• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE CADASTRAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE CADASTRAMENTO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Este manual procura orientar o trabalho de cadastramento de imóveis no âmbito do Programa TERRA LEGAL AMAZÔNIA. O cadastramento será realizado no SISTERLEG – Sistema Terra Legal.

Você, cadastrador, irá encontrar neste Manual as instruções necessárias para o preenchimento correto do SISTERLEG, além das explicações das atividades de cadastramento, do início ao final dos trabalhos.

Os trabalhos de recepção de cidadãos(ãs) e o cadastramento dos imóveis requeridos serão realizados de maneira similar ao funcionamento de uma seção eleitoral em dia de votação.

Em locais previamente definidos, e divulgados de maneira ampla, serão estabelecidos escritórios móveis do Programa TERRA LEGAL AMAZÔNIA para recepção dos(as) requentes que vão solicitar o reconhecimento de suas posses de acordo com a legislação vigente.

Nestes locais funcionará o cadastramento dos(as) requerentes por meio do preenchimento de ficha cadastral informatizada e recolhimento de fotocópias de documentos. As informações coletadas durante o cadastramento serão sistematizadas pela equipe do TERRA LEGAL AMAZÔNIA e encaminhadas para a execução dos trabalhos de georreferenciamento.

(4)

O ESCRITÓRIO MÓVEL DO PROGRAMA TERRA LEGAL AMAZÔNIA

O escritório móvel do Programa TERRA LEGAL AMAZÔNIA terá caráter temporário, com funcionamento apenas nos dias previstos em edital. As atividades serão coordenadas por um ou mais servidores do MDA. Eles serão os responsáveis pelo acesso inicial aos computadores (mediante senha pessoal e intransferível) para que as entidades previamente credenciadas realizem os trabalhos de cadastramento dos(as) ocupantes e das respectivas posses. Todos os procedimentos realizados serão registrados em ata que posteriormente será divulgada na internet, juntamente com a listagem dos cadastrados.

Além disso, os servidores do MDA deverão assegurar a montagem do escritório móvel e sua operacionalidade, supervisionar as atividades de cadastramento de ocupantes e respectivas posses, além de esclarecer dúvidas das entidades cadastradoras e respectivos funcionários(as) ao longo do processo.

As entidades cadastradoras serão entes públicos ou privados, previamente credenciadas, que terão a atribuição de realizar, por meio de seus funcionários, o cadastramento de cada cidadão(ã) que comparecer ao escritório móvel com a documentação necessária. Os funcionários das entidades cadastradoras são como os mesários das eleições: recebem e conferem documentos, inserem dados no sistema e dão fé ao procedimento cadastral.

(5)

MDA Entidade cadastratora CNPJ 999.999.999/0001-99 Funcionário 01 CPF 999.999.999-99 Funcionário 02 CPF 888.888.888-88 Funcionário 03 CPF 777.777.777-77 Associação de Pescadores da Colônia Instituto de Terras Estadual Prefeitura Municipal Sindicato dos Trabalhadores Rurais INCRA EMATER Associação dos Extrativistas

ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO ESCRITÓRIO MÓVEL (exemplos de entidades cadastradoras)

(6)

CADASTRAMENTO DE OCUPANTES E RESPECTIVAS POSSES Documentação e declarações necessárias:

O cadastramento dos ocupantes será realizado após a apresentação da documentação abaixo relacionada. A ausência dos documentos obrigatórios (fotocópia e original para simples conferência) impedirá a realização do cadastro.

1- Fotocópia de documento de identificação nacional;

Serão considerados documentos de identidade: Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo com foto).

2 - Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

3 - Fotocópia da Certidão de Casamento, declaração de união estável ou união homoafetiva;

Quando for o caso, as mesmas poderão ser preenchidas no momento do cadastramento (ANEXO I).

4 - Fotocópia de atestado de óbito do cônjuge quando o(a) interessado(a) for viúvo(a), se necessário.

As fotocópias dos documentos apresentados deverão ser atestadas por um servidor público (autenticando-as com os dizeres “confere com o original”) e arquivados para abertura de processo administrativo, juntamente com as seguintes declarações (ANEXO II):

- Pratica cultura efetiva na área;

- Exerce ocupação e exploração direta, mansa e pacífica, ou por seus antecessores, anterior a 1º de dezembro de 2004;

- Não é proprietário de imóvel rural em qualquer parte do território nacional; - Sua principal atividade econômica é advinda da exploração do imóvel;

- Não foi beneficiado por programa de reforma agrária ou de regularização fundiária de área rural, ressalvadas as situações admitidas pelo Incra;

- Não exerce cargo ou emprego público.

Caso o ocupante apresente fotocópia de planta e memorial descritivo da área requisitada, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), ou comprovante de entrega da Declaração para Cadastro de Imóvel Rural (CE), tais documentos deverão ser anexados à documentação restante para instrução do processo administrativo.

(7)

DECLARAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL

Nós,___________________________,_________________,__________________,____________, (nome) (nacionalidade) (estado civil) (profissão) portador(a) da Cédula de Identidade RG nº.___________ e inscrito(a) no CPF sob o nº. __________, e ,____________________________,__________________,__________________,____________, (nome) (nacionalidade) (estado civil) (profissão) portador(a) da Cédula de Identidade RG nº.___________ e inscrito(a) no CPF sob o nº. __________, declaramos, sob as penas da Lei, consoante o que dispõe os arts. 1.723 e seguintes do Código Civil, que convivemos em união estável, de natureza familiar, pública e duradoura e que a identidade de nosso endereço decorre desse fato, nos termos do Código Civil.

Declaramos as informações abaixo, sob as penas da Lei, para fins de instrução de processo administrativo de regularização fundiária.

-INFORMAÇÕES DO REQUERENTE => Explora o imóvel pacificamente?  Sim  Não => Explora o imóvel de forma direta?  Sim  Não

=> Possui outro imóvel rural dentro do Território Nacional?  Sim  Não

=> É beneficiário do Programa Nacional de Reforma Agrária?  Sim  Não

=>Possui cargo ou emprego público?  Sim  Não

=>Possui a detenção do imóvel em data anterior a 1º de Dezembro de 2004, ainda que por antecessores?  Sim  Não

=> A principal atividade econômica provém do imóvel?  Sim  Não

-INFORMAÇÕES DO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO => Possui outro imóvel rural dentro do Território Nacional?  Sim  Não

=> É beneficiário do Programa Nacional de Reforma Agrária?  Sim  Não

=> A principal atividade econômica provém do imóvel?  Sim  Não =>Possui cargo ou emprego público?  Sim  Não

Qual Órgão? ___________________________________________

ANEXO II – Declaração para instrução do processo administrativo ANEXO I – Modelo de declaração de união estável (ou homoafetiva)

(8)

INSERÇÃO DE INFORMAÇÕES NO SISTERLEG

A liberação dos computadores para preenchimento da ficha cadastral será feita por um dos servidores do MDA, que procederá o desbloqueio do sistema mediante senha pessoal e intransferível.

Fig 01 – desbloqueio do sistema por servidor do MDA (inspetor)

Ao clicar pela primeira vez no menu “CADASTRO” e, em seguida, na aba “CADASTRO DE REQUERENTE”, surgirá uma janela solicitando a inserção do CNPJ da entidade cadastradora e o CPF do funcionário que realizará os cadastros.

(9)

Após inserção do CNPJ da entidade e CPF do funcionário, o preenchimento das informações sobre os(as) ocupantes estará liberado, conforme figura abaixo.

`

Fig 03 – tela inserção de informações sobre o(a) requerente

ENCERRANDO A INSERÇÃO DE INFORMAÇÕES

Encerrada a inserção dos dados nas três telas (1– requerente; 2– cônjuge; 3– imóvel), o(a) cadastrador(a) deverá imprimir o cadastro para que este seja assinado pelo(a) requerente em todas as páginas. Esse documento será anexado ao processo administrativo com o restante da documentação apresentada. A cópia da declaração impressa também resguarda dos riscos de perda da base de dados digital acumulada nos computadores.

Além disso, o(a) cadastrador(a) deverá entregar ao ocupante o protocolo confirmando a realização do cadastro de dados no SISTERLEG.

Caso o funcionário responsável seja for substituído após encerrar a inserção de dados, o mesmo deverá, antes de passar o cadastro para outro funcionário, fechar o sistema

(10)

Aos _______ dias do mês de______ do ano de______ às______ horas, sob a coordenação do responsável pelo escritório móvel do TERRA LEGAL AMAZÔNIA __________________________ (nome), foi dado por aberto os trabalhos de cadastramento de imóveis rurais para os fins de regularização fundiária pela equipe do Programa TERRA LEGAL AMAZÔNIA.

Estiveram presentes durante o dia o(a) Prefeito(a) Municipal, ____________________________, Presidente da Câmara dos Vereadores _____________________________, Representante do Ministério Público Federal ____________________ e o Sr. Deputado Federal ________________ __________________.

Durante os trabalhos do dia, ____ cidadãos e cidadãs não conseguiram efetuar o cadastramento em função da não apresentação da documentação pessoal requerida.

Encerrados os trabalhos, foram totalizados ____ cadastros, cuja lista encontra-se anexa. Para fins de direito, segue a presente Ata devidamente assinada.

ENCERRANDO OS TRABALHOS DO DIA Preenchendo a ata dos trabalhos:

A ata é o registro escrito de todos os fatos ocorridos desde a instalação até o encerramento dos trabalhos do dia. Ela deve ser feita diariamente. Na ata devem estar registrados todos os fatos relevantes que ocorreram durante o cadastramento, como:

1- O nome e assinatura dos membros do escritório móvel, incluindo cadastradores, inspetores do MDA (até mesmo a presença de autoridades públicas como membros do Ministério Público, Prefeitura etc);

2- Qualquer excepcionalidade, eventual problema ou dificuldade encontrada no cadastramento. Por exemplo: a tentativa de apresentação de documentos fraudulentos;

3- Lista final dos(as) cadastrados(as) no dia.

A ata deve ser assinada pelo responsável geral do escritório móvel e por todos que trabalharam durante o dia, para assegurar a autenticidade e a transparência do processo.

(11)
(12)

Patrocínio: Realização:

INFORMAÇÕES SOBRE O TERRA LEGAL AMAZÔNIA

Referências

Documentos relacionados

A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

In parallel to the alterations found in the functional domains of the SHIRPA battery, were observed a significant increase of glutamate release in the cerebral