• Nenhum resultado encontrado

Os sentidos e as sensações: o estudo das cores na fotografia publicitária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os sentidos e as sensações: o estudo das cores na fotografia publicitária"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Fabiana RAUBER2

Marcia Regina Conceição de ALMEIDA3

Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI – Ijuí - RS

RESUMO

O trabalho proposto tem o objetivo de trazer à comunidade, de uma maneira diferenciada e criativa, o estudo das cores tanto na publicidade quando no entendimento pessoal. Todo o material pesquisado e produzido para o Projeto Experimental de Conclusão de Curso de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda em 2016, será exposto através de um artigo e também de um ensaio fotográfico, “Fotografias, cores, sentimentos”, para isso foram realizadas pesquisas acerca das cores e seus significados e para representa-las foram selecionadas personagens que marcaram história no mundo, tanto com seus feitos como com suas personalidades. O projeto fotográfico foi executado, juntamente com o acadêmico Eduardo de Alcântara, com o intuito de demonstrar todas as informações coletadas, a fim de proporcionar um desabafo de sentimentos incentivando a criatividade e as diferentes recepções de quem por ventura interagisse com as imagens. Todo o processo deu-se através de embasamento teórico e também criativo.

O resultado do trabalho foi muito satisfatório, pois se acredita que a ideia de trazer em forma de releitura, fotografias de ícones que marcaram a história do mundo representado cores que intensificam os sentimentos por ele demonstrados foi bem sucedida.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia, Imagem, Cores, Sentimentos e Significados.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a quantidade de informações e tecnologia disponíveis a todos é exorbitante, nos diversos meios de comunicação e relacionamentos. As imagens assumem cada vez mais um papel importante na divulgação de marcas/empresas/produtos/serviços, integrando-se palavra e imagem, complementando ainda mais os anúncios. Uma das razões para isso acontecer, é devido ao fato de que a percepção visual facilita o entendimento e também a fixação da mensagem, além também, de ser mais subjetivo, deixando que o consumidor interprete de sua maneira, o que o aproxima mais do anunciado.

1 Projeto experimental de Conclusão de Curso de Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda. 2

Aluna do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, e-mail: fabianarauber7@gmail.com

3 Orientadora do trabalho. Professora do curso de Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda. UNIJUÍ, e-mail: marcia.almeida@unijui.edu.br

(2)

Tendo em vista que as imagens com suas cores e produção devem possuir personalidade e identidade, assim também como despertar diferentes sensações em quem as observa, o objetivo do projeto é demonstrar através de fotografias, diferentes sentimentos, e utilizando-se das cores, fazer com que esses sentimentos sejam mais intensos ainda. Cada cor contém um significado e um sentido diferente, porém todas essas cores, entre elas o vermelho, azul, verde, branco, preto, amarelo e laranja, servem para uma mesma finalidade que é a simbologia. Em um artigo publicado pelo site “A cor simplificada”, traz que quando realizado o estudo do simbolismo das cores é necessário compreender os aspectos culturais resultantes dos assuntos atuais.

O projeto foi posto em prática através de um ensaio fotográfico. Para a execução do mesmo, foram realizadas muitas pesquisas antes da execução das fotos, a fim de ter um embasamento teórico consistente, e para a realização das fotos, alguns modelos foram selecionados que de fato podem ser identificados visualmente com figuras públicas, tanto pelas suas próprias características físicas como também por roupas e acessórios impostos a fim de aproximá-los ainda mais do real. Os personagens escolhidos possuem histórias e características marcantes, tais como, Marilyn Monroe, Adolf Hitler, Charles Chaplin, entre outras. Cada um desses modelos representou um personagem que, através de complementos como roupas e cores, traz sentido ou conceito que o mesmo representa para a história, sendo esta, ilustrada pelas fotografias.

Contudo, a partir desse estudo, visou-se apresentar o sentido e as sensações que as cores apresentam em determinadas imagens, de que formas elas são utilizadas a fim de atingir seus objetivos.

2 IMAGENS E SEUS CONCEITOS

O mais simples significado de imagem é a representação, reprodução ou imitação da forma de uma pessoa ou de um objeto. Elas podem ser representadas a partir de fotografias, pinturas, desenhos, vídeos, etc. As imagens trazem consigo um significado único das coisas, que muitas vezes não podem e não conseguem ser expressos apenas por palavras ou gestos.

... imagem é a soma das crenças, sensações e impressões que uma pessoa ou grupo de pessoas têm de um objeto, de uma pessoa, de um lugar, de uma marca, de uma empresa, de um produto, de um serviço. As impressões podem ser verdadeiras ou falsas, reais ou imaginárias. Certas ou erradas, as imagens guiam e moldam o comportamento (BARICH & KOTLER,1991, p. 94).

(3)

Por volta da década de 60, foi instituída a “Era da Imagem”, que foi quando as empresas descobriram o quanto era importante ter uma reputação tanto social como visualmente falando, e com isso atualmente, observa-se a atribuição de “imagem” a diferentes conceitos em diferentes áreas.

As várias qualidades das imagens produzidas pelo sentido da visão não são estáticas, logo, pode-se dizer que a experiência visual é dinâmica, é antes de tudo uma interação de tensões dirigidas (CALDAS, 2009, p. 49).

Sônia Caldas em seu livro, “Gabriela, baiana de todas as cores” (2009), diz que durante a percepção das imagens, o observador chega espontaneamente às suas conclusões, devido as suas vivências e conhecimentos adquiridos. É importante que essas imagens estejam bem distribuídas de acordo com o espaço observado e também utilizem de cores adequadas, para que a leitura, percepção visual e interpretação sejam feitas de maneira correta.

Não é difícil de detectar a tendência à informação visual no comportamento humano. Buscamos um reforço visual de nosso conhecimento por muitas razões; a mais importante delas é o caráter direto da informação, a proximidade da experiência real (DONDIS, 2003, p.5).

A partir disso, podemos compreender o porquê dos publicitários utilizam elementos visuais em seus anúncios, assim, eles se tornam mais atrativos aos olhos de seus consumidores, tornando-os mais persuasivos. Aumont (1993), cita que, “se a imagem contém sentido, este tem de ser “lido” por seu destinatário, por seu espectador”.

As imagens são sujeitas a diversificadas interpretações como traz a seguinte citação, “A imagem, mais que as palavras, é repleta de sistemas de signos passíveis de muitas leituras que a linguagem procura traduzir metalinguisticamente” (MARTINS, 1997, p. 44), portanto, em muitos casos a interpretação pode ser “afetada” pelo humor, estado de espírito, momento em que o consumidor que está a observando vive no determinado momento.

3 CORES

As cores dispõem de uma enorme carga de significados e possibilitam diferenciados sentimentos, além de proporcionar um leque de criatividade para quem a admira ou a utiliza. Elas já vêm sendo usadas há muito tempo, porém estão sendo estudadas somente de alguns anos para cá, cada uma com seu significado, suas emoções, as cores, tem tido um sentido muito grande na vida das pessoas e no mundo, elas possibilitam dar vida e sentido apenas utilizando-as, agregando ainda mais valor a uma imagem, sem haver necessidade de palavras.

(4)

É tamanha a expressividade das cores que ela se torna um transmissor de ideias, tão poderoso que ultrapassa fronteiras espaciais e temporais. Não tem barreiras nacionais e sua mensagem pode ser compreendida até por analfabetos (FREITAS, 2007, p. 1).

Para uma compreensão maior, o psicólogo Wilhelm Wundt (1832-1920) no site SIMBOLOGIA 2014, separou as cores em blocos, a fim de designar as sensações que as mesmas trariam às pessoas, elas foram relacionadas a tons quentes e frios. As cores quentes, consideradas estimulantes foram diretamente ligadas ao fogo, pois remetem a uma sensação de calor, alegria e movimento, passando do vermelho ao amarelo. Já as tonalidades mais frias, por serem mais suaves, são consideradas tranquilizantes, tendo relação direta com o gelo e água, elas também significam transparência, são todas aquelas entre violeta e verde.

Existem também as cores neutras, que incluem o branco, preto, cinza, entre outras, cientificamente não consideradas cores, porém muito utilizadas. As cores “absolutas” como são chamadas o preto e o branco, são constituídas pela soma de todas as cores e a ausência completa delas.

Se voltarmos, uma vez mais, ao simbolismo do branco, compreenderemos rapidamente a significação do preto. Assim como o branco representa a perfeição que contém tudo, o preto é a redução absoluta, a falta total de luz, e, portanto, também de qualquer cor (Dahlke, 2007, p. 127).

A escolha das cores ao desejo de expressar algo, sendo em qualquer lugar ou momento, deve ser exata, para agregar ainda mais valor àquilo que se quer mostrar, por captar rapidamente a atenção do apreciador elas possuem grande responsabilidade ao dar sentido a algo. Na publicidade esse cuidado deve ser ainda maior, tendo em vista que os produtos seguem tendências de mercado e moda, as cores devem ser coerentes com aquilo que ser quer mostrar e com o que deveria significar.

O estudo das cores na comunicação e no marketing permite conhecer sua potência psíquica e aplica-la como poderoso fator de atração e sedução para identificar as mensagens publicitárias sob todas as formas [...] (FARINA, PEREZ, BASTOS, 2006, p. 2).

Como traz a citação anterior, as cores têm um grande peso na qualidade e objetividade do que deseja ser alcançado, mas algo que também deve ser levado em consideração são as questões culturais de cada público, que preenche muitos desejos e sensações. São muitas as pessoas que não reconhecem o significado que cada cor representa, mas são facilmente

(5)

conquistados pelas mesmas. Farina, Perez e Bastos (2006), complementam que as cores exercem uma ação tripla sob cada indivíduo, “a de impressionar, a de expressar e a de construir”.

4 FOTOGRAFIA

Imagens são utilizadas o tempo todo e visualizadas em qualquer lugar, o que se sente necessidade de ver é algo autoral, que faça a imaginação fluir, sem medo do certo ou errado, feio ou bonito, ter a liberdade de expressar algo que realmente inspire novas ideias ou possibilite a visão de algum momento ou pessoa de outro ângulo, talvez ainda não visto. Na fotografia autoral não existem conceitos pré-definidos, um manual de como ou qual a relação daquela fotografia com o seu significado. Essa é a parte mais incrível de tudo isso, as ideias mudam todo o tempo, os significados e a maneira de entender determinada imagem variam de pessoa para pessoa, talvez a arte expressada pelo autor não seja entendida por todos da mesma forma, para que nesse projeto houvesse um “norte” a ser seguido, foram escolhidos personagens históricos, o que não dita regras a serem adotadas, mas sim incentiva o uso da criatividade. Ivan de Almeida, profissional da área fotográfica, cita em um de seus textos:

“Assim, a fotografia autoral não é mais fotografia, embora faça-se como fotografia. Ela é investigação da vida, é depoimento sobre ela, e segundo sua profundidade, será significativa” (ALMEIDA, 2016, p.1).

A constante busca por fotografias perfeitas e técnicas adequadas faz com que muitos acabem passando pela arte de fotografar despercebidamente. A fotografia é muito mais que simplesmente captar algum momento que já está pronto, ou então registrar algo que qualquer olhar desatento poderia enxergar, a fotografia real e verdadeira consiste em captar a alma de quem ou que é fotografado, podendo assim, transmitir para quem observa a devida imagem todos os sentimentos e sensações possíveis a cerca de tornar público aquilo a ser exposto. Nesse tipo de fotografia o que se destaca não são as técnicas ou a estética fotografia, obviamente que tudo agrega valor, mas o que mais é considerado é o conceito que existe por traz dela.

Em arte conceptual, a ideia ou conceito é o aspecto mais importante da obra. Significa que todo o planejamento e decisões são tomadas antecipadamente, sendo a execução um assunto secundário. A ideia torna-se na máquina que origina a arte (Sol LeWitt).

Para que possa ser expressado algum sentimento existe a necessidade de conhecimento daquilo que se quer passar, devendo haver uma verdade e um ideal.

(6)

5 PROJETO

Para uma melhor análise, compreensão do assunto e também a fim de mostrar a um público que ainda não sabe definir e diferenciar o real sentido das cores foi pensado e realizado um Projeto Fotográfico, que integrou a beleza e importância da imagem à significação das cores através de personagens conhecidos da história em todo o mundo. Para isso, foram selecionadas algumas cores que foram consideradas importantes, devido ao fato de estarem entre as cores primárias e secundárias e também serem muito utilizadas no dia-a-dia, dentre elas, vermelho, preto, azul, branco, verde, amarelo e laranja. Para que o trabalho realmente causasse efeito e tivesse um sentido buscou-se o conceito e definição de alguns autores para imagem, fotografia e cores, e também se buscou entender quais os sentimentos que as cores refletem aos olhos das pessoas. Depois de selecionadas e conceituadas, procurou-se relacionar essas mesmas cores com personagens que fizeram história, para não apenas realizar fotografias vazias, onde seriam utilizadas pessoas aleatórias para simplesmente preencher um espaço. Foi então realizada uma pesquisa com o intuito de entender a história desses personagens, seus feitos e quais os sentimentos que eles proporcionaram e ainda proporcionam à população. A escolha foi feita através de feitos históricos ou então pela identidade e características que a pessoa passou, dentre os selecionados estão Adolf Hitler, Marilyn Monroe, Charles Chaplin, Steve Jobs, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Stephen Hawking.

A forma de retratar todas essas histórias foi escolhida devido a grande verdade que a fotografia retrata como Eloá Muniz (2005) percebe, a fotografia é uma representação perfeita do real. Como já mencionado anteriormente, outro motivo é devido à fotografia significar captar a alma e os sentimentos de algo assim como ser um código universal, podendo ser compreendido em qualquer lugar, por qualquer pessoa possibilitando o espectador de admirar e imaginar, abrindo leques para a criatividade. Kotler nos traz em seu livro Marketing 3.0, questões sobre a criatividade, sobre como ela molda e muda o mundo. “Os seres humanos dotados de criatividade moldam o mundo à sua volta. As pessoas criativas tentam o tempo todo aperfeiçoar a si mesmas e o mundo. A criatividade se expressa na humanidade, moralidade e espiritualidade” (KOTLER, 2012, p. 25).

As fotografias foram feitas uma a uma havendo toda uma preparação desde a escolha das pessoas/modelos que seriam os representantes, toda a parte de ensaio e direção fotográfica até a edição e finalização do material. Na manipulação das imagens foram acrescentadas as cores desejadas a fim de aprofundar ainda mais os sentimentos que determinada fotografia

(7)

transmitiria aos admiradores, pois os personagens por si só já trazem consigo uma carga de emoção, história e desejo de ilustrar algo e com a inclusão das cores foi possível transmitir uma emoção desconcertante. Todo o trabalho baseou-se em fatos reais, porém se trata de uma releitura das histórias. As fotografias foram manipuladas de uma maneira com que ficassem parecidas com desenhos, afinal “o ato de desenhar pode ser considerado como criatividade, ou uma modificação de algo que já existia” conceito trazido pelo site Conceito.de (2016). Vânia Myrrha (2009, p. 1), traz uma definição do que é a releitura, ela acredita que “ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. [...] O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração”.

Através de cada fotografia quis-se retratar algum tipo de sentimento, dentre eles paixão, desejo, medo, esperança, calma, entre outros, todos eles representados também por cores que possuem o mesmo envolvimento. Foram utilizadas ligações entre personagem-cor que pudessem dimensionar ainda mais os sentimentos expressos, o que poderia ter sido facilmente confundido e reajustado se houvesse outras combinações de cores, vindo a significar algo completamente diferente.

A cor de o poder de captar rápida e emotivamente a atenção do comprador por isso, a perfeita adequação dela à sua finalidade deve ser precisa. Do contrário, poderá anular o valor de qualquer veículo de comunicação por mais dispendioso que seja (FREITAS, 2007, p.9).

Depois de todas as pesquisas, chegaram-se as seguintes análises e resultados artísticos fotográficos:

5.1 PRETO: ADOLF HITLER

O primeiro personagem a ser retratado (Imagem 1) é Adolf Hitler, um líder político e militar, responsável por um dos maiores genocídios da história. Apesar de toda sua personalidade e seus atos, é inegável não reconhecer toda a sua força, inteligência, ordem e respeito que o mesmo carregava consigo e sua legião de seguidores. Hitler foi ligado à cor preta correlacionando sua personalidade com o significado da cor, que indica respeito, morte e substancialmente o isolamento, que marcou a história desse personagem com o Holocausto. No artigo “Psicodinâmica das Cores” que traz assuntos relacionados ao livro Psicodinâmica das cores em comunicação, a autora Ana Freitas (2007) expõe uma definição à cor preta que é muito relevante, “é angustiante e expressivo”. Por ser uma cor que gera sensações diferentes que vão desde a exclusividade e modernidade há já mencionada, angústia, pode-se notar que

(8)

são muitos os casos em que marcas de grande estima utilizam-na a fim de valorizar seus produtos.

Imagem 1: Adolf Hitler PRETO

5.2 VERMELHO: MARILYN MONROE

Marilyn Monroe (Imagem 2) foi à escolhida para a representação da cor vermelha por ser um dos maiores símbolos sexuais do século 20, envolvendo sua inocência e fragilidade se tornou uma das mulheres mais desejadas da época, também se tornando inspiração para outras mulheres, que não tinham um corpo “perfeito” aos olhos do mundo. O vermelho está dentro do leque de cores quentes, correlacionando-se a paixão, desejo, calor e energia. Daniel Serrano (2014) diz que o vermelho excita as emoções e faz com que as mesmas sejam estimuladas, além também de ser muito utilizada em relação a sexualidade e desejo.

(9)

5.3 LARANJA: CHARLES CHAPLIN

A vivacidade de Charles Chaplin (Imagem 3) foi relacionada à cor laranja, pois foi e continua sendo considerado um dos maiores artistas cinematográficos de todos os tempos, Chaplin, utilizava-se da arte da dramaturgia e comédia para tratar sobre temas políticos e polêmicos. Seu sucesso se baseou no humor, relacionado com a cor laranja também por trazer a simbologia da alegria e interação. Kandinsky (1969), afirma que, “a cor é o toque, o olho, o martelo que faz vibrar a alma, o instrumento de mil cordas”.

Imagem 3: Charles Chaplin LARANJA

5.4 BRANCO: MAHATMA GANDHI

Gandhi (Imagem 4) foi reconhecido mundialmente como um idealizador da paz, lutando pelos direitos dos cidadãos considerando seus valores e sua crença, valorizando assim a verdade e a não violência. Por todos os seus valores, Mahatma Gandhi foi relacionado com a cor branca, que transmite pureza, paz, honestidade. A cor é muito utilizada por empresas que desejam estimular esses sentimentos nos consumidores.

Os estímulos visuais têm características próprias, como tamanho, proximidade, iluminação, cor e conhecer essas propriedades é de fundamental importância aos que se valem da imagem para transmitir mensagens (FARINA, PEREZ, BASTOS, 2006, p. 29).

(10)

Alguns materiais trazem essa cor juntamente com outras para que se obtenha uma harmonia entre elas, entretanto, em outros casos é utilizada com o intuito de oferecer uma maior luminosidade ou dar a sensação de algo mais amplo.

Imagem 4: Mahatma Gandhi BRANCO

5.5 AMARELO: STEVE JOBS

A cor amarela, relacionada ao sol e calor, é extremamente inspiradora e estimula a criatividade. Utilizando-a de uma maneira correta, é capaz de gerar atenção e concentração, ademais, está diretamente ligada à inteligência e riqueza. O personagem escolhido para representar essa cor foi Steve Jobs (Imagem 5), com seu espírito empreendedor, foi capaz de criar e revolucionar o mundo tecnológico, servindo de inspiração para muitas pessoas, o amarelo representa todo o seu otimismo e persistência. Juntamente com outras cores, ela poder gerar crédito e confiança.

Sobre a visão das cores existem muitas teorias, uma delas, a de Young-Helmholtz (2006, p. 51) traz que “Não existem, portanto, na nossa visão, receptores para o amarelo, ciano e magenta. [...] Os receptores verde e vermelho podem reagir simultaneamente e formar o amarelo”.

(11)

Com isso, lembramos que existem as cores primárias, vermelho, azul e amarelo, que são aquelas que possibilitam a formação de todas as outras cores existentes, formadas a partir de diferentes misturas.

Imagem 5: Steve Jobs AMARELO

5.6 VERDE: NELSON MANDELA

Considerado o mais importante líder da África Negra, vencedor do Premio Nobel da Paz, Mandela (Imagem 6) teve sua história marcada não somente na África, mas no mundo inteiro. Sua história foi marcada por altos e baixos, sendo defensor dos direitos humanos, prisioneiro de um regime de segregação racial, foragido, tornou-se o prisioneiro mais famoso do mundo e logo após o político mais recompensado em vida. A cor verde traz a esperança, liberdade, crescimento e prosperidade de um povo sem expectativa alguma, Mandela foi mais do que uma figura pública, foi um líder, guerreiro que lutou pela liberdade, justiça e democracia. Ainda sugerindo definições de Daniel Serrano (2014, p. 1), em seu artigo “Significado das cores: O verde em Propaganda, Publicidade e Marketing” traz que, “Verde está relacionada à estabilidade e resistência, dando-nos a persistência e a força para lidar com a adversidade”.

(12)

Imagem 6: Nelson Mandela VERDE

5.7 AZUL: STEPHEN HAWKING

Stephen Hawking é um dos cientistas mais reconhecidos atualmente. O físico e cosmólogo foi e ainda é reconhecido por suas inúmeras descobertas na ciência, sendo considerado ainda mais por seus colegas, por ser o responsável pela divulgação e popularização da física e astronomia para o mundo. Hawking (Imagem 7) foi o selecionado não só pela sua grande capacidade e inteligência, o cientista é portador de uma doença degenerativa, que o colocou em uma cadeira de rodas aos 21 anos, e mesmo assim se tornou um ícone além de ser inspirador. A cor azul combina perfeitamente com Hawking por ser considerado benéfico para corpo e mente, segundo Serrano (2014), a cor representa o conhecimento, inteligência além de inspirar ideais mais elevados.

(13)

6 CONCLUSÃO

As imagens são fácil e rapidamente notadas e podem ser interpretadas por qualquer pessoa, independente de sexo, idade, língua ou cultura. Possivelmente a interpretação não será nem parecida uma com a outra, pois existem muitos fatores que agregam informações e emoções durante a recepção. A realidade vivida por cada pessoa interfere a maneira com que ela enxerga o mundo e as coisas e por isso os significados serão diferentes.

A fotografia por sua vez, tem o intuito de demonstrar a realidade, alguma pessoa ou momento, elas têm o poder de contar histórias. Existem muitos tipos de fotografias, entre elas, a fotografia autoral, que é responsável por, de certa forma, questionar o espectador, fazer com que ele pense e dê um significado aquela imagem. Ela por si só pode conter uma imensidão de sentimentos a serem transmitidos, porém cada pessoa absorverá de uma maneira diferente.

Juntando imagens e fotografia e cores, a quantia de possibilidades de interpretação é imensa. As cores, por conseguinte, carregam fortes e significativos sentimentos, possibilitam diferentes interpretações e fortes emoções se adaptadas de maneira certa. O intuito de juntar tudo isso foi possibilitar a espectadores que ainda não reconhecem o significado das cores o conhecimento desse artifício, muito usado em publicidade e afins. Além disso, potencializar sentimentos também foi o propósito do projeto.

Ao perceber uma possibilidade de agregar um trabalho de conclusão de curso com uma grande paixão, que é a fotografia, rapidamente decidi por realizar um projeto fotográfico que envolvesse algo artístico e realmente pertinente. Sendo as cores utilizadas todos os dias como artifício influenciador pelas indústrias comerciais, percebi uma maneira de mostrar a algumas pessoas o real significado dessas cores, feito isso através de personalidades históricas e muito conhecida. A busca por modelos com características físicas parecidas com o que desejava ser mostrado, agregando ainda roupas e acessórios, facilitou o reconhecimento dos personagens e acrescentando as cores, os espectadores poderiam ser bombardeados de sentimentos e sensações diferentes.

Acredito que através de imagens a comunicação pode-se tornar mais eficaz, pois se tratam de códigos universais, podendo ser compreendidas por qualquer pessoa, de qualquer cultura, idade ou gênero, além disso, não ditam regras e possibilitam diferentes interpretações, o que é realmente fascinante.

(14)

REFERÊNCIAS

AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.

BARICH, H., KOTLER, P. A Framework for Marketing Image Company. Sloan Management Review, Winter, 1991.

CALDAS, Sônia Regina de Araújo. Gabriela, baiana de todas as cores / Sônia Regina de Araújo Caldas; apresentação Myriam Fraga, Lícia Regina Carvalho Moreira de Souza. – Salvador: EDUFBA, 2009. 272 p : il.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Martins Fontes: São Paulo, 2003.

DAHLKE, Rüdiger. Mandalas: formas que representam a harmonia do cosmos e a energia divina. São Paulo: Pensamento, 2007.

FARINA, Modesto, PEREZ, Clotilde, BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5ª ed. ver. e ampl. São Paulo: Edgar Blücher, 2006.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo

marketing centrado no ser humano / Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

MARTINS, Jorge S. Teoria e Prática: textos publicitários. 5.ed. São Paulo: Ática, 1997,

MUNIZ, Eloá. Comunicação Publicitária em Tempos de Globalização. Canoas: Ed. ULBRA, 2005.

CONSULTAS EM SITES

A cor simplificada: SIMBOLOGIA. 2014. Disponível em:

<http://acorsimplificada.com.br/simbologia/>. Acesso: 18 de novembro de 2016.

ALMEIDA, Ivan. Fotografia Autoral. Ortografia, Gramática, Estilística, e o que mais? / São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.riguardare.com.br/riguardare/texto20.html>. Acesso: 14 de novembro de 2016.

Conceito.de. Conceito de desenho. 2016. Disponível em: <http://conceito.de/desenho>. Acesso: 20 de novembro de 2016.

FALCÃO, Marcio. Meire Todao se inspira no terror para assinar editorial conceitual. 2012. Disponível em: <http://artmodepassion.blogspot.com.br/2012/11/meire-todao-se-inspira-no-terror-para.html>. Acesso: 15 de novembro de 2016.

FREITAS, Ana Karina Miranda de. Psicodinâmica das cores em comunicação. Limeira, SP, 2007. Disponível em:

<http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Cor/psicodinamica_das_cores_em_comunicacao.pdf > Acesso: 8 de novembro de 2016.

(15)

Myrrha, Vânia. Cores e Matizes: O que é releitura? 2009. Disponível em:

<https://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/>. Acesso em: 17 de novembro de 2016.

SERRANO, Daniel Portillo. O Significado das cores: O Significado das cores: O Verde em Propaganda, Publicidade e Marketing. 2014. Disponível em:

<http://www.portaldomarketing.net.br/o-significado-das-cores-o-verde-em-propaganda-publicidade-e-marketing/>. Acesso: 17 de novembro de 2016.

SERRANO, Daniel Portillo. O Significado das cores: O Significado das cores: O Vermelho em Propaganda, Publicidade e Marketing. 2014. Disponível em:

<http://www.portaldomarketing.net.br/o-significado-das-cores-o-vermelho-em-propaganda-publicidade-e-marketing/>. Acesso: 17 de novembro de 2016.

SILVA, Glayse Ferreira Perroni da. A mensagem visual nos anúncios publicitários. 2012. Disponível em: <http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/44/dossie18.pdf >. Acesso em: 10 de novembro de 2016.

TODA MATÉRIA, Cores Quentes. 2016. Disponível em:

(16)
(17)

ANEXO A: AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGENS

Imagem 1: Adolf Hitler PRETO

Imagem 2 : Marilyn Monroe VERMELHO

(18)

Imagem 4: Mahatma Gandhi BRANCO

Imagem 5: Steve Jobs AMARELO

(19)

Referências

Documentos relacionados

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

ROSEMEIRE PEREIRA D´ÁVILA A trajetória dos imigrantes japoneses na região de Bauru remonta a 1914: a cidade tornava-se atrativa para migrantes e imigrantes pelo

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

GAUSS AINDA PROPÔS O MÉTODO DOS QUADRADOS MÍNIMOS (BASE PARA ANÁLISE DE REGRESSÃO), QUANDO PUBLICOU O TRABALHO SOBRE A ÓRBITA MAIS PROVÁVEL DO ASTERÓIDE CERES.. Ex.: LOG,