• Nenhum resultado encontrado

ChangeMan ZMF versus CA Endevor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ChangeMan ZMF versus CA Endevor"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ChangeMan ZMF versus

CA Endevor

White Paper

ChangeMan ZMF

(2)

Índice

página

A abordagem superior usada pelo ChangeMan . . . 1 Fornecedor Proativo = Parceiro Estratégico (Micro Focus) . . . 5

(3)

1 www.microfocus.com

A abordagem superior usada pelo ChangeMan

Os dois produtos (Micro Focus® ChangeMan ZMF e CA Endevor) fornecem um resultado final semelhante para o gerenciamento de configurações e mudanças, mas cada produto assume uma abordagem muito diferente para chegar lá . É importante conhecer e entender

essas diferenças de modo que você possa apreciar a abordagem superior usada pelo ChangeMan ZMF e os benefícios para a sua organização.

Redução de custos

Clientes com experiência nos dois produtos tem nos relatado que ao usar o Changeman ZMF eles perceberam uma menor exigência da CPU, maior produtividade, menor tempo de colocação no mercado, desenvolvimento de aplicativos mais rápido e menor necessidade de administração. Consultores experimentando os dois produtos têm nos relatado que com o ChangeMan ZMF eles têm desfrutado de uma administração mais fácil, processos de promoção e de aprovação mais flexíveis, personalizações mais fáceis, e compilações e vinculações mais adequadas.

Menor necessidade de administração

Depois de a Micro Focus ter migrado os clientes do Endevor para o ChangeMan ZMF, eles comentaram sobre a administração mais cara e intensiva em recursos necessária com o Endevor. Em parte, devido a todas as ferramentas complementares necessárias, o CA Endevor exige que os administradores criem as classificações de aplicativos para definir uma estrutura de inventário para todos os itens a serem gerenciados sob o seu controle . Além disso, a configuração de novas áreas de testes e de níveis de promoção leva horas ou dias em comparação com a abordagem rápida e fácil do ChangeMan ZMF.

Desempenho

O desempenho do ChangeMan ZMF é muito superior ao do Endevor, pois qualquer ação padrão do desenvolvedor, como Editar, Compilar, etc., levará a mesma quantidade de tempo dentro do ChangeMan ZMF como fora do ChangeMan ZMF.

Os tempos de compilação do Endevor são muito alongados porque os trabalhos de build funcionam como um processo monolítico. Além disso, não há recursos para permitir a execução de trabalhos discretos em paralelo (por exemplo, executando builds e compilações ao mesmo tempo). Por fim, o Endevor aguarda o processamento DB2 BINDS e CICS NEWCOPY em um estágio posterior do processo de desenvolvimento, aumentando, assim, os tempos de instalação.

Desenvolvimento simultâneo e paralelo

Esta é uma área na qual o ChangeMan ZMF brilha em uma comparação funcional lado a lado .

O ChangeMan ZMF foi projetado para isso e espera um desenvolvimento simultâneo e paralelo; por isso, fornece comunicações instantâneas referentes a essas informações.

Consultores experimentando os dois produtos têm nos relatado que com o ChangeMan ZMF eles têm desfrutado de uma administração mais fácil, processos de promoção e de aprovação mais flexíveis, personalizações mais fáceis, e compilações e vinculações mais adequadas.

(4)

White Paper

ChangeMan ZMF versus CA Endevor

Destaques de recursos de desenvolvimento do Micro Focus ChangeMan ZMF: – O ZMF suporta desenvolvimento simultâneo e paralelo

– A capacidade de auditoria evita problemas de regressão e de falta de sincronismo que normalmente ocorrem durante o desenvolvimento simultâneo e paralelo

– Suporte inteligente para lançamentos simultâneos – Desenvolvimento geograficamente distribuído

O Endevor não foi projetado para desenvolvimento simultâneo e paralelo e é relativamente fraco a este respeito. Isto é devido ao design para saída única de componentes, sem comunicações instantâneas. No Endevor, saídas adicionais exigem uma anulação e as suas notificações são incômodas. Consequentemente, a CA prefere não apresentar essa funcionalidade.

Níveis de promoção flexíveis vs. inflexíveis

O check-out do ChangeMan ZMF para propagação em fases é uma abordagem de hub e spoke. Isso permite que cada implementação de cliente tenha a flexibilidade de especificar qualquer número de níveis de promoção com base em seus requisitos únicos, de modo que as promoções possam ser feitas para diferentes áreas simultaneamente conforme as necessidades da empresa mudam.

O Endevor usa um caminho de promoção de ciclo de vida que é um mapa linear. Dentro deste mapa, ele aloca pares de áreas para cada ambiente dentro do ciclo de vida, resultando em áreas “mortas” e usa esquemas de promoção rígidos. A implementação típica do Endevor conterá um ciclo de vida simplista de três níveis de promoção (Dev, Test, Prod), além de um nível de emergência.

Pacotes de mudanças

Há uma enorme diferença entre os produtos em abordagem.

Como um desenvolvedor usando o ChangeMan ZMF, a primeira coisa que você deve fazer é criar um novo pacote de mudanças vazio, o que leva 30 segundos. Este pacote de mudanças será o contêiner do seu trabalho, e é o que será movido pelo ciclo de vida. A filosofia da Micro Focus é que, se você estiver tocando o código, então você deve ter recebido uma designação. Essa designação deve ser igual ao seu contêiner de trabalho.

O Endevor por outro lado nunca exige que você crie um pacote de mudanças, a menos que você queira. Como um desenvolvedor usando o Endevor, você pode pegar algum código-fonte, começar a trabalhar nele e movê-lo através do ciclo de vida. Isso permitirá que haja inconsistências entre as pessoas que usam pacotes e as que não usam. Isso não é um problema se houver apenas alguns membros, mas pode virar uma bagunça se houver centenas de membros.

Voltar e rollback

Estratégia de recuperação completa vs. incompleta:

A abordagem do ChangeMan ZMF para executar a volta e recuperação é muito diferente da abordagem do Endevor. O ChangeMan ZMF executa uma volta completa de tudo (módulos de carga, copybooks, fonte, componentes DB2, etc.) e registra essas ações no arquivo de registro de auditoria histórica para que você saiba o que aconteceu. O objetivo do ZMF é obter o seu ambiente de produção de volta a um bom estado de trabalho o mais rápido possível e restaurar o código-fonte de volta a um ponto em que você pode imediatamente começar a corrigir o problema.

A filosofia da Micro Focus é que, se você estiver tocando o código, então você deve ter recebido uma designação. Essa designação deve ser igual ao seu contêiner de trabalho.

(5)

3 www.microfocus.com

Se houver a necessidade de recuperar mudanças, o Endevor retorna apenas os módulos de carga. Sua ferramenta mantém o código-fonte no lugar e segue adiante.

Regressão de código

O ChangeMan ZMF tem duas funções quando se trata de regressão de código: Auditoria e Congelamento. Eles fazem o que o nome supõe. A auditoria verifica se alguém realizou atualizações que podem retroceder as mudanças feitas no código. Aqui está o ponto importante: a auditoria pode ser executada a qualquer momento. O Congelamento é uma função separada que congela o pacote de mudanças se a Auditoria estiver limpa.

Por outro lado, o Endevor tem uma função chamada Cast. O Cast também verificará se há condições que podem identificar a regressão de código e executará o congelamento se ele estiver limpo. No entanto, o Cast não pode ser executado a qualquer momento. O Cast só pode ser executado no final do ciclo de vida e logo antes de você terminar completamente.

Opções adicionais

Quando a CA vende o Endevor, os clientes geralmente acham que para o produto atender às suas necessidades, eles também precisarão de opções adicionais (cada um com taxas de manutenção baseada em MIPS). As opções típicas que são empilhadas no Endevor são: opção de processador estendido, opção de configuração automatizada, opção de sincronização de espaço, opção de edição rápida e opção de interface de segurança externa.

É importante observar que todos esses mesmos recursos são fornecidos no produto base do ChangeMan ZMF e não exigem opções adicionais.

Implementação proprietária

O ChangeMan ZMF não usa nada proprietário. Para executar modificações, usaria o ISPF. A sua equipe deve achar a interface do ChangeMan muito intuitiva e fácil de aprender, o que significa menores custos de treinamento. Os administradores se sentem confortáveis muito rapidamente, aliviando a dor da conversão do Endevor para o ChangeMan.

O Endevor não usa um padrão aberto como o ISPF, mas um sistema de gerenciamento de biblioteca proprietário (Elibs) e a sua própria linguagem embutida usada para processadores.

Processo de instalação e personalização prolongado

A janela de tempo de instalação é mais longa do que a necessária porque os processos de instalação são enfileirados. Além disso, o Endevor é criado em uma arquitetura proprietária de modo que a personalização de processos é muito demorada.

Desenvolvimento em vários sites

Embora não seja comum no mundo de mainframe, o Endevor não suporta vários sites de desenvolvimento . O ChangeMan ZMF suporta o desenvolvimento em vários sites .

O ChangeMan ZMF suporta o desenvolvimento em vários sites.

(6)

White Paper

ChangeMan ZMF versus CA Endevor

O ChangeMan ZMF disponibiliza aos usuários a sua mesclagem patenteada de oito vias (M+R). Este recurso permite que um desenvolvedor analise e mescle uma origem e até sete derivadas. Além disso, várias versões em movimento podem ser mescladas.

Instalações de pacotes programadas

O ChangeMan ZMF oferece flexibilidade na área com três opções diferentes para instalações de pacotes aprovados: 1) através de um programador interno, 2) após a aceitação do último aprovador e 3) pela interface com o sistema de gerenciamento de carga de trabalho. O Endevor não tem um programador interno.

Áreas de trabalho

Aumentar o risco de comprometimento com a integridade do código:

O ChangeMan ZMF cria e mantém áreas de trabalho para desenvolvedores particulares. Essas áreas de trabalho únicas são criadas dinamicamente para cada desenvolvedor, dimensionadas automaticamente na mesma proporção e excluídas quando não mais usadas.

No Endevor, vários programadores podem usar as mesmas áreas de trabalho, levando a substituições acidentais e perda de código.

Impressão digital vs. Pegada

Os dois métodos, embora tecnicamente diferentes, fornecem o mesmo resultado final, que é garantir a integridade da Fonte a Carga:

O ChangeMan ZMF usa uma impressão digital, que é essencialmente um token hash não invasivo contra os objetos.

O Endevor usa uma pegada, que é um selo mais invasivo contra a fonte e os membros de carga.

Ramificação e fusão

O ChangeMan ZMF disponibiliza aos usuários a sua mesclagem patenteada de oito vias (M+R). Este recurso permite que um desenvolvedor analise e mescle uma origem e até sete derivadas. Além disso, várias versões em movimento podem ser mescladas.

(7)

5 www.microfocus.com

Fornecedor Proativo = Parceiro Estratégico

(Micro Focus)

Foco no mercado

O software da Micro Focus é especializado em Gerenciamento do Ciclo de Vida do Aplicativo. Nossa capacidade de ouvir e responder às necessidades e preocupações de nossos clientes e do setor é essencial para a nossa prosperidade .

O software da Micro Focus é especializado em Gerenciamento do Ciclo de Vida do Aplicativo.

(8)

www.microfocus.com Micro Focus Argentina +54 11 5258 8899 Brasil +55 11 3627 0900 Colombia +57 1 622 2766 México +52 55 5284 2700 Venezuela +58 212 267 6568 Micro Focus Sede da empresa Reino Unido +44 (0) 1635 565200 www.microfocus.com

Referências

Documentos relacionados

Chefia do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus São Carlos ISRAEL DA SILVA MOTA.. Diretoria-Geral do Câmpus São José

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Faial, que parecia mesmo um lobo, abriu e fechou a boca várias vezes, mas não uivou (19).. No entanto, era evidente (20) que os cães também se

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

No Brasil, Marechal Cândido Rondon tem recebido várias homenagens, tendo como principais o nome do Estado da Federação de Rondônia e a designação de "Patrono da Arma

O processo terapêutico não é somente orientado pela conversa com o terapeuta e a pessoas, no caso também o grupo 3 , que procura ajuda, ele se dá em um espaço de diálogo em que o

Guerra et al., 2016 relataram um caso de um paciente homem diabético de 70 anos de idade com doença renal crônica passou a fazer uso de colecalciferol e calcitriol