• Nenhum resultado encontrado

Empresa Participante:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Empresa Participante:"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

DIAGNÓSTICO DE AVALIAÇÃO DA

GESTÃO EMPRESARIAL

Empresa Participante:

ESTAÇÃO E COR INDUSTRIA E

CONFECÇÕES DE CALÇADOS ME

(2)

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL - SDS

PAULO BORNHAUSEN - Secretario

DALTON SILVA RIBEIRO – Diretor de Desenvolvimento Econômico MÁRCIA NEVES – Gerente de Desenvolvimento Econômico

CONSELHO DELIBERATIVO DO SEBRAE/SC

ALCANTARO CORRÊA – Presidente do Conselho Deliberativo SÉRGIO ALEXANDRE MEDEIROS – Vice-Presidente do Conselho Deliberativo

ENTIDADES

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC

Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina – FAMPESC Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina – FCDL Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina – FECOMÉRCIO

Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina – BADESC Banco do Brasil S.A. – BB

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE Caixa Econômica Federal – CEF

Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE NA

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/DR-SC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DIRETORIA EXECUTIVA DO SEBRAE/SC

CARLOS GUILHERME ZIGELLI - Diretor Superintendente ANACLETO ANGELO ORTIGARA - Diretor Técnico

SÉRGIO FERNANDES CARDOSO - Diretor Administrativo Financeiro

ORGANIZAÇÃO

RICARDO MONGUILHOTT DE BRITO - Gerente da Unidade de Atendimento Coletivo - UAC ROBERTO TAVARES DE ALBUQUERQUE - Coordenador do Núcleo da Indústria - UAC

(3)

1 APRESENTAÇÃO____________________________________________________________________________________________________

1

1.1 O que é o Programa Nova Economia@SC...

1

1.2 Sobre o Diagnóstico de Avaliação da Gestão Empresarial...

2

2 METODOLOGIA____________________________________________________________________________________________________

2

2.1 Grau de Desenvolvimento da Empresa...

2

2.2 Identificação dos Principais Aspectos da Empresa...

3

3 RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO____________________________________________________________________________________________________

4

3.1 Dados de Identificação da Empresa...

4

3.2 Análise Gráfica do Conjunto de Respostas por Áreas de Estudo...

5

3.3 Análise por Grupo de Características ou Áreas da Gestão...

6

4 CAPACITAÇÕES E CURSOS____________________________________________________________________________________________________

10

SUMÁRIO

(4)

Cumprimentando-o (a) cordialmente, temos a satisfação de informar que esta ação de Diagnostico

Empresarial que ora iniciamos faz parte do Projeto de Fortalecimento de Polos Industriais, parte integrante

do Programa Nova Economia@SC.

PROJETO DE FORTALECIMENTO DE POLOS INDUSTRIAIS

PROGRAMA NOVA ECONOMIA@SC

RELATÓRIO INDIVIDUAL DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

SEGMENTO DE CALÇADOS DO VALE DO RIO TIJUCAS

ESTAÇÃO E COR INDUSTRIA E CONFECÇÕES DE CALÇADOS ME

1 APRESENTAÇÃO

Florianópolis, 16 de agosto de 2013.

Senhor (a) Empresário (a),

O Projeto de Fortalecimento de Polos Industriais tem como objetivo promover a inovação das micro e pequenas empresas, agrupadas em 47 polos setoriais industriais regionais de setores industriais estratégicos do Estado de Santa Catarina, objetivando ganhos de qualidade e produtividade e, a inserção dessas empresas em novos mercados.

O Polo Setorial - Calçados do Vale do Rio Tijucas é um dos polos industriais selecionados do Programa Nova Economia@SC.

O Diagnostico tem como propósito identificar oportunidades de melhorias na gestão de sua empresa. Esta ação oportunizada por meio de consultoria, oferece uma avaliação do modelo de gestão, adequado e soluções potenciais customizadas à sua empresa.

A Empresa ESTAÇÃO E COR INDUSTRIA E CONFECÇÕES DE CALÇADOS ME está situada no município de São João Batista/SC, atua no Polo Setorial - Calçados do Vale do Rio Tijucas e conta com 15 funcionários.

1.1

O que é o Programa Nova Economia@SC

O Programa Nova Economia@SC é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina - Sebrae/SC, com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS, que visa aumentar a competitividade da economia e dos polos industriais catarinenses.

Além do Projeto de Fortalecimento de Polos Industriais, o programa Nova Economia@SC conta com outros projetos: Juro Zero, Polos de Economia Verde, Desenvolvimento Territorial.

(5)

1.2

Sobre o Diagnóstico de Avaliação da Gestão Empresarial

O instrumento de coleta de dados aplicado in loco na sua empresa foi elaborado com base em uma metodologia de avaliação, sob a forma de um questionário único, adaptado à realidade das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) e baseado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), que está alicerçado nos Fundamentos da Excelência em Gestão, ambos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Este diagnóstico aplicado em sua empresa objetiva levantar informações sobre dez temáticas de gestão, que são presentes na atividade da maioria das empresas, algumas em maior ou menor grau, conforme a natureza da operação empresarial, seu tamanho e estágio do ciclo de vida em que se encontra. A seguir, destacamos estes pontos estudados.

2 METODOLOGIA

Este diagnóstico consistiu de uma visita na empresa, realizada por um(a) entrevistador(a) capacitado(a) e habilitado(a) para o trabalho, orientado(a) pela metodologia desenvolvida pelo SEBRAE Nacional, chamada de MPE - Diagnóstico Empresarial, a qual identifica os potenciais de melhoria nas seguintes áreas:

1) Liderança 6) Pessoas

2) Estratégias e planos 7) Processos

3) Clientes 8) Desempenho

4) Sociedade 9) Responsabilidade Social

5) Informações e conhecimento 10) Práticas de Inovação

Reflete a avaliação do(a) consultor(a) a respeito da entrevista com o empresário e seus colaboradores (quando ocorrer), bem como as observações realizadas in loco . A seguir apresenta-se a definição dos diferentes níveis de grau de desenvolvimento, conforme a escala de respostas de cada questão de pesquisa apresentada. São estas:

A lista de itens avaliados para cada área foi estruturada através de conceitos consolidados na área de Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, e Manual de Oslo, adaptados à realidade do grupo de empresas.

Cada área está subdividida em aspectos a serem observados e avaliados segundo uma escala, a qual varia entre 1 (um) e 4 (quatro), conforme seu Grau de Desenvolvimento por empresa. Quanto mais próximo de 4 (quatro), melhor é a gestão do indicador avaliado.

A base metodológica para avaliação das respostas de pesquisa e das médias dos grupos de respostas foi desenvolvida pela consultoria Ágape em conjunto com o SEBRAE/SC, tendo como base o material aplicado no diagnóstico de avaliação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do diagnóstico MPE Brasil.

2.1

Grau de Desenvolvimento da Empresa

(6)

Clientes: Avalia o conhecimento das demandas e expectativas dos clientes potenciais; o conhecimento e

agrupamento de clientes atuais, segundo suas necessidades; a comunicação com o mercado atual e potencial; O entendimento da satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços comercializados pela empresa e, a respectiva tratativa em relação às reclamações dos mesmos.

1 – Não Tem: A empresa não desenvolve este item, apresentando grande potencial de melhoria (deficiência

competitiva);

2 – Tem, utiliza pouco: A empresa utiliza-se deste item, mas, não o desenvolve adequadamente para seu

crescimento;

3 – Tem, não utiliza na totalidade: A empresa utiliza-se deste item, porém, não o explora na sua

potencialidade;

4 – Tem e utiliza na totalidade: A empresa utiliza-se deste item e aproveita-o na sua totalidade.

2.2

Identificação dos Principais Aspectos da Empresa

Visando facilitar o entendimento a respeito dos dados tabulados e agrupados no Capítulo 3 (Resultados do Diagnóstico), o qual consta de um Gráfico Radar com a dispersão das médias dos resultados. Apresenta-se, a seguir, as principais características que permitem identificar as possíveis oportunidades de melhoria para a (empresa), em cada uma das áreas avaliadas.

Liderança: Verifica a formulação e a existência do pensamento estratégico expresso em definições

estratégicas (Missão, por exemplo); o compartilhamento das informações e o incentivo ao comportamento ético; a existência de padrões, indicadores e metas controladas e executadas a partir de plano de ação que promovem melhorias de produtos e serviços, de processos e dos métodos de gestão da empresa.

Estratégias e Planos: Verifica a formulação e a existência do pensamento estratégico expresso em

definições estratégicas (Visão, por exemplo); o compartilhamento destas informações; a existência de estratégias para alcançar os objetivos da empresa, expresso num plano de ação orientado por indicadores e metas.

Sociedade: Analisa a empresa nas questões de relacionamento com a comunidade em que está inserida,

abordando os aspectos ambientais decorrentes de sua operação; a obediência aos ditames jurídicos relativos a esta; e, o desenvolvimento de ações de cunho social.

Informações e Conhecimento: Analisa a necessidade de informações pertinentes ao desenvolvimento da

operação; à avaliação do desempenho do negócio; e, à tomada de decisão. Outra avaliação se dá, com relação à transmissão das informações operacionais e do conhecimento técnico aos envolvidos no negócio.

Pessoas: Analisa gestão de pessoas sob a ótica de métodos e processos formalizados, que permitam a

obtenção e a manutenção dos recursos humanos necessários ao desenvolvimento do negócio e das pessoas que nele trabalham.

Processo: Analisa os principais processos da empresa, quanto a sua existência e formatação,

destacando-se dentre eles a relação com fornecedores e a gestão financeira.

Desempenho: Analisa a existência de indicadores de resultado, ligados a tudo o que a empresa tem ou

faz para cumprir seu planejamento e objetivos, quais sejam, resultados sobre: os clientes; os principais processos; os colaboradores e os resultados financeiros.

(7)

Razão Social: ESTAÇÃO E COR INDUSTRIA E CONFECÇÕES DE CALÇADOS ME Nome Fantasia: GUARICANA

Categoria: CALÇADOS E ARTEFATOS DE COURO Principal Atividade Econômica: Calçados Femininos

Tipo de Empresa: Sociedade Empresarial (Ltda) CPF/CNPJ: 07.201.214/0001-75

Faturamento anual em 2011(R$) R$ 360.000,01 a R$ 2.400.000,00 Número de Colaboradores: 15

Data de Abertura: 28/01/2005

Endereço: Vicente Matos da Silva Bairro: Tajuba II

Cidade/Estado: São João Batista/SC CEP: 88240-000

Dados do Contato da Empresa

Nome: Rosemary Marian Cargo: Gerente

Telefone Fixo: 048-3265-4006 Telefone Celular:

E-mail: financeiro@estacaoecor.com.br

Responsabilidade Social: Analisa a existência de práticas de Responsabilidade Social nas suas diversas

formas (atenção aos colaboradores, consumo consciente dentre outras) como meios de crescimento, competitividade e perenidade do negócio.

3.1

Dados de Identificação da Empresa

Pratica da Inovação: Analisa a existência da “Cultura da Inovação” na empresa através da

implementação de um produto/serviço novo; da melhoria significativa de um produto/serviço atual; de um novo processo de trabalho (equipe, materiais e equipamentos); de um novo método de gestão; ou ainda, características de negócio criativas, modificadas para melhorar o desempenho.

3 RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO

Em função das considerações apresentadas acima, a Empresa GUARICANA pode se organizar no sentido da busca pela melhoria. Várias iniciativas podem ser viabilizadas. Sugere-se que a empresa observe as ofertas de produtos do SEBRAE/ SC, no link contido no Capítulo 4.

(8)

Grupo Média Liderança 3,00

Estratégias e Planos

3,00 Clientes 3,00 Sociedade 3,00 Informações e Conhecimento 3,00 Pessoas 3,00 Processos 3,00 Desempenho 4,00 Responsabilidade Social Práticas de Inovação 2,00 Total 3,00

3.2 Análise Gráfica do Conjunto de Respostas por Áreas de Estudo

A seguir, o Gráfico Radar indica a média de respostas por cada conjunto ou áreas de estudo do diagnóstico. Estas médias de respostas são interpretadas na sequência.

ANÁLISE MÉDIA POR GRUPO DE RESPOSTAS DO DIAGNÓSTICO

Gráfico 1: Gráfico Radar de médias de respostas.

Fonte: Dados da Entrevista

* Significado numérico das médias de respostas indicadas no gráfico Radar: Não tem = 1; Tem, utiliza pouco = 2 ; Tem, não utiliza na totalidade = 3 ; Tem e utiliza na totalidade = 4.

** Quando um conjunto ou área não apresentar a média de respostas, o valor correspondente será igual a 0. Empresa: ESTAÇÃO E COR INDUSTRIA E CONFECÇÕES DE CALÇADOS ME

- 1,00 2,00 3,00 4,00 Liderança Estratégias e Planos Clientes Sociedade Informações e Conhecimento Pessoas Processos Desempenho Responsabilidade Social Práticas de Inovação

(9)

3.3 Análise por Grupo de Características/Áreas da Gestão

Grupo Liderança – A sua avaliação com nota 3

Ter Missão definida, descrita e compartilhada apenas com alguns parceiros, significa não ter todos os envolvidos (clientes, funcionários, terceirizados e outros parceiros) comprometidos com o sucesso do seu negócio. Estimule e promova a divulgação da sua Missão para que todos se relacionem com sua empresa. Isto pode ser feito de diversas maneiras, como por exemplo, colocá-la no quadro de avisos dos funcionários, fixar um quadro no hall de entrada, no site da empresa ou ainda no “spot” de rádio.

O comportamento ético deve estar descrito formalmente. Isto significa deixar estampado em meio físico e/ou digital os valores e crenças que a organização pratica e quer disseminar, para todos com ela envolvidos. Como mais um fator positivo à sua Liderança, amplie e analise o desempenho da sua empresa utilizando outros elementos ainda não tratados, como por exemplo, o índice de retrabalho, custos com devoluções, entre outros.

Não se esqueça de compartilhar o máximo de informações com seus colaboradores e parceiros, assim Você obterá mais comprometimento com o resultado esperado. Continue a investir em seu desenvolvimento gerencial, ampliando a periodicidade das capacitações e a profundidade de conhecimentos. Amplie o controle de forma eficaz, prossiga formalizando e documentando os padrões de execução para outras atividades operacionais, associando a estes novos indicadores, originados nas respectivas metas.

Muitas das melhorias nos produtos, nos serviços, nos processos e nos métodos de gestão que sua empresa tem possibilidade de implantar, podem ter origem noutras fontes, como por exemplo, nas universidades, institutos tecnológicos, centros de certificações e outras entidades.

Grupo Estratégias e Planos – A sua avaliação com nota 3

Mostre aos principais colaboradores do seu negócio a visão de futuro, os objetivos estratégicos, as estratégias e as metas que sua empresa pretende alcançar, pois desta forma Você potencializa a participação de cada membro da sua equipe interna e dos parceiros externos. Ao formalizar suas estratégias, tenha todas as informações de que necessita, interna (tecnologia, capital, pessoas e etc.) e externamente (mercado, governos, concorrentes e etc.), sempre realizando uma avaliação criteriosa e se necessário, procure auxílio de profissionais especializados.

Ao formalizar suas estratégias, não se esqueça de determinar os respectivos indicadores e as metas associadas a estes, bem como, comunicá-las aos envolvidos. Agindo assim, Você poderá acompanhar e analisar o desempenho das estratégias implementadas e obter um comprometimento maior de toda a equipe. Da formalização das estratégias, descrição das ações, estabelecimento dos prazos, e determinação dos responsáveis, sua empresa desenvolverá suas ações norteadas por um Plano de Ação. Lembre-se de acompanhar a execução do que está previsto neste plano, assim Você poderá agir preventivamente e, não somente corrigir os erros e enganos cometidos sem que alguém saiba, especialmente Você.

(10)

Grupo Clientes – A sua avaliação com nota 3

Conhecer em profundidade seus clientes e agrupá-los segundo critérios pré-estabelecidos (gênero, idade, grau de instrução, renda, local de moradia, por exemplo), permitirá que suas ações de marketing tenham maior eficiência e eficácia, seja junto aos clientes atuais ou potenciais. Desenvolva ações com este propósito (pesquisas, visitas a eventos, conversas com clientes e etc.), o resultado de suas futuras ações certamente será diferente, pois sua empresa terá o conhecimento sobre as expectativas e necessidades dos clientes que realmente interessam para o seu negócio prosperar.

Para tornar efetiva a sua comunicação com o mercado atendido e o potencial é preciso que, sua empresa utilize informações sobre o cliente (canal de comunicação que ele usa para se informar sobre produtos/serviços similares aos seus, por exemplo) ou sobre o mercado (o canal que seus concorrentes utilizam para chegar aos seus consumidores atuais e potenciais, por exemplo). Agradar um cliente é muito difícil, mas para “desagradá-lo”, basta que sua empresa não “ouça” e nem “trate” as reclamações que ele faz. Fique atento, disponibilize e mantenha sempre aberto os canais de comunicação com seu cliente e não deixe de agir sobre as reclamações. A pró-atividade em muitos casos pode reverter insatisfação em fidelidade. Avaliar formal e periodicamente a satisfação do cliente é fundamental. Todavia, o mais importante é o que sua empresa fará com os resultados desta avaliação. Pense nisso e crie ações que desenvolvam um relacionamento perene e, que produza uma fidelidade à sua marca, produto/serviço e empresa.

Grupo Sociedade – A sua avaliação com nota 3

Atuar eticamente frente à sociedade e zelar pelo cumprimento das exigências legais são no mínimo garantia de boas relações com seus clientes e seu mercado e, evita sérios problemas com os órgãos competentes nas esferas municipal, estadual e federal. Mas, atente-se para o fato de que regulamentos, normas, portarias e legislações são atualizados constantemente, sendo assim, mantenha-se informado e atualizado. O respeito ao meio ambiente deve merecer atenção especial de sua gestão. Identifique e trate todos os possíveis impactos negativos que suas operações possam causar. Desta forma, Você poderá desenvolver um grande diferencial competitivo, atrair mais clientes, reduzir custos e aumentar os lucros. Isto é criar Valor Compartilhado.

Comprometa-se mais com a comunidade que sua empresa influencia. Para que isso ocorra, desenvolva ações

Grupo Informações e Conhecimento – A sua avaliação com nota 3

Agir planejadamente significa reduzir riscos e ampliar as chances do sucesso. Mas nenhum planejamento pode ser feito sem que existam informações confiáveis e análises de qualidade. Pratique o comportamento empreendedor da “busca da informação” dentro e fora da sua empresa. Mas, lembre-se de ter foco, ou seja, tenha definido claramente quais as principais informações que a tomada de decisão e posterior execução precisarão.

Evite que os resultados pré-estabelecidos pelo planejamento não ocorram. Para isso, basta que as informações e o conhecimento necessários à execução das ações sejam disponibilizados ordenada e claramente para todos os envolvidos. Todo “conhecimento” que sua empresa adquiriu e produz ao longo de sua existência é um patrimônio muito valioso e, que não pode ser perdido. Promova o compartilhamento deste conhecimento incentivando e desenvolvendo ações junto a todos os membros da sua equipe para que o preserve e o mantenha dentro da organização.

(11)

Grupo Pessoas – A sua avaliação com nota 3

Dispor de função e responsabilidades descritas formalmente para cada posto de trabalho em sua empresa é demonstração de organização na gestão dos seus recursos humanos. Isto permite, entre outras coisas, desenvolver e executar um processo de seleção destes recursos de forma mais eficiente e com melhores resultados. Lembre-se que cada membro da sua equipe deve saber o que deve ser feito naquela função e o desempenho esperado. Para tanto, apresente a ele a descrição de sua função e suas responsabilidades no momento da seleção e durante o processo de avaliação de desempenho dele, que deve ser realizado anualmente.

As exigências dos nossos clientes são dinâmicas, o que nos obriga a buscar melhorias constantes em produto/serviço, processos, métodos de gestão, inovação e pessoas. Todas estas melhorias ocorrerão se as pessoas que trabalham na sua empresa estiverem aptas a executar as responsabilidades a elas confiadas. Desenvolva e implante um programa de treinamento e reciclagem continuados para Você e seus colaboradores. Assim, sua empresa e os recursos humanos terão mais chances de estarem sempre competitivos.

Atender as exigências legais que envolvem a segurança no trabalho espelha uma conduta ética e profissional de sua empresa em relação ao capital humano de que dispõe. Todavia, é muito importante desenvolver e implantar ações preventivas com este fim, como por exemplo, a realização de palestras sensibilizadoras sobre o uso de EPI’s. Atitudes como esta, associada às ações que promovam o bem-estar e a satisfação dos seus colaboradores (confraternizações, espaços de lazer no ambiente de trabalho, ginástica laboral, dentre outras) pode gerar retenção de talentos, aumentar a atratividade para da mão-de-obra e o comprometimento da sua equipe.

Grupo Processos – A sua avaliação com nota 3

A existência formal e com padrões estabelecidos dos principais processos do seu negócio permite o controle mais efetivo das operações. Todavia, isso não garante o atendimento das demandas do cliente em níveis de satisfação desejados por ele. Como isso acontece? Acontece quando os processos documentados na forma de procedimentos e padrões estabelecidos pela empresa não estão em consonância com necessidade expressa pelo cliente. Reveja a forma de conhecer as necessidades dos seus clientes.

Seus fornecedores são parceiros essenciais no sucesso do seu negócio. Esta parceria é realmente benéfica aos dois lados quando sua empresa constantemente revisa/atualiza seus critérios de seleção e oferece feedback sobre o seu desempenho. Seja pró-ativo, não aja somente quando o problema já ocorreu, pois às vezes, o estrago já pode ter tido um custo financeiro alto. Amplie a gestão financeira de sua empresa introduzindo novas ferramentas que lhe permitam monitorar o desempenho e decidir de maneira segura. Passe a analisar, por exemplo, a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) para acompanhar a lucratividade e rentabilidade de determinado período.

(12)

Grupo Desempenho – A sua avaliação com nota 4

1) Satisfação do Cliente: conhecer e controlar a satisfação do cliente é antes de tudo, buscar a continuidade do negócio. Coletar continuamente informações sobre este indicador é estar atento às mudanças constantes nas necessidades e expectativas dos clientes; é antecipar tendências de consumo e os movimentos da concorrência; é estar disposto a “assuntar”, prestar atenção no que o cliente diz. Esta tendência favorável reflete a ação da empresa em agir na mente e no coração do cliente, criando valor a marca e ao produto/serviço que sua empresa vende. Mantenha esta atitude, desenvolva e deixe sempre abertos os canais para que o cliente fale “para e com” Você.

2) Reclamação de Cliente: ouvir e tratar as reclamações de forma organizada e sistematizada permite internamente a oportunidade de mudança e, externamente, a clara demonstração de respeito ao cliente e as exigências legais. O controle e registro das reclamações possibilitam a análise de incidentes críticos e o planejamento de ações corretivas e preventivas. Uma tendência favorável à redução das reclamações configura uma postura de melhoria contínua nos diversos aspetos de sua operação. Mantenha o esforço feito para que a empresa siga com esta tendência.

3) Capacitação de Colaboradores: a capacitação dos colaboradores é fator chave de sucesso para o negócio. O controle sobre as capacitações permite o conhecimento e o monitoramento do desenvolvimento das competências de cada colaborador, necessários a sua função. Uma tendência favorável indica a realização sistemática de investimentos voltados à capacitação e a propiciação da satisfação, tanto de colaboradores quanto de dirigentes.

4) Acidentes de Trabalho: controlar e monitorar os acidentes de trabalho permite que a empresa identifique as ocorrências recorrentes e estabeleça um conjunto de ações para prevenção. Uma tendência favorável, ou seja, a redução dos acidentes de trabalho com afastamento é um ponto forte da empresa. Todavia, deve permanecer vigilante buscando a eliminação das ocorrências e continuar na realização de ações de identificação de riscos e perigos potenciais à saúde dos colaboradores.

5) Produtividade do Trabalho: a produtividade no trabalho é o resultado consistente da execução de uma atividade da forma correta, produzindo o resultado necessário e esperado para esta atividade ou processo. Controlar este indicador significa conhecer se os resultados estão sendo gerados a partir de atividades eficientes e eficazes, bem como, estabelecer conjunto de ações corretivas em caso de desvios ou ações preventivas, em caso de erros recorrentes. Uma tendência favorável indica a consolidação da execução das atividades e processos fundamentais ao negócio, bem como, a obtenção de resultados pré-estabelecidos nos indicadores e metas da empresa.

6) Margem de Lucro: indicador relevante para a administração da empresa cuja origem está na diferença favorável a empresa, entre a receita e a despesa. A diferença favorável, o lucro, é elemento essencial para o crescimento da empresa e desencadeador de incremento da remuneração dos investidores. A existência de tendência favorável, ou seja, o crescimento do indicador aponta uma gestão financeira equilibrada e consistente que promove a satisfação de dirigentes, colaboradores e demais envolvidos com o negócio.

(13)

Grupo Responsabilidade Social – A sua avaliação com nota

Não Avaliado.

Grupo – Inovação – A sua avaliação com nota 2

Desenvolva relacionamentos estreitos com os agentes externos (universidades, institutos de pesquisa, instituições tecnológicas, por exemplo), para obter informações e adquirir conhecimentos que ajudem a sua empresa no desenvolvimento da Cultura da Inovação e no aproveitamento das oportunidades dela advindas. Visite regularmente empresas que se destacam no seu segmento, participe de congressos e seminários, bem como, compareça a feiras e outros eventos em busca de informações e conhecimento. Seus colaboradores podem ser uma excelente fonte de ideias criativas no sentido de gerar inovação (novo produto/serviço, melhorias de processos, novos métodos de gerenciamento e etc.). Para que isso se concretize em sua empresa é preciso que Você promova um ambiente favorável que estimule o estudo, a busca de informação e ao compartilhamento destas novas ideias. Como dirigente, apoie à experimentação de ideias criativas que podem levar à inovação em qualquer assunto da organização e, ofereça sempre as condições necessárias para sua implementação. Jamais se esqueça de divulgar as inovações promovidas por sua empresa junto aos seus clientes, colaboradores e parceiros. Monitore constantemente os esforços realizados com foco na Inovação, avaliando sempre os benefícios que estas implantações trouxeram. E, finalmente, nunca se esqueça de reconhecer e recompensar as contribuições de sua equipe, para que a Inovação esteja sempre presente no seu negócio.

4 CAPACITAÇÕES E CURSOS

O SEBRAE/SC através da FNQ disponibiliza vários exemplos de cases de sucesso de empresas nos mais diversos ramos de atividades da economia. Acesse o link abaixo e conheça o que as empresas estão fazendo para se tornarem mais competitivas.

http://fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/cases-de-sucesso

O SEBRAE/SC realiza uma série de capacitações, cursos, palestras e eventos nas diversas áreas da gestão. Interessado em saber mais? Verifique a programação completa no link abaixo:

https://atendimento.sebrae-sc.com.br/cursos-e-eventos-presenciais

As inscrições dos cursos presenciais devem ser realizadas através da central de relacionamento: 0800 570 0800

O SEBRAE/SC Agradece!

Referências

Documentos relacionados

Visualização Esquemática de Controle Para o Município Poder Executivo Municipal de Barra do Bugres/MT Poder Legislativo Municipal de Barra do Bugres/MT Previdência Municipal

Foram consideradas como infecção relacionada ao CVC os pacientes que apresentavam sinais locais de infecção (secreção purulenta e/ou hiperemia) e/ou hemocultura

a viver na felicidade completa. Vós, Deus de ternura e de bondade, nunca vos cansais de perdoar.. Concedeis agora a vosso povo tempo de graça e reconciliação. Daí, pois, em

Buscando respostas sobre qual Geometria se fez presente na formação dos professores primários entre 1940 e 1970, o artigo traz uma discussão inicial sobre o

Este encarte apresenta os principais resultados para a Região Sudeste da pesquisa Empreendedorismo no Brasil 2014 - GEM 2014, versão nacional para o projeto Global

As concentrações plasmáticas de T3 e T4 devem ser monitoradas e, se necessário, a dosagem de hormônio tireoidiano deve ser ajustada durante a coadministração e após a

Os volumes de cada solução foram calculados para que, da mesma forma que nos catalisadores híbridos, a razão mássica entre o catalisador de síntese de

Ara bé: sé del cert que jo existeixo i sé també que totes les imatges (i, en general, totes les coses que es refereixen a la naturalesa dels cossos) potser són només somnis