• Nenhum resultado encontrado

Copyright Todos os direitos reservados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Copyright Todos os direitos reservados."

Copied!
50
0
0

Texto

(1)
(2)

© Copyright – Todos os direitos reservados.

De nenhuma forma é legal reproduzir, duplicar ou transmitir qualquer parte deste documento, tanto em meios eletrônicos como impressos. A gravação desta publicação é estritamente proibida e não é permitido qualquer armazenamento deste documento, a menos que haja permissão por escrito por parte do editor. Todos os direitos reservados.

As informações contidas neste documento são declaradas como verdadeiras e consistentes, sendo que qualquer responsabilidade em termos de desatenção ou de outro motivo, por qualquer uso ou abuso de quaisquer políticas, processos ou instruções aqui contidos é de

responsabilidade única e exclusiva do leitor. Sob nenhuma circunstância, qualquer responsabilidade legal ou culpa será imposta ao editor, referente a qualquer tipo de reparação, dano ou perda monetária causados por informações aqui contidas, direta ou indiretamente.

Os respectivos autores são os proprietários de todos os direitos não detidos pelo editor.

Aviso Legal:

Este livro é protegido por direitos autorais, sendo exclusivamente

destinado para uso pessoal. Você não pode alterar, distribuir, vender, usar, citar ou parafrasear qualquer parte ou o conteúdo deste livro sem o

consentimento do autor ou do proprietário dos direitos autorais. Ações legais serão tomadas em caso de violação.

(3)

Isenção de Responsabilidade:

Observe que as informações contidas neste documento são

exclusivamente destinadas a fins educacionais e de entretenimento.

Todos os esforços possíveis foram realizados para fornecer informações completas, precisas, atualizadas e confiáveis. Nenhuma garantia de qualquer tipo está expressa ou implícita. Os leitores reconhecem que o autor não está envolvido na prestação de aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional.

Ao ler este documento, o leitor concorda que, sob nenhuma circunstância, sejamos responsáveis por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos,

incorridos como resultado do uso das informações contidas neste documento, incluindo, mas não se limitando a erros, omissões ou imprecisões.

(4)

Sobre o Autor

Pulso Fino é uma equipe de empreendedores digitais que adora compartilhar conhecimento e ajudar outras pessoas no tópico referente a negócios rentáveis.

Palavras De Sabedoria da equipe do site Pulso Fino

"Acreditamos que não há segredos para se tornar bem-sucedido na vida.

E nós realmente acreditamos que o resultado do verdadeiro sucesso na vida é proveniente do trabalho duro, da preparação e, o mais importante de tudo, do aprendizado através das falhas.”

(5)

Sumário

Introdução ... 7

... 8

Capítulo 1 – O Mercado de Alimentação ... 9

Capítulo 2 – Como começar do zero e com pouco investimento? ... 12

1 - Comece com um cardápio pequeno ... 12

2 – Faça a ficha técnica das receitas ... 14

3 – Cuide da segurança alimentar ... 15

3 – Planeje o horário de funcionamento e a área de entrega ... 16

4 - Tenha embalagens adequadas e eficientes ... 18

5 - Formalize o seu negócio ... 19

Capítulo 3 – Formalização do seu restaurante delivery ... 21

CNPJ ... 22

Como fazer o cadastro no MEI? ... 23

Alvarás de funcionamento ... 24

Alvará do Corpo de Bombeiros (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) ... 25

Alvará da Vigilância Sanitária ... 26

... 27

Capítulo 4 – Aplicativos Delivery ... 28

Principais aplicativos de delivery para restaurante ... 29

Capítulo 5 – Como montar o cardápio ideal para o seu delivery? ... 35

... 39

Capítulo 6 – Marketing digital para restaurantes delivery ... 40

Quais recursos de marketing usar? ... 41

Capítulo 7 – Atendimento ao Cliente no Delivery ... 44

Vantagens nas taxas de entrega ... 44

Cadastre seus clientes ... 45

Preze pelas entregas sem atrasos ... 45

Use embalagens adequadas ... 45

Treine seus entregadores ... 46

Avalie o pós-venda ... 47

Saiba lidar com as críticas ... 48

Conclusão ... 50

(6)

Introdução

(7)

Introdução

O mercado de alimentação sempre foi um dos mais rentáveis e a

tecnologia vem aprimorando e abrindo novas oportunidades de negócios.

Porém, abrir um restaurante da maneira tradicional pode ser um grande desafio devido ao investimento financeiro necessário para alugar e

reformar um espaço físico, contratar funcionários, etc., mas também por causa da burocracia envolvida para conseguir as licenças e alvarás.

Mas um nicho específico vem se mostrando ser a solução para quem tem o sonho de trabalhar nesse mercado, mas não pode investir muito, o delivery.

Muitas empresas hoje já são abertas nesse modelo, e vendem seus produtos apenas através das entregas. As vantagens são inúmeras,

começando pela necessidade de espaço menor, e por não ter a localização como um ponto crucial para o sucesso do negócio.

Esses fatores reduzem os custos iniciais do empreendimento e trazem mais praticidade para o empresário.

E esse é o tema desse e-book.

Nas próximas páginas você vai saber mais sobre esse mercado promissor de delivery e conhecerá tudo o que é preciso para montar um negócio de entrega de comidas mesmo que você seja um completo iniciante.

Com esse material você conseguirá utilizar o seu talento para abrir um negócio próprio no ramo da alimentação e poderá realizar o seu sonho de ser empreendedor de sucesso.

(8)
(9)

Capítulo 1 – O Mercado de Alimentação

O mercado de food service, que está relacionado aos alimentos

consumidos fora de casa, aumenta a cada ano e vem demonstrando ser uma peça fundamental para a economia do Brasil.

De acordo com o Instituto Foodservice Brasil, somente em 2018 foram movimentados R$ 205 bilhões no país. E cada vez mais empresas e

pessoas buscam uma fatia desse mercado através de serviços de entrega de comida aos clientes, seja em casa ou no trabalho.

Somente no delivery o movimento é de R$ 10 bilhões por ano.

A eficiência das marcas ajudou bastante nesse resultado. O investimento em inovação, seja no processo das operações como em melhores ações de comunicação, são bons exemplos.

A chegada de novas plataformas de delivery também contribuiu, facilitando o acesso ao consumidor e ampliando o mercado.

Entretanto, esse é um setor diretamente ligado à tecnologia e precisa estar atento ao surgimento de novidades que ajudem a otimizar

processos e a melhorar a experiência dos clientes.

Um levantamento realizado pelo Sebrae confirma a preferência dos consumidores por restaurantes que entregam em domicílio. O estudo descobriu que cerca de 50% dos restaurantes e lanchonetes ligados à instituição oferecem o serviço de delivery, sendo que 12% desses não possuem loja física, ou seja, trabalham exclusivamente com entregas.

Outra pesquisa, agora realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), mostrou que o crescimento no número de pedidos através dos aplicativos de delivery gira em torno de 12% a cada

(10)

mês.

O perfil de consumo também mudou nos últimos anos. Até bem pouco tempo esse mercado era dominado por pizzarias, mas hoje com bem poucos cliques é possível receber em casa até mesmo pratos requintados de chefs famosos.

Hoje nos principais aplicativos é possível encontrar um variado cardápio, com mais de 30 tipos de culinária e inclui grandes redes de alimentação até pequenos restaurantes locais e gourmet.

As porções familiares também ganham cada vez mais destaque e também os pedidos surgem em ocasiões mais frequentes e diferentes. Houve um aumento, por exemplo, no volume de pedidos de café da manhã. Bolos, doces e sorvetes também

entraram nas listas de aumento de pedidos.

O crescimento do

segmento de food delivery demonstra uma tendência de mercado. Nesse

universo a tecnologia impulsiona o

empreendedorismo e impacta positivamente o faturamento mensal das micro e pequenas

empresas em até 20%.

(11)
(12)

Capítulo 2 – Como começar do zero e com pouco investimento?

Se você tem pouco dinheiro para investir em um negócio próprio, mas tem o sonho de abrir um restaurante, o mercado de delivery pode ser a solução.

Por não exigir uma localização específica de grande movimento, é possível abrir um restaurante em um local mais afastado ou até mesmo dentro de casa, o que reduz ainda mais os custos de abertura.

Além disso, com o delivery não é preciso contratar garçons, mobiliário, segurança, decoração, etc.

Muitas vezes é preciso apenas completar os utensílios que você já tem na sua cozinha para começar a trabalhar.

Mas, apesar de ampliar as chances de sucesso e lucratividade um delivery é uma empresa e como tal precisa de atenção e cuidados, principalmente no início do funcionamento.

Então nunca se esqueça de que o planejamento sempre será o grande amigo do seu negócio. Fazer um plano de negócios, mesmo que seja simples, já exige que você pense em diversas questões que poderiam passar despercebidas.

É fundamental fazer uma previsão de custos, pensar na abrangência do negócio, na distribuição e entregas, no marketing. Tudo isso deve ser avaliado antes mesmo de testar as receitas.

Além disso, algumas dicas são importantes para minimizar os riscos do negócio.

(13)

1 - Comece com um cardápio pequeno

Quem está começando um negócio costuma querer mostrar logo no início toda a sua expertise culinária. É normal querer agradar todos os gostos e atrair o maior número de clientes possível.

Mas é preciso entender que ter um cardápio muito grande, com muitas opções, significa ter que comprar muitos ingredientes e manter um estoque grande.

Isso aumenta o investimento inicial e também o risco de desperdícios, já que estamos falando de alimentos perecíveis normalmente.

Lembre-se também de que quanto mais ingredientes você precisar estocar, mais espaço de armazenamento precisa ter, e isso também é custo. Outro custo embutido também é o da compra recorrente, que pode comprometer o seu fluxo de caixa.

E nem pense em diminuir a qualidade dos ingredientes para aumentar o lucro. Os clientes sabem quando estão pagando caro por um prato com baixa qualidade.

Por isso prefira montar um cardápio com um número menor de opções, mas que permita a você fazer um bom aproveitamento dos ingredientes.

Também é importante respeitar a relação entre o tamanho do seu

orçamento e o tamanho do seu restaurante. Se você tem pouco dinheiro para investir inicialmente, não deve planejar abrir um restaurante de grande porte.

É preciso manter um equilíbrio. Com certeza você quer fazer o seu negócio crescer, mas se desesperar e querer fazer mais do que pode no momento pode comprometer o crescimento.

(14)

2 – Faça a ficha técnica das receitas

Quando o dinheiro é curto qualquer desperdício se torna um problema ainda maior. Nesses casos é essencial usar cada ingrediente de maneira racional

Por isso é importante fazer a ficha técnica de cada receita e usá-la desde o primeiro dia de funcionamento.

Esse documento deve conter as receitas de maneira bastante técnica. É um sistema que permite calcular com precisão o custo de cada refeição e controlar os insumos.

A ficha técnica deve conter alguns itens importantes:

Categoria da receita (prato principal, sobremesa, etc.)

Nome da receita (uma dica é criar um código numérico para ser usado também no cardápio)

Foto do prato montado

Rendimento (individual ou serve duas pessoas)

Lista de ingredientes

Tempo de preparo

Modo de preparo

Custo da receita

Preço praticado

(15)

3 – Cuide da segurança alimentar

A segurança na manipulação dos alimentos precisa ser um pilar no seu negócio já que qualquer incidente pode causar prejuízos irreversíveis para a empresa.

É fundamental que o espaço de preparo de alimentos seja muito bem preparado. É preciso manter afastado os itens de contaminação, como produtos químicos, e também os riscos físicos como papeis, clipes, canetas, que sejam usados nas anotações dos pedidos, por exemplo.

É preciso ter total atenção às práticas que previnem a proliferação de micro-organismos nocivos à saúde. Evitar a contaminação cruzada, ter cuidados com a qualidade de água utilizada, o descarte correto do lixo, entre outros fatores devem ser cuidados com atenção no restaurante.

A Anvisa divulga as normas relacionadas às boas práticas de manipulação de alimentos, que devem ser seguidas rigorosamente para minimizar os riscos de contaminação.

Em relação ao entregador, ele não pode ter contato direto com o alimento de forma alguma e, preferencialmente deve evitar também o contato com dinheiro para evitar a contaminação das embalagens.

Todas as pessoas envolvidas a manipulação e entrega dos alimentos devem ser conscientizadas sobre as normas de segurança alimentar e devem se envolver no cumprimento delas.

(16)

3 – Planeje o horário de funcionamento e a área de entrega

Mesmo no delivery, estar com o restaurante em funcionamento envolve custos, nem que seja a sua disponibilidade de atender aos pedidos, então é fundamental pensar muito bem no horário de funcionamento da sua empresa.

Essa análise deve ser feita considerando o tipo de comida oferecida no seu restaurante. Hoje a comodidade tem falado mais alto em muitos momentos, até mesmo no café da manhã.

É importante avaliar em qual momento do dia os consumidores estão mais propícios a comprar o tipo de alimento vendido por você.

Uma pizzaria pode ter mais saídas durante à noite, enquanto um

restaurante de marmitex, por exemplo, certamente terá mais sucesso durante o dia.

Outra ideia é fazer testes. Divulgue o horário estendido e veja se existe demanda. Esse, por exemplo, pode se transformar em um diferencial do seu restaurante.

Se o seu delivery fica em uma cidade pequena, é mais fácil atender todos os bairros, mas se for uma capital ou mesmo cidade metropolitana, o melhor a fazer é setorizar para evitar demora nas entregas.

Lembre-se de que a comida precisa chegar quentinha e atrasos ou

mesmo a definição de longos períodos de espera para receber o pedido podem comprometer a qualidade do serviço.

(17)

Em alguns casos até mesmo a integridade do alimento pode ficar

comprometida. Imagine um restaurante que venda comidas congeladas e a entrega demora mais de 40 minutos para ser feita durante o verão.

É muito provável que o cliente faça uma reclamação.

Então, o melhor a fazer no início, em que o valor a ser disponibilizado

para investimento é menor, é definir bairros mais próximos para entrega.

Dessa forma você pode contar com um número menor de entregadores.

Outra saída é se cadastrar em aplicativos de delivery que oferecem o serviço de entregadores embutido na mensalidade.

Mais a frente nesse e-book vamos falar um pouco sobre essas opções e você entenderá melhor esse funcionamento.

(18)

4 - Tenha embalagens adequadas e eficientes

Uma das maiores dificuldades dos restaurantes delivery é manter a qualidade da comida até a casa do cliente.

Quando a embalagem não é adequada, é muito comum para um

restaurante receber reclamações da pizza que chegou com o recheio todo misturado, na massa que teve o molho vazado e também das bebidas que chegam tão quentes como deveria ser a comida.

Por isso, para evitar esse tipo de reclamação, é fundamental investir em embalagens de qualidade, que realmente acondicionem adequadamente os produtos.

Dependendo do caso, pode ser interessante buscar fornecedores que estejam abertos a trabalhar junto com você para criar compartimentos que ajudem a preservar ao máximo as características dos pratos, evitando vazamentos e a perda da temperatura ideal.

E não se esqueça dos selos que garantem que a embalagem não foi violada.

Esses cuidados contam pontos a favor do seu restaurante aos olhos dos clientes, mostra que você se importa com a

experiência do consumidor e se reverte em fidelização dos

clientes.

(19)

5 - Formalize o seu negócio

Um dos grandes erros de pequenos empreendedores de primeira viagem é acreditar que não precisa formalizar o seu negócio.

Hoje em dia existem recursos bastante simples para formalizar a empresa.

Um deles é a criação e um cadastro como Microempreendedor Individual (MEI).

No próximo capítulo você vai ter um passo a passo para realizar essa formalização, mas o que você precisa entender nesse momento é que ter um CNPJ pode abrir portas para a sua empresa já que ele permite que você emita nota fiscal para pessoas físicas e/ou jurídicas.

Com o CNPJ você também poderá se cadastrar em aplicativos de delivery, que aumentam consideravelmente a divulgação e as vendas da sua

empresa, e conseguir os alvarás de funcionamento necessários.

Além disso, garante a você alguns benefícios importantes como auxílio doença, maternidade e aposentadoria.

(20)
(21)

Capítulo 3 – Formalização do seu restaurante delivery

Abrir um negócio no ramo da alimentação costuma ser um tanto mais complicado do que em outras áreas. Isso acontece por causa da

necessidade de garantir a qualidade dos produtos comercializados.

São necessários diversos documentos específicos e a vistoria do local onde os alimentos serão manipulados para conseguir todos os alvarás de funcionamento.

Mas, embora seja mais burocrático, não é impossível e ter todos os documentos em dia aumenta as chances de conseguir aproveitar oportunidades de surgem.

E aqui você vai ter um passo a passo para formalizar o seu negócio delivery sem problemas.

(22)

CNPJ

O primeiro passo para legalizar a sua empresa é abrir um CNPJ.

Como aqui estamos falando de pessoas que desejam iniciar um negócio pequeno, ainda sem contar com muito investimento, vamos citar a

maneira mais simples e menos burocrática para conseguir o seu CNPJ, que é através do cadastro com Microempreendedor Individual (MEI).

O MEI foi criado para que trabalhadores informais possam atuar dentro da legalidade. Para isso foi criado um sistema que facilita a abertura da empresa e oferece carga tributária diferenciada, reduzida.

Para se cadastrar como MEI o empreendedor não pode ser sócio ou titular em qualquer outra empresa e deve exercer uma das atividades

econômicas permitidas para essa categoria.

Felizmente entre essas atividades existe a de “Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar” que se

enquadra perfeitamente nos restaurantes delivery.

Outra exigência para o enquadramento como MEI é não obter

faturamento superior a R$ 81 mil por ano (R$ 6.750,00 mensais), e só é permitida a contratação de um funcionário.

É importante também saber que, se você estiver recebendo auxílio- doença, seguro-desemprego ou se for aposentado ou pensionista por invalidez poderá perder o benefício já no mês seguinte ao cadastro.

Outra informação importante é que existe uma cobrança mensal

simplificada referente aos impostos devidos. Ela engloba diversos tributos federais, estaduais e municipais e é paga através de uma taxa única

cobrada no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O valor é fixo, de pouco mais de cerca de R$ 50,00, dependendo do caso.

O pagamento dessa taxa garante direitos como à aposentadoria, auxílio- doença, licença-maternidade, entre outros.

(23)

Como fazer o cadastro no MEI?

Para se cadastrar é preciso acessar o site

www.portaldoempreendedor.com.br e clicar no botão “Formalize-se”.

Alguns documentos serão solicitados como:

 CPF

 Cadastro no Brasil Cidadão (é possível realizar o cadastro na página)

 Título de Eleitor ou recibo da Declaração de Imposto de Renda dos últimos dois anos

Será apresentado um formulário que deverá ser preenchido com muita atenção e, no final, você deverá aceitar as declarações para concluir o cadastro.

Após esse processo será criado e fornecido o número do seu CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará provisório de

Funcionamento. Tudo isso será gerado no documento único CCMEI (Certificado de Condição de Microempreendedor Individual).

Todo esse processo é feito eletronicamente e não é preciso assinar nada, nem enviar cópias.

Pronto! Sua empresa está aberta oficialmente.

Mas o processo de regularização ainda não acabou.

(24)

Alvarás de funcionamento

A abertura do MEI concede um Alvará provisório de funcionamento, e

você terá um prazo, de normalmente 6 meses, para conseguir o definitivo.

Para isso você deverá comparecer à prefeitura da sua cidade para realizar o cadastro de contribuinte. Essa é a forma de registrar a empresa no seu município, e dessa forma será gerada a inscrição municipal.

A prefeitura analisará o endereço cadastrado no negócio. Cada cidade estabelece as zonas da cidade em que é permitido ou não constituir empresas.

Se estiver tudo correto o Alvará de Funcionamento será liberado para o MEI.

Algumas prefeituras disponibilizam esse processo de retirada de alvará pela internet, então verifique se é o caso da sua cidade.

(25)

Alvará do Corpo de Bombeiros (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros)

Esse alvará será exigido se for identificado que a empresa tem grande circulação de pessoas e/ou que tenha a presença de material inflamável, que possa gerar riscos.

A principal função desse documento é verificar se, em caso de situações emergenciais, as pessoas envolvidas terão chance de sair do local de forma segura, e também de comprovar que o ambiente possui todos os equipamentos de segurança para combater incêndios.

Mesmo que o local seja alugado, o empreendedor é quem deverá fazer essa solicitação.

Para solicitar esse Alvará é preciso procurar o órgão oficial do Corpo de Bombeiros da sua cidade e verificar o processo completo.

Cada cidade pode ter processos diferenciados. Mas em geral será feita uma medição do local de funcionamento da empresa e o órgão definirá uma classificação de risco, sendo:

Branca - Residências familiares de até 200m² com baixo ou médio risco de incêndio

Verde – Construções de até 200m², porém com capacidade de até 100 pessoas (lanchonetes, lojas, restaurantes)

Amarela – Construções com 200m² a 750m²

Vermelha – Construções com mais de 750m²

(26)

Alvará da Vigilância Sanitária

Empresas que comercializam alimentos e produtos químicos precisam de vistoria da vigilância sanitária.

Não existe um roteiro padrão de vistoria e retirada desse alvará. Cada tipo de empresa pode ter uma necessidade diferente que será avaliada de acordo com as condições e necessidades do lugar.

A vigilância sanitária verificará se o ambiente está em acordo com os padrões estabelecidos pela Agência de Vigilância Sanitária.

Mais uma vez o melhor a fazer é procurar a prefeitura ou o órgão de

vigilância sanitária da sua cidade para obter as informações precisas sobre as exigências locais.

Apesar de serem processos burocráticos, eles são essenciais para garantir o crescimento da sua empresa e evitar problemas como multas ou a

interdição do local no futuro.

(27)
(28)

Capítulo 4 – Aplicativos Delivery

Você pode optar por criar a sua estrutura própria de divulgação do seu delivery. Muitas empresas preferem esse modelo de negócio para não ter que pagar as taxas da plataforma, que geralmente envolvem uma

mensalidade e um percentual sobre cada venda realizada.

Mas, além do próprio custo de manutenção de um sistema de

atendimento por telefone ou por Whatsapp, se por um lado existe a

economia de custos nas taxas, por outro perde-se com o menor potencial de divulgação e atração de clientes.

As plataformas de delivery já são muito conhecidas e hoje existem diversas opções. Elas facilitam a escolha e o pedido das comidas.

Para o cliente, basta abrir o aplicativo e terá acesso a diversos produtos para escolher, e informações que ajuda a comprar o que deseja para aquele momento.

Por outro lado, para o restaurante, os pedidos chegam na tela do aplicativo. Basta preparar, embalar e enviar para a entrega.

Disponíveis tanto para smartphones Android como para iPhone, as plataformas também buscam a diferenciação através de descontos e facilidades da entrega.

Todo esse processo permite que o atendimento seja mais rápido e também diminui as chances de errar na hora de registrar os pedidos.

As plataformas mais completas ainda oferecem sistema de pagamento online, que permite o pagamento do pedido pelo cliente direto no aplicativo. Isso elimina as chances de ter problemas com o pagamento como falta de troco ou de sinal na maquininha.

(29)

Principais aplicativos de delivery para restaurante

Estudos do setor mostram que o uso dos aplicativos de delivery

aumentam em até 50% o número de pedido de um restaurante. Dessa forma você consegue perceber a importância desse recurso para o sucesso da empresa.

Mas, com tamanha visibilidade e caindo no gosto do público, hoje já existem muitos aplicativos, cada um com vantagens e desvantagens próprios.

1 - iFood

Sem dúvidas esse é o aplicativo mais popular no Brasil. Está presente em mais de 400 cidades e registra mais de 14 milhões de pedidos mensais.

A principal vantagem para o consumidor é a variedade de cardápios e opções, além disso a plataforma tem uma excelente ação de marketing que ajuda a aumentar consideravelmente sua visibilidade.

Essa é uma das plataformas que oferecem pagamento online, o que

amplia as facilidades tanto para o consumidor como para o empreendedor.

O iFood disponibiliza uma série de ferramentas para incrementar o negócio e melhorar as vendas. Eles oferecem inclusive cursos de

orientação ao empreendedor para tirar dúvidas e melhorar a gestão do negócio.

A desvantagem fica, principalmente, com as taxas cobradas, que são consideradas muito altas por algumas pessoas.

Hoje o iFood oferece duas modalidades de contrato. Uma delas não inclui o serviço de entrega, ou seja, o restaurante precisa ter uma equipe de entregadores. Nessa modalidade a sua empresa utilizará o aplicativo apenas para receber os pedidos e pagamentos em alguns casos. Nessa modalidade é cobrada uma mensalidade no valor de R$ 100,00, além da taxa de 12% sobre cada pedido fechado, caso venda mais de R$ 1800,00

(30)

por mês.

Na segunda modalidade o iFood inclui o serviço de entrega, sendo assim o restaurante não precisa se preocupar com isso. Nesse caso a cobrança mensal é de R$ 130,00, além da taxa de 27% cobrada por cada pedido, caso venda mais do que R$ 1800,00 mensais.

Nas duas modalidades a plataforma oferece isenção na cobrança da mensalidade nos 3 primeiros meses.

Os restaurantes cadastrados na plataforma são integrados a um sistema próprio que direciona os pedidos a uma impressora especial, que

funciona apenas para as entregas do aplicativo.

Uma equipe monitora todas as informações entre clientes e

estabelecimentos. Assim é garantida a seguranças das operações, tanto para os clientes como para os restaurantes.

Outra desvantagem citada pelos restaurantes é a padronização do layout da plataforma. Todos os restaurantes recebem as mesmas condições e isso dificulta se destacar no aplicativo.

A plataforma está experimentando um novo serviço, já disponível nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, que cobra uma assinatura mensal do consumidor, que pode variar de R$ 9,90 a 19,90, e os pedidos feitos pela pessoa não

terão cobrança de taxa de entrega.

O iFood repassa o valor das vendas realizadas online em até 30 dias, transferindo diretamente para uma conta bancária

cadastrada.

(31)

2 – Delivery Much

É o principal concorrente direto do iFood e funciona com princípios semelhantes também.

O serviço está disponível em mais de 160 cidades e oferece também uma vasta opção de tipos de comida.

A vantagem desse aplicativo é que a empresa procurou se estabelecer em cidades em que o iFood não havia chegado, então pode ser que essa seja a melhor opção para a sua cidade.

O restaurante cadastrado paga uma taxa administrativa de 12% sobre o valor do pedido que é utilizada para manter a plataforma em pleno funcionamento.

Para aderir o restaurante precisa entrar em contato com a franquia Delivery Much da sua cidade, ou acessar o site da plataforma.

A plataforma permite o cadastro através de CPF, porém nesse caso não será disponibilizada a opção de pagamento online para o cliente.

Ao finalizar o processo de adesão o restaurante é incluído no aplicativo e a empresa passa a aparecer entre as opções da região. Esse processo pode levar entre 3 e 5 dias úteis.

(32)

3 – Uber Eats

O Uber Eats é um braço da entrega de transporte Uber e chegou ao Brasil para buscar seu espaço no mercado de delivery de comidas.

O nome da empresa principal ajuda a dar visibilidade ao serviço, que em agosto de 2019 foi o aplicativo mais baixado nas lojas de aplicativos.

E a empresa preza pela qualidade dos serviços. Para ter acesso à plataforma é preciso passar por uma análise. Somente depois de aprovado é que o restaurante pode fazer parte do catálogo.

Para solicitar parceria é preciso acessar o site da plataforma e clicar em

“Adicione seu restaurante”. Você será direcionado para uma página com formulário onde deverá inserir informações da empresa.

O Uber Eats não aceita parceria com restaurantes que tenham muitas avaliações negativas, por exemplo, Se tiver muitos problemas com as entregas também.

A empresa quer formar parcerias com restaurantes que oferecem qualidade aos seus clientes.

Esse fator de qualidade imposto pelo Uber Eats transmite que a sua empresa tem alto padrão, gera mais credibilidade.

Uma das vantagens é que a plataforma está disponível também no

aplicativo do Uber, então o público acaba sendo bem maior. O usuário não precisa baixar dois aplicativos, o que é interessante para quem tem pouco espaço ou memória no celular.

No cadastro do usuário também é possível registrar alergias e restrições alimentares, e o aplicativo otimiza as ofertas.

A empresa também está testando entregas com drones, para fugir dos congestionamentos dos grandes centros.

(33)

O Uber Eats costuma gerar um aumento considerável no faturamento dos restaurantes parceiros, por isso é preciso cuidado para não ficar sem estoque ou comprometer a eficiência dos processos.

Os restaurantes cadastrados pagam uma taxa média de 21% sobre o valor da venda. Não há cobrança de mensalidade.

O aplicativo está disponível em mais de 70 cidades brasileiras e continua expandindo.

Em algumas localidades é possível que o restaurante tenha seus próprios entregadores, aumentando a agilidade da entrega. Outra facilidade que atrai muito clientes é a possibilidade de comprar em grupo, através de um link compartilhável. Essa função permite que familiares e amigos

adicionem produtos no carrinho.

O Uber Eats possui uma estratégia de marketing forte e oferece descontos para a primeira compra.

(34)

(35)

Capítulo 5 – Como montar o cardápio ideal para o seu

delivery?

Obviamente os pratos que serão oferecidas pelo seu restaurante delivery dependerá do estilo do seu negócio e do orçamento disponível para os ingredientes.

É preciso fazer um estudo minucioso para identificar quais pratos são realmente lucrativos. Alguns deles simplesmente não são rentáveis, seja por terem ingredientes muito caros ou porque eles não têm muita saída, não vale a pena incluir no seu cardápio.

E, se você já tem um cardápio e percebeu que alguns pratos não são rentáveis, não à mal algum em retirá-los. O que não pode acontecer é o cliente fazer um pedido de um prato que você não pode entregar.

Por isso mantenha sempre o seu cardápio atualizado no aplicativo para evitar esse tipo de frustração para o cliente.

Nas plataformas de delivery existem aqueles tipos de comida que são os mais pedidos, as preferências nacionais, mas até mesmo esse

comportamento está mudando e cada vez mais pessoas buscam outros tipos de comida para variar as refeições. Ou seja, tem espaço para todo mundo.

Vamos falar agora dos pratos mais pedidos para ajudar você a decidir, caso esteja em dúvida sobre o que oferecer.

(36)

1º lugar - Lanches e hambúrguer

Sim, se você achou que seria a pizza se enganou.

Os lanches hoje são os vencedores no número de pedidos por aplicativo.

No iFood eles representam 30% dos pedidos.

Então, se você quer começar a trabalhar com delivery de comida e ainda está em dúvida sobre o tipo mais aceito, pode investir nos lanches. Mas, é claro, tudo depende da qualidade e da divulgação que você vai fazer dos seus produtos.

Uma dica legal é investir nas refeições artesanais, como os hambúrgueres, e variar nas combinações de molhos, por exemplo.

O mercado de comidas veganas também está em alta e oferecer pelo menos uma opção para esse público é uma grande sacada.

2º lugar – Pizza

Você errou no primeiro, mas não no segundo lugar. As pizzas continuam sendo as queridinhas dos encontros com amigos e das noites em casa com a família, e sozinhas representam 23,6% dos pedidos no iFood.

A verdade é que o costume de pedir pizza vem de bem antes da existência dos

aplicativos. A tecnologia só facilitaram tudo isso.

Outra vantagem de montar uma pizzaria é o custo benefício. Os ingredientes podem ser básicos e aproveitados em muitas opções, aumentando os itens no cardápio sem

modificar muito a compra dos ingredientes.

(37)

3º lugar - Marmitex

A rotina corrida do dia a dia, principalmente nas grandes cidades, faz com que muitas pessoas tenham dificuldade de preparar suas refeições em casa.

Seja por falta de tempo ou de disposição, a realidade é que a comida tradicional representa 12,4% dos pedidos no iFood, por exemplo.

E essa é uma grande oportunidade para empresas que oferecem pratos caseiros, de comida tradicional. Se você tem um bom tempero e sabe cozinhar bem, essa pode ser uma chance incrível de faturar.

4º lugar - Comida Japonesa

A culinária japonesa tem caído no gosto dos brasileiros, até mesmo nas cidades do interior.

Entre os tipos de comida mais pedidos a japonesa ocupa o 4º lugar, sendo 9,2% dos pedidos no iFood.

Então, se você sabe fazer as receitas como temaki, sushi e tantos outros pratos da culinária japonesa pode escolher essa opção e certamente terá ótimos resultados.

5º lugar – Comidas Saudáveis

A preocupação com a saúde e com o bem-estar nunca foi tão alto e, da mesma forma que a comida tradicional, nem sempre é fácil preparar em casa receitas saudáveis.

Por isso esse é mais um nicho de mercado importante a ser considerado, principalmente por ele ser 5,5% dos pedidos. A grande vantagem é que esse mercado ainda está carente de oferta e possui demanda crescente.

(38)

Mas o tipo de comida não é a única preocupação da hora de montar um cardápio para o seu restaurante delivery.

Seja lá de qual tipo for o seu cardápio, ele precisa ter as informações essenciais como ingredientes e os valores.

As informações sobre ingredientes são fundamentais para evitar que um cliente reclame por ter algum ingrediente que ele não goste, ou mesmo que tenha alergia.

Também é preciso indicar se o prato contém glúten, lactose, se é vegetariano ou vegano, por exemplo.

Na hora de incluir os pratos no aplicativo, separe por categorias e coloque o nome do prato com os ingredientes ao lado.

O preço também precisa ficar bem claro para o cliente, além disso, se houver a possibilidade de incluir ingredientes a mais, é preciso informar que haverá cobrança, por exemplo.

Uma dica é segmentar o cardápio por tipos e não por preço. Quanto mais organizada for essa separação, mais fácil será a escolha para o cliente.

Utilize fotos reais dos pratos. Isso também ajuda o cliente a perceber melhor o que ele está pedindo. Tire fotos de qualidade, se for preciso contrate alguém para fazer as fotografias e busque sempre entregar o prato tão bonito quanto a foto.

Outra dica legal sobre os cardápios é criar opções diferentes para cada período do dia. Se você oferece uma variedade de pratos, pode criar um cardápio para o dia, por exemplo, e outro para a noite.

(39)
(40)

Capítulo 6 – Marketing digital para restaurantes delivery

Certamente você já ouvir o ditado “Quem não é visto, não é lembrado” ou então “O marketing é a alma do negócio”.

Ambas as frases refletem uma verdade inquestionável: toda empresa precisa investir em marketing para que as pessoas conheçam e se interessem pelos produtos e assim se tornem clientes.

Mas hoje o marketing pode envolver tantos recursos diferentes que o empreendedor pode ficar confuso e acabar não aproveitando todo o potencial do negócio.

A ideia do marketing é divulgar e chamar a atenção dos possíveis clientes, para que mais pessoas tenham interesse em experimentar os pratos e as promoções.

Mas, além disso, o marketing também se tornar um diferencial competitivo contribuindo assim para a construção da marca e impulsionando o retorno financeiro.

O início de qualquer estratégia de marketing é conhecer o público-alvo.

Essa etapa é importante para identificar as melhores ações e canais

que as pessoas

normalmente estão presentes, e assim interagir com elas.

(41)

Quais recursos de marketing usar?

Antes mesmo de fazer as primeiras ações de marketing você precisa ter certeza de que sua empresa está estruturada em relação ao processo de preparação e entregas dos produtos.

Você deve pensar nisso antes porque se o cliente não tiver uma boa experiência, dificilmente voltará a comprar e tampouco recomendará o seu restaurante.

Se você tiver entregadores próprios, pode personalizar o uniforme e o veículo usado na entrega. Além disso, é fundamental se certificar que eles serão educados e gentis com os clientes.

Isso ajuda a construir uma imagem positiva da sua empresa e incentiva o boca a boca que sempre gera resultados.

Redes sociais

Mas, entrando nas ferramentas de marketing as redes sociais são muito importantes por atingirem um grande número de pessoas com baixo custo.

Quase todas as pessoas estão em alguma rede social. Então crie canais nas principais redes sociais do momento, e que façam sentido para atrair o público desejado.

Divulgue esses canais em toda a sua comunicação como cardápios, folders, embalagens personalizadas, e convide os clientes a acompanharem as novidades por lá.

Mas não adianta achar que somente criar uma rede social resolverá toda a sua divulgação. É preciso movimentar essa rede, se conectar com os clientes e, principalmente incentivar as pessoas a sempre querer saber mais. Uma dica legal é criar ofertas exclusivas através desses canais para atrair ainda mais seguidores.

(42)

Mídias Pagas

O início da estratégia de marketing, enquanto as redes sociais ainda são pouco movimentadas, é importante usar anúncios para divulgar o negócio.

A grande vantagem é que no marketing digital é possível administrar o investimento financeiro e adequá-lo ao seu orçamento.

As campanhas no Facebook e no Google podem ser direcionadas para o seu delivery, usando palavras-chave e segmentações de público diferentes.

Use imagens impactantes, que gerem a vontade de comer e chamadas para a pessoa consumir na hora.

E não se esqueça de usar a geolocalização a seu favor. Mostre seus anúncios apenas para as pessoas da sua região.

Programas de fidelidade

Depois de conquistar o cliente e receber o seu primeiro pedido, é importante criar também ações para fidelizá-lo, ou seja, para que ele queira comprar novamente.

Além da qualidade dos produtos, criar um programa de fidelidade também pode ser uma boa estratégia de marketing.

Hoje existem ferramentas automatizadas de fidelização. São aplicativos que bonificam o cliente de acordo com a quantidade de pedidos, o valor em compras ou até mesmo cria um sistema de pontuação.

Cupons de desconto

Essa é uma estratégia que sempre dá certo. Você pode usar tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar quem já conhece seu restaurante.

(43)

(44)

Capítulo 7 – Atendimento ao Cliente no Delivery

Uma das premissas das empresas de sucesso é o bom atendimento aos clientes.

No caso dos restaurantes delivery, o atendimento de qualidade pode se transformar em um grande diferencial, quando a empresa consegue oferecer um relacionamento mais próximo e personalizado no contato com o cliente.

Já falamos sobre a importância de contar com entregadores educados e gentis e reforçamos esse conceito, principalmente porque eles são o contato com os clientes.

Mas, além deles, outras ações podem ser percebidas com atendimento de qualidade e certamente ajudam na fidelização dos clientes.

Vantagens nas taxas de entrega

Cobrar taxa de entrega muito alta pode ser prejudicial para a sua empresa e acabar afastando os clientes. É melhor definir um perímetro de

abrangência que permita a cobrança justa para ambos os lados.

Se local da entrega for muito próximo você pode, por exemplo, isentar o cliente da taxa. Isso com certeza fará o cliente considerar o seu

restaurante todas as vezes que for pedir comida.

Outra ideia é oferecer o serviço gratuitamente a cada X vezes que ele fizer um pedido. Brindes e descontos para a próxima compra também ajudam valorizar a sua oferta.

(45)

Cadastre seus clientes

É importante que você crie um cadastro de clientes do seu restaurante que contenha informações como nome, telefone e endereço.

Essas informações são muito importantes para criar ações de marketing, por exemplo, para entender melhor o cliente, e para construir um

relacionamento mais próximo com ele.

Preze pelas entregas sem atrasos

Se existe uma coisa que desagrada qualquer cliente é o atraso no tempo de entrega. Por isso é fundamental manter seu restaurante e as entregas muito organizadas.

Uma forma de otimizar as entregas e considerar a distância. Um pedido em um local próximo do seu restaurante pode ser feita mais rapidamente e sem comprometer o prazo das outras entregas em locais mais longe.

O mais importante é que todas as entregas sejam realizadas dentro do prazo definido no momento do pedido. Na verdade, o ideal é surpreender pela agilidade e entregar até mesmo com certa antecedência.

Use embalagens adequadas

Outro fator que pode causar muitos problemas é a entrega de produtos em embalagens inadequadas. Falamos um pouco sobre isso no início

desse e-book, mas o assunto é tão importante que merece falar mais uma vez.

A embalagem adequada é aquela que manter a integridade e a

temperatura do alimento durante todo o trajeto da entrega até a casa do cliente.

(46)

Quando utilizamos embalagens frágeis demais e com pouca qualidade os líquidos do prato, como molhos, por exemplo, podem derramar.

Dependendo do caso pode ser necessário até mesmo usar duas embalagens, o que aumenta o custo.

Isso sem falar nas embalagens que não mantem a temperatura. A pizza chega fria e toda misturada, e o refrigerante chega quente.

Hoje existem no mercado embalagens feitas com diversos tipos de materiais como papelão, alumínio, isopor, plástico e até metal.

É importante identificar o melhor material para o tipo de alimento que você entrega e buscar a embalagem de melhor qualidade.

Pense também que essa embalagem, junto com o entregador, é o contato direto com o cliente. Entregar seus produtos em uma embalagem comum, sem personalização e sem cuidado pode transmitir uma imagem negativa da sua empresa. Então esse é um investimento importante para o

crescimento e imagem do seu negócio.

Treine seus entregadores

Os entregadores são o contato direto com o seu cliente sendo assim eles precisam ser muito educados e gentis, como já falamos.

Entregadores sem o treinamento adequado podem cometer erros no trânsito e comprometer tanto a qualidade do produto como a imagem da sua empresa diante dos clientes.

Sendo assim é fundamental oferecer treinamento para seus entregadores para evitar esse tipo de problema.

Durante o treinamento você deve ressaltar a importância deles nesse processo. Crie um roteiro que inclua dizer o nome do restaurante, o nome do consumidor, o pedido conforme conste na nota e a forma de

pagamento escolhida. Também é gentil desejar uma boa refeição ao sair.

(47)

Avalie o pós-venda

A última etapa da venda deve ser a análise do processo e a verificação da satisfação do cliente.

É importante saber qual foi a avaliação do cliente sobre os produtos

entregues, sobre o atendimento, o tempo de espera, entre outros fatores.

Todas essas informações são úteis para identificar falhas e necessidades de melhorias nos seus processos internos, e também para conquistar definitivamente o cliente.

Todos esses cuidados com o atendimento ao consumidor final ajudam a fazer dele um divulgador do negócio.

(48)

Saiba lidar com as críticas

Um problema bastante frequente em restaurantes é não aceitar as

críticas. Obviamente ninguém gosta de ser criticado, mas é fundamental perceber as críticas como oportunidades de melhoria.

E no ramo de alimentação é comum receber críticas, principalmente porque cada pessoa tem gosto e preferências diferentes.

Sua equipe precisa estar preparada para responder as críticas de maneira gentil e compreensiva. Se desculpar é um bom início, mesmo que você entenda que o cliente está errado.

Compreenda que, na percepção dele, o seu restaurante cometeu algum erro e ele precisa de alguma compensação.

Entenda que a satisfação do cliente sempre é o resultado do sentimento de prazer ou frustração. Para chegar a esse resultado ele compara o desempenho com as expectativas criadas por ele.

Sendo assim, é fundamental compreender as expectativas dele e se esforçar ao máximo para superá-las. Cada crítica recebida, portanto é mais uma informação

importante que ajudará você a formar o conceito do que é qualidade no seu atendimento e uma oportunidade de fazer melhor da próxima vez.

(49)
(50)

Conclusão

O mercado de delivery de comidas está em plena expansão e essa pode ser uma grande oportunidade para você mudar de vida e realizar o sonho de ter um restaurante próprio.

Como você pode ver nesse e-book, são muitos elementos que compõem um negócio de sucesso no ramo da alimentação. A tecnologia pode ajudar bastante através dos aplicativos e plataformas delivery que facilitam o contato com o cliente.

É preciso cuidado e atenção nos detalhes e sempre pensar em oferecer o melhor para o consumidor.

Nesse e-book você tem todas as informações necessárias para abrir um restaurante delivery, mesmo que seja um completo iniciante, com baixo custo inicial.

Agora é a sua vez de colocar todo esse aprendizado em prática e ter coragem para começar o seu negócio.

Desejamos a você muito sucesso no seu restaurante delivery!

Referências

Documentos relacionados

Quais são os principais indicadores que você precisa acompanhar O que fazer com esses dados.. Como organizar

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se

Para ajudar você a entender o significado de termos relacionados ao e-commerce, preparamos este e-book, em que é possível encontrar as principais

Como muitos condomínios passam as informações para a administradora depois do ocorrido, é essencial contar com a colaboração do síndico neste momento de mudanças para que

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Com o outsourcing de TI, a empresa não precisa se preocupar com esse aspecto, pois sua parceira cuida de tudo para oferecer tecnologia de ponta para os seus clientes... VANTAGENS

Em caso de dúvidas, a Receita Federal disponibiliza um link para simulação da alíquota efe va do imposto de renda, permi ndo que o contribuinte re suas dúvidas através do

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter