• Nenhum resultado encontrado

Doenças ocupacionais, acidente do trabalho e conduta médico-pericial PROFESSORES: Victor Maia e Danielle Alves

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Doenças ocupacionais, acidente do trabalho e conduta médico-pericial PROFESSORES: Victor Maia e Danielle Alves"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Prezado futuro AFT, seja bem-vindo!

É com grande satisfação que inicio o curso da parte específica de doenças ocupacionais, acidente do trabalho e conduta médico-pericial. Veja a parte do edital que cobriremos (Item 3 de Segurança e Saúde no Trabalho):

• Conceito e epidemiologia;

• Impacto do trabalho sobre a saúde e segurança dos trabalhadores; • Indicadores de saúde-doença dos trabalhadores;

• Situação atual da saúde dos trabalhadores no Brasil; • Patologia do trabalho;

• Conduta pericial;

• Normas Técnicas das LER/DORT;

O curso será dividido em três aulas (fora esta aula demonstrativa), abordando todos os itens do edital. Nosso objetivo não é nos tornar peritos no assunto, mas sim passar no concurso. Nesse sentido, o curso pretende cobrir 80% do assunto em profundidade utilizando apenas 20% do esforço. Sabemos que o conteúdo é muito vasto, e o aprovado deve estudar com eficiência! Veja abaixo o nosso calendário. Essa aula demonstrativa contem uma parte da Aula 1, para que você veja como será nosso curso!

Aula 1 Doenças ocupacionais 22/07/13 Aula 2 Acidente do trabalho 29/07/13 Aula 3 Conduta médico-pericial 05/07/13

(2)

Ferramenta fundamental para o aprendizado é o fórum de dúvidas. Do começo ao final do curso estarei a sua disposição para tirar todas as dúvidas que surgirem!

Agora, falando um pouco de nós professores. O Victor é Analista de Finanças e Controle da CGU, formado em Engenharia Civil-Aeronáutica no ITA. Danielle é médica (CRM/PR 23400) concursada no Paraná, formada em Medicina pela UFRN e especialista em Medicina do trabalho (PUC/PR).

Espero que aproveite o curso e que tenha sucesso na sua empreitada. Termino com uma frase de Confúcio, que sempre me inspira. Boa aula!

“Em todas as coisas o sucesso depende de uma preparação prévia, e sem tal preparação o fracasso é certo.”

(3)

Doenças ocupacionais

Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que são causadas por fatores inerentes à atividade laboral, e doenças do trabalho ou mesopatias, que são causadas pelas circunstâncias do trabalho. As primeiras possuem nexo causal presumido, mas nas segundas a relação com o trabalho deve ser comprovada.

Doenças ocupacionais

As mais comuns são doenças do sistema respiratório e da pele. Os cuidados são essencialmente preventivos, pois a maioria das doenças ocupacionais são de difícil tratamento. Exemplos: silicose, asbestose, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional.

Doença

profissional

Inerente à atividade laboral

Nexo causal presumido

Ex: intoxicação provocada pelo chumbo

Doença do

trabalho

Circunstâncias do trabalho

Relação com o trabalho deveser comprovada

Ex: surdez provacada por trabalho em local extremamente ruidoso

(4)

Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, sem proteção compatível com o risco envolvido. Essa proteção pode ser na forma de equipamento de proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI). Existem também medidas administrativas/organizacionais capazes de reduzir os riscos. As principais vias de absorção de agentes nocivos são a pele e os pulmões.

No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios.

É importante diferenciar o nexo causal do nexo técnico.

Nexo causal

Correlaciona

o quadro

clínico com a

doença

Nexo técnico

Correlaciona a

doença com o

risco presente

no ambiente

de trabalho

(5)

1. (Cespe – Correios – 2011) Doença endêmica adquirida por trabalhador segurado habitante de região em que ela se desenvolva, ainda que resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho, não é considerada doença do trabalho.

Resolução:

Doença endêmica é uma doença ou agentes infecciosos que ocorre numa área geográfica ou grupo. Ela pode ser holoendêmica onde a infecção começa cedo afetando as crianças de uma população. Também pode ser hiperendémica ocorrendo com todos os grupos igualmente.

Alguns exemplos de doenças endêmicas no Brasil são: malária, leishmaniose, esquistossomose, febre amarela, dengue, tracoma,doença de chagas, peste, filariose e bócio.Em Portugal, a hepatite A é uma doneça endêmico, pois sempre existem casos.

As doenças de trabalho são aquelas que aparecem devido ao esforço físico que é pedido no trabalho. Exemplos disso são os dentistas que desenvolvem uma dor nos ombros pela má posição em que trabalha, e telefonistas que desenvolvem uma tendinite por realizar sempre os mesmos movimentos.

Não são consideradas como doença do trabalho a doença degenerativa; a inerente a grupo etário; a que não produz incapacidade laborativa; a doença endêmica adquirida por segurados habitantes de região onde ela se desenvolva, salvo se comprovado que resultou de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

(6)

2. (Cespe – Correios – 2011) Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.

Resolução:

A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia ( surdez ) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.

Gabarito: C

3. (Cespe – IFB – 2011) A pneumoconiose de trabalhadores do carvão é doença profissional causada pela inalação de poeira de carvão mineral, que se deposita nos alvéolos pulmonares e gera reação tissular.

Resolução:

A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social.

(7)

4. (Cespe – TJES – 2011) Aspectos ergonômicos associados ao planejamento inadequado do local de trabalho, embora possam ser considerados fatores de risco à saúde do trabalhador, não se relacionam ao desenvolvimento, propriamente dito, de doença ocupacional.

Resolução:

As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

A questão erra ao excluir os aspectos ergonômicos dos possíveis causadores de doença ocupacional.

Gabarito: E

5. (Cespe – INSS – 2008) Doença profissional típica é aquela em que não há nexo causal presumido em lei, ou seja, não tem relação com a atividade que o empregado desempenha, sendo reconhecida pela previdência social somente após a realização de perícia.

Resolução:

A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social.

As doenças profissionais consistem naquelas enfermidades vinculadas à profissão em si, e não à forma como a atividade é realizada. Nestes casos, há presunção absoluta – jure et de jure – da existência de nexo causal entre a doença e o trabalho, de forma que basta a prova da prestação do serviço e do acometimento da doença profissional.

(8)

Gabarito: E

6. (Cespe – Correios – 2011) Doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

Resolução:

Definição correta!

Gabarito: C

7. (Cespe – Correios – 2011) São consideradas doenças do trabalho: doença degenerativa, doença inerente ao grupo etário e a que não produz incapacidade laborativa.

Resolução:

Não são consideradas como doença do trabalho a doença degenerativa; a inerente a grupo etário; a que não produz incapacidade laborativa; a doença endêmica adquirida por segurados habitantes de região onde ela se desenvolva, salvo se comprovado que resultou de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

Gabarito: E

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens abaixo.

(9)

8. (Cespe – Banco da Amazônia – 2010) Para reduzir e(ou) evitar dores lombares frequentes, recomenda-se à educação em saúde laboral abordar temas como mecânica corporal, posturas e exercícios adequados para o relaxamento e fortalecimento muscular.

Resolução:

De fato, à educação em saúde laboral pode reduzir ou evitar dores lombares frequentes. Ressalta-se que dores nas costas é a líder absoluta em causas de afastamento no trabalho.

Gabarito: C

Considerando as profundas modificações que ocorrem nos processos de trabalho, no mundo inteiro, em decorrência das inovações tecnológicas e da pressão econômica exercida pela globalização, julgue os próximos itens, que dizem respeito à relação entre saúde/doença e ambiente de trabalho.

9. (Cespe – TJES – 2011) A mecanização dos processos de trabalho tem ocasionado o surgimento de novos fatores de risco ao ambiente de trabalho.

Resolução:

Ao longo da história, os seres humanos não sofreram tantas modificações, enquanto as máquinas, os equipamentos e as rotinas de trabalho estão em permanente transformação com a substituição do trabalho manual por trabalhos mecanizados e automatizados, computadores e robôs, significando que o desenvolvimento tecnológico já ultrapassou a capacidade humana de adaptação tanto física quanto mental.

(10)

10. (Cespe – TJES – 2011) A substituição de tecnologias antigas ou obsoletas, principalmente nos países em desenvolvimento,

tem causado o desaparecimento de algumas doenças

relacionadas ao trabalho.

Resolução:

Pelo contrário! Na verdade as novas tecnologias tem causado o aparecimento de novas doenças relacionadas ao trabalho.

Gabarito: E

O ser humano possui defesas orgânicas que o auxiliam na proteção contra riscos ambientais e ocupacionais. No entanto, exposições frequentes e contínuas a riscos favorecem a ocorrência de determinadas doenças ocupacionais. Considerando a toxicologia ocupacional, julgue os seguintes itens.

11. (Cespe – TJES – 2011) A intoxicação por mercúrio ocorre

por inalação ou absorção pela pele, sendo efeito comum dessa intoxicação o acúmulo desse elemento químico no sistema nervoso central do indivíduo intoxicado.

Resolução:

De fato, as doenças ocupacionais mais comuns são doenças do sistema respiratório e da pele.

(11)

12. (Cespe – TJES – 2011) A pele funciona como excelente barreira contra agentes químicos procedentes do ambiente de trabalho, proporcionando ao paciente defesa satisfatória contra tais agentes.

Resolução:

Errado. Na verdade as doenças ocupacionais mais comuns são doenças do sistema respiratório e da pele.

Gabarito: E

13. (Cespe – TJES – 2011) Doenças respiratórias adquiridas em

ambientes de trabalho são mais frequentes quando há, nesses ambientes, partículas de pó com diâmetros pequenos, como as de amianto e bauxita.

Resolução:

As exposições inalatórias em ambientes de trabalho englobam extensa variedade de agentes, gases, vapores, névoas, neblinas e aerossóis com potencial de causar reações no sistema respiratório. São particularmente danosas as partículas de pó com diâmetros pequenos, como as de amianto e bauxita.

Gabarito: C

Os profissionais da saúde estão expostos a agentes químicos e biológicos que podem provocar acidentes e doenças profissionais. Acerca da legislação da medicina e segurança do trabalho relacionada a esse tema, julgue os itens subsequentes.

(12)

14. (Cespe – Banco da Amazônia – 2010) Os trabalhadores dos

serviços de saúde devem receber vacinas fornecidas

gratuitamente pelo empregador.

Resolução:

Perfeito! De acordo com a NR-32 do Ministério do Trabalho.

Gabarito: C

15. (Cespe – Banco da Amazônia – 2010) Todo recipiente que

contém produto químico deve ser identificado com o nome do produto, a composição química, a concentração e as datas de envase e de validade.

Resolução:

Exato! Todo recipiente contendo produto químico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade, e nome do responsável pela manipulação ou fracionamento.

(13)

Questões Resolvidas

1. (Cespe – Correios – 2011) Doença endêmica adquirida por trabalhador segurado habitante de região em que ela se desenvolva, ainda que resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho, não é considerada doença do trabalho.

2. (Cespe – Correios – 2011) Doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.

3. (Cespe – IFB – 2011) A pneumoconiose de trabalhadores do carvão é doença profissional causada pela inalação de poeira de carvão mineral, que se deposita nos alvéolos pulmonares e gera reação tissular.

4. (Cespe – TJES – 2011) Aspectos ergonômicos associados ao planejamento inadequado do local de trabalho, embora possam ser considerados fatores de risco à saúde do trabalhador, não se relacionam ao desenvolvimento, propriamente dito, de doença ocupacional.

5. (Cespe – INSS – 2008) Doença profissional típica é aquela em que não há nexo causal presumido em lei, ou seja, não tem relação com a atividade que o empregado desempenha, sendo reconhecida pela previdência social somente após a realização de perícia.

6. (Cespe – Correios – 2011) Doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

(14)

7. (Cespe – Correios – 2011) São consideradas doenças do trabalho: doença degenerativa, doença inerente ao grupo etário e a que não produz incapacidade laborativa.

O diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, dado pelo médico do trabalho, tem implicações médico-legais e previdenciárias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Quanto às doenças profissionais do trabalho e relacionadas ao trabalho, julgue os itens abaixo.

8. (Cespe – Banco da Amazônia – 2010) Para reduzir e(ou) evitar dores lombares frequentes, recomenda-se à educação em saúde laboral abordar temas como mecânica corporal, posturas e exercícios adequados para o relaxamento e fortalecimento muscular.

Considerando as profundas modificações que ocorrem nos processos de trabalho, no mundo inteiro, em decorrência das inovações tecnológicas e da pressão econômica exercida pela globalização, julgue os próximos itens, que dizem respeito à relação entre saúde/doença e ambiente de trabalho.

9. (Cespe – TJES – 2011) A mecanização dos processos de trabalho tem ocasionado o surgimento de novos fatores de risco ao ambiente de trabalho.

10. (Cespe – TJES – 2011) A substituição de tecnologias antigas

ou obsoletas, principalmente nos países em desenvolvimento,

tem causado o desaparecimento de algumas doenças

(15)

O ser humano possui defesas orgânicas que o auxiliam na proteção contra riscos ambientais e ocupacionais. No entanto, exposições frequentes e contínuas a riscos favorecem a ocorrência de determinadas doenças ocupacionais. Considerando a toxicologia ocupacional, julgue os seguintes itens.

11. (Cespe – TJES – 2011) A intoxicação por mercúrio ocorre

por inalação ou absorção pela pele, sendo efeito comum dessa intoxicação o acúmulo desse elemento químico no sistema nervoso central do indivíduo intoxicado.

12. (Cespe – TJES – 2011) A pele funciona como excelente

barreira contra agentes químicos procedentes do ambiente de trabalho, proporcionando ao paciente defesa satisfatória contra tais agentes.

13. (Cespe – TJES – 2011) Doenças respiratórias adquiridas em

ambientes de trabalho são mais frequentes quando há, nesses ambientes, partículas de pó com diâmetros pequenos, como as de amianto e bauxita.

Os profissionais da saúde estão expostos a agentes químicos e biológicos que podem provocar acidentes e doenças profissionais. Acerca da legislação da medicina e segurança do trabalho relacionada a esse tema, julgue os itens subsequentes.

14. (Cespe – Banco da Amazônia – 2010) Os trabalhadores dos

serviços de saúde devem receber vacinas fornecidas

(16)

15. (Cespe – Banco da Amazônia – 2010) Todo recipiente que contém produto químico deve ser identificado com o nome do produto, a composição química, a concentração e as datas de envase e de validade.

(17)

Gabarito 1. E 2. C 3. C 4. E 5. E 6. C 7. E 8. C 9. C 10. E 11. C 12. E 13. C 14. C 15. C

Referências

Documentos relacionados

IV - A expedição que trouxe a implantação das capitanias foi a mesma que trouxe Martim Afonso de Sousa ao Brasil, em 1530. Das afirmações acima, aponte somente aquelas que

Diante dos riscos que os trabalhadores estão expostos, fica clara a importância da formação de grupos multiprofissionais que auxiliem no desenvolvimento de

Os macrófagos em tecidos inflamados aceleram a reabsorção óssea através da produção de citocinas pró-inflamatórias (Adamopoulos , I.E.,et al,2006). Vários são os mediadores

§ 6º Nos casos de incapacidade permanente para o trabalho decorrente de acidente de trabalho, de doenças profissionais e de doenças do trabalho, para o

Em 31 de agosto daquele ano, o Brasil declarou guerra à Alemanha e Itália, tendo decidido, em fevereiro de 1943, constituir a Força Expedicionária Brasileira para combater

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Cópia de laudo médico recente atestando a gravidade da doença, bem como a incapacidade laborativa para o serviço e/ou irreversibilidade da doença Cópia dos contracheques a partir

Em 18 de janeiro de 2013, a companhia realizou o resgate antecipado da totalidade das debêntures da 1ª (primeira) Emissão de Debêntures Simples, Não Conversíveis em Ações, da