• Nenhum resultado encontrado

Como Calcular Uma Escada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como Calcular Uma Escada"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 Tweetar 0 CurtirCurtir 5

Como calcular uma escada

1.1 CONCEITO

As escadas constituem meio de circulação vertical não mecânico que permite a ligação entre planos de níveis diferentes. Ao contrário das rampas, não são acessíveis a todas as pessoas como, por exemplo, usuários de cadeiras de rodas. Ainda assim, quando para uso coletivo, devem ser dimensionadas de forma a atender à NBR 9050

(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2004) e à NBR 9077 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2001), garantindo a segurança de todos os usuários. Para uso privativo, devem ser

dimensionadas de acordo com a legislação municipal. De acordo com a Pontifícia Universidade Católica (2009), as escadas são constituídas por:

- Degraus – pisos + espelhos

- Pisos – pequenos planos horizontais que constituem a escada.

- Espelhos – planos verticais que unem os pisos.

- Patamares – pisos de maior largura que sucedem os pisos normais da escada, geralmente ao meio do desnível do pé direito, com o objetivo de facilitar a subida e o repouso temporário do usuário da escada.

- Lances – sucessão de degraus entre planos a vencer, entre um plano e um patamar, entre um patamar e um plano e entre dois patamares.

- Guarda-corpo e corrimão – proteção em alvenaria, balaústre, grades, cabos de aço etc na extremidade lateral dos degraus para a proteção das pessoas que utilizam a escada.

A Figura 1.1 representa as partes constituintes de uma escada. Apenas uma ressalva: os perfis verticais do guarda-corpo estão representados apenas de forma ilustrativa, uma vez que a distância entre os mesmos não pode ser superior a 11cm conforme Figura 1.2.

ÁREA DO ALUNO ÁREA DO ALUNO Instrutor Online | CHAT Ferramenta de Acesso Remoto

Tire suas dúvidas Enviar Exercícios/Avaliação Final Olá MARCOS VINICIUS, Logout Logout Pesquisa Buscar Buscar Módulo 1 Módulo 1 -Introdução ao Introdução ao Desenho Desenho Arquitetônico Arquitetônico 1.1. Apresentação do curso 1.2. O Desenho Arquitetônico 1.3. Normas Técnicas 1.4. As linhas, Espessuras das Linhas e Tipos de Linhas 1.5. Folhas de Desenho, Margens e Legendas 1.6. Escalas Últimos posts Últimos posts Curso Projetos Elétricos Residenciais no AutoCAD com 30% de desconto! [Download] Blocos Residencial EW7 [Download] Modelo de questionário para uso residencial Como elaborar Memorial Descritivo de Arquitetura [Exemplo] Recuos de um Terreno Como projetar corretamente uma rampa Guia de atalhos de teclado do AutoCAD Taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento de um lote O que é o código de obras? Bloco DWG para AutoCAD com carro Golf Tutoriais e Dicas Tutoriais e Dicas mais Acessados mais Acessados Download: Blocos de Folhas ABNT para AutoCAD

Normas para

inclinações de telhados Como representar a espessura das paredes em desenho técnico Níveis de piso em planta e corte

Home Fale Conosco Tutoriais e Dicas Downloads Certificado EW7 Discussão

(2)

Figura 1.1: Partes constituintes de uma escada Fonte: Pontíficia Universidade Católica (2009)

Figura 1.2: Distância máxima entre perfis de guarda-corpo conforme NBR 14718:2008

Fonte: Alcoa (2011)

1.2 ESCADAS PRIVATIVAS: dimensionamento segundo o Código de Obras e Edificações do Município de São Paulo (Lei 11.228/1992)

A escada de uso privativo destina-se às unidades habitacionais (interior de apartamento, residência unifamiliar,

Teste M1 Módulo 2 - O Módulo 2 - O Desenho Desenho Arquitetônico Arquitetônico auxiliado por auxiliado por computador computador Download do AutoCAD 2.1. Interface do AutoCAD 2.2. Criar, Abrir e Salvar Arquivos no AutoCAD 2.3. Comandos de visualização ZOOM e PAN 2.4. Comandos LINE, ORTHO e DIST 2.5. Comandos POLYLINE e CIRCLE 2.6. Comandos RECTANG, EXPLODE e OFFSET 2.7. Comandos EXTEND e FILLET 2.8. Comandos CHAMFER , TRIM e ARC 2.9. Comandos COPY, MOVE, ROTATE e MIRROR 2.10. O Desenho em Layers (Camadas) 2.11. Criando e inserindo blocos. 2.12. Trabalhando com Hachuras (Comando HATCH) 2.13. Trabalhando com AutoCAD: Mudando da versão português para a versão inglês Como representar uma escada em planta baixa utilizando o AutoCAD Como representar uma escada em corte utilizando o AutoCAD Como faço para eliminar no AutoCAD estes "quadradinhos" que ficam aparecendo toda hora, só aplicar um comando que eles aparecem?

Taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento de um lote

Bloco AutoCAD de uma churrasqueira com todas as vistas Siga-nos no Siga-nos no Google+ Google+ Já curtiu a EW7 no Já curtiu a EW7 no Facebook? Facebook?

Você, Wesley Lopez

(3)

etc) e a acesso a compartimentos de uso limitado das edificações em geral, devendo observar a largura mínima de 0,80m. Se for de uso restrito, servindo de acesso secundário como, por exemplo, acesso a depósitos, poderá ter largura mínima de 0,60m e desnível igual ou inferior a 3,20m.

Os degraus das escadas deverão apresentar espelho e piso dispostos de forma a assegurar passagem com altura livre de 2,00m respeitando ainda as seguintes dimensões:

- escada privativa restrita:

espelho (e) menor que 0,20m

e piso (p) maior que 0,20m

- escada privativa: espelho (e) menor que 0,19m e piso (p) maior que 0,25m.

Serão obrigatórios patamares intermediários sempre que a escada vencer desnível superior a 3,25m. A largura dos patamares será de 0.80m.

Embora a legislação municipal não estabeleça uma relação entre as dimensões do espelho e do piso, é recomendável seguir os parâmetros da NBR 9050:

- 0,63m ≤ (p + 2e) ≤ 0,65m.

1.3 ESCADAS COLETIVAS: dimensionamento segundo a NBR 9077:2001 e a NBR 9050:2004

Destinam-se ao uso público ou coletivo, inclusive nas áreas sociais dos condomínios residenciais. As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada, atendendo às condições definidas a seguir, excetuando-se as escadas fixas com lances curvos ou mistos (retos + curvos). Dessa forma, devem ser seguidos os seguintes parâmetros:

- pisos (p): 0,28m ≤ p ≤ 0,32m; - espelhos (e): 0,16m ≤ e ≤ 0,18m; - 0,63m ≤ (p + 2e) ≤ 0,65m;

- a largura mínima admissível para as escadas fixas e patamares é de 1,20m.

1.4 COMO CALCULAR UMA ESCADA - el – espessura da laje

- pd – pé-direito

- H – altura do vão a ser vencido (pd + el) - e – espelho

- p – piso

- n – número de degraus ou espelhos - cp – profundidade do patamar

- d – distância ou comprimento da escada em projeção horizontal

Definindo-se H (pé direito + espessura da laje), dividir o

precisão - OBJECT OSNAP Exercício M2 Teste M2 Módulo 3 Módulo 3 -Desenhos Desenhos utilizados na utilizados na apresentação de apresentação de projetos de projetos de edificações edificações 3.1. Planta(s) Baixa(s) 3.2. Cortes 3.3. Fachadas 3.4. Planta de localização ou Implantação 3.5. Planta de cobertura. 3.6. Planta de Situação 3.7. Desenho de Detalhes Teste M3 Módulo 4 Módulo 4 -Arquivo padrão Arquivo padrão para Projetos para Projetos Arquitetônicos Arquitetônicos 4.1. Apresentação do arquivo padrão 4.2. Criação dos Layers no arquivo padrão Exercício M4 Módulo 5 Módulo 5 -Iniciando o Iniciando o Projeto, Criando Projeto, Criando a Planta baixa a Planta baixa 5.1. Iniciando o Projeto de Planta

(4)

resultado pela altura escolhida para o espelho e (entre 16cm e 18cm). O resultado será n (nº de degraus ou espelhos), que será utilizado para se achar o valor real do espelho e. Usar a condição 0,63m ≤ (p + 2e) ≤ 0,65m para calcular a largura do piso. Para isso, deve-se escolher o valor a ser utilizado entre 0,63m e 0,65m, dando-se preferência para 0,64m sempre que possível.

Como uma escada de lance único de n degraus possui n-1 pisos e uma escada com um patamar e n degraus apresenta n-2 pisos, tem-se:

- para escada sem patamar: d = p (n-1);

- para escada com um patamar: d = cp + p (n-2).

Figura 1.3: Número de degraus de uma escada Fonte: Faculdade Assis Gurgacz (2009)

Baixa - Criando Paredes Externas

5.2. Criando Paredes Internas

5.3. Criando os Vãos das Portas e Janelas 5.4. Desenhado as Portas e Janelas. 5.5. Inserindo Blocos e Desenhado as Linhas que representam os móveis na planta baixa 5.6. Inserindo Textos Informativos na Planta Baixa 5.7. Cotando o Desenho da Planta Baixa 5.8. Inserindo Hachuras na Planta Baixa Exercício M5 Módulo 6 Módulo 6 -Levantado os Levantado os Cortes Cortes 6.1. Levantando o Corte AA 6.2. Levantando o Corte BB Exercício M6 Projetos de Projetos de Escadas Escadas

1. Como calcular uma escada

2. Como representar uma escada em planta baixa

3. Como representar uma escada em corte

(5)

Figura 1.4: Escada reta de lance único sem patamar Fonte: Faculdade Assis Gurgacz (2009)

Figura 18.5: - Escada em “U” ou escada de dois lances com patamar intermediário

Fonte: Faculdade Assis Gurgacz (2009)

VAMOS PRATICAR Módulo 7 Módulo 7 -Levantando Levantando Fachadas Fachadas 7.1. Criando a Fachada Lateral Esquerda 7.2. Criando a Fachada Lateral Direita 7.3. Criando a Fachada Frontal 7.4. Criando a Fachada Fundos Exercício M7 Módulo 8 Módulo 8 -Desenhando a Desenhando a Planta de Planta de Cobertura/Implantação, Cobertura/Implantação, Cortes e Fachadas Cortes e Fachadas do Telhado do Telhado 8.1. Desenhando a Planta de Cobertura / Implantação 8.2. Desenhando os Cortes do Telhado 8.3. Desenhando as Fachadas do Telhado, Lateral Esquerda e Lateral Direita 8.4 Desenhando as Fachadas do Telhado, Fundos e Frontal Exercício M8 Módulo 9 Módulo 9 -Configurações de Configurações de escalas, layout e escalas, layout e Impressão do Impressão do Projeto. Projeto. 9.1 Configurando a escala no AutoCAD 9.2 Configurando

(6)

1.5 EXEMPLO PRÁTICO

Calcular n, e, p e d para uma escada reta sem patamar (lance único) de uso coletivo com os seguintes dados: - pd = 2,70m;

- el = 0,15m.

Tem-se:

- H = pd + el = 2,70m + 0,15m = 2,85m;

- n = H / e (escolher a altura inicial de e) = 2,85m / 0,18m (máximo permitido para e) = 15,83 = 16 degraus.

Logo:

- e (altura real do espelho) = H / n = 2,85m / 16 = 0,178m (NUNCA arredondar esse valor).

Assim:

- 2,85m / 0,178m = 16 degraus.

Calcula-se em seguida, pela condição 0,63m ≤ (p + 2e) ≤ 0,65m, a largura do piso do degrau (p). Definindo-se p + 2e = 0,64m, tem-se:

- p + (2 x 0,178m) = 0,64m p + 0,356m = 0,64m p = 0,64m – 0,356m p = 0,284m

Finalmente, tem-se uma escada com: - 16 degraus (n);

- espelho (e) = 0,178m; - piso (p) = 0,284m

Para completar o cálculo da escada, deve-se determinar a distância em projeção horizontal entre o primeiro e o último degrau. Ora, uma escada de n degraus sem patamar possui n–1 pisos; logo a distância d será igual ao produto da largura do piso (p) encontrado pelo número de degraus (n) menos 1.

- d = p (n-1) d = 0,284m x (16-1) d = 0,284m x 15 d = 4,26m

Portanto, o comprimento da escada será igual a 4,26m e o número de pisos é igual a 15.

OBS: Na aula sobre planta baixa falamos que o corte passa em uma altura de 1,5 metros, então a partir dessa altura você deve representar a escada

o Layout e Inserindo o Formato

Padronizado da Folha (de acordo a ABNT)

9.3 Inserindo os Desenhos nas Folhas e Ajustando a Escala 9.4 Criando o arquivo de plotagem (.CTB) e Plotando o Projeto em Arquivos PDF Exercício M9 Avaliação Final

(7)

em planta usando linhas de projeção (veja a imagem abaixo e o arquivo DWG disponível para download).

Clique aqui para fazer o download do projeto da escada em DWG.

Projeto plotado:

(8)

@ Copyright 2015, EW7. Todos os direitos reservados. 0

Citação

JComments Mais:

Como representar uma escada em planta baixa Como representar uma escada em corte

COMENTÁRIOS

#1 MAICON ADANS 04/02/2015 01:04

Muito bom mesmo. O que parecia ser tão difícil se torna fácil. Parabéns EW7 pela boa explicação !!

Atualizar lista de comentários

Feed RSS para comentários deste texto Subscrição

Adicionar comentário

Assine e receba GRATUITAMENTE nossas melhores dicas sobre Projeto de Edificações e AutoCAD

MARCOS VINICIUS viniciuspinheirinho@hotmail.comAssinarAssinar

5 pessoas curtiram isso. Seja o primeiro entre seus amigos.

Curtir Curtir

Plug-in social do Facebook

Referências

Documentos relacionados

Exposição no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio Exposição dos trabalhos feitos nas Oficinas de Origamis para alunos, promovida no dia 13 de Abril de 2011 na

A cinco minutos de carro do Aeroporto Internacional de Dubai, este hotel fica próximo a um campo de golfe cinco estrelas e do Deira City Shopping Center.. Deira City Centre

Destacaram-se, pelo volume arrecadado, a Contribui- ção Para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com incremento de 12,8%, refletindo a melhoria das importações e

Nos vários casos das deposi- ções enquadráveis na Fase III, estas parecem fazer-se contiguamente à ocupação documentada; con- tudo, certo é que parecem localizar-se sob

156 da Lei das S.A., (i) os conselheiros Alejandro Daniel Laiño e Wilfred Theodoor Bruijn abstiveram-se de votar em relação à aprovação do contrato a ser celebrado com

A Bíblia diz que “agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” A Bíblia diz que “agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”

Na concorrência entre os fornecedores de TI para a atualização da infraestrutura da Ibiuna Investimentos, a Planus se destacou não só pela proposta mais completa, mas pela

“Apresentado que é o ponto da situação dos projectos, informo os Senhores Vereadores que conto com a colaboração de todos e assim aguardo que sejam comunicados até ao final do