extremamente importante, que atende a 600 mil micros e pequenas empresas e empresas individuais excluídas do Simples Nacional no veto presidencial, que nós derrubamos, mas já não havia mais tempo para

reinserir essas empresas. Pautei essa materia com muita alegria — afirmou.

Para Eunício e vários outros senadores, as pequenas e microempresas são de extrema importância para o desenvolvimento do país e continuam gerando emprego e renda mesmo diante de vários anos de crise econômica. Diversos senadores expressaram apoio à proposta durante a votação.

Marta Suplicy (MDB-SP) disse que serão beneficiados milhares de empreendedores, o que permitirá mais geração de emprego e renda: — No Brasil, são os pequenos que mais geram emprego — disse.

Ricardo Ferraço (PSDB-ES) afirmou que quem gera emprego e oportunidades tem que ser estimulado e apoiado. Para Sérgio Petecão (PSD-AC) e Waldemir Moka (MDB-MS), o projeto vai corrigir uma injustiça.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) lembrou que uma das razões do Simples Nacional existir é justamente facilitar a vida de micros e pequenos

empreendedores. — O Senado Federal nunca faltou à microempresa — acrescentou Renan Calheiros (MDB-AL).

O relator do projeto, José Pimentel (PT-CE), lembrou que o Congresso aprovou uma lei complementar ainda em dezembro para que as micros e pequenas empresas pudessem ter um sistema de refinanciamento das suas dívidas nos mesmos moldes do sistema criado para atender grandes empresas em novembro de 2017. Mas o texto foi vetado pelo presidente Michel Temer em janeiro, o que levou à exclusão de milhares de microempresas do Simples. Em abril, o Congresso derrubou o veto, reabrindo o direito de essas empresas aderirem ao Simples Nacional e fazerem o parcelamento das dívidas. Até 2 de julho, 215.321 fizeram o pedido de parcelamento ao Refis e poderão voltar ao Simples Nacional por não estarem mais inadimplentes.

CONTABILIDADE

(2)

PERDA DE NOTA FISCAL,

O QUE FAZER?

Imagine que seu computador novinho quebrou, e você decide levá-lo à assistência técnica, já que ele está dentro da garantia. Contudo, após revirar armários, gavetas e caixas com documentos, percebe que a nota fiscal sumiu. O que você faz? Como provar que aquele produto ainda está dentro da data limite para arrumá-lo?

Não se desespere. Segundo o Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), você pode solicitar a segunda via ao estabelecimento onde foi feita a compra ou ao prestador de serviço. Essa nova nota deve conter as mesmas informações que tinham no documento perdido, ou seja, devem constar marca, tipo, modelo, espécie e quantidade do produto, assim como dados do estabelecimento – CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), endereço e telefone.

A emissão de segunda via não está prevista em nenhuma legislação, mas o Idec considera que fornecê-la significa cumprir com o princípio da boa-fé, além de manter o equilíbrio nas relações de consumo, já que sua emissão não gerará prejuízo ao fornecedor. Ou seja, a cobrança por essa reemissão pode configurar vantagem manifestamente excessiva, de acordo com o artigo 39, 5, do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

A nova nota pode ser solicitada até cinco anos após a aquisição da mercadoria ou execução do serviço, pois esse é o prazo que o fornecedor deve guardar esse tipo de documento. Se negarem a emissão da segunda via, você pode solicitá-la à

Secretaria da Fazenda do seu Estado, órgão para o qual são enviados todos os dados das notas fiscais emitidas.

Mas, por quanto tempo devemos guardar uma nota fiscal? Você deve mantê-la, no mínimo, até terminar o tempo de garantia ou o serviço expirar, mas o ideal é que a arquive pelo tempo de vida útil do produto, principalmente no caso de bens duráveis, como eletrodomésticos, computador, carro etc.

AGENDA TRIBUTÁRIA

JULHO 2018

DATA TRIBUTOS 6 FGTS 16 ISS BAURU* 20 INSS/IRRF 20 ICMS/COMÉRCIO* 20 SIMPLES NACIONAL 25 IPI 25 PIS E COFINS 25 ICMS/INDÚSTRIA*

31 IRPJ E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

* IMPORTANTE: Os tributos assinalados podem ter uma data de vencimento específica devido ao ramo de

atividade de cada empresa. Em caso de dúvida, consulte a De Martino.

CONTABILIDADE

(3)

CONHEÇA O NOVO SITE DA DE MARTINO

Nosso site está de cara nova! O site está com o visual muito mais moderno, além de diferentes

informações e funcionalidades, feito especialmente para você!

Para conferir, acesse: www.demartino.com.br

DE MARTINO

(4)
(5)

DE MARTINO DIVULGA RESULTADOS

DA 2ª EDIÇÃO DE SUA PESQUISA DE

SATISFAÇÃO

A De Martino divulga sua 2ª edição da pesquisa de satisfação dos clientes. Com ponto de vista estratégico a fim de se manter competitiva em sua área de atuação, em um cenário altamente concorrido e repleto de mudanças rápidas, a De Martino implantou o Programa Estratégico de Relacionamento com o Cliente.

O seu objetivo é focar na melhoria contínua de atendimento, melhorar os serviços oferecidos pela empresa, diagnosticar a necessidade de treinamento dos colaboradores e estreitar o relacionamento com os clientes.

A De Martino está realizando esta pesquisa semestralmente.

Esta 2ª edição da pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2018 em que foram abordados tópicos como cumprimento de prazos, qualidade percebida pelo cliente nos serviços prestados, clareza com que recebe informações, orientação sobre dúvidas e outros assuntos técnicos de forma que o cliente entenda, entrega dos documentos, até mesmo se tem dificuldade para estacionar quando vem na empresa e se esta recebendo e gostando do nosso Jornal Contando.

Dos clientes pesquisados 19,14% não responderam a pesquisa. Dos 80,86% que responderam 80,20%

recomendariam a De Martino a um amigo ou familiar, porém, 0,66% não recomendam.

Dos clientes pesquisados tivemos 10 empresas que apesar de nos indicarem a um amigo ou a um familiar colocaram pontos em que precisamos melhorar em algumas áreas como atendimento a uma indicação de um cliente que deixou a desejar por nossa parte, atendimento deficitário sobre parcelamento de impostos e enquadramento no Simples Nacional, pediram melhoria na comunicação entre o analista que atende a empresa e sua equipe, problemas no envio de certidão negativa, outro teve dificuldades na declaração de imposto de renda pessoa física e em relação a folha de pagamento, outro colocou a falta de um Whatsapp corporativo, orientação errônea quanto a período de experiência e na forma como ocorre a troca de analistas que cuidam de sua empresa. Todos os problemas apontados foram resolvidos durante a pesquisa. Teve também vários colaboradores que foram elogiados pelos clientes de forma espontânea.

A De Martino agradece a todos os clientes que participaram da pesquisa! E pede que continuem respondendo as pesquisas para que possamos melhorar continuamente nosso atendimento!

Muito obrigado!

Claudio Zanda Sócio Diretor Comercial

DE MARTINO

(6)

DE MARTINO REALIZA CAMPANHA DO AGASALHO

A Campanha do Agasalho de 2018 teve início em 25 de abril e encerrou-se em 18 de maio. Foram arrecadadas 236 peças. Em 2017 foram arrecadadas 265 peças e em 2016 foram arrecadadas 189 peças. As instituições beneficiadas foram Galpão Lar e Lar Flora, ambas as instituições da cidade de Bauru. A De Martino agradece imensamente a todas as pessoas que contribuíram com a campanha. Juntos somos mais fortes!

(7)

DE MARTINO PARTICIPA

DE 49° ENCONTRO

GBRASIL

Nos dias 17 e 18 de maio, aconteceu em São José dos Campos (SP) o 49° Encontro GBrasil (Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade). Nossos diretores, Carlos De Martino e Fernando Fontes marcaram presença no evento que foi recepcionado pelo Grupo Fatos, representante na cidade do Vale do Paraíba, o evento teve painéis sobre gestão, tecnologia da informação e recursos humanos.

“Foi uma oportunidade única para compartilhar informações com profissionais de todo Brasil, incluindo equipes de diferentes níveis”, destacou a chief visionary officer (CVO) da empresa local, Alessandra Sousa.

O consultor de empresas Claudio Tosta, especialista em sucessão familiar e professor

da FGV (Fundação Getulio Vargas), abriu a série de painéis sobre gestão de pessoas. Ele alertou que ser irredutível diante das mudanças que acompanham as novas gerações é como “usar um rodo para enfrentar um tsunami”. O tema também foi abordado em um talk show que reuniu experiências vivenciadas na Marpe Contadores Associados (Fortaleza – CE), na Eaco Consultoria e Contabilidade (Curitiba – PR) e no Grupo Fatos.

Os avanços e desafios da tecnologia da informação no setor contábil também estiveram na pauta do encontro. O sócio-diretor da Orcose Contabilidade (São Paulo – SP), Fernando Abrantes, comentou sobre robotização na automação de processos (RPA), prática que reduz erros e otimiza o processo de interpretação de dados. Participaram desse painel o diretor da Contabilidade Scalco (Cuiabá – MT), Volmar José Scalco, e o gerente de TI do Grupo Fatos (São José dos Campos – SP), Ewerton Ventura.

Outro assunto discutido foi o limite da evolução dos modelos de negócios e das ferramentas de gestão e comunicação. Para abordar essa e outras questões acerca da integração entre a tecnologia e as pessoas, a coach Lilian Sanchez palestrou sobre a revolução no mundo laboral. “A

mudança acontece hoje, mas a nossa cabeça acompanhou esse ritmo?”, questionou, ao comentar sobre antigas crenças ainda presentes no meio empresarial.

Uma nova diretoria do GBrasil foi escolhida para o biênio 2018-2020. Prosseguirá no cargo o presidente Julio Linuesa Perez. Ao final do evento, Perez agradeceu o empenho da empresa anfitriã e destacou o papel do GBrasil no fomento ao constante aprimoramento dos profissionais contábeis. “Somos muito gratos a todos que se empenharam para nos receber nesta cidade que, hoje, é polo de turismo, negócios e compras. Deixamos o nosso agradecimento a todos os profissionais da Fatos por tantos conhecimentos compartilhados.” Fotógrafo: Danilo Lima

DE MARTINO

(8)
(9)
(10)
(11)

DIA DO DESAFIO 2018

Em apoio à saúde e bem estar, a De Martino realizou no dia 30 de maio juntamente a equipe do SESC Bauru, uma atividade ao ar livre em comemoração ao Dia do Desafio. O principal objetivo desta data é motivar a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

A respeito das propostas de desregulamentação nas relações de trabalho e da seguridade social no Brasil, percebidas tanto nas defesas do Banco Mundial quanto nas

Biocontaminantes em amostras de água Água deionisada Água deinoisada Comentários > 0,24 e < 3 > 3 e < 30 Endotoxinas EU/m 3 12 35 Número total de viáveis UFC/m

Direção Geral de Alimentação e Veterinária – DGAMV Última revisão do texto em agosto 2020. Página 11

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o