• Nenhum resultado encontrado

O DOCE NÃO É AMIGO DO NOSSO DENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O DOCE NÃO É AMIGO DO NOSSO DENTE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Clara Agatha De Souza Lopes Maria Júlia Mendes Teixeira De Souza

Sandrynne Vitória Da Silva Barbosa

Cecília Maria Damasceno Dos Santos ( Orientadora ) EMILIANA RITA SOUZA FERREIRA ( Orientadora )

ADRIANA CARVALHO DA SILVA ( Coorientadora)

Prefeitura Do Recife

Escola Municipal Professor Ricardo Gama Recife, Pernambuco / Brasil

em.ricardogama@educarecife.com.br

FEMIC JÚNIOR, JOVEM OU MAIS

FEMIC JÚNIOR Ciências da Saúde

“O DOCE NÃO É AMIGO DO NOSSO”

DENTE

(2)

Apresentação

O trabalho pedagógico acerca da saúde bucal precisa se fazer presente também no ambiente escolar, posto que se configura como um espaço propício para efetuar trocas e reflexões. Construiu-se o projeto acerca da temática com protagonização dos estudantes com idade entre 7 a 8 anos, um total 52 estudantes de 3 turmas de 1° ano nos turnos da manhã e da tarde da Escola Municipal Professor Ricardo Gama, em Recife- Pernambuco. A pesquisa é de abordagem quali/quantitativa, de natureza básica, com objetivos de pesquisa exploratória. Objetivou-se o desenvolvimento de uma consciência crítica, preservação ao hábito de práticas e manutenções de higiene.

Tendo como intuito incentivar melhoria na qualidade de vida com a alimentação e desenvolver o hábito de consulta com dentista.

(3)

Objetivos

Objetivou-se o desenvolvimento de uma consciência crítica, preservação ao hábito de práticas e manutenções de higiene. Tendo como intuito incentivar melhoria na qualidade de vida com a alimentação e desenvolver o hábito de consulta com dentista. Os estudantes se identificaram com os personagens , pois eles perceberam que o dente doía, a troca do dente de leite e a ida ao dentista é necessário para manter a boca saudável. Descobrir o que podemos fazer para evitar que os dentes fiquem Doentes.

Específico

Pesquisar se a quantidade de doce que comemos contribui para estragar os dentes;

Saber porque os nossos dentes ficam com cáries

(4)

Metodologia

As professoras começaram a ler alguns livros, jogos da internet e pedir para assistirmos uns filminhos. Os livros que as professoras leram para a gente foram: “E o dente ainda doía”, de Ana Terra (2012); “O dente de leite”, de Socorro Miranda (2004); “O crocodilo e o dentista”, de Taro Gomi (2013);

“Você já escovou os dentes?”, de Adalberto Cornavaca (2016). Perguntamos:

“Por que os dentes da gente fica doendo e com cárie?; “Por que estamos perdendo nossos dentes de leite?”; “Por que meus dentes de leite já estão com cáries?”; “Será que o dente que vai nascer já vai ser estragado?”. Criamos a pergunta da nossa pesquisa: “Que podemos fazer para evitar que nossos dentes fiquem doentes?”. Então, ficamos curiosos e conversamos com os nossos colegas o que pensavam sobre essas perguntas. Tivemos a visita de uma dentista que observou nossos dentes, nos encaminhou para o dentista e ensinou como devemos escovarmos dentes certinho, usar fio dental e que precisamos visitar o dentista.

(5)

Resultados alcançados

O trabalho iniciou em (Maio e Agosto ), sendo estendido até a final do ano letivo. No decorrer do projeto os alunos atuaram em diversos momentos de compreensão para os cuidados com a saúde bucal, demonstrando da escovação, escovar os dentes 3 vezes ao dia, usar o creme dental e fio dental e que a prevenção é muito importante para manter a boca livre de cárie e incentivar as famílias a também cuidarem dos seus dentes. No começo achávamos que era para comer poucos doces para não estragar os dentes; escovar os dentes após as refeições e após comer doces para não deixar o dente ficar preto e ir ao dentista para cuidar dos dentes quando estiverem estragados. A gente descobriu que também precisamos comer alimentos saudáveis, que fazem bem para o nosso corpo; que o certo é escovar os dentes do jeito que aprendemos com as professoras sempre que comemos, pelo menos três vezes no dia; comer poucos doces para não ficar com os bichinhos das cáries; que também precisamos de escova de dente, pasta, fio dental e o enxaguante bucal e que é preciso realizar as trocas dos dentes para o dente novo crescer. Às vezes, a gente fica com preguiça de escovar os dentes e a boca fica suja e com um cheiro ruim. É porque as bactérias atacam a nossa boquinha quando ela está fechada. A gente pensava que só precisava ir ao dentista quando os dentes tivessem estragados. Também aprendemos a fazer gráficos. A cárie é muito perigosa e vai furar o dente, fazer um buraco e fazer uma festa na nossa boca. Por isso, cuidar dos dentes faz bem para nossa vida e nos deixa mais bonitos.

(6)

Aplicabilidade dos resultados no cotidiano da sociedade

Nós estávamos curiosos em saber porque nossos coleguinhas de sala estavam faltando tanto às aulas por causa dos dentes estragados, que doíam muito e ficavam pretos. Nossos dentes de leite também estavam caindo e as professoras nos explicaram que era porque o outro dentinho precisava nascer, e por isso, o dentinho mais velho ficava mole e precisava ser retirado. A gente não sabia como escovar os dentes direito, nem usar o fio dental, o enxaguante bucal. Nossos pais só nos levavam ao dentista quando estávamos com muita dor.

Aprendemos que precisamos cuidar da nossa alimentação, principalmente com o doce, porque ele não é amigo do nossos dentes e nem do nosso corpo. Conversamos com nossa família sobre tudo que aprendemos e passamos a cuidar melhor dos nossos dentinhos.

(7)

Criatividade e inovação

• O nosso projeto de pesquisa foi muito importante para aprendermos a cuidar melhor dos nossos dentes. Construímos cartazes, fizemos teatrinho de fantoche, fizemos bocas, desenhamos o que aprendemos e nos sentimos muito importantes quando explicamos como fizemos nossa pesquisa para a nossa escola e outras escolas na FECON. Ficamos muito felizes em ganharmos a premiação, por ganhar medalha e tirarmos muitas fotos.

(8)

Considerações finais

Percebemos que este projeto proporcionou momentos de extrema importância no compartilhamento de falas, protagonismos, pensamentos, ideias, soluções e atuações para a rotina pedagógica de nossos estudantes, com um somatório de ações de prevenção e saúde de higiene bucal, ampliou e transformou mudanças significativas na comunidade escolar.

Verificou-se também que ao longo das atividades educativas e preventivas propostas aos estudantes na conscientização e valorização do dente de leite e sua troca, e ( principalmente com sua primeira dentição) criar hábitos saudáveis com uma alimentação, proporcionará mais qualidade de vida e reduzirá as faltas na Unidade Escolar por dores de dentes, assim como garantirá. um sorriso mais radiante e belo. O resultado deste projeto foi de extrema importância, cujo resultado pode verificar com fotos, exposições, depoimentos de estudantes, responsáveis e premiação em Iniciação Cientifica na ( FECON 2019). O objetivo deste trabalho foi alcançado, com muito orgulho por nossa escola e a reflexão dos estudantes com seus familiares, evidenciou a interdisciplinaridade associada a uma prática pedagógica construtivista.

(9)

Insira aqui as instituições, pessoas, patrocinadores, entre outros que contribuíram com o trabalho desenvolvido.

Atenção: As informações de rodapé e logotipo da FEMIC na lateral à esquerda, não podem ser retiradas desse slide/página.

Referências

Documentos relacionados

J.THYMM, Lda., desenvolve a sua atividade de produção de Leite na Herdade Vale de Cardeiros situada na Freguesia de Seda, concelho de Alter do Chão e Distrito de Portalegre (Fig..

É quando a criança aceita e toma como seus os limites e as regras dos seus pais que a parte mais difícil da disciplina está realizada....

- Se somente o município figura como devedor no título executivo judicial, não pode o ex-prefeito, que não participou do processo de conhecimento, ser parte na execução, não

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

Você não nos curou, então, nós sozinhos, além de Você, bem, somos impotentes contra este grande inimigo.” Eu ainda estava chorando.. Jesus: “Ai Erin, como já disse tantas,

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados