• Nenhum resultado encontrado

Processo Seletivo Unificado para Residência Médica 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Processo Seletivo Unificado para Residência Médica 2019"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DADOS DO CANDIDATO

NOME:

INSCRIÇÃO:

CADEIRA:

Processo Seletivo Unificado

para Residência Médica 2019

PROVA PARA O PROGRAMA

DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA

(2)

COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA – CEREM BAHIA

Processo Seletivo Unificado

para Residência Médica 2019

Este Caderno de Prova contém 15 Situações-Problema contemplando a avaliação de

competências pertinentes aos pré-requisitos. Cada Situação-Problema apresenta três questões

objetivas de respostas curtas, que totalizarão um ponto.

Responda às questões de forma objetiva, com letra legível, restringindo-se ao que foi solicitado,

na Folha de Respostas própria. Utilize caneta de tinta azul ou preta. Respostas a lápis não serão

consideradas.

Cada questão deve ser respondida exclusivamente na Folha de Respostas, respeitando o espaço

reservado para cada uma.

→ Ao citar fármacos, utilize exclusivamente os nomes genéricos (drogas) para que sejam consideradas

na correção.

Não será corrigida a questão respondida fora da sequência apresentada na Folha de Respostas.

Resposta rasurada, escrita de forma ilegível, em forma de esquema, diagrama ou desenho será

invalidada.

Folha de Respostas assinada fora do local indicado ou identificada de qualquer forma implicará na

anulação da Prova.

Não amasse, não dobre, não manche nem rasure a Folha de Respostas.

Antes de iniciar a Prova confira a sequência das páginas e da numeração das Situações-Problema

do seu Caderno de Prova. Se identificar qualquer equívoco, informe-o imediatamente ao aplicador de

provas.

O tempo total para realização da Prova é de três horas, sendo o tempo mínimo de permanência do

candidato em sala de Prova de uma hora e trinta minutos.

A saída da sala de prova, com o Caderno de Prova, só será permitida depois de decorridas duas horas e quarenta e cinco minutos do início efetivo da Prova.

Ao concluir sua Prova, sinalize para o aplicador de provas, aguarde para entregar a Folha de

Respostas e cumprir os procedimentos por ele recomendados.

(3)

CEREM BAHIA - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2019 - ENDOSCOPIA DIGESTIVA 1

Paciente, sexo feminino, 60 anos de idade, portadora de esclerodermia e DRGE em uso crônico de pantoprazol 40mg/dia, vem cursando com esteatorreia e polineuropatia periférica. Refere dieta equilibrada, rica em vegetais e proteína animal. A avaliação laboratorial confirmou deficiência de vitamina B12.

Diante desse caso clínico, indique

A) o teste diagnóstico padrão para a patologia de base.

B) a vitamina cuja dosagem sérica pode estar aumentada nessa paciente.

C) uma forma de tratamento eficaz da síndrome em questão (excetuando-se a reposição vitamínica).

Paciente, sexo masculino, 50 anos de idade, com relato de grande ingesta alcoólica diária nas últimas 6 semanas, admitido em Pronto Socorro com quadro de icterícia progressiva, náuseas e hiporexia, dor em hipocôndrio direito e hepatomegalia ao exame físico. USG de abdome revelou sinais de esteatose hepática acentuada, sem alterações das vias biliares. A avaliação laboratorial mostrou TP: 25%, bilirrubina total: 12mg/d, AST: 180UI/m e ALT: 100UI/m. Teve diagnóstico de hepatite alcoólica aguda. Diante desse quadro clínico, indique

A) os dois escores e seus pontos de corte para classificação da doença de base como grave.

B) a terapia farmacológica com comprovada eficácia em casos graves (executando-se a suplementação nutricional).

C) a droga, que provou ser mais efetiva em evitar recidiva do hábito de consumir álcool, a ser utilizada após a alta hospitalar.

QUESTÕES OBJETIVAS DE RESPOSTAS CURTAS

Situações-Problema de 1 a 15

Paciente, sexo feminino, 58 anos de idade, submetida a transplante de células-tronco (células estaminais hematopoiéticas) há 20 dias, passa a cursar com edema generalizado e elevação de bilirrubinas e enzimas hepáticas. Não há sinais de sepse, insuficiências renal ou cardíaca.

Frente ao relato, indique

A) a hipótese diagnóstica mais provável.

B) dois dos critérios diagnósticos para essa condição.

(4)

Paciente, sexo masculino, 62 anos de idade, caucasiano, encaminhado ao especialista para avaliação de fadiga crônica, artrite da segunda e terceira articulações metacarpofalangianas, pele bronzeada e diabetes de início recente. Nega etilismo ou uso de drogas ilícitas. Tem sorologias para Hepatites B e C negativas, albumina: 3,3g/d, AST e ALT elevados cerca de duas vezes o limite superior da normalidade. A ferritina é de 1350ng/m e a saturação de transferrina 70%.

Diante desse quadro clínico, indique

A) a mutação genética mais comumente associada a essa condição.

B) o exame não invasivo que pode estimar o grau de sobrecarga hepática de ferro. C) o tratamento de primeira linha e o efeito esperado desse tratamento sobre a artropatia.

Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, sem comorbidades; após achado de lesão cística pancreática por ecografia, realizou RNM de abdome que confirmou neoplasia mucinosa intrapapilar de ducto principal medindo 3,2cm. O diâmetro do ducto pancreático foi de 11mm.

Diante desse caso clínico, indique

A) as características prováveis do fluido dessa lesão cística quanto ao conteúdo de CEA e amilase. B) outras duas características que se associam a risco aumentado de malignidade.

C) o melhor tratamento para esse paciente.

Jovem, sexo masculino, 18 anos de idade, cursa, há 6 meses, com dor torácica e impactação recorrente de alimentos sólidos após deglutição. Tem rinite alérgica, sem outras comorbidades. A endoscopia digestiva alta mostrou fino pontilhado esbranquiçado em esôfago associado à traqueização esofágica.

Nesse caso clínico, indique

A) o principal achado histopatológico a colaborar com a suspeita clínica, especificando o ponto de corte.

B) o efeito adverso, de natureza infecciosa, mais comum com o tratamento de primeira linha em pacientes não respondedores a IBP.

(5)

CEREM BAHIA - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2019 - ENDOSCOPIA DIGESTIVA 3

Paciente, sexo feminino, 60 anos de idade, cursa com hematêmese sem instabIlidade hemodinâmica. A endoscopia mostrou lesão subepitelial em fundo gástrico, medindo 4cm, com ulceração central contendo vaso visível. Realizada hemostasia com hemoclipe, seguida de ecoendoscopia, que revelou tratar-se de lesão hipoecoica da quarta camada, biopsiada com agulha fina.

Frente ao quadro clínico, indique

A) a classificação da lesão ulcerada, segundo Forrest.

B) o marcador imunohistoquímico altamente específico para o diagnóstico etiológico.

C) a droga de primeira linha utilizada para o tratamento de lesões dessa natureza não ressecáveis, metastáticas ou recidivadas.

Mulher, 32 anos de idade, se apresenta com quadro de pancreatite aguda necrotizante de etiologia biliar. No segundo dia de internação, é submetida a esfincterotomia endoscópica e retirada de cálculos. Coleções líquidas menores e uma coleção intrapancreática de 7cm são vistas na TC de abdome no décimo dia. No décimo terceiro dia de internação, a paciente cursa com enterorragia, taquicardia e hipotensão, sendo hemotransfundida com 4 unidades de concentrado de hemácias. A endoscopia digestiva alta mostra um coágulo no duodeno distal, sem evidência de sangramento ativo. Após remoção do coágulo com jatos de salina, não se observou patologia subjacente evidente e nem sangramento ativo. A ampola duodenal, vista por endoscópio de visão lateral, mostra apenas o sítio de esfincterotomia, de aspecto normal. A paciente permanece hemodinamicamente estável por 12h e, então, volta a apresentar taquicardia e enterorragia.

Diante desse quadro, cite

A) a causa mais provável do sangramento. B) a melhor forma de tratamento.

C) o agente farmacológico que pode, temporariamente, reduzir o sangramento, no contexto de grande instabilidade hemodinâmica/choque hemorrágico.

Mulher, 40 anos de idade, tem história de um ano e meio de pirose intensa e regurgitação ácida frequente, especialmente quando inclina o tronco. Queixa-se de mãos frias e de que os pés mudam de cor quando expostos a temperaturas mais baixas. A paciente não fuma e tem IMC de 22kg/m2. O sintoma de pirose respondeu bem a

pantoprazol 20mg/dia. A endoscopia digestiva alta foi normal. Diante do quadro clínico, cite

A) o nome do sintoma de mudança da coloração dos pés descrito pela paciente.

B) o anticorpo que, ainda que tenha baixa especificidade, tem alta sensibilidade para o diagnóstico da doença de base. C) os dois achados mais característicos na manometria esofágica desse perfil de paciente.

(6)

Mulher, 70 anos de idade, queixa-se de fadiga crônica. Laboratorialmente apresenta Hb: 9g/d, com microcitose e hipocromia, ferritina: 5ng/m, saturação de transferrina: 4%. A colonoscopia foi normal e a endoscopia digestiva alta mostrou estrias lineares vermelhas em antro, convergindo para o piloro. Foram realizadas biópsias das estrias e a pesquisa para Helicobacter pylori foi negativa.

Diante desse caso clínico, cite

A) o nome da condição descrita na endoscopia, que explica os quadros clínico e laboratorial. B) o aspecto histopatológico mais característico.

C) o tratamento endoscópico de escolha.

Mulher, 67 anos de idade, cursa com diarreia, sibilância, rubor facial e apresenta um sopro de regurgitação tricúspide à ausculta cardíaca. A tomografia de abdome mostrou múltiplas lesões hepáticas sugestivas de processo blastomatoso secundário.

Frente ao caso clínico,

A) determine a mais provável localização do tumor primário.

B) cite um biomarcador, com boa especificidade, para a doença de base. C) cite o agente farmacológico de primeira linha para tratamento desse caso.

Mulher, 35 anos de idade, auxiliar de enfermagem, procura atendimento médico após acidente pérfuro-cortante, há 12 horas, envolvendo paciente portador de hepatite B, com teste rápido negativo para HIV e reagente para hepatite C. A paciente traz cartão vacinal contendo tríplice viral, há 5 anos, 3 doses da dT, há 5 anos, e 3 doses da vacina para hepatite B, há 10 anos, e vacinação para influenza, há 6 meses. Não sabe referir vacinação prévia a esse cartão. Realiza as sorologias AntiHAV IgG reagente, IgM não reagente, AntiHCV não reagente, AntiHBs não reagente, AntiHBc total reagente, AgHBs não reagente, VDRL não reagente, AntiHTLV não reagente e AntiHIV não reagente.

Diante desse quadro,

A) cite o significado dos achados sorológicos das hepatites virais A e B nessa paciente. B) indique a próxima conduta a ser realizada em relação à hepatite B.

(7)

CEREM BAHIA - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2019 - ENDOSCOPIA DIGESTIVA 5

Homem, 58 anos de idade, é internado para investigação de quadro de dor abdominal com cólicas e diarreia, há 1 ano, com fezes líquidas, cerca de 4-5 episódios ao dia, além de crises intermitentes em que tem até 10 evacuações/dia. Teve perda de 14kg no período. No interrogatório sistemático, queixa-se de episódios de dor articular em joelhos, tornozelos e cotovelos, já tendo passado pelo reumatologista e feito uso de corticoterapia, sem melhora. Ao exame, encontra-se descorado, emagrecido, com andar cambaleante e discreto nistagmo horizontal. Ausculta cardiorrespiratória sem alterações. Abdome com dor difusa leve à palpação. Realizada colonoscopia, sem achados. TC de abdome com moderada distensão de alças de delgado, além de linfonodos mesentéricos aumentados. Endoscopia digestiva alta com presença de espessamento das pregas mucosas, com exsudatos esbranquiçados confluentes e algumas erosões em duodeno, em aguardo de biópsias. Exames laboratoriais com antitransglutaminase tecidual IgA negativa, IgA: 250mg/d (VR 40-350mg/d), parasitológico de fezes com Kato-Katz e pesquisa de protozoários negativo em 3 amostras,

AntiHIV não reagente, TSH: 3,40mUI/, Hb: 8,5g/d, leucócitos: 3600cel/mm3, PCR: 23mg/d.

Diante desse quadro, indique

A) a hipótese diagnóstica mais provável.

B) o achado clássico, na biópsia de duodeno, capaz de confirmar a hipótese diagnóstica principal. C) a terapia farmacológica de primeira escolha, no caso (nome da droga).

Homem, 50 anos de idade, natural e procedente de Jacobina-BA, dá entrada na UPA por quadro de icterícia e leve desconforto em hipocôndrio direito, há uma semana, associado a náuseas. Nega quadro semelhante no passado. O paciente foi diagnosticado, há cerca de 2 meses, com tuberculose pleural e iniciou tratamento com o esquema RIPE (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol) desde então. Tabagista 10 anos-maço, nega consumo de álcool, fitoterápicos ou drogas ilícitas. Nega história familiar de hepatopatias. Ao exame físico, emagrecido, normocorado, hidratado, PA: 90X70mmHg, FC: 88bpm, FR: 20irpm, eupneico. Ausculta respiratória e cardíaca sem achados relevantes. Abdome com fígado palpável 2cm abaixo do rebordo costal direito. Extremidades bem perfundidas e sem edema. Exames iniciais com Hb: 12g/d, leucócitos: 4890cel/mm3, plaquetas: 190mil/mm3, Ur: 52mg/d, Cr: 1,1mg/d, AST: 380U/ (VR:

< 40 U/), ALT: 830U/ (VR: < 40 U/), FA: 160U/ (VR: < 120U/), GGT: 564U/ (VN: < 86U/), bilirrubina total: 6mg/d, bilirrubina direta: 4mg/d, Alb: 3,2g/d, tempo de protrombina: 50%, PCR: 10mg/d. Anti-HIV não reagente. Sumário de urina e raio X de tórax sem alterações significativas.

Diante desse quadro, indique

A) a hipótese diagnóstica mais provável.

B) a gravidade e o fenótipo sindrômico bioquímico. C) os três exames mais importantes para o diagnóstico.

(8)

Paciente, sexo feminino, 56 anos de idade, queixa-se de nódulo em região cervical, que percebeu há 3 meses. Nega outras queixas, comorbidades ou história familiar semelhante. Ao exame fisico, bom estado geral, FC: 82bpm. Nódulo tireoidiano pálpavel de consitência fibroelástica, indolor, móvel, com diâmetro de 1,2cm. Sem outros nódulos cervicais palpáveis. Traz exames de TSH: 3mUI/ d (VR: 0,45-4,5 3mUI/d), T4 livre: 0,9ng/d (VR: 07-1,5ng/d), T3: 90ng/d. USG de tireoide mostra nódulo sólido de 1,2x1,0x1,0cm, com bordas regulares, homogêneo e hiperecogênico. Frente ao quadro descrito, indique

A) o diagnóstico mais provável.

B) a conduta para investigação do nódulo tireoidiano.

(9)
(10)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo

Indique a conduta terapêutica mais adequada, caso o exame complementar não apresente sinais de sangramento ativo e o paciente mantenha o mesmo quadro

O programa de inspeção veicular é um programa da Prefeitura de São Paulo gerido pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e, portanto, é válido

Essas práticas alimentares dialogariam com as produzidas pelos moradores do entorno do Parque Memorial Quilombo dos Palmares (PMQP)? Em que medida o parque se torna palco

“A invenção da cidade, percebida pelos antigos como lugar da evolução civil (como mostra a coincidência semântica, em latim, entre civitas e civilitas ‘cidade’

A: conídios aderidos (seta) na região posterior do corpo da larva (GMS, objetiva 20x); B: controle de A (GMS, objetiva 20x); C: germinação dos conídios (setas) 18h após infecção,

Registamos, no en- tanto, que aquelas que não dão o seu inteiro apoio aos objectivos da circular v ê m de cooperativas que já t ê m organizado o seu serviço de distribuição

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP