• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

_______________________________________________________________________________________

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – PB1

Prof.: Marta Geraldini Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Turma: 8o ano

Conteúdo: - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: - Tipos de frases; - Sujeito e predicado; - Adjuntos adverbiais; - Adjuntos adnominais;

- Transitividade (VI, VTD, VTI, VTDI, VL – OD e OI);

- Análise sintática (sujeito, predicado, adjuntos adverbiais, adjuntos adnominais, transitividade).

___________________________________________________________________________________ PARTE A – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

CHEGOU O OUTONO

Não consigo me lembrar exatamente o dia em que o outono começou no Rio de Janeiro neste 1935. Antes de começar na folhinha ele começou na Rua Marquês de Abrantes. Talvez no dia 12 de março. Sei que estava com Miguel em um reboque do bonde Praia Vermelha.

[...]

Eu havia tomado o bonde na Praça José de Alencar; e quando entramos na Rua Marquês de Abrantes, rumo de Botafogo, o outono invadiu o reboque. Invadiu e bateu no lado esquerdo de minha cara sob a forma de uma folha seca. Atrás dessa folha veio um vento, e era o vento do outono. Muitos passageiros do bonde suavam.

No Rio de Janeiro faz tanto calor que depois que acaba o calor a população continua a suar gratuitamente e por força do hábito durante quatro ou cinco semanas ainda.

Percebi com uma rapidez espantosa que o outono havia chegado. Mas eu não tinha relógio, nem Miguel. Tentei espiar as horas no interior de um botequim, nada conseguindo.

Olhei para o lado. Ao lado estava um homem decentemente vestido, com cara de possuidor de relógio.

– O senhor pode ter a gentileza de me dar as horas?

Ele espantou-se um pouco e, embora sem nenhum ar gentil, me deu as horas: 13:48. Agradeci e murmurei: chegou o outono.

Chegara o outono. Vinha talvez do mar e, passando pelo nosso reboque, dirigia-se apressadamente ao centro da cidade, ainda ocupado pelo verão.

As folhas secas davam pulinhos ao longo da sarjeta; e o vento era quase frio, quase morno, na Rua Marquês de Abrantes. E as folhas eram amarelas, e meu coração soluçava, e o bonde roncava.

[...] Era iminente a entrada em Botafogo; penso que o resto da viagem não interessa ao público. [...] O necessário é que todos saibam que chegou o outono. Chegou às 13:48 horas, na Rua Marquês de Abrantes, e continua em vigor. Em vista do que, ponhamo-nos melancólicos.

(BRAGA, Rubem. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 2004.)

VOABULÁRIO:

folhinha – expressão popularmente usada para se referir ao calendário impresso, com meses e dias de

um ano. Pode-se dizer que se trata de uma “expressão de antigamente”, uma vez que, atualmente, quase não é usada para se referir a calendário.

1- No 1º parágrafo, o termo que expressa a dúvida do narrador sobre o dia em que se passou o fato narrado é (A) “Não”. (B) “exatamente”. (C) “neste”. (D) “Antes”. (E) “Talvez”.

2- No 3º parágrafo, a palavra “gratuitamente” foi usada com o sentido de (A) sem motivo.

(B) por gratidão. (C) com espanto.

2002

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. Deliberação CEE/MS Nº 11.179, de 05 de dezembro de 2017.

(2)

(D) de brincadeira. (E) de graça, sem valor.

3- Pela leitura da crônica e observando trechos como “E as folhas eram amarelas, e meu coração soluçava, e o bonde roncava.”, no penúltimo parágrafo, e “Em vista do que, ponhamo-nos melancólicos.”, no final da crônica, percebemos que uma característica marcante do narrador é ser (A) apressado e inquieto.

(B) desatento e desligado. (C) irritadiço e impaciente. (D) sentimental e desligado. (E) sentimental e emotivo.

4- O trecho do texto que contém uma personificação, ou seja, o recurso de atribuir a objetos ou a seres não humanos ações ou emoções que são próprias dos seres humanos, é

(A) “... dia em que o outono começou no Rio de Janeiro...” – 1° parágrafo (B) “No Rio de Janeiro faz tanto calor (...).” – 3º parágrafo

(C) “... um homem decentemente vestido (...).” – 4º parágrafo

(D) “As folhas secas davam pulinhos ao longo da sarjeta (...).” – penúltimo parágrafo (E) “Em vista do que, ponhamo-nos melancólicos.” – final da crônica

5- O trecho da crônica que expressa uma opinião do narrador é

(A)“Sei que estava com Miguel em um reboque do bonde Praia Vermelha.” – 1.º parágrafo (B) “Muitos passageiros do bonde suavam.” – 2.º parágrafo

(C) “Tentei espiar as horas no interior de um botequim, nada conseguindo.” – 4.º parágrafo (D) “(...) penso que o resto da viagem não interessa ao público. “ – último parágrafo

(E) “Chegou às 13:48 horas, na Rua Marquês de Abrantes...” – último parágrafo 6- O narrador afirma que “ponhamo-nos melancólicos” porque

(A) ele se vê triste diante das pessoas que estão viajando no bonde.

(B) o frio do outono o entristece porque não há mais o calor típico do verão carioca. (C) a folha que caiu e o frio que soprou em seu rosto o deixou saudoso de outras épocas. (D) o homem bem vestido com cara de possuidor de relógio o maltratou dentro do bonde. (E) o frio o deixa doente e saudoso por causa dos maus tratos do homem bem vestido. 7- O narrador afirma que o calor do Rio de Janeiro frequentemente

(A) sobrevive mesmo depois da folhinha marcar o início do outono. (B) acaba sempre às 13:48 horas de 12 de março.

(C) traz muito suor ao rosto das pessoas.

(D) vem através das horas no interior de um botequim. (E) dirigia-se apressadamente ao centro da cidade.

8- O narrador afirma que “E as folhas eram amarelas, e meu coração soluçava...” o termo destacado expressa a ideia de (A) alegria. (B) perplexidade. (C) tristeza. (D) resignação. (E) reflexão.

9- O fato do cotidiano que levou o cronista a escrever esse texto foi (A) o homem ter-lhe dito as horas de má vontade no bonde.

(B) ele estar no bonde acompanhado de seu amigo Miguel. (C) o bonde estar passando pela Rua Marques de Abrantes.

(D) o narrador sentir um frio inesperado durante seu trajeto no bonde. (E) o outono estar chegando à cidade do Rio de Janeiro antes do previsto.

(3)

PARTE B – ANÁLISE LINGUÍSTICA Leia a tirinha e responda:

1- Copie da tirinha os tipos de frases: a) oração interrogativa.

b) oração imperativa. c) oração exclamativa.

d) oração declarativa negativa. e) frase nominal.

f) período composto. 2- Leia a anedota a seguir:

Dois loucos conversando: — Como é o seu nome? — Sei lá, não lembro. (1) E o seu? — Nossa, também não lembro. (2)

— Então somos xarás! (3) De cada uma das frases sublinhadas, indique o sujeito e classifique-o.

3- Leia as manchetes jornalísticas abaixo, grife e classifique os seus sujeitos:

⦁ "Contratos entre universidades públicas e fundações são investigados em cinco estados" (Zero Hora, 11 abr. 2015)

⦁ "Finalmente: inventaram o gelo eterno!" (Portal R7 Notícias, 7 out. 2011)

⦁ "Após 21 dias, aconteceu o fim da greve dos bancários" (O Estado de S. Paulo, 18 out. 2011) ⦁ "Vem chuva por aí" (Diário Catarinense, versão on-line, 28 fev, 2012)

⦁ "Baladas, celulares e fones de ouvido no volume máximo ameaçam a audição" (Correio Braziliense, abr, 2015)

⦁ “Dilma envia orçamento ao Congresso com déficit” (Folha de São Paulo, out. 2015) ⦁ “Corrupção na Petrobrás teve até recibo de propina” (O Globo)

⦁ “Sob protestos, governo nega aumento a professor” (O Estado do Maranhão, 16 mar. 2017) ⦁ “Deputados ganham isenção de imposto sobre ajuda de custo” (A tarde, 5 mar. 2010) 4- Leia a tirinha do Hagar abaixo:

a) Na fala de Helga, classifique, quanto à transitividade, os verbos “caiu, começou, converteu, saquearam e teve”, identificando os objetos diretos e/ou indiretos e um adjunto adverbial de tempo. b) Identifique o objeto responsável pelo humor do texto.

(4)

c) Dentro da ideia geral do texto, por que esse termo é o responsável pelo humor? 5- Leia a tirinha da Mafalda e responda:

a) Responda à pergunta feita pela Mafalda: qual é o sujeito de “Esse lixo enfeia a rua.”? Classifique esse sujeito.

b) Copie da tirinha um exemplo de frase nominal.

c) Faça a análise sintática da oração: “Eu não entendo esse negócio de sujeito e predicado!” Eu

não entendo

esse negócio de sujeito e predicado esse

negócio

d) A resposta dada por Miguelito no 3° quadrinho tem coerência? Explique o seu significado. 6- Leia agora a tirinha do Níquel Náusea e responda:

a) Uma das falas da tirinha consiste em uma oração com sujeito indeterminado. Copie essa oração. b) Classifique-o sujeito do 2° quadrinho da tira.

c) Retire do 1° quadrinho os adjuntos adnominais.

d) Retire da tirinha um exemplo de adjunto adverbial. Classifique-o. e) Analise sintaticamente os termos da oração: “Eles sabem isto.” 7- Leia a tirinha do Hagar e responda:

(5)

a) Quantas orações há na 1ª fala de Hagar? b) Divida essas orações.

c) Qual é o sujeito das orações que você encontrou?

d) Retire da 1ª fala do Hagar os adjuntos adverbiais e classifique-os.

e) Qual é a classificação do sujeito da oração: “A chuva faz bem às plantinhas”

f) Analise a transitividade e o complemento verbal da oração “A chuva faz bem às plantinhas” g) Qual é a função sintática da palavra “bem” em "A chuva faz bem às plantinhas”?

BONS ESTUDOS!!! Prof. Marta ANOTAÇÕES:

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

É possível afirmar que os fatores motivadores ganhos pessoais, aprendizado e interação social foram relevantes para esse tipo específico de CV, onde pessoas cadastram um projeto

O segundo foi um estudo randomizado, denominado United Kingdom Prospective Diabetes Study Group (UKPDS), realizado no Reino Unido em 1998 com pacientes diabéticos do tipo 2,

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

Direitos Fundamentais da União Europeia, deve ser interpretado no sentido de que não se opõe a uma regulamentação de um Estado-Membro que submete o recurso de uma decisão

Na intenção de promover uma constante comunicação de parte da coleção do museu, Espíndola idealizou e realizou a mostra “Um panorama da história das artes plásticas

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Os resultados obtidos nos experimentos de filtração com dosagem ótima e super-dosagem de sulfato de alumínio e pH de coagulação próximo de 5 promoveram as melhores remoções