• Nenhum resultado encontrado

Manual do usuário. TDS3LIM Módulo de aplicação Teste de limite

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do usuário. TDS3LIM Módulo de aplicação Teste de limite"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Manual do usuário

TDS3LIM

Módulo de aplicação

Teste de limite

(2)

Copyright © Tektronix, Inc. Todos os direitos reservados. Os produtos Tektronix são protegidos por patentes americanas e estrangeiras, emitidas e pendentes. As informações contidas nesta publicação substituem todas as informações

anteriormente publicadas. Alteração de especificações e preços é privilégio reservado.

Tektronix, Inc., P.O. Box 500, Beaverton, OR 97077 TEKTRONIX, TEK, TEKPROBE e Tek Secure são marcas registradas da Tektronix, Inc.

DPX, WaveAlert e e*Scope são marcas comerciais da Tektronix, Inc.

RESUMO DA GARANTIA

A Tektronix garante que os produtos que fabrica e vende estarão isentos de defeitos de material e fabricação durante o período de 1 (um) ano a contar da data de remessa de um distribuidor autorizado Tektronix. Se um produto apresentar defeito no respectivo período, a Tektronix providenciará seu conserto ou substituição, conforme descrito na declaração completa de garantia.

Para solicitar serviço ou obter uma cópia da declaração completa de garantia, entre em contato com o escritório de vendas e serviços Tektronix mais próximo.

COM EXCEÇÃO DO QUE ESTIVER MENCIONADO NESTE RESUMO OU NA DECLARAÇÃO DE GARANTIA APLICÁVEL, A TEKTRONIX NÃO FORNECERÁ QUALQUER TIPO DE GARANTIA, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO ÀS GARANTIAS RELACIONADAS À COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO A UMA DETERMINADA FINALIDADE. EM NENHUM CASO, A TEKTRONIX DEVERÁ SER RESPONSABILIZADA POR DANOS INDIRETOS, ESPECIAIS OU DECORRENTES.

(3)

Índice

Resumo de segurança. . . 2

Instalação do TDS3LIM . . . 5

Conceitos de teste de limite . . . 5

Visão geral do TDS3LIM . . . 8

Acesso a menus do teste de limite . . . 9

Criação de um padrão para teste de limite. . . 11

Seleção de uma entrada para teste de limite . . . 14

Seleção de respostas do teste de limite . . . 15

Início do teste de limite . . . 16

Convenções do TDS3LIM . . . 17

Menus . . . 19

Para contatar a Tektronix

Telefone 1-800-833-9200* Endereço Tektronix, Inc.

Departamento ou nome (se souber) 14200 SW Karl Braun Drive

P.O. Box 500 Beaverton, OR 97077 EUA

Site na Web www.tektronix.com Assistência de vendas 1-800-833-9200, selecione opção 1* Assistência de serviços 1-800-833-9200, selecione opção 2* Assistência técnica E–mail: techsupport@tektronix.com 1-800-833-9200, selecione opção 3* 1-503-627-2400

Das 6 às 17 horas (horário da costa oeste).

*

A ligação para este número de telefone é gratuita na América do Norte. Após o horário comercial, por favor deixe uma mensagem. Fora da América do Norte,

(4)

Resumo de segurança

Para evitar riscos em potencial, utilize este produto de acordo com as especificações. Durante a utilização deste produto, pode ser necessário acessar outras partes do sistema. Leia o Resumo de segurança geral em outros manuais do sistema para obter as advertências e avisos relacionados à operação do sistema.

Prevenção de danos eletrostáticos

ALERTA. A descarga eletrostática pode causar

danos aos componentes do osciloscópio e a seus acessórios. Para prevenir a descarga

eletrostática, observe as seguintes precauções, quando solicitado a fazê-lo.

Utilize uma fita para conexão terra. Utilize uma tira de punho antiestática conectada à terra para descarregar a tensão estática do corpo durante a instalação ou remoção de componentes sensíveis.

Utilize uma área de trabalho segura. Não utilize quaisquer dispositivos que gerem ou mantenham carga estática na área de trabalho onde componentes sensíveis forem instalados ou removidos. Evite manusear os componentes sensíveis em áreas onde o piso ou a superfície da bancada possa gerar carga estática.

Manuseie os componentes cuidadosamente. Não deslize os componentes sensíveis sobre qualquer superfície. Não toque nos pinos expostos do conector. Manuseie os componentes sensíveis o mínimo possível.

Transporte e armazene cuidadosamente. Transporte e armazene os componentes sensíveis em uma bolsa ou recipiente protegido contra carga estática.

Para guardar o manual

Na tampa frontal do osciloscópio há um espaço apropriado para guardar este manual.

(5)

Instalação do TDS3LIM

Consulte o TDS3000 & TDS3000B Series Application

Module Installation Manual (Manual de instalação do módulo de aplicação das séries TDS3000 & TDS3000B)

para obter informações sobre como instalar o seu módulo de aplicação Teste de limite TDS3LIM.

Conceitos de teste de limite

Teste de limite é a habilidade de se comparar um sinal ativo com um padrão de forma de onda. A seguinte figura ilustra uma forma de onda ativa (onda senóide escura) sendo comparada a um padrão de forma de onda (área sombreada).

(6)

Qualquer parte da forma de onda ativa que exceda o envelope do padrão da forma de onda é uma violação da forma de onda do teste de limite, que é realçada pelo osciloscópio. Pode-se determinar que, para responder a uma violação de teste de limite, o osciloscópio interrompa o teste de limite, emita um bip e assim por diante. A seguinte figura ilustra a parte realçada (em preto) da forma de onda ativa que excede o envelope do teste de limite.

O padrão é uma forma de onda de envelope que consiste em pares mínimo/máximo (mín/máx) de amostras. As formas de onda de envelope padrão, criadas a partir de formas de onda de origem de 500 pontos, contêm 250 pares mín/máx. As formas de onda de envelope padrão, criadas a partir de formas de onda com 10.000 de pontos, contêm 5.000 pares mín/máx.

A figura a seguir traz uma representação da forma como o osciloscópio cria o envelope do teste de limite do padrão de forma de onda nas unidades de divisão vertical e horizontal inseridas pelo usuário. As unidades de divisão são referenciadas como divisões reticuladas, onde 1 divisão principal contém 1.000 milidivisões ou mdivs. A unidade mínima de mdiv é 20, o que equivale a um pixel da tela. Limites verticais Limites horizontais Padrão resultante

+

=

+

=

Quando a forma de onda de origem é comparada com uma forma de onda de envelope, cada valor de amostra da forma de onda de origem é comparado aos valores mín/máx verticais e horizontais da amostra da forma de onda de envelope correspondente. Qualquer ponto de dados da forma de onda de origem que não seja igual a, ou não esteja entre os valores mín/máx do envelope padrão correspondente, consiste em uma violação.

(7)

Acesso a menus do teste de limite

É possível acessar os controles do teste de limite TDS3LIM no Menu rápido Teste de limite ou no Menu de aplicação. O Menu rápido exibe um único menu lateral e inferior que fornece acesso rápido a todas as funções do teste de limite.

Para exibir o Menu rápido Teste de limite, siga essas etapas:

1 Aperte o botão MENU RÁPIDO no painel.

2 Aperte o botão Menu, na parte inferior da tela, para selecionar Teste limite. O osciloscópio exibe os itens do menu lateral e inferior do teste de limite.

Visão geral do TDS3LIM

Esta seção fornece uma visão geral dos recursos do módulo de aplicação Teste de limite TDS3LIM e descreve como acessar as funções do teste de limite. Com o módulo de aplicação TDS3LIM, podem ser executadas as seguintes tarefas de teste de limite:

H Criar e gravar até quatro padrões de forma de onda na

memória de referência. Você pode criar um padrão de forma de onda a partir de um sinal de entrada ativo ou de uma forma de onda de referência gravada.

H Selecionar o canal para fazer a comparação com o

padrão. Você pode comparar múltiplos canais com um único padrão de forma de onda, comparar cada canal com um único padrão de forma de onda, ou qualquer combinação entre essas opções.

H Definir o osciloscópio para responder a formas de

onda que excedam os limites padrão. Pode-se determinar que o osciloscópio interrompa a aquisição de formas de onda, grave os dados da forma de onda que falhou em um arquivo, emita um bip, grave a imagem da tela no dispositivo de cópia impressa, ou qualquer combinação entre essas opções.

(8)

Os menus de aplicações fornecem múltiplos itens de menu lateral e inferior, contendo todos os controles e configurações do teste de limite. Os itens de menu contêm texto ou gráficos que descrevem de maneira mais completa a função de cada item de menu.

Para exibir itens de menu do teste de limite no menu de aplicações, siga as seguintes etapas:

1 Aperte o botão UTILITÁRIO, localizado no painel.

2 Aperte o botão Sistema, na parte inferior da tela, para selecionar Aplic.

3 Aperte o botão Módulo, na parte inferior da tela, para selecionar Teste limite. Os menus lateral e inferior se alteram para mostrar as funções do teste de limite.

Criação de um padrão para teste de limite

É necessário criar um padrão de forma de onda para teste de limite antes de executar um teste de limite. O TDS3LIM permite que se crie um padrão facilmente usando-se uma forma de onda conhecida (ativa ou de referência), utilizando-se as unidades de divisão verticais e horizontais para se definir graficamente o envelope da forma de onda padrão e gravando-se o padrão na memória de formas de onda de referência (Ref1 – Ref4). Para usar uma forma de onda ativa para criar um padrão para o teste de limite, siga essas etapas:

1 Conecte uma forma de onda comprovadamente boa a qualquer uma das entradas do osciloscópio.

2 Defina os controles horizontal e vertical do osciloscópio de forma a otimizem o tamanho da forma de onda e sua posição na tela.

OBSERVAÇÃO. Use o modo de aquisição Média para criar um padrão de forma de onda mais suave e limpa. Também é possível gravar as configurações do osciloscópio, definidas na etapa 2, na memória de configuração, de modo que possam ser rapidamente recarregadas de forma a exibir, de maneira correta, a forma de onda de entrada para o teste de limite. OBSERVAÇÃO. Use o modo de aquisição Envelope para criar padrões de forma de onda que incluam ultrapassagens ocasionais.

(9)

8 Aperte o botão lateral ± Limite H para selecionar o campo de limites horizontais. Use o botão de finalidade geral para definir os limites horizontais do envelope da forma de onda padrão. Consulte a página 6 para obter uma explicação sobre unidades de limite.

9 Aperte o botão inferior Armazenar padrão para criar a forma de onda para teste de limite e gravá-la no local especificado da memória de referência. Se a forma de onda de referência padrão está sendo exibida no momento, o osciloscópio redesenha a forma de onda de referência usando os valores

recém-armazenados.

10Se a forma de onda de referência padrão não está sendo exibida no momento, aperte o botão

CONTROLE, localizado na parte inferior da tela,

para selecionar Ligado. O osciloscópio exibirá a forma de onda de referência.

11Se a forma de onda de referência não atender às suas necessidades, repita as etapas 7 a 9 para modificar o envelope da forma de onda padrão.

3 Aperte o botão MENU RÁPIDO, localizado no painel.

4 Aperte o botão Menu, na parte inferior da tela, para selecionar Teste limite. O osciloscópio exibe os itens do menu lateral e inferior do teste de limite.

5 Aperte o botão lateral Origem/Destino do padrão para selecionar o campo Origem. Use o botão de finalidade geral para selecionar o canal ao qual está conectado o sinal comprovadamente bom (Ch1 -Ch4).

É possível também criar um padrão de forma de onda para teste de limite a partir de uma forma de onda de referência. Para isso, use o botão de finalidade geral para selecionar uma forma de onda de referência (Ref1 – Ref4).

6 Aperte o botão lateral Origem/Destino para selecionar o campo Destino. Use o botão de finalidade geral para selecionar a localização da memória de referência em que deseja armazenar a forma de onda padrão (Ref1 - Ref4).

7 Aperte o botão lateral ± Limite V para selecionar o

campo de limites verticais do padrão. Use o botão de finalidade geral para definir os limites verticais do envelope da forma de onda padrão. Consulte a página 6 para obter uma explicação sobre unidades

(10)

Seleção de uma entrada para teste de limite

Para selecionar a origem do canal a ser comparado com o padrão, siga as seguintes etapas (o Menu rápido Teste de limite ainda deve estar em exibição):

1 Conecte uma forma de onda de teste a qualquer uma das entradas do osciloscópio.

2 Defina as configurações horizontais e verticais da forma de onda com os mesmos valores usados para se criar o padrão.

3 Aperte o botão Comparações de forma de onda, localizado na parte inferior da tela, correspondente ao canal da forma de onda de teste para selecionar o padrão para o teste de limite (Ref1 - Ref4).

Seleção de respostas do teste de limite

Quando a forma de onda ativa exceder o envelope da forma de onda padrão, o osciloscópio poderá executar uma ou mais das seguintes ações:

H Enviar uma cópia impressa da tela para uma

impressora ou arquivo

H Gravar a forma de onda de teste que falhou em um

arquivo ou disco flexível

H Emitir um bip a cada vez que a forma de onda de

teste falhar

H Interromper a aquisição da forma de onda e exibir as

formas de onda que falharam

No Menu rápido, o menu lateral Em violação usa dois botões, conforme ilustrado na figura a seguir.

Selecionar uma resposta

Ativar/Desativar uma resposta

Use o botão de menu superior para selecionar uma resposta e, em seguida, use o botão de menu inferior para ativar ou desativar a resposta selecionada. Você pode selecionar e ativar qualquer combinação de respostas.

(11)

Convenções do TDS3LIM

As seguintes convenções aplicam-se ao módulo de aplicação Teste Limite TDS3LIM:

H Não é preciso exibir uma forma de onda de referência

para se executar um teste de limite.

H Mover um padrão de forma de onda de referência na

tela não altera os dados do padrão de forma de onda de referência ou os parâmetros de teste de limite. O teste de limite compara sinais ativos com os dados de um padrão de forma de onda na memória de referência.

H Quanto o teste de limite é configurado em Parar em

Violação, o osciloscópio interrompe a aquisição de sinal e realça as violações da forma de onda.

H Enquanto estiver no modo Teste Limite, o botão

INTENSIDADE DE FORMA DE ONDA controlará o tempo de deterioração da exibição das violações do teste de limite. O tempo de deterioração é a quantidade de tempo que a violação realçada permanece na tela. A faixa de valores vai de zero segundo até o sempre ativado (infinito). O botão Intensidade de forma de onda não afeta a intensidade de exibição do sinal ativo enquanto o teste de limite

Início do teste de limite

Depois de configurar uma forma de onda padrão, selecionar um ou mais canais de forma de onda de teste, e selecionar as respostas do teste de limite para o osciloscópio, você estará pronto para iniciar o teste de limite. A fim de iniciar o teste de limite, aperte o botão de menu CONTROLE, localizado na parte inferior da tela, para selecionar Ligado. O osciloscópio inicia o teste de limite e continua a executá-lo até que ocorra uma violação, ocasião em que o osciloscópio executa a ação de resposta selecionada.

OBSERVAÇÃO. Se Parar em violação não estiver selecionado, o osciloscópio executará todas as tarefas da resposta selecionadas (como, por exemplo, emitir um bip) e retomará o teste de limite.

OBSERVAÇÃO. Se o osciloscópio exibir uma mensagem de erro dizendo que o teste de limite está desativado, verifique se os canais de sinal de entrada estão ativados. Verifique também se, nos locais da memória de referência

selecionada, existe um padrão ou padrões válidos de forma de onda para teste de limite.

(12)

H Se, em um teste de limite, forem usados dois ou mais

padrões de forma de onda ao mesmo tempo, todos os padrões de forma de onda deverão utilizar a mesma definição de base de tempo horizontal.

H As formas de onda de origem para as quais se está

realizando testes devem estar definidas com as mesmas configurações horizontais e verticais usadas para criar os respectivos padrões de forma de onda.

H Se o teste de limite estiver configurado em Cópia

impressa com violação ou gravar em disco, o osciloscópio concluirá a tarefa antes de processar qualquer outra tarefa ou continuar com a aquisição de sinal.

H A opção Gravar em disco grava os dados da forma de

onda usando o formato especificado no menu

SALVAR/RECUPERAR > Gravar forma de onda > Para arquivo. Verifique essa configuração para

que gravar os dados da forma de onda no formato que preferir.

H A ativação do teste de limite define o modo de

aquisição de sinal em Amostra.

Menus

As seções a seguir relacionam os menus de teste de limite e descrevem cada função de menu.

Menu rápido Teste de limite

O Menu rápido Teste de limite exibe menus, laterais e inferiores, que fornecem acesso rápido a todas as funções do teste de limite em uma única tela.

Menu rápido Teste de limite: menu inferior Item de Menu Valor Descrição

CONTROLE

DESLI-GADO LIGADO

Quando ligado, inicia o teste de limite. COMPARAÇÕES DE FORMAS DE ONDA Ch1, Ch2, Ch3, Ch4 (Ch3, Ch4 somente em modelos com 4 canais) Ref1-Ref4, nenhum

Atribui um local da memória de referência a um canal de entrada do sinal. Para movimentar-se pelas seleções, aperte repetidamente o botão de menu. A seleção de Nenhum desativa o teste de limite naquele canal.

Pode-se comparar cada canal com um padrão forma de onda em separado, ou podem-se comparar múltiplos canais com o mesmo padrão.

(13)

Menu rápido Teste de limite: menu lateral (cont.) Item de Menu Descrição Valor PADRÃO: Origem Destino Ch1 – Ch4, Ref1 – Ref4 Ref1 – Ref4

Define a origem da forma de onda a partir da qual cria-se um padrão de forma de onda para teste de limite. Define também o local da memória de referência de destino, em que se armazena o padrão de forma de onda. A ação de apertar o botão de menu lateral alterna a seleção entre os campos de menu Origem e Destino. Use o botão de finalidade geral para selecionar o valor de cada campo. PADRÃO:

± Limite V

± Limite H

0 a 5 div Define as unidades de divisão vertical e horizontal usadas para se criar um envelope de padrão de forma de onda. A ação de apertar o botão de menu lateral alterna a seleção entre os campos de menu

± Limite V e ± Limite H. Use o botão de finalidade geral para selecionar o valor de cada campo. O valor mínimo de incremento é 20 mdiv ou um pixel. Consulte a página 6 para obter

Menu rápido Teste de limite: menu lateral Item de Menu Valor Descrição CONFIG: Em violação ícone Impressora ícone Disco Flexível ícone Alto-Falante Parar

Quando ativado, define como o osciloscópio responde à falha do teste de limite.

As quatro ações de resposta para uma falha de teste de limite são: enviar uma captura de tela ao dispositivo de cópia impressa, gravar os dados da forma de onda que falhou em um arquivo ou disco flexível, emitir um bip a cada falha, e interromper a aquisição da forma de onda.

Este menu usa dois botões de menu laterais. O botão superior seleciona uma resposta no menu lateral e o botão inferior ativa ou desativa a seleção atual (veja a página 15). Pode-se selecionar e ativar qualquer combinação de respostas.

(14)

Menu Teste de limite do módulo de aplicações

O módulo TDS3LIM adiciona um item de menu de teste de limite ao menu UTILITÁRIO > Sistema > Aplic. > Módulo. A tabela a seguir descreve as novas funções do menu lateral e inferior do teste de limite.

Menu UTILITÁRIO > Sistema > Aplic. > Módulo Inferior Lateral Descrição

Configura-ção de teste de Teste limite Ligado Desligado

Ativa ou desativa o teste de limite.

limite Parar em Violação Ligado Desligado

Quando Ligado, o osciloscópio interromperá a aquisição da forma de onda quando houver uma falha do teste limite em qualquer canal. As formas de onda de entrada e as violações permanecem em exibição na tela.

Bip em Violação Ligado Desligado

Quando Ligado, o osciloscópio emitirá um bip no momento em que o teste de limite falhar em qualquer canal. Cópia Impressa em Violação Ligado Desligado

Quando Ligado, o osciloscópio envia uma imagem da tela para o dispositivo de cópia impressa ou para o disco flexível, a cada ocorrência de violação do teste de limite.

Menu UTILITÁRIO > Sistema > Aplic. > Módulo (cont.) Inferior Lateral Descrição

Configura-ção do teste de limite (cont.) Formas de onda para disco com violação Ligado Desligado

Quando Ligado, o osciloscópio grava os dados das formas de onda em violação em um arquivo na unidade de disco flexível a cada ocorrência de violação do teste de limite. Origens do teste de limite Comparar Ch1 – Ch4 Com Ref1 – Ref4, Nenhum

Seleciona qual canal de entrada será comparado com qual padrão de teste de limite armazenado nos locais da memória de referência, de Ref1 a Ref4. A seleção de Nenhum desativa o teste de limite naquele canal. Para movimentar-se pelas seleções possíveis, aperte repetidamente o botão do menu lateral. Pode-se comparar cada canal com um padrão de forma de onda em separado, ou podem-se comparar múltiplas entradas com o mesmo padrão.

(15)

Menu UTILITÁRIO > Sistema > Aplic. > Módulo (cont.) Inferior Lateral Descrição

Criar padrão para teste de limite (cont.) OK Armazenar padrão

Armazena o padrão de forma de onda definido pela origem e pelas configurações de limite ±V/H na memória de referência especificada como destino. O padrão para o teste de limite não é armazenado até que se aperte esse botão de menu.

Menu UTILITÁRIO > Sistema > Aplic. > Módulo (cont.) Inferior Lateral Descrição

Criar padrão para teste de limite Origem Padrão

Seleciona a origem de sinal a ser usada para se criar o padrão para o teste de limite. Origens válidas são os canais de 1 a 4 e as memórias de forma de onda de referência Ref1 a Ref4.

Destino Padrão

Seleciona o local da memória de referência a ser usado para armazenar o padrão para o teste de limite. Origens válidas são Ref1 a Ref4.

Limite ±V Limite ±H

Define os limites verticais e horizontais a serem usados para criar um envelope de padrão de forma de onda. Use o botão de finalidade geral para definir o valor limite.

As unidades estão em divisões e a faixa vai de zero até as cinco divisões principais, em incrementos de 20 milidivisões (1 pixel). Consulte a página 6 para obter uma explicação do envelope padrão.

(16)

Referências

Documentos relacionados

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

UM ESTUDO DA HISTÓRIA AFRICANA ANTIGA REVELA UMA ANTERIOR DEFINIÇÃO AFRICANA DO SISTEMA DE MELANINA HUMANA COMO UM [INTEIRO] SANTO CORPO PRETO [HOLY BLACK BODY

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, solitário e verde, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos.. No

vassourar – varrer... Que género de texto acabaste de ler? Justifica a tua resposta. Transcreve alguns versos que ilustrem a azáfama da vassoura. A dona da casa está descontente com

E, a certa altura, ela murmurava para o seu prostrado e inconsciente guerreiro: «não te deixarei morrer, David Crockett!» Não sei porquê, esta frase e esta cena viajaram comigo