• Nenhum resultado encontrado

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE PINTURA DIGITAL COM COREL PAINTER DA EDUK ( CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE PINTURA DIGITAL COM COREL PAINTER DA EDUK ( CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

O Corel Painter é um software de pintura digital com o intuito de criar um ambiente propício ao artista para desenvolver trabalhos como aqueles que ele já vem desenvolvendo com as mídias físicas.

Categoria de pincéis

Dentre muitas de suas peculiaridades podemos citar o fato de que ele reúne uma grande quantidade de pincéis que lembram as mídias físicas como pastel, lápis, acrílicos, óleos, dentre outros.

Sendo assim, o método de aprendizado para um usuário iniciante se dá por conta da exploração de algumas dessas categorias de pincéis. Para isso, é necessário identificar a ferramenta Brush, que se encontra na caixa de ferramentas, e também do Brush Selector, que é o local onde escolhere-mos os pincéis a serem utilizados.

(4)

Brush Tracking

Outra coisa muito interessante no Corel Painter é o fato de que podemos configurar a pressão do tablet para uso específico do software.

Para isso basta acessar o menu Edit>Preferences>Brush Tracking ou Corel Painter>Preferences>Brush Tracking caso esteja usando sistema MacOS.

Nessa nova caixa de diálogo, basta pincelar na área central para que o Painter reconheça a pressão a ser utilizada nas pinceladas.

(5)

Texturas de papéis

O Corel Painter também faz uso constante de uma textura que simula a superfície de um papel, assim como acontece na vida real, algumas técni-cas acabam evidenciando esse material.

Para aplicar diferentes papéis podemos acessar o menu Window>Paper Panels>Papers

Aqui será possível configurar as texturas padrão do Painter com a finali-dade de obter o resultado desejado.

Para criar um novo papel, podemos fazer uso de uma imagem proveniente de um banco de imagens, internet ou capturada por você mesmo.

O procedimento é bem simples, basta abrir a imagem no Corel Painter através do menu File>Open. Depois de aberta, a imagem deve ser sele-cionada por completo ou então parcialmente. Pode-se fazer o uso da fer-ramenta de seleção retangular.

(6)

Depois disso, podemos acessar o canto superior direito do painel Papers para encontrar mais opções. Ali escolheremos a opção Capture Paper. Após escolher essa opção, basta criar um nome para seu novo papel e também a suavidade da transição quando a textura do papel se repetir (Crossfade).

Salvando arquivos

O Corel Painter é capaz de salvar suas pinturas em diversos formatos. Esses formatos são Riff, PSD, JPEG, TIFF, Png, Gif, Tga, BMP, PCX e EPS. Dentre eles podemos destacar os três primeiros, sendo que:

• Riff - Formato padrão do Corel Painter que permite armazenar to-das as informações criato-das no arquivo, desde camato-das até shapes (veto-res), seleções, dentre outras opções;

• PSD - Formato padrão do Photoshop. Com essa opção todas as in-formações que foram criadas no Corel Painter serão preservadas e con-vertidas para elementos do Photoshop;

• JPEG - Formato de imagem compactado que não preserva layers nem transparência. Aqui acontece uma perda de qualidade e há a impos-sibilidade de se trabalhar com as camadas criadas anteriormente.

(7)

Capítulo 2 - Configurando

seus pincéis

(8)

Ao trabalhar com o Corel Painter devemos considerar sua grande quan-tidade de pincéis disponíveis. Mesmo assim, em diversos casos se faz necessário a criação e a configuração de mais algumas opções para que possamos dar ao trabalho a interface que queremos.

Para isso o Corel Painter reserva uma quantidade enorme de configurações que, do mesmo modo que os próprios pincéis, devem ser explorados para que então sejam melhor compreendidos e utilizados.

Veremos algumas dessas opções a seguir:

General - permite a configuração do tipo de pincel, na opção Dab Type, por exemplo, é possível configurar o tipo de pincel a ser usado, se é uma aquarela, uma borracha, pincel de cerdas de camelo etc.

Size - Permite a configuração do tamanho total do pincel e também da criação de uma variação de tamanho com a pressão da caneta.

Spacing - Determina o espaçamento do formato do pincel ao longo da pincelada.

(9)

Angle - Para alguns tipos de pincel, será possível configurar que este será

achatado e também o ângulo de inclinação do mesmo.

Dab Profile - Aqui poderemos escolher o formato base da ponta do pincel.

(10)

Stroke Atributtes - Aqui poderemos trabalhar com a possibilidade de

in-serir modos de mesclagem para o pincel selecionado. Esses modos de mes-clagem são interessantes pois proporcionam ao pincel a característica de mesclar suas pinceladas com as feitas anteriormente, podendo preservar as características de sombras, luzes ou outras possibilidades.

Brush Calibration - Assim como é possível calibrar o tablet para uso

es-pecífico do Corel Painter, é possível também configurar a calibração do do tablet especificamente para cada um dos pincéis. Ao clicar no ícone no canto inferior direito desse painel, ele abrirá a caixa de diálogo Brush Calibration, onde será possível fazer a calibração como vimos anterior-mente.

Esses são os principais painéis para configuração de pincéis do Painter, mas devemos lembrar que existem outros mais específicos, alguns usados em algumas categorias em especial como Real Watercolor, Water (water-color), Real Wet Oil, Airbrush e outras.

Vejamos a seguir como criar um pincel simples para pintura digital fazen-do uso de algumas de alguns painéis que vimos anteriormente.

Para iniciar o processo podemos escolher qualquer pincel. Na guia Gener-al vamos Gener-alterar a propriedade Dab Type do pincel para Circular.

Logo em seguida acessaremos a guia Opacity, onde deixaremos a opaci-dade variando de acordo com a pressão do tablet, e com seu valor máxi-mo mais baixo que 100%.

(11)

Caso o pincel aparente ter um espaçamento entre cada unidade, aces- saremos a guia Spacing e diminuiremos a propriedade de mesmo nome.

Salvando os pincéis

Nas últimas versões do Corel Painter, salvar pincéis se tornou muito mais fácil. Depois de configurado o pincel, assim como vimos anteriormente, basta seguir os seguintes passos:

(12)

forma podemos separar pincéis criados por nós dos pincéis padrão do Painter.

Se acessarmos novamente o menu Brushes ainda encontraremos as opções para importar e exportar um Brush (pincel), Brush Category (categoria de pincéis) ou até mesmo a Brush Library (biblioteca de pincéis) que se ref-ere a todos os pincéis ativos em seu Corel Painter naquele momento.

(13)

Capítulo 3 - Criando

um projeto

(14)

Aqui veremos como iniciar um novo projeto e criar uma cena simples para relembrar alguns passos durante o processo de trabalho.

Em primeiro lugar devemos criar um novo documento com tamanho e resolução desejados. Para isso podemos acessar o menu File>New.

Logo em seguida, devemos nos preocupar em trabalhar os esboços (caso creia ser necessário). Trabalhe linhas retas e suaves, para só então trabalhar mais detalhes no esboço.

Depois de definido o esboço, trabalhe com os tons mais escuros da cena e preocupe-se principalmente com o fundo da cena. Trabalhe em seguida com os tons mais escuros e meios tons de seu objeto principal.com os tons mais escuros e meios tons de seu objeto principal.

(15)

Passe a misturar os tons e para dar a sensação de volumes que deseja. Se julgar necessário, utilize os pincéis Blenders do Painter.

Logo após iremos trabalhar as áreas de luzes, preparando cada uma delas para receber as luzes mais altas e aí então receber os tons mais claros da cena.

(16)

Caso os elementos do projeto precisem, trabalhe adicionando as texturas, sejam elas aplicadas com pincéis de textura ou então sendo pintadas individualmente.

(17)
(18)

O Corel Painter possui uma vasta lista de atalhos que podem ser de grande valia para que possamos agilizar nosso trabalho.

Se acessarmos o menu Edit>Preferences>Customize Keys ou Corel Paint-er>Preferences>Customize Keys no sistema MacOS.

Lá encontramos todos os atalhos já configurados no Painter e além dis-so podemos refazer os arranjos desses atalhos para melhor adaptação, caso necessário.

De qualquer forma, veremos a seguir a lista de algumas funções e ferra-mentas que podem nos auxiliar em nossos projetos.

Teclas Função

B Ferramenta Brush

Segurar espaço Permite movimentar a tela Control + ou - Aumenta ou diminui o Zoom

Segurar Espaço e depois Alt Permite rotacionar a área de tra-balho

Control + Alt + clique e arraste Permite alterar o tamanho do pin-cel. Se soltar as teclas de atalho e mantiver mouse pressionado ou ponta da tablet encostada na mesa digitalizadora, ao pressionar mais uma vez Control poderá alterar a opacidade, uma segunda vez o arredondamento do pincel e mais uma vez o ângulo de rotação do pincel.

Control + Shift + L Seca a camada de aquarela digital Segurar Alt enquanto o pincel

esti-ver ativo Habilita o conta-gotas

N Ferramenta Borracha

V Habilita o modo Straight Lines da

ferramenta Brush

Control + Alt + 1 Abre o Color Whell no local onde está posicionado o pincel

(19)

Control + O Permite abrir um documento salvo em seu comutador

Control + S Permite salvar o documentoatual-mente aberto

(20)
(21)

Umas das melhores formas de se aprender arte é fazendo uso de

referências artistícas. Abaixo temos uma breve lista de artistas famossos e sites podem ser úteis no desenvolvimentos de seus trabalhos. Mas lem-bre-se, a internet é muito vasta e o mundo está cheio de artistas, sejam eles tradicionais ou digitais, então não exite em procurar novas referên-cias sempre que possível.

Sites de artistas digitais e tadicionais

Dan Milligan - http://www.danmilligan.com/ Ryan Church - http://ryanchurch.com/

David Kassan - http://www.davidkassan.com/

Mike Azevedo - http://mikeazevedo.blogspot.com.br/ Paulo Frade - http://www.paulofrade.com.br/

Alexandre Reider - http://www.areider.com.br/ James Gurney - http://jamesgurney.com/site/ Estúdio Massive Black - http://massiveblack.com/ Nico di Mattia - https://nicodimattia.wordpress.com/

Livros de artes

Color and Light, James Gurney

The anatomy for the artists, Sarah Simblet The Sketch Book for the Artists - Sarah Simblet Livros do artista Andrew Loomis

Livros do artista Burne Horgath

Editora Ballistic - http://www.ballisticpublishing.com/

Sites de referências e estudo

http://artists.pixelovely.com/practice-tools/figure-drawing/ http://www.quickposes.com/pages/timed

Referências

Documentos relacionados

Como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias. Sendo um momento de aprendizagem rica em estímulos sensoriais,

As cinco técnicas de Data Mining estudadas (“Geração de uma Superfície que Minimiza Erros” ou Programa- ção Linear; Função Discriminante Linear de Fisher; Re-

Demonstração de competência técnica, gestão de pessoas do departamento e gestão administrativa eficiente da área são os itens de maior relevância apontados para a avaliação

De acordo com a Tabela 3, pode-se analisar que a aplicação dos herbicidas Sulfentrazona e Imazetapir+Flumioxazina 14 dias após a aplicação não apresentaram

Na alínea g) deverão ser incluídos os custos ambientais de utilização da água;.. devem estar previstas outras formas de disponibilização da documentação referida, acessível

§ 1o Se reconhecer o impedimento ou a suspeição ao receber a petição, o juiz ordenará imediatamente a remessa dos autos a seu substituto legal, caso

O Ventis, altamente configurável, é projetado especi- ficamente para atender a necessidades exclusivas de detecção de gás e manter os trabalhadores em segurança.. Disponível com

Na EspiralSoft leciona no Curso para Técnicos Superiores Nível VI em Segurança e Higiene no Trabalho nos Módulos de Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança e Higiene