• Nenhum resultado encontrado

Módulo 1: Descubra a Catalunya. MÓDULO 1: Descubra a Catalunya

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Módulo 1: Descubra a Catalunya. MÓDULO 1: Descubra a Catalunya"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MÓDULO 1:

(2)

Introdução

A Catalunya é um destino mediterrâneo com história milenar, cultura e língua próprias e um rico patrimônio histórico e natural. •População: 7,5 milhões

•Área: 32.107 km2

•Cidades: A capital é Barcelona. Girona, Tarragona e Lleida são sedes provinciais. Há também sedes de comarca e muitas outras cidades com patrimônio notável, além de monumentos espalhados por todo o território.

•Economia: Assim como aconteceu no resto do mundo, o PIB da Catalunya foi afetado pela crise global, mas a região foi capaz de consolidar uma tendência levemente positiva, apresentando uma elevação de 0,1% no terceiro trimestre de 2011, o que fez com que o crescimento em relação ao ano anterior fosse de 0,6%.

•Território: A Catalunya oferece uma grande variedade de paisagens:

- Os Pirineus Catalães, com seus picos de 3.000 metros, dominam a parte norte da região. Especialmente interessante é o Vale de Aran, que segue em direção ao Oceano Atlântico e que preservou sua própria cultura, sua própria língua (aranês) e seus próprios organismos governamentais.

- Os 580 quilômetros de litoral no Mediterrâneo abrangem a Costa Brava, Costa Barcelona, Barcelona, Costa Daurada e Terres de l’Ebre.

- As quatros sedes provinciais catalãs abarcam um grande patrimônio. Lindos bairros antigos, edifícios do período românico ao moderno e uma ampla gama de museus valem a visita.

- Além das sedes provinciais, encontramos belas cidades interioranas com personalidade própria e patrimônio digno de nota, como Berga, Figueres, Manresa, Montblanc, Olot, Ripoll, La Seu d’Urgell, Solsona, Tortosa, Vic, Vilafranca del Penedès e Vilanova i la Geltrú, entre muitas outras.

(3)

• Clima: em termos gerais, a Catalunya tem um clima temperado e mediterrâneo ameno, caracterizado por verões quentes e secos e por invernos moderadamente frios.

• Catalunya, um destino turístico: a Catalunya oferece muitas atrações para todos os tipos de visitante: culturais, naturais, familiares, esportivas, comerciais, de relaxamento, etc. Seus ótimos recursos e excelentes instalações a posicionam entre as principais áreas turísticas da Europa.

A Catalunya recebe 30 milhões de turistas por ano, mais da metade dos quais vem do exterior, o que faz dela o principal destino turístico da Espanha. Foi observado um claro aumento em comparação com o ano anterior, sendo que os últimos dados indicam que o gasto individual dos turistas apresentou um aumento considerável – foram mais de 3,7% em 2013. Em 2013, o número de turistas estrangeiros na Catalunya cresceu 7,9 % em relação ao ano anterior. Sua participação no mercado mundial de turismo internacional é de aproximadamente 1,8%. Com 12% do PIB, o turismo é uma das principais fontes de riqueza da Catalunya, o que faz dele uma prioridade estratégica. (Fonte: Idescat, Frontur e Egatur).

Graças a sua diversidade de paisagens, a Catalunya se tornou um destino atraente para muitos viajantes. Enquanto os Pirineus são um lugar ideal para esqui, turismo de inverno, caminhadas e turismo ativo, a costa catalã reúne penhascos íngremes, enseadas escondidas, longas praias de areia e uma ampla gama de esportes aquáticos. As cinco áreas litorâneas protegidas da Catalunya – Parque Natural de Cap de Creus, Parque Natural de Aiguamolls de l’Empordà, Montgrí, Parque Natural de Baix Ter i Illes Medes, Reserva Natural de Delta del Llobregat e Parque Natural de Delta de l’Ebre – garantem a preservação ambiental, ao mesmo tempo em que oferecem uma combinação de turismo sustentável e lazer.

(4)

Rede de comunicações

• Estradas: A Catalunya dispõe de uma boa rede de estradas que permite viajar a qualquer uma das principais cidades

europeias em menos de doze horas. Seus grandes aeroportos comerciais – Barcelona, Girona, Lleida e Reus –, bem como as principais cidades da região, estão bem conectados por autoestradas.

• Ferrovias: A rede ferroviária oferece boas comunicações, seja entre as cidades catalãs, seja com o exterior. Há uma bem desenvolvida rede de trens na região metropolitana de Barcelona, com conexões entre a cidade e as áreas costeiras turísticas de Maresme e Garraf, hoje reunidas sob a marca Costa Barcelona. Além da estatal Renfe, também a Ferrocarrils de la

Generalitat (FGC) opera na Catalunya com uma rede que liga Barcelona a cidades como Igualada, Manresa, Terrassa e Rubí. Reformadas, as ferrovias de cremalheira de Montserrat e Núria também são operadas por essa empresa.

• Trem de alta velocidade: O trecho que liga França à Barcelona, através de trem de alta velocidade, está funcionando, via Figueres e Girona, em menos de 2 horas. O percurso entre Barcelona e Paris acontece em menos de 6 horas e 25 minutos. Além disso, um atalho permite que se viaje de Barcelona à Andaluzia em menos de seis horas, sem parar em Madri. Assim, a Catalunya vem se tornando uma região muito bem interligada, do mais alto nível europeu, o que faz dela o verdadeiro eixo da vasta região europeia do Mediterrâneo.

(5)

Aeroportos

A Catalunya conta com quatro aeroportos comerciais:

• Barcelona: Por volta de 32 milhões de passageiros usaram o principal aeroporto da Catalunya em 2013. Seu novo terminal T-1 representou um grande avanço na mobilidade dos passageiros. As cifras de passageiros não param de aumentar desde o início de sua operação. A capacidade é de 30 milhões de passageiros por ano, ampliável para 55 milhões. O antigo terminal T-2 está retomando o impulso com a operação de diversas companhias aéreas de baixo custo. Os planos futuros para o aeroporto incluem o La City, uma área de 150 hectares com hotéis, edifícios comerciais e todos os tipos de instalações.

• Girona-Costa Brava (Girona): Situado a 100 quilômetros de Barcelona e a 15 de Girona, o aeroporto de Girona-Costa Brava tem localização estratégica em termos turísticos (por ser o aeroporto mais próximo à Costa Brava), comerciais e econômicos. Recebe, em média, 3,4 milhões de passageiros por ano.

• Reus-Costa Daurada (Reus): Localizado a 110 quilômetros de Barcelona e a apenas 13 de Tarragona, é o aeroporto mais próximo à Costa Daurada e a Terres de l’Ebre. Recebe uma média de 1 milhão de passageiros por ano.

• Lleida-Alguaire (Alguaire): Situado a 15 quilômetros de Lleida, é o primeiro aeroporto planejado, construído e operado pelo Governo da Catalunya. Permite promover a região como importante destino para o turismo de montanha e de inverno. Com seu estilo arquitetônico inovador e integrado ao ambiente, o edifício do aeroporto tem área total de 4.000 m2, incluindo o terminal de passageiros, os serviços de apoio e a torre de controle de 42,5 metros de altura. Com sua pista de 2.500 metros de

comprimento e 61 metros de largura, o aeroporto tem capacidade para receber 400.000 passageiros e 3.500 toneladas por ano a uma capacidade operacional inicial de 14 voos por hora. Começou as operações com mais de 60.000 passageiros. Como conta com uma alfândega, pode agora receber voos de países que não fazem parte da área Schengen, como Rússia e Reino Unido.

(6)

Portos

• Barcelona: Maior porto de cruzeiros da Europa, Barcelona recebeu 2,6 milhões de passageiros em 2013, um aumento de mais de 7,9% em relação ao ano anterior. Graças à sua segurança, à qualidade de seus serviços, aos encantos da cidade e da Catalunya e à proximidade ao aeroporto, praticamente todos os navios de cruzeiro que navegam pelo Mediterrâneo

Ocidental fazem escala em Barcelona. O porto tem nove terminais, sete dos quais são dedicados unicamente a cruzeiros. Dada a alta demanda de ancoradouros, a autoridade portuária começou a modernizar os terminais existentes, a construir terminais novos e a ampliar o porto em direção ao sul. Também há linhas regulares de embarcações entre os dois te rminais construídos para esse propósito e Roma, Livorno, Sardenha, Gênova, Tânger, Túnis e Argel. Com relação ao transporte de mercadorias, todas as docas entre Ponent e Sud têm acesso a ferrovia.

• Palamós: A cada ano que passa, Palamós vem consolidando sua posição de porto de escala para navios de cruzeiro, sendo o segundo maior porto da Catalunya, depois de Barcelona. Vários planos de ampliação e promoção adaptados a esse mercado foram desenvolvidos pelo Governo da Catalunya, a Câmara de Comércio de Palamós e o Conselho de Turismo de Costa Brava Girona. Em 2011, 40 navios de cruzeiro com 40.000 passageiros ancoraram em Palamós, o que representou um ligeiro aumento em relação ao ano anterior. Com sete navios, setembro foi o melhor mês.

• Roses: Diversas instituições firmaram um acordo para incluir Roses, que fica na Costa Brava, nos programas de cruzeiros no Mediterrâneo. O objetivo desse plano é promover o tráfego de passageiros de cruzeiro e desenvolver a oferta turística correspondente tanto nesse município como na comarca de Alt Empordà e em toda a Costa Brava.

• Tarragona: Tarragona tem as condições básicas para ser escala de cruzeiros, já que possui um porto adequado, instalações de alta qualidade e um interior atraente. Um grande plano de investimento está em andamento para aumentar o tráfego tanto de passageiros como de mercadorias. O primeiro resultado foi o aumento da capacidade do cais de Llevant para esportes e lazer.

(7)

Catalunya, um destino de qualidade

O setor de turismo da Catalunya conta com milhares de profissionais altamente qualificados que se empenham ano após ano para aumentar a qualidade e proporcionar aos clientes uma oferta imbatível. Prova dessa excelência é o número crescente de empresas catalãs que a cada ano solicitam certificações de renome, como a Q de qualidade turística, a ISO 9001, a ISO 14001, a EMAS e a Garantia de Qualidade Ambiental.

Em virtude desse compromisso coletivo com o aprimoramento, a Catalunya tem mais de 1.200 empresas que têm hoje algum tipo de certificação. As certificações estão divididas basicamente em duas categorias – qualidade turística e qualidade ambiental:

-a ISO 9001 (aprovada pelo Comitê Europeu de Padronização e pela Organização Internacional de Padronização) e a Q (concedida pelo Instituto Espanhol de Qualidade Turística) são certificações de qualidade turística.

-a ISO 14001 (aprovada pelo Comitê Europeu de Padronização e pela Organização Internacional de Padronização) e a EMAS (Gestão Ambiental e Auditoria) são certificações de qualidade ambiental.

Além disso, vários municípios catalães estão trabalhando de acordo com a metodologia do SICTED (Sistema Integrado de Qualidade Turística em Destinos da Espanha). O objetivo do projeto é promover a qualidade em destinos turísticos por meio de ações gerais de conscientização e coordenar as diversas partes envolvidas no setor de turismo. Esse padrão é obtido por meio da implementação de um Manual de Boas Práticas. Atualmente existem Manuais de Boas Práticas para 28 segmentos relacionados ao turismo (hotéis, bares, cafés, táxis, lojas, guias, praias, etc.).

No momento, a Catalunya é a região espanhola que conta com mais empresas certificadas pelo SICTED: são quase 600. Diversas áreas da Catalunya já têm isso como padrão, e muitas outras estão trabalhando na implementação.

Outros rótulos que estão sendo bem aceitos são os rótulos ecológicos. Um deles é o Rótulo Ecológico Europeu, sistema que foi criado em 1992 e segue um novo regulamento de rotulagem desde 2010. Ademais, a Garantia de Qualidade Ambiental, marca criada pelo Governo da Catalunya, foi concebida para incentivar as empresas a comercializar produtos e serviços ecologicamente corretos.

(8)

Referências

Documentos relacionados

O povo de Deus, os filhos das promessas louvam a Deus com todo coração e com a técnica musical, tangendo com arte os instrumentos, para que cantemos com alegria e entusiasmo,

Nos demais gêneros de leveduras, o Efeito Custer não foi observado (Scheffers & Wikén, 1969). Assim, a observação desse efeito tem alta significância taxonômica

Seja para enchimento a quente, seja para enchimento asséptico, as soluções da Sidel oferecem aos nossos clientes maior flexibilidade em termos de tipo de bebida, forma de garrafa,

• SENSORES (VELOCIDADE, ACELERÔMETROS, POTENCIÔMETROS, SENSORES DE TEMPERATURA, SENSORES DE PRESSÃO, TPMS) • POR QUE USAR AQUISIÇÃO DE DADOS. • ATIVIDADES DO PILOTO QUE

Os elementos mais móveis nas plantas, por sua vez, são retirados das folhas velhas (ou mais baixas) para serem mandados às folhas novas e brotações, como no caso do

Na comparação entre os grupos para a ingestão de alimento de acordo com a fase observamos durante a primeira avaliação do consumo alimentar, o seguinte: durante a fase

A implementação dos métodos de implementação de ações leva em conta a existência de um objeto Facade já declarado nos formulários pela função abreFormulario(Tabela) e

Para comparação dos procedimentos e avaliação das etapas supracitadas, foram produzidas amostras de vidro/ITO/CdS e vidro/ITO/CdS/CdTe, sem tratamento com CdCl 2 ,