• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III Da periodicidade, estrutura e divulgação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capítulo III Da periodicidade, estrutura e divulgação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Capítulo I – Dos objetivos

Art. 1º - A Revista de Direto dos Monitores da UFF (RDM-UFF) é um periódico quadrimestral eletrônico que objetiva difundir o conhecimento jurídico, fomentando a pesquisa jurídica no meio acadêmico da graduação.

Parágrafo único – O corpo editorial não abraça qualquer ideologia político-partidária, sendo ele autônomo em relação ao corpo docente, o qual poderá constituir o Conselho de Pareceristas.

Capítulo II – Dos Princípios

Art. 2º - A atuação do Conselho Editorial será norteada pelos seguintes princípios:

I – Processo democrático na tomada de decisões II – Independência editorial

III – Imparcialidade e impessoalidade IV – Publicidade

V – Apartidarismo VI – Eficiência

VII – Cooperação entre os membros VIII – Clareza e objetividade na linguagem IX – Interdisciplinaridade

Capítulo III – Da periodicidade, estrutura e divulgação

Art. 3º - A RDM-UFF terá periodicidade quadrimestral, com edições nos meses de abril, agosto e dezembro.

Parágrafo único – O conselho editorial é soberano para criar edições comemorativas ou especiais que extrapolem a publicação regular nos meses do caput deste artigo.

(2)

Art. 4º - A RDM-UFF será composta das seguintes seções:

I – Direito Público: seção composta por um artigo científico cujo tema preponderante se incline para o ramo do direito público;

II – Direito Privado: seção composta por um artigo científico cujo tema preponderante se incline para o ramo do direito privado;

III – Direito Processual: seção composta por um artigo científico cujo tema preponderante se incline para o ramo do direito processual;

IV – Laboratório de Jurisprudência: seção composta por estudo(s) de caso(s) que apreciará determinado julgado(s), em contraste com a legislação, doutrina, jurisprudência e tratados internacionais, se possível;

V – Pesquisas, Resenhas e Demais Atividades Acadêmicas: seção composta por um ou mais relatórios finais e/ou artigos derivados de grupos de estudo, de pesquisas científicas, fomentadas ou não por bolsa, ou por outras atividades acadêmicas que não se enquadrem nas demais seções da RDM-UFF.

Parágrafo único: É vedada a publicação de artigos por parte de membros de pós-graduação, professores, mestres e doutores, sendo permitida a publicação em co-autoria com algum bacharelando.

Art. 5º - A RDM-UFF será publicada online em endereço eletrônico próprio mantido pelo servidor da UFF, através do NTI.

Capítulo IV – Dos membros da RDM-UFF e da sua organização Art. 6º - O Conselho Editorial possui a seguinte composição:

I – Coordenação-geral; II – Tesoureiro;

III – Coordenador da Seção de Direito Público; IV – Coordenador da Seção de Direito Privado; V – Coordenador da Seção de Direito Processual;

VI – Coordenador da Seção de Laboratório de Jurisprudência;

VII – Coordenador da Seção de Pesquisas, Resenhas e Demais Atividades Acadêmicas.

(3)

§ 1º – A Coordenação-geral é composta pelos três membros mais antigos que ainda não tenham sido coordenadores-gerais, desde que sejam ou tenham sido monitores, bolsistas, pesquisadores ou membros de grupo de pesquisa, exercendo suas atividades colegialmente, no período de um ano, renovável por, no máximo, mais um ano.

§ 2º – Os demais membros ingressarão na RDM-UFF através de processo seletivo disciplinado por este Estatuto, não podendo nela permanecer por mais de três anos, exceto o Conselho de Pareceristas.

§ 3º - O Conselho de Pareceristas, será composto por até cinco membros permanentes e por quantos membros ad hoc a Coordenação-geral entenda como suficiente, bacharéis ou não, com conhecimento em ao menos uma das áreas abrangidas pelas seções da RDM-UFF, providos mediante mediante análise curricular e entrevista a cargo da Coordenação-geral.

Art. 7º – A RDM-UFF poderá contar com o apoio de colaboradores, do corpo docente ou discente da UFF, tais como:

I – O rol de colaboradores constará na edição da RDM em que houverem participado;

II – A atuação dos colaboradores pode ocorrer na captação de recursos, na ampliação da publicidade, na organização de eventos e em auxílio nos pareceres quando solicitados pelo Conselho Editorial.

Parágrafo único – É vedado ao colaborador qualquer ingerência no processo decisório do Conselho Editorial.

Art. 8º – Todos os membros do Conselho Editorial e do Conselho de Pareceristas devem possuir um currículo na Plataforma Lattes e mantê-lo atualizado sempre que possível.

(4)

Art. 9º – O Conselho Editorial tem como função prezar pelos objetivos da RDM-UFF e seus princípios que a fundamentam.

Art. 10 – Sem prejuízo da cooperação, os membros exercerão prioritariamente as seguintes funções:

I – A Coordenação-geral é responsável por representar a Revista nos eventos da Faculdade, coordenar a atuação de todos os membros do Conselho Editorial e montar a Revista considerando o que pode ser publicado pelos coordenadores das seções;

II – O tesoureiro possui a função de captação e gerenciamento de recursos para a Revista, que devem ser empregados exclusivamente nas seguintes atividades: melhoria do site, impressão e encadernação de possíveis exemplares a serem enviados para bibliotecas jurídicas, realização de eventos, concretização do projeto de tornar a RDM-UFF uma associação e custear os concursos de monografias promovidos pela RDM-UFF:

III – Os coordenadores das seções de Direito Público, Direito Privado e Direito Processual, Laboratório de Jurisprudência e Pesquisas, Resenhas e Demais Atividades Acadêmicas têm o papel de estimular os alunos a escreverem para a RDM-UFF, bem como fazer um relatório dos artigos enviados para as suas respectivas seções, com uma revisão geral dos aspectos formais e materiais dos artigos, remetendo aos autores dos mesmos a ficha de avaliação devidamente preenchida.

Capítulo VI – Do processo seletivo de novos membros

Art. 11 – A admissão de membros no Conselho Editorial dependerá de aprovação prévia em processo seletivo, obedecendo as seguintes fases:

I – Projeto de artigo ou estudo de caso II – Análise do curriculum vitae

III – Entrevista

§ 1º – O postulante a uma vaga no Conselho Editorial deve enviar o seu currículo, em anexo, juntamente com o artigo para apreciação da Coordenação-geral, pelo e-mail rdm@vm.uff.br.

(5)

§ 2º – É vedada a acumulação de atividades não relacionadas com a formação acadêmica do membro da RDM-UFF que impeça o pleno exercício de suas atribuições em prejuízo da Revista, consoante os princípios insculpidos nos incisos II e VI do art. 2º.

§ 3º – Serão excluídos do processo seletivo os candidatos que forem filiados a qualquer agremiação político-partidária ou polítco-estudantil.

§ 4º – Caso o membro do Conselho Editorial se filie a quaisquer das atividades previstas no parágrafo acima, deverá ser licenciado, podendo, porém, participar das atividades regulares da Revista, com a ressalva de que este não deterá qualquer poder decisório. A duração máxima da licença é improrrogável e será de um ano, contada a partir da data da inscrição da candidatura ao cargo eletivo estudantil ou partidário. Ao final do prazo, o membro deverá retornar às atividades ou se afastar em definitivo, podendo participar normalmente dos processos seletivos futuros.

Capítulo VII – Do processo seletivo de artigos

Art. 12 – A RDM-UFF receberá trabalhos acadêmicos de alunos da graduação de faculdades de Direito do Brasil e do exterior, cujos textos abordem um dos temas das seções da Revista, nos termos das normas gerais de política editorial traçadas por este Estatuto.

Art. 13 – Os textos recebidos para publicação deverão obedecer aos seguintes requisitos:

I – Extensão de dez, no mínimo, a quarenta laudas, no máximo, incluindo as referências bibliográficas

II – Margens: superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda de 2,5 cm, e direita de 2,5 cm

III – A fonte do texto principal deve ser Times New Roman , corpo 12, espaço entre-linhas 1,5 com recuo na primeira linha do parágrafo de 3 cm. A fonte das

(6)

notas de rodapé deve ser Arial, corpo 10, espaço simples, sem recuo de parágrafo

IV – Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, corpo 14, somente a primeira letra maiúscula em ambos

V – Nome do autor: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, somente as iniciais dos nomes em letra maiúscula, seguido de nota de rodapé, indicando, obrigatoriamente, o período, a titulação, se houver (como monitor, pesquisador, membro de grupo de pesquisa) e e-mail.

VI – RESUMO/ABSTRACT (português e inglês): dar espaço de três linhas abaixo do nome do autor . Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto (em protuguês) em parágrafo único espaço simples, justificado, de no máximo cinco linhas. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo. Inserir uma linha e fazer o ABSTRACT com as mesmas configurações

VII – PALAVRAS-CHAVE/KEYWORDS: dar espaço de duas linhas abaixo do ABSTRACT e inserir três a cinco palavras. Colocar o título PALAVRAS-CHAVE em caixa alta e separar cada termo por ponto e vírgula. As palavras em inglês devem ser dispostas na linha imediatamente abaixo, antecedidas pelo título KEYWORDS

VIII – Citações com menos de três linhas aparecem dentro do texto corrido, entre aspas, e as com mais de três linhas vêm destacadas no texto, com recuo à esquerda de 4 cm, com fonte Times New Roman, corpo 10, espaçamento simples

IX – As referências bibliográficas que forem de base para a pesquisa do autor devem aparecer em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, podendo o autor optar por excluir obras que serviram de mero exemplo, que, porém, devem ser explicitadas ao longo do texto sob pena de plágio. Se com o título “Bibliografia”, porém, a compilação de todas as obras deve aparecer ao fim do artigo

Parágrafo único: As normas da ABNT têm aplicação subsidiária quanto aos padrões formais da RDM-UFF.

(7)

Art. 14 – Todos os trabalhos acadêmicos apresentados à RDM-UFF serão necessariamente submetidos ao crivo do Conselho Editorial, cujo membro responsável deverá emitir um parecer de avaliação do respectivo trabalho através de uma ficha-modelo estabelecida pelo mesmo órgão.

§ 1º - Será garantido o anonimato dos pareceristas e dos autores no processo de avaliação dos artigos.

§ 2º - A avaliação/apreciação de textos pelo Conselho Editorial observará um dos seguintes critérios:

I – Aprovado sem ressalvas: o parecerista deverá fundamentar a sua decisão sobre o texto, a seu critério, tecendo comentários sobre o mesmo;

II – Aprovado com ressalvas: o parecerista deverá possíveis problemas a serem corrigidos antes da publicação, com anotações em seu relatório anexo. O texto retornará ao parecerista ficando a cargo do mesmo verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado. Neste caso, caberá à Coordenação-geral determinar a publicação ou não do texto; III – Reprovado: o parecerista deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a melhoria do mesmo, visando aproveitá-lo para futuras publicações. Todavia, os textos reprovados serão desconsiderados.

Parágrafo único – Permite-se ao autor do texto enviar justificativas e alegações para que não adote a sugestão do Conselho Editorial em determinados pontos ou em todo o texto, depois da entrega da ficha-de-avaliação ou no ato do retorno do artigo com as modificações realizadas.

Art. 15 – Os trabalhos devem ser enviados à RDM-UFF exclusivamente através de arquivos em formato “.doc” para o e-mail institucional rdm@vm.uff.br.

Capítulo VIII – Das penalidades

Art. 16 – Todo aquele que violar os direitos autorais, nos termos da Lei 9610/98, ficará impedido de publicar na RDM-UFF por dois anos.

(8)

Art. 17 – O membro da RDM-UFF que desviar os recursos e/ou a finalidade da Revista será expulso, ficando impedido de realizar novo processo seletivo.

Capítulo IX – Das disposições finais e transitórias

Art. 18 – Este Estatuto entrará em vigor após a sua aprovação em reunião especialmente destinada a esse propósito e estará disponível no site da Revista.

Art. 19 – As modificações neste Estatuto, após a sua aprovação, somente poderão ser propostas pelos integrantes do Conselho Editorial, devendo ser aprovadas por 3/5 de seus membros.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do erosímetro é proporcionar a aceleração das partículas de catalisador em alta temperatura propiciando condições para que essas partículas colidam com uma amostra

CELEBRAÇÃO DA LITURGIA EUCARÍSTICA  Liturgia da Palavra:  Preces: Esta oração não é facultativa, pois nela o povo exerce sua função sacerdotal elevando a Deus suas preces,

0,438 Abertura de boca (qualitativa) versus Grupo Qui-quadrado de Pearson 0,662 corte axial direito versus Grupo e Deslocamento ANOVA Simples 0,037 T1 a direito versus Grupo

1 (um) aluno do curso de Bacharelado ou Licenciatura em Música, para atuar como monitor dos Corais do CMI (sábados pela manhã) e dos ensaios da Orquestra (quartas-feiras, final

g) no Município de Argirita, a Tomada de Preços nº 1/2015 teria sido anulada por falta de publicação no diário oficial do termo de retificação e do termo de errata,

Em seguida, cole a fita dupla face no CD, pois ela servirá para acomodar as duas tiras de papel alumínio menores, conforme a Figura 7.. A quantidade de fita utilizada irá depender

O software, que faz o registro eletrônico de todas as interações médicas dos atletas, contará com uma versão em português, atendendo às leis de saúde brasileiras, além

Ocorre também o empowerment, pois esses trabalhadores passam para uma condição mais ativa, se tornam co-autores, e de posse de uma postura mais positiva sobre si próprio,