• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa. Texto 2 Conflito de gerações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Língua Portuguesa. Texto 2 Conflito de gerações"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Caro(a) candidato(a), antes de iniciar nosso estudo, queremos nos colocar à sua disposição, durante todo o prazo do concurso para auxiliá-lo em suas dúvidas e receber suas sugestões. Muito zelo e técnica foram empregados na edição desta obra. No entanto, podem ocorrer erros de digitação ou dúvida conceitual. Em qualquer situação, solicitamos a comunicação ao nosso serviço de atendimento ao cliente para que possamos esclarecê-lo. Entre em contato conosco pelo e-mail: professores @maxieduca.com.br

01. (IFC - Analista de Tecnologia da Informação - IFC) Texto 1

O futuro do trabalho

“[...]

Seja como for, é preciso resolver os problemas do desemprego e da informalidade, que são mais acentuados nos países subdesenvolvidos. O caminho é estabelecer políticas de geração de empregos, além de garantir melhores condições para os trabalhadores em ocupações precárias.

Uma das saídas é a redução da jornada de trabalho: as pessoas trabalham menos para que se abram vagas para as desempregadas. Outra estratégia é instituir programas de formação profissional e de microcrédito para trabalhadores autônomos, desempregados e pequenas empresas.”

Vestibular-Editora Abril, nov., 2002.

Texto 2

Conflito de gerações

“- Marquinhos... Marquinhos! [...]

O filho tentou disfarçar, lá no fundo do quintal, tirando meleca do nariz, mas, quando a mãe chamava assim, era melhor ir. Na cozinha, a mãe ao lado da geladeira aberta, com uma garrafa e um saco plástico vazios nas mãos:

- Você comeu toda a salsicha?!

- Não é bem verdade...Eu só usei as salsichas pra acabar com a mostarda. Já estava até verde! Alguém ia acabar comendo estragado e ficar doente.

[...]

- Você tem resposta pra tudo, não?!

- Não é bem verdade... é a senhora que sempre pergunta. - Você é uma gentinha! Só uma gentinha, tá entendendo?

O filho ficou olhando praquela mãe batendo com o pé no chão, bem nervosa mesmo, mais alta que a geladeira e tudo. Aí foi obrigado a dizer:

- É... isso eu acho que é verdade.”

BONASSI, Fernando. In: Folha de São Paulo, 23 nov. 2002.

Ao analisar a linguagem e o discurso do texto 1 e do texto 2 respectivamente. Assinale a alternativa CORRETA:

(A) no texto 1, a linguagem é mais informal, seguindo à norma padrão; utiliza-se ainda o discurso indireto, envolvendo questões sociais. No texto 2, percebe-se uma linguagem menos informal e um discurso direto entre mãe e filho.

(B) no texto 1, a linguagem é coloquial, seguindo à norma padrão; tem-se ainda o discurso indireto e direto, aplicado à interpretação do cotidiano. Já no texto 2, a linguagem é formal, ocorre ainda um diálogo entre mãe e filho.

(C) no texto 1, a linguagem é mais formal, obedecendo à norma culta; consegue-se ainda identificar um discurso indireto, aplicado interpretativamente às questões sociais. Já no texto 2, além de uma linguagem informal, em que se notam repetições e frases, ocorre, também, um diálogo entre mãe e filho. (D) no texto 1, a linguagem é formal, segundo à norma culta; tem-se ainda a presença do discurso direto que revela questões da comunidade. Já no texto 2, a linguagem é culta e o discurso é direto.

(E) no texto 1, a linguagem é menos formal, no entanto, segue à norma culta; identifica-se ainda o discurso indireto, aplicado à análise do cotidiano. No texto 2, a linguagem é coloquial e o discurso é direto entre mãe e filho.

(2)

. 2

02. (EMAP - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos - FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE)

Nenhum cidadão responsável pode deixar de estar preocupado com os estragos que sofre o meio ambiente. Por isso, seja no governo, seja fora dele, muitos tomam iniciativas para mitigar os desastres. Os governantes passam leis com fé ingênua nos seus efeitos. Almas generosas e bem-intencionadas pregam a defesa do meio ambiente. Economistas só pensam em prêmios e punições financeiras. Olhando os resultados, é um no cravo e outro na ferradura. O pobre caboclo, perdido na floresta amazônica, está longe da lei que impediria suas aventuras com a motosserra. E, se estivesse ao alcance de pregações, não veria razões para segui-las. O mal-educado que joga lixo na sua rua sabe que não será punido, pois, se alguém viu, não vai denunciar. Não há altruísmo que convença os prefeitos a não jogar esgotos in natura nos rios, pois o tratamento é caro, não dá votos e os malefícios só prejudicam o município rio abaixo. Não funcionam as leis que carecem de poder para obrigar o seu cumprimento. Quem confia na impunidade não presta atenção. [...]

Claudio de Moura Castro. Revista Veja – set, 2012 – Com Adaptações. Considerando as marcas predominantes quanto aos aspectos de construção da tipologia textual, o texto caracteriza-se como:

(A) injuntivo. (B) argumentativo. (C) descritivo-narrativo. (D) narrativo.

(E) dissertativo-descritivo.

03. (TJ/SP - Assistente Social - VUNESP) Assinale a alternativa em que está caracterizada a figura de sintaxe denominada pleonasmo.

(A) Dizem que os brasileiros autênticos somos loucos por futebol. (B) Informaram que Sua Santidade continua adoentado.

(C) Ao povo, nada lhe dão que não seja seguido de novos impostos. (D) Esperamos, sinceramente, você compreenda nossos motivos. (E) Ele que era forte e corajoso, ei-lo fraco e covarde.

04. (TJ/SC - Técnico Judiciário - Auxiliar – TJ/SC) Nos conjuntos a seguir, cujos acentos foram omitidos propositadamente, quando procedentes, aquele(s) que apresenta(m) vocábulos acentuados gráfica ou prosodicamente, pela mesma razão é (são):

I caos, lapis. II ideia, corticoide. III fez, gravidez. IV carater, caracteres. V hifen, hifens. A) I, II B) II, IV C) III, IV D) II E) III

05. (EMAP - Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos - FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE) Releia o período a seguir e atente para as palavras destacadas.

“O mal-educado que joga lixo na sua rua sabe que não será punido, pois, se alguém viu, não vai denunciar.”

Quanto às classes de palavras e seu emprego, conforme a norma padrão da língua, estão em destaque, pela ordem,

(A) um adjetivo, um pronome relativo, um pronome relativo, e uma conjunção condicional. (B) um adjetivo, uma conjunção integrante, um pronome relativo, uma conjunção condicional. (C) um substantivo, um pronome demonstrativo, um pronome relativo, uma conjunção concessiva. (D) um substantivo, um pronome relativo, uma conjunção integrante, uma conjunção condicional. (E) um adjetivo, um pronome indefinido, uma conjunção integrante, um pronome pessoal oblíquo.

(3)

06. (PRODAM/AM – ASSISTENTE – FUNCAB - adaptada) O termo destacado em “Conotações sociais, políticas, ideológicas são INEVITÁVEIS...” exerce a seguinte função sintática:

(A) adjunto adnominal. (B) adjunto adverbial. (C) predicativo. (D) sujeito composto. (E) objeto direto.

07. (SAAE/SP - FISCAL LEITURISTA - VUNESP)

Segundo a norma-padrão da língua portuguesa, a pontuação está correta em: (A) Hagar disse, que não iria.

(B) Naquela noite os Stevensens prometeram servir, bifes e lagostas, aos vizinhos. (C) Chegou, o convite dos Stevensens, bife e lagostas: para Hagar e Helga

(D) “Eles são chatos e, nunca param de falar”, disse, Hagar à Helga.

(E) Helga chegou com o recado: fomos convidados, pelos Stevensens, para jantar bifes e lagostas. 08. (TRE/MS - ESTÁGIO – JORNALISMO - TRE/MS) Aponte a alternativa cuja concordância verbal está correta:

(A) A alta dos preços dos combustíveis irritam o povo. (B) Os Estados Unidos fica na América do Norte. (C) Minhas costas está doendo.

(D) Ela foi uma das que chegou a tempo (E) A maioria dos brasileiros gosta de futebol.

09. (TRE/MS - ESTÁGIO – JORNALISMO - TRE/MS) Assinale a assertiva cuja regência verbal está correta:

(A) Ela queria namorar com ele. (B) Já assisti a esse filme.

(C) O caminhoneiro dormiu no volante.

(D) Quando eles chegam em Campo Grande? (E) A moça que ele gosta é aquela ali.

10. (CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA/SP – TÉCNICO DE ENFERMAGEM – CETRO) Leia a oração abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta um sinônimo para a palavra destacada.

“Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite.”

(4)

. 4 (A) Desgosto. (B) Dissabor. (C) Desarranjo. (D) Alquebramento. (E) Regozijo. Respostas 01. Resposta C

No texto 1 o autor descreve um problema e apresenta a solução, em uma linguagem mais culta. Já no texto 2 temos um diálogo entre mãe e filho, o que não é necessário o uso da linguagem formal.

02. Resposta: “B”.

Num texto argumentativo, o autor expõe seu ponto de vista e tenta nos convencer de que ele está certo. No texto acima, o ponto de vista dele é de que as leis precisa de poder para se fazer cumprir e ele nos mostra através de exemplos (o economista, o caboclo, o mal-educado...) que está certo.

03. Resposta: “C”.

O pleonasmo é uma figura que se caracteriza pela repetição de um termo, com o intuito de intensificar a expressividade deste termo. Em C, percebe-se a repetição do objeto indireto através do uso do pronome lhe, que refere-se a ao povo.

04. Resposta: “D”.

A alternativa “D” é a correta porque Acento Prosódico é aquele que aparece em todas as palavras que possuem duas ou mais sílabas. Já o acento gráfico se caracteriza por marcar a sílaba tônica de algumas palavras. É o acento da escrita. Na língua portuguesa, os acentos gráficos empregados são: agudo (´);

As palavras “ideia e corticoide” de acordo com a nova ortografia não têm mais acento gráfico, mas continuam com acento prosódico.

05. Resposta: “D”.

Mal-educado é um substantivo, pois está precedido de um artigo (o). Que, é um pronome relativo, pois se refere a mal-educado. O segundo que, é uma conjunção integrante, pois liga a oração subordinada substantiva à oração principal, E o se, indica condição (algo não acontece sem outro fator, ou só acontece se o outro fator acontecer), portanto uma conjunção condicional.

06. Resposta: “C”.

Sujeito composto: conotações sociais, políticas, ideológicas Verbo de ligação: são (ser)

Predicado nominal: são inevitáveis

Núcleo do predicado nominal (predicativo do sujeito) – inevitáveis 07. Resposta: “E”.

Correções realizadas:

A) Hagar disse que não iria. = não há vírgula entre verbo e seu complemento (objeto)

B) Naquela noite os Stevensens prometeram servir bifes e lagostas aos vizinhos. = não há vírgula entre verbo e seu complemento (objeto)

C) Chegou o convite dos Stevensens: bife e lagostas para Hagar e Helga. D) “Eles são chatos e nunca param de falar”, disse Hagar à Helga.

E) Helga chegou com o recado: fomos convidados, pelos Stevensens, para jantar bifes e lagostas. 08. Resposta: “E”.

Correções:

A) A alta dos preços dos combustíveis irritam o povo = irrita

B) Os Estados Unidos fica na América do Norte = ficam (há a presença do artigo determinante, portanto o verbo deve ir para o plural. Se não houvesse, teríamos: Estados Unidos fica).

C) Minhas costas está doendo = estão

D) Ela foi uma das que chegou a tempo = uma das que chegaram

(5)

Referências

Documentos relacionados

(em tempo e cenário nos quais a maldade se fazia presente, no lugar do juízo e da justiça), que também deve ser uma declaração individual de todo(a) aquele(a) que professa o nome

a) Oração subordinada substantiva objetiva indireta e oração subordinada completiva nominal. b) Oração subordinada substantiva objetiva direta e oração

Assim, é possível perceber que mesmo a ajuda do professor não foi suficiente para que estes alunos seguissem no curso, dando indícios de que a falta de

Ao longo deste texto, destacamos alguns aspectos importantes sobre Parauapebas, para corroborar a pertinência de se ensinar a História Local no município, o que justifica

Appuyer sur la touche de navigation Gauche/Droite pour aller dans Configurations.. Appuyer sur les touches de navigation Haut/Bas pour vous déplacer dans les options

tendências de mercado pode ser algo desafiador, afinal, é preciso mudar a forma como as coisas são feitas ao longo do expediente (e mudar quase nunca é fácil). Entretanto,

A outorga, é um importante instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos, e vem como um dos principais mecanismos de controle e monitoramento do recurso, por meio da

Compreender o sentido geral, a informação essencial, os itens principais e os detalhes mais relevantes de textos escritos claros e bem organizados, em língua padrão e sobre