• Nenhum resultado encontrado

Conclusões do Workshop

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conclusões do Workshop"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Conclusões do Workshop

O Composto “FERTI TRÁS-OS-MONTES” (Corretivo Orgânico)

– A sua composição e possíveis aplicações.

Data: 17 de março de 2017

Local: Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB).

1: Origem dos Resíduos

2: Tipo de Resíduos que chega À UTMB 3: Processo de Compostagem

4: Características do Ferti Trás-os-Montes 5: Conclusão

1: Origem dos Resíduos

De acordo com o Relatório da ONU de 2014 “Perspectivas de Urbanização Mundial”, em 2050 cerca de dois terços da população mundial estará concentrada em áreas urbanas! A concentração da população origina uma óbvia concentração de resíduos de natureza indiferenciada, desde logo associada às atividades básicas da vida: resíduos de processamento de alimentos; embalagens de proteção de alimentos; resíduos de bebidas, roupas e calçado deixam de ser usados; têxteis vários, resíduos associados à higiene (por exemplo embalagens de detergentes); resíduos associados ao lazer e à informação (jornais, revistas, folhetos vários). Associadas às necessidades básicas estão as necessidades de conforto (equipamentos como computadores, tabletes, telemóveis, televisores, entre outros eletrodomésticos, brinquedos para as crianças, automóveis, artigos de decoração doméstica).

Inevitavelmente, a vida urbana nas suas diferentes vertentes resulta na produção e acumulação de diversos tipos de resíduos com diversos tipos de perigosidade. Por exemplo, o níquel é um elemento usado na proteção contra a corrosão ou na galvanização de metais; o chumbo é usado em várias atividades industriais, tem estado presente nos combustíveis, entra na composição de baterias; o mercúrio é usado em vários tipos de equipamentos elétricos e

(2)

2 em lâmpadas fluorescentes; o cádmio também usado contra a corrosão de metais, no fabrico de pilhas, em ligas metálicas ou em tintas; o cobre é usado em fios condutores usados em vários componentes dos veículos automóveis; o zinco é usado em borrachas, indústria de cerâmicas ou na indústria têxtil.

Estes materiais que são frequentemente colocados no contentor de resíduos indiferenciados têm como destino a Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico e vão sobretudo contaminar a fração orgânica, contribuindo para a diminuição da qualidade dos resíduos compostados. O PERSU 2020 alerta para a necessidade de se caminhar para a “Eliminação progressiva de deposição de resíduos em aterro, com vista à erradicação da deposição direta de resíduos urbanos em aterro até 2030”. A lógica é começar pela prevenção da produção de resíduos. Na impossibilidade de os reduzir, é necessário pensar numa lógica de reutilização de pelo menos parte deles, diminuído o mais possível à quantidade destinada a aterro.

2: História do composto Ferti Trás-os-Montes

Com o objetivo de caracterizar os resíduos que dão entrada na UTMB da empresa Resíduos do Nordeste, foi elaborado um trabalho conducente à obtenção do grau de mestre em Tecnologia Ambiental por uma aluna do Instituto Politécnico de Bragança, trabalho desenvolvido entre 2013 e 2014. Foram recolhidas amostras de 11 rotas, 300 kg por cada amostra e por cada rota, 2 vezes por ano (época seca e húmida), e foram separados os resíduos, por categorias de acordo com a Portaria n.º 851/2009, de 7 de agosto. Deste trabalho concluiu-se que cerca de 50% das categorias de resíduos estava centrada em bioresíduos.

3: Processo de Compostagem

Durante o processo de compostagem, ocorre degradação do material orgânico por intervenção de vários tipos de microrganismos auxiliados pela presença de água e de oxigénio. Durante os primeiros dias do processo produz-se calor e liberta-se vapor de água e CO2. O

composto atinge temperaturas de cerca de 60oC, temperatura esta muito importante para a sua higienização. Durante este período são destruídas sementes de infestantes e microorganismos indesejáveis como a Salmonella e a E.Coli.Nesta fase o composto permanece nos túneis 20 a 30 dias. Ao final deste tempo o composto entra na fase de maturação e estabilização das suas caraterísticas transformando-se num produto adequado para aplicação no solo.

(3)

3

4: Características do Composto Ferti Trás-os-Montes

O Decreto-Lei n.º 103/2015, de 15 de junho, estabelece as regras relativas à colocação no mercado de matérias fertilizantes. É com base neste Decreto-Lei que atualmente se estabelece a qualidade dos compostos orgânicos resultantes do processo de compostagem da fração orgânica de resíduos urbanos.

A qualidade do composto Ferti Trás-os-Montes tem sido monitorizada desde novembro de 2013 e, até março de 2017 foram efetuadas 14 análises que incluem os parâmetros obrigatórios estipulados no supracitado diploma, nomeadamente os do grupo 5 relativo aos corretivos orgânicos. A média dos resultados obtidos apresenta-se em seguida, comparados com os limites legais estabelecidos.

a — Matéria orgânica - As matérias fertilizantes constituídas, total ou parcialmente, por

resíduos orgânicos, devem conter um teor mínimo de 30 % de matéria orgânica (reportado à matéria seca). No caso do Ferti Trás-os-Montes, os resultados das análises apresentaram sempre valores superiores a 30% .

b — Humidade - O teor máximo de humidade, expresso em percentagem em massa, permitido

na matéria fertilizante é de 40 %.O composto Ferti Trás-os-Montes, apresentou sempre valores inferiores a 40% com um valor médio de 25 ± 8%

c — Granulometria - De um modo geral, 99 % do material que constitui a matéria fertilizante

deve passar por um crivo de malha quadrada de 25 mm.

d — Valores máximos admissíveis de microrganismos, de sementes e de propágulos de infestantes.

As matérias fertilizantes de origem orgânica não podem exceder os valores máximos de microrganismos patogénicos (valores reportados à matéria fresca), de sementes e de propágulos de infestantes indicados no quadro n.º 1.

Quadro n.º 1 — Valores máximos admissíveis de microrganismos patogénicos, de sementes e de propágulos de infestantes

(4)

4 Os resultados das análises efetuadas ao composto Ferti Trás-os-Montes, apresentaram sempre valores de ausência de Salmonella e a Escherichia Coli em valores inferiores a 1000 células/g de matéria fertilizante produzida. Estes resultados permitem concluir que a a higienização do Ferti Trás-os-Montes decorre em condições adequadas. Também não se verificou a germinação de plantas infestantes resultante da sua aplicação ao solo.

e — Valores máximos admissíveis de metais pesados - As matérias fertilizantes constituídas,

total ou parcialmente, por resíduos orgânicos não podem ultrapassar, de acordo com a classe correspondente, o conteúdo em metais pesados indicado no quadro n.º 2.

Quadro n.º 2 — Valores máximos admissíveis para os teores «totais» de metais pesados na matéria fertilizante com componentes orgânicos, por classe (miligramas por quilograma de matéria seca).

No caso do Ferti Trás-os-Montes, os resultados das análises apresentaram

Cádmio – 2,5 mg kg-1, valores com características de composto de qualidade Classe II A. Chumbo – 148 ± 47 mg kg-1, Zinco - 475±79 valores correspondentes maioritariamente à Classe II.

(5)

5 Cobre 245 ± 45 mg kg-1- Valores entre as Classes II e IIA.

Níquel 100 ± 70, valores com características de composto de qualidade Classe II A

Crómio – Valor médio de 112 ± 30 mg kg-1, correspondente à Classe I e pontualmente à Classe II. Devido a limitações técnicas do laboratório até à data, não foi possível proceder à determinação de mercúrio.

Assim, os resultados obtidos disponíveis permitem atribuir a este composto a classificação de “Composto Orgânico de Qualidade IIA.”

De acordo com a legislação em vigor referida, este tipo de composto pode ser aplicado até uma quantidade de 10 toneladas/ha/ano. Contudo, devem ainda respeitar-se as quantidades máximas em metais pesados que se podem aplicar anualmente ao solo.

Os valores máximos das quantidades que se podem incorporar anualmente nos solos constam do quadro n.º 3.

Quadro n.º 3 — Quantidades máximas de metais pesados que se podem incorporar

anualmente nos solos

* Estas quantidades dependem das características da matéria fertilizante, bem como do solo em que irá ser aplicada; as quantidades indicadas referem -se a valores médios de metais pesados incorporados ao solo num período de 10 anos de aplicação.

Considerando as características médias de humidade do composto Ferti Trás-os-Montes, pode fazer-se o exercício relativo à quantidade de metais pesados contidos na matéria seca de 10 toneladas de produto fresco. Assim e tomando o chumbo como exemplo de cálculo: valor

médio de 148 mg kg-1 de Pb e 25% humidade, ou seja, 75% matéria seca. As 10 toneladas de

produto fresco representam 7,5 toneladas de matéria seca. Esta quantidade contém 1110 gramas de Pb, o que, de acordo como quadro 3, representa cerca de metade do máximo permitido por ha e por ano.

f — Utilização da matéria fertilizante

(6)

6

5: Conclusão:

O corretivo orgânico Ferti Trás-os-Montes é um produto de qualidade, enquadrado, de acordo com o Decreto-Lei n.º 103/2015, de 15 de junho, como classe de matéria fertilizante da Classe II A, sendo apropriado para utilização em culturas agrícolas arbóreas e arbustivas nomeadamente pomares, olivais e vinhas bem como em espécies silvícolas e em jardins.

Relatora: Ana Carvalho, Eng.ª do Ambiente, Coordenadora do Departamento de Qualidade,

Ambiente e Segurança da Resíduos do Nordeste, EIM, S.A.

Revisão: Profª Margarida Arrobas, Departamento de Ambiente e Recursos Naturais Centro de

Investigação da Montanha Responsável pelo Laboratório de Análises de Solos e Plantas Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior Agrária, Campus de Santa Apolónia.

Referências

Documentos relacionados

Países que estão fora das zonas endêmicas como a América do Norte e a região norte da Europa vêm sendo considerados uma preocupação, pois o número de relatos

a) Ser membro (batizado) ativo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus local.. c) Obediência pronta ás ordens dos superiores hierárquicos, serem rigoroso na observância

Faz -se saber que, perante a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro (UTAD), pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da presente publicação, está aberto

8. ANTÓNIO DE PAIVA E PONA, Empregado Comercial em Lisboa. Paio do Pinheiro da Bemposta aos 31 do mesmo mês, tendo tido por padrinhos António da Silva Esparrinha,

O presente regulamento de incubação de empresas da UTAD (IE), doravante designado “regulamento”, sob a forma de incubadora universitária sem fins lucrativos, tem

Elaborar pelos respetivos responsáveis planos específicos de utilização e funcionamento para todos os espaços, instalações e infraestruturas de natureza

Lactococcus lactis RBT18 isolated from rainbow trout: antimicrobial activity, taxonomic identification, bacteriocin purification and mass..

1.2.1 - Tudo aquilo que não é especificamente permitido neste regulamento, é expressamente proibido, e assim sendo todos os itens omissos neste regulamento deverão