• Nenhum resultado encontrado

Educação em Timor-Leste: (re) (des) construindo o futuro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Educação em Timor-Leste: (re) (des) construindo o futuro"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

cidtff

universidade de aveiro

Journal

07

cidtff

indagat

o

didactica

?

ISSN: 1647-3582

outubro’15

centro de investigação

“didática e tecnologia na

formação de formadores”

http://www.ua.pt/cidtff/

cidtff@ua.pt

editorial supervisão acontece outros olhares avaliação em educação tecnologia de informação em educação desenvolvimento curricular e didática

Neste número

Editorial

Educação em Timor-Leste: (re) (des) construindo o futuro

Isabel Cabrita 4

Formação Contínua em Timor-Leste no contexto do ESG – o Projeto de Formação Inicial e Contínua de Professores (PFICP)

Ana Luísa Oliveira, Antoninho Pires 7

The integration of ICT in the new Timorese General Secondary Curriculum

Margarida Lucas, Carlos Santos 29

Secondary education in East Timor: Settings for curriculum development of Portuguese

Adriana Ferreira, Isabel Cabrita, Ana Isabel Andrade 43

Avaliação da profi ciência em língua portuguesa dos docentes da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Timor-Leste (2015).

Edmundo Viegas, Rui Ramos, Ricardo Antunes

58

The implementation of the new general secondary education curriculum in East Timor: The perspective of the Timorese students on curricular restructuring, learning and study habits

Margarida Morgado, Zélia Breda 83

(2)

editorial

supervisão

acontece

outros olhares

cidtff

universidade de aveiro

avaliação em educação tecnologia de informação em educação desenvolvimento curricular e didáctica

indagat

o

didactica

?

Avaliação do impacte da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste: perceções dos alunos

Patrícia Sá 99

Projeto Timor: desafi os do Ensino Secundário Geral

Isabel Cabrita 111

Cooperação internacional para a construção da qualidade educativa: avaliação a médio prazo da implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste

Ana Capelo, Isabel Cabrita 128

(3)

Editora da Revista Teresa Bettencourt

Editora edição especial Isabel Cabrita Conselho Científico Isabel Cabrita

Ana Margarida Ramos Isabel P. Martins Luís Marques Ana Capelo Margarida Lucas Margarida Morgado Patrícia Almeida Patrícia Sá Zélia Breda

Editor de Layout Alexandra Ribeiro Design Paulo Branco Indagatio Didactica

URL - http://revistas.ua.pt/index.php/ID/ ISSN 1647-3582

Periodicidade - Semestral (Julho e Dezembro)

Propriedade - Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)

Universidade de Aveiro, Portugal

Contactos

Indagatio Didactica a/c Teresa Bettencourt Departamento de Educação Campus Universitário de Santiago Universidade de Aveiro 3810-193 Aveiro Portugal tel.: + 351 234 372 567 | fax.: + 351 234 370 219 | email: tbett@ua.pt

(4)

Editorial

CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro

Educação em Timor-Leste: (re) (des) construindo o futuro

Numa lógica de cooperação internacional, Portugal, a diferentes níveis, tem apoiado a reconstrução de um dos mais recentes países – Timor-Leste – que se independentizou em 2002.

No âmbito da educação e, em particular, relativamente ao Ensino Secundário Geral, efetivou-se a sua reestruturação, que integrou a criação do Plano Curricular, dos Programas das várias disciplinas que o compõem, bem como dos respetivos manuais para alunos e guias para professores. Paralelamente, desenvolveram-se ações de formação contínua que apoiassem a sua implementação, cuja primeira edição decorreu de 2012 a 2014.

Neste contexto, implementou-se o projeto de investigação “Avaliação do impacte da reestruturação do ensino secundário em Timor-Leste – um estudo no âmbito da cooperação internacional” – Projeto Timor, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (ref. PTDC/MHC-CED/5065/2012). O referido Projeto perseguiu como principal finalidade avaliar o impacte da reestruturação curricular ao nível do Ensino Secundário Geral. Para cumprir tal finalidade, inscreveu-se num processo de Monitorização e Avaliação (M&A), perfilhando uma perspetiva sustentada em evidências que permitam informar responsáveis políticos e educativos. Pela via da monitorização ‘do que estava a ser feito’, pretendeu-se perceber se o novo currículo estava a ser implementado de acordo com o estipulado e alertar para os reajustes que se revelavam necessários. Através da avaliação, objetivou-se determinar a relevância do currículo e a eficiência, eficácia, impacto e sustentabilidade da sua concretização.

Para a consecução dos objetivos formulados, realizaram-se missões a Timor-Leste, que permitissem a recolha de dados in loco.

O propósito primeiro do Encontro - Educação em Timor-Leste: (re) (des) construindo o futuro – é, precisamente, dar conta dos principais resultados a que foi possível chegar, na atual conjuntura do país, que se tenta caracterizar, e discutir desafios que se colocam, em particular, à comunidade educativa timorense.

Este número especial da Revista Indagatio Didatica é composto por oito textos criteriosamente selecionados e submetidos a avaliação por membros da Comissão Científica, documentos esses que suportaram conferências e comunicações apresentadas no Encontro Educação em

Timor-Leste: (re) (des) construindo o futuro.

O primeiro texto é da autoria de Ana Luisa Oliveira e de Antoninho Pires que foram, respetivamente, coordenadora-adjunta científico-pedagógica e Coordenador-Geral do Projeto de Formação Inicial e Contínua de Professores (PFICP) do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais de Educação (INFORDEPE )de Timor-Leste. Foca-se na formação contínua naquele país, no contexto do Ensino Secundário Geral (ESG). Após uma caracterização sucinta do PFICP, os autores centram-se i) nas principais linhas de ação relativas ao ESG, alinhadas com os objetivos que centram-se percentram-seguiam mas não descurando as dificuldades diagnosticadas e ii) nas atividades realizadas pelos formadores portugueses de apoio à implementação do Currículo do ESG. Destacam os principais ganhos obtidos e refletem sobre aspetos a melhorar.

(5)

CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro

Indagatio Didactica, vol. 7(2), outubro 2015 ISSN: 1647-3582 No artigo seguinte, Margarida Lucas e Carlos Santos, membros do Projeto Timor, caracterizam sucintamente a disciplina de Tecnologias Multimédia, que integra o atual currículo do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste, e descrevem a forma como está a ser implementada. Em particular, reportam-se às condições e organização das escolas e ao perfil dos professores que lecionam a referida disciplina. E destacam a necessidade de melhor se apetrecharem as escolas e de se investir em cursos de formação inicial e contínua que preparem devidamente os (futuros) professores para praticarem um ensino de qualidade.

O texto que se segue, focado no desenvolvimento curricular do Português no âmbito do ESG em Timor-Leste, inscreve-se no projeto de doutoramento de Adriana Ferreira, membro do Projeto Timor, que está a ser orientado por Isabel Cabrita e por Ana Isabel Andrade. Os autores cruzam as vozes de professores e formadores timorenses e do formador português com notas de observação direta de aulas para discutirem, em particular: i) o conhecimento dos professores de Português sobre o atual do ESG; ii) as práticas de ensino e iii) o uso que fazem dos materiais curriculares.

Relativamente à Avaliação da proficiência em língua portuguesa dos docentes da Universidade

Nacional Timor Lorosa’e, Timor-Leste (2015), Edmundo Viegas, dessa instituição (UNTL), Rui Ramos, que

foi, em 2014-15, Coordenador-adjunto Científico e Pedagógico do Instituto da Língua Portuguesa da UNTL e Ricardo Antunes, da mesma universidade, concluem que tal proficiência se revela insuficiente para o desenvolvimento de atividades de lecionação e de investigação. E defendem a concepção e implementação de programas de formação dos docentes em língua portuguesa, ajustados aos níveis de proficiência em que se encontram.

Margarida Morgado e Zélia Breda, membros do Projeto Timor, reportam-se à perspetiva de alunos timorenses sobre restruturação curricular, aprendizagem e hábitos de estudo, no contexto do ESG. Concluem, genericamente, que os discentes parecem ter consciência das alterações desse currículo e que a sua implementação redundou em aulas mais interessantes, apoiadas, mais frequentemente, por recursos educativos diversos. Também as práticas avaliativas parecem ser mais variadas. O entendimento sobre o que é aprender parece ser influenciado pelas práticas e os seus hábitos de estudo dependem, designadamente, do acesso a materiais didáticos e curriculares e das condições existentes quer na escola quer em casa.

O artigo de Patrícia Sá também se foca em perceções dos alunos participantes no estudo empírico desenvolvido no âmbito do Projeto Timor mas relacionadas, mais genericamente, com o funcionamento das escolas, com o conhecimento dos professores sobre o novo currículo, com o papel que os professores atribuem aos materiais curriculares, com a utilização do Guia do Professor e com conceções de ensino e práticas pedagógicas dos professores.

Isabel Cabrita, coordenadora do Projeto Timor, a partir dos resultados gerais do referido projeto, anuncia uma série de desafios que Timor-Leste enfrenta para atingir uma implementação de qualidade do Ensino Secundário Geral. Tais desafios prendem-se, principalmente, com a organização, funcionamento e condições das escolas; com a formação inicial, pós-graduada e contínua dos professores, ao nível científico, linguístico, didático e curricular, com as conceções e práticas de ensino e de aprendizagem.

Finalmente, e na senda dos resultados anteriores, Ana Capelo, membro do Projeto Timor, e Isabel Cabrita propõem o desenvolvimento de um projeto de avaliação, agora a médio prazo, da

(6)

CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro

Indagatio Didactica, vol. 7(2), outubro 2015 ISSN: 1647-3582 implementação da restruturação curricular do Ensino Secundário em Timor-Leste. De facto, importa perceber as repercussões de um primeiro ciclo dessa implementação em edições futuras, também atendendo a que os alunos que agora acedem ao ESG cumpriram os três anos do novo currículo do ensino pré-secundário. Em relação a este ciclo de escolaridade importa, em particular, caraterizar o modo como está a decorrer e averiguar se está alinhado com o ESG.

Isabel Cabrita

Referências

Documentos relacionados

des; o porto muito precipitado, pelo estupor das paredes uterinas, e emfim, segundo Lachapelle, o repuchamento do útero, pela adherencia contra- hida com o epiploon durante a

O Ministério da Educação de Timor-Leste forneceu aos professores da equipa homóloga, no início desta primeira sessão de trabalho, cópias dos documentos que a equipa

Os sufixos al e age são igualmente usados para formar substantivos derivados de verbos com o significado de “o ato de” ou “o resultado do ato de”.. Please download full document at

Ao problematizar a inserção de Dom Pedrito no setor vitivinícola da Região da Campanha como produtor de uvas, vinhos e espumantes, que pode estar transformando

Por causa do incêndio, a imagem de Nossa Senhora não foi atrelada à corda, o que fez com que a procissão de 2002 fosse uma das mais rápidas da história do Círio de

Na terceira etapa elaborou-se um instrumento de pesquisa contemplando 29 itens organizados em cinco dimensões: responsabilidades económicas para com os clientes,

Art.  10.  O  Estado  de  Goiás  e  suas  autarquias  e  fundações  ficam  isentos  do  pagamento  de emolumentos,  bem  como  de  qualquer  outra  despesa, 

O preceito constitucional que reconheceu o direito de greve ao servidor público civil constitui norma de eficácia meramente limitada, desprovida, em conseqüência,