• Nenhum resultado encontrado

Em 24 de maio de 1738, John Wesley, considerado o fundador. Realinhando o coração da família PASTORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Em 24 de maio de 1738, John Wesley, considerado o fundador. Realinhando o coração da família PASTORAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PASTORAL

30 / MAIO / 2021 Igreja Metodista em Itaberaba | Congregação em Santana de Parnaíba

“Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” ANOS BOLETIM INFORMATIVO | ANO XIX | Nº 857

“Retrato de Família”, por Jonas Gerard

Realinhando o

coração da família

E

m 24 de maio de 1738, John Wesley, considerado o fundador do movimento metodista, passou por aquilo que foi chamado de “experiência do coração aquecido”. A Igreja Metodista tem essa marca em sua origem: surgiu a partir de uma experiência de avivamento pessoal que posteriormente se tornou coletivo.

Esse avivamento metodista remonta àquilo que ocorreu na festa de Pentecostes, registrada na Bíblia em Atos, capítulo 2, quando a ci-dade de Jerusalém estava cheia para essa celebração, que ocorre 50 dias depois da Páscoa. Num cenáculo, estavam reunidas 120 pes-soas aguardando o cumprimento da promessa que se deu quando o Espírito Santo foi derramado sobre cada um daqueles que estavam ali perseverando.

Muitas foram as consequências da descida do Espírito Santo, entre elas uma mudança de paradigma da prática religiosa das pessoas

(2)

do primeiro século. A expressão religiosa que se dava no templo estendeu-se para as casas. Com a ação transcendente e conse-quentemente abrangente do Espírito Santo, o templo deixou de ser o “único” lugar para Deus falar e agir, e as pessoas descobriram que, ao se reunirem em suas casas, podiam desfrutar da presença do Senhor.

Isso nos mostra que as casas, e, portanto, as famílias, passaram a ser, nas palavras do pastor Hernandes Dias Lopes, “um lugar sagrado, uma verdadeira Betel, casa de Deus.[…]. O Pentecostes colocou a religião nos lares”.

A casa, a família, deveria ser um lugar mais do que propício para as manifestações da graça e do poder de Deus. Contudo, só quem vive em família sabe o quanto é desafiador equalizarmos e superarmos todas as demandas próprias do convívio familiar. E a pandemia, para muitas famílias, tem servido como um tempo de reflexão, avaliação e ajustes nos laços e prioridades familiares.

Em 2021, o Senhor nos chamou como comunidade de fé a realinhar-mos os nossos corações com o d’Ele. Aplicando esse chamado à fa-mília, podemos dizer que o coração de Deus não está na qualidade da faxina em casa, não está em quantas horas se gasta no trabalho, não está em quanto dinheiro se traz para casa, não está em susten-tar uma imagem de família perfeita; pelo contrário, o desejo de Deus é que valorizemos e priorizemos as vidas. O desejo de Deus é que maridos valorizem suas esposas, que esposas valorizem seus ma-ridos, que pais priorizem seus filhos e que filhos honrem seus pais. Ao criar o ser humano, Deus já previu a existência da família, dan-do ao homem e à mulher a ordenança de que de dan-dois se tornassem um (Gn 2:24). Em outras palavras, não cuidar da família é pecado para Deus!

Por isso, clame ao Senhor e permita que Ele, por meio da ação do Espírito Santo, realinhe o seu coração ao d’Ele, pois o coração de Deus está na família e é lá que o seu coração e o meu devem

também estar. Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“Nem sempre podemos reconhecer a mão de Deus, mas sempre podemos confiar no coração de Deus.”

(3)

“Doze Homens e um Carpinteiro Que Mudaram o Mundo”, por Wayne Pascall (2020)

Reflexão

O velho mandamento novo

“Deixo de herança a vocês um antigo mandamento que continua no-vinho em folha: que vocês se amem mutuamente de maneira incon-dicional, da mesma maneira que eu amei vocês: incondicionalmente. Esta é a evidência que comprovará que vocês são realmente discí-pulos meus: se vocês viverem esse amor sem porquês uns pelos outros” (Jo 13:34-35).

J

esus, despedindo-se dos Seus discípulos, a quem chamou na ocasião de “pequenas crianças” (em grego, teknía), antevendo que Lhe restava pouco tempo na companhia deles, considerou aquele o momento certo para apresentar-lhes o Seu testamento, dispondo as cláusulas sobre a Sua herança e sobre a Sua vontade para depois da Sua morte.

A herança que Jesus deixa às Suas pequenas crianças é o manda-mento do amor.

Conquanto o “Amor” não fosse novidade, Jesus se refere a ele co-mo um “novo mandamento”. Em grego, duas são as palavras que se usam para significar “novo”: néos e kainós. O primeiro se refere a algo de fabricação recente. O segundo, ao estado de conserva-ção ou à quantidade de uso. Por exemplo, posso ter um livro no-vo, recém-lançado, isto é, um livro neós. Ou ter um livro que foi impresso há muito, mesmo há séculos, mas que nunca havia sido folheado ou lido. Ou ainda um livro muito desgastado, mas cujo

(4)

conteúdo continuasse atual e relevante – esse é um livro kainós. O mesmo vale para um sapato comprado há tempos, que não é mais

neós, mas que conservamos novo (kainós) para usar em ocasiões muito especiais.

O mandamento do amor não é neós, mas é kainós. Não é invenção nova; ao contrário, é tão antigo quanto o próprio Deus. No entanto, continua novo no sentido de que ainda é muito pouco conhecido e praticado; e novo no sentido de que continua atualíssimo.

Esse é o grande presente de Jesus aos Seus herdeiros: uma dessas raridades que, quanto mais antigas, mais valiosas se tornam. Além da herança, o testamento expressa a vontade de Jesus para depois da Sua morte: que as Suas criancinhas vivam em amor umas com as outras.

Na riqueza da língua grega, também há, como bem se sabe, várias palavras para denotar o amor, entre as quais: eros, philos e ágape. O primeiro, eros, de onde vem a nossa palavra “erótico”, se usa para referir-se ao amor pelo que é belo; o segundo, philos, de onde vem a nossa palavra “filantropia”, indica o amor pelo que é bom; o último, ágape, é a forma mais sublime de todas, é o amor pelo amor. Os dois primeiros são amor “por causa de” – por causa da beleza ou por causa da bondade de alguém, por exemplo; o amor ágape, po-rém, é amor “apesar de”.

Esse é o amor que Jesus deixa em Seu testamento para os Seus queridos: o amor que ama independentemente das qualidades es-téticas ou éticas da pessoa amada. Jesus não nos ama por causa de nada, mas apesar de tudo, até mesmo da falta de beleza e da falta de bondade.

E esta é a sua vontade para nós: que nos amemos mútua e incondi-cionalmente, como ele nos amou.

Todos saberão que somos cristãos, isto é, herdei-ros de Cristo, se formos capazes de viver esse amor sem porquês, uns pelos outros, todos os dias da nossa vida.

Por Luiz Carlos Ramos, teólogo e pastor metodista “O amor é tudo que temos, o único caminho pelo qual um pode ajudar o outro.”

(5)

Avisos

Como continuar a contribuir?

Você poderá continuar expressando sua fidelidade e confiança em Deus por meio do dízimo. A forma de fazer isso será via depósito bancário, na conta da nossa igreja. Banco Bradesco

Agência: 0614-9

Conta Corrente: 63.870-6

Associação da Igreja Metodista Terceira Região CNPJ: 04.083.369/0016-42

Mês do Discipulado

No mês de junho, completaremos oito anos de caminhada de discipulado na nossa igreja local. Para celebrar esse tempo precioso, vamos promover, durante todo o mês, uma série de atividades e iniciativas para aprofundarmos e ampliarmos nos-so entendimento acerca do discipulado.

Série “Lições do Mestre”

Aos domingos, haverá uma série de sermões com o tema “Lições do Mestre” e os seguintes pregadores:

6/6 Tiago Valentin – pastor local;

13/6 Silvio Leite – pastor da IM em Guaratinguetá; 20/6 Laura Valentin – pastora local;

27/6 Tays Rocha – pastora da IM em Praia Grande. “Discipulado Descomplicado” (lives)

Às terças-feiras, faremos uma sequência de lives pelo Instagram, uma edição es-pecial do Papo de Terça, com o tema “Discipulado Descomplicado”. Esses serão nossos convidados para o bate-papo:

8/6 Pastor Denilson Gomes, da IM em Guarulhos; 15/6 Pastor Israel Rocha, da IM em Praia Grande; 22/6 Pastora Joyce Plaça, da IM em Vila Pires;

29/6 Pastor Lucas Gomes, da IM em Santana de Parnaíba. Pastorais especiais

Nosso Boin contará com uma série de testemunhos sobre a importância do disci-pulado e dos pequenos grupos na vida de diversos irmãos e irmãs.

Campanha de Oração “Eu + 1”

Do dia 1º ao dia 30 de junho, faremos uma campanha de oração muito especial. Estamos desafiando toda a igreja a participar da Campanha “Eu + 1”. Cada mem-bro da nossa igreja será desafiado a definir uma pessoa que vai ser alvo de suas orações durante o mês. Ao final do período, vamos avançar no desafio, pois cada um(a) passará a discipular a pessoa pela qual orou. Portanto, primeiro definire-mos uma pessoa e oraredefinire-mos por ela durante o mês; na sequência, passaredefinire-mos a discipulá-la.

Aniversariantes

3/6 Eduardo de Barros Silveira; 6/6 Isabella Dias de Souza.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:

Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vassalo (irmão do Gesué), da Célia Campelo, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Domi, do Edilson Távora,

(6)

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

em Itaberaba

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Canário, 41 Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

em Itaberaba

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Canário, 41 Santana de Parnaíba - SP Pastor: Lucas Gomes

BOLETIM INfORMATIvO (BOIN) DA IgREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio Silva

Coordenador do M. de Comunicação: Gabriel Lemos

www.metodistaitaberaba.com.br

metodistaitaberaba

metodistaitaberaba

igrejametodista.itaberaba

da Elisete (cunhada do Dilson), da Eula, da Flávia Peres, da d. Fracine-te SFracine-tella (mãe do Emerson SFracine-tella), do Gabriel Ladeia, da d. Gercina, da Gina, da Glacy (amiga do sr. Manoel), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), do sr. Manoel Oliveira, da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, da Marlene (sobrinha da Edna), da Nílvea (irmã da Nurimar), da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do Paulo (esposo da Rose), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel Arrais), da Rosi-meire (irmã da Roseli de Brito), do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela nossa equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

Pelas missionárias Mariana Wada e Gabrielle Oliveira;

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério e pela saúde do Bispo José Carlos Peres, da nos-sa Região;

Pelos profissionais da área da saúde.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago. PROgRAMAÇÃO SEMANAL Segunda-feira Alimentando Vidas, às 19h30, presencial; Terça-feira Tarde de Oração, às 16h00, pelo Zoom e Facebook; De terça-feira a

sexta-feira PGs, horários variados, on-line;

Sexta-feira Escola de Cura d’Alma, às 20h00, pelo Zoom;

Domingo Escola Dominical, às 10h00, uma classe pelo Facebook e duas classes pelo Google Meet; Domingo Culto Solene, às 19h00, pelo Youtube (o culto presencial está suspenso por tempo indeterminado, de acordo com

Referências

Documentos relacionados

Faz-se palico que, a prova de conhecimentos (prova escrita) a realizar pelo Edificio "Forward" do Taipa Campus do Instituto de Formacao Turistica sito na Avenida Padre

integralização do Currículo Lattes, o professor que atender satisfatoriamente os objetivos da monitoria e as atribuições inerentes à orientação, bem como o

Por fim, são discutidas e apresentadas as possibilidades básicas para se obter o aumento do rendimento térmico de um ciclo de Rankine, tais como: superaquecimento do vapor saturado

valor estabelecido pelo fabricante em função dos resultados obtidos nos ensaios de controle de qualidade que serviram para estabelecer o valor nominal da

Pronoto com pontuação grossa, de coloração geral amarelo-pálida, tendo nos dois terços anteriores manchas pretas irregulares entre as carenas, sohre as

Não faltem, pois grandes coisas Deus tem preparado para nós1.

Os trabalhos de Rian, nome usado pela personagem para publicar sua arte na Revista Fon-fon!, foram transformados em fontes e objetos de estudo para entender e mostrar como os homens

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção