• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita

LEI COMPLEMENTAR N° 114 DE 18 DE MARÇO DE 2014.

REGULAMENTA A INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO DE LOTES NO MUNICÍPIO DE BARRA BONITA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. G^UBER GUILHERME BELARMINO,

Prefeito da Estância Turística de Barra Bonita, Estado de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgoa seguinte Lei Complementar^:

Art. 1° - A presente Lei Complementar tem por objetivo regulamentar a instituição de Condomínio de Lotes no Município de Barra Bonita, nos termos do art. 170, parágrafo único, da Lei Complementar n° 75/2006, que instituiu o Plano Diretor Municipal, devendo ser aplicada em conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil, sem prejuízo das Legislações Federal, Estadual e Municipal pertinentes, em especial ao Decreto-Lei Federal n° 271/1967.

Art. 2° - Para o efeito de aplicação desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

I - taxa de ocupação (TO) é a relação entre a área da projeção horizontal da edificação ou edificações e a área do lote, computando-se, no seu cálculo, todo tipo de instalação inclusive edificações cobertas, áreas de circulação cobertas, áreas esportivas ou equipamentos de lazer cobertos,/

salvo pavimentos subterrâneos; /

II - taxa de permeabilidade (TP) é a relação entre a área permeável, que permite a infiltração de água no solo, livre de qualquer edificação, no solo ou no subsolo, e a área do lote ou da gleba, computando-se, em todos os casos, como ajardinadas e arborizadas todas as áreas com cobertura vegetal que não estejam sobre lajes, áreas de circulação em geral com pisos drenantes, inclusive equipamentos de lazer e esportivos como tanques de areia, campos, quadras de terra batida e áreas de circulação em pedriscos, com pisos intertravados, dentre outros com características similares;

III - coeficiente de aproveitamento (CA) é a relação entre a área construída total de um lote e sua área bruta, computando-se, para o seu cálculo, a totalidade da área coberta, fechada ou não, com as seguintes

(2)

BONIT4 .

Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita

exceções: terraços descobertos, instalações desportivas descobertas de edifícios, piscinas descobertas e seus equipamentos, casa de máquinas e de bombas, caixas d'águas, guaritas para controle de segurança e áreas para estacionamento de veículos.

Art. 30 - A constituição dos tipos Condomínios, previstos nesta Lei Complementar, deverá ser compatível com o Desenvolvimento Sustentável Urbano e Rural, de forma a garantir a preservação do meio ambiente através de instrumentosde forma a:

I - garantir uma cidade equilibrada aproveitamento e otimização dos recursos naturais;

a partir do

II - conciliar a urbanização com a preservação dos recursos naturais de forma a evitar o impacto ambiental negativo e o uso indiscriminado da terra;

III - evitar a degradação de áreas urbanas;

IV - preservar corpos hídricos e suas nascentes através da criação de parques urbanos, restauração da mata ciliar e a implantação de espaços públicos;

V - possibilitar uma cid ac^is cbnnprctm sem a^^zic^s uraanos em

forma atender as diretrizes instituídas pelo Plano Diretor Municipal.

Art. 40 - A constituição dos tipos de Condomínios previstos nesta Lei Complementar e o consequente destaque de áreas públicas, como área verde, área de lazer, área institucional e/ou arruamento exigidos pel Municipalidade, não caracterizam parcelamento do solo.

Parágrafo único - A totalidade das áreas privadas internas, inclusive as vias internas, é comum e pertencente aos coproprietários, sendo as áreas externas, objeto da doação de que trata o presente artigo, são de propriedade do Município de Barra Bonita.

Art. 50 - Para a instituição do Condomínio de Lotes serão levados em consideração apenas os usos e os parâmetros urbanísticos referentes à taxa de permeabilidade, taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento e gabarito ou altura, aplicados a área total do condomínio.

(3)

Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita

Art. - Considera-se Condomínio de Lotes Residencial, para fins residenciais, o empreendimento destinado à edificação de mais de uma unidade térrea ou assobradada, sobre um mesmo lote, terreno ou gleba, sob o regime decondomínio assim caracterizado, desde que:

I - a área interna do coneo mútuD seja dc; n^^ 30(^.00em (trezentos mil metros quadrados), exceto se localizados em áreas eocravadas, que não são, ou futuramente se tornem, eixos de ligações entre partes do Município;

II - seja efetuada a do sça^o de á^^ia ext^raç cod^espreaCe^r^t^cí a 18% (dezoito por cento) da área total do condomínio para uso público, exceto as localizadas em áreas encravadas, salvo os implantados em lotes ou terrenos de áreas já parceladas onde houve doação de áreas ao uso público, sendo que dessas, no mínimo 10% (dez por cento) delas serão destioadas como áreas verdes e de lazer, e no mínimo 8% (oito por cento) delas sejam destinaaas como área institucional.

§ lo - Os Condomínios de Lotes Residencial instituídos em áreas onde também estiverem localizadas em Área de Preservação Permanente, Parques Urbanos e outros similares, poderão compensá-las como áreas verdes já dest■ioadas, doaodo-ss à municipalidade dentro da quota máxima de 5% (cinco por cento), resguardaao a exigência mínima prevista nesta Lei Complementar.

§ 2° - Na instituição de Condomínio de Lotes Resiaencial, fica aispensada a exigência de doação mínima legal para sistema viário.

§ 3° - O destino das diferentes partes, o uso das coiSaS comuns dos condôminos e outros interesses dos coproprietários serão por eles regálameotados, mediante convenção de condomínio, registrada no Cantóric de Registro de Imóveis.

§ 4° - É vedado o destaque ou a divisão das áreas de uso comum, com o objetivo de separá-las do próprio condomínio.

§ 50 - Para efeitos da aplicação deste artigo, consideram-se encravadas as áreas localizadas junto a barreiras físicas naturais ou artificiais, sem acesso à via pública, tais como rios, áreas com declive superior ao permitido para parcelamento, ferrovias, rodovias, dentre outros.

(4)

Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita

Art. 70 - Considera-se Condomínio de Lotes Empresarial as áreas destinadas a edificação de 02 (dois) ou mais estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e/ou industriais, individuais e autônomos que ocupem um mesmo lote, gleba, terreno ou prédio, que disponham de espaços e instalações de uso comum, equipamentos de controle ambiental e insumos de processo, caracterizados como bens de condomínio, particulares e exclusivos deste, desde que:

I - a área interna do correo máik) ^eja de adó Sí^OÁloem (quinhentos mil metros quadrados), exceto se localizados em áreas eaeravadas, que não são, ou futuramente se tornem, eixos de ligações entre partes do Município;

II - seja efetuada a doa(^í^o e^e dota^^^cordesp^c^i^dext^^ a 18% (dezoito por cento) da área total do condomínio para uso público, exceto as localizadas em áreas encravadas, salvo os implantados em lotes ou terrenos de áreas já parceladas onde houve doação de áreas ao uso público, sendo que dessas, no mínimo 10% (dez por cento) delas serão destinadas como áreas verdes e de lazer, e no mínimo 8% (oito por cento) delas sejam destinadas com área instituicional;

§ 1° - Os Condomínios de Lotes Empresariais instituídos em áreas onde também estiverem localizadas em Área de Preservação Permanente, Parques Urbanos e outros similares, poderão compensá-las como áreas verdes já destinadas, doando-as à municipalidade dentro da quota máxima de 5%

(cinco por cento), resguardado a exigência mínima prevista nesta Lei

Complementar-. /

7;

§ 20 - Na instituição de Condomínio de Lotes Empresarial, fica a■ispensada a exigência de doação mínima legal para sistema viário.

§ 30 - O Coadomíaio de Lotes Empresarial poderá ser aprovado apenas em Zona que comporte o tipo de uso industrial e comercial e, quando a zona em que se pretenda instituí-lo comporte apenas um dos tipos de uso, o condomínio empresarial naquela zona poderá ter apenas aquele tipo de uso.

/

§ 40 - Consideram-se espaços e instalações de uso comum dos condôminos, os destinados às passagens e comunicações particulares internas, áreas livres, serviços de infraestrutura comercial e/ou industrial e instalações para fins de controle ambiental, entre outros, bem como os

(5)

BONIT4

Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita

destinados às atividades complementares que serão insuscetíveis de divisão, alienação destacada ou utilização exclusiva de condômino.

§ 50 - O destino das diferentes partes, o uso das coisas comuns dos condôminos e outros interesses dos coproprietários serão por eles regulamentados, mediante convenção de condomínio, registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

§ 60 - As edificações do Condomínio de Lotes Empresarial deverão atender às exigências urbanísticas, parâmetros de comodidade e condições de instalação constantes da Legislação Municipal, sem prejuízo do cumprimento de outras exigências ambientais.

§ 70 - Para efeitos da aplicação deste artigo, consideram-se encravadas as áreas localizadas junto a barreiras físicas naturais ou artificiais, sem acesso à via pública, tais como rios, áreas com declive superior o permitido para parcelamento, ferrovias, rodovias, dentre outros.

Art. 8o - A implantação de Condomínio de Lotes Residencial e de Condomínio de Lotes Empresarial não está condicionada à integração de edificação.

Art. 9o - São parâmetros urbanísticos para a implantação de Condomínios de Lotes Residenciais: / "7

>-'2

I - taxa de permeabilidade (TP) mínima de 0,20; II - taxa deocupação (TO) máxima de 0,70;

III - coeficiente de aproveitamento máximo (CAm) de 2,00; |

( \ IV - altura ou gabarito máximo de 3 pavimentos.

Parágrafo único - Às vias internas não se aplica largura a largura mínima prevista para o sistema viário público.

Art. 10 - São parâmetros urbanísticos para a implantação de Condomíniosde Lotes Empresariais:

I - taxa de permeabilidade(TP) mínima de 0,15; II - taxa de ocupação (TO) máxima de 0,80;

(6)

Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita

III- coeficiente de aproveitamento (CA) de 3,00;

IV - altura ou gabarito de 6 (seis) pavimentos, para estabelecimentos comerciais e 25m (vinte e cinco metros), pai^a estabelecimentos industriais.

Parágrafo único - Às vias internas não se aplica largura a largura mínima prevista para o sistema viário público.

Art. 11 - Esta Lei Complementar não se aplica aos Condomínios Verticais,ou também denominados, Condomínios Edilícios.

Art. 12 - Revogam-se todas as disposições em contrário.

Art. 13 - Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, 18 de março de 2014.

O Prefeito,

GLAUBER GUILHERME BEI^FtMINO

Publicada no 'átrio desta Prefeitura, nesta data.

ANTONIO SERGIO PERASSOLI FILHO

Referências

Documentos relacionados

(3) questões de teoria da democracia: os fundamentos dos direitos fundamentais; democracia constitucional e direitos fundamentais; a relação entre direito, políti- ca e soberania;

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

The South Central Administrative Court held that, based on Article 2 of the Corporate Income Tax Code, there are no doubts that those branches a re taxable persons and,

O MIBEL caracterizou-se por preços superiores ao do mercado Francês (o valor médio de maio rondou os 34 €/MWh), pelo que houve uma tendência nítida de

De acordo com Naparstek (2008), se o sujeito está casado com seu órgão em detrimento do Outro sexo, ele faz a fuga do gozo fálico e pode encontrar dois caminhos para sair

O CONTROLE DOS MICRORGANISMOS / OS DESODORANTES Figura 1: A ação inibitória de vários desodorante sobre Micrococcus luteus e outras bactérias. Os desodorantes A = Naturelle (Phebo)

Convencionam as partes que as horas que os colaboradores administrativos, abrangidos pela presente convenção, permanecerem em cursos e treinamentos, bem como

Este trabalho é um estudo de História da Educação Piauiense abordando, especificamente, a