• Nenhum resultado encontrado

PRATICIDADE NA DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO ENERGÉTICO DE LEITE HUMANO UTILIZANDO MÉTODO CREMATÓCRITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRATICIDADE NA DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO ENERGÉTICO DE LEITE HUMANO UTILIZANDO MÉTODO CREMATÓCRITO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PRATICIDADE NA DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO ENERGÉTICO DE LEITE

HUMANO UTILIZANDO MÉTODO CREMATÓCRITO

A.C. Ribeiro

1

, K. de P. Correa

1

, M. C. Demartini

1

, R. M. S. Fonseca

2

, E.A.F. Fontes

1

, J.C.

dos R. Coimbra

1

1- Departamento de Tecnologia de Alimentos – Universidade Federal de Viçosa – CEP: 36570-000 – Viçosa – MG – Brasil, Telefone: +51 (31) 99921-9804 – Fax: +55 (31) 3899-2230 – e-mail: (alessandra.ribeiro@ufv.br), (kelypaula@yahoo.com.br), (marcela.demartini@ufv.br); (eaffontes@ufv.br), (jcoimbra@ufv.br).

2- Banco de Leite Humano da Casa de Caridade de Viçosa - Hospital São Sebastião – CEP: 36570-000 – Viçosa – MG – Brasil, Telefone: +55 (31) 38998350 ramal 2429– e-mail: (rafaelamsfonseca@yahoo.com.br)

RESUMO - O valor energético do leite humano (LH) é de suma importância para o seu direcionamento nas UTIs-Neonatal. Leites com elevado conteúdo energéticos devem ser usados para alimentação de recém-nascidos de baixo peso. Os bancos de leite humano (BLH) determinam o conteúdo energético do LH processado nas suas unidades utilizando um crematócrito. Esse trabalho teve como objetivo sugerir uma tabela com leitura direta para valor calórico facilitando as determinações na rede brasileira de bancos de leite humano (BLH). Os dados de conteúdos de gordura e energéticos coletados nos BLH com valores de 2,68 (± 1,47) e 590,67 (± 143,29) respectivamente, permitiram a escolha da faixa de creme e coluna total utilizados da tabela desenvolvida. Portanto a ferramenta criada irá facilitar os cálculos de conteúdo energético nas unidades da rede brasileira BLH. PALAVRAS-CHAVE: Leite humano, gordura; tabela conteúdo energético.

ABSTRACT – The energy content of human milk (LH) is very important for your guidance in the ICU, Neonatal. Milks with high energy content should be used for feeding infants of low birth weight. The human milk banks (HMB) determine the energy content of LH processed in units using a creamatocrit. This study aimed to suggest a table with direct reading for calorie facilitating the determinations in the Brazilian network of human milk banks (HMB). Data from fat content and energy collected in HMB with values 2.68 (± 1.47) and 590.67 (± 143.29) respectively, allowed the choice of cream range and full column used in the developed table. Therefore the created tool will facilitate the calculations of energy content in the units of the Brazilian Network BLH.

KEYWORDS: fat; Gerber; energetic value.

1.

INTRODUÇÃO

Existe um consenso que o leite da própria mãe é o melhor alimento para os bebes nascidos daquela espécie, portanto não existem dúvidas sobre a importância do leite humano. Sua relevância está na capacidade de suprir as necessidades do recém-nascido, que ainda é incapaz de produzir certas substâncias como enzimas digestivas, IgA secretora, nucleotídeos, taurina e ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa. Entretanto são diversos os motivos que impedem algumas mães de alimentarem seus filhos e buscam-se alternativas para alimentação dessas crianças. O Brasil tem sido pioneiro na implantação de uma alternativa de sucesso: os bancos de leite humano (BLH) em hospitais. Nesses bancos é possível ás mães doarem o excedente do seu leite que será destinado a lactantes, com prioridades aos internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs-Neonatal) (Brasil, 2008).

(2)

A composição do leite humano sofre variações ao longo do período de lactação sendo a gordura o componente responsável por 20 % da variação sofrida. A variação em um componente sempre acarreta alteração nos demais componentes, portanto existe uma proporcionalidade entre os constituintes do leite humano. Esse fato permitiu Lucas et al., (1978) estabelecer uma relação matemática entre creme, soro, gordura e conteúdo energético que permite a utilização do método do crematócrito (Brasil, 2008; Saúde, 2001). Com isso pode-se afirmar que quanto maior o conteúdo de gordura maior será o aporte energético do leite humano(Almeida & Gomes, 1998).

Pode-se dizer então que a determinação do teor de gordura é fundamental para o direcionamento do leite humano processado em bancos de leite humano. Crianças com baixo peso necessitam de maior aporte energético para garantir seu ganho de peso em menor tempo e recuperação imediata. Essa determinação pode ser realizada por diversos métodos dentre eles pode-se citar Gerber e o método do crematócrito utilizado nos BLH.

Esse trabalho teve como objetivo avaliar o teor de gordura pelo método de Gerber e comparar o resultado com o método utilizado nos bancos de leite humano sugerindo uma tabela com leitura direta para o valor calórico para ser utilizado na rede de bancos de leite humano.

2.

MATERIAL E MÉTODOS

O estudo foi realizado nos laboratórios de Química e Análise de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos e de Nutrição Experimental da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e no Banco de Leite Humano da Casa de Caridade de Viçosa, do Hospital São Sebastião em Viçosa, MG.

2.1

Amostras

O leite humano utilizado em todo experimento foi oriundo do banco de leite humano do Hospital São Sebastião da cidade de Viçosa, MG. Foram coletados leites nos três estágios de lactação: colostro (até o 7º dia de lactação); leite de transição com 20 dias de lactação e leite maduro com 60 dias de lactação. Todo o leite utilizado no estudo foi armazenado a temperatura de congelamento (-20 °C) até ser utilizado. No momento das análises, amostras de leite foram descongeladas em banho-maria a temperatura de 40 °C.

As determinações realizadas no banco de leite Banco de Leite Humano da Casa de Caridade (BLH-CC) de Viçosa ocorreram durante todo o mês de maio de 2016e foram analisadas 7 amostras no estágio de lactação colostro, 15 no estágio de lactação transição e 56 no estágio de lactação leite maduro.

2.2

Determinação de gordura e valor energético

O teor de gordura foi determinado pelo método 989.05 utilizando butirômetro de Gerber (AOAC, 2005), método oficial utilizado para quantificação de gordura em leite. Essa determinação é baseada na dissociação da caseína pela adição do ácido sulfúrico (d = l,825 g·cm-³) o qual não ataca a matéria gorda. Esse processo diminui a viscosidade do meio acarretando a um aumento da densidade da fase polar e fundindo a gordura. Em função da liberação de calor proveniente da reação há a separação da gordura, esse processo é favorecido pelo extrator (álcool isoamílico d= 0,811 gmL-1

). O teor total de gordura também foi avaliado segundo método desenvolvido por Lucas et al.,

(3)

(1978) recomendado no manual de funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil (Brasil, 2008) utilizando crematócrito.

Para determinação em crematócrito, as amostras de leite humano foram homogeneizadas e inseridas em tubos capilares de vidro padrão (75 mm de comprimento x 1,5 mm de diâmetro externo). Após essa etapa são devidamente vedados com massa de modelagem (plasticina) e submetidos à centrifugação em uma centrífuga para Microhematócrito (modelo 10148, Sigma 1-15K) a 12.000 x g por 15 minutos para separação de fases. Foram determinados dessa forma o teor de creme, de gordura e o conteúdo energético total (CET) segundo as equações (1, 2 e 3), respectivamente, propostas por Lucas et al. (1978): (1) (2) (3) Em que Cr é o teor de creme; Cc é a coluna do creme (mm); Ct é a coluna total (soro de leite

e creme, mm); G é o teor de gordura.

O conteúdo energético do leite humano também foi determinado utilizando os resultados obtidos da determinação de gordura pelo método de Gerber segundo a equação 4 abaixo:

{[ ] } (4)

2.3

Análise estatística

Todas as análises foram realizadas em triplicata. Foram realizadas análises estatísticas descritivas dos dados como média e desvio padrão e comparados pelo teste t de student. Os dados foram avaliados utilizado o programa estatístico SAS (2007) licenciado para a UFV.

3.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Seguem na tabela 1 os resultados obtidos nas determinações de creme, gordura e conteúdo energético do leite humano processado no BLH-CC no mês de maio de 2016 utilizando o crematócrito. No leite de conjunto calculou-se a médias dos 3 períodos de lactação: colostro, transição e maduro.

De acordo com a Tabela 1 observa-se que o colostro apresenta um menor teor de gordura e consequentemente um menor valor calórico, visto que a gordura influencia no cálculo de valor calórico. Segundo Calil & Falcão, 2003, o conteúdo energético do colostro oscila em torno de 580kcal·L-1

. O colostro apresenta proteínas e minerais em maior quantidade, baixa concentração de gordura e lactose, essa composição mantém as necessidades do recém-nascido durante a primeira semana de vida (Nascimento & Issler, 2003).

(4)

Tabela 1- Valores médios (± desvio-padrão) para determinação de gordura, creme e conteúdo energético total, pelo método crematócrito do leite humano processado no banco de leite humano do hospital São Sebastião em diferentes estágios de lactação.

Leite Gordura (%) CET (kcalL-1) Creme (%)

Colostro 2,38 ± 0,84 561,88 ± 82,28 4,07 ± 1,23

Transição 2,77 ± 1,51 599,27 ± 147,59 4,63 ± 2,21

Maduro 2,69 ± 1,53 591,97 ± 149,45 4,52 ± 2,24

Leite de conjunto 2,68 ± 1,47 590,67 ± 143,29 4,50 ± 2,15

Na Tabela 2 foi comparado os valores obtidos pelo crematócrito e os valores de gordura e conteúdo energético utilizando um método de butirômetro de Gerber.

Tabela 2: Valores médios (± desvio-padrão) para determinação de gordura e conteúdo energético total, pelo método de crematócrito e butirômetro de Gerber do leite humano em três estágios de lactação (Colostro, Transição e Maduro).

Método

Estagio de lactação Crematócrito Gerber

Gordura % CET (kcal. L-1) Gordura % CET (kcal. L-1)

Colostro 2,42 ± 0,04 565,50 ± 3,61 2,90 ± 0,00 612,24 ± 0,00

Transição 1,72 ± 0,91 497,48 ± 88,40 3,00 ± 0,00 621,99 ± 0,00

Maduro 1,60 ± 0,95 485,07 ± 92,64 1,00 ± 0,00 426,94 ± 0,00

Leite de conjunto 1,81±0,84a 505,67±82,29b 2,3± 0,98a 553,73±95,18b

* médias seguidas pela mesma letra numa linha não diferem entres si segundo teste t (p≤ 0,05)

Como os valores encontrados para gordura utilizando os dois métodos são bem próximos foi utilizado os resultados método do crematócrito para determinação de gordura e valor calórico do leite humano processado em BLH.

Utilizando as equações 1 e 3 descritas acima calculou-se o conteúdo energético do leite humano e montou-se a Tabela 3. Os limites utilizados para coluna de creme (1-15 mm) e para coluna total (50-75 mm) foram estabelecidos baseados nos valores encontrados para as respectivas colunas e também para CET no BLH-CC e na literatura (Aparecida et al., 2004; Sjöström, Öhlund, Ahlsson, & Domellöf, 2016; Vieira, Soares, Pimenta, Abranches, & Moreira, 2011).

(5)

Tabela 3: Relação entre medida da coluna de creme (Cc) e medida da coluna total (Ct

) obtidos

na análise de crematócrito para determinação do contéudo energético (kcal

·L

-1

) em leite

humano.

C o lu n a t o ta l em m m Coluna de creme em mm 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 75 379 468 557 646 735 824 913 1003 1092 1181 1270 1092 1448 1537 1626 74 380 471 561 651 741 832 922 1012 1102 1193 1283 1102 1464 1554 1644 73 382 473 565 656 748 839 931 1022 1114 1205 1297 1114 1480 1571 1663 72 379 476 568 661 754 847 939 1032 1125 1218 1311 1125 1496 1589 1682 71 384 478 572 666 760 855 949 1043 1137 1231 1325 1137 1513 1607 1701 70 385 481 576 672 767 863 958 1053 1149 1244 1340 1149 1531 1626 1721 69 387 484 580 677 774 871 968 1064 1161 1258 1355 1161 1549 1645 1742 68 388 486 585 683 781 879 978 1076 1174 1272 1371 1174 1567 1665 1764 67 437 489 589 689 789 888 988 1088 1187 1287 1387 1187 1586 1686 1786 66 391 492 594 695 796 897 998 1100 1201 1302 1403 1201 1606 1707 1808 65 393 496 598 701 804 907 1009 1112 1215 1318 1420 1215 1626 1729 1832 64 394 499 603 708 812 916 1021 1125 1229 1334 1438 1229 1647 1751 1856 63 396 502 608 714 820 926 1032 1138 1244 1350 1456 1244 1668 1774 1880 62 398 505 613 721 829 936 1044 1152 1260 1367 1475 1260 1691 1798 1906 61 400 509 619 728 838 947 1057 1166 1276 1385 1495 1276 1714 1823 1933 60 401 513 624 735 847 958 1069 1181 1292 1403 1515 1292 1737 1849 1960 59 403 516 630 743 856 969 1083 1196 1309 1422 1535 1309 1762 1875 1988 58 405 520 636 751 866 981 1096 1211 1327 1442 1557 1327 1787 1902 2018 57 407 524 642 759 876 993 1110 1228 1345 1462 1579 1345 1814 1931 2048 56 409 529 648 767 886 1006 1125 1244 1364 1483 1602 1364 1841 1960 2079 55 411 533 654 776 897 1019 1140 1262 1383 1505 1626 1383 1869 1990 2112 54 414 537 661 785 909 1032 1156 1280 1403 1527 1651 1403 1898 2022 2146 53 416 542 668 794 920 1046 1172 1298 1424 1550 1676 1424 1928 2055 2181 53 416 542 668 794 920 1046 1172 1298 1424 1550 1676 1424 1928 2055 2181 52 418 547 675 804 932 1061 1189 1318 1446 1575 1703 1446 1960 2088 2217 51 421 552 683 814 945 1076 1207 1338 1469 1600 1731 1469 1993 2124 2255 50 424 557 691 824 958 1092 1225 1359 1492 1626 1760 1492 2027 2160 2294 *Relação de valor calórico obtido em bancos de leite humano pela análise de crematório

; onde: cr é o teor de creme; cc é a coluna do creme (mm); ct é a coluna total (soro de leite e creme, mm).

4. CONCLUSÕES

Utilizando um crematócrito calcula-se de maneira simples, sem a necessidade de reagentes e laboratórios sofisticados o valor calórico do leite humano. A tabela desenvolvida no presente estudo apresenta uma maneira rápida e prática para determinar o valor calórico do LH e permite o direcionamento do leite em UTI-Neonatal de acordo com as necessidades individuais dos recém-nascidos.

(6)

5.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem o apoio financeiro das seguintes agências brasileiras: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Banco de Leite Hospital São Sebastião pela doação do leite humano.

6.

REFERÊNCIAS

Almeida, J. A. G. de, & Gomes, R. (1998). Amamentação: um híbrido natureza-cultura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 6(3), 71–76. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo. Retrieved June 7, 2016, from

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11691998000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

AOAC. (2005). Official Methods of Analysis of Association Analytical Chemists (18th ed.). Gaithersburg, MD, USA.

Aparecida, E., Bortolozo, F. Q., Tiboni, E. B., Lys, E., Cândido, M. B., Bortolozo, E. A. F. Q., Tiboni, E. B., et al. (2004). Leite humano processado em bancos de leite para o recém-nascido de baixo peso: análise nutricional e proposta de um novo complemento. Revista Panamericana de Salud Pública, 16(3), 199–205.

Brasil. (2008). Banco de Leite Humano: Funcionamento, Prevenção e Controle de Riscos.

Calil, V. M. L. T., & Falcão, M. C. (2003). Composição do leite humano : o alimento ideal Human milk composition : the ideal nutrition for infants. Rev Med, 82(1), 1–10.

Lucas, A., Gibbs, J. A., Lyster, R. L., & Baum, J. D. (1978). Creamatocrit: simple clinical technique for estimating fat concentration and energy value of human milk. British medical journal, 1(6119), 1018–1020.

Nascimento, M. B. R. do, & Issler, H. (2003). BREASTFEEDING : MAKING THE DIFFERENCE IN THE DEVELOPMENT , HEALTH AND NUTRITION OF TERM AND PRETERM NEWBORNS, 58(1), 49–60.

Saúde, M. Da. (2001). Recomendações técnicas para funcionamento do banco de leite humano, 1–48. Sjöström, E. S., Öhlund, I., Ahlsson, F., & Domellöf, M. (2016). Intakes of Micronutrients Are Associated With Early Growth in Extremely Preterm Infants. Journal of Pediatric Gastroenterology

and Nutrition, 62(6), 885–892. Retrieved from

http://content.wkhealth.com/linkback/openurl?sid=WKPTLP:landingpage&an=00005176-201606000-00021

Vieira, A. A., Soares, F. V. M., Pimenta, H. P., Abranches, A. D., & Moreira, M. E. L. (2011). Analysis of the influence of pasteurization, freezing/thawing, and offer processes on human milk’s macronutrient concentrations. Early Human Development, 87(8), 577–580. Elsevier Ireland Ltd. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2011.04.016

Referências

Documentos relacionados

(1989) estudaram as mudanças no ponto subnasale e vermelhão do lábio superior, após o reposicionamento anterior da maxila, por meio da osteotomia Le Fort I, a fim de

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

a) o poder no Conselho de Segurança está concentra do em torno de apenas dois terços das civilizações citadas pelo autor. b) o poder no Conselho de Segurança

The occurrence of K. ohmeri in Canastra cheese is noteworthy. This is the first report of isolation of K. ohmeri associated with cheese manufacturing. This yeast was isolated from

Nas criações caprinas, fatores do manejo produtivo tais como o tipo de exploração, com taxa significativamente mais elevada para caprinos leiteiros (71,2%), o

Doses diárias de tratamento de 20 e 30 mg/kg durante um ano em doentes adultos e pediátricos com beta-talassemia sujeitos a transfusões frequentes levaram a reduções nos indicadores

que sa oU serva a dita complicação nos últimos anos 4 devido a que actualmente sa operam muito mais ulceras am actividade qua anteriormente. Urrutia diz que e por- que se eomeQa