• Nenhum resultado encontrado

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 2º Semestre EMENTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. TURMA: 2º Semestre EMENTA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

EIXO TECNOLÓGICO: Controle e Processos Industriais CURSO:Técnico em Eletromecânica

FORMA/GRAU:( )integrado ( X )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

MODALIDADE: ( ) Presencial ( ) PROEJA ( ) EaD

COMPONENTE CURRÌCULAR: Processos de Fabricação ANO / SEMESTRE: 2014/II SEMESTRE ou ANO DA

TURMA: 2º Semestre

CARGA HORÁRIA: 40 h

TURNO: Noite TURMA: ELS T1

DIRETOR(A) GERAL DO CAMPUS: Marcelo Eder Lamb

DIRETOR (A) DE ENSINO: Analice Marchezan

DOCENTE(A): Maikel Kelm

EMENTA

Processos de fundição, forjamento, laminação, trefilação, extrusão, conformação de chapas, usinagem, soldagem, tratamentos superficiais. Processos especiais de fabricação: jato de água, laser, eletroerosão, plasma, feixe de elétrons, ultra-som, usinagem química e eletroquímica.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL DO CURSO:

Formar profissionais para atuar no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e com respon-sabilidade ambiental. Exercer atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico. Capazes de atuar atividade industrial tanto na parte eletroeletrô-nica como na parte mecâeletroeletrô-nica, com associação de conhecimentos de projetos, eletrotéceletroeletrô-nica, mecâ-nica, manutenção e automação industrial.

OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR:

Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre os fundamentos dos principais processos de fabrica-ção, suas características e aplicações. Diferenciar os principais tipos de fabricação e aplicações destas. Fornecer maior embasamento dos processos mais usualmente aplicados: Fundição, For-jamento, laminação, trefilação, conformação de chapas e tratamentos superficiais. Proporcionar ao aluno a capacidade de avaliar um processo de fabricação mais adequado para o tipo de aplica-ção e condições de trabalho, em termos de funcionalidade, fabricabilidade, composiaplica-ção química, resistência mecânica etc.

(2)

METODOLOGIA

O método a ser aplicado consiste na solicitação de tarefas ao aluno mediante o fornecimento de instruções para sua realização. O estímulo comum para realização da tarefa, pode ser uma aula expositiva, um filme, situações reais (práticas e/ou teóricas), ensaios ou outro meio. Com base nesse estímulo, diversas questões são formuladas, dando início ao processo de aprendizagem, capacitando o aluno a identificar e resolver problemas relativos ao contexto abordado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 – Apresentação do Plano de Ensino / Introdução a Disciplina / Introdução aos principais processos de fabricação / Formação de grupos de trabalho e distribuição dos assuntos.

2 – Processo de Fundição, tipos de fundição, materiais fundíveis, tipos de fornos, tipos e projeto de moldes, acabamento superficial, microestrutura resultante, condições de trabalho e aplicações etc. 3 – Processo de Laminação, principais aplicações e objetivo da laminação, características de um material laminado, quanto a microestrutura e acabamento superficial

4 - Processo de Trefilação, tipos, características dos materiais trefilados quanto a microestrutura e acabamento superficial, aplicações etc.

5 – Processo de Extrusão, diferença entre extrusão e trefilação, aplicações

6 - Processo de Conformação e Estampagem, cálculo e analise de dobra de chapa, peças conformadas a frio e a quente, materiais conformáveis, deformação elástica e plástica, tipos de estampagem e dobras 7 - Processo de Tratamentos Superficiais, tipos de revestimentos superficiais, tratamentos térmicos e químicos de acabamento superficial etc.

8 - Processo de Usinagem, principais tipos de usinagem como torneamento, fresamento e furação, tipos de maquinas-ferramentas, tipos de ferramentas etc

9 – Processo de Soldagem, principais tipos de soldagem: MIG/MAG, TIG, Eletrodo Revestido, Arco Submerso, Solda a ponto e aplicação, soldabilidade dos materiais, temperaturas de soldagem, fontes de energia etc.

8 – Introdução a processos especiais de fabricação: jato de água, laser, eletroerosão, plasma, feixe de elétrons, ultra-som, usinagem química e eletroquímica.

(3)

CRONOGRAMA DE CARGA HORÁRIA

Dias

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

1

2

X

3

4

X

X

5

6

X

7

8

9

Prova I

10

11

X

Prova II

12

13

X

14

X

15

16

X

17

18

X

EXAME

19

20

X

21

X

22

23

X

24

25

X

26

27

X

28

X

29

30

X

F = FERIADO R = RECESSO A = Avaliação

Total de aulas previstas, conforme calendário: 40 horas aula (50 minutos) = 33,33 horas relógio.

(4)

Instrumentos a serem usados pelo docente (a):

Será contemplado o prevalecimento dos instrumentos qualitativos sobre os quantitativos. Neste sentido, utilizar-se-á a valorização da presença em aula, participação, trabalhos e provas quantitativas.

O aluno terá no mínimo três avaliações semestrais, sendo que duas destas através de avaliações no decorrer do semestre, e a terceira através de trabalhos individuais e/ou em grupo, sendo que as provas terão peso 7 e os trabalhos peso 3. As notas referentes aos trabalhos serão através de exercícios feitos em aula e/ou fora do horário de aula, participação de aulas práticas, relatórios e apresentações etc.

Critérios de avaliação:

A avaliação será ampla, contínua, gradual, dinâmica, cooperativa e cumulativa, assumindo, de forma integrada, no processo de ensino-aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

O resultado final para aprovação será:

- O aluno deve ter, no mínimo, 75% de frequência; - Nota 7,0 (sete), antes do Exame Final;

- Média mínima 5,0 (cinco), após o Exame Final.

A média final da etapa terá peso 6,0 (seis) e o Exame Final terá peso 4,0 (quatro). O estudante será considerado “Aprovado” quando a média ponderada final entre a média final (peso 6,0) e do exame final (peso 4,0), for igual ou superior a 5,0 (cinco).

RECUPERAÇÃO PARALELA:

A recuperação paralela ocorrerá no decorrer das aulas, onde será oportunizado ao estudante a real compreensão do que vem a ser “melhoria contínua”, com a revisão e constantemente atualização dos conceitos anteriormente desenvolvidos à medida que novos conhecimentos são participados. Além disso, caso for necessário, o aluno será atendido extraclasse na quarta-feira, das 19:15 horas às 22:15 horas, com agendamento prévio junto ao professor.

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA (PPI)

O componente curricular prevê PPI: ( X ) Sim ( )Não ( )Colaboração

Articulação com os componentes curriculares: Processos Produtivos e Inovação Tecnológica. Obs: Se o Componente prevê PPI anexar projeto ao Plano de Trabalho Docente

Planejamento da realização das atividades não presenciais

BIBLIOGRAFIA

(5)

WEISS, Almiro. Processos de Fabricação Mecânica. 1ª Edição. Editora do Livro Técnico.2012..

FERRARESI, D. Fundamentos da Usinagem dos Metais. Ed. Edgar Blücher Ltda. São Paulo. 2003.

DINIZ, A.E.; MARCONDES, F.C.; COPPINI, N.L. Tecnologia da Usinagem dos Materiais. Artliber editora. São Paulo: 3ª .ed., 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

HELMAN, H. & CETLIN, P.R. Fundamentos da Conformação Mecânica dos Metais. Ed. Guanabara Dois.

ANSELMO, E. D. ; MARCONDES, F. C.; COPPINI, N. L. Tecnologia da Usinagem dos

Materiais. 6ª Ed. Artliber.

MICKELSON, DALE, Hard Milling & High Speed Machining: Tools of Change. 1ª ED., HANSER USA, 2005.

OBSERVAÇÃO

Revisado em ___/___/2014 Por:________________________________

ASSINATURAS

Coordenação:

Profª Michele Santa Catarina Brodt

Docente:

Profº Maikel Kelm

Coordenação Geral de Ensino:

Profª Raquel Fernanda Ghellar Canova

Supervisão Pedagógica:

Samile Drews

Pedagoga

Referências

Documentos relacionados

a) “O velho dá um passo à frente, três passos atrás, dois passos à frente” _________________. b) O velho estava desorientado

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a