• Nenhum resultado encontrado

Formação contínua de professores: Brasil e Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formação contínua de professores: Brasil e Portugal"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FORMAC

ß ~AO CONTINUA DE PROFESSORES:

BRASIL E PORTUGAL

Giovana Rodrigues Oliveira Pires and Maria Jo~ao Mogarro

Universidade de Lisboa

Palavras-chave: Formacß~ao de professores, estudo comparado, concecß~oes e praticas.

A presente pesquisa de pos doutoramento tem como objetivo comparar e analisar semelhancßas e diferencßas nas concecß~oes e praticas dos profes-sores de educacß~ao especial no contexto educa-cional brasileiro e portugu^es atraves da tecnica dos incidentes significativos descritos em sala de apoio educativo. Pretende-se efetuar um estudo comparado a fim de ter conhecimento sobre as semelhancßas e diferencßas e as relacß~oes encon-tradas no contexto da populacß~ao participante. A metodologia da pesquisa foi construıda na per-spetiva do paradigma interpretativo possibilitando o detalhamento da investigacß~ao que acontece no contexto natural e nas representacß~oes emergentes dos sujeitos da pesquisa. Sera utilizado a tecnica dos incidentes significativos para coletar um con-junto de situacß~oes que ser~ao selecionados pelos professores de educacß~ao especial dos respetivos paıses. Estes professores descrever~ao situacß~oes que apresentam significado especial nas suas praticas pedagogicas. Temos interesse em com-preender melhor o local e o particular de cada paıs atraves dos incidentes significativos relatados pelos professores.

Contextualizacß~ao e caracterizacß~ao do problema Na atualidade, os novos desafios que s~ao postos aos docentes apontam para a necessidade de formacß~ao con-tınua. Tendencialmente, a capacidade de resposta dos pro-fessores as exig^encias dos sistemas de ensino e dos seus potenciais formandos deveria adequar-se as dificuldades e as expetativas do contexto educacional em que est~ao inseridos (Marcelo Garcıa, 1999; Pimenta, 2005; Rios, 2002; Tardif, 2002; Zeichner, 1983).

Nesse cenario de desafio, ha uma discuss~ao sobre as polıticas educativas conduzidas em muitos paıses, que dificultam as condicß~oes de trabalho dos professores, percebidas de forma mais evidente no impacto negativo na qualidade da educacß~ao que se oferece aos alunos. Mui-tas tens~oes e contradicß~oes que os docentes vivenciam em seu cotidiano s~ao fruto de polıticas de formacß~ao incapazes

de oferecer respostas as necessidades atuais da profiss~ao docente no contexto din^amico da escola (Darling-Ham-mond and McLaughlin, 2003; Imbernon, 1999; Marcelo Garcıa, 1999).

Fica evidente que as mudancßas propostas no contexto for-mativo n~ao foram se legitimando no ambiente escolar, principalmente quando se analisa o que a formacß~ao pre-screve e prop~oe aos professores. Esse cenario nos conduz a interrogar sobre a formacß~ao contınua que estamos a fac-ultar aos docentes, para que eles respondamas exig^encias da escola do presente e sejam recetivosas perspetivas do futuro.

Nesse^ambito, o professor teria uma formacß~ao profissional que privilegiaria a investigacß~ao como forma de responder as situacß~oes pedagogicas com que se depara. Tais situacß~oes, ocorridas nas mais complexas e contraditorias circunst^ancias, requerem a aprendizagem e a mobilizacß~ao de conhecimentos, que envolvem a formacß~ao contınua dos professores de maneira geral e, de forma mais especıfica, aqueles professores que atuam na area de educacß~ao especial.

Tais aspetos remetem-se a perspetiva de formacß~ao con-tınua de professores para atendimento das demandas de alunos com defici^encia em sala de aula. No entendi-mento de Ainscow (2001), o professor, no contato com esses alunos, necessita ser estimulado a correr riscos e a compreender que o imprevisıvel faz parte da doc^encia. Daı o fato de a perspetiva de reflex~ao e investigacß~ao mostrar-se pertinente no ^ambito da construcß~ao de prati-cas pedagogicas que contribuam para a participacß~ao e a aprendizagem de todos os alunos. Assim, novos saberes comecßam a fazer parte do conhecimento profissional do professor.

Estudos t^em mostrado, a falta de pesquisas sobre a for-macß~ao dos professores no domınio da Educacß~ao Especial na Europa (Hegarty, 2008). Uma area pouco investigada foi a formacß~ao docente quanto as praticas pedagogicas e a aprendizagem dos alunos com defici^encia. Isso reforcßa o grande vacuo que ainda persiste no processo de for-macß~ao desses profissionais ante a diversidade e no tocante

(2)

ao acompanhamento dos alunos incluıdos no sistema reg-ular de ensino.

Esse panorama evidencia-nos a aus^encia de inves-tigacß~oes que discutam as mudancßas na formacß~ao contınua dos professores especializados (Denari, 2001; Lopez Melero, 1991; Magalh~aes and Cardoso, 2011; Morgado, 2011; Oliveira, 2013; Warwick, 2001) que redimensionem suas concecß~oes e praticas, no sentido de complementar/suplementar a formacß~ao do aluno com defici^encia atraves de “(. . .) conhecimentos e recursos especıficos que eliminam as barreiras as quais impedem ou limitam sua participacß~ao com autonomia e inde-pend^encia nas turmas do ensino regular” (Ropoli et al., 2010, p. 21).

Nessa perspetiva, a formacß~ao contınua desses profission-ais para o acompanhamento dos alunos com defici^encia na escola inclusiva constitui, pois, uma problematica rele-vante no mundo, na Europa e na America Latina, notada-mente, no contexto Brasileiro e Portugu^es.

Nosso interesse por esta tematica tem origem em meus percursos e inquietacß~oes profissionais, que se iniciaram na vida academica, pratica profissional e prosseguiram na pesquisa de doutoramento sob o tema “Efeitos da for-macß~ao - O caso de uma acß~ao de formacß~ao inserida no Programa de Formacß~ao Contınua de Professores em Atendimento Educacional Especializado”.

Este trabalho foi realizado no Brasil com professores de educacß~ao especial que atuavam em escolas do sistema publico de ensino na cidade de Fortaleza/Ceara. Nesta pesquisa, realizamos um estudo sobre os efeitos da for-macß~ao nas concecß~oes e praticas dos professores de Educacß~ao Especial.

Os resultados do estudo de doutoramento tornaram pre-mente a necessidade de outros estudos entre os paıses procurando discutir e comparar concecß~oes e praticas pedagogicas dos professores de educacß~ao especial. Ade-mais, conhecer o que pensam os docentes sobre seu planeamento, sobre sua pratica pedagogica, sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos com necessidades especiais permite reconstituir e entender suas escolhas e estrategias pedagogicas em sala de aula pondo em eviden-cia “a construcß~ao do sentido pedagogico” (Altet, 2000) das acß~oes dos professores de educacß~ao especial, ou seja, das praticas realmente produzidas e n~ao daquilo que se declara fazer.

Com esta investigacß~ao pretendemos efetuar uma analise comparada das concecß~oes e praticas dos professores que atuam na area de educacß~ao especial, nos paıses Brasil e Portugal, junto a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Esperamos, portanto, procurar respostas aos diferentes desafios que s~ao postos a formacß~ao doc-ente, no que se refere as intervencß~oes educativas

desti-nadas aos alunos com defici^encia no contexto da escola inclusiva.

Em linhas gerais utilizaremos o estudo comparado para esta pesquisa. Entendemos por comparacß~ao o sentido, confronto, igualdade, equiparacß~ao ou pontos de contato a fim de ter conhecimento sobre as semelhancßas, diferencßas ou as relacß~oes encontradas no contexto do estudo. Perce-bido nestes termos, entende-se que o estudo comparado dos fenomenos educativos e um instrumento analıtico importante, dado que ele favorece, o reconhecimento do outro e de si mesmo pelo outro. Assim, o estudo com-parado apresenta-se como uma estrategia para analise de diferentes realidades educativas.

Com a presente pesquisa, pretendemos tambem com-preender melhor o local e o particular de cada paıs (Brasil e Portugal) em interseccß~ao com as din^amicas de ^ambito global; apreender as particularidades da formacß~ao con-tınua e o modo como se articulam na pratica atraves dos incidentes significativos relatados pelos professores; dis-tinguindo-se o que e proprio e especıfico e o que mani-festa-se igualmente em cada contexto.

Tendo em consideracß~ao o resultado desta investigacß~ao sobre as concecß~oes e praticas dos professores de educacß~ao especial nos dois paıses (Brasil e Portugal) temos o proposito de contribuir para sugest~ao de perspetivas que se assumam como hipoteses de novos trabalhos na con-ceitualizacß~ao, teorizacß~ao e discuss~ao sobre a formacß~ao contınua dos professores e as concecß~oes e praticas con-struıdas ao longo do processo de formacß~ao e seus efeitos na pratica profissional.

No que diz respeito a relev^ancia desta investigacß~ao, acreditamos que recai sobre a producß~ao de novos referen-ciais teoricos acerca da formacß~ao contınua dos profes-sores e sua interface com a formacß~ao dos professores em educacß~ao especial nos dois paıses, partindo das discuss~oes e das mudancßas sobre as estrategias pedagogicas planea-das e executaplanea-das durante a intervencß~ao dos professores de educacß~ao especial descritas nos incidentes significativos. Mas, como ja sublinhamos, o interesse deste trabalho pode ser util tambem para a reflex~ao crıtica da import^an-cia do estudo comparado e das praticas contextualizadas dos professores dos respetivos paıses, o que se traduzira na construcß~ao de conhecimentos com o objetivo de mel-horar a formacß~ao e a pratica dos professores frente a diversidade da escola inclusiva.

Perspetiva paradigmatica e metodologica

O presente projeto de pesquisa tem uma natureza interpre-tativa em termos paradigmaticos. Surgiu a partir da neces-sidade de investigar as concecß~oes e praticas dos professores de educacß~ao especial que atuam nos paıses Brasil e Portugal atraves do estudo comparado entre estas duas realidades.

(3)

O percurso metodologico desta investigacß~ao, situar-se-a no paradigma interpretativo, que sup~oe a imers~ao do pes-quisador no objeto de investigacß~ao para, assim, poder capta-lo em sua realidade concreta, cultural e historica, na medida em que dela participa, n~ao formulando general-izacß~oes.

Nesse ^ambito, o paradigma interpretativo esta intima-mente ligado a nossa investigacß~ao de pos doutoramento, porque as caracterısticas de nossa pesquisa presumem conhecer as mudancßas conceituais apontadas pelos sujei-tos da pesquisa e, sobretudo, perceber os efeisujei-tos dessas mudancßas nas suas praticas atraves de situacß~oes significa-tivas descritas. Nesse intuito, o foco qualitativo nos possi-bilitara o estudo em profundidade bem como o detalhamento da investigacß~ao que acontece no contexto natural e nas representacß~oes emergentes dos sujeitos da pesquisa.

Relativamente, vamos ter interesse em compreender as perspetivas da populacß~ao do estudo, assim como o modo como descrevem, desenvolvem e interpretam as situacß~oes significativas e sua participacß~ao nestas situacß~oes sele-cionadas no contexto da sala de educacß~ao especial. A investigacß~ao que propomos podera trazer um conjunto de outras experi^encias existentes no territorio brasileiro e portugu^es, que, longe de promoverem um quadro unico, possam apontar um territorio de singularidades e diversi-dades.

Em suma, o estudo sera desenvolvido a luz do paradigma interpretativo, tendo como fundamento a abordagem feno-menologica, qualitativa e centrada nos sujeitos, o que nos conduzira a discutir e a dar resposta as quest~oes formuladas e, consequentemente, a cumprir os objetivos propostos. Tecnica dos Incidentes Significativos

A escolha da abordagem metodologica deste projeto de pos doutoramento leva em consideracß~ao a natureza do objeto de pesquisa. Por isto escolhemos para dar con-tinuidade a investigacß~ao a tecnica dos incidentes crıticos que foi criada por Flanagan, um dos grandes nomes amer-icanos da psicologia e pedagogia. Flanagan (1973 apud Estrela and Estrela, 1978, p. 13) define incidentes crıticos “(. . .) como toda a atividade humana observavel, suficien-temente completa, para que atraves dela se possam fazer inducß~oes ou previs~oes sobre o indivıduo que realiza a acß~ao”. Essa tecnica apresenta um conjunto de procedi-mentos de coleta de observacß~oes diretas do comporta-mento humano, facilitando sua utilizacß~ao potencial na solucß~ao de problemas praticos e no desenvolvimento de amplos princıpios psicologicos.

E uma tecnica que foca a coleta de incidentes observados que apresentam significacß~ao especial, visando o encontro de criterios previamente definidos. Para ser crıtico, um incidente deve ocorrer em uma situacß~ao na qual o

proposito ou intencß~ao do ato parecßa razoavelmente claro ao observador ou ao profissional que vai aponta-lo como crıtico (Estrela e Estrela, 1978). Estrela (1994), ao abor-dar a tecnica dos incidentes crıticos, utilizou o termo “in-cidentes significativos” com a intencß~ao de marcar a diferencßa no processo de recolha dos incidentes, que, nesse caso,e feita por quem esta implicado na acß~ao. Nessa investigacß~ao procuramos utilizar o termo incidentes significativos conforme denominado por Estrela (1994). Vemos, pois, que a tecnica de incidentes significativos torna-se, assim, um instrumento fecundo de investigacß~ao, n~ao somente para os educadores, como tambem para out-ros profissionais e para diferentes estudos (Estrela e Estrela, 1978). Assim, os registos dos incidentes, ser~ao apresentados pelos professores, atraves de descricß~oes detalhadas e precisas de um comportamento especıfico e da situacß~ao que lhe deu origem em sala de atendimento. Segundo Estrela e Estrela (1978, p. 30), e importante observarmos no uso da tecnica de incidentes significa-tivos:“O que consistiu a situacß~ao (situacß~ao definida/ com-portamento descrito); dados acerca da situacß~ao (o que levou a situacß~ao) e consequ^encias observaveis do com-portamento explicitado”.

O interesse em dar continuidade ao uso da tecnica dos incidentes significativos na pesquisa de pos doutoramento evidencia-se pelos registos autonomos dos professores ao selecionar e narrar as situacß~oes vivenciadas em sala de atendimento com o aluno. Ademais como procedimento de recolha de dados durante a execucß~ao da pesquisa pos-sibilitara ao investigador perceber os aspectos apontados pelos professores brasileiros e portugueses como relevan-tes para a sua pratica e, sobretudo, apreender suas inter-pretacß~oes e justificativas acerca das situacß~oes narradas. Em nossa investigacß~ao, optamos por realizar a observacß~ao indireta, pelo fato de os acontecimentos n~ao ficarem sob o jugo do observador. Nesse sentido, oferecemos maior liberdade ao professor para descrever aqueles incidentes que fossem considerados indicativos de um comporta-mento ou situacß~ao relevante que aconteceu em seu con-texto de trabalho.

Aficha utilizada pela populacß~ao do estudo visa colaborar para a narracß~ao dos fatos ocorridos nas sess~oes de atendi-mento, como tambem preservar os discursos e reflex~oes registadas pelos observadores naturais e diretos dos acon-tecimentos. Por isso, inicialmente, ocorre a descricß~ao real do fato, sem interpretacß~oes, e somente depois oferecemos espacßo para os professores fazerem suas interpretacß~oes, infer^encias, apreciacß~oes e julgamentos acerca dos conhecimentos que despertaram sua atencß~ao nas situacß~oes descritas.

Os professores, no perıodo da investigacß~ao, ser~ao orienta-dos sobre a aplicacß~ao da tecnica dos incidentes

(4)

significa-tivos, sendo solicitado que selecionem e narrem inciden-tes significativos que chamam a atencß~ao durante sess~oes de atendimento especializado, por assumir particular sig-nificado para eles.

Consideramos favoravel o envolvimento dos agentes prin-cipais (professores de educacß~ao especial) na descricß~ao dos incidentes, devido a conhecerem a situacß~ao desenvolvida em sala de atendimento. Assim, sera explicado aos pro-fessores as etapas da descricß~ao das situacß~oes significativas possibilitando a compreens~ao da tecnica, a fim de agirem objetivamente sua narracß~ao.

Nesse contexto, o pesquisador tera acesso aos elementos que comp~oem a situacß~ao descrita e com isso maior conheci-mento sobre como os professores conceberam os incidentes significativos. Diante desse panorama, tiremos condicß~oes de apreciar, sob a otica dos professores brasileiros e por-tugueses, suas representacß~oes e as mudancßas nas suas con-cecß~oes e nas praticas que fundamentam pedagogicamente os relatos descritos nos incidentes selecionados.

Contexto da Investigacß~ao

Este estudo sera realizado com os professores de educacß~ao especial que acompanham alunos com Necessi-dades Educacionais Especiais (NEE) em escolas publicas Brasileiras e Portuguesas.

Um dos motivos da escolha de Portugal para fazer o estudo comparado prende-se com o fato dos dois paıses (Brasil e Portugal) fazerem parte da comunidade de lıngua portuguesa e manterem relacß~oes comerciais proxi-mas em todos os domınios que celebram a relacß~ao diplomatica entre os dois paıses.

Ser~ao selecionados para o estudo quatro (04) professores de educacß~ao especial de cada paıs e que atuam em salas de educacß~ao especial.

Os criterios para selecß~ao da populacß~ao do referido estudo de ambos os paıses ser~ao:

Professores de escola publica;

Professores do sexo feminino (como se regista no grupo de participantes brasileiro);

Professores licenciados em ensino basico (Primeiro ciclo);

Professores com especialidade na area de Educacß~ao Especial e Dominio Cognitivo e Motor;

Professores com mais de seis (06) anos de experi^encia naarea de Educacß~ao Especial;

Professores que passaram nos ultimos dois anos por cursos de formacß~ao contınua com no mınimo 180 horas de formacß~ao (como tambem se regista no grupo de par-ticipantes brasileiro).

Pretendemos, a partir de um estudo comparado entre duas realidades internacionais e diferentes, caracterizar um

con-junto de contribuicß~oes para a formacß~ao contınua dos pro-fessores que atuam naarea de Educacß~ao Especial. Vale salientar, que se trabalhara de maneira colaborativa com distintos agentes das escolas do sistema educativo e universidades (pesquisadores, professores e instituicß~oes parceiras) que possam aportar dados relevantes que con-tribuam para nossa investigacß~ao.

Conflicts of interest

The authors do not have any conflicts of interest.

Address for correspondence Dr Giovana Pires,

Rua Jose Jacinto Nunes, n 7. 1 Direito Vale Fetal Código postal 2820-460

Charneca de Caparica– Almada Portugal Email: giovana.o.pires@gmail.com Maria Jo~ao Mogarro,

Instituto de Educacß~ao, Universidade de Lisboa Alameda da Universidade

1649-013 Lisboa Portugal

Email: mjmogarro@ie.ulisboa.pt

Refer^encias Bibliograficas

Ainscow, M. (2001) Desarrollo de escuelas

inclusivas: Ideas, propuestas y experiencias para mejorar las instituciones escolares. Madrid: Editora Narcea.

Altet, M. (2000) Analise das Praticas dos Professores e das Situacß~oes Pedagogicas. Porto: Porto Editora. Darling-Hammond, L. & McLaughlin, M. W. (2003) El

desarrollo professional de los maestros. Nuevas estrategias y polıticas de apoyo. Cadernos de discusion, n 9. Secretaria de educacion publica. Denari, Fatima Elisabeth (2001) A escola perante as

diferencßas: um olhar sobre a formacß~ao do professor. In Marquezine Maria Cristina (Org.). Perspectivas multidisciplinares em educacß~ao especial II. Londrina: UEL.

Estrela, A. (1994) Teoria e Pratica de Observacß~ao de Classes. Porto: Porto Editora.

Estrela, M. T. & Estrela, A. (1978) A Tecnica dos Incidentes Crıticos no Ensino. Lisboa: Editorial Estampa. Coleccß~ao Tecnica de Educacß~ao. Hegarty, S. (2008)‘Investigacion sobre Educacion

Especial en Europa. REICE.’ Revista Electronica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educacion, 6 (2), pp. 191–199.

Imbernon, F. (1999) ‘Conceptualizacion de la formacion y desarrollo profesional del profesorado.’ In V. Ferreres & F. Imbernon (eds), Formacion y

actualizacion para la funcion pedagogica, pp. 25–34. Madrid: Sıntesis.

(5)

Lopez Melero, M. M. (1991) ‘La Intergracion Escolar como Practica Profesional: el professor como mediador de la cultura profesional.’ In M. C. Ortiz Gonzalez (ed), Temas actualesde Educacion Especial. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca. deMagalh~aes, R. C. & Cardoso, A. P. L. B. (2011)

’Educacß~ao especial e educacß~ao inclusiva:conceitos e polıticas educacionais.’ In Magalh~aes R. de. C. (Org.), Educacß~ao inclusiva: Escolarizacß~ao, polıtica e

formacß~ao docente. Brasılia: Liber Livro.

Marcelo Garcıa, C. (1999) Formacß~ao de Professores: Para uma Mudancßa Educativa. Porto: Porto Editora. Colecß~ao Ci^encias da Educacß~ao 2. Seculo XXI. Morgado, J. (2011) ‘Qualidade e educacß~ao inclusiva.’ In

D. Rodrigues (Org.). Educacß~ao Inclusiva: dos conceitosas praticas de formacß~ao. Horizontes Pedagogicos. Lisboa: Instituto Piaget.

Oliveira, G. R. (2013) Efeitos da formacß~ao - O caso de uma acß~ao de formacß~ao inserida no Programa de Formacß~ao Contınua de Professores em Atendimento Educacional Especializado. Dissertacß~ao de

doutoramento em Ci^encias da Educacß~ao. Especialidade em Formacß~ao de Professores

apresentadoa Faculdade de Psicologia e de Ci^encias da Educacß~ao da Universidade de Lisboa.

Pimenta, S. G. (Org.) (2005) Saberes pedagogicos e atividade docente. (4ª edn). S~ao Paulo: Cortez. Rios, T. A. (2002)‘Ofıcio de professor: tıtulos e rotulos

ou a desafiadora construcß~ao da identidade.’ In Ana Maria Bezerra de Almeida, Maria Socorro Lucena Lima, Silvina Pimentel Silva (Orgs.). Dialogando com a escola: Reflex~oes do estagio e acß~ao docente. Ropoli, E. A. Mantoan, M. T. E. Santos, M. T. da C. &

Machado, R. (2010) A Educacß~ao Especial na Perspectiva da Inclus~ao Escolar: A escola comum inclusiva. Brasılia: Ministerio da Educacß~ao, Secretaria de Educacß~ao Especial; (Fortaleza): Universidade Federal do Ceara. vol. 1.

Stake, R. E. (2007) A arte da investigacß~ao com estudos de caso. (Chaves, Ana Maria. Trad.). Lisboa: Fundacß~ao Calouste Gubenkian.

Tardif, M. (2002) Saberes docentes e formacß~ao profissional. Petropolis: Vozes.

Warwick, C. (2001)‘O apoio as Escolas Inclusivas.’ In D. Rodrigues (Org.) Educacß~ao e Diferencßa: Valores e praticas para uma educacß~ao inclusiva. Porto: Porto Editora. Colecß~ao Educacß~ao Especial.

Zeichner, K. M. (1983) ‘Alternative Paradigms of Teacher Education.’ Journal of Teacher Education, 34 (3), pp. 3–9.

Referências

Documentos relacionados

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Combinados, o rádio portátil APX 8000XE habilitado para todas bandas e o microfone falante remoto XE500 criam uma solução de missão crítica incomparável, projetada para o pessoal

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

O Toxoplasma gondii é o coccídeo causador da Toxoplasmose, zoonose de grande importância em saúde pública. Esse parasito possui um ciclo de vida que alterna entre o

O conceito de colonialidade, a obra de Frantz Fanon (1952;1961) e os princípios metodológicos da psicanálise concreta nos permitiram uma base que orientou

Para o Planeta Orgânico (2010), o crescimento da agricultura orgânica no Brasil e na América Latina dependerá, entre outros fatores, de uma legislação eficiente

e) Quais são os elementos de ligação entre a política pública construída como fomento no município de Campinas e aquelas discutidas em suas intencionalidades pelo

Segund Segundo o o o come comentári ntário, qu o, quais s ais são ão as tr as três p ês priorid rioridades ades abso absolutas lutas da i da