• Nenhum resultado encontrado

Projecto Praia Sem Barreiras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projecto Praia Sem Barreiras"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projecto Praia Sem Barreiras

1. E

NQUADRAMENTO TEÓRICO

A acessibilidade tem de ser considerada como uma característica do nosso meio ambiente, e ser para todos os cidadãos, permitindo o exercício efectivo de uma cidadania plena.

A acessibilidade FACILITA o acesso aos edifícios e a circulação nos interiores; PROMOVE as relações sociais normalizadas com a família, amigos e vizinhos; AUMENTA as possibilidades educativas, permitindo o acesso a qualquer estabelecimento de ensino; FACILITA a inserção no mundo laboral; PERMITE que se desfrute dos recursos de lazer e tempos livres que a sociedade oferece; INCENTIVA a autonomia e a independência das pessoas com mobilidade reduzida.

2. O

BJECTIVO DO

P

ROJECTO

O objectivo do Projecto Praia sem Barreiras consta em organizar a acessibilidade à praia e ao banho, criando infra-estruturas e equipamentos específicos, facilitando o acesso a todas as pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a qualidade de vida usufruindo em pleno dos benefícios do meio aquático.

3. Destinatários

Destina-se a todas as pessoas com mobilidade reduzida temporária ou definitiva. Abrangendo todas as faixas etárias.

(2)

4. Caracterização do projecto

4.1. Infra-estruturas

Tendo em conta o respeito pela individualidade e necessidades de cada um, para um bom atendimento necessitamos que as infra-estruturas criadas se encontrem próximas entre si, e disponham de:

 Casa de banho com acessibilidade para todos;

 Espaço interior para atendimento e guardar o material;

 Espaço exterior para atendimento, protegido do vento e do sol;

 Duche com chuveiro móvel, na zona de atendimento.

4.2. Equipamento/Material

Em cada espaço de atendimento deverá existir:

 No mínimo dois tiralôs, para não condicionar o tempo de utilização de cada pessoa;

 Duas/três cadeiras de praia em resina;

 Um guarda-sol;

 Caixa de primeiros socorros;

 T-shirts e bonés identificativos do projecto;

 Sandálias plásticas com fivela para utilizar dentro de água como protecção para picadas de peixe aranha (frequente na região);

 Mangueira para chuveiro móvel;

 Mangueira para lavar o espaço e o tiralô;

 Fatos de banho/calção com logotipo do tiralô;

(3)

4.3. Equipa Técnica

Para uma abordagem e uma prestação de serviço com maior qualidade, direccionada a cada indivíduo tendo em consideração as suas potencialidades e dificuldades, é de extrema importância a presença de pessoal técnico especializado. A atitude terapêutica transmite uma maior confiança e segurança ao utilizador e respectivas famílias.

Em cada local de atendimento estará um terapeuta responsável e três a quatro voluntários da área da saúde/educação.

4.4. Período de Funcionamento

De 01 a 31 de Agosto de excepto dias da comemoração das festas da Cidade – (festas de Nossa Senhora d’Agonia).

4.5. Locais

Praia da Foz do Lima (Cabedelo) - Embora não sendo uma praia com bandeira azul, possui características que a tornam um local adequado para este serviço. O mar calmo que apresenta, transmite segurança e facilita o relaxamento aos utilizadores do tiralô.

Praia da Amorosa - Praia com bandeira azul, frequentada por um elevado número de veraneantes, entre eles, várias pessoas com mobilidade reduzida. Por vezes apresenta um mar um pouco agitado que dificulta o acesso à água por parte do utilizador.

Praia de Carreço - Praia com bandeira azul, frequentada por um número reduzido de pessoas com mobilidade reduzida. No seu espaço físico surgem algumas barreiras no acesso à areia e à água. Com marcação prévia.

(4)

4.6. Horários

Tendo em consideração os ventos sentidos nas praias da zona norte e o período recomendado para frequentar a praia, selecionámos o horário das 9 horas às 13 horas como horário de funcionamento do serviço.

De forma a gerir o funcionamento das duas praias e tendo em consideração os recursos humanos, propõe-se o seguinte funcionamento:

Praia do Cabedelo: Terça-feira; Quinta-feira; Sexta-feira e Domingo;

Praia da Amorosa: Segunda-feira; Quarta-feira e Sábado.

Praia de Carreço: com marcação prévia.

4.7. Outros

Tendo em conta o horário de funcionamento, surge a necessidade de se proporcionar à equipa de serviço um subsídio de refeição.

5. Divulgação

A divulgação do projecto é desenvolvida numa primeira fase junto dos estudantes das áreas da saúde e educação, de modo a sensibilizar para a problemática da deficiência e fomentar o voluntariado. Esta abordagem é feita através da afixação de cartazes nas Escolas Superiores e Faculdades e de algumas sessões de esclarecimento e formação ( através da apresentação do projecto, filmes e fotografias). Após a selecção dos voluntários é realizada uma reunião no início de julho com todos os intervenientes para a apresentação das normas de funcionamento.

(5)

No período que antecede o início do projecto e durante o funcionamento do mesmo é efectuada uma divulgação dirigida aos possíveis utilizadores através da colocação de cartazes e distribuição de panfletos em locais estratégicos: centros de saúde, hospitais, lares de 3ª idade, clínicas de reabilitação, instituições ligadas à deficiência e a particulares. Em paralelo é desenvolvida uma divulgação nas rádios locais e jornais diários.

6. Avaliação

Após cada período de funcionamento é realizada uma reunião com todos os responsáveis, resultando da mesma um relatório anual de avaliação do projecto.

7. Organização

O projecto é uma parceria entre a APPACDM de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, sendo que a primeira é responsável pela organização e pela disponibilização dos recursos humanos, e a segunda é a financiadora do projecto.

A Coordenadora do Projecto

Luísa Santos

Referências

Documentos relacionados

O melhor lugar para visitar e curtir em Fortaleza são as praias incríveis, com mais famosas: Praia de Iracema, Praia de Meireles, Praia do Futuro e Porto das Dunas.!. A primeira é

O presente trabalho propõe fazer um levantamento das produções teóricas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) entre os anos de 2013 a 2018, Dissertações e Teses produzidas

[r]

Mediante a realização deste trabalho nas feiras livres de Itacoatiara-AM, notou-se que a qualidade de vida do local é bastante precario, ja que nos locais onde

Isaura Maria Elias Crisóstomo Bernardino Morais, presidente da Câ- mara Municipal de Rio Maior, torna público, ao abrigo da competência que lhe confere a alínea v) do n.º 1 do

Objeto: O presente termo tem por objeto a Rescisão Unilateral ao Contrato referente a prestação de serviço no cargo de Agente Comunitário de Saúde, tendo em vista o término do

  A  princípio  Gaston  de  Orléans  era  o  pretendente  da  filha  mais  nova  de  d.  Pedro  II,  e  Augusto  estava  destinado  a  princesa  herdeira,  o 

na economia brasileira e de diversas nações, contribuindo sobremaneira para a geração de emprego e renda nestes países. Nessa linha, o objetivo deste estudo foi verificar,