• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE NEGÓCIO PeR Telefonia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE NEGÓCIO PeR Telefonia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PLANO DE NEGÓCIO

PeR Telefonia

Paulo Alexandre Regis (regisin@gmail.com) Rodrigo Kohler (rodrigo@guabiruba.sc.gov.br)

Informações - Sócios

Foto dos Sócios

Informações do Sócio - Presidente

Paulo Alexandre Regis (Presidente/Comercial)Acadêmico do curso de Engenharia de Telecomunicações com experiência nas áreas de vendas e TI.

Informações do Sócio - Desenvolvimento e Pesquisa

Rodrigo Kohler é acadêmico de Engenharia de Telecomunicações, atuando no ramo de gerência de servidores e datacenters. Tem conhecimento sobre interoperabilidade entre sistemas linux e windows, administração de estações de trabalho e manutenção de hardware. Desenvolveu pesquisas no ramo de virtualização de sistemas, centrais telefônicas digitais e enlaces de longa distância.

Informações do Sócio - Comercial

Acadêmico do curso de Engenharia de Telecomunicações com experiência nas áreas de vendas e TI.

Informações do Sócio - Administrativo / Financeiro

Rodrigo Kohler é acadêmico de Engenharia de Telecomunicações. Tem conhecimento sobre administração de empresas e de gerência financeira.

Identificação da Empresa - Sumário Executivo

Criação da Empresa

A PR Telefonia oferece serviços de telefonia VoIP. Nossa empresa almeija a qualidade de seu produto, enfatizando a satisfação do cliente que contará com flexibilidade e oportunidades em nossos serviços. Nosso público alvo principal são empresas de pequeno e médio porte que buscam redução de custos de telefonia, porém não nos limitamos a estes. Sempre buscando novos clientes, procuramos ter um contato direto com o mesmo, através de visitas e oportunidades para que conheça nosso produto, oferecendo uma amostra para aguçar o interesse. Procuramos manter um serviço e suporte de qualidade. O investimento inicial requerido é baixo, tendo como principal custo a aquisição dos equipamentos utilizados na implantação do serviço, e o retorno do investimento é rápido. Além da satisfação da clientela, a PR Telefonia contará com uma porcentagem de lucro sobre a venda de pacotes de minutos.

Missão da Empresa

(2)

Idéia do Produto

O serviço que prestamos consiste em implantar um ATA (Adaptador de Telefônico Analógico) no cliente e a partir dele efetuar ligações telefônicas na modalidade VoIP. Esse aparelho é instalado junto à central PABX. O ATA faz a conversão da voz em pacotes de dados sendo possível enviá-los pela internet. O produto é destinado a empresas com altos gastos em telefonia.

Meta

Atingir 50 novos clientes até o final do ano, gerando uma venda de 25000 minutos por mês.

Qual é o hobby do empreendedor?

Gostar de administrar sistemas, desenvolver pesquisas e experimentos na área de telecomunicações.

Uso de Hardware / Software / Serviços

A empresa oferece o serviço de ligações telefônicas na modalidade VoIP - Voz sobre IP.

Inovação Tecnológica

A tecnologia da empresa se baseia no uso de um Adaptador de Telefone Analógico. Utilizamos ATAs de ultima geração, visto que a qualidade da ligação está intimamente ligada ao adaptador utilizado.

Internet

A internet é de vital importância para o negócio. Através dela a ligação é completada e chegará em nossos servidores. É também através da internet que os clientes adicionam créditos para efetuar suas ligações.

Quando aconteceu a motivação?

Em meados de 2010, quando os sócios da empresa, Paulo e Rodrigo, conversavam entre suas aulas, avaliaram a necessidade de uma empresa neste ramo. A falta de concorrentes e a vontade de criação de algo novo aliaram-se na motivação da PeR Telefonia.

Pesquisa de produtos correlatos

Com uma pesquisa de mercado detalhada, feita par auxiliar nas diretrizes iniciais da PeR Telefonia, notou-se um mercado pouco explorado: telefonia IP com suporte aos usuários.A PeR Telefonia não é apenas uma fornecedora de VoIP para seus clientes, ela conta também com suporte e projetos para as empresas e demais clientes. Os concorrentes mais próximos são empresas de solução em telefonia, porém a maioria destas utilizam telefonia fixa comutada, e também empresas de VoIP, que em sua maioria vendem minutos e créditos para seus clientes, sem oferecer qualquer tipo de auxílio para os mesmos.

Quais as características que deverá ter Meu Produto?

Oferecemos um produto diferenciado no mercado, que une a sagacidade da telefonia por IP com o know how em soluções de telefonia de mais de 5 anos, proporcionando economia e versatilidade para nossos clientes.

Pontos fortes e fracos

Os produtos oferecidos são frágeis, e dependem de um bom serviço de entrega. E se necessário for, uma equipe pode ser enviada para o cliente, afim de solucionar problemas encontrados.Uma facilidade é a convivência dos sócios, amigos de longa data e facilidade de comunicação. O único porém é estarem situados em cidades distintas, dificultando o encontro dos sócios.

(3)

Exportação do Produto

Um dos focos é a revenda de minutos e créditos para ligações, e este produto não necessita de nenhum tipo de equipamento físico, apenas os que o cliente já possui, um computador com internet banda larga. Para aprimorar e proporcionar uma experiência melhor aos clientes, oferecemos também equipamentos de telefonia IP, estes podem ser adquiridos conosco, e neste caso será enviado por correspondência.

ECO Empreendedor

A PeR Telefonia preocupace com o ambiente em que vivemos, e para ajudar a cuidar de nosso planeta, todo ano a empresa organizará palestras em escolas públicas, sobre como tratar o meio ambiente, pois acreditamos que estas crianças serão os responsáveis pelo futuro de nosso planeta.

APL - Arranjos Produtivos Locais

Os produtos oferecidos pela PeR Telefonia enquadram-se no ramo de informatica e, claro, telefonia, aliando telefonia com tecnologia VoIP.

Estratégia

Oferecer serviço VOIP a pequenas e médias empresas. Esse processo se dá através de visitas à empresa, oferencendo o serviço, instalando e efetuando a pós-venda.

Slogan

PeR - telefonia ao seu alcance.

Responsabilidade Social

Como parte da responsabilidade social da empresa, uma creche pública por ano será escolhida, e será doado material escolar, para o início do ano letivo.

Prospecção de Clientes

Teste de conceito

A idéia é boa.O projeto tem grandes chances de dar certo.O produto satifaz o objetivo.

Teste de utilidade

Com certeza eu compraria o produto, seria algo bom para a saúde financeira da empresa. Acredito que o valor de R$ 0,22 por minuto para qualquer DDD está de bom tamanho.

Teste de mercado

Os serviços serão consumidos por pessoas físicas e jurídicas, estas até médio porte.Como se trata de um serviço de telefonia, a principal caracteristica dos consumidores é o uso do telefone em demasia, que estejam procurando uma redução de custos.O mercado resume-se a região do Vale do Itajaí, mas nada impede que outras localidades contratem o serviço. Os produtos serão enviados por meio de correios, e em casos especiais, poderá ser levado pessoalmente por um colaborador da empresa.As empresas concorrentes não oferecem um serviço tão completo. A grande maioria oferece apenas créditos para ligações, mas não o suporte ao equipamento do cliente.

Amplitude da Empresa

(4)

PDCA

PLAN - Oferecer um produto com alta qualidade de voz;DO - Instalar Adaptadores telefônicos de empresas renomadas (CISCO);CHECK - Aplicar questionários de avaliação do serviço prestado;ACTION - Ajustar os parâmetros de conexão até encontrar o nivel de qualidade desejado.

Amplitude - Curto Prazo

A partir da criação da empresa, em um ano a meta é conquistar 50 clientes e mantê-los fiéis.

Amplitude - Médio Prazo

Com os clientes satisfeitos do primeiro ano, o próximo ano será de expansão de suporte, com análise de novos serviços que podem ser oferecidos, bem como aumentar a clientela.

Amplitude - Longo Prazo

Quando a PeR Telefonia fixar-se no mercado, será tempo então de aumentar a área de fornecimento do produto, expandindo para demais regiões do estado e país.

Relacionamento

EXECUTIVO Oferecer o serviço a Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Autarquias e demais órgãos públicos;EDUCAÇÃO Instalar-se em escolas, bibliotecas e universidades;POLÍTICA Conseguir linhas de crédito para investimento com a infuência de políticos;MÍDIA Anunciar em jornais, revistas e sites.

Qual é o ramo de atividade?

Sua empresa se enquadra na Indústria? Sua empresa se enquadra no Comércio?

Sua empresa se enquadra em Prestação de Serviços? Em que Classificação NICE se enquadra o seu negocio

Classe de serviço NICE: 38.

Sistemas de Informação

O que é Informação?

Para que irá servir esta informação na minha empresa? Quais os níveis de informação nas empresas?

O que é Sistema de Informação? Quais são os tipos de SI?

Os Dez Mandamentos

(5)

Esta é a primeira e uma da maiores qualidades do verdadeiro empreendedor. Arriscar conscientemente é ter coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo empreedimento, de buscar, por si só, os melhores caminhos, é ter autodeterminação. Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso saber lidar com eles.

2 - Identificar oportunidades

Ficar atento e perceber, no momento certo, as oportunidades que o mercado oferece e reunir as condições propícias para a realização de um bom negócio é outra marca importante do empresário bem-sucedido. Ele é um indivíduo curioso e atento a informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

3 - Conhecimento 4 - Organização 5 - Tomar decisões 6 - Liderança 7 - Dinamismo 8 - Independência 9 - Otimismo 10 - Tino empresarial

O que pesa na escolha?

Experiência

Todos os colaboradores tem experiência com as tecnologias empregadas, seja prática ou teórica.

Mercado fornecedor

Os produtos envolvidos são de fácil acesso para os clientes pois os fornecedores são locais, estão situados na mesma região de atuação da PeR.

Mercado consumidor

Projetos do governo envolvem o fornecimento de banda larga para toda a população. Além desta tecnologia já ser popular, caso essa meta de governo seja concretizada, o interece pela telefonia VoIP só tente a aumentar.

Recursos financeiros e humanos

O capital inicial de investimento é mínimo, sendo o maior gasto com aquisição de equipamentos, para revenda ao cliente final, e em seguida o registro da empresa.

Localização

PeR Telefonia está situada em Blumenau, centro da região do Vale do Itajaí, e de fácil acesso para as demais cidades.

(6)

O principal ponto de venda será a internet, através de propagandas em diversos veículos de informação.

Plano de Marketing

Criar o Produto

O produto consistem em oferecer o serviço de telefonia via VoIP.

Cliente - quem são?

Meus clientes são os grandes consumidores de minutos telefônicos.

Cliente - o que eles querem?

Os clientes querem ligações telefônicas de alta qualidade com preço baixo.

Qualidade - ABNT - INMETRO

Nosso nivel de qualidade será baseado na norma internacional ISO/IEC 12207 que tem como objetivo principal estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida e de desenvolvimento de tecnologias.

Pesquisa PDI

O foco inicial é a aplicação de maneira simples em clientes de pequeno e médio porte. A médio prazo novas aplicações são esperadas, para aplicações em empresas maiores, com novas tecnologias e tecnologias que podem ser adaptadas em cada caso.

Política de Preço

Será cobrada uma mensalidade pelo aluguel do ATA. Não será cobrada a instalação do aparelho. No ato da instalação será dado um bônus de R$ 20,00 para avaliação do produto.

Concorrente

Os concorrentes são outras empresas que fornecem serviços VoIP. O principal diferencial competitivo da concorrencia é o preço. Nosso diferencial será o atendimento personalizado a empresas, com um relaionamento presencial.

Tipo de vendas

O tipo de vendas será no Varejo, com compra de créditos na modalidade pré-pago, adquiridos diretamente no site da empresa.

Publicidade E Propaganda

A publicidade e propaganda será baseado na implantação de outdoors, anúncios em jornais regionais e na internet através do site da empresa.

Plano Financeiro

Investimentos Iniciais

40% do capital inicial será utilizado na compra dos equipamentos necessários.30% destinado para o registro da empresa.20% investido em recursos humanos.10% será o capital de giro.

Custo do Produto

(7)

Estima-se um custo de R$300,00 para uma empresa de pequeno porte, com equipamentos e instalação. O lucro maior será proveniente dos minutos comprados pelos clientes.

Despesas Operacionais

As despesas gerais são mínimas, restringindo-se apenas à sede da empresa, que terá custos como aluguel, água, energia e servidores web. Estimando-se um custo de no máximo R$500,00 por mês, nos primeiros meses de atividade.

Receitas

No primeiro ano a receita esperada será proveniente de cerca de 50 clientes conquistados. Tendo uma média de R$50,00 de lucro por mês por cada cliente (somando os minutos vendidos e o aluguel do equipamento ATA). Ao final de um ano espera-se uma receita de R$20000,00.

Despesas Gerais

Despesas gerais envolverão custos não previstos como consertos ou trocas de equipamentos, estima-se um custo de no máximo R$200,00.

Ponto de Equilíbrio

Dependerá muito de cada projeto realizado. Um projeto pequeno gera um custo médio de R$300,00, que engloba viagem até o local, equipamento e mão de obra.

Texto - Análise Financeira

Planilha Financeira - Complementação

Passos

Pasta Módulo Final Plano Simplificado

Referências

Referências

Plano Tecnológico

Inovação no Mercado

A inovação que este negócio proporciona está na possibilidade de se fazer ligações telefônicas com baixo custo utilizando-se a internet.

Inovação no Processo Inovação no Produto

O produto já existe no mercado há um tempo. Porém o fornecimento e a proximidade com o cliente é nova. Procurando esclarecer dúvidas e explicar a tecnologia que o cliente está adquirindo.

(8)

Daremos preferência para produtos de fornecedores com certificações adequadas, como por exemplo ISO9001 e ISO14000.

Referências

Documentos relacionados

Além desse pressuposto contido no senso comum, outra importante ca- racterística observada na imagem dogmática do pensamento é a recognição ou o modelo da recognição.

Ao final deste artigo, foi possível concluir que a ideia de desenvolvimento e implementação dos hortos medicinais no município teve sua origem, a partir de iniciativa da

V - encaminhar à Diretoria Executiva ou ao Conselho Deliberativo reivindicações, sugestões, propostas ou reclamações que visem o melhor desempenho da associação no

DA COMISSÃO: O arrematante deverá pagar a Leiloeira, à título de comissão, o valor correspondente a 5% (cinco por cento) sobre o valor da arrematação, no prazo de 24 (vinte e

D) Cada colaborador terá direito a 1 assinatura por serviço: 1 assinatura de TV, 1 plano de telefonia móvel (+Dependentes*), 1 plano de telefonia fixa, 1 plano de Banda Larga Fixa e

As novas metas de universalização das concessionárias de telefonia fixa, que foram a moeda de troca usada pelo governo para garantir a adesão ds empresas ao plano de

FISIOTERAPIA Termo/eletro/fototerapia 1 Graduação em Fisioterapia, experiência mínima de 06 (seis) meses, Pós-Graduação na área ou em áreas afins... Administração

A questão pode ser abordada através dos seguintes aspectos: a Inconfidência Mineira não possuiu caráter popular / A chegada da família real trouxe amplas alterações