• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE QUESTÕES PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO EDITAL N.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE QUESTÕES PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO EDITAL N."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CADE

RNO DE Q

UESTÕ

ES

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO

EDITAL N. 002/2019

CARGO:

MÉDICO CLÍNICO GERAL – ATUAÇÃO EM ESFS

INSTRUÇÕES

1- O Caderno de Questões contém 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Conhecimentos Gerais e Legislação Educacional e 20 questões de Conhecimentos Específicos. Cada questão com 5 (cinco) opções (A, B, C, D e E) e uma Folha

Inter-mediária de Respostas.

2- Ao receber o material, confira no Cartão de Respostas, seu nome, número de inscrição, data de nas-cimento, RG e cargo. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. Não serão aceitas reclamações posteriores.

3- A prova objetiva terá duração de 3 (três) horas, incluído, neste tempo, o preenchimento do Cartão de

Respostas.

4- Leia atentamente cada questão e assinale, no Cartão de Respostas, a opção que responde correta-mente a cada uma delas. O Cartão de Respostas será o único documento válido para a correção eletrônica. O preenchimento do Cartão de Respostas e a respectiva assinatura serão de inteira res-ponsabilidade do candidato. Não haverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato. 5- Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas. É proibido fazer

qualquer outro tipo de anotação. Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

6- Observe as seguintes recomendações relativas ao Cartão de Respostas:

- A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada.

- Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do Cartão de Respostas.

- Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de mais de uma opção, bem como emendadas ou rasuradas.

7- O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença do coordenador local.

8- Você poderá se retirar, definitivamente, da sala de realização da prova após transcorridos 60 (sessenta) minutos contados do seu efetivo início, sem levar o Caderno de Questões e o Cartão-Resposta. 9- É permitido fazer anotações, cálculos, riscos e afins no Caderno de Questões.

10- Após se identificar e se instalar na sala, você não poderá consultar qualquer material enquanto aguarda o horário de início da prova.

11- Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último deles entregue o Cartão de

Respostas.

11- Assine no local indicado no Cartão-Resposta e no Caderno de Questões.

12- Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Cartão de Respostas e Caderno

de Questões.

Não se esqueça de pegar seus pertences acondicionados em sala.

Blumenau, 17 de novembro de 2019.

BOA PROVA

Realização:

(2)

Processo Seletivo Público Simplificado - Edital 002/2019 Página 2 de 13

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

As questões 1 a 9 se referem ao trecho da notícia a seguir:

[...] A situação financeira e a viabilidade dos municípios pequenos em Santa Catarina já haviam sido alvo de um estudo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), elaborado em 2017 e autuado em março deste ano. No levan-tamento, o órgão apontou que, a época, 105 municípios possuíam menos de 5 mil habitantes. Desses, 39 tinham como receita própria menos de 10% da receita total necessária para manter a estrutura do município.

Se o critério proposto pelo governo federal fosse adotado agora, essas 39 cidades precisariam ser incorporadas por cidades vizinhas. No entanto, a proposta ainda prevê um tempo para que os municípios que não desejem a incor-poração tentem incrementar a receita. [...]

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/saiba-quantas-e-quais-cidades-de-sc-podem-ter-que-se-fundir-com-municipios-vizinhos. Acesso em: 05/nov/2019. [modificado] 1- Propositadamente, foi retirado o acento indicativo de crase em um dos trechos do texto. Assinale, pois, a

alter-nativa que contenha o trecho em que deve ser colocado crase: (A) ...para manter à estrutura do município.

(B) No entanto, à proposta ainda prevê um tempo...

(C) No levantamento, o órgão apontou que, à época, 105 municípios possuíam menos de 5 mil habitantes. (D) ... que não desejem à incorporação...

(E) ...incrementar à receita.

2- No parágrafo “Se o critério proposto pelo governo federal fosse adotado agora, essas 39 cidades precisariam

ser incorporadas por cidades vizinhas. No entanto, a proposta ainda prevê um tempo para que os municípios que não desejem a incorporação tentem incrementar a receita.”, as palavras “SE” e “NO ENTANTO” introduzem, respectivamente, as ideias de:

(A) condição – explicação (B) causa – adição

(C) concessão – conclusão (D) condição – oposição (E) exclusão – contrariedade

3- No mesmo parágrafo “Se o critério proposto pelo governo federal fosse adotado agora, essas 39 cidades

preci-sariam ser incorporadas por cidades vizinhas. No entanto, a proposta ainda prevê um tempo para que os mu-nicípios que não desejem a incorporação tentem incrementar a receita.”, as palavras destacadas “se” e “no entanto” podem ser substituídas, corretamente, fazendo-se as alterações de concordância, mas sem alteração de sentido, por, respectivamente:

(A) Quando – Mas (B) Caso – Entretanto

(C) Mas Também – E

(D) Que – Contudo (E) Portanto – Portanto

4- Assinale a alternativa com a justificativa correta quanto à acentuação das palavras retiradas do texto: (A) já – acentua-se a oxítona terminada em “A”.

(B) época – acentuam-se todas as oxítonas.

(C) própria – acentuam-se as paroxítonas terminadas em “A”.

(D) critério – acentuam-se as paroxítonas terminadas em “O”. (E) possuíam – acentua-se o hiato “I” tônico.

5- Assinale a alternativa correta quanto ao tempo e modo verbal dos verbos “possuíam” e “tinham”, retirados do

texto:

(A) pretérito imperfeito do indicativo (B) pretérito perfeito do indicativo

(C) pretérito mais-que-perfeito do indicativo (D) pretérito imperfeito do subjuntivo (E) presente do indicativo

6- Assinale a alternativa que contenha uma PREPOSIÇÃO utilizada no texto: (A) por

(B) já (C) não (D) um (E) se

(3)

7- Assinale a alternativa correta quanto à classificação do sujeito da oração “A situação financeira e a viabilidade dos municípios pequenos em Santa Catarina já haviam sido alvo de um estudo do Tribunal de Contas do Estado”: (A) sujeito simples

(B) oração sem sujeito (C) sujeito indeterminado (D) sujeito desinencial (E) sujeito composto

8- Sobre “fosse”, no texto, é correto afirmar:

I- “Fosse” é a flexão do verbo SER no pretérito imperfeito do subjuntivo.

II- “Fosse” é a flexão do verbo IR no pretérito imperfeito do subjuntivo.

III- “Fosse” é o verbo SER conjugado no pretérito perfeito do subjuntivo. Está correta:

(A) Apenas a afirmativa II. (B) Apenas a afirmativa I. (C) Apenas a afirmativa III. (D) Apenas as afirmativas I e II. (E) Apenas as afirmativas II e III.

9- Assinale a alternativa que contenha um antônimo da palavra “incrementar”:

(A) fomentar (B) ampliar (C) aumentar (D) desenvolver (E) agravar

10- De acordo com as regras ortográficas vigentes, assinale a opção em que ambas as palavras estejam corretas: (A) antiinflamatório – microondas

(B) coautor – autoexame (C) assembléia – enjôo (D) vêem – contrasenso

(E) Contra-indicação – extra-oficial

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS GERAIS E LEGISLAÇÃO

11- Considerando-se a Lei Orgânica do Município de Blumenau, analise as afirmativas sobre os Conselhos Munici-pais e identifique as corretas:

I- O Município conta com Conselhos Municipais, órgãos de consulta do Prefeito Municipal, formados de re-presentantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil, sem ônus para a Fazenda Municipal. II- O Município conta com Conselhos Municipais que são órgãos de consulta do Prefeito Municipal, formados,

exclusivamente, de representantes da Sociedade Civil, sem ônus para a Fazenda Municipal.

III- Compete ao Conselho de Desenvolvimento do Município pronunciar-se sobre questões relevantes de inte-resse do Município.

IV- Além de outros, o Município conta com Conselho de Saúde, de Cultura, de Educação e Meio-Ambiente e da Zona Rural.

Assinale a alternativa correta:

(A) Todas as afirmativas estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (C) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. (D) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (E) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

12- A Lei Complementar nº 660/2007 dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, suas Autarquias e Fundações Públicas. Sobre essa Lei, assinale a alternativa correta:

(A) Considera-se servidor público a pessoa legalmente investida em cargo público, exceto quando no exercício da vereança.

(B) Cargo público é o conjunto de atribuições, deveres e responsabilidades cometido ao servidor público. (C) Os cargos públicos são providos somente em caráter efetivo.

(D) É permitida a prestação de serviços públicos gratuitos, independentemente do caráter de continuidade. (E) Os cargos públicos são acessíveis a brasileiros e estrangeiros, naturalizados ou não.

(4)

Processo Seletivo Público Simplificado - Edital 002/2019 Página 4 de 13 13- À luz da Lei Complementar nº 661/2007, analise as etapas observadas na avaliação do servidor e identifique as

corretas:

I- Avaliação da chefia superior, da Secretaria de Administração. II- Autoavaliação.

III- Avaliação da chefia imediata.

IV- Avaliação dos servidores lotados no setor. V- Avaliação dos subordinados, quando houver. Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as etapas I, II e IV estão corretas. (B) Apenas as etapas I, II e III estão corretas. (C) Apenas a etapa II está correta.

(D) Apenas as etapas III, IV e V estão corretas. (E) Apenas as etapas II, III, IV e V estão corretas.

14- Considerando-se a contribuição do Estado de Santa Catarina no esporte brasileiro, nos últimos tempos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

Primeira coluna: nome dos atletas ( 1 ) Fernando Scherer

( 2 ) Ana Moser ( 3 ) Darlan Romani ( 4 ) Pedro Barros ( 5 ) Felipe Luís

Segunda coluna: modalidade esportiva ( ) futebol

( ) natação

( ) skate ( ) voleibol

( ) arremesso de peso

Assinale a alternativa que indica a associação correta das colunas: (A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.

(B) 5 – 1 – 4 – 2 – 3. (C) 2 – 3 – 4 – 5 – 1. (D) 5 – 4 – 3 – 2 – 1. (E) 4 – 1 – 3 – 2 – 5.

15- Sobre os aspectos culturais de Santa Catarina, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- As manifestações culturais e artísticas de Santa Catarina demonstram a diversidade de correntes migrató-rias e etnias presentes no Estado.

II- Depois da chegada dos descobridores portugueses, Santa Catarina recebeu ao longo dos séculos muitos imigrantes alemães e italianos.

III- Em escala menor, patrimônio cultural de Santa Catarina recebeu influências de açorianos, poloneses, ucra-nianos, holandeses, austríacos e japoneses, entre outros.

IV- A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) , entre outras atividades, administra a Casa da Alfândega e o Museu Histórico de Santa Catarina (em Florianópolis), o Museu Etnográfico Casa dos Açores (em Biguaçu), o Museu Casa de Campo Governador Hercílio Luz (em Rancho Queimado) e o Museu Nacional do Mar (em São Francisco do Sul).

Assinale a alternativa correta:

(A) Todas as afirmativas estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (C) Apenas a afirmativa II está correta.

(D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. (E) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

16- Sobre as festas típicas da Região Sul do Brasil, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: Primeira coluna: festas

( 1 ) Festa de Nossa Senhora dos Navegantes ( 2 ) Tirolerfest

( 3 ) Florada da cerejeira

Segunda coluna: origem

( ) Austríaca

( ) Portuguesa

( ) Japonesa

Assinale a alternativa que indica a associação correta das colunas: (A) 1 – 2 – 3.

(B) 2 – 3 – 1. (C) 3 – 1 – 2. (D) 2 – 1 – 3. (E) 3 – 2 – 1.

(5)

17- Analise as afirmativas sobre os aspectos econômicos do Brasil e identifique as corretas:

I- Entre os principais produtos agrícolas que o Brasil exporta, destacam-se soja e derivados, cana-de-açúcar e café.

II- A China é o principal mercado para os produtos do Brasil, seguida por Estados Unidos.

III- Apenas um terço das exportações brasileiras realizadas no ano passado foi de produtos básicos, ou seja, aqueles que não têm tecnologia envolvida ou acabamento, como minerais, frutas, grãos e carnes, entre outros.

IV- Produtos eletrônicos, peças para veículos, medicamentos, automóveis, são largamente exportados pelo Brasil.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. (B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (D) Apenas a afirmativa I está correta.

(E) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

18- Assinale a alternativa que indica a denominação oficial da lei que regulamenta o capítulo sobre a Política Urbana, da Constituição brasileira, cujos princípios básicos são o planejamento participativo e a função social da propri-edade:

(A) Estatuto da Terra. (B) Estatuto da Metrópole. (C) Estatuto da Igualdade. (D) Estatuto da Cidade.

(E) Estatuto do Meio Ambiente.

19- Sobre a violência contra a mulher, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- Os dados de violência contra a mulher são a evidência da desigualdade de gênero no Brasil.

II- Um dos instrumentos mais importantes para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres é a Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340/2006.

III- A Lei Maria da Penha, além de definir e tipificar as formas de violência contra as mulheres (física, psicoló-gica, sexual, patrimonial e moral), também prevê a criação de serviços especializados, como os que inte-gram a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, compostos por instituições de segurança pú-blica, justiça, saúde, e da assistência social.

IV- Coibir, punir e erradicar todas as formas de violência devem ser preceitos fundamentais de um país que preze por uma sociedade justa e igualitária entre mulheres e homens.

Assinale a alternativa correta:

(A) Todas as afirmativas estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (C) Apenas a afirmativa III está correta.

(D) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. (E) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

20- As cidades históricas guardam aspectos significativos, conservam patrimônios históricos e culturais, costumes, histórias e lendas, muita memória dos 500 anos Brasil, a partir destes valores preciosos, elas desenvolvem um grande potencial turístico, vários investimentos são atraídos para estas localidades gerando uma grande de-manda de turistas. (Soares, 2006). Isso posto, analise as descrições abaixo:

− Cidade histórica fundada em 1535.

− Seu centro histórico é tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, desde 1982. − Uma de suas grandes atrações é a Igreja do Carmo – a mais antiga igreja carmelita do Brasil. − No carnaval, suas ruas ficam repletas de foliões.

As descrições acima se referem à cidade de: (A) Parati.

(B) Ouro Preto. (C) Petrópolis (D) Olinda. (E) Diamantina.

(6)

Processo Seletivo Público Simplificado - Edital 002/2019 Página 6 de 13

QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21- Considerando-se os órgãos e instituições ligadas à saúde, analise os itens abaixo e, diante de cada um escreva V, para os integram o SUS, e F, para os que não integram:

( ) Órgãos e instituições públicas federais.

( ) Órgãos e instituições públicas estaduais.

( ) Órgãos e instituições públicas municipais.

( ) Instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de

insumos.

( ) Instituições públicas federais, estaduais e municipais de equipamentos para saúde.

Assinale a alternativa com a sequência correta: (A) F – F – V – F – F.

(B) V – V – F – V – F. (C) V – V – V – V – V. (D) F – V – F – V – V. (E) V – V – F – V – V.

22- Na Constituição Federal de 1988, assim como consta o direito universal e igualitário do cidadão à saúde, esta-belece-se o direito a um meio ambiente equilibrado, com condições de saneamento básico, moradia e água potável condizentes com uma vida digna e com a saúde socioambiental. (https://pensesus.fiocruz.br/saude-e-ambiente) Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- É do estudo da relação do homem com o meio ambiente que nascem os subsídios de definição de estraté-gias de prevenção e controle de doenças e agravos.

II- Os determinantes sociais da saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha, devendo ser considerados, entre os outros, os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psico-lógicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à popu-lação, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.

III- Por determinantes sociais de saúde, entende-se os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados por meio de ações baseadas em infor-mação.

IV- Um dos objetivos do SUS é a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. (B) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. (C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (D) Apenas a afirmativa IV está correta.

(E) Todas as afirmativas estão corretas.

23- Associe a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando corretamente os princípios/diretrizes e seus respectivos significados:

Primeira coluna: princípios/diretrizes ( 1 ) Descentralização

( 2 ) Equidade ( 3 ) Integralidade ( 4 ) Universalidade

Segunda coluna: significados

( ) implica acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de

assistência.

( ) feita de forma integrada entre a União, estados e municípios

– é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Sa-úde (SUS).

( ) entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e

serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exi-gidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

( ) é o conceito em que a justiça pela igualdade se baseia, ao propor o respeito aos direitos de cada um.

Assinale a alternativa apresenta a correta associação entre as colunas: (A) 3 – 2 – 1 – 4.

(B) 1 – 2 – 3 – 4. (C) 2 – 3 – 4 – 1. (D) 4 – 1 – 3 – 2. (E) 2 – 4 – 1 – 3.

(7)

24- Considerando-se os princípios da Política Nacional de Humanização – Humaniza SUS, preencha as lacunas correta e respectivamente:

O princípio do/da _________________indica que a Política Nacional de Humanização (PNH) deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando -os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. ________________ é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.

(A) indissociabilidade entre atenção e gestão – Humanizar

(B) transversalidade – Transversalizar

(C) corresponsabilidade – Corresponsabilizar-se

(D) defesa dos direitos dos usuários – Participar (E) gestão participativa nos serviços – Valorizar

25- Um servidor atento às relações interpessoais e à repercussão das ações individuais no desempenho profissional busca estratégias que quebrem ou reduzam as divergências. Nesse sentido, assinale a alternativa que aponta a forma mais adequada e construtiva de gerenciar situações de conflito:

(A) Ignorar as situações de conflito.

(B) Transformar as diferenças em resolução de problemas. (C) Aguçar as diferenças.

(D) Reprimir o conflito. (E) Evitar o conflito.

26- Em relação à ética, é correto afirmar:

(A) A ética normatiza e direciona a prática das pessoas. (B) A ética é particularizada.

(C) A ética tem sua origem no latim e significa costumes.

(D) A ética está associada ao tempo e à história, ou seja, somos seres históricos e culturais e nossa ação se desenrola no tempo.

(E) A ética é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem no trabalho. 27- Analise as características abaixo:

− É uma estratégia político-pedagógica que toma como objeto os problemas e necessidades emanadas do processo de trabalho em saúde e incorpora o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participa-ção e controle social no cotidiano do trabalho com vistas à produparticipa-ção de mudanças neste contexto.

− Objetiva a qualificação e aperfeiçoamento do processo de trabalho em vários níveis do sistema, orientando-se para a melhoria do acesso, qualidade e humanização na prestação de orientando-serviços e para o fortalecimento dos processos de gestão político-institucional do SUS, no âmbito federal, estadual e municipal.

− Baseia-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. As características acima se referem ao/à:

(A) Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. (B) Sistema de Planejamento do SUS.

(C) Política Nacional de Atenção Básica. (D) Programa Mais Médicos.

(E) Política Nacional de Gestão Estratégica.

28- Sobre o controle social no SUS, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Os Conselhos de Saúde foram constituídos para formular, fiscalizar e deliberar sobre as políticas de saúde. II- Os Conselhos federal, estadual e municipal da saúde são compostos pelos representantes do governo,

prestadores de serviço, profissionais da saúde e usuários.

III- Os Conselhos de Saúde atuam como órgãos de orientação, consultivos, dentro do SUS, uma vez que não possuem caráter deliberativo.

IV- Os Conselhos de Saúde são órgãos responsáveis pela gestão ou execução de serviços, por isso, têm res-ponsabilidade direta sobre a prestação dos serviços de saúde.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. (B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. (C) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. (D) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. (E) Todas as afirmativas estão corretas.

(8)

Processo Seletivo Público Simplificado - Edital 002/2019 Página 8 de 13

29- A epidemiologia é definida como “o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou

eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos mas de saúde” (LAST, 1998). Tem como principais objetivos descrever a distribuição e a magnitude dos proble-mas de saúde das populações humanas; proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e ava-liação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades; e identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades. No âmbito do Sistema Único de Saúde, merecem destaque as ações sistemáticas e contínuas de coleta, análise, interpretação e disseminação de informação com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de problemas de saúde. Nesse contexto, avalie as afirmações:

I- A epidemia é definida como a presença habitual de uma doença, dentro dos limites esperados, em uma determinada área geográfica, por um período de tempo ilimitado. Pode, também, referir-se à ocorrência usual de uma determinada doença, dentro de uma área.

II- A endemia é definida como a ocorrência, em uma comunidade ou região, de um grupo de doenças de natureza similar, excedendo claramente a expectativa normal, derivada de uma fonte comum de propaga-ção. O número de casos de uma endemia vai variar de acordo com o agente, o tipo e o tamanho da popu-lação exposta, além do período e do local de ocorrência.

III- Os casos autóctones são aqueles oriundos do mesmo local onde ocorreram. Já os casos alóctones são aqueles casos importados de outras localidades.

IV- O surto consiste em uma ocorrência epidêmica, em que todos os casos estão relacionados entre si, acome-tendo uma área geográfica pequena e delimitada (como vilas ou bairros) ou uma população institucionali-zada (como creches, asilos, escolas e presídios). Pode-se citar, como exemplo, a ocorrência de inúmeros casos de intoxicação alimentar em um asilo, após ingestão de alimentos contaminados.

V- As etapas de investigação de endemias, epidemias e surtos são: confirmação do diagnóstico da doença; formulação de hipóteses preliminares; análises parciais; busca ativa de casos; e relatório final.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as afirmações III e IV estão corretas. (B) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas. (C) Apenas as afirmações II e IV estão corretas. (D) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas. (E) Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.

30- Com base no Código de Ética Médica, Resolução CFM nº 2.217, de 27 de setembro de 2018, marque V, para as afirmações verdadeiras, e F, para as falsas:

( ) Compete ao médico, quando profissional liberal, aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o

melhor do progresso científico em benefício do paciente e da sociedade. Quando vinculado a uma institui-ção de saúde, é obrigainstitui-ção dessa instituiinstitui-ção a oferta de atualizainstitui-ção ao profissional.

( ) O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem

os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paci-ente.

( ) O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de

suas funções, entretanto com exceção dos casos que ferem seus princípios e valores individuais.

( ) O médico empenhar-se-á em melhorar os padrões dos serviços médicos em instituições privadas. Quando

não vinculado ao serviço público, não assume responsabilidade em relação à educação sanitária e à le-gislação referente à saúde.

( ) É direito do médico recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários

aos ditames de sua consciência.

( ) O médico deve garantir ao paciente o exercício do direito de decidir livremente sobre sua pessoa ou seu

bem-estar, bem como exercer sua autoridade para limitá-lo.

( ) O médico não pode desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre método contraceptivo,

devendo sempre esclarecê-lo sobre indicação, segurança, reversibilidade e risco de cada método. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

(A) V – V – F – F – F – V – F. (B) F – F – V – V – V – F – F. (C) V – F – V – V – F – V – F. (D) F – F – F – F – V – V – V. (E) F – V – F – F – V – V – V.

(9)

31- O manejo adequado da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é fundamental para diminuir os eventos cardio-vasculares como acidente vascular encefálico. Segundo a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial Sistê-mica, a terapia mais indicada, para pacientes com HAS estágio 1 e com baixo ou moderado risco cardiovascular (CV), é:

(A) A terapia não farmacológica e farmacológica devem ser iniciadas após o diagnóstico para risco CV mode-rado. Já para o risco CV baixo, terapia não farmacológica deve ser tentada por 3 meses, findos os quais, a falta de controle da pressão arterial condicionará o início de terapia farmacológica.

(B) A terapia não farmacológica deve ser tentada por 3 meses em caso de risco CV moderado e 6 meses em caso de risco CV baixo, findos os quais, a falta de controle da pressão arterial condicionará o início de terapia farmacológica.

(C) A terapia não farmacológica deve ser tentada por 6 meses em caso de risco CV moderado e 12 meses em caso de risco CV baixo, findos os quais, a falta de controle da pressão arterial condicionará o início de terapia farmacológica.

(D) A terapia farmacológica deve ser iniciada após o diagnóstico para risco CV baixo e moderado. (E) A terapia não farmacológica e farmacológica devem ser iniciadas e solicitar teste ergométrico.

32- A Profilaxia Pré-Exposição (PrRP) ao HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o comprimido é a associação dos seguintes medicamentos:

(A) tenofovir + dolutegravir (B) tenofovir + efavirenz (C) tenofovir + entricitabina (D) dolutegravir + efavirenz (E) dolutegravir + lamivudina

33- Os tumores de cólon e reto podem ser detectados precocemente por meio de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopia). Esses exames devem ser realizados em pessoas com sinais e sintomas sugestivos de câncer visando a seu diagnóstico precoce. Con-forme orientações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), algumas das indicações, para fazer o diagnóstico precoce de câncer de cólon e reto, são:

(A) Hemorragia digestiva baixa, dor abdominal e distensão abdominal. (B) Perda de peso, distensão abdominal e mudança do hábito intestinal. (C) Massa abdominal, dor abdominal e vômitos.

(D) Hemorragia digestiva baixa, perda de peso e anemia. (E) Anemia, mudança do hábito intestinal e febre.

34- As tiazidas, incluindo a hidroclorotiazida, podem causar desequilíbrio do volume de fluidos ou eletrólitos inclu-indo:

(A) Hipernatremia, hipocalemia e acidose metabólica. (B) Hipercalemia, hipercloremia e alcalose hipoclorêmica. (C) Hipocalemia, hiponatremia e alcalose hipoclorêmica. (D) Hipocloremia, alcalose metabólica e hipernatremia. (E) Hipocalemia, acidose hipoclorêmica e hipernatremia.

35- A Diabetes mellitus (DM) é uma doença endócrino-metabólica de etiologia heterogênea, que envolve fatores genéticos, biológicos e ambientais, caracterizada por hiperglicemia crônica, resultante de defeitos na secreção ou na ação da insulina. A doença pode evoluir com complicações agudas (hipoglicemia, cetoacidose e síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica) e crônicas, microvasculares (retinopatia, nefropatia, neuropatia) e ma-crovasculares (doença arterial coronariana, arterial periférica e cerebrovascular) (MELMED et al., 2016). De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Diabetes Mellitus Tipo 1, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (2019), assinale a alternativa correta:

(A) O objetivo glicêmico pré-prandial para pessoas adultas com DM1 é de 70 a 145 (mg/dL). (B) A meta de HbA1c para indivíduos adultos com Diabetes Mellitus Tipo 1 é < 8,0%.

(C) São considerados sinais de insulinopenia inequívoca: sintomas de hiperglicemia importante (glicemia acima de 240 mg/dL necessariamente associada à poliúria, noctúria, polidipsia, polifagia noctúria e perda de peso inexplicada) ou presença de cetoacidose diabética.

(D) O tratamento da pessoa com DM1 possui cinco componentes principais, sendo eles: insulinoterapia, glice-mia de jejum mensal, orientação nutricional, prática monitorada de exercícios físicos e perda de peso.

(E) Na suspeita clínica de diabetes autoimune tardio do adulto – LADA, é necessária a dosagem de peptídeo C

acrescidos dos resultados da pesquisa e titulação de pelo menos um dos marcadores de autoimunidade (Anti-ICA ou Anti-ilhota de langerhans, Anti-IAA ou Anticorpo anti-insulina ou outros disponíveis), que com-provem o diagnóstico.

(10)

Processo Seletivo Público Simplificado - Edital 002/2019 Página 10 de 13 36- A retocolite ulcerativa é uma doença idiopática caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que aco-mete predominantemente a camada mucosa do cólon. A doença sempre afeta o reto e também variáveis por-ções proximais do cólon, em geral de forma contínua, ou seja, sem áreas de mucosa normais entre as porpor-ções afetadas. A gravidade da doença é melhor avaliada pela intensidade dos sintomas e pode ser classificada pelos critérios estabelecidos por Truelove e Witts, úteis na definição terapêutica. Considerando os critérios estabele-cidos por Truelove e Witts, assinale a alternativa que melhor define a agudização leve de retocolite ulcerativa: (A) Menos de 3 evacuações por dia, com ou sem sangue, sem comprometimento sistêmico e com velocidade

de sedimentação globular normal.

(B) 4 evacuações por dia, com mínimo comprometimento sistêmico.

(C) Mais de 6 evacuações por dia, com sangue e com evidência de comprometimentos sistêmicos, tais como febre, taquicardia, anemia e velocidade de sedimentação globular acima de 30.

(D) Menos de 3 evacuações por dia, com sangue, sem comprometimento sistêmico e com velocidade de sedi-mentação globular até 10% acima do valor de referência.

(E) Menos de 4 evacuações por dia, com pouco sangue e muco, sem comprometimento sistêmico e com velo-cidade de sedimentação globular normal.

37- Nas últimas duas décadas, a Fibrilação Atrial (FA) tornou-se um importante problema de saúde pública, com grande consumo de recursos em saúde. Apresenta importante repercussão na qualidade de vida, em especial devido a suas consequências clínicas, fenômenos tromboembólicos e alterações cognitivas. A FA é a principal fonte emboligênica de origem cardíaca de que se tem conhecimento, representando cerca de 45% dos casos quando comparada com outras cardiopatias, como infarto do miocárdio, aneurismas ventriculares e doenças valvares. As causas da formação de trombos são multifatoriais e estão relacionadas com a tríade de Virchow que inclui: estase sanguínea atrial; lesão endotelial; e aumento da trombogenicidade sanguínea, própria dessa arritmia (SOBRAC, 2016). Atualmente, quatro novos anticoagulantes orais (ACO) foram disponibilizados na prá-tica clínica para prevenção de fenômenos tromboembólicos em pacientes portadores de FA. São eles:

(A) Diosmina, Hesperidina, Rivaroxabana e ácido acetilsalicílico. (B) Varfarina, heparina sódica, hesperidina e dabigatrana. (C) Rivaroxabana, apixabana, edoxabana e dabigatrana. (D) Apixabana, ácido acetilsalicílico, xarelto e varfarina. (E) Edoxabana, heparina sódica, rivaroxabana e hesperidina.

38- Segundo o Caderno de Atenção Básica de Obesidade do Ministério da Saúde (2014), em alguns casos, em que ocorrem sucessivos fracassos no sucesso do tratamento para perda de peso, faz-se necessário o uso de fár-macos como coadjuvantes no tratamento. A escolha do tratamento deve se basear na gravidade do problema, na presença de complicações associadas, com base na melhor evidência científica disponível no momento e considerar os medicamentos disponibilizados pelo SUS. Em contrapartida, existem vários medicamentos que podem ter efeito adverso no peso corporal por influenciarem tanto a ingestão alimentar quanto o gasto caló-rico/energético. Nesses casos, deve-se considerar medicamentos alternativos com menos impacto no ganho de peso. Assim sendo, assinale a alternativa que, segundo o Caderno de Atenção Básica de Obesidade do Minis-tério da Saúde, estão associados ao ganho de peso:

(A) Ácido Valproico – Metformina – Lítio (B) Flurazepam – Glipizida – Atenolol

(C) Risperidona – Fluconazol – Ácido Valproico (D) Codeína - Prednisona - Lítio

(E) Glipizida – Risperidona - Insulina

39- O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no SUS, em parceria com estados e municípios e Distrito Federal. As ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas no Brasil vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar, evidenciando a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo. O tratamento objetiva, portanto, a aprendizagem de um novo comportamento, através da promoção de mudanças nas crenças e desconstrução de vinculações com-portamentais ao ato de fumar, combinando intervenções cognitivas com treinamento de habilidades comporta-mentais. E conta com o apoio de tratamento medicamentoso. Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na rede do SUS são:

(A) Terapia de reposição de nicotina oral e cloridrato de bupropiona. (B) Adesivo transdérmico e risperidona.

(C) Goma de mascar de nicotina e sertralina. (D) Tiagabina e cloridrato de bupropiona.

(11)

40- A infecção pelo vírus dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. No atual cenário epidemiológico do Brasil, com confirmação de casos autóctones de chikungunya a partir de 2014 e de infecções pelo vírus zika em 2015, algumas particularidades a respeito do diagnóstico diferencial entre dengue e essas doenças precisam ser avaliados. Ao encontro dessa temática, afirma-se:

I- É mais comum manifestação laboratorial de plaquetopenia, leucopenia, neutropenia no vírus dengue quando comparado ao chikungunya.

II- A evolução após fase aguda do Chikungunya é caracterizada por fadiga, enquanto no vírus da dengue observa-se artralgia crônica.

III- A intensidade da febre no vírus Zika é muito maior que no vírus dengue, que, na maioria das vezes, é ausente.

IV- Choque é uma complicação atenuada aos casos de dengue, não ocorrendo com o vírus Zika.

V- A dor retrorbital é mais frequente na infecção por vírus dengue, quando comparado com chikungunya e Zika.

Assinale a alternativa correta:

(A) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas. (B) Apenas as afirmações II e V estão corretas. (C) Apenas as afirmações I, IV e V estão corretas. (D) Apenas as afirmações I e IV estão corretas. (E) Apenas as afirmações III, IV e V estão corretas.

(12)
(13)

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO

EDITAL N. 002/2019

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS 01 A B C D E 02 A B C D E 03 A B C D E 04 A B C D E 05 A B C D E 06 A B C D E 07 A B C D E 08 A B C D E 09 A B C D E 10 A B C D E 11 A B C D E 12 A B C D E 13 A B C D E 14 A B C D E 15 A B C D E 16 A B C D E 17 A B C D E 18 A B C D E 19 A B C D E 20 A B C D E Questões RESPOSTAS 21 A B C D E 22 A B C D E 23 A B C D E 24 A B C D E 25 A B C D E 26 A B C D E 27 A B C D E 28 A B C D E 29 A B C D E 30 A B C D E 31 A B C D E 32 A B C D E 33 A B C D E 34 A B C D E 35 A B C D E 36 A B C D E 37 A B C D E 38 A B C D E 39 A B C D E 40 A B C D E INFORMAÇÕES

O inteiro teor e o gabarito da prova objetiva serão divulgados até as 20h do dia 18 de novembro de 2019, no endereço eletrônico http://concursos.furb.br/, link Prefeitura Municipal de Blumenau - Pro-cesso Seletivo Público Simplificado - Edital N. 002/2019.

Referências

Documentos relacionados

autonomia sobre exclusões e exceções (só com “razoabilidade”) - “Alta proteção” para software e outros materiais protegidos por copyright, incluindo regras para

coberturas acima e mais IMPLANTES de qualquer natureza dental (Cirurgia odontológica com aplicação de aloenxertos, Coroa provisória sobre implante, Coroa total metalo cerâmica sobre

CONTEÚDO: COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS. VAMOS RELEMBRAR? VOCÊ SE LEMBRA DE QUE NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É DE BASE 10, FORMADO POR UNIDADES, DEZENAS E CENTENAS.

Processo Seletivo Público Simplificado - Edital 002/2019 Página 4 de 11 13- À luz da Lei Complementar nº 661/2007, analise as etapas observadas na avaliação do servidor

Quando abriu a porta e acendeu a luz, seu Agenor empalideceu. Dona Glória, sua mulher, decepcionada quis gritar, fazer escândalo, mas ante o aniquilamento do

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, ES, através da Secretaria Municipal de Saúde, torna público o Edital de Processo Seletivo para seleção dos Agentes

O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial,

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Administração, torna público que será realizado Processo Seletivo para compor cadastro de reserva