• Nenhum resultado encontrado

TERRITÓRIO DO MARACATU NAÇÃO PATROCÍNIO DO BREJÃO SERGIPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERRITÓRIO DO MARACATU NAÇÃO PATROCÍNIO DO BREJÃO SERGIPE "

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3251

TERRITÓRIO DO MARACATU NAÇÃO PATROCÍNIO DO BREJÃO SERGIPE

Prof. Edivaldo Alves de Oliveira

1

Profª. Drª. Maria Augusta M. Vargas

2

Resumo

O estudo tem por objetivo apreender as relações simbólicas e econômicas existentes no Maracatu-Nação Patrocínio do Brejão - MNPB que se manifesta no povoado Brejão dos Negros situado no baixo São Francisco, próximo a sua foz.

Buscamos analisar o território do Maracatu como um cortejo integrante da festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e nas festividades do ciclo de Reis realizada durante o mês de Janeiro, evidenciando os aspectos simbólicos manifestos na religiosidade, na performance, na estrutura e na forma do cortejo.

Palavra chave: Tradição popular; Maracatu; Festa.

Abstract

The study aims to grasp the symbolic and economic relations existing in Maracatu Nation- Sponsorship of Brejão - MNPB manifested in the village Brejão of Negros located in the lower São Francisco, near its mouth. We analyze the territory of Maracatu as an integral procession of the feast in honor of Our Lady of the Rosary and the Kings cycle festivities held during the month of January, showing the obvious symbolic aspects through religion, performance, structure and form of the procession.

Key-words: Popular tradition; maracatu; Party.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar, no contexto da Geografia Cultural, o território do Maracatu Nação Patrocínio do Brejão – MNPB, considerando as relações simbólicas e econômicas que operaram para a sua existência e sua manutenção até os dias atuais.

1 - Professor do Instituto Federal de Sergipe; Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – edialoliver@gmail.com

2 - Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – guta98@hotmail.com

(2)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3252 O Maracatu, objeto deste trabalho, se manifesta no povoado Brejão dos Negros, reconhecido como comunidade Quilombola conforme Parecer Técnico do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

3

, em atenção à reivindicação

de seus habitantes, localizado no município de Brejo Grande/SE, (Figura 1).

Figura 1. Localização espacial do objeto de estudo.

Na atualidade observa-se que o papel da Geografia Cultural vem conseguindo um destaque entre as Ciências Sociais e, nesse sentido, nossa proposta se coaduna com uma maior valorização dos elementos da cultura tradicional, voltada para o resgate de manifestações populares que tendem a desaparecer.

A materialização dos Maracatus no Brasil se manifesta pela disseminação da cultura africana desde o período colonial. A compreensão da formação de um Maracatu-nação só é possível pelo conhecimento da diáspora africana, pelo entendimento do sincretismo religioso e pelo enraizamento dos africanos na

“Terra Brasilis”.

Os deslocamentos humanos constituem um fenômeno geográfico presente desde seu aparecimento na superfície da Terra possibilitando construções sociais e feições espaciais.

Nesse sentido, é conveniente questionar se a tradição de manifestar-se através do Maracatu-nação contribui significativamente para a construção da identidade territorial do MNPB.

3 - INCRA/SR-23/F-4/Nº 01/2013.

(3)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3253 Do aparecimento do Maracatu aos dias atuais existem mudanças na sua manifestação? Em outras palavras, procura-se apreender as relações dos aspectos materiais e imateriais diante dos lugares que se criam, recriam e se renovam a cada movimento da sociedade. Portanto, o espaço é um sistema de valores que se transforma permanentemente.

No Estado de Sergipe, atualmente existem dois grupos de Maracatus: o Maracatu Nação Patrocínio do Brejão e o Maracatu de Dona no município de Japaratuba. Ambos têm projeção em nível local e se apresentam durante o ciclo natalino nas festas de comemoração de Reis

4

. O MNPB é o que mais se sobressai, pois já se apresentou na sede do município Brejo Grande e em vários povoados deste como o Saramém e Paraúna e nos municípios de Neopólis, Propriá, Japoatã, Laranjeiras, São Cristóvão, Aracaju e até em Brasília no ano de 2002, a convite da Secretaria Estadual da Cultura do Estado de Sergipe.

Este trabalho está estruturado em três partes: na primeira se discute a origem do Maracatu com uma rápida abordagem histórica, sua significação e sua espacialização no Brasil; na segunda apresenta as primeiras informações sobre o MNPB; e, a terceira parte expõe a metodologia para a apreensão da pesquisa, qual seja a identidade territorial do MNPB.

1 – OS MARACATUS – ORIGEM E SIGNIFICAÇÃO

A busca pela compreensão da origem, estrutura e significações dos Maracatus no Brasil vêm sendo conduzida por grandes pesquisadores das Ciências Sociais, tais como: COSTA (1974), GUERRA-PEIXE (1980), REAL (2002), BENJAMIM (2011) e LIMA (2005), que abordam desde os tradicionais aos ressignificados. Apesar da existência de grupos de maracatus em diversos espaços brasileiros é no Estado de Pernambuco onde se encontra a maior concentração.

De forma sintética, Haesbaert (2012, p. 40),

4 - A folia de Reis é uma festa católica que celebra os Três Reis Magos. Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro, que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. (FERREIRA, 1986).

(4)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3254

“apresenta três noções de território, a política (referida às relações espaço-poder em geral); a econômica (muitas vezes economicista) e a cultural ou simbólico-cultural (muitas vezes culturalista) esta prioriza a dimensão simbólica e mais subjetiva, em que o território é visto, sobretudo, como o produto da apropriação/valorização simbólica de um grupo em relação ao seu espaço vivido”.

Diante disto, partindo do individual ou do coletivo podemos apreender o sentido da vida dos afro-descendentes nessa dimensão simbólica cuja subjetividade torna-se comum as três noções de território.

Os escravizados trazidos à força da África chegaram aos novos territórios desprovidos de bens materiais, mas possuidores de um patrimônio imaterial incalculável, entre os quais, as suas religiões, culinária, indumentária, danças em forma de cortejos, a exemplo do Maracatu.

Em palavras sinalizadas por Souza (2006, p. 44) “O mundo sobrenatural é o das religiões, da magia, aos quais os homens só têm acesso parcial, por meio de determinados ritos e cerimônias. Ele é mais ou menos importante, dependendo da sociedade

.

Segundo Souza (2006, p. 116),

“O Catolicismo, que deveria ser ensinado a todo africano escravizado, era uma das principais obrigações dos senhores, e também serviu de caminho para a organização de novas comunidades negras, quando agrupadas em irmandades leigas de devoção a um determinado santo.

Essas associações religiosas de “homens Pretos” eram não só aceitas, mais estimuladas pela Igreja Católica e pela administração colonial.

As irmandades dos “homens Pretos” surgem em Portugal, e antes mesmo do descobrimento do Brasil, a Igreja Católica havia atribuído a devoção a Nossa Senhora do Rosário, como padroeira dos africanos escravizados levados para Portugal. Mantendo para aqueles vindos para o Brasil. Os principais santos da Irmandade são Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.

Assim, o trabalho escravo no Brasil se materializa diante da existência de

bens materiais disponíveis e de bens imateriais trazidos pelos negros

escravizados. Considerando Haesbaert (2007, p, 37) “O território, portanto, é

construído no jogo entre material e imaterial, funcional e simbólico”. A noção de

(5)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3255 pertencimento ao território configura-se como a base do trabalho, da residência, das trocas materiais e espirituais e da vida sobre os quais ele influi.

O momento de maior importância na vida da irmandade surge com a realização da festa religiosa, devendo acontecer todo ano, no seu orago

5

ou seja, na invocação a Nossa Senhora. Era freqüente a coroação de Rainhas e Reis do Congo nessas festas que se configuravam como motivo maior da existência do cortejo do Maracatu que emulavam as procissões católicas. Durante o cortejo, danças e cantos percorrem as ruas, ritmados ao som de instrumentos de origem africana despertando em alguns o sentimento de reprovação. Os cortejos se mantêm até os dias atuais.

Importante ressaltar que não há um consenso entre os pesquisadores sobre o sentido de celebrações e manifestações. Segundo Benjamim (2011, p. 25)

“Celebrações são festividades comemorativas, enquanto que „manifestações‟ são ocorrências de fatos culturais componentes, ou não, das festividades, por exemplo, a capoeira, o frevo, o coco, o maracatu são manifestações e não festividades”. Portanto, o cortejo do Maracatu representa uma manifestação afro- descendente.

Todavia, há um consenso entre os diversos pesquisadores quanto à ideia de que o Maracatu-nação é uma reminiscência das festas dos Reis e Rainhas do Congo, ou seja, uma sobrevivência folclórica de costumes e práticas africanas.

Uma manifestação em forma de cortejo que se integra às festividades de coroação dos Reis e Rainhas do Congo, além da execução de um ritual durante o mês de outubro em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e aos ancestrais dos afro-brasileiros.

Para (apud, Vargas e Neves 2009, p, 54) o Maracatu é “um folguedo que se liga as festa de Reis, e tem influência africana, no qual revive o cerimonial das cortes africanas. Bailam ao som de instrumentos de percussão, acompanhando uma mulher que na extremidade de um bastão conduz uma bonequinha ricamente enfeitada, a calunga, que representa Oxum e Xangô”.

5 - O santo da invocação que dá o nome a capela ou templo.

(6)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3256 No pensamento de Guerra Peixe (1980), que estudou os Maracatus pernambucanos, não há como precisar um momento exato para o surgimento dos Maracatus no Brasil e no Recife. Supõe-se que seja datado de 1662, com a morte de Henrique Dias, governador dos crioulos e pardos.

Para Benjamim (2011, p. 38), “Henrique Dias participou das lutas em guerrilhas e das grandes batalhas que resultaram na expulsão dos holandeses tendo recrutado um grande efetivo de africanos e afros descendentes oriundos dos engenhos conquistados pelos holandeses”. Assim na condição de autoridade perante os negros e brancos, no momento de sua morte as Irmandades Religiosas rendem homenagens como previsto nas atribuições das associações religiosas tais como: realização de cultos religiosos, práticas de sacramento, encomendação de alma, enterro e missas de defunto, catequese e iniciação religiosa, festas religiosas e a difusão da oração do rosário.

Apesar da existência da concordância entre a maioria dos pesquisadores quanto à origem do folguedo Maracatu, surgem algumas divergências, embora pontuais nos estudos de alguns autores como Onyeda Alvarenga (1950) que ao escrever sobre as Cambindas

6

faz correlações com o Maracatu-nação.

Nos estudos de Lima (2005) “fazer a busca de tal prática significa tentar entender uma série de significados e símbolos diferentes entre si e que são construídos por muitos fazedores de cultura em variados contextos sociais”.

Esta contestação remete ao entendimento de um Maracatu muitas vezes visto apenas como um “folguedo” ou “brincadeira” e que a compreensão da sua origem é entendida como um processo linear e homogêneo. Há de se compreender que esta manifestação possui vários elementos que nos levam a visualizar diversas formas de expressão cultural.

Em outras palavras, a origem do Maracatu-nação é algo complexo concebido dentro do contexto da transculturação processo pelo qual sempre é dado algo em troca do que se recebe. Para o etnólogo Bronislaw Malinowski esse fenômeno é:

Um processo no qual emerge uma nova realidade, diversa e complexa;

uma realidade que, não é uma aglomeração mecânica de caracteres,

6 - Dança na qual os dançadores, de cócoras, se movem ao som da música.

(7)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3257

nem um mosaico sequer, e sim uma realidade nova,original e independente. Para descrever tal processo, o vocábulo de raízes latinas transculturação, proporciona um termo que não contém a implicação de que uma determinada cultura tenha de inclinar-se para outra, e sim de uma transição entre duas culturas, ambas ativas, ambas contribuindo com aportes significativos e cooperando para o advento de uma nova realidade de civilização7.

Dito isto, tanto a cultura que se impõe bem como a que é receptora passam por modificações. “Em Sergipe, o aparecimento do Maracatu, também não é conhecido assim relata em entrevista Maria Dias Ferreira, conhecida como Dona Lila, fundadora do Maracatu Nação Patrocínio do Brejão”. A entrevistada aprendeu a manifestação com seu tio e em meados dos anos 1960, ela fundou o MNPB.

“não se sabe quando a manifestação começou no Brejão, quando criança ouvia o tio Plácido, morador da Rua Getulio Vargas no Brejão dos Negros falando da manifestação sem dizer como tinha chegado até o povoado, isto aconteceu há muitos anos atrás quando eu tinha apenas seis anos de idade. No principio no Maracatu brincavam mais homens, pois os maridos não permitiam que suas mulheres brincassem daí os homens se vestiam de mulher”.

2 - Os Maracatus: dos tradicionais aos ressignificados

Como exposto, a espacialidade dos Maracatus no Brasil nos remete inicialmente a diáspora dos afro-descendentes, que ocupam o litoral brasileiro durante a etapa colonial e sua existência está associada aos espaços habitados pelos negros. Em Pernambuco, encontra-se o Maracatu-Nação ou Maracatu de Baque Virado, segundo Guerra Peixe (1980, p.79), “a palavra baque vem a ser a execução individual, pois coletiva é a festa do Maracatu e a denominação de Baque Virado é na música de percussão dos conjuntos em que participam mais de um zabumba“. Existe também o Maracatu Rural ou de Baque Solto conhecido ainda como Maracatu de Orquestra.

7 - MALINOWSKI, Bronislaw, no prefácio da 1ª edição de ORTÍZ, Fernando. Contrapunteo Cubano Del tabaco y El azúcar. Caracas, Venezuela: Biblioteca Ayacucho, 1987. P. 5.

(8)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3258 São diversos os elementos que marcam o folguedo Maracatu Rural, caso dos caboclos de lança

8

, saxofone, trompete e trombone (instrumentos de sopro);

dama do passo que conduz nas mãos uma boneca, a calunga (mulher que carrega uma boneca de pano de cor e feições brancas); as toadas sempre referenciando temas do cotidiano, tais como: usina, açúcar, amor, cana, sátira social etc., às fantasias ou vestimentas (as golas bordadas com produtos brilhantes como: lantejoulas, areia brilhante) etc.; e o embelezamento dos chapéus em forma de funil.

Para Silva (2008, p,11), existe uma ligação forte do Maracatu enquanto manifestação cultural e a realidade geográfica, com a formação humana da mestiçagem. Para esse historiador, é a dança da liberdade dos guerreiros, primeiros donos das matas substituídas pela atividade e produção monótona da cana e do açúcar que se transformam em arte com a inovação e a afirmação de cores, a diversidade de passos e cantos dos brincantes. É a liberdade que se expressa com os bailados e cantos dos povos da zona da mata.

A pertença dos elementos descritos compõe os Maracatus Rurais que se configuram como diferencial para o Maracatu-Nação.

No Maracatu-Nação também conhecido como Baque Virado, existe elementos que se diferenciam do Maracatu Rural, entre os mais importantes destacamos: toadas ou loas, com temas voltados para Luanda, Reis, Imperial, beira-mar, dança, calunga, gonguê, etc. Os instrumentos são todos de percussão;

a dama do passo conduz a calunga

9

(uma boneca de cor e feições negras representando a influencia banto na manifestação); quanto às vestimentas ou fantasias apesar da vistosidade não possuem o mesmo brilho daquelas do Maracatu Rural.

Embora os dois tipos de Maracatus, quanto a sua origem, tenham forte ligação com os afro-descendentes, existem algumas características na formação do cortejo com seus personagens próprios que fazem a diferença entre ambos,

8 - Caboclos vestidos de índios, carregando nas mãos um pedaço de madeira enfeitado com muitas fitas coloridas, com chocalhos amarrados nas costas e a cabeça coberta por um chapéu bastante enfeitado em forma de funil. (SILVA, 2008).

9 - Divindade secundária do culto banto.

(9)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3259 tais como: vestimentas, instrumentos musicais, religiosidade, e principalmente a presença do caboclo de lança, personagem marcante para o Maracatu Rural.

Na contemporaneidade, para entender as ressignificações que vem atingindo os Maracatus é necessário referenciá-los aos territórios urbanos e rurais existentes no Brasil e sua ligação com as atividades religiosas e econômicas.

Tomando com exemplo a abordagem de Guerra Peixe (1980, p. 22) “os maracatus estão reduzidos a poucas pessoas. Além dos dias de carnaval, quando têm oportunidade de dançar a porta da igreja do Rosário, os grupos menos desorganizados ainda festejam a data de sua fundação”. A variedade de formas e tipos de religiões existentes no Brasil e suas ressignificações, advindas da herança afro, indígena e europeu conduzem a um entendimento das possibilidades no aparecimento destas transformações nos Maracatus.

No entanto, os espaços construídos pelas comunidades afro-descendentes, a exemplo dos religiosos, continuam servindo como ambientes de práticas das atividades sagradas.

Nota-se que enquanto alguns grupos de Maracatus preservam em seus cantos, vestimentas, ritmos, cores, instrumentos, características estas tradicionais, grupos recentemente instituídos promovem a adoção de elementos de fontes contemporâneas, fruto das novas relações sociais.

É nesse contexto, que se pretende compreender a estrutura do espaço geográfico quando associada ao conceito de cultura, etnia e território que nos remetem aos geossimbolos e estes se apresentam em três dimensões como sinaliza Bonnemaison (2002): a) o espaço objetivo com suas funções, finalidades e nível de desenvolvimento tecnológico; b) o espaço vivido voltado para a subjetividade, como a soma de lugares e trajetos usuais quanto à vida cotidiana; e c) o espaço cultural lugar que incorpora o vivido e o transcendente onde se concretiza as escrituras geosimbolicas.

Surgem assim, critérios para se diferenciar - batuque de diversão de batuque

de caráter religioso - sendo o primeiro tolerado como mecanismo de liberação e

diversão, e o segundo socialmente reprimido e proibido.

(10)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3260 Dessa forma, a identidade que deveria prevalecer no Brasil, a do branco e tudo que lembrava a matriz negra ou africana deveriam ser não só rejeitada, mas também ocultada. Este fato é reforçado pelas teorias do “branqueamento”, pela forte repressão as religiões afro-brasileiras assim, como uma nova redefinição das festas públicas, a exemplo do carnaval, enquanto que as festas de negro passam a fazer parte do folclore brasileiro.

Em Sergipe, todavia, o cortejo está presente em eventos tradicionais durante o mês de janeiro, quando se festeja na Igreja católica o ciclo de Reis e, no sincretismo, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

O grupo em forma de cortejo possui no centro, protegidos pelos cordões, uma bandeira que representa o símbolo da nação, o seu nome, sua fundação, de onde vem e esta, respeitosamente é conduzida por um maracatuzeiro ou maracatuzeira.

O MNPB que surgiu na década de 1960, da vitalidade de uma população que produz seu próprio território simbólico, passa a existir então o Maracatu liderado por Maria Dias Ferreira, conhecido como Dona Lila.

Desde o surgimento da referida manifestação, aos dias atuais a

“brincadeira” segundo Dona Lila está associada às festividades de Nossa Senhora do Rosário e às festividades de padroeiras de municípios e povoados vizinhos, não existindo, portanto, um calendário para a apresentação do folguedo.

Nas apresentações do MNPB a Rainha (Figura 2) é uma das principais personagens. Antes de o cortejo adentrar as ruas faz-se a reverência ao tambor mirim posicionado entre os cordões onde todos os componentes do cortejo dois a dois, sempre dançando se dirigem ao tambor para fazer uma espécie de reverência, que do ponto de vista simbólico representa um momento de elevação espiritual. Na opinião de Dona Lila, o Maracatu não deve iniciar sua apresentação sem antes ter realizado este ritual, obrigatório para sua realização em bom termo, do contrário “desanda tudo‟.

Figura 2. Rainha do Maracatu Nação Patrocínio do Brejão

(11)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3261

Foto: Edivaldo Oliveira - 2015

Diante de suas colocações, pretende-se averiguar se o MNPB tem papel basilar na comunidade Brejão dos Negros e ainda se ele contribui para a formação de sua identidade territorial. Entendendo o MNPB como um patrimônio simbólico, interessa-nos apreender se há distinção de seu sentido entre os maracatuzeiros e a comunidade, por exemplo, no geral, se é uma brincadeira ou uma manifestação associada a uma festa religiosa.

3 – CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CAMINHOS DA PESQUISA

Para analisar o território do MNPB, foi definida como instrumento balizador da pesquisa a abordagem qualitativa tendo como embasamento as categorias geográficas espaço e território.

Para tal, um levantamento bibliográfico como procedimento básico

possibilitará a elaboração de um roteiro de entrevistas ou questionário. Para

Marafon et al. (2013), nas pesquisas qualitativas do patrimônio cultural a

realização de entrevistas, quase sempre longas e semiestruturadas, é

fundamental para obtenção de depoimentos e informações de pessoas

diretamente ligadas aos processos de gestão ou apropriação desses bens

culturais; será acrescentada também uma observação de campo do fenômeno e o

registro fotográfico das etapas da formação, desde o principio ao fim, do cortejo.

(12)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3262 Outro aspecto a ser abordado será a espacialização e diferenciação dos Maracatus existentes no Brasil, pois para um melhor entendimento do território do MNPB é importante identificar as diferenciações existentes entre os Maracatus Nação e o Rural. Sua formação e ressignificação; suas relações sociais e espaciais.

No entendimento de Pessoa e Ramires (2013, p. 25),

“a pesquisa qualitativa tem como identidade o reconhecimento da existência de uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, de uma interdependência viva entre sujeito e objeto e de uma postura interpretativa, constituindo-se como um campo de atividade que possui conflitos e tensões internas”.

Nesse sentido, considerando a velocidade das transformações no mundo atual acerca das relações sociais, como fato apropriado, transformado e produzido pela sociedade observa-se uma interdependência entre o sujeito e o objeto.

Para analisar o território do Maracatu utilizaremos o instrumento da observação direta com registros e anotações de dados a serem sistematizados, suscetíveis a uma futura interpretação, considerando a subjetividade como um dos importantes elementos do diário de campo. O registro fotográfico do fenômeno será outra ferramenta utilizada, principalmente do cortejo como um todo, pois a captação das imagens será de grande utilidade para que se possa apreender diversos valores e significados do folguedo. E por último, pretende-se utilizar o diálogo entre o pesquisador e os atores e com os sujeitos envolvidos, através de entrevistas, cujas informações prestadas possibilitarão a construção do trabalho.

Entendemos assim que este trabalho vem possibilitar um melhor entendimento da origem e significado da manifestação do Maracatu. Partindo da diáspora africana e do sincretismo religioso é possível dar uma contribuição para compreender a condição de ser negro nos continentes africano e Americano.

O aprofundamento das relações que unem o homem aos espaços em suas

variações segundo as civilizações e as épocas, é um caminho para que se possa

(13)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3263 entender a singularidade e a pluralidade da concepção e da trajetória da manifestação do Maracatu.

Vale ressaltar a diferenciação entre o Maracatu Nação e o Rural bem como o sentido de celebração e manifestação abordado por vários pesquisadores que às vezes discordam em seu sentido, principalmente quando abordam o folguedo Maracatu se é uma celebração ou manifestação.

Apesar da existência de pequenas discordâncias entre os pesquisadores abordados, quanto à origem do folguedo, é na festa de coroação dos Reis e Rainhas do Congo onde encontramos o tronco comum a origem da manifestação.

Neste contexto, vislumbra-se a abertura de uma janela diante da nossa pretensão em elaborar um trabalho para compreender melhor a construção e existência do território do Maracatu-nação Patrocínio do Brejão e sua contribuição na construção de identidade territorial da comunidade quilombola do Brejão dos Negros, Sergipe.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALENCAR, A. D. F. de, Danças e Folguedos: iniciação ao folclore sergipano.

Aracaju: 1998.

ALVARENGA, Onyeda. Maracatu in: Música Popular Brasileira, Porto Alegre, Globo, 1950.

BENJAMIM, Roberto. Cultura Pernambucana. João Pessoa, Editora Grafset, 2011.

BONNEMAISON, Joel, Viagem em Torno do Território. In: CORREIA, R, L.:

COSTA, F. A. Pereira da. Folk-lore pernambucano. Subsídios para a história da poesia popular em Pernambuco. Recife, Arquivo Público Estadual, 1974.

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª, ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

GUERRA-PEIXE, César. Maracatus do Recife. Recife: Prefeitura da Cidade do Recife/Irmão Vitalle, 1980.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São

Paulo: Atlas, 1999.

(14)

A

DIVERSIDADE DA

G

EOGRAFIA BRASILEIRA

:

ESCALAS E DIMENSÕES DA ANÁLISE E DA AÇÃO

DE 9 A 12 DE OUTUBRO

3264 HAESBAERT, Rogério. Regional Global: dilemas da região e da Regionalização na Geografia Contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

____________. O Mito da desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertran Brasil, 2010.

LIMA, Ivaldo Marciano de França. Maracatus-Nação: Ressignificando Velhas Histórias. Recife. Bagaço, 2005.

ORTÍZ, Fernando, Contraponto cubano Del tabaco y El azúcar. Caracas, Venezuela: Biblioteca Ayacucho, 1987.

PARDO, Maria Benedita Lima. A arte de realizar pesquisa: um exercício de imaginação e criatividade. São Cristóvão: Edufs; Aracaju: fundação Oviedo Teixeira, 2006.

PESSOA, Vera L. S.; RAMIRES, Julio C. de Lima. Pesquisas qualitativas:

referencias para pesquisa em geografia, In: MARAFON, Claucio Jose et. Al.

(orgs.) Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: EdUERJ, p. 223-239, 2013.

REAL, K. Eudes, o rei negro do maracatu. Recife, Ed. Masangana, 2002.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço – Técnica do Tempo, Razão e Emoção.

Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

SILVA, Severino Vicente da. Maracatu Estrela de Ouro de Aliança: a saga de uma tradição. Recife. Editora Reviva. 2008.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os Conceitos fundamentais da pesquisa sócio- espacial. Rio de Janeiro: Bertrand, 2013.

SOUZA, Marina de Melo e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.

VARGAS, M. A. M & NEVES, P. S. da C. Inventário de cada um dos oito territórios de Sergipe e elaboração de um Atlas da cultura sergipana.

Relatório, Aracaju: UFS/SEPLAN, 2009.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Diante do exposto, é possível observar a relevância de tais discussões no tocante à análise do sistema carcerário feminino, sobretudo no que tange às

Nossos parâmetros de rating levam em consideração o potencial de valorização da ação, do mercado, aqui refletido pelo Índice Bovespa, e um prêmio, adotado neste caso como a taxa

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular