• Nenhum resultado encontrado

BABANA MAÇÃ MELANCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BABANA MAÇÃ MELANCIA"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)

Originaria da Ásia meridional, de onde se difundiu para a África e a América.

Também chamada de Musa Paradisíaca é uma fruta deliciosa, nutritiva, medicinal, diurética e ligeiramente laxativa. Também tem fator terapêutico em certas infecções intestinais, sendo também aconselhável aos convalescentes em geral.

Entre todas as frutas, nenhuma possui qualidades superiores as da banana, muito apreciada pelas pessoas em geral especialmente as crianças.

Crua ou assada, frita ou cozida, seca ao sol ou passada no melado, em doces, caldos ou

compotas, a banana e um alimento de primeira grandeza.

Porém, deve-se preferi-la sempre crua

Transformada em farinha, dá um alimento especial muito nutritivo, recomendado em mingaus as crianças pequenas e debilitadas.

(3)

3

Composição química

(4)
(5)

5

Uso medicinal

Diz o Dr. Teófilo Luna Ochoa:

"A banana madura ... Libera uma substância oleosa que suaviza muito as membranas mucosas irritadas, indicada nos casos de colite e enfermidade do reto. Contém também um fermento digestivo (pouco conhecido), porem de alto valor medicinal que em determinada enfermidade intestinal, se torna o único carboidrato tolerado pelo paciente, evitando em último caso até a morte.

"Essa fruta e muito recomendável também contra as enfermidades renais, nefrite, hidropisia, gota, obesidade, afecções do fígado, cálculos biliares, tuberculose, escrofulose, paralisia, enfermidades do estômago, etc. ...

"Contra a prisão de ventre comem-se algumas bananas de manhã, em jejum ...

"A banana ligeiramente assada exalando seu aroma, come-se quente para combater as pneumonias.

"Contra as diarreias, toma-se o caldo do cozimento da banana-maçã verde... Também, contra as diarreias e disenterias, se utiliza a farinha de banana verde, como alimento, a qual se obtém submetendo à pressão a fruta descascada e cortada em pedaços que logo se deixa secar e já está pronta (a farinha) para o uso".

A banana e bom remédio para enfermidades dos intestinos. Metchnikoff, há muitos anos, observou que as substancias tóxicas resultantes da putrefação dos resíduos alimentares no intestino grosso, enquanto esperavam a sua eliminação, causaram processos degenerativos no organismo, especialmente nos vasos sanguíneos e, pelas suas observações, foi levado a chamar o coli-bacilo de "germe da velhice".

A dieta de bananas maduras também deu resultados dos mais benéficos em todos os casos de prisão de ventre, dentro de uma ou duas semanas. Seus efeitos, na maior parte das vezes duraram algum tempo depois que a ingestão da frute cessou.

O Dr. Lourenço Granato diz que a banana "e muito indicada nos casos da mais rigorosa prescrição de higiene alimentar dos organismos depauperados de velhos e crianças".

(6)

A banana é um alimento especial em caso de anemia. Muito uteis são as curas de bananas. "A cura de banana", diz o Dr. Luna Ochoa. "é recomendada contra a prisão de ventre crônica, os transtornos do estornado (como acidez gastrica), as enfermidades do sistema nervoso, a paralisia, a poliomielite, a insônia, as persistentes dares de cabeça, a obesidade ...

"Na polpa da banana", acrescenta o ilustre facultativo, "foi descoberta a única cura existente para as perigosas enfermidades celíacas, que tantas vidas veem custando as crianças e que a banana contém aquela maravilhosa enzima digestiva que já mencionamos".

Uso medicinal

Fazendo-se três refeições ao dia, pode-se realizar da seguinte maneira a cura de banana:

Dias Qtd Descrição

Primeiro dia

2 bananas em cada refeição

Segundo dia

3 bananas em cada refeição

Terceiro dia

4 bananas em cada refeição

Quarto dia

5 bananas em cada refeição

Durante os próximos 15 dias

consecutivos

5 bananas em cada refeição

Vigésimo dia

4 bananas em cada refeição

Vigésimo Primeiro dia

3 bananas em cada refeição

Vigésimo Segundo dia

2 bananas em cada refeição

(7)

7 A seiva da bananeira também encerra ricas propriedades medicinais.

Ensina o Dr. Leo Manfred:

"Para a cura da asma” emprega-se em Cuba a muda da bananeira maçã, quando não tem mais de um 30 cm de altura. Assa-se com raiz e tudo. Emprega-se o suco, adoça-se com mel de abelhas e toma-se diariamente um cálice ...

"Para combater a icterícia” emprega-se também em Cuba, a seiva tirada do tronco da bananeira maça. A altura aproximadamente 1 metro, faz-se um carte e abre-se uma cavidade capaz de conter um frasco, que ali se introduz para se recolher cheio no dia seguinte. Deste liquido, assim obtido, o doente de icterícia deve tomar, no fim do dia, uns três goles durante três dias.

Afirma-se que é um santo remédio . . .

A seiva da bananeira é frequentemente usada como detergente na cura de úlceras de mau aspecto. Aplica-se topicamente com estopa (limpa) ou algodão (hidrófilo) bem embebido no mesmo"

A seiva do tronco da bananeira tem sido preconizada para prevenir tuberculose. "Esta seiva", diz o Dr. Luna Ochoa. "torna-se na quantidade de uma colherada, três vezes ao dia, com um pouco de leite ... ou qual- quer chá de erva peitoral, preparado por infusão aromática e adoçado com mel de abelhas, contra a tuberculose pulmonar".

No México, um médico apregoa com as seguintes palavras o valor medicinal da bananeira:

"Urna das maravilhas da nossa flora foi chamada para operar uma revolução no mundo da Medicina. Em vista do descobrimento das propriedades curativas contidas no tronco da bananeira. Trata-se nada menos que de um antídoto contra a peste branca. a tuberculose pulmonar. que dizima a humanidade ...

(8)

"Algumas experiências realizadas pelo Dr. Monteiro da Silva, do Brasil, ... nos revelam os resultados admiráveis colhidos junto a um regular número de tuberculosos. . . Refere o ilustre facultativo que as curas radicais alcançadas na tuberculose de segundo grau atingem uma média de 70%.

Afirma Dr. A. Balbach

"Da minha parte, entusiasmado com os muito bons resultados obtidos dos meus estudos sabre o assunto. . .. Não tenho medido esforços em continuar com as minhas experiências que, até hoje, tenho vista coroados dos mais lisonjeiros êxitos ...

"Ha não muito tempo, examinei uma enferma. . .. Tossia muito. A expectoração era abundante. Suares noturnos, febre e perda progressiva de peso. Consideráveis números de médicos haviam tratado dela, recorrendo a todos os meios aconselhados pela Ciência, sem que qualquer deles tivesse dado resultados favoráveis. De comum acordo, os referidos médicos convieram em que se tratava de um caso perdido, e resolveram aconselhá-la a regressar ao seio de sua família, talvez com o propósito de lhe tornar menos penosa a morte.

"Nessas condições tratei de atendê-la, pois vi uma oportunidade para comprovar novamente a eficácia da seiva da bananeira.

"Por compressão, obtive de um pedaço de tronco certa quantidade de líquido, que filtrei e dei a enferma na dose de um cálice, cinco vezes ao dia.

"Pois bem. Com este último tratamento, a exemplo de muitos outros enfermos tratados pelo mesmo processo, ela se curou radicalmente ...

"De vez que esse meio é tão simples, barato e nada perigoso, creio que tanto os infelizes atacados de tuberculose como os próprios médicos deveriam fazer estudos e experiências, como eu os fiz, e chegariam a convicção de que o suco da bananeira possui qualidades maravilhosas, cabendo-lhe de fato a tarefa de exterminar o bacilo de Koch".

(9)

9

“A própria casca da banana tem aplicação em casos de machucados. ”

"Recentemente, quando de férias", diz o Dr. Eric F. W. Powell. "escorreguei nas pedras e esfolei seriamente a perna e a munheca. Por acaso eu tinha uma banana comigo, e coloquei a parte interna da casca, atando-a diretamente em contato com as feridas, ... e continuei andando.

Quando cheguei ao hotel, algumas horas depois, notei que as partes machucadas estavam limpas e sadias. Não houve inflamação e o processo de cura foi o mais rápido que já experimentei.

Posso, com confiança falar da banana como tendo aplicação externa nos

casos de: inflamações, queimaduras, escaldaduras, inchaços, feridas simples,

chagas e neuralgia.

Basta usar casca fresca, sadia e aplicar a superfície interna à parte afetada.

Ata-se na posição devida, mas não se aperta e renova-se cada duas ou três

horas".

A seiva da bananeira, graças aos seus efeitos adstringentes, cura a diarreia. Essa mesma seiva, diluída em agua, traz magníficos resultados contra a nefrite. Em compressas, a seiva e topicamente aplicada para combater as hemorroidas.

(10)

Valor alimentício

Conhecem-se no Brasil mais de 30 variedades de bananas.

As mais comuns das quais são: a nanica, prata, ouro, maça, d’água, S. Tome, figo, da terra, cacau, etc.

O valor alimentício da banana reside principalmente no seu teor em hidratos de carbono, que vai de 20.80% na banana S. Tome a 36,80% na banana ouro.

Entre os sais minerais contidos na banana destacam-se: o potássio, o sódio, o fósforo, o cloro, o magnésio, o enxofre, o silício, o cálcio,

A banana contém as vitaminas A, B¹,B²,B³. (Niacina) e C, além de algumas outras menos importantes para o nosso organismo, segundo o que está assente até hoje. A vitamina A se encontra na proporção de 200 a 300 U.1. por 100 g, nas diversas variedades. A taxa das vitaminas B¹,B² e niacina é pequena. E bem variado o teor em vitamina C, de um tipo de banana para outro. Assim, em 100 gramas, a d’água possui 6,4 mg; a maça. 12,7 mg; a figo, 15,3 mg; a prata, 17,3 mg; a ouro, 9.4 mg.

Os estudos realizados pelos Drs. Paula Souza e Walter Pereira Leser, obtiveram plena confirmação por parte do Dr. Walter H. Eddy, da Universidade de Columbia, que, analisando a banana,

encontrou nela vitamina A em abundância e vitamina B e C em menor quantidade. Essas investigações confirmam a importância da banana na alimentação, principalmente da criança, que, no período de crescimento, exige muito mais do que o adulto.

A história da alimentação diz Nicolau Ciancio, assinala verdadeiras catástrofes, toda vez que na alimentação vieram a faltar as vitaminas. Na idade média, durante o inverno, na Alemanha, o escorbuto fazia muitas vítimas, por falta da vitamina C, e milhões de pessoas morreram de beribéri no Oriente, sobretudo no Japão, graças a carência de vitamina B.

Nosso povo precisa conhecer o valor dos nossos mais ricos alimentos, entre os quais figura a banana, para que possa comer melhor e mais barato, não desperdiçando o que é tão valioso para a nossa saúde.

(11)

11 A banana deve ser comida ao natural ou misturada, em saladas, com outras frutas. Podemos usar, também, com vantagem, os doces de banana, as bananas dessecadas e a farinha de banana, que são alimentos principalmente energéticos.

A banana pode ser incluída na dieta infantil desde os 6 meses de idade. Nos Estados Unidos ela e ministrada mais cedo as crianças, passada no liquidificador, e incluída na mamadeira.

A banana, como alimento saboroso, saudável, substancial e nutritivo e deve ser aconselhada, sem reservas, a todos aqueles que procuram recuperar a saúde.

Clique aqui para baixar uma versão mais atual deste eBook

Fontes de Pesquisa:

Enciclopédia As frutas na medicina doméstica Dr.A.Balbach /

(12)
(13)
(14)

A maçã é produto de uma arvore de porte mediano, da família das Rosáceas, originaria da Ásia Central e das regiões do Cáucaso. Da Europa, foi trazida ao Brasil e se aclimatou nos Estados do Sul.

(15)
(16)

Uso medicinal

A maçã é um depurativo do sangue. Em virtude do seu conteúdo em ácido málico, elimina

os detritos provenientes do metabolismo.

As curas de maçã acabam com a gota e o reumatismo, Leclerc afirma: que uma dieta de 100 gramas de maçã, como parte da primeira refeição, produz apreciáveis efeitos antiartríticos.

A maça é digestiva. Em todos os lugares se diz que " maçã e bom para o estômago". Madura, cura a hipercloridria. E um alimento de mérito nas dispepsias infantis.

A maçã, crua ou assada é peitoral. Na tuberculose, na bronquite e na asma, dos resultados especiais, graças ao seu conteúdo em ferro. O caldo de maçã cura os catarros pulmonares. De modo geral, maçã é bom para as afecções das vias respiratórias.

As atenções da garganta em geral se combatem com uma dieta de maçã acompanhada de gargarejos de suco de maçã. Quentes, curam a rouquidão, O suco de maçã também combate a difteria, as febres, os cálculos do fígado e dos rins, as inflamações da bexiga e do aparelho urinário, os catarros intestinais, os transtornos da gravidez.

O purê de maçã combate as palpitações do coração.

Para curar as inflamações dos olhos, lavam-se duas vezes por dia com uma mecha de algodão mergulhada em suco de maçã ácida. "Em alguns distritos do País", (Grã-Bretanha), ensina o Dr. Eric F. W. Powell, "usam-se maçãs bem maduras, em forma de cataplasma, para a inflamação dos olhos. A polpa, aplicada diretamente aos olhos (naturalmente fechados) com auxílio de uma atadura, permanece durante uma ou duas horas.

"A maçã cozida em forma de geleia é bom unguento (essência utilizada para utilizar no corpo) para as dores reumáticas. Friccionam-se as partes afetadas, livremente a qualquer momento.

(17)

17 "Tenho em meu poder", escreve ainda o Dr. Powell, "o relatório de um menino cujo pé foi

esmagado num acidente. Aplicaram maçã ralada ao membro muito machucado e a cura foi completa".

"A maçã ... “, diz o Dr. Deodato de Morais, “é um excelente alimento do cérebro porque contém muito ácido fosfórico numa forma facilmente digerível; excita a ação do fígado, provoca o sono tranquilo, desinfeta a boca, ajuda as secreções renais, impede a formação dos cálculos, evita as indigestões e é um dos melhores preventivos contra as afecções da garganta".

Dr. Demétrio Laguna Alfranca relatou:

"Na guerra de 1914 observou-se que alguns soldados padeciam de colite e disenteria. Orientados pelo instinto, comiam frutas e melhoravam. Estes fatos, submetidos a rigoroso controle medico, em observações reiteradas, convenceram a classe médica acerca das propriedades adstringentes contidas em diversas frutas, entre as quais se incluía a maçã, aqui vemos como o instinto, a menos que esteja adulterado, ainda que à primeira vista possa parecer arbitrário e paradoxal (comer frutas em caso de diarreia!). E mais razoável que os cálculos dos médicos. O como e o porquê da cura, veio depois, como acontece sempre. Surgem os fatos primeiramente e vem depois as interpretações patogênicas e causais. A eficácia da maçã nas diarreias deve-se a vários fatores. As vitaminas, o ácido málico, os fermentos, o tanino e a pectina que esta fruta contem, cooperam para isso".

O Dr. Leo Manfred ensina:

"A maçã, comida com casca, é muito boa para combater a pobreza de sangue. É excelente na anemia cerebral".

(18)

O Dr. A. M. Libertei diz:

"A maçã é uma excelente fruta alcalina e terapeuticamente eficaz em todas as condições de acidose, gota, reumatismo, icterícia e em todos os transtornos do fígado e da vesícula, bem como nas enfermidades dos nervos e da pele, causadas por um fígado preguiçoso. Pela hiperacidez e por estados de autointoxicação".

O Dr. Teófilo Luna Ochoa recomenda a maçã “contra o esgotamento nervoso e cerebral" e contra multos outros casos, eis algumas das suas indicações:

"Em forma de cataplasmas, (a maçã) é eficaz contra às tosses fortes.

"Uma dieta composta principalmente de maçã verificou-se ser excelente para curar o alcoolismo e o tabagismo ...

"A maçã assada ... É excelente para fortalecer o cérebro, bem como para combater à pneumonia, a bronquite, as tosses rebeldes, etc., casos em que se come todas as manhãs - em jejum - contra a rouquidão e os resfriados, recheia-se a maçã com mel de abelhas.

"O xarope de maçã é magnifico para tratar a demência, a debilidade cardíaca, a hipocondria, para fortalecer o estômago e para fazer baixar a febre ...

"Finalmente, para combater as hemorroidas, não há nada melhor que comer maçã ...

"A cura de maçã ... produz magníficos resultados nas seguintes enfermidades: obesidade

,

reumatismo, gota, artrite, arteriosclerose, diabete, sífilis, cálculos, albuminúria,

dermatoses crônicas, enfermidades do sistema nervoso, sudações profusas, etc. Aos

enfermos do estômago recomenda-se fazer uma cura mista, de maçã com coalhada ou

leite cru",

(19)

19

Uso Medicinal

Para realizar uma cura de maçã, procede-se da seguinte maneira: No primeiro dia come-se um quilo repartido em várias refeições.

Nos dias seguintes aumenta-se sucessivamente a quantidade até dois quilos ou mais. Se a maçã não foi tratada quimicamente com conservantes, pode-se come-la com casca, desde que seja ralada ou muito bem mastigada.

A duração da cura pode ser de alguns dias ou mesmo de duas ou três semanas.

Se durante o tratamento, houver alguma crise ou algum transtorno de certa importância, suspender-se-á o tratamento temporariamente.

"A cura de maçã", diz o Dr. Indiveri Colucci, “é capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a mortal diarreia infantil, ... Até a anormalidade dos intestines adultos mais rebeldes e dos estômagos mais enfermos. A maçã purifica o organismo, desinfeta e cura sem prejudicar. É o fruto para mais apropriado doentes dos órgãos digestivas, normalizador por excelência e eupéptico de valor incontestável ...

"A cura de maçã é muito depurativa e está indicada come útil nas doenças crônicas do sistema nervoso dos adultos, em especial na debilidade nervosa, no artritismo em geral, nas doenças crônicas da pele, na sífilis, na obesidade, bem come em qualquer doença orgânica e em especial, para regular o organismo nas suas funções digestivas".

"As flores da macieira usam-se come peitorais e antiespasmódicas, em infusão à 30:1000". - Dr. Raul D'Oliveira Feijão.

(20)

Valor alimentício

"A maçã é a rainha das frutas”, afirma-se em muitos lugares. Possui valiosas qualidades nutritivas, como indicamos no começo deste capitulo.

Os médicos antigos aconselhavam comer uma maçã antes de ir para a cama.

O Papa Leão XIII, ao cear, comia diariamente quatro maçãs para restaurar o equilíbrio do seu organismo cansado.

Os ingleses dizem:

"One apple a day keeps the doctor away"

Uma maçã por dia mantem o médico distante

Dado seu elevado conteúdo em vitaminas (A, B¹, B², C) e em sais, especialmente de potássio, fósforo, sódio, ferro, etc., é um alimento especial para as crianças fracas, para as pessoas que exercem atividades mentais, para as mães que amamentam e para os convalescentes.

Comendo maçãs cruas, bem maduras, sentir-se-ão melhor e mais fortes do que tomando "tônicos", que na realidade, muitas vezes não são o que seus rótulos alegam.

Maçã é muito bom especialmente para os indivíduos que sofrem de transtornos variados em virtude de terem durante muito tempo abusado dos alimentos cárneos, dos pescados, etc. Sempre que higienicamente possível, deve-se come-la com a casca e com as sementes, para aproveitar todos os seus sais e vitaminas. Os doentes do estômago devem come-la descascada. A maçã pode ser consumida crua, assada, cozida, em marmeladas, geleias, doces diversos, sucos, etc.

Fontes de Pesquisa:

(21)
(22)
(23)

23 A melancia é produzida por uma planta da família das Cucurbitáceas, oriunda da Índia e

aclimatada no Brasil, sendo cultivada em todos os Estados do País. Outro nome botânico para a melancia e Citrullus vulgarls.

(24)
(25)

25 Uso medicinal

A melancia, diz o “Dr. Domingos D'Ambrósio" é levemente laxante, porém muito diurética. Per isso e indicada no reumatismo, nas ascites e nas obstruções renais".

"Vale mais para um urêmico ou com gota, uma talhada de melancia do que o melhor dos diuréticos. Ensina o Dr. W. F. Friedmann,

"Vários estudos provaram que a água contida na melancia provoca grandes descargas de ácido úrico, limpando na sua passagem os filtros renais ...

"A melancia ... lava o estômago e os intestinos, dando a ração um volume total que provoca as contrações peristálticas das paredes do aparelho digestivo, evitando a atonia intestinal, que é a causa das constipações ou prisões de ventre e consequentes estados de melancolia, neurastenia, etc., tão próprias das gerações modernas".

O Dr. Demétrio Laguna Alfranca afirma que" a melancia e especialmente indicada para os que padecem de enfermidades das vias urinarias, as pessoas que precisam fazer uma cura desta fruta, devem servir-se do suco da mesma, que não é indigesto nem pesado... O suco vai bem nas febres".

Com o uso da melancia em abundância, curam-se ou combatem-se as enfermidades da pele

O Dr. Leo Manfred aconselha a melancia aos que sofrem de dores e gases intestinais, bem como aos que padecem de afecções das vias respiratórias, come bronquites crônicas, catarros

(26)

O Dr. Teófilo Luna Ochoa diz que muitos dietistas encontraram na melancia "um remédio contra o reumatismo, a artrite, as enfermidades dos rins e da bexiga, ... a blenorragia, a acidez estomacal, a dispepsia, a obesidade e a hipertensão arterial, ... e também para aliviar as afecções da garganta, as chagas da boca, e o veemente desejo de tomar bebidas alcoólicas".

Exteriormente, usa-se a melancia no tratamento da erisipela. Aplica-se triturada, polpa e casca, em cataplasmas, ou o suco em pinceladas.

Para combater as febres, toma-se suco de melancia e aplicam-se fatias de melancia diretamente sobre o abdômen.

As sementes oleaginosas da melancia, trituradas, são úteis para o preparo de uma emulsão emoliente, que tem grande utilidade nas Infamações das vias urinárias.

As orchatas preparadas com a semente triturada acalmam as dores produzidas por ferimentos. Os efeitos comprovados são notáveis.

Em virtude do seu conteúdo em cucurbocitrina, a semente tem o poder de dilatar os vasos capilares, reduzindo a hipertensão arterial.

(27)

27 Valor alimentício

A melancia é dotada de extraordinário poder refrescante. Num dia de calor, nada tão bom como sentar-se à sombra de uma árvore e comer uma melancia bem madura.

É uma fruta que deve ser comida bem fresca e madura; do contrário produz cólicas e disenterias perigosas.

Devemos usar, mas não abusar. Os que abusam desta cucurbitácea, principalmente quando se trata de criança, muitas vezes são vítimas de diarreia.

A melancia é uma fruta que dificilmente combina com outros alimentos sólidos ou

líquidos. Devemos, pois, comê-la isoladamente, evitando misturas.

Clique aqui para baixar uma versão mais atual deste eBook

Fontes de Pesquisa:

Enciclopédia As frutas na medicina doméstica Dr.A.Balbach

Referências

Documentos relacionados

O CB se destina a prover sinais de disparo para dois tiristores instalados internamente a motores síncronos de grande porte, tipo bruschlles, de modo a proteger o campo durante

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Em porcelana Chinesa. Decorado a azul e branco com motivos florais, reservas com paisagens. Asas em forma de cisnes. Uma anfora com defeitos e falhas. Decoração policromada

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais