• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE COMUNICAÇÃO - 7º CONGRESSO INTERNO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE COMUNICAÇÃO - 7º CONGRESSO INTERNO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PLANO DE COMUNICAÇÃO - 7º CONGRESSO INTERNO

Público-alvo

• Trabalhadores da Fiocruz em geral, com ações específicas para

servidores públicos, delegados e observadores do 7º Congresso Interno. Objetivo geral

• Divulgação e mobilização para o 7º Congresso Interno. Objetivos específicos

• Informar a comunidade sobre todas as etapas do processo de construção e realização do 7º Congresso Interno;

• Mobilizar para o debate e incentivar a participação nos seminários e grupos de discussão;

• Dar transparência e visibilidade ao processo;

• Adequar a linguagem técnica da área de planejamento e gestão aos diversos níveis de entendimento dos participantes do evento.

Palavras-chave

Gestão, participação, integração, democracia, transparência, construção colaborativa, instituição pública estratégica, plano quadrienal, futuro.

Abrangência das ações propostas

(2)

Ações de comunicação Identidade visual

Criação de identidade visual para todo o material produzido para o 7º Congresso Interno (testeira para mensagens da lista Fiocruz-L, materiais impressos e digitais).

Impressos

1. Guia 1: Guia do 7º Congresso Interno

Descrição:

O impresso tem caráter informativo, de prestação de serviço especialmente para os delegados e observadores, com descrição sintética do processo de construção do 7º Congresso Interno e orientações sobre organização, temas e votações. Terá referências de documentos importantes e números representativos.

Periodicidade: única. Previsão: abril de 2014, 30 dias antes da data de realização do Congresso;

Especificações: formato 14 x 20 cm – 500 exemplares/versão em PDF para meios eletrônicos;

Público-alvo: delegados e observadores. Distribuição:

2. Guia 2: O que é o Congresso Interno da Fiocruz

Descrição:

O impresso explicativo do Congresso Interno, com histórico, importância e números representativos. Terá indicação de documentos importantes e números representativos, além de um texto sobre o status atual (caso o 6º não tenha sido concluído, explicar o motivo e os encaminhamentos; explicar o que será discutido no 7º Congresso Interno).

Periodicidade: única. Previsão: março de 2014;

Especificações: formato 14 x 20 cm –XXX exemplares/versão em PDF para meios eletrônicos;

Público-alvo: 850 novos servidores, do concurso de 2010. O Guia também ficará disponível para consulta de todos no site do Congresso. Distribuição: envio da versão digital pelo mailing do GAIS (e os impressos)

(3)

3. Cartas do Presidente/CD Fiocruz

Descrição:

Carta do presidente Paulo Gadelha e/ou Conselho Deliberativo da Fiocruz endereçada aos integrantes do Conselho Superior e carta para os ex-presidentes, comunicando sobre a realização do 7º Congresso Interno. Obs: será um convite?

Público-alvo: Conselho Superior da Fiocruz e ex-presidentes da Fundação.

4. Banners Descrição:

4.1. Banners de divulgação dos debates prévios e do Congresso, que serão afixados uma semana antes dos eventos nos campi do Rio de Janeiro. Confecção de 7 banners para as portarias dos campi de Manguinhos (principal e de pedestres da Avenida Brasil, Leopoldo Bulhões, Expansão), Farmanguinhos, IFF e Mata Atlântica. Dez dias antes da realização do Congresso, produzir banners também para alguns pontos dentro do Campus de Manguinhos (a definir).

Periodicidade: sempre na semana anterior aos eventos pré-congressuais e à plenária, cujas datas ainda não foram definidas.

Especificações: (obs: especificar tamanho maior, como o produzido para a campanha do presidente Paulo Gadelha, porque permite leitura melhor).

5. Filipetas Descrição:

Filipeta para divulgação da carta política de apresentação do documento de referência, assinada pelo presidente Paulo Gadelha. Outras filipetas, em tamanho menor, também poderão ser impressas e distribuídas nos campi do Rio de Janeiro para reforçar a divulgação dos eventos prévios e do próprio congresso, conforme avaliação caso a caso.

Periodicidade: na divulgação do documento de referência (previsão: fevereiro de 2014);

Especificações: para a carta política, formato A5, tiragem de 5.000 exemplares; para as demais filipetas, formato A7, tiragem de 3.000 unidades.

(4)

6. Cartazes Descrição:

Cartazes para divulgação do Congresso, com datas e programação, para serem afixados no transporte coletivo Fiocruz Saudável e nos ônibus de Bio-Manguinhos. Obs: Avaliar se as unidades regionais usariam cartazes. Periodicidade: 10 dias antes do Congresso Interno, que será em maio; Especificações: formato A3 (20 ônibus Fiocruz Saudável, X Bio-Manguinhos, Y para as unidades). A princípio, 50 cartazes.

Meio Eletrônico

7. Site Descrição:

Construção de um novo site com base na plataforma Drupal – a mesma usada pelo Icict no Portal da Fiocruz e pela CCS na Agência Fiocruz de Notícias -, ferramenta com mais recursos que a usada atualmente (Publique). O site Congresso Interno será o principal suporte para divulgação de notícias, publicação de documentos, armazenamento de fotos e de memória dos eventos anteriores, espaço para onde serão remetidos os links das mensagens enviadas pela lista de e-mails institucionais. Na testeira, terá o nome Congresso Interno, sem o número da edição do evento, permitindo que seja usado continuamente. Novidade: entrevistas /encontros on line, gravados ou em tempo real, sobre temas em discussão, na fase de preparação. Será divulgado um link para que as pessoas acompanhem a partir de suas estações de trabalho/computadores (como uma webconferência).

Prazo previsto: site no ar em março de 2014.

8. Correio eletrônico (listas Fiocruz-L e Delegados-L) Descrição:

O correio eletrônico de mensagens institucionais, com testeira do 7º Congresso Interno, será usado de forma permanente para divulgação de notícias, discussões preparatórias, documentos e do evento em si, em todas as suas fases. O objetivo é dar transparência, manter informados e contribuir para a participação dos trabalhadores da Fundação, por meio de mensagens enviadas para a lista Fiocruz-L; e mobilizar, com informações específicas, os delegados e observadores, que receberão também mensagens pela nova lista Delegados-L.

(5)

9. Intranet Fiocruz e das unidades Descrição:

Propor ao Icict a manutenção de um banner eletrônico na primeira página que remeta ao site do 7º Congresso Interno. Replicar com destaque as mensagens do evento enviadas à Lista Fiocruz-L para manter o público interno informado sobre cada fase do processo. Banner igual nos sites das unidades (link para site oficial).

10. Unidades, diretorias e escritórios Descrição:

A Coordenadoria de Comunicação Social mobilizará os assessores de comunicação da Fiocruz para que os materiais produzidos para o Congresso Interno sejam replicados nos diferentes veículos de comunicação interna das unidades, a exemplo da Intranet e das listas de e-mail, a fim de capilarizar estas ações de comunicação. O assunto será pauta permanente nas reuniões do Fórum de Assessores de Comunicação e nas reuniões do grupo de Comunicação Interna, que reúne CCS e diretorias.

11. WebTV Fiocruz Descrição:

Criação de vinheta e de fundo de tela especial para o Congresso Interno para difusão permanente de notícias sobre evento a partir de março de 2014. Antes desta data, a Comunicação Interna da CCS produzirá matérias para as editorias Notícias e Acontece, já fixas na programação. A WebTV permite veicular vídeos legendados que podem ser produzidos para divulgação.

12. Vídeo institucional

Descrição:

Produção de vídeo institucional/promocional para o 7º Congresso Interno. Argumento e briefing serão de responsabilidade da CCS, em parceria com a VPGDI/Comissão Organizadora. A gravação contaria com a presença do presidente Paulo Gadelha e integrantes da Comissão, estando prevista ainda articulação com o Ministério da Saúde para possibilidade de inclusão de sonora do ministro. Sugere-se que a

produção seja realizada pelo Canal Saúde. O material será veiculado no site do evento, bem como em outras mídias a serem definidas.

(6)

Periodicidade: única Especificações: a definir

13. Programas temáticos

Descrição:

A exemplo da última edição, serão preparados programas especiais de debates, a cargo da CCS e do Canal Saúde, com estímulo à participação da comunidade Fiocruz e possibilidade de interatividade durante a transmissão.

Periodicidade: a definir.

14.Vídeorreportagens

Descrição:

Produção de pequenas matérias em vídeo, para postar no Youtube com acesso via link enviado pelas mensagens da Lista Fiocruz-L, sobre discussões prévias e processo de organização. Nos dias do Congresso, matérias sobre os grupos de trabalho e plenárias. Poderão ser produzidos também pela CCS vídeos a partir do conteúdo dos guias impressos.

15. Redes sociais

Inserção de conteúdo institucional sobre o congresso interno nas páginas oficiais da Fiocruz nas redes oficiais (Facebook, Twitter, Flickr, YouTube), com vistas a dar visibilidade ao público externo.

16. Transmissão das plenárias e seminários via Serviço de Comunicação à Distância/Internet (SCD).

A Fiocruz está reestruturando as transmissões de eventos e o serviço de webconferências, de modo que o conjunto de funcionários da instituição, no Rio de Janeiro e em outros estados, acompanhem em tempo real, via computador, diferentes eventos da agenda da Fundação, como recentemente ocorreu nas eleições Fiocruz. Plenárias e seminários preparatórios do 7º Congresso Interno será transmitidos por meio do SCC.

(7)

Propaganda institucional - campanha Justificativa:

O 1º Congresso Interno da Fiocruz ocorreu há 25 anos, durante a presidência de Sergio Arouca. De 1988 até hoje, muitas mudanças aconteceram na instituição, que manteve a estrutura de representação por delegados eleitos nas unidades para deliberar sobre assuntos estratégicos relacionados ao macroprojeto institucional, sobre o regimento interno e sobre propostas de alteração do estatuto.

Com o objetivo de manter viva a memória e mostrar aos novos servidores e trabalhadores a importância do Congresso Interno, a proposta é produzir peças de propaganda institucional que remetam aos conceitos de transparência, democracia, participação e construção coletiva, divulgando periodicamente chamadas pelos veículos de comunicação já existentes e criando peças em suportes inéditos.

Proposta:

1. Banners em suportes especiais, que serão espalhados pelas edificações das unidades e diretorias dos campi do Rio de Janeiro. Obs: definir locais e quantidades. A princípio, 8: nos restaurantes do prédio da Asfoc e Bio-Manguinhos, Ensp, ESPJV, INCQS, IOC, IFF, Castelo Mourisco.

Periodicidade: início de maio, mês de realização do evento.

Especificações: modelos já vistos; especificar para compra/execução.

2. Painéis suspensos – os novos suportes de propaganda do Congresso Interno serão colocados em exposição dentro do restaurante do Pavilhão Carlos Augusto da Silva (sede da Asfoc).

Periodicidade: início de maio, mês de realização do evento.

Especificações: (Avaliar material, tamanho, local de fixação, quantidade, etc).

3. E-mails institucionais – produzir mensagens de propaganda, que serão divulgadas de acordo com o planejamento da campanha.

4. Animações para a WebTV – produzir propaganda institucional para a WebTV, com animações.

(8)

5. Vídeos de entrevistas – produzir vídeos legendados para a WebTV e Youtube, com pequenos depoimentos dos organizadores e delegados eleitos.

6. Áudios – mensagem de propaganda institucional para ser veiculada nos ônibus do transporte coletivo da Fiocruz, na semana do evento.

Fases programadas: detalhamento Fase 1

Criação da identidade visual;

Produção e divulgação de matérias sobre as etapas preparatórias; Definição do projeto e contratação de empresa para desenvolver o site;

Definição de projeto e viabilização dos banners em suportes especiais e painéis suspensos;

Criação e definição das etapas da campanha/propaganda institucional. Obs: as demais fases e detalhamento do plano de ação e da campanha de propaganda institucional estão sendo planejados. Também dependem do cronograma do próprio congresso.

Referências

Documentos relacionados

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

Entretanto, devemos levar em consideração que, mesmo que a existência de um código genético universal não seja uma evidência para a monofilia das células, os ribossomos são

No experimento 2, os resultados antes da aplicação sequencial (B) não foram eficientes no controle do capim-amargoso, entretanto aos 35 dias após aplicação B, os tratamentos

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...