• Nenhum resultado encontrado

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

CURSO DE DIREITO

FACULDADE DE DIREITO

“LAUDO DE CAMARGO”

NÚCLEO DE ENSINO PRÁTICO

– N.E.P. –

ESTÁGIO

SUPERVISIONADO – II –

(2)

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 1º SEMESTRE DE 2019

OBJETIVO

Essa disciplina Estágio Supervisionado proporcionará ao aluno desenvolver técnicas e habilidades para elaboração de peças processuais cíveis, próprias da fase de formação do processo civil até a fase das providências preliminares e saneamento do processo; propiciará também ao aluno contato de observação em práticas de atos processuais realizados em audiências no processo civil, no processo penal e no processo do trabalho, para apreender a forma e modo como se realizam e sua finalidade geral e específica, inclusive com análise de autos de processos findos; outrossim, esse Estágio propiciará ao aluno participar e realizar atividades práticas para fazer instaurar e desenvolver o processo civil de conhecimento até a sentença, por meio da técnica de processo simulado, a partir de casos concretos análogos aos reais e resolvidos em juízo.

ARRAZOADOS JURÍDICOS-PROCESSUAIS

1.) Essas peças processuais serão elaboradas pelos alunos, com orientação e supervisão do professor específico do Núcleo de Ensino Prático, indicado no primeiro dia de aula, presente na sala 04B ou em sala de aula (grade horária afixada no quadro de avisos da sala 04B e no site do Direito: http://www.unaerp.br/direito).

1.1.) Os alunos receberão orientação desse professor em oficinas em sala de aula ou noutro local previamente definido pelo NEP, sendo essa orientação em grupo e/ou individual, conforme a necessidade do aluno ou definição do professor.

1.2.) As oficinas serão de frequência obrigatória, comprovada com chamada pelo professor, podendo ser realizadas em sala de aula ou outro local previamente informado pelo NEP.

1.2.1) A ausência injustificada a essas Oficinas ensejará a reprovação do aluno na disciplina; será justificada a ausência pelos mesmos motivos que ensejam justificativa de falta em disciplinas em sala de aula, na forma do regimento da Universidade.

(3)

1.3.) Após as oficinas de orientação, os trabalhos realizados pelos alunos passarão por correção pelo professor indicado, em oficinas de correção em sala de aula ou outro local previamente informado pelo NEP, durante período também previamente definido neste regulamento.

1.3.1) Essas oficinas de correção serão também de frequência obrigatória, na forma das oficinas de orientação, e dependerão de prévio agendamento pelo aluno no NEP.

1.3.2) Esse período de agendamento dar-se-á entre os dias 04 e 22 de fevereiro, no horário de atendimento do Nep.

1.4.) Esses trabalhos processuais serão entregues na secretaria do NEP, mediante protocolo, até o dia de seu vencimento, previamente informado ao aluno, por meio do presente regulamento, disponível no site do curso e na secretaria do NEP.

1.4.1.) Para ser aceito no protocolo do NEP, esse trabalho deve contar com prévio visto ou nota do professor que acompanhou o aluno nas oficinas;

1.4.2.) Somente esse professor, que acompanhou o aluno nas oficinas, é que está autorizado a avaliar e aprovar o trabalho, com prévio visto ou nota.

2.) Na peça processual deverá constar, obrigatoriamente, menção à doutrina, à jurisprudência e à súmula pertinentes ao caso objeto do trabalho;

3.) Diante do sistema de prova do concurso de exame da Ordem dos Advogados do Brasil e com vistas a adaptação do aluno a esse sistema, a peça processual exigida pelo NEP deverá ser apresentada em forma MANUSCRITA, por meio de formulário próprio do referido concurso (modelo disponível no site do direito: http://www.unaerp.br/direito).

4.) A capa deverá ser, obrigatoriamente, digitada e deverá constar: nome e código do aluno, etapa, sala, número e nome da peça estabelecida no manual e nome da disciplina cursada, que possibilitará a imediata identificação do autor do trabalho prático.

4.1.) O não cumprimento desses requisitos impedirá o recebimento do trabalho.

(4)

5.1.) O aluno deverá manter sua cópia protocolada por no mínimo um ano, para eventual comprovação da entrega da peça respectiva no NEP, caso necessário.

5.2.) Após 15(quinze) dias, contados do lançamento da nota respectiva (relativa a peça entregue), essas peças serão retiradas no NEP pelo representante de sala e devolvidas aos alunos. A partir dessa entrega, cessa a responsabilidade do NEP pela guarda do respectivo trabalho.

6.) Os trabalhos idênticos ao de outro aluno ou de modelos existentes na internet, parcial ou totalmente, receberão nota zero e implicará reprovação do aluno que os apresentou, independentemente da assunção da culpa por um aluno ou grupo.

7.) Cada uma das audiências deverá ser comprovada por declaração de comparecimento e relatório individual, que poderá ser manuscrito ou digitado.

7.1.) Todos os relatórios serão entregues na secretaria do NEP, identificado e de uma só vez, grampeados com os originais e cópia para protocolo, com uma única capa constando: nome e código do aluno, etapa, sala, número da peça estabelecida no manual e nome da disciplina cursada, o que possibilitará a imediata identificação do autor do trabalho prático.

7.2.) O não cumprimento desses requisitos impedirá o recebimento do trabalho.

8.) Durante as audiências nas várias instituições, os alunos deverão observar o uso de traje adequado ao ambiente forense.

9.) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças, trabalhos e relatórios após o prazo de vencimento estipulado.

10.) Caso o aluno não entregue alguma das peças ou receba nota igual a zero por deficiência ou cópia, inclusive peça relativa à prova final, será considerado atividade não cumprida e o aluno será reprovado independentemente do cumprimento das demais atividades.

11.) O prazo para pedido de revisão das notas das peças é de 05 (cinco) dias, contados da data da disponibilização da nota no site da Unaerp, no aluno Online/NEP.

12.) A avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II será feita através da atribuição de nota aos trabalhos, além de exame final.

(5)

12.1.) Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco, observando-se a ressalva indicada no item 10. 13.) O cálculo da nota final da disciplina Estágio Supervisionado será feito levando-se em consideração: a soma da média aritmética das peças com peso quatro mais a média dos trabalhos cujas especificações apresentamos a seguir: nota do processo simulado com peso dois mais nota do exame com peso quatro.

14.) O Estágio Supervisionado II constitui disciplina curricular; portanto, provas e exames, além de outras avaliações, estarão sujeitas a regulamentos e normas estabelecidas pela Universidade.

Observação: A imagem da Universidade, do aluno e do futuro jurista depende do seu interesse, atenção e educação no cumprimento das atividades que lhes são confiadas. Deverá, portanto, o aluno observar os princípios éticos e tratar as autoridades e funcionários com respeito e urbanidade.

(6)

PROCESSO SIMULADO

15.) O processo simulado iniciará o aluno no trato com o processo cível, de modo a fazê-lo compreender o modo e a forma como se realizam os atos e fatos processuais no processo de conhecimento, na primeira fase, compreendido entre a petição inicial e a sentença.

15.1.) Os casos do processo simulado deverão ser retirados no NEP dia 15 de fevereiro de 2019 e a realização das atividades propostas obedecerá ao seguinte cronograma:

a) Protocolo da inicial pelo Advogado do Autor: 28 de fevereiro de 2019; b) Cartório: 01 de março de 2019;

c) Retirada do processo pelo Juiz para despacho: 11 de março de 2019; d) Protocolo do despacho do Juiz: até 20 de março de 2019;

e) Retirada do processo pelo Advogado do Réu: 22 de março de 2019; f) Protocolo do Advogado do Réu: 04 de abril de 2019;

g) Retirada para Réplica pelo Advogado do Autor: 22 de abril de 2019; h) Protocolo do processo pelo Advogado do Autor: 02 de maio de 2019; i) Retirada do processo pelo Promotor de Justiça: 06 de maio de 2019; j) Protocolo do Promotor de Justiça: até 15 de maio de 2019;

k) AUDIÊNCIA (Processo Simulado Cível): de 06 a 31 de maio de 2019 (em horários a serem agendados pelo NEP);

l) Cartório: a partir do dia 03 de junho de 2019.

15.1.1) A não apresentação do protocolo até a data descrita acima, implicará na reprovação do aluno na disciplina; o protocolo somente será aceito se acompanhado do processo simulado a que se refere, ou seja, processo deverá ser devolvido em conjunto com o protocolo.

15.1.2) O aluno(a) receberá orientação de professor específico lotado no NEP, em forma de oficina, ou individualmente, para elaboração da peça processual do respectivo processo simulado, em datas previamente definidas e indicadas abaixo;

15.1.3) A peça processual deverá ser protocolada no NEP com o prévio visto desse professor orientador;

15.1.4) Não será aceito visto de outro professor que não aquele designado para acompanhar o aluno, em oficina ou individualmente.

(7)

15.2.) As alegações finais serão apresentadas em audiência de instrução e julgamento, na fase dos debates orais, assim como a sentença será proferida em audiência de instrução e julgamento, após o encerramento da instrução; o aluno deve se organizar para cumprir essas tarefas preparando-se para os debates orais e a sentença.

15.2.1.) Se os debates orais forem convertidos em escritos, pelo juiz, sua apresentação no NEP dependerá de prévio visto do professor; nesse caso, a sentença do juiz igualmente dependerá de prévio visto do professor.

15.3.) As peças processuais devem seguir os requisitos, formais e materiais, exigidos pelo CPC. Nela deverão conter identificação das partes, fatos, fundamentos jurídicos e procuradores das partes.

15.4.) As petições iniciais, despachos e outras peças processuais referentes ao processo simulado só serão recebidas pelo NEP com o visto do aludido professor, assinada pelo aluno e com a observação de tratar-se de “CÓPIA”, na sua via.

15.4.1) Essas peças processuais só serão recebidas pelo NEP se acompanhada do processo a que se refere, caso o aluno dele tenha feito carga.

15.4.2.) O carimbo “CÓPIA” está à disposição dos alunos na secretaria do NEP.

15.5.) A entrega da inicial deverá ser, obrigatoriamente, digitada e acompanhada da Contrafé (03 VIAS).

15.6.) As audiências do processo simulado CÍVEL serão realizadas no período de 06 a 31 de maio de 2019, das 8h às 12h e das 18h às 22h, na Sala 01B - Sala de Audiência, em horários previamente agendados no NEP.

15.7.) Durante as audiências da atividade processo simulado, os (as) alunos

(as) deverão trajar-se de acordo com o ambiente forense.

15.8.) No transcorrer das audiências da atividade processo simulado, é proibido “fumar” e “usar telefone celular”.

15.9.) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças e processo simulado após o prazo de vencimento estipulado.

(8)

15.10.) No dia de entrega da peça processual correspondente ao processo simulado, não haverá correção ou visto do professor.

15.11.) A participação do aluno no “processo simulado” é obrigatória e condição essencial para aprovação, independentemente da elaboração das demais atividades. Dessa forma, o aluno que não participar da atividade “processo simulado” será considerado reprovado na disciplina.

16.) O Núcleo de Ensino Prático não receberá peças, trabalhos e relatórios após o prazo de vencimento estipulado.

17.) Caso o aluno não entregue alguma das peças ou receba nota igual a zero por deficiência ou cópia, inclusive à peça relativa à prova final, será considerado atividade não cumprida e o aluno será reprovado independentemente do cumprimento das demais atividades.

18.) O prazo para pedido de revisão das notas das peças é de 05 (cinco) dias, contados da data da sua disponibilização da nota no site da Unaerp, no aluno Online/NEP.

19.) A avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II será feita através da atribuição de nota aos trabalhos, inclusive a atividade “processo simulado”, que é obrigatória, além de exame final.

19.1.) Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco, observando-se a ressalva indicada no item 10. 20.) O cálculo da nota final da disciplina Estágio Supervisionado será feito levando-se em consideração: a soma da média aritmética das peças com peso quatro mais a média dos trabalhos cujas especificações apresentamos a seguir: nota do processo simulado com peso dois mais nota do exame com peso quatro.

Observação: A imagem da Universidade, do aluno e do futuro jurista depende do seu interesse, atenção e educação no cumprimento das atividades que lhes são confiadas. Deverá, portanto, o aluno observar os princípios éticos e tratar as autoridades e funcionários, com respeito e urbanidade.

(9)

6ª ETAPA - ESTÁGIO SUPERVISIONADO - II -

A-) ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS SEGUINTES AUDIÊNCIAS

Trabalho nº 08 - Cível – 1 audiência de instrução e julgamento

Trabalho nº 09 - Criminal – 1 audiência de instrução e julgamento Trabalho nº 10 –Júri – 1 sessão de julgamento pelo Tribunal do Júri Trabalho nº 11 - Trabalhista – 1 audiência de instrução e julgamento

Observação: Cada uma dessas audiências deverá ser comprovada por atestado de comparecimento e relatório individual de observação física e prática da atividade, que poderá ser digitado.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 07/06/2019

Observação: todos os atestados das audiências poderão ser digitados, identificados

e entregues de uma só vez, grampeados com os originais, com prévio visto do

professor e cópia para protocolo, com uma única capa constando: nome e código do aluno, etapa, sala, número do trabalho estabelecido no manual e nome da disciplina cursada, o que possibilitará a imediata identificação do autor do trabalho prático.

(10)

A T E S T A D O

N° DA ATIVIDADE

Atesto que o (a) acadêmico (a)______________________________________ código _______________, etapa _____, sala _____- ____, do curso de Direito da Faculdade de Direito “Laudo de Camargo”, esteve presente na sala de audiência da _____ Vara/Juizado Especial Cível ou Criminal/Plenário do Júri, assistindo a sessão de audiência de instrução e julgamento relativa ao processo número ___________________________.

___________, ____ de ______________ de ____

_____________________________________ assinatura e carimbo

Assinatura e carimbo da Autoridade ou funcionário designado para o acompanhamento da visita / atividade de Est. Supervisionado.

(11)

RELATÓRIO DO(A) ALUNO(A): __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

(12)

B-) ELABORAÇÃO DE PEÇAS PRÁTICAS

Observação 1: Não faça as atividades propostas sem antes ler atentamente o regulamento indicado nos itens 01 a 14, para o melhor aproveitamento do conteúdo das tarefas propostas e o estrito cumprimento das normas do estágio supervisionado.

Observação 2: A correta utilização da língua portuguesa, a estética da petição, a correta qualificação das partes, a lógica entre o fato e a fundamentação, os pedidos e a referência a supostos documentos juntados com a petição serão levados em consideração na correção.

Dados necessários para a elaboração das peças, sob o aspecto legal, que não estão nos casos hipotéticos, deverão ser informados com traço. Ex: (CPF _______, RG _______, Advogado ____________, etc), sendo vedada a identificação do aluno na petição, devendo a mesma ser feita em folha de rosto, inclusive com o código do aluno.

Trabalho nº 12

Mario Fontes, ao se mudar para seu novo apartamento, recém-comprado, adquiriu, em 20/01/2019, diversos eletrodomésticos de última geração, dentre os quais uma televisão de LED com sessenta polegadas, acesso à Internet e outras facilidades, pelo preço de R$ 6.000,00 (seis mil reais). Depois de funcionar perfeitamente por trinta dias, o televisor apresentou superaquecimento que levou à explosão da fonte de energia do equipamento, provocando danos irreparáveis a todos os aparelhos eletrônicos que nele estavam conectados. Malgrado a reclamação que lhes foi apresentada em 10 de fevereiro de 2019, tanto o fabricante (LAW-TV S.A.) quanto o comerciante de quem o produto foi adquirido (Lojas de Eletrodomésticos Sem-fim Ltda.) permaneceram inertes, deixando de oferecer qualquer solução até o presente momento.

Diante disso, Mario Fontes o (a) procurou como advogado (a) para tomar medida judicial na defesa de seus interesses.

QUESTÃO: Como advogado (a) de Mario Fontes tome a medida judicial adequada para a defesa de seus interesses, observando que este quer que o advogado (a) se valha de todos os recursos necessários para sua defesa, inclusive eventual Recurso Especial se necessário e no momento adequado.

(13)

Trabalho nº 13 e 14

Otávio andava pela calçada da rua onde morava, na cidade de Ribeirão Preto, quando foi atingido na cabeça por um pote de vidro lançado da janela do apartamento 615 do edifício do Condomínio Bosque das Araras, cujo síndico é o Sr. Marcelo Rodrigues. Otávio desmaiou com o impacto, sendo socorrido por transeuntes que contataram o Corpo de Bombeiros, que o transferiu, de imediato, via ambulância, para o Hospital Municipal X. Lá chegando, Otávio foi internado e submetido a exames e, em seguida, a uma cirurgia para estagnar a hemorragia interna sofrida.

Otávio, caminhoneiro autônomo que tem como principal fonte de renda a contratação de fretes, permaneceu internado por 30 dias, deixando de executar contratos já negociados. A internação de Otávio, nesse período, causou uma perda de R$ 20 mil. Após sua alta, ele retomou sua função como caminhoneiro, realizando novos fretes. Contudo, 20 dias após seu retorno às atividades laborais, Otávio, sentindo-se mal, voltou ao Hospital X. Foi constatada a necessidade de realização de nova cirurgia, em decorrência de uma infecção no crânio causada por uma gaze cirúrgica deixada no seu corpo por ocasião da primeira cirurgia. Otávio ficou mais 30 dias internado, deixando de realizar outros contratos. A internação de Otávio, por este novo período, causou uma perda de R$ 10 mil.

Otávio ingressa com ação indenizatória perante a 2ª Vara Cível da Comarca de Ribeirão Preto contra o Condomínio Bosque das Araras, requerendo a compensação dos danos sofridos, alegando que a integralidade dos danos é consequência da queda do pote de vidro do condomínio, no valor total de R$ 30 mil, a título de lucros cessantes, e 50 salários mínimos a título de danos morais, pela violação de sua integridade física, mas atribuindo à causa o valor de R$ 1.000,00, na petição inicial, inclusive requerendo o benefício da assistência judiciária gratuita.

Concedido ao autor o benefício da justiça gratuita, porque alegou ele trata-se de pessoa de baixa renda, o Condomínio Bosque das Araras foi citado, por meio de seu síndico; com isso, o Condomínio o(a) procura para que, na qualidade de advogado(a), busque a tutela adequada de seu direito.

Ao procura-lo(a), inclusive, o Condomínio, por meio de seu Síndico, quer também receber indenização do autor, mas por dano moral, pois ele vem sistematicamente propalando fatos por rede social a deturpar sua imagem e bom nome, simplesmente porque se recusou (o Condomínio) a pagar-lhe espontaneamente a indenização que almeja por meio da presente ação.

QUESTÃO: Elabore a peça processual cabível no caso, indicando os seus requisitos e fundamentos, nos termos da legislação vigente. Produzir a peça processual com emprego de argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso, inclusive observando o valor atribuído à causa e a

(14)

necessidade de impugnação ao benefício da assistência judiciária gratuita, pois há documento a revelar que o autor teria significativa renda mensal.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: ATÉ 14/05/2019

Trabalho nº 15

Luciano Amaral ajuizou ação indenizatória por danos materiais e morais contra MAW-TV S.A. e Lojas Compratudo Ltda., perante a 5ª Vara Cível da Comarca de Ribeirão Preto.

Na petição inicial, precisamente na causa de pedir (remota), narrou Luciano Amaral, em suma, que ao se mudar para seu novo apartamento, adquiriu, em 20/01/2019, diversos eletrodomésticos de última geração, dentre os quais uma televisão de LED com sessenta polegadas, acesso à Internet e outras facilidades, pelo preço de R$ 6.000,00 (seis mil reais). Depois de funcionar perfeitamente por trinta dias, o televisor apresentou superaquecimento que levou à explosão da fonte de energia do equipamento, provocando danos irreparáveis a todos os aparelhos eletrônicos que nele estavam conectados. Malgrado a reclamação que lhes foi apresentada em 10 de fevereiro de 2019, tanto o fabricante (MAW-TV S.A.) quanto o comerciante de quem o produto foi adquirido (Lojas Compratudo Ltda.) permaneceram inertes, deixando de oferecer qualquer solução.

Diante disso, requereu: (a) a substituição do televisor por outro do mesmo modelo ou superior, em perfeito estado; (b) indenização de aproximadamente trinta e cinco mil reais, correspondente ao valor dos demais aparelhos danificados; e (c) indenização por danos morais, em virtude de a situação não ter sido solucionada em tempo razoável, motivo pelo qual a família ficou, durante algum tempo, sem usar o televisor.

Citados, os réus apresentaram contestação.

O réu Compratudo Ltda., em preliminares, arguiu (a) carência de ação, porque parte passiva ilegítima para ocupar o polo passivo da ação, com fundamento nos artigos 12 e 13 do Código de Defesa do Consumidor; (b) impugnou o valor atribuído à causa pelo autor, porque não corresponde ao valor aparelho que pretende substituição; (c) impugnou o benefício da justiça gratuita que o juiz concedeu ao autor, pois este seria pessoa abastada e em condições de arcar com as despesas processuais.

Já o fabricante sustentou decadência do direito do autor, com fundamento no artigo 26, inciso II, do CDC, considerando que decorreram mais de noventa dias entre a data do surgimento do defeito e a do ajuizamento da ação. No mérito, ambos sustentaram que o problema no televisor surgiu de mau uso do aparelho pelo autor, a configurar culpa exclusiva sua, a excluir o nexo causal (art. 12, parágrafo 3º, inciso III, CDC).

(15)

Diante das contestações apresentadas, o juiz deu vista dos autos do processo ao advogado (a) do autor, para manifestação.

QUESTÃO: Na qualidade de advogado(a) do autor da ação, produza a peça processual adequada à tutela do seu direito nessa fase processual, indicando os seus requisitos e fundamentos nos termos da legislação vigente.

PRAZO MÁXIMO PARA PROTOCOLO: 11/06/2019

Trabalho nº 16 - Relatório de análise de autos de processos findos em matéria cível

O(a) aluno(a) receberá orientação de como proceder ao relatório de autos findos do professor orientador, designado para a sala à qual pertence.

O(a) aluno(a) deverá elaborar relatório sobre processo cível já encerrado, que tenha pelo menos julgamento de recurso pelo Tribunal de Justiça.

Poderá o aluno optar por fazer esse relatório de processo cível do acervo do NEP; para tanto, deverá comparecer no NEP e solicitar vistas de autos cíveis

findos para a elaboração de relatório, que poderá ser entregue digitado, com o

prévio visto do professor.

OBSERVAÇÕES:

1) OS AUTOS DE PROCESSOS FINDOS CÍVEIS DEVERÃO PERMANECER EM CARGA COM OS ALUNOS POR APENAS 01 DIA;

2) A NÃO DEVOLUÇÃO DOS PROCESSOS NO NEP, CONFORME ITEM ACIMA IMPLICARÁ NA REPROVA DO ALUNO MESMO TENDO SIDO PROTOCOLADO A ENTREGA DE SEU RELATÓRIO ATÉ O PRAZO MÁXIMO;

3) OS PROCESSOS PODERÃO SER RETIRADOS DURANTE TODO O SEMESTRE ATÉ A DATA LIMITE PARA O PROTOCOLO DO MESMO.

(16)

A-) OFICINAS

OFICINA I – Petição Inicial

DATA HORÁRIO TURMA PROFESSOR

20/02/2019 8h A Prof. Eduardo Abrahão

19/02/2019 19h B Prof. Bruno Silva

PERÍODOS DE CORREÇÃO

DATA TURMA PROFESSOR

27/02; 13/03; 20/03 A Prof. Eduardo

26/02; 12/03; 19/03 B Prof. Bruno

OFICINA II – Contestação e Reconvenção

DATA HORÁRIO TURMA PROFESSOR

27/03/2019 8h A Prof. Eduardo Abrahão

02/04/2019 19h B Prof. Bruno Silva

PERÍODOS DE CORREÇÃO

DATA TURMA PROFESSOR

03/04; 24/04; 08/05 A Prof. Eduardo

23/04; 30/04; 07/05 B Prof. Bruno

OFICINA III - Réplica

DATA HORÁRIO TURMA PROFESSOR

15/05/2019 8h A Prof. Eduardo Abrahão

14/05/2019 19h B Prof. Bruno Silva

PERÍODOS DE CORREÇÃO

DATA TURMA PROFESSOR

22/05; 29/05; 05/06 A Prof. Eduardo

21/05; 28/05; 04/06 B Prof. Bruno

PERÍODO DE AGENDAMENTO PARA CORREÇÃO: DE 04 A 22 DE FEVEREIRO DE 2019

(17)

B-) PROCESSO SIMULADO

Trabalho nº 07 - Processo Simulado

C-) OFICINAS DO PROCESSO SIMULADO: Período diurno, às 10h: Professor Filipe Luquez Oficina I – Autores/ Petição Inicial – 18/02/2019

Oficina II – Juízes / Despacho Inicial e Sentença – 11/03/2019 Oficina III – Réus / Contestação – 25/03/2019

Oficina IV – Autores / Réplica – 22/04/2019

Oficina V – Promotores de Justiça / Manifestação Inicial – 06/05/2019

Período noturno, às 21h: Professor Filipe Luquez Oficina I – Autores/ Petição Inicial – 19/02/2019

Oficina II – Juízes / Despacho Inicial e Sentença – 12/03/2019 Oficina III – Réus / Contestação – 26/03/2019

Oficina IV – Autores / Réplica – 23/04/2019

Referências

Documentos relacionados

É importante ressaltar que, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional- DPN, existem apenas 58 presídios exclusivamente femininos, a maioria ainda é misto e

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Em 2011, um novo projeto foi iniciado e é com muita satisfação que apresentamos os resultados da “Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho

A elaboração da apresentação em Power Point da Atividade Estruturada (feita pelo(s) autor(es) juntamente com o Professor da disciplina que elegeu a equipe para participar do

Os modelos não lidam com a concorrência, que mais cedo ou mais tarde vai chegar (ex: internet) A estratégia lida com a concorrência, mas pode se dizer que a criação ou

Processo participativo, desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos de