• Nenhum resultado encontrado

A barra de tarefas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "A barra de tarefas"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Tutorial

Proteus

Introdução

O Proteus é uma ferramenta computacional voltada para a simulação tanto de

circuitos analógicos quanto de circuitos digitais. Como todo software de simulação nele é possível prever o comportamento de sistemas sem que seja necessário montá-los. Quando comparado a outros softwares de simulação o Proteus apresenta inúmeras

vantagens: como a simulação de circuitos digitais e analógicos ao mesmo tempo, o uso de instrumentos virtuais como osciloscópios, multímetros, geradores de sinais entre outros, permitindo o aprendizado da operação dos principais instrumentos essenciais em uma bancada de eletrônica. Outra grande vantagem do Proteus é a possibilidade de simular o comportamento de microcontroladores carregando o software escrito em qualquer ambiente de programação para dentro de um microcontrolador virtual, permitindo que se retirem pequenos bugs de programação. Este tutorial foi escrito para a

versão 6.7 e parcialmente atualizado para a versão 7.1.

Área de Trabalho do Software

A figura mostra a área de trabalho do Proteus V. 6.7, que é praticamente

idêntica a da versão 7.1.

Área de Trabalho do Software

Componentes já selecionados

da biblioteca

Ferramentas

de Visualização

Ferramentas

de Edição

Seleção de Instrumentos

e de Componentes

(2)

A barra de menus, acima da barra de ferramentas, trás opções tradicionais de abertura e fechamento de arquivos bem como opções conhecidas de edição.

O quadrado azul, na área de trabalho, delimita a área de inserção de componentes para o desenho do circuito. Se for necessário essa área pode ser aumentada, através do menu

System/Set Sheet Sizes...

, lá várias opções de tamanho estão disponíveis, inclusive uma personalizada.

A barra de tarefas

Além dos botões tradicionais de salvar, abrir arquivos etc... o Proteus possui

botões para auxiliar na visualização e na edição do circuito, conforme mostra a figura.

Botões de Zoom

e Centralização

da tela

Botões de Edição

do Circuito

Os botões para zoom e centralização da tela, permitem melhorar a visualização do circuito, bem como mudar o ponto central da tela. Esses comandos são muito intuitivos, e podem ser substituídos pelo mouse que possui a “rodinha (como é o nome dessa rodinha?)” para a rolagem de tela.

Os botões de edição servem para a movimentação, cópia e rotação de componentes já inseridos na área de trabalho. Os comandos tradicionais como Ctrl+C e Ctrl+V não funcionam bem, e devem ser evitados, pois eles criam novos componentes com a mesma referência, impossibilitando a simulação, até que, um a um, o usuário mude todas as referências manualmente.

Montando Circuitos Digitais e Simulando

Um grande avanço introduzido na versão 7.1 foi a usabilidade do software. As versões mais antigas invertiam as funções dos botões direito e esquerdo do mouse e causavam um monte de transtorno. Algumas dessas antigas funcionalidades foram mantidas como, por exemplo, dois cliques com o botão direito do mouse apagam o componente ou o fio.

(3)

Para selecionar os componentes, o usuário deve pressionar o botão para a

seleção de componentes , e em seguida clicar com o botão normal (esquerdo) do mouse no botão com um P (Pick up), conforme destaques na figura abaixo.

Ferramenta para

Seleç ão de Componentes

P = Pic k Up = Esc olha de

Componente

L = Library Manger = Editar

Bibliotec a de componentes

Após clicar no botão P, a caixa de diálogo mostrada abaixo aparecerá. A navegação nessa caixa de diálogo é simples. Os componentes estão organizados por categorias como: Amplificadores operacionais, CIs microprocessadores, Resistores, Transistores etc...Ao se selecionar qualquer uma dessas categorias, uma lista completa dos seus componentes aparecerá na janela grande ao centro, e as subcategorias, bem como os fabricantes aparecerão em duas janelas menores na parte inferior esquerda da caixa de diálogo. Use essas duas janelas para agilizar a sua busca pelos componentes.

Visualização do Componente

(4)

Selecione, se possível, todos os componentes a serem utilizados de uma vez só, isso reduzirá o tempo de montagem.

Cada componente selecionado permanecerá listado na janela principal do programa, todas as vezes que a ferramenta de seleção de componentes estiver pressionada, conforme mostrado abaixo.

Sempre que um componente estiver selecionado, seu desenho esquemático fica mostrado no espaço acima da lista.

Explorando componentes da biblioteca

Quando um circuito já possui o seu projeto especificado e você já possui uma lista de todos os componentes necessários para a simulação, é conveniente que você escolha inicialmente todos os componentes que serão usados e deixe-os todos listados na área de trabalho principal do software.

A biblioteca do Proteus, é bastante ampla e se a instalação usada for a completa,

os Datasheets, dos componentes também estarão disponíveis.

A maneira mais simples de achar o componente procurado é usando a ferramenta de pesquisa disponível na caixa de diálogo para a seleção de componentes.

Aqui listarei algumas categorias interessantes para a confecção de circuitos digitais básicos.

• CMOS 4000 Series – Nessa categoria, pode-se encontrar toda a sorte de

componentes digitais com tecnologia CMOS, em encapsulamento SSI (smal scale integration). Portas lógicas, somadores, multiplexadores, entre outros circuitos digitais.

• TTL 74LS series – Aqui estão listados os circuitos digitais, como portas lógicas por

exemplo, construídos com a tecnologia TTL.

Essas duas categorias são facilmente encontradas no comércio e são ideais para a construção de pequenos circuitos digitais, e para o aprendizado de eletrônica digital.

• Simulator primitives – Aqui você pode encontrar geradores de clock, ou portas

(5)

• Microprocessor ICs – Categoria que reúne os principais tipos de microcontroladores

disponíveis como: família 8051, família PIC, família AVR, entre outros.

Montagem do circuito

Após selecionar os componentes que serão usados no circuito, você deve iniciar a montagem. Selecione qual o componente você quer levar para a área de trabalho, e cada clique com o botão esquerdo do mouse, inserirá uma cópia do componente da área de trabalho.

Cliques com o botão

esquerdo (normal)

Para selecionar um determinado componente você deve clicar com o botão normal do mouse sobre ele. Um segundo clique com o botão normal sobre o componente abre a janela de propriedades.

(6)

As ligações entre os componentes são feitas utilizando-se o botão normal do mouse.

1. Posicione o cursor do mouse sobre o terminal onde você deseja iniciar a conexão, até que apareça um lápis verde.

2. Clique uma vez com o botão normal.

3. Leve o cursor do mouse, sem estar com o botão pressionado, até o terminal destino da ligação, até que o lápis verde apareça novamente.

4. Clique novamente.

O fio seguirá um caminho automático, que pode ser diferente do caminho que você desejava. Caso esse caminho, gerado automaticamente, não seja satisfatório, você pode definir o caminho, clicando nos pontos onde deseja que fiquem as curvas.

Inserindo Alimentação e Instrumentos Virtuais

Para inserir um terra (ou nível lógico zero), ou uma alimentação de 5V (ou nível lógico 1) utilize a ferramenta de terminais, conforme a figura abaixo. A inserção dos terminais na área de trabalho é semelhante à inserção de componentes.

Terminais

Visualização

Vários instrumentos virtuais podem ser usados com o Proteus, simulando uma

bancada eletrônica bem equipada. Geradores de sinal, osciloscópios, voltímetros, amperímetros entre outros podem ser inseridos no circuito.

Na figura seguinte estão destacadas as ferramentas para a inserção desses componentes.

Gerador de sinais

Monitoração de Tensão

e corrente

(7)

As ponteiras para a monitoração de tensão e corrente são bastante úteis. Com ela selecionada, clique sobre um fio, ou terminal, e ela passará a mostrar a corrente elétrica ou a tensão presente naquele ponto do circuito.

Na figura abaixo, foi montado um circuito digital hipotético, e o sinal de clock foi ligado diretamente ao canal A do osciloscópio para ser monitorado. Na versão 7.1 o osciloscópio possui 4 canais ao invés de 2, e a interface gráfica é diferente, porém os comandos básicos são os mesmos de qualquer osciloscópio, logo não atualizei as figuras.

Após o circuito está montado, os botões localizados na parte inferior da tela, comandam o processo de simulação. Você pode rodar uma simulação em tempo real, passo a passo, pode pausar a simulação, ou pará-la.

Iniciar simulação

Passo a passo Pausa

Parar

(8)

Os instrumentos virtuais consomem um espaço muito grande na tela, e em algum momento você pode decidir fechá-lo. O instrumento desaparecerá, e mesmo que você encerre a simulação e a reinicie, ele não reaparecerá.

Para mostrar novamente o instrumento, você deve ir até o menu Debug, lá

(9)

Simplificando o desenho e fazendo comentários

Você pode fazer comentários sobre o seu circuito, usando o botão . Basta clicar sobre ele e em seguida clicar em algum local da área de trabalho e escrever o texto.

Em circuitos grandes e com muitas conexões, o excesso de fios pode dificultar bastante a visualização bem como provocar erros na sua montagem. Uma forma de

(10)

Utilizando Microcontroladores

O Proteus possui uma vasta lista de microcontroladores, PLDs, FPGAs entre

outros CIs programáveis. A inserção desses componentes é semelhante a inserção de qualquer outro componente.

Na figura abaixo temos um circuito que utiliza um microcontrolador PIC 16F877A, fabricado pela Microchip.

Na figura aparecem os pinos fundamentais de operação do PIC. O cristal do circuito oscilador que gera o sinal de clock para a CPU foi colocado, mas sua presença é mera ilustração, pois o cristal não é simulado pelo Proteus.

(11)

Referências

Documentos relacionados

[r]

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

- Após pesquisa do Instituto Nacional de Ciências Forense da PUC-RS mostrar que sete entre 10 mercados e supermercados de Porto Alegre venderam outro peixe como se fosse bacalhau no

De que forma essa atividade pode enriquecer a sua prática com as crianças no CEI?. Enriquecimento cultural (dos profissionais)

Alguns princípios aqui se destacam: 1) diante da trágica situação e da difícil de- cisão, eles precisavam crer que a vontade de Deus era a melhor, ainda que a de- les parecesse

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,